Sei sulla pagina 1di 18

Introduo

A Avicultura vem se tornando uma das mais importantes atividades para suprimento de alimentos proticos no s no contexto mundial, como tambm no Brasil. O consumo de carne de frango vem aumentando nos ltimos anos devido a sua maior incorporao na dieta e tambm pela substituio de outras carnes. Contudo, nas operaes de corte e desossa das aves sobram, como subprodutos, grandes quantidades de partes menos nobres, como dorsos, pescoos, ossos da coxa, caixa torxica e produtos lesionados, cujos valores alimentar e comercial so menores. Estes resduos so tradicionalmente transformados em farinhas para posterior alimentao animal. Contudo estudiosos concluram que o trato inadequado dos resduos industriais tambm contribui para o agravamento dos problemas ambientais, pois os resduos dos subprodutos so lanados aos rios, o que leva, consequentemente, a uma poluio cujas conseqncias so conhecidas, sendo necessrio minimizar os resduos, antes mesmos destes chegarem a graxaria. Uma alternativa para aproveitar os resduos consiste no desenvolvimento de novos produtos que os utilizassem ou dessem um destino mais nobre, de maior valor comercial a eles.

Processamento da carne de frango


O processamento da carne de frango, em empresa que optar pelo corte e desossa, segue um fluxograma bsico, apresentado a seguir:

Obs: Os quadros hachuriados mostram os resduos obtidos no processo.

Origem dos resduos


Como pde ser verificado no fluxograma do processamento de carne de frango, h vrios subprodutos que so considerados como resduos e que na maioria dos casos so usados para a fabricao de farinha. Mas, partes destes resduos podem ser aproveitados para o desenvolvimento de um produto novo para alimentao humana ou como ingrediente alternativo para produtos j existentes.

Durante o processamento das aves, podemos verificar trs diferentes tipos de despejos, de acordo com a seo de onde so provenientes. Essas sees so a de Sangria, a de Depenagem e a de Eviscerao e Preparao da Carcaa. Alm dos despejos produzidos pelas operaes acima, existem os oriundos dos servios de manuteno, realizados no final do expediente, tais como: lavagem dos pisos, paredes, equipamentos, etc ... O efluente produzido na seo de Sangria constitui-se basicamente de sangue, que um produto comercializvel. Quando, no entanto, o sangue no reaproveitado, sendo lanado com os demais dejetos, a elevao nos valores da DBO do efluente final considervel, uma vez que a DBO do sangue bruto est em torno de 162.000 mg/l. O efluente da seo de Depenagem origina-se da remoo hdrica das penas do piso, j que por determinao da Inspeo Sanitria, esse material no pode ficar acumulado sobre o piso durante o abate. A cada 1000 aves abatidas possvel recuperar 250 Kg de penas. Esse aproveitamento muitas vezes economicamente vivel. O efluente da seo de Eviscerao e Preparao da Carcaa origina-se da limpeza dos midos e das carcaas, bem como de peas condenadas e das vsceras no comestveis. As vsceras abdominais so aproveitadas na graxaria, enquanto as no comestveis, as partes da carcaa que caem no cho e as partes condenadas so utilizadas na fabricao de farinhas. As lavagens de manuteno contm detergentes e anti-spticos utilizados na higienizao e na lavagem da rea de descarga de aves vivas. Essa gua de lavagem tambm ir carregar para o efluente, certa quantidade de fezes das aves. Para o melhor aproveitamento desses resduos, preciso conhecer melhor as propriedades bioqumicas e alimentares destes resduos, que so apresentadas a seguir:

Pele
A pele est numa proporo significativa em relao ao peso do animal vivo, na ordem de 4% (Ockerman, 1994) e em conseqncia um dos produtos mais valiosos obtidos dos animais. O colgeno importante, pois dele obtm-se a cola e a gelatina que so protenas colodais solveis em gua, obtidas por hidrlise controlada. A cola e a gelatina so fsica e quimicamente similares. A principal diferena que a gelatina se consegue a partir de matrias-primas frescas, de forma higinica, o que permite que o produto seja comestvel. Do ponto de vista qumico, o colgeno, a gelatina ou a cola, so compostos de grandes cadeias de aminocidos unidos. A composio em aminocidos do colgeno e seus derivados, gelatina e cola, em relao aos aminocidos essenciais so muito baixas, portanto, no so uma protena completa do ponto de vista nutricional. Entretanto, se a gelatina for includa numa dieta normal em conjunto com outras protenas, podem em alguns casos aumentar o valor biolgico do alimento em questo. Pode-se utilizar a gelatina, tambm em substituio do acar, para o caso de regimes, e como agente teraputico em casos de alimento infantil e em pacientes com problemas digestivos, como lceras ppticas, desordens musculares e para favorecer o crescimento das unhas. Industrialmente, a gelatina pode ser utilizada como clarificante de vinhos, cervejas e vinagres, e como gelificante e estabilizante de embutidos crneos.

