Sei sulla pagina 1di 36

QUADRO DE REFERNCIA PARA O ENSINO PORTUGUS NO ESTRANGEIRO DOCUMENTO ORIENTADOR

Maria Jos Grosso (coord.) Antnio Soares Fernanda de Sousa Jos Pascoal

2011

Este documento ser actualizado conforme o Acordo Ortogrfico a partir de Setembro de 2011.

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

NDICE

PG.

AGRADECIMENTOS NOTA INTRODUTRIA SINOPSE 1. O ENSINO PORTUGUS NO ESTRANGEIRO 1.1. Enquadramento do EPE 1.2. Quadro de Referncia para o Ensino Portugus no Estrangeiro fundamentao e metodologia 1.3. Princpios do QuaREPE 1.4. Finalidades 1.5. Utilizadores 2. DESENVOLVIMENTO DE COMPETNCIAS EM LNGUA PORTUGUESA 2.1. Competncias gerais 2.2. Competncias relacionadas com outras reas curriculares 2.3. Conscincia intercultural 2.4. Competncias comunicativas em lngua 2.5. O uso da lngua 3. PROFICINCIA E AVALIAO 3.1. Organizao do ensino-aprendizagem 3.2. Nveis de proficincia 3.3. Avaliao do desempenho dos alunos nos cursos 3.4. Avaliao para o reconhecimento da proficincia dos alunos: uma proficincia com competncias parciais diferenciadas 3.5. Descritores BIBLIOGRAFIA

3 4 5

7 9 9 10

11 12 13 14 15

18 18 19

20 21 31

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

AGRADECIMENTOS

Agradecemos aos Coordenadores e aos docentes do Ensino Portugus no Estrangeiro que, a partir do ano lectivo de 2002-2003 at 2007, nos acompanharam no processo de diagnstico e de experimentao do Quadro de Referncia para o Ensino Portugus no Estrangeiro, com propostas e sugestes decorrentes da sua experincia. Agradecemos tambm Equipa de Portugus da DGIDC todo o trabalho que exigiu o acompanhamento e a reviso do documento. Na impossibilidade de enumerar todos os intervenientes neste processo, aqui fica expresso o nosso sincero reconhecimento. Os Autores

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

NOTA INTRODUTRIA

O Quadro de Referncia para o Ensino Portugus no Estrangeiro (QuaREPE) o resultado do estudo dos pblicos e contextos do Ensino Portugus no Estrangeiro (doravante designado EPE), da investigao nas reas do ensino do portugus (PLM/PLE/PL2)1. No diagnstico de situao do ensino, aprendizagem e avaliao dos cursos do EPE, participaram de forma activa professores dos diferentes contextos, coordenadores pedaggicos, formadores no mbito desta modalidade especial de ensino e, como informantes, os alunos dos diferentes cursos. As informaes obtidas, em que se incluem os dados recolhidos por inquritos atravs de questionrios, contriburam para a compreenso da heterogeneidade do pblico-aprendente e das variveis contextuais dos cursos do EPE. O QuaREPE integra, ainda, a reflexo e as concluses do trabalho desenvolvido no mbito da formao de professores do EPE, particularmente a formao realizada a partir de 2003, com incidncia na divulgao e experimentao do mesmo, na qual se circunscreveram aspectos essenciais para a sua implementao, nomeadamente: identificao das necessidades do pblico-aprendente, definio de objectivos, seleco de contedos e mtodos adequados ao pblico e aos contextos, construo de tarefas e consequentemente produo de materiais, avaliao e certificao.

1. Os conceitos de lngua materna, lngua estrangeira, lngua segunda so conceitos polissmicos que no correspondem a uma definio linear. O conceito de Lngua Materna apela ao de lngua da socializao, que, por definio, transmite criana a mundividncia de uma determinada sociedade, cujo principal transmissor geralmente a famlia. O conceito de Lngua Estrangeira facilmente se define como a lngua que no faz parte dessa socializao primria, estando subjacente uma srie de princpios metodolgicos. Na tradio da didctica das lnguas, o conceito de Lngua Segunda ocorre frequentemente como a lngua que, no sendo materna, oficial (ou tem um estatuto especial) sendo tambm a lngua de ensino e da socializao secundria. H, no entanto, alguns autores que consideram que Lngua Segunda desde que os aprendentes estejam em imerso lingustica, num contexto em contacto com os falantes nativos da lngua que aprendem. Cf. Grosso (2005: 608).

