Sei sulla pagina 1di 11

PRODUO DE ENERGIA ELTRICA

A energia eltrica que produzida nas usinas hidreltricas chega at nossas casas atravs de fios ou cabos condutores de energia eltrica. A energia eltrica utilizada para as mais variados finalidades, desde a iluminao de cidades at movimentar motores nas indstrias, sem contar que em nossas nas casas proporcionam muitas comodidades. Para transportar energia eltrica at os pontos de utilizao somente fios e postes no so suficientes, toda a rede de distribuio de energia eltrica depende diretamente de transformadores que alteram o nvel da tenso, dependendo da necessidade a tenso elevada ou a tenso tem seu nvel baixado. O elevar ou baixar a tenso resolve no s problemas econmicos relacionados aos custos de transmisso a longa distncia da energia que produzida, o elevar ou baixar a tenso melhora a eficincia de todo o processo. Os geradores que produzem energia alimentam a rede de transmisso e distribuio com um valor de tenso alto, mas adequado, o objetivo o melhor rendimento. Esse valor alto depende das caractersticas do gerador, enquanto que a tenso que alimenta os aparelhos dos consumidores, por razes de construo e tambm de segurana, tem valor baixo, nos limites de 110 ou de 220 volts. Isso significa que a corrente, e principalmente a tenso fornecida variam de acordo com as exigncias.

TRNASMISSO DE ENERGIA ELTRICA


Os geradores que produzem energia alimentam a rede de transmisso e distribuio com um valor de tenso alto, mas adequado, o objetivo o melhor rendimento. Esse valor alto depende das caractersticas do gerador, enquanto que a tenso que alimenta os aparelhos dos consumidores, por razes de construo e tambm de segurana, tem valor baixo, nos limites de 110 ou de 220 volts. Isso significa que a corrente, e principalmente a tenso fornecida variam de acordo com as exigncias. Nas linhas de transmisso a perda de potncia por liberao de calor proporcional resistncia dos condutores e ao quadrado da intensidade da corrente que os percorre. Para diminuir a resistncia dos condutores seria necessrio usar fios mais grossos, isso

tornaria a rede eltrica mais pesada e o transporte da energia muito mais caro. A soluo o uso de transformadores que aumentam a tenso nas sadas das linhas da usina, at atingir um valor suficientemente alto para que o valor da corrente desa a nveis razoveis. Aplicando essas tcnicas a potncia transportada no se altera e a perda de energia por aquecimento nos cabos de transmisso fica dentro de limites aceitveis. Nas transmisses de altas potncias necessrio adotar tenses cada vez mais elevadas, em alguns casos so alcanadas cifras de 400.000 volts. Quando a energia eltrica chega aos locais de consumo, outros transformadores abaixam a tenso at os limites de acordo com as as necessidades dos consumidores. Existe outra classe de transformadores, uma classe de transformadores tambm indispensvel, mas de potncia baixa.

Os transformadores de baixa potncia esto presentes na maioria dos aparelhos eltricos e eletrnicos que encontrados normalmente nas casas, e mesmo que os computadores utilizem fontes chaveadas, ainda assim pode ser necessrio ter que usar um transformador que converta os 220 volts em 110 volts, normalmente conhecido por estabilizador por incluir um circuito eletrnico que mantm a tenso de sada nivelada em 110 volts.

A funo do estabilizador abaixar ou aumentar a tenso da rede domstica, de forma a alimentar convenientemente os vrios circuitos eltricos que compem aparelhos eltricos e eletrnicos.