Ps e ossos com resduos de carne aderida


A composio qumica mdia dos ossos, varia segundo o tipo e a

espcie do animal, mas resume-se em (Ghinelli, 1977): gua - 15% gordura - 14% ossena (matria orgnica) - 32% substncias minerais - 38% diversos - 1% As substncias minerais so compostas essencialmente por: fosfato de clcio - 85% carbonato de clcio - 10% fosfato de magnsio - 1,5% fluoreto de clcio - 0,5% Tem-se desenvolvido vrios procedimentos para separar a carne dos ossos, entre eles incluem a separao mecnica, a injeo de gua, a extrao com lcalis ou cidos diludos ou o tratamento com enzimas. Em geral, dos ossos podem ser obtidos: farinha de ossos para alimentao animal; gordura de osso: subproduto das trs preparaes precedentes, geralmente utilizada para saponificao; fertilizante para agricultura; A carne juntamente com outros ingredientes pode-se transformar em produtos prprontos, como por exemplo, salsichas, croquetes, "nuggets", etc.

Sangue
O sangue um tecido vivo fluido que circula no organismo levando a todos os tecidos oxignio e substncias nutritivas para o seu funcionamento. A composio do sangue complexa, mas, basicamente contm: - uma parte lquida, o plasma, composta por gua (80 - 82%), protenas solveis (5 - 8%), fribognio (0,5%), pouca quantidade de gordura, glicose e sais minerais; - elementos em suspenso no plasma, composto por glbulos vermelhos, brancos e plaquetas sangneas. O sangue dos animais pode ser aproveitado na forma de suplemento protico, como agente emulsificante, como clarificador de alimentos e como corante crnico. A albumina do sangue tem sido utilizado como substituto da albumina do ovo nos alimentos; emprega-se na elaborao de embutidos e na fabricao do po. A maior parte do sangue utilizada na fabricao de rao para animais, na forma de farinha de sangue, como suplemento protico. A farinha de sangue um bom estabilizador da gordura da farinha de ossos na rao para animais. Muitos dos componentes do sangue so empregados em anlises qumicas como suplemento nutritivo. O plasma sangneo tambm se emprega como diluente do smem de bovinos e ovinos. Os usos industriais do sangue incluem como componentes de alguns tipos de adesivos e por sua capacidade para formar pelculas em papis, litografias, fibras, plsticos na indstrias de

colas. Tambm se utiliza em inseticidas e fungicidas, assim como as espumas de extintores contra incndios, em produtos cermicos, moldados e como fertilizantes em materiais biolgicos e medicamentos. O sangue tambm empregado como fertilizante, pois suporta o nitrognio e contribui para a formao do hmus e melhora a estrutura do solo. O sangue til no revestimento de sementes e na regulao do pH do solo, porm, apresenta o inconveniente de atrair ratos e outros parasitas.

Cortes lesionados
So cortes aceitos pela Inspeo Federal, porm, por algum motivo, no podem ser comercializados, principalmente no mercado externo. A utilizao dos cortes lesionados pode dar origem a vrios produtos de alta qualidade e sabor refinado.

Reaproveitamento dos resduos do processamento de frango Liquido guas


As caractersticas qumicas, fsicas e biolgicas deste tipo de despejo so muito bem conhecidas. Essas guas contm principalmente sangue, gordura e penas, alm de restos de tecidos de aves, contedo das vsceras e da moela. So produzidos entre 20 a 35 litros de efluente por ave abatida. Esses efluentes apresentam elevadas concentraes de protenas e de leos e graxas e no exigem a adio de nutrientes para o tratamento biolgico (CAMPOS, 1991).

parmetros
DBO5 DQO leos e graxas Slidos sedimentveis temperatura pH

Valor9mg/L)
2559,00 7200 614,00 0,80 29,5C 6,8*

Estas concentraes de DBO5, DQO, leos e Graxas e Slidos Sedimentveis apresentam-se elevadas devido ao lanamento de resduos orgnicos na canaleta dos efluentes. As penas podem contribuir com alterao no pH, as cutculas e vsceras podem contribuir com elevao da carga orgnica e leos e graxas, assim como, o insumo do sangue no coletado. Quando a recuperao dos resduos economicamente vivel, ocorre o aproveitamento desses subprodutos, podendo assim o efluente ficar praticamente isento desses materiais, dependendo apenas da eficincia da separao dos mesmos. Grande parte dos problemas ambientais decorrentes de Abatedouros de Aves deve-se ao lanamento de subprodutos nos corpos receptores. Porm, muitas vezes, a recuperao desses subprodutos economicamente vivel.

