Sei sulla pagina 1di 13

Geografia Geral e do Brasil Espao natural e socioeconmico

Captulo 11: Minerais e Rochas: panorama mundial


Lygia Terra Marcos de Amorim Coelho
Prof. Aguinaldo Antonio Moraes

A utilizao de minerais e rochas pela humanidade vem ocorrendo desde as mais antigas civilizaes Diferenas entre mineral e rocha Mineral: inorgnico, quase sempre slido, formado na crosta, composio qumica definida (pea de malaquita em museu na Rssia ao lado). Podem ser metlicos e no metlicos Rocha: agregado natural composto por um ou mais minerais. Podem ser de trs tipos: a) sedimentares / b) magmticas ou gneas / c) metamrficas Esfinge: calcrio (sedimentar)

Rochas: transformaes contnuas

Metamrficas

gneas

Sedimentares

gneas

Sedimentares

Metamrficas

Rochas: transformaes contnuas


Rochas magmticas ou gneas: formadas pelo resfriamento do magma. Apresentam resfriamento lento ou rpido (intrusivas - lento granito / extrusivas rpido - basalto). Rochas sedimentares: formam-se pela ao da eroso da gua e do vento sobre outras rochas. Estruturas estratificadas (camadas). Os sedimentos originam bacias sedimentares, com ocorrncia de gs e petrleo. Rochas metamrficas: ao do calor e presso no interior da crosta sobre rochas sedimentares ou gneas.

Rochas: transformaes contnuas

Minrio

Mineral Ferro Alumnio Cobre Estanho Mangans

Utilizao Siderurgia AeronuticaAutomveis Cabos e fios Ligas, latas Siderurgia, pilhas, vidros

Minerais e rochas como recursos econmicos

Magnetita Bauxita Cuprita Cassiterita

Rocha Granito Arenito Mrmore Calcrio

Utilizao Construo civil Pisos e superfcies speras Pias, mesas, pisos Indstria qumica, construo civil

Pirolusita

Extrao mineral e desenvolvimento econmico


Jazidas: locais onde se pode encontrar minerais de valor econmico. Minerais metlicos e pedras preciosas e ornamentais so encontrados em terrenos cristalinos. reas sedimentares podemos encontrar rochas de valor comercial e jazidas de petrleo, gs e carvo. Recursos tecnolgicos avanados e muito capital so utilizados na localizao e explorao de jazidas. Nem sempre os recursos minerais acabam revertendo em riquezas para os pases que os possuem. Isso ocorre porque no dispem de capital, de tecnologias e indstrias que possam aproveitar esses recursos.

Extrao mineral e desenvolvimento econmico


Filme Diamante de Sangue ...assassinatos brutais de crianas e mulheres e uma seqncia de horror de trabalho escravo, um personagem do filme Diamante de Sangue observa: Tomara que nunca encontrem petrleo aqui. A, sim, teramos problemas. http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u67344.shtml

Extrativismo mineral e sustentabilidade


O extrativismo mineral cada vez mais intenso responsvel pela degradao do meio ambiente. A extrao de inmeros recursos minerais no tem levado em considerao sua possibilidade de esgotamento futuro. Com exceo da gua, que retorna natureza pelo ciclo hidrolgico, os minerais de valor econmico so Recursos Naturais no renovveis.

Extrativismo mineral e sustentabilidade


Esses recursos no renovveis se caracterizam por ter quantidade finita. Uma vez esgotados no so repostos pela natureza. Grandes empresas, governos e a sociedade tero que se preocupar em recuperar reas degradadas e utilizar de forma mais racional os recursos minerais.

Um pouco mais sobre sustentabilidade


Desenvolvimento econmico sustentvel: Respeito capacidade da natureza em repor os recursos naturais Utilizao racional. Compromisso com as geraes futuras. Mudana na concepo de consumo. Reduo de desperdcio. Produo de mercadorias mais durveis. Reduo do consumo de mercadorias descartveis. Reutilizao e reciclagem de mercadorias e matrias primas.

Um pouco mais sobre sustentabilidade


Desflorestamento e eroso

Meio ambiente e explorao mineral Poluio do solo e da gua por dejetos Impactos sociais: Terras indgenas Culturas locais

Obrigado!

Potrebbero piacerti anche