RESISTNCIA DE ATERRAMENTO

Um ponto que gera muita dvida o valor da resistncia de aterramento, a resistncia de aterramento que mede a capacidade do aterramento de descarregar a energia para a terra. Por outro lado, sabemos que quanto menor for a resistncia de aterramento, melhor e mais eficiente a instalao, pois ser mais rpida a ao da proteo ou das protees existentes no sistema. Existem fornecedores que exigem uma unidade de resistncia (um ohm), mas a norma NBR 5410/97 que a norma de instalaes eltricas no define diretamente nenhum valor, enquanto que a norma americana de instalao eltrica exige um valor mximo de 25 ohms. A norma NBR 5419/93 a norma brasileira de proteo contra descargas atmosfricas, essa norma recomenda um valor mximo de 10 ohms, por isso sempre que possvel, 10 ohms ou menos deve ser o valor da resistncia adotada para todas as instalaes.

CURTO CIRCUITO
Um curto-circuito uma ligao de baixa impedncia entre dois pontos de potenciais diferentes, essa ligao pode ser metlica quando se diz que h um curto-circuito franco ou por um arco eltrico, que a situao mais comum, uma situao intermediria a dos curtos causados por galhos de rvores ou outros objetos que caem sobre as linhas de transmisso de energia eltrica. No momento do curto-circuito acontece uma rpida elevao da corrente atingindo valores superiores a 10 vezes a corrente nominal do circuito, e nos casos de circuitos longos de distribuio de energia eltrica, a corrente de curto-circuito pode ser igual a corrente de carga, o que exige tcnicas especiais para sua identificao, so os chamados curtoscircuitos de alta impedncia. Com a elevao da corrente, surgem esforos mecnicos entre os condutores ou entre componentes dos equipamentos (efeitos mecnicos) e aquecimentos dos condutores ou das partes condutoras dos equipamentos (efeitos trmicos). No caso dos curtos-circuitos atravs de arcos eltricos podem acontecer exploses e incndios, e se no houver uma pronta atuao da proteo, outros curtos-circuitos tambm podem dar origem a incndios e exploses. Como regra geral de proteo nas mdias e altas tenses, considera-se que os efeitos mecnicos devem ser suportados pelos equipamentos e faz-se a proteo contra os efeitos trmicos. Para as baixas tenses so desenvolvidos equipamentos de proteo limitadores que cortam a corrente de curto antes da corrente atingir o primeiro valor de crista (valor de referncia), desse modo consegue-se proteger contra os efeitos mecnicos.

Os barramentos, os condutores e os equipamentos das instalaes eltricas e seus sistemas de proteo precisam ser dimensionados levando em conta os maiores valores das correntes de curto-circuito que podem acontecer em cada parte do circuito. Sempre que houver aumento da capacidade geradora, os clculos devem ser refeitos, em alguns casos possvel redimensionar os equipamentos e os barramentos, ao invs de instalar reatores que limitam a corrente de curto-circuito deixando o limite da corrente no valor anterior. Esse artifcio usado geralmente pelas concessionrias que instalam reatores de ncleo de ar na sada das subestaes sempre que existe aumento da capacidade de gerao ou interligao com outros sistemas de gerao. No instante do curto-circuito a corrente aumenta rapidamente atingindo o valor total da corrente disponvel e vai em seguida diminuindo, passando por valores mdio e depois de vrios ciclos atinge o valor permanente de curto-circuito. Neste instante comea a ser mais importante o efeito trmico, pois os condutores ou as partes condutoras dos equipamentos tm suas temperaturas aumentadas podendo sofrer alteraes na sua estrutura ou a deteriorao de sua isolao, conforme o caso. Os valores das correntes sero determinados pela fora eletromotriz (f.e.m.) dos geradores e pelas impedncias, principalmente das reatncias dos condutores e equipamentos entre os geradores e o ponto de curto. Os motores passam a funcionar como geradores e contribuem para aumentar a corrente, os transformadores, reatores e condutores para atuam para reduzir a corrente, bom citar que o valor da corrente de curto-circuito no depende das cargas de uma instalao, mas somente da fonte, possvel que uma indstria de pequeno porte instalada prximo a uma grande subestao ou usina, necessite de disjuntores de maior capacidade de interrupo que uma indstria de maior porte, situada em maior distncia da subestao.