Os subprodutos ou resduos de abatedouros correspondem a todos os produtos que no sejam pronta ou diretamente destinados ao consumo e uso humano. A recuperao desses resduos s deve ser feita em locais separados e isolados fisicamente das instalaes e reas de manipulao de produtos comestveis.

Recuperao dos subprodutos Sangue


A recuperao do sangue implica em diminuir de 40 % da carga poluidora dos despejos de abatedouros. O sangue pode ter 2 destinos: venda direta "in natura" para indstrias que se dedicam ao seu beneficiamento, ou seu processamento no prprio abatedouro. No caso da venda direta, esta dever ocorrer no mesmo dia do abate, para evitar a deteriorizao do produto. O sangue ser processado para a obteno de farinha de sangue, albuminas, sangue solvel em p e corante.

Vsceras no Comestveis e Peas Condenadas


Ao longo das linhas de trabalho, um grande nmero de pequenas partculas de carcaa atingem o piso e por essa razo so desclassificadas para o consumo humano. Esses resduos, somados s peas ou cortes condenados por razes sanitrias e s peas tradicionalmente no utilizadas como produtos comestveis, constituem a matria-prima para a produo de graxas e farinhas.

Penas
Quando se dispe de grandes quantidades de penas, possvel produzir farinha de penas utilizando-se digestores. O processamento das penas deve ocorre no mximo 24 horas aps o abate.

Unhas
Tal como a farinha de penas, pode-se produzir farinha de unhas que utilizada como substrato para a cultura do Bacillus thurigiensis

Ossos e Cortes provenientes da Desossa Mecnica


O volume desse tipo de material tem aumentado rapidamente em funo dos novos sistemas de produo, distribuio e comercializao. A desossa mecnica reduz o desperdcio da protena animal pois materiais sseos com carne remanescente antes encaminhados produo de subprodutos utilizados na alimentao animal, passam a ser utilizados no alimentao humana. No caso do frango, as principais matrias-primas, so o dorso, o pescoo, a caixa torxica, a coxa e as poedeiras de descarte aps estas sofrerem a remoo do peito que alcana um maior valor no mercado.

Tratamento dos despejos lquidos


Aps recuperados os subprodutos do frango a escolha do tipo de tratamento a ser adotado para a gua residuaria depende de 2 fatores essenciais: grau de remoo de poluentes requerido e disponibilidade de rea, junto s indstrias, a ser utilizada para esse fim. As caractersticas das guas residurias de abatedouros de aves so favorveis a qualquer tipo de tratamento biolgico, apresentando como nico inconveniente, a presena de altos teores

de gordura. Esse material deve ser removido antes das instalaes de tratamento biolgico, j que podem ser responsveis pelo mal funcionamento dos mesmos. De maneira geral, um sistema de tratamento, a nvel secundrio, poderia apresentar as seguintes unidades: a) dispositivo para coleta de sangue, ao final da calha da seo de Sangria; b) dispositivo para coleta de penas, ao final da calha da seo de Depenagem; c) dispositivo para coleta de vsceras, ao final da calha da seo de Eviscerao e Preparo da Carcaa; d) caixa de reunio de despejos, seguida de canal provido de telas finas, para reter o material que atravessa os dispositivos dos itens b e c; e) caixa de reteno de areia, seguida de calha Parshall; f) caixa de reteno de gordura; g) unidades de tratamento biolgico. Com relao aos itens b e c, existem dispositivos especiais, muitos dos quais mecanizados, disponveis no mercado brasileiro. Na impossibilidade de instalao ou aquisio desses equipamentos, pode-se projetar essas unidades como partes integrantes do sistema de tratamento, o que feito utilizando-se qualquer processo de remoo de slidos em suspenso, sendo o peneiramento o mais aconselhvel. Com relao aos demais itens, todas as unidades podem ser dimensionadas segundo critrios j estabelecidos, com exceo da caixa de gordura. Essa unidade deve reter o mximo possvel de gordura e, conforme observado em outros trabalhos, o tempo de deteno de 20 minutos, recomendado para o dimensionamento de caixas de gordura, pequeno, quando se trata desse tipo de despejo. Quanto aos tratamentos biolgicos, as lagoas de estabilizao, lagoas aeradas e sistemas de oxidao total so os mais utilizados no Brasil. Apesar de algumas restries feitas ao uso de lagoas anaerbias para esse tipo de despejo, o sistema australiano tem se mostrado bastante satisfatrio. Esse sistema , sem dvida, o mais econmico, quando o preo da terra baixo. Aps o tratamento dessa gua, ela pode ser reutilizada em operaes de limpeza de pisos, higienizao de equipamentos e utenslios desde que no entre em contato direto com o produto processado.

