Sei sulla pagina 1di 20

1

Resenha critica Do Filme: Deteno Professor: Ciro Chaban Matria: PIM Aluno: Maria Selma Dias Adorno
Braslia, DF, 18 de Abril de 2011

Anelo Andrens da Rocha Corra Barbara Fernanda Consuelo Ferreira da Silva Silvestre Emilton Qvedo Herz Aires Teixeira Jssika Arruda da Silva Jos Dias de Araujo Neto Maria de Socorro Passos de Freitas Maria Selma Dias Adorno

Introduo

A diabetes e a hipertenso so doenas que afetam um grande nmero de pessoas em todo o mundo, inclusive crianas, devido forma de vida atual que bastante agitada e falta de conscientizao em relao preveno, aumentando os gastos com a sade pblica. A hipertenso e a diabetes so doenas relacionadas, pois incluem a m alimentao, estresse, falta de exerccios fsicos e at mesmo o tabagismo Conscientizar a populao quanto importncia da preveno,

principalmente por serem doenas silenciosas e por demonstrarem sintomas quando j esto em quadro avanado, o objetivo geral desse trabalho. Logo mais a baixo, segue os objetivos especficos Orientao para uma boa alimentao; Exerccios fsicos; Manter sempre o mesmo peso; Sempre fazer consultas mdicas; Evitar preocupaes e estresse para que no desenvolva a doena.

Sumrio
Pag. Introduo ...............................................................................................................3 1. Hipertenso .........................................................................................................6 1.1 Estatsticas ..............................................................................................6 1.2 Causas ....................................................................................................6 1.3 Grupos de Risco ......................................................................................6 1.4 Sintomas ..................................................................................................7 1.5 Diagnstico ..............................................................................................7 1.6 Tratamento ...............................................................................................7 1.7 Preveno ................................................................................................8 1.8 Medidas ....................................................................................................8 2. Diabetes ..............................................................................................................10 2.1 Dados estatsticos no mundo .................................................................10 2.2 Dados estatsticos no Brasil ...................................................................10 2.3 Tipos principais .......................................................................................10 2.4 Outros tipos ............................................................................................11 2.5 Diferenas entre o diabetes do tipo um e dois .......................................11 2.6 Diabetes mellitus tipo I ............................................................................12

2.6.1 Causas ......................................................................................12 2.6.2 Sintomas ...................................................................................12 2.6.3 Diagnstico ...............................................................................13 2.6.4 Preveno .................................................................................13 2.7 Diabetes mellitus tipo II ...........................................................................13 2.7.1 Causas ......................................................................................13 2.7.2 Sintomas ...................................................................................14 2.7.3 Diagnstico ...............................................................................14 2.7.4 Tratamento ...............................................................................15 3. Concluso ...........................................................................................................17 4. Bibliografia ..........................................................................................................18

1. Hipertenso A hipertenso uma presso muito elevada nas artrias, essas elevaes so muitas vezes permanentes, tambm uma doena grave que quando no tratada corretamente pode levar a srios problemas como insuficincia cardaca, renais, visual entre muitos outros. uma doena que se desenvolve lenta e silenciosamente, esse o seu principal perigo, inmeras vezes tal doena no apresenta sintomas, ainda que o corao j esteja sendo prejudicado.

1.1 Estatsticas A hipertenso tem escala global, atinge mais de I bilho de pessoas no mundo, no Brasil cerca de 30 milhes tem a doena e entre nmero 12 milhes no sabem que tem. No mundo ela a causa de 7,6 milhes de mortes por ano devido as suas complicaes que resultam em AVC, infartos, entre outros.

1.2 Causas 90% dos casos de hipertenso no tm suas causas claramente definidas, entretanto alguns fatores podem influenciar como: alimentao gordurosa, gentica, estresse, idade avanada e obesidade. Nos 10% podem ser problemas hormonais, renais, arteriosclerose, uso de medicamentos, entre outros. Temos tambm nos casos de sedentarismo, maus hbitos alimentares, lcool, drogas (licitas e ilcitas), que so os principais causadores da doena.