FALHAS DE ISOLAO
Os curtos-circuitos so causados por uma falha da isolao slida, lquida ou gasosa que sustenta a tenso entre condutores ou entre condutores e terra, tambm podem ser causados por uma reduo da distncia entre os condutores ou entre os condutores e terra. A falha da isolao pode ser motivada por danos mecnicos, como quebra de isoladores, quebra de suportes, ou queda de poste, a falha de isolao tambm pode ser por uso abusivo, como exemplo: quando exigido de um equipamento potncia maior que a potncia nominal provocada uma deteriorao mais ou menos rpida da isolao que passa a trabalhar em temperatura mais alta que a temperatura de projeto, falhas de isolao tambm podem acontecer por umidade, nesse caso foram usados isolantes porosos (orgnicos e inorgnicos) que apresentam reduo rpida da sua rigidez quando absorvem umidade, como o caso do leo, do papel, da fenolite, da porcelana porosa usada em baixa tenso, do papelo, etc. Tambm existem falhas da isolao nas descargas parciais, as isolaes slidas sempre

apresentam alguns vazios no seu interior, mas com a ao do campo eltrico surgem nesses vazios descargas por vrios mecanismos, pode ser eroso, corroso ou arvorejamento, que vo lentamente reduzindo a rigidez dieltrica at sua perfurao, o tempo que leva pode ser dias, semanas, at meses ou anos. So comuns as falhas da isolao nas sobretenses, so dois os tipos de sobretenses que podem levar a uma perfurao da isolao: as de manobra (ou internas), que ocorrem quando feito um desligamento voluntrio ou provocado, ou um ligar de um circuito, e as atmosfricas que surgem nos condutores de um circuito de baixa, mdia ou alta tenso quando cai um raio nas proximidades ou diretamente nas linhas do circuito.

PROTEO DE CONDUTORES
Os condutores de proteo devem estar convenientemente protegidos contra as deterioraes mecnicas, qumicas e eletroqumicas e foras eletrodinmicas. As ligaes devem estar acessveis para verificaes e ensaios, com exceo das executados dentro de caixas moldadas ou juntas encapsuladas. Nenhum dispositivo de comando ou proteo deve ser inserido no condutor de proteo, porm podem ser utilizadas ligaes desmontveis por meio de ferramentas, para fins de ensaio. Quando for utilizado um dispositivo de monitorao de continuidade de aterramento, as bobinas de operao no devem ser inseridas no condutor de proteo. As partes condutoras expostas de equipamentos no devem ser utilizadas como partes de condutores de proteo de outros equipamentos.

ATERRAMENTO ELTRICO
A palavra aterramento refere-se a terra propriamente dita, o aterramento feito utilizando um fio, uma barra de cobre, um barra de ferro zincado que enterrado no solo, cuja finalidade deixar passar a corrente eltrica para o solo. Quando se diz que algum aparelho est aterrado eletricamente, significa que um dos fios de seu cabo de ligao est propositalmente ligado terra, o fio que faz essa ligao o que chamado de "fio terra". Embora no seja observado como regra bsica, obrigatrio que todas as tomadas tenham cada qual o seu fio terra, muitas tomadas j vm com o fio terra instalado, mesmo assim a ligao com o fio terra ignorada, no a toa que muitos cabos de ligao de aparelhos s tomadas j vem com trs fios, o fio fase, o fio neutro e o fio terra, cada qual com uma cor diferente, note que um cabo de fora que liga a CPU a tomada vem com trs fios, nesse caso preciso utilizar uma tomada com trs plos onde ser ligado o cabo do aparelho, mesmo assim, existem pessoas que ignoram e quebram o pino que faz a conexo com o fio terra por preguia de instalar uma tomada de trs pinos. Uma geladeira, por exemplo, vem com uma tomada com dois plos e suficiente, isso porque o fio terra do aparelho, que obrigatoriamente deve ser de cor verde ou verde-