Slidos Fabricao da cola e gelatina


O fundamental na elaborao da cola e gelatina controlar a hidrlise do colgeno (de diversas procedncias) e converter o produto resultante em um material com propriedades fsicas e qumicas desejveis, entre elas a resistncia dos gis, aderncia, cor, consistncia e transparncia. Essencialmente a separao do colgeno do resto dos componentes da matria-prima com a mnima alterao possvel. Todos esses passos e a matria-prima inicial influenciam na qualidade e rendimento. A Figura 2 mostra o fluxograma de extrao da cola e gelatina.

Figura 2: Fluxograma de produo de gelatina e cola Essencialmente existem trs tipos de processos para se obter gelatina ou cola a partir do colgeno. Os processos bsicos so: alcalino, cido e por vapor e presso. Os ossos usualmente precisam de pr-tratamento, lavando-se em gua em cido diludo para a desengordurao. A Figura 3, mostra um fluxograma de extrao de gelatina e cola a partir de ossos e ps.

Figura 3: Cola e gelatina extrada de ossos e ps Fonte: Ockerman (1994)

Processamento do sangue
O sangue extrado dos animais sadios estril e pode ser usado para o consumo humano.

Figura 4: Fluxograma do processamento dos subprodutos do sangue Fonte: Ockerman (1994)

Separao dos resduos de carne aderida aos ossos com lquido cido
Durante anos, os ossos com resduos de carne aderida s eram empregados para a preparao de colas e gelatinas. Os custos crescentes da mo-de-obra tm levado a indstria crnica a recuperar uma maior quantidade de carne residual aderida aos ossos. Mtodos alternativos foram desenvolvidos a fim de atender estas necessidades.

Figura 5: Obteno de protena a partir de resduos de carne aderida aos ossos Fonte : Ockerman (1994) O mtodo cido uma tcnica europia que consiste em uma primeira etapa de desengordurar, com posterior coco de ossos num processo cido ou de coco-centrifugao, para extrair as protenas comestveis. Neste procedimento, por meio da coco cida, se obtm gordura, fosfato diclcico e colgeno comestvel. No processo de coco e centrifugao, obtm-se fosfato comestvel e protenas solveis, alm da gordura. O mtodo tem a vantagem de aproveitar o resduo sseo e extrair protena desse resduo (Ockerman, 1994). O colgeno obtido tem pouco sabor e odor, no solvel na gua, mas se incha, com uma capacidade de absoro de gordura em gua fria, devido ao tratamento cido, tem-se uma contaminao limitada. Podendo ser adicionado (quando a legislao permitir) em numerosos produtos crnicos triturados devido a suas considerveis propriedades de absoro de gordura e gua. Os produtos crnicos finais tendem a ser mais consistentes e de maior resistncia a mastigao.

Extrao alcalina de resduos de carne nos ossos


Para a extrao alcalina a frio, inicialmente trituram-se os ossos em tamanhos aproximados de 1,5 a 2 cm, adiciona-se gua e hidrxido de sdio at a soluo atingir pH de 10,5, submentendo-se a soluo a uma extrao em recipientes rotatrios ("tumbling"). A mistura lquida resultante contm aproximadamente 2,6% de protena, que pode precipitar ajustando o pH a 5,3 e/ou centrifugando o produto. O rendimento em protenas precipitadas s de

15% das protenas extradas. Porm, pode-se aumentar o rendimento at 90%, aquecendo-se previamente, mas com isso desnaturam-se as protenas, e estas perdem suas propriedades funcionais. O produto em qualquer caso branco e carece do aroma tpico da carne. Este extrato pode ser empregado como base para a elaborao do caldo de carne, pastas e pratos pr-cozidos, assim como embutidos cozidos.