1.3 Grupo de Risco Entre os jovens, os homens so os mais atingidos. Aps 65 anos as mulheres so as que mais sofrem. Os negros e os latinos tm chances maiores de desenvolver presso alta.

Dentro dos fatores de risco podemos detecta: Idade; Sexo; Etnia;

Nvel scio-econmico (classe de menor nvel tem mais chance de contrair a doena);

Hbitos alimentares; Obesidade; Sedentarismo; Mulheres na menopausa; Doenas metablicas.

1.4 Sintomas Geralmente a hipertenso no apresenta sintomas claramente identificveis e isso torna perigosa e nociva. mais fcil ser identificada em pessoas que sofrem o caso mais grave da doena, os sintomas so: dores de cabea, problemas de viso, tontura, fadiga, inquietao, sangramento no nariz e palpitao.

1.5 Diagnstico O diagnostico realizado utilizando-se um aparelho medidor de presso, com ele o profissional da sade envolve o brao do paciente com uma cinta larga e infla uma bomba de ar, ao inflar, causa uma presso no brao, sendo monitorada por um medidor.

1.6 Tratamento A primeira medida a ser tomada adotar uma mudana no estilo de vida, alimentao, diminuio do tabaco, prtica de exerccios, diminuio do uso de sal e tambm tratamento a base de medicao. Diferentes classes de medicamentos disponveis (Remdios vendidos sob prescrio mdica). 1. (IECA) Inibidos de Enzima Conversora da Angiotensina; 2. Bloqueadores do canal de clcio; 3. Diurticos;
4. Betabloqueadores;

5. Em combinao (classes de medicamentos mencionados acima).

1.7 Preveno A preveno do diabetes s pode ser feita no tipo II e nas formas associadas a outras alteraes pancreticas. No tipo l na medida em que a doena se desenvolve, ela pode ser identificada antes do aumento do acar no sangue, a partir das alteraes auto-imunes, mas esse diagnstico precoce no pode ser confundido com preveno. No tipo II, os fatores de risco so bem conhecidos, pacientes que apresentam essas alteraes podem ser orientados a adotarem comportamentos e medidas que os retirem do grupo de risco. Assim os pacientes que possuem histrico familiar de diabetes, devem ser orientandos a: Manter o peso normal Praticar atividades fsicas regularmente No fumar Controlar a presso arterial

10 Evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pncreas.

1.8 Medidas Reduzir o peso corporal (dietas balanceadas) com orientao mdica; Substituir gorduras animais por leos vegetais; Aumento do consumo de fibras; Reduzir a ingesto de sal; Reduzir o consumo de lcool; Praticar exerccios fsicos regularmente; Abandonar o tabagismo; Controlar o estresse; Evitar drogas e medicamentos que aumentem a presso arterial. Sendo adotadas essas medidas precocemente, em pessoas que geneticamente so predispostas podem resultar no no aparecimento da doena ou levar a um retardo importante no seu surgimento e na gravidez de suas complicaes.

11

2. Diabetes
A Diabete um distrbio no metabolismo da glicose do organismo, onde a glicose presente no sangue passa urina sem ser usada como um nutriente pelo corpo.

2.1 Dados estatsticos no mundo A diabete est se tornando a epidemia do sculo e j afeta cerca de 246 milhes de pessoas em todo o mundo. At 2025, a previso de que esse nmero chegue a 380 milhes. Estima-se que boa parte das pessoas que tm diabetes, doena que pode atingir crianas de qualquer idade, desconhece a sua prpria condio.

2.2 Dados estatsticos no Brasil No Brasil, de acordo com o Vigitel 2007 (Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteo para Doenas Crnicas No Transmissveis), a

12

ocorrncia mdia de diabetes na populao adulta (acima de 18 anos) de 5,2%, o que representa 6.399.187 de pessoas que confirmaram ser portadoras da doena. A prevalncia aumenta com a idade: o diabetes atinge 18, 6% da populao com idade superior a 65 anos.

