Sei sulla pagina 1di 6

GRAMTICA

CONCORDNCIA VERBAL
1. CONCORDNCIA VERBAL

Estuda a concordncia do verbo com seu sujeito. Exemplo: Os romanos conquistaram o mundo. Regra geral: O verbo concorda em nmero e pessoa com o seu sujeito. Exemplo: Tu cantaste muito. As moas saram caladas.
2. CASOS ESPECIAIS

N Nem nome nem nome Exemplo: Nem ouro nem prata traz / trazem alegria. U Um (a) e outro (a) Exemplo: Ana e Paula, uma e outra passar / passaro. IV - Sujeitos ligados por ou: a) Se s um pode praticar a ao verbal. Verbo no singular. Exemplo: Ana ou Paula ser eleita miss. b) Se ambos podem praticar a ao verbal Verbo no plural. Exemplo: Flamengo ou Botafogo perdero para o Vasco. V - Parecer no faz EM - EM: Se o verbo parecer for para o plural, o outro fica no singular; se o outro for para o plural, o verbo parecer fica no singular. Jamais os dois no plural. Exemplo: Eles parecem cantar. certo. Eles parece cantarem. certo. Eles parecem cantarem. errado. VI - Expresses que indicam quantidade aproximada (cerca de, perto de, mais de, menos de etc): O verbo concorda com o nmero. Exemplo: Cerca de 100 alunos faltaram. / Menos de 2 alunos saram. / Mais de 1 aluno saiu. Mais de 1 s ir para o plural se der idia de reciprocidade ou aparecer repetido. Exemplo: Mais de 1 aluno se abraaram. Mais de 1 aluno, mais de um professor faltaram. VII - Dois verbos brigaram com o plural Sempre singular. Haver (=- existir/ ocorrer) Fazer (= tempo, temperatura) Exemplo: Havia flores no jardim. Porm Existiam flores no jardim. Faz 9 anos que no saio.

I - Verbo ligado a sujeito composto: A regra geral manda o verbo para o plural. Exemplo: Ana e Paula chegaram. - O verbo pode concordar com o mais prximo se: a) Vier anteposto ao sujeito composto: Exemplo: Chegaram / Chegou Ana e Paula. b) O sujeito constituir-se de palavras sinnimas ou quase sinnimas. Exemplo: O amor e a paixo me domina/dominam. c) O sujeito for uma enumerao gradativa. Exemplo: Um riso, um beijo, um abrao, um carinho me alegra / alegram. II - Sujeito composto por pessoas gramaticais diferentes: Eu + qualquer pessoa = ns Tu + qualquer pessoa (-eu) = vs Exemplo: Eu e Ana samos / Tu e ele cantastes. III - Expresses que admitem o verbo no singular ou plural: P Parte ou todo + elemento plural. Exemplo: A maioria dos alunos faltou/faltaram./ Uma manada de bfalos fugiu/fugiram. U Um (a) dos (as) que Exemplo: Ana uma das alunas que chegou/chegaram
Editora Exato 6

Ateno! Briga Feia! Se houver um verbo antes, tambm ser singular. Exemplo: Deve haver mulheres sinceras. Porm Devem existir mulheres sinceras. Chega a fazer 40 no vero VIII - Dias e horas Concordam com o nmero. Exemplo: meio-dia / uma e 30 / so 3 h / so 5 e 20 h. Hoje 1 de abril / Hoje so 30 /Hoje so 25. Porm Hoje dia 15. IX - Expresses do tipo: de ns, de vs, dentre ns, dentre vs etc. Risque-as e olhe a palavra anterior: a) Se ela for singular Verbo na 3 pessoa do singular. Exemplo: Qual de ns saiu? / Quem de vs contou? b) Se ela for plural Verbo na 3 pessoa do plural ou concorda com o pronome riscado. Exemplo: Quais de ns saram / samos. Alguns de vs cantaram / cantastes. X - Qualquer quantia ou quantidade (intensificada): Verbo sempre no singular. Exemplo: 5 mil litros muito. 500 mil dlares pouco. XI - BATER, SOAR, DAR - HORAS: Procurar o objeto que indica as horas: a) Se existir e ele for sujeito O verbo concorda com ele. Exemplo: Bateu 9 h o relgio. / Deu 6 h o sino da igreja. b) Se no existir ou existir e no for sujeito O verbo concorda com o nmero. Exemplo: Bateram 9h agora mesmo. / Deram 6h no relgio. (adjunto adverbial). XII - Que / Quem: (pronome relativo funcionando como sujeito). a) Que O verbo concorda com o antecedente. Exemplo: No fui eu que cantei.