amarelo, fica normalmente na parte de trs do equipamento e deve ser ligado diretamente ao fio terra da rede ou ligado a uma haste de ferro ou cobre enterrada no solo. No preciso ficar com essa mania de fio terra em todo tipo de aparelho, pois tambm existem aparelhos eltricos no precisam do fio terra, os aparelhos que no precisam de fio terra so construdos de tal forma que a corrente de fuga no causa risco para as pessoas, por isso podem ser ligados em tomadas com apenas dois plos, um plo para o fio fase e outro plo para o fio neutro. O fio fase e o neutro so os fios que levam a energia para a alimentao dos aparelhos, e por norma, a cor do fio neutro obrigatoriamente azul, o fio fase pode ser vermelho, branco ou marrom, o fio terra deve ser obrigatoriamente de cor verde ou verde-amarelo. Para quem for fazer qualquer instalao, no caso de dvidas, sempre recomendvel consultar o manual do aparelho que fornecido pelo fabricante.

EFEITOS MECNICOS DO CURTO CIRCUITO


No momento do curto-circuito acontece uma rpida elevao da corrente que pode atingir valores superiores a 10 vezes a corrente nominal do circuito, j nos casos de circuitos longos de distribuio de energia eltrica, a corrente de curto-circuito pode ser igual a corrente de carga, com a elevao da corrente, surgem esforos mecnicos entre os condutores ou entre componentes dos equipamentos. So dois os princpios que regem os efeitos mecnicos que interessam ao dimensionamento de barramentos e equipamentos: 1) Condutores paralelos imersos em campo magntico e percorridos por correntes ficam submetidos a foras diretamente proporcionais ao produto das correntes e inversamente proporcionais distncia entre eles, se for a mesma corrente que passa pelos condutores na ida e no retorno da corrente a fora ser proporcional ao quadrado da corrente. 2) No ponto de contato entre dois condutores em que haja mudana na direo do percurso da corrente, surge uma fora de repulso que tende a afastar as duas peas e que proporcional intensidade da corrente e inversamente proporcional distncia entre eles.

DIMENSIONAMENTO DE BARRAMENTO
Para o dimensionamento dos barramentos das subestaes e escolha dos isoladores que os suportem, os projetistas utilizam-se do valor eficaz da componente alternada inicial, da distncia entre os condutores, do fator de forma e de uma constante varivel (k) com a relao entre reatncia e resistncia do circuito, no vamos entrar nos detalhes dos clculos nesse momento. Os valores usuais das constantes, nos clculos, so indicados a seguir: Para k usa-se o valor k = 1, para cabos, dutos, barras redondas ou quadradas dispostos como condutores singelos, assim como para condutores retangulares com distncia grande em relao s dimenses, tambm como condutores singelos. Dois tipos de fora devem ser considerados nos clculos para condutores mltiplos: foras de atrao entre condutores de uma mesma fase, que so elevadas pela pequena distncia e