2.3 Tipos principais Existem dois tipos de diabetes, o diabetes mellitus tipo I, caracterizado pela dependncia da insulina que deve ser injetado e o diabetes mellitus tipo II, que surge como conseqncia de uma produo insuficiente de insulina ou resistncia do organismo sua ao. O diabetes tipo I diagnosticado em geral durante a infncia enquanto o diabetes tipo 2 se desenvolve ao longo da vida madura, e est geralmente associado obesidade, sedentarismo, dislipidemia e hipertenso arterial. O tratamento desta doena envolve educao alimentar, exerccio fsico regular, algumas vezes medicamentos e o autocontrole dos valores de acar no sangue.

2.4 Outros Tipos:


Defeito gentico funcional da clula Defeito gentico da ao da insulina Doena do pncreas excrino Endocrinopatias Induzidos por frmacos e agentes qumicos Infeces Formas incomuns de diabetes imuno-mediado Outras sndromes genticas geralmente associadas ao diabetes.

13

2.5 Diferenas entre o diabetes do tipo um e dois A diabete tipo I uma doena autoimune: o organismo identifica erroneamente as clulas betas como corpos estranhos e, por isso, as ataca. Somente 5% a 10% dos pacientes com diabetes possuem a doena do tipo I, que se desenvolve mais comumente na infncia ou na adolescncia e no est associada obesidade. J a diabete tipo II no uma doena autoimune. Ele ocorre quando h uma combinao de deficincia (secreo inadequada de insulina em relao aos nveis de glicose do sangue) e de resistncia insulina (reduo da capacidade da insulina de estimular a captao de glicose). Embora a resistncia insulina parea ser hereditria, a obesidade freqentemente contribui para seu desenvolvimento. Aproximadamente 90% a 95% dos pacientes com diabetes tm diabetes tipo II, que mais comumente diagnosticado aps os 30 anos de idade, mas tambm cada vez mais observado em crianas e adolescentes.

2.6 Diabetes mellitus tipo I


2.6.1 Causas Este tipo de diabetes uma doena auto-imune. Isto significa que o sistema que seria responsvel por defender o corpo de infeces (o sistema imunolgico) atua de forma contrria e acaba lutando contra uma parte do prprio organismo. No diabetes, por exemplo, o sistema imunolgico ataca as clulas do pncreas responsveis pela produo de insulina, matando-as. Assim, este rgo passa a produzir pouca ou nenhuma insulina. Por conta disso, quem tem diabetes do tipo I deve tomar insulina todos os dias. At os dias atuais, os cientistas ainda no sabem exatamente o que leva o sistema imunolgico a atacar as prprias clulas do corpo. Mas acredita-se que fatores genticos (e que ela possa ser hereditria) e do meio ambiente, provavelmente vrus, esto envolvidos neste fenmeno.

14

Neste caso, a suspeita de que uma toxina ou vrus faa com que o sistema imunolgico se confunda e passe a atacar e a destruir as clulas do pncreas responsveis pela produo de insulina. 2.6.2 Sintomas Os sintomas do diabetes geralmente aparecem durante um curto perodo, embora a destruio das clulas produtoras de insulina, chamadas de beta, possa comear anos antes de eles aparecerem. Dentre os sintomas, temos: Aumento da sede e da quantidade de urina; Fome constante; Perda de peso; Viso embaada; Cansao extremo. Se o doente com diabetes no receber tratamento com insulina, poder correr risco de morte, caso entre em um estado de coma diabtica, chamado tambm de cetoacidose diabtica. 2.6.3 Diagnstico Se o seu mdico suspeitar que voc esteja com diabetes, vai lhe pedir exame de sangue e de urina para checar os nveis de glicose. O problema que no h como se prevenir contra esta doena.