b) Quem O verbo vai para a 3 pessoa do singular (preferencialmente) ou concorda com o antecedente. Exemplo: No fui eu quem cantou / cantei. XIII - Sujeito composto resumido por um aposto resumitivo (TUDO, NADA, NINGUM, NENHUM ETC): O verbo concorda com o aposto. Exemplo: Reco, soldado, sargento, nenhum escapou. XIV - SER: a) Sujeito (coisa) + predicativo no plural O verbo concorda preferencialmente com o predicativo do sujeito. Exemplo: A causa eram seus projetos. b) Sujeito (pessoa) + predicativo no plural O verbo concorda com o sujeito. Exemplo: O filho as glrias dos pais. c) Pronome indefinido ou demonstrativo + predicativo no plural O verbo concorda preferencialmente com o predicativo. Exemplo: Tudo eram iluses. Aquilo so tristezas. d) Predicativo que pronome pessoal do caso reto O verbo concorda obrigatoriamente com o predicativo. Exemplo: Os responsveis somos ns. XV - NEM UM NEM OUTRO / UM OU OUTRO Verbo sempre na 3 pessoa do singular, pois a idia de excluso. Exemplo: Nem um nem outro comentou o fato. Um ou outro conhece seus direitos. XVI - TTULOS (OBRAS, PASES, ACIDENTES GEOGRFICOS) a) Se aparecer OS, AS Verbo no plural. Exemplo: Os Estados Unidos invadiram o Iraque. Os Lusadas so um marco da Literatura. b) Se no aparecer OS, AS Verbo no singular Exemplo: Vassouras fica no Rio de Janeiro. XVII - Sujeito nmero percentual (%) O verbo concorda com o nmero.
7

Editora Exato

Exemplo: Perderam-se quarenta por cento da lavoura por causa da seca. Exemplo: Os vinte por cento dos faltosos no afetaro o movimento. Obs: A tendncia atual a preferncia pela concordncia irregular, ou seja, com o termo que est posposto ao nmero. Exemplo: Um por cento das pessoas esto isentas do Imposto de Renda. XVIII - HAJA VISTA: O singular sempre correto. Exemplo: Haja vista os comentrios Haja vista aos comentrios. Hajam vista os comentrios. (sem preposio/ substantivo plural seria, tambm, correto o singular). XIX - SUJEITO COMPOSTO POR VERBOS SUBSTANTIVADOS NO INFINITIVO a) O verbo fica no singular. Exemplo: Estudar e trabalhar importante. b) O verbo ficar no plural se os termos do sujeito forem antnimos ou se vierem determinados. Exemplo: Rir e chorar fazem parte da vida. O exercitar, o caminhar, o participar caracterizam pessoas dinmicas. XX - CONCORDNCIA IDEOLGICA OU SILEPSE a concordncia feita com uma idia subentendida e no com a palavra expressa. Exemplo: Os brasileiros somos educados. (Silepse de pessoa). O povo aplaudiram o espetculo. (Silepse de nmero) A bela So Paulo (Silepse de gnero).
3. LEITURA COMPLEMENTAR