Carne mecanicamente separada


Segundo o Ministrio da Agricultura, "entende-se" por CMS, a carne retirada a partir de ossos, carcaas ou partes de carcaas, com exceo dos ossos da cabea, submetidos separao mecnica em equipamentos especiais - mquinas de separao mecnica (MSM) - e imediatamente congelada por processos rpidos ou ultra rpidos quando no utilizada imediatamente. A CMS poder ser utilizada em substituio carne "in natura" como matria-prima dos produtos emulsionados, cozidos, na proporo mxima de 20%, sendo obrigatria a colocao, no rtulo deste produto, da expresso "Contm carne mecanicamente separada".

Figura 6: Produo de carne mecanicamente separada de aves Fonte: Onisto et alli (1988). As matrias-primas com menor quantidade de carne aderida (pontas de asa, ossos da coxa e cartilagem do peito) no so processadas separadamente, pois resultariam em CMS de baixa qualidade. Normalmente essas partes so processadas conjuntamente com o dorso, misturadas em propores variveis dependente do nvel de qualidade de CMS que se deseja.

Produo de sabo a partir de gordura de frango

Alm de serem aproveitados para fabricao de rao animal, os resduos e a gordura da industrializao do frango tambm so utilizados nas indstrias de sabo (GALO; PINTO; BORSATO, 2003). Um estudo da composio dos cidos graxos da gordura e a sua capacidade de saponificao foi desenvolvido por Galo, Pinto e Borsato (2003), a fim de obter um sabo de baixo custo, fcil fabricao e til para limpeza em geral. Aps derivatizao, os autores realizaram a identificao dos cidos graxos nos produtos obtidos, atravs de espectrmetro de massa por impacto eletrnico. Eles concluram que o estudo da gordura por cromatografia gasosa, aps derivatizao dos cidos presentes, indicou a presena predominante de cidos graxos insaturados, e 45,27% da parte injetada no cromatgrafo correspondiam a colesterol. Dessa forma, os rejeitos dos abatedouros de frangos, ricos em gordura, podem ser aproveitados para a produo de sabo pelas indstrias saboeiras (GALO; PINTO; BORSATO, 2003).

Produtos com aproveitamento de resduos de frango


Para facilitar o entendimento de desenvolvimento de novos produtos a partir de subprodutos, a Figura 9, mostra um esquema de produo de alguns produtos a partir dos resduos.

Figura 7. Possibilidade de aproveitamento de resduos, formando novos Produtos.

Produtos empanados
Produtos empanados so partes de aves ou pores reestruturadas que entram automtico ou manualmente na esteira de um processo contnuo, passando por uma mquina glazeadora que forma um filme (batter) sobre o produto, seguindo para a aplicao de farinha de rosca. Este produto geralmente pr-frito para realizar o cozimento parcial ou completo do produto. Neste tipo de produto podem ser utilizadas como matrias-primas, carne residual obtida de ossos na proporo mxima de 20% de acordo com a

Inspeo Federal, pele (o limite de sua utilizao vai depender do produto desejado, podendo ser utilizado de 3 a 20%), derivados do sangue (o plasma sangneo pode ser utilizado na proporo de 2% e a hemoglobina na proporo de 1% (Ockerman, 1994)) e/ou gelatina.

Figura 8: processamento de um produto empanado.

Produtos em molho
Produtos em molho so partes de frango picadas, pr-cozidas e adicionados a molhos. Podendo ser elaborados com cortes lesionados que esto fora dos padres dimensionais da empresa, como tambm, produtos obtidos de desossa a quente dos ossos com resduos de carne aderida, porm, com a granulometria um pouco maior do que a recomendada para produtos reestruturados. Para auxiliar na homogeneizao e estabilizao dos molhos pode-se utilizar a gelatina obtida dos ps e ossos e tambm, o plasma sangneo na proporo de 2% (Ockerman, 1994). O molho enchido a quente. A embalagem do produto feita em recipientes que toleram aquecimento, em fornos normais ou microondas. Outra opo utilizar embalagem flexvel esterilizvel, que permite a exposio do produto sem necessidade de refrigerao.

Produtos em pastas
A denominao de pat significa no sentido geral, uma preparao a base de carne, retalho em forma de massa homognea, fina, untuosa e de cor clara (Ghinelli, 1977). Predominantemente, um pat deve ser composto por carne e um tipo de gordura selecionada, seguido das especiarias e condimentos que complementam seu sabor (Girard, 1988).