foras de repulso entre os conjuntos de condutores de uma e outra fase. No primeiro caso, os condutores mais solicitados so os das fases externas porque a fora de atrao no sofre compensao como nas fases internas, o valor da fora calculado considerando a corrente dividida pelo nmero de condutores e aplicando-se a constante k . Os valores de "k" so: 8 - Quando desejado o dimensionamento com valores folgados. 9,9 S aplicado a barramentos de geradores de potncia muito elevada. 6,5 - Para circuitos alimentados por transformadores de grande potncia. 4 - Para circuitos alimentados por transformadores de baixa e mdia potncia. 5,1 - Para circuitos de baixa tenso. Uma vez conhecida a fora, o dimensionamento da seo do condutor poder ser feito atravs de dois critrios. No primeiro caso, o material dever trabalhar no regime elstico, em que no h deformao permanente, no segundo caso, o material poder trabalhar no regime elstico, permitindo uma pequena deformao permanente que, por razes estticas, no deve ser perceptvel a olho nu, essa deformao dever ser de, no mximo, 0,2%. O segundo critrio mais econmico, j que se pode admitir para a seo uma tenso 1,333 vezes menor do que a obtida pela outra opo, existem frmulas que permitem um clculo rpido da fora, do mdulo da seo da barra a ser utilizada e da distncia entre os suportes isolantes do barramento, com a ajuda de uma tabela pode ser determinada a seo de condutor mais indicada para cada caso. Nos clculos, as foras so consideradas constantes em relao ao tempo, o que na realidade no acontece, pois a fora, variando com o quadrado da corrente, ter uma freqncia dupla da mesma, no Brasil, adota-se a freqncia de 60 Hz e como conseqncia, o que existe de fato atuando nos barramentos uma fora com freqncia de 120 Hz, sendo que o valor da corrente instantnea de curto-circuito e o valor da fora dependem do instante em que o curto acontece. As foras so sempre perpendiculares aos condutores e s linhas de fluxo, fator que deve ser levado em considerao quando o sistema de condutores tridimensional. Devido variao da fora em relao ao tempo, necessrio verificar a relao entre a freqncia prpria do barramento e a freqncia da fora, para que no haja ressonncia quando acontecem esforos muito elevados. A norma alem VDE-0103 fornece uma curva que pode ser usada para verificao do comportamento da barra com relao freqncia natural do barramento e a freqncia da corrente, no eixo das abscissas temos a relao entre a freqncia natural do barramento e a freqncia da corrente, nas ordenadas, o fator pelo qual a fora que atua sobre a barra precisa ser multiplicada para a obteno da fora no suporte, ou na prpria barra.

Atualmente existem programas muito rpidos que funcionam em computadores que so utilizados no projeto mecnico das subestaes de transmisso e na verificao de subestaes alimentadas por novos circuitos, cujo (re)dimensionamento precisa ser revisto.

O QUE TRANSFORMADOR
Os transformadores so componentes formados por dois ou mais enrolamentos de fio esmaltado fino num ncleo comum, que pode ser feito de chapas de metal. A principal caracterstica do transformador alterar para mais ou para menos a tenso que aplicada no seu enrolamento primrio, a alterao est diretamente relacionada ao nmero de voltas de fio dos dois enrolamentos. Sem contato entre os enrolamentos, a tenso aplicada no enrolamento primrio transferida por induo para o enrolamento secundrio, vamos deixar bem claro como acontecem as coisas, siga lendo. Num transformador cujo enrolamento primrio tenha 250 espiras (voltas) de fio e o enrolamento secundrio tenha 25000 espiras temos uma relao de 1 para 100, ento a tenso que aplicada ao primrio aparece no secundrio e multiplicada por 100. Ento, se for aplicada tenso de 2 volts no enrolamento primrio, teremos 200 volts no enrolamento secundrio. A transferncia e a alterao da energia nos enrolamentos acontece atravs do campo magntico no ncleo, mas precisa ser na forma de um fenmeno dinmico. Se simplesmente ligarmos uma pilha no enrolamento primrio, no existir alta tenso no enrolamento secundrio, para que haja transferncia de tenso, necessrio que a pilha fique sendo ligada e desligada bem rpido para que a corrente varie e acontea a induo de tenso no outro enrolamento. Isso significa dizer que os transformadores no funcionam com correntes contnuas, mas funcionam muito bem com correntes que variam, por isso os transformadores so utilizados nos circuitos de corrente alternada, geralmente para converter 220 volts em 110 volts, 110 volts em 12 volts, e em centenas de outras aplicaes. Para completar, alm de realizar a converso para outras tenses, os transformadores tem uma caracterstica que das mais importantes: o isolamento da rede de energia eltrica. Na figura abaixo mostrado o smbolo que representa que o transformador tem um enrolamento primrio e um enrolamento secundrio, e em seguida, outra figura mostra o aspecto fsico de um transformador com dois enrolamentos.