EXERCCIOS

Coloque Certo (C) ou Errado (E) para as frases abaixo, considerando-se a concordncia verbal: ( ) Para que se fizeram tantas promessas de benfeitorias? ( ) Fazem anos hoje dois funcionrios desta repartio. ( ) O jogo j havia comeado e havia ainda muitos lugares vazios. ( ) Eu sei que nem tudo so mentiras. ( ) H muitos anos que vivia, nesta regio, vrias tribos de ndios. ( ) No fundo do vale via-se passar vultos fantasmagricos. ( ) A maior parte dessas casas foi destruda pelo terremoto. ( ) Que me importam a vida ou a morte desses seres? ( ) As aves pareciam pressentir a catstrofe. ( ) Nem nas lendas encontram-se vestgios de suas proezas. ( ) Sua fama e glria h de durar para sempre. ( ) Mais de um problema ficou sem ser resolvido. ( ) No h de faltar motivos que expliquem suas atitudes. ( ) Naquela famlia acontece, freqentemente, discusses e brigas. ( ) Fui eu quem lhe explicou o motivo de sua demisso.

O trecho abaixo apresenta um erro de concordncia: Pode-se argumentar, certo, que eram previsveis os percalos que enfrentariam qualquer programa de estabilizao (...) necessrio no Brasil. a) Transcreva o trecho em que ocorre o erro de concordncia. b) Qual a explicao para que tenha ocorrido tal erro? c) Reescreva o trecho de forma a adequ-lo modalidade escrita culta. Sem Comentrios

Voc sabia que muitos erros ortogrficos se explicam pela influncia da fala sobre a escrita? o que acontece com calvcie (e no calvice), companhia (e no compania), empecilho (e no impeclio). Outros erros so uma conseqncia de associaes indevidas como, por exemplo, beneficente que, por associao a deficiente e paciente, muitas vezes escrito beneficiente.
Editora Exato 8

Do delegado regional do Ministrio da Educao do Rio, Antnio Carlos Reborado, ao ler ontem um discurso de agradecimento ao seu chefe, o ministro Eraldo Tinoco: Os convnios assinados traduz (sic)* os esforos...
(Painel, Folha de S. Paulo, 12/09/92).

*sic: palavra latina que significa assim; no caso, usada pelo jornal com o sentido de exatamente desta forma.

O ttulo da nota acima, Sem comentrios , na verdade, um comentrio que expressa o ponto de vista do jornal, motivado por um problema gramatical no discurso lido por A. C. Reborado. a) Que problema gramatical provocou o comentrio do jornal? b) Explicite o comentrio que est sugerido, neste caso especfico, pela expresso Sem comentrios. (Cefet-MG) A concordncia verbal est incorreta em: a) Havia dias em que, para ele, a face das criaturas e das coisas se apresentava fria. b) Considerai os lrios do campo. Eles no fiam nem tecem e, no entanto, nem Salomo em toda a sua glria se cobriu como um deles. c) O mundo est cheio de criaturas perversas, audaciosas e egostas, que no escolhem meios para conseguir a satisfao de seus desejos. d) "Retruquei-lhe que, falando com sinceridade, eu no acreditava em que conseguisse um mundo perfeito, mas, por outro lado, tinha uma confiana absoluta em que, ao cabo de algumas dezenas de anos de reeducao, uma sensvel melhoria de vida se havia de operar". e) "Congregar os homens de boa vontade partidrios do pacifismo e determinar a cada um a sua tarefa, tendo em vista que todos, desde o arteso mais humilde at o intelectual mais reputado, pode prestar servios causa dentro do raio de sua atividade. (UFPE) Esta questo versa sobre concordncia verbal. Julgue os itens: a) Ali haviam a tapera enorme das expedies anteriores, uma igreja e casebres vazios. b) A tropa, com grande dificuldade e coragem, equilibravam-se na beirada dos fossos. c) O Vasa-Barris abarcava-a e infletia depois. d) As duas torres da igreja pareciam destacaremse ntidas na paisagem. e) A casaria compacta em volta da praa a pouco e pouco se ampliava. Assinale a frase correta: a) Sempre havero vozes discordantes. b) Vo fazer trs anos, a contar do momento em que comecei o projeto. c) Deram duas horas na torre, agora! d) Deu duas horas na torre, agora! e) Ho de trazer o que me prometeram! Ora, se ho!