2.6.4 Preveno Muitas pessoas com diabetes do tipo I conseguem levar uma vida saudvel. O segredo para manter a boa sade manter sob controle os nveis de acar no sangue. Para isso, voc precisa de disciplina para manter uma dieta

15

saudvel e adequada sua doena, praticar atividades fsicas e se tratar com injees de insulina.

2.7 Diabetes mellitus tipo II


2.7.1 Causas Anteriormente chamada de Diabetes no Insulino-dependente, hoje se denomina Diabetes tipo II. Mais comum em adultos e quase sempre associada obesidade, sua origem no totalmente conhecida e seu mecanismo fisiopatolgico complexo. Estudos demonstram que ocorre um fenmeno de resistncia insulina, provavelmente por um defeito presente nos receptores perifricos de glicose, onde as clulas betas do pncreas aumentam a produo de insulina e, ao longo dos anos acabam por levar as clulas betas exausto. Inmeras so as causas, vrios frmacos, como o uso prolongado de corticides, ou ainda freqentemente associada hemocromatose no tratada.

2.7.2 Sintomas Os sintomas do Diabetes tipo II se desenvolvem gradualmente, ao contrrio do Diabetes tipo I, cujos sintomas se desenvolvem rapidamente. Os sintomas podem incluir:

Fadiga ou cansao fsico. Mices freqentes. Aumento da sede e do apetite. Perda de peso. Turvao visual. Dificuldade de cicatrizao de feridas.

16

Infeces freqentes de pele e mucosas. Dormncias ou formigamentos nos ps.

Observao: Algumas pessoas no tm sintomas inicialmente. Estima-se que na poca do diagnstico do Diabetes tipo II, os portadores j tenham esta doena h mais de cinco anos, em mdia.
1.7.3 Diagnstico

Confirmao por repetio de nvel de glicemia ocasional >= 180 MG/dl, equivalente a >= 10 mil/l (sangue total venoso) ou >= 220 MG/dl, equivalente a >=12mmol/l (sangue capilar), sem sintomas, atravs de valores de glicemia em jejum de>= 110 MG/dl ou >= 6 mil/l (sangue total venoso ou capilar)

Suspeitas de alterao de tolerncia glucose atravs do GTT (teste de tolerncia glucose), levado a cabo de acordo com os seguintes critrios: Pelo menos trs dias de dieta rica em hidratos de carbono O teste deve ter lugar de manh depois de 12 horas de jejum e de abstinncia de lcool No realizar movimentos musculares durante o teste (ficar sentado ou deitado) Dosagem: 75g de glucose para os adultos e 1,75g/kg de peso nas crianas Contra indicaes: doenas gastrointestinais com alterao do padro de absoro, cirurgia gastrointestinal.

2.7.4 Tratamento Como mais de 80% das pessoas com diabetes tipo II esto acima do peso, s medidas iniciais para o tratamento so as modificaes do estilo de vida, tambm denominadas de medidas no-medicamentosas. Tais mudanas incluem uma dieta adequada, visando controle do peso e da glicemia, alm da prtica de atividades fsicas regulares. Em determinados casos, quando os nveis de glicose no sangue (ou nveis glicmicos) no esto to elevados, essas medidas nomedicamentosas (dieta, controle do peso e atividades fsicas) j so eficazes e suficientes para um bom controle da glicose de pacientes com diabetes tipo II.