TIPOS DE BOBINAS
As bobinas so geralmente classificadas com base num conjunto relativamente amplo de parmetros: o valor nominal, a tolerncia do valor nominal, o tipo de material constituinte do ncleo, a resistncia do enrolamento (d.c.), a corrente mxima, o fator de qualidade, a frequncia de ressonncia prpria, etc. No que diz respeito ao material do ncleo, as bobinas podem ser de quatro tipos essencialmente diferentes: com ncleo de ar, com ncleo de ferro, com ncleo de p de metal, e com ncleo de ferrite.

As bobinas com ncleo de ar consistem basicamente no enrolamento de um fio condutor num suporte de material no magntico, como o plstico ou a fibra de vidro. O material e a espessura do fio condutor diferem consoante o tipo de aplicao da bobina. Em baixas frequncias utiliza-se fio de cobre isolado por um verniz, mas em aplicaes de alta frequncia comum utilizar-se tcnicas especiais de enrolamento dos fios condutores, em particular com vista a reduzir as consequncias negativas do efeito pelicular. A dimenso das bobinas com ncleo de ar pode variar entre a frao e a centena de espiras, em geral enroladas em camadas sobrepostas. tambm comum revestir as bobinas com um material isolador resistente aos agentes qumicos presentes no ar, como a umidade, garantindo-se-lhes, tambm, uma maior resistncia mecnica. O objetivo da utilizao de um ncleo magntico numa bobina o aumento do respectivo coeficiente de auto-induo. O coeficiente de auto-induo de uma bobina uma funo crescente do nmero de espiras (ao quadrado) e da permeabilidade magntica do meio em que so induzidas as linhas de fluxo, podendo esta ltima ser largamente amplificada, com recurso a materiais como o ferro, o ferro-silcio, o ferro-nquel e as ferrites de nquel, cobalto, mangansio e magnsio. comum agrupar os ncleos magnticos em trs classes: de ferro macio (so raros) ou laminado, de p metlico e de ferrite. A minimizao das correntes de Foucault orienta a escolha entre as diversas alternativas. A variao continuada da magnetizao do ncleo induz no mesmo um fluxo de correntes eltricas parasitas, sobretudo em alta frequncia, s quais se encontra associado o fenmeno da dissipao de calor por efeito de Joule. A reduo destas correntes passou inicialmente pela aplicao de ncleos de chapa laminada, que ao se encontrarem isoladas umas das outras interrompem e reduzem a dimenso dos caminhos percorridos pelas correntes. As alternativas soluo laminada so a utilizao de um ncleo de p metlico de dimenses micromtricas, aglutinado e comprimido com um material sinttico isolador, ou ento recorre-se aos chamados ferrites. Os ferrites so basicamente cristais mistos que apresentam, simultaneamente, elevadas permeabilidade magntica relativa e resistividade eltrica. As solues mais comuns so os ferrites de nquel, de cobalto, de mangansio e de magnsio. comum caracterizar as bobinas com o seguinte conjunto de parmetros tcnicos: a) Valor nominal do coeficiente de auto-induo.

b) Tolerncia do valor nominal. c) Resistncia do enrolamento (d.c.). d) Corrente mxima. e) Frequncia de ressonncia intrnseca. f) Fator de qualidade s frequncias de referncia. g) Resistncia de isolamento entre as espiras. h) Coeficiente de temperatura. i) Gama de variao do valor nominal (em bobinas com ncleo mvel). j) Gama de frequncias recomendada, em particular devido ao efeito pelicular e s capacidades parasitas entre espiras.

DEFINIO DE POTNCIA
A potncia uma medida do ritmo a que se dissipa ou acumula energia eltrica.

As expresses da potncia mdia e instantnea so, respectivamente,

podendo tambm expressar-se a energia em funo da potncia instantnea atravs de Por outro lado, tendo em conta as relaes entre trabalho, tenso, carga, tempo e corrente

eltrica, verifica-se que , ou seja, que a potncia no mais do que o produto da tenso pela corrente eltrica, as duas variveis operacionais dos circuitos eltricos.

Potrebbero piacerti anche