Assinale a frase incorreta: a) Ficou no porta-luvas o revlver e os documentos. b) Ficaram no porta-luvas o revlver e os documentos. c) Outrora devia haver ali fortes tabas. d) Outrora deviam haver ali fortes tabas. e) Outrora deviam existir ali fortes tabas. (FCMSC-SP) Por falta de verba, _____________ as experincias e os estudos que se ______________: a) foi suspenso, planejava fazer. b) foram suspensas, planejava fazer. c) foram suspensos, planejava fazerem. d) foram suspensas, planejavam fazer. e) foi suspensa, planejavam fazer. (UFV-MG) Em todas as frases abaixo, a concordncia verbal est incorreta, exceto em: a) Qual de ns chegamos primeiro ao topo da montanha? b) Os Estados Unidos representa uma segurana para todo o Ocidente. c) Recebei, Vossa Excelncia, os protestos de nossa estima. d) Sem a educao, no podem haver cidados conscientes. e) Sobrou-me uma folha de papel, uma caneta e uma borracha.

8 4

10 (UFCE) Assinale a opo correta. a) Mais de um retirante se afastou do servio. b) Qual de vs sabeis o destino do retirante? c) Podem haver, no campo, dias horrveis. d) Espera-se dias mais propcios. 11 (Cesgranrio-RJ) Assinale a opo em que a lacuna pode ser preenchida por qualquer das duas formas verbais indicadas entre parnteses a) Um de seus sonhos ...... morrer na terra natal. (era, eram). b) Aqui no ...... os stios onde eu brincava (existe, existem). c) Uma poro de sabis ...... na laranjeira (cantava, cantavam) d) No ...... em minha terra belezas naturais. (falto, faltam) e) Sou eu que ...... morrer ouvindo o conto do sabi. (quer, quero)

Editora Exato

12 (ESPM-SP) Assinale a alternativa que contenha erro de concordncia. a) Os resultados pareciam depender da vontade do diretor. b) A medicina tem avanado pouco, hajam vistas s pesquisas sobre a Aids. c) Os diagnsticos parecia dependerem do resultado do exames de laboratrio. d) O poder da propaganda discutvel, haja vista a acentuada queda de consumo durante o plano Collor. e) Se houvesse melhores condies de ensino, existiriam melhores resultados. 13 (PUC-SP) Assinale a alternativa correspondente frase em que a concordncia verbal esteja correta. a) Discutia-se a semana toda os acordos que tm de ser assinados nos prximos dias. b) Poder haver novas reunies, mas eles discutem agora sobre que produtos recairo, a partir de janeiro, a sobretaxa de exportao. c) Entre os dois diretores deveria existir srias divergncias, pois a maior parte dos funcionrios nunca os tinha visto juntos. d) Faltava ainda dez votos, e j se comemoravam os resultados. e) Eles ho de decidir ainda hoje, pois faz mais de dez horas que esto reunidos naquela sola. 14 (UFF-RJ) Quanto concordncia verbal, inaceitvel, segundo a norma culta contempornea, a seguinte frase: a) No s o encontro de duas expanses, mas tambm expanso de duas formas podem resultar na supresso de uma delas. b) A guerra um dos eventos que mais caracterizavam a histria das civilizaes. c) Havia apenas um campo de batatas para as duas tribos, mas outros poderiam haver na vertente posterior da montanha. d) A vida ou a morte restar aps a batalha. e) Cabe s tribos, pela fora, definir quem tem direito s batatas. 15 (ESPM-SP) Nas alternativas abaixo, todas as frases envolvem ou a expresso "mais de", ou a expresso "um dos que". Aponte aquela que incorre em erro de concordncia. a) "Mais de dois teros de sua existncia haviam sido consumidos fora de Portugal". b) "Um dos primeiros homens doutos que escrevia em portugus sem mcula foi Bernardes". c) "Mais de um corao teriam que bater apressado no meio da iminente luta".
Editora Exato 10