17

Algumas vezes, quando o nvel de glicose no sangue de um determinado paciente est muito elevado no momento do diagnstico, j se torna necessrio o uso imediato de medicaes orais para melhor controle do diabetes, alm das modificaes no estilo de vida citados anteriormente. Tais medicaes so chamadas de antidiabticos orais. Principalmente na ltima dcada, foram vrios os lanamentos de novas opes teraputicas para o controle glicmico do diabetes. Apesar disso, os antidiabticos orais considerados como tradicionais (representados pelas sulfonilurias, metformina, glitazonas e inibidores das alfa-glicosidases) ainda respondem pela maior fatia dos antidiabticos orais prescritos pelos mdicos atualmente. Em alguns casos, mesmo com a adoo de medidas no-medicamentosas e o uso de antidiabticos orais, muitos pacientes com diabetes tipo II tero que fazer uso de insulina para melhor controle dos nveis glicmicos. Por isso, o acompanhamento mdico deve ser realizado rotineiramente.

18

2. Concluso
A hipertenso e a diabete so doenas de nveis globais e esto relacionadas em vrios fatores de riscos. H sintomas e maneiras de preveno que so encontrados em ambas as doenas, por serem doenas silenciosas que normalmente so detectas em quadro avanado. A hipertenso duas vezes mais comum em diabticos e aumenta com a idade. muito importante definir grupos especiais de risco que tem relao com a presena ou no de outros fatores de risco, como a Dislipidemia (alteraes das gorduras do sangue), o tabaco, o excesso de peso e a inatividade fsica. H sintomas e prevenes que so encontradas em ambas, por serem doenas silenciosas que normalmente s so detectadas em quadras mais avanados. A melhor maneira de evit-las atravs de um estilo de vida saudvel como: boa alimentao pratica de exerccios fsicos e evitar tabacos, bebidas alcolicas e drogas. Tambm recomendvel ir ao mdico periodicamente.

19

3. Bibliografia
Centro de Medicina Diagnstica Fleury. Cuide de sua presso, 2011. Acessado em 08.04.2011. Fonte http://www.comerciarios.com.br/Saude/hipertensao.htm;
Cria Sade. Sintomas Hipertenso. 2010.

Acessado em 08.04.2011. Fonte

http://www.criasaude.com.br/N2071/doencas/hipertensao/sintomashipertensao.html;
PINHEIRO, Pedro. Hipertenso Arterial; Sintomas e Tratamento, 2009. Acessado em

07.04.2011.

Fonte

http://www.mdsaude.com/2009/02/sintomas-e-tratamento-da-

hipertensao.html;

TUA SADE. Tipos de Diabetes, 2011. Acessado em 07.04.2011. Fonte http://www.tuasaude.com/tipos-de-diabetes;

NOVOCARE - NOVO NORDISK. O que Diabetes?.

2011. Acessado em

05.04.2011. Fonte http://www.melitus.hpg.com.br/oqueediabetes.html;

20 ODIABETES. Estatistica do Diabetes. 2010. Acessado em 05.04.2011. Fonte

http://www.odiabetes.net/estatistica-do-diabetes/;
MINHA VIDA. Causas da Diabete. 2007.

Acessado em 03.04.2011. Fonte

http://www.minhavida.com.br/conteudo/1533-Causas-da-diabetes.htm;

WIKIPDIA. Diabetes Mellitus Tipo II. 2011. Acessado em 03.04.2011. Fonte http://www.diabetes.etc.br/Diabetes-Mellitus-TipoII-gestacional;

MEDICINA E SADE. Diabetes Mellitus Tipo II. 2008. . Acessado em 06.04.2011. Fonte http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1795321-diabetemellitus-tipo-ii/;

BANCO DE SADE. Sintomas do diabetes tipo 2. 2010. Acessado em 06.04.2011.

Fonte http://www.bancodesaude.com.br/diabetes/sintomas-diabetes-tipo-2;
DIAGNOSTICS, Roche. Diabetes Mellitus Tipo II. 2009. Acessado em 01.04.2011.

Fonte http://www.diavant-portuguese.com/diavant/CMSFront.html?pgid=20,3,10037,0;
BANCO DE SADE. Tratamento do diabetes tipo 2. 2011. Acessado em 01.04.2011.

Fonte http://www.bancodesaude.com.br/diabetes/tratamento-diabetes-tipo-2;

Potrebbero piacerti anche