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

SINOPSE

O Quadro de Referncia para o Ensino Portugus no Estrangeiro (QuaREPE) que agora se apresenta tem como finalidade dar cumprimento ao estabelecido no ponto 4, do Despacho n. 21 787/2005 (2. srie), de 28 de Setembro de 2005, do Gabinete do Secretrio de Estado Adjunto e da Educao, publicado no Dirio da Repblica II Srie, n. 200, de 18 de Outubro de 2005, em que se aprovou o Quadro de Referncia para o Ensino Portugus no Estrangeiro (QuaREPE) e surge na sequncia da publicao da Portaria n. 914/2009, de 17 de Agosto. O Quadro de Referncia para o Ensino Portugus no Estrangeiro constitudo por trs captulos, bibliografia e descritores. No primeiro captulo, aps a contextualizao sobre o Ensino Portugus no Estrangeiro (EPE), o documento introduz a metodologia utilizada para a elaborao do QuaREPE, os seus fundamentos e o esquema conceptual subjacente. So igualmente referidos os princpios que enformam este Quadro, as finalidades e os utilizadores. No segundo captulo, apresentam-se as competncias gerais a desenvolver. Incluem-se as competncias relacionadas com o conhecimento do mundo e o conhecimento sociocultural (traos distintivos da sociedade e da cultura portuguesas). Tem-se em conta a importncia da interculturalidade no processo pedaggico e a dimenso social e cvica na educao e na formao do pblico-aprendente. Apresentam-se ainda competncias comunicativas no ensino, aprendizagem e avaliao. A activao dessas competncias depende do uso de estratgias, da seleco de domnios e temas, e concretizam-se atravs da realizao de tarefas e duma escolha criteriosa de textos, adequados ao nvel etrio e s caractersticas do pblico-aprendente bem como sua proficincia em lngua. O terceiro captulo dedicado essencialmente avaliao da proficincia em lngua portuguesa dos pblicos do EPE. Este ltimo captulo, relativo aos nveis de proficincia em lngua portuguesa, apresentam-se os descritores num sistema de cinco nveis (A1, A2, B1, B2 e C1), tendo como referncia e base de trabalho os nveis do Quadro Europeu Comum de Referncia (QECR). Esta rea tem em conta os contributos dos resultados da formao contnua de professores, efectuada nos diferentes contextos do EPE, no perodo compreendido entre 2003 e 2007. So enunciados, para alm da caracterizao geral por nvel, descritores para cada componente:

compreenso oral; leitura; produo/interaco oral; produo/interaco escrita.


Este documento constitui a primeira parte do QuaREPE, a que se seguir o Quadro de Referncia para o Ensino Portugus no Estrangeiro: Tarefas, Actividades, Exerccios e Recursos para Avaliao, com orientaes para os diferentes nveis de proficincia, organizado por mdulos e integrando sugestes de actividades e tarefas.