d) "Sei que h mais de um que no se conforma com essa foto". e) "Sabemos que mais de um milho de reais foram desviados do tesouro". 16 (ACAFE-SC) Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaos na frase: Hoje, quem _______, porque, ontem, ______ tu que ____________. a) paga sou eu - foste pagaste. b) paga sou eu - foi pagou. c) paga sou eu foste - pagou. d) paga eu - foi pagaste. e) paga sou eu - fostes pagastes. 17 (FEI-SP) Assinalar a alternativa em que a concordncia verbal est incorreta: a) Crianas, jovens, adultos, ningum ficou imune aos seus encantos b) Mais de mil pessoas compareceram ao comcio c) No s a educao mas tambm a sade precisa de muita ateno do governo. d) Bastam dois toques para sabermos que voc chegou. e) Boa parte das pessoas est preocupada com o futuro. Analise as frases para responder s questes 13 e 14: I Ei, me, no sou mais menino (. . .) e nos meus planos no esto voc. (trecho de msica de Roberto e Erasmo) II Os convnios assinados traduz os esforos. . . (frase dita por um delegado regional do Ministrio da Educao)

III So para esses cidados annimos, que ganharam personalidade dia 15 de novembro, que o novo governo dever estar voltado. IV A maioria dos estudantes sabem que faz 9 anos que vrios de ns punem gratuitamente. V Falou a verdade ela e eu, porm, se houvesse motivos, no falaramos. VI Pode-se contar verdades, mas no se tratam de verdades sinceras. 18 Com base nas frases, julgue os itens: 1 A frase I est incorreta, j que os autores concordam com meus planos e no com voc, que seria o correto. 2 O erro da frase II to grosseiro quanto ns .

rio da Educao ter dito a frase II torna o erro mais grave e absurdo. 4 H apenas 3 frases com erro de concordncia verbal. 5 Na frase III, so deveria ser , j que forma uma partcula expletiva com o 1 que da frase.

3 O fato de uma pessoa importante do Minist-

10 A 11 C 12 B 13 E 14 C 15 C 16 A 17 C 18 C, C, C, E, E 19 C, E, E, E, C

19 Com base nas frases, julgue os itens: 1 Na frase IV, dois dos trs verbos poderiam ser flexionados de uma outra forma. 2 O nico erro da frase IV o verbo fazer que deveria estar no plural para concordar com 9 anos. 3 O primeiro verbo da frase V deveria estar conjugado na 1 pessoa do plural, j que no sujeito composto h a presena do eu. 4 houvesse (frase V) deveria estar no plural para concordar com o sujeito motivos. 5 Na frase VI, pode deveria estar no plural e tratam deveria estar no singular, j que, nesta, o sujeito indeterminado e naquela, simples.
GABARITO

1 2

C, C, C, C, E, C, C, C, C, C, E, C, E, E, C a) (. . .) os percalos que enfrentariam qualquer programa(. . .) b) Pensou-se que os percalos fosse o sujeito do verbo enfrentar, quando, na verdade, qualquer programa de estabilizao. c) Os percalos que enfrentaria qualquer programa.

3 a) Um erro grosseiro de concordncia verbal: traduz (traduzem seria o correto). b) O erro foi to absurdo (cometido por quem foi cometido e na situao em que ocorreu) que no precisa sequer de comentrio. 4 5 6 7 8 9 E E, E, C, E, C E D D E
11

Editora Exato

Potrebbero piacerti anche