Sei sulla pagina 1di 1

Quadro sntese das tendncias pedaggicas

Nome da Tendncia Pedaggica Papel da Escola Contedos Mtodos Professor x aluno Aprendizagem
A aprendizagem receptiva e mecnica, sem se considerar as caractersticas prprias de cada idade. baseada na motivao e na estimulao de problemas.

Manifestaes

So conhecimento e Preparao intelectual e valores sociais Exposio e Pedagogia Autoridade do professor moral dos alunos para acumulados atravs dos demonstrao verbel da Liberal que exige atitude assumir seu papel na tempos e repassados aos matria e / ou por meios Tradicional. receptiva do aluno. sociedade. alunos como verdades de modelos. absolutas. Os contedos so Tendncia A escola deve adequar as estabelecidos a partir das Por meio de experincias, O professor auxiliador Liberal Renovadora necessidades individuais experincias vividas pesquisas e mtodo de no desenvolvimento livre Progressiva. ao meio social. pelos alunos frente s soluo de problemas. da criana. situaes problemas. Educao centralizada no Tendncia Baseia-se na busca dos Mtodo baseado na aluno e o professor Liberal Renovadora noFormao de atitudes. conhecimentos pelos facilitao da quem garantir um diretiva (Escola Nova) prprios alunos. aprendizagem. relacionamento de respeito. modeladora do So informaes Relao objetiva onde o Tendncia Procedimentos e tcnicas comportamento humano ordenadas numa professor transmite Liberal para a transmisso e atravs de tcnicas seqncia lgica e informaes e o aluno vai Tecnicista. recepo de informaes. especficas. psicolgica. fix-las. No atua em escolas, porm visa levar professores e alunos a Tendncia Progressista A relao de igual para atingir um nvel de Temas geradores. Grupos de discusso. Libertadora igual, horizontalmente. conscincia da realidade em que vivem na busca da transformao social. Transformao da As matrias so no diretiva, o Tendncia Progressista personalidade num Vivncia grupal na forma colocadas mas no professor orientador e Libertria. sentido libertrio e de auto-gesto. exigidas. os alunos livres. autogestionrio. Tendncia Progressista "crtico social dos contedos ou "histrico-crtica" Contedos culturais universais que so incorporados pela humanidade frente realidade social.

Nas escolas que adotam filosofias humanistas clssicas ou cientficas.

Montessori Decroly Dewey Piaget Lauro de oliveira Lima Carl Rogers, "Sumermerhill" escola de A. Neill. Leis 5.540/68 e 5.692/71.

Aprender modificar as percepes da realidade.

Aprendizagem baseada no desempenho.

Resoluo da situao problema.

Paulo Freire.

Aprendiagem informal, via grupo.

C. Freinet Miguel Gonzales Arroyo. Makarenko B. Charlot Suchodoski Manacorda G. Snyders Demerval Saviani.

Difuso dos contedos.

O mtodo parte de uma Papel do aluno como relao direta da Baseadas nas estruturas participador e do experincia do aluno cognitivas j estruturadas professor como mediador confrontada com o saber nos alunos. entre o saber e o aluno. sistematizado.

Potrebbero piacerti anche