A principal transformao para a obteno deste produto a subdiviso dos pedaos de carne em pequenas partculas com conseqente aumento da rea superficial, o uso de CMS facilita esta etapa. Tal subdiviso proporciona melhor homogeneizao do produto e maior exposio das protenas, cuja estabilidade pode ter pouca importncia em produtos de carne em cubos, mas de extrema importncia em produtos emulsionados. Como produto alternativo pode-se acrescentar sangue e gelatina, para torn-lo mais forte, ligth ou simplesmente para dar-lhe maior estabilidade. Tem se tambm a alternativa de produzlos pasteurizados ou esterilizados.

Embutidos fermentados
Embutidos fermentados so produtos feitos a base de pedaos de carne que sofrem uma fermentao por microrganismos, podendo subseqentemente serem cozidos e defumados. Estes produtos so caracterizados pelo seu sabor pungente e, em muitos casos, pela firmeza da textura que requer mais mastigao para ingesto. Pesquisadores estudaram adio de carne mecanicamente separada de frango em embutidos fermentados. Observou-se um melhoramento da cor e que at 50% de adio resultou em produto aceitvel. Segundo Ockerman (1994), a adio de plasma sangneo na proporo de 2% em embutidos se reduz a retrao e aumentam os rendimentos (aproximadamente 4 a 5%), a textura dos produtos melhoram, devido s propriedades gelificantes do plasma.

Produtos reestruturados
Esses produtos so feitos a partir de uma emulso que consiste em misturar ingredientes hidrossolveis (que dissolvem em gua) e lipossolveis (que dissolvem em gordura) num "cutter", de preferncia, a vcuo e baixa temperatura. A mistura resultante, devido a extrao das protenas solveis, torna-se viscosa e os pedaos de carne tornam-se aderentes. A massa crnea ento enchida, ou formada, preferencialmente sob vcuo para prevenir bolses de ar dentro do produto. Existem, hoje, diversos tipos de produtos reestruturados que diferenciam na sua forma, e principalmente, em seu sabor. Portanto, ingredientes como sangue, carne mecanicamente separada e/ou gelatina so totalmente aceitveis. Suas propores variam de acordo com o produto desejado. A carne mecanicamente separada, por exemplo, a legislao permite seu uso na proporo mxima de 20% do produto, contudo a lingia por suas caractersticas particulares e costume do consumidor, deve apresentar visualmente pedaos de carne. Como a granulometria da CMS muito pequena, sua utilizao neste produto fica diminuta. No caso do sangue quer-se um produto mais rico em protena, colorao mais escura e mais energtica. A gelatina, porm, pode substituir uma parte de gordura, deixando o produto final mais fcil de digesto e menos calrico. Estes produtos podem ser classificados como light.

Figura 13: Fluxograma de processamento de Roll de frango Fonte: Beraquet, 1988 (p. 119 - 131)

Concluso
Com este trabalho pode-se concluir que o abate de aves vem aumentando muito a cada ano, e esse crescimento vem criando uma serie de resduos que, quando no reaproveitado, contribuem para a poluio dos corpos de gua receptores. O reaproveitamento dos subprodutos do processamento de frango gera muitos produtos, com excelentes qualidades nutricionais, sendo uma tima opo para diminuir os prejuzos gerados pela poluio.

Referencias bibliogrficas
ROQUE, Vnia Ferreira; SELL, Ingeborg. Alternativas de utilizao de resduos gerados em frigorficos de aves. Disponvel em http://pessoal.utfpr.edu.br/marlenesoares/arquivos/Artigo73.pdf Acessado no dia 20 / 06 /2011,s 19:00 MORAES,Luciana de Matos; JUNIOR, Durval Rodrigues. Gerenciamento de Residuos de Aves:Alternativas de Manejo Disponvel em http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/brasil20/iii-019.pdf Acessado no dia 22/06/2011, s 20:30 ROQUE, Vnia Ferreira. Reviso Terica de Aproveitamento dos Resduos de Carne de Frango. Universidade Fedderal de Santa Catarina Disponvel em http://www.enq.ufsc.br/disci/eqa5217/material_didatico/Produtos_carne_de_frango.pdf Acessado no dia 24/06/2011, s 21:20

Disciplina: Tratamento de Agua e Residuos na Industria de Alimentos Prof : Heraldo Antunes

Reaproveitamento de Resduos no Processamento de Frango

Danielle Pinheiro Djavania loureiro Francisca Adriana Vieira Janete Lana Mara Rafaely

Limoeiro do Norte CE - 01 de julho de 2011

Potrebbero piacerti anche