Sei sulla pagina 1di 2

*A disciplina Ergonomia Em agosto de 2000, a IEA - Associao Internacional de Ergonomia adotou a definio oficial apresentada a seguir.

A Ergonomia (ou Fatores Humanos) uma disciplina cientfica relacionada ao entendimento das interaes entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e aplicao de teorias, princpios, dados e mtodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema. Os ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliao de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torn-los compatveis com as necessidades, habilidades e limitaes das pessoas. *Domnios de especializao da Ergonomia A palavra Ergonomia deriva do grego Ergon [trabalho] e nomos [normas, regras, leis]. Trata-se de uma disciplina orientada para uma abordagem sistmica de todos os aspectos da atividade humana. Para darem conta da amplitude dessa dimenso e poderem intervir nas atividades do trabalho preciso que os ergonomistas tenham uma abordagem holstica de todo o campo de ao da disciplina, tanto em seus aspectos fsicos e cognitivos, como sociais, organizacionais, ambientais, etc. Freqentemente esses profissionais intervm em setores particulares da economia ou em domnios de aplicao especficos. Esses ltimos caracterizam-se por sua constante mutao, com a criao de novos domnios de aplicao ou do aperfeioamento de outros mais antigos. De maneira geral, os domnios de especializao da ergonomia so: * Ergonomia fsica | est relacionada com s caractersticas da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecnica em sua relao a atividade fsica. Os tpicos relevantes incluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distrbios msculo-esqueletais relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurana e sade. * Ergonomia cognitiva | refere-se aos processos mentais, tais como percepo, memria, raciocnio e resposta motora conforme afetem as interaes entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Os tpicos relevantes incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de deciso, desempenho especializado, interao homem computador, stress e treinamento conforme esses se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas. * Ergonomia organizacional | concerne otimizao dos sistemas sciotcnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, polticas e de processos. Os tpicos relevantes incluem comunicaes, gerenciamento de recursos de tripulaes (CRM - domnio aeronutico), projeto de trabalho, organizao temporal do trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, cultura organizacional, organizaes em rede, tele-trabalho e gesto da qualidade. Educao em Ergonomia A aplicao da Ergonomia, enquanto uma abordagem interdisciplinar no mbito da atividade do trabalho, essencial para a produo de produtos mais competitivos e amigveis e para a melhoria da produtividade organizacional.

Na atualidade, a formao em Ergonomia no Brasil d-se em nvel de ps-graduao atravs de cursos de Especializao [chamados cursos de ps-graduao lato sensu]. De acordo com a IEA [Associao Internacional de Ergonomia], os programas dos cursos normalmente incluem conhecimentos bsicos dos tpicos fundamentais em Ergonomia para possibilitar a sua melhor compreenso. Tais tpicos incluem disciplinas como Psicologia, Anatomia e Fisiologia, Organizao do Trabalho, Design e mtodos de Avaliao e Tecnologia da informao. Essa informao bsica, uma vez assimilada, passa, ento, a ser utilizada para a avaliao do efeito da tarefa e do ambiente nas pessoas. Nessa fase, os tpicos dessa segunda fase normalmente incluem, entre outros, a tomada de decises, a comunicao, a vigilncia e o envelhecimento; as posturas sentadas, o layout e o design de equipamentos; os fatores ambientais, tais como, o rudo e a vibrao, a iluminao, a climatizao e os efeitos de contaminadores biolgicos e qumicos; os fatores organizacionais: otrabalho em turnos, os acidentes e a segurana do trabalho, os efeitos de sistemas sociais, a motivao e a alienao. Os cursos de ps-graduao stricto sensu compreendem os mestrados e os doutorados. Enquanto rea de conhecimento ou linha de pesquisa, a ergonomia inclui-se em alguns desses cursos de ps-graduao em reas como o design, a arquitetura e a engenharia de produo. Atualmente ainda no existem cursos de mestrado ou de doutorado em ergonomia no Brasil. IEA desenvolveu um diretrio de cursos de Ergonomia no mundo. Para acessar o diretrio, visite o endereo: www.iea.cc (Study ergonomics)

Potrebbero piacerti anche