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

1. O ENSINO PORTUGUS NO ESTRANGEIRO 1.1. Enquadramento do Ensino Portugus no Estrangeiro


O EPE, modalidade de ensino no superior, cuja gnese remonta dcada de sessenta, direccionado ento para a assuno, por parte do Estado portugus, de cursos de lngua e cultura a filhos de portugueses em contexto de emigrao, passou a adoptar, ao longo dos anos, uma dimenso mais ampla. Num esforo para valorizar a sua importncia estratgico-poltica no quadro internacional, o EPE estabelece a ligao s comunidades portuguesas e aos pases de lngua oficial portuguesa, concede apoio e reconhecimento s escolas portuguesas, a par da promoo da lngua e da cultura portuguesa junto de falantes de outras lnguas e de outros sistemas educativos. A importncia e prestgio da lngua e da cultura portuguesa como veculo de formao e comunicao so actualmente vectores fundamentais da aco poltica portuguesa no mbito internacional2. Decorrente das acentuadas transformaes econmicas, sociais, tcnicas e educativas, o EPE abarca realidades distintas, tendo vindo a sofrer alteraes significativas. No mbito deste ensino, os primeiros programas de Lngua e Cultura Portuguesas, de 1978, foram concebidos em funo da equivalncia ao currculo portugus e tinham como pblico-alvo as crianas e jovens no seio das comunidades portuguesas. Passadas trs dcadas, verifica-se que o perfil do pblico-aprendente de portugus cada vez mais diversificado, contemplando as crianas e jovens filhos de trabalhadores portugueses em situao de mobilidade recente, os luso descendentes que j pertencem segunda ou terceira gerao, bem como falantes de outras lnguas. O EPE , pois, uma realidade polissmica, que actualmente envolve um conjunto de situaes diferenciadas: a) ensino da lngua e cultura portuguesa aos luso-descendentes; b) ensino da lngua e cultura portuguesa em cursos integrados nos sistemas educativos dos pases de acolhimento; c) ensino da lngua e cultura portuguesa a falantes de outras lnguas; d) apoio curricular em casos de mobilidade de cidados portugueses para outros pases da Unio Europeia3; e) experincias de ensino bilingue; f) ensino da lngua portuguesa nos pases da frica sub-sahariana; g) perspectiva de ensino da lngua portuguesa em alguns dos pases do Mercosul.

2. Prembulo da Resoluo do Conselho de Ministros n.188/2008, de 16 de Julho, publicado no Dirio da Repblica, 1. srie, N. 231, de 27 de Novembro. 3. Nos ltimos anos, tm-se registado fluxos numericamente significativos de cidados portugueses em Andorra, Espanha, Frana, Luxemburgo, Reino Unido, Sua. CF. Relatrio da OCDE de 2007 e 2008 sobre Migraes (http://www.oecd.org/els/migration).

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

1.2. Quadro de Referncia para o Ensino Portugus no Estrangeiro fundamentao e metodologia


A dimenso transnacional da lngua portuguesa levou a que se tomassem como referncia para a planificao do seu ensino-aprendizagem: o Quadro Europeu Comum de Referncia para as Lnguas: Aprendizagem, Ensino, Avaliao (QECR), o Portfolio Europeu das Lnguas, os portfolios do sistema educativo portugus e os portfolios dos sistemas educativos onde existe uma rede de cursos EPE, os documentos para o ensino e aprendizagem de lnguas referentes ao Nvel de Iniciao, Nvel Elementar, Nvel Limiar, Nvel Vantagem4. Alm dos documentos acima mencionados, assinalam-se ainda como elementos de referncia: normativos que enquadram legalmente o EPE; Currculo Nacional do Ensino Bsico Competncias Essenciais; nveis de proficincia no Quadro da Association of Language Testers in Europe (ALTE); orientaes curriculares para a Lngua Portuguesa para o ensino bsico e secundrio do sistema educativo portugus. Tal como o QECR, o QuaREPE fornece uma base comum para a elaborao de programas, definio de linhas de orientao curriculares, construo de materiais pedaggico-didcticos e de instrumentos de avaliao, explicitando objectivos, sugerindo contedos, mostrando-se flexvel em relao aos mtodos, reforando a transparncia para todos os utilizadores do QuaREPE, designadamente em relao aos cursos, programas e qualificaes, promovendo a cooperao entre sistemas educativos e intervenientes no prprio processo de formao. Esta promoo visa a rentabilidade dos cursos do EPE, atravs do seu reconhecimento e acreditao junto dos outros sistemas educativos a fim de a aprendizagem da lngua portuguesa ser considerada significativa nos percursos escolares dos alunos. Com vista caracterizao do pblico-alvo e dos contextos de ensino-aprendizagem, procurou-se confirmar as informaes disponveis (provenientes de coordenadores, professores, formadores, etc.) atravs de inquritos por questionrio junto dos agentes educativos e dos alunos, tendo sado reforada, pela anlise efectuada, a ideia da grande heterogeneidade do pblico e dos contextos do EPE. Para alm deste momento de investigao, o grupo de trabalho contou com perodos de observao/investigao, aquando da realizao de aces de formao para os docentes do EPE, que possibilitaram o contacto com a realidade contextual e a recolha de dados relevantes para a referida caracterizao. Face situao atrs enunciada, o pblico-alvo objecto deste QuaREPE so os alunos dos sistemas escolares do ensino no superior, a viver em pases cuja lngua oficial no o portugus, servidos ou no pela actual rede de cursos de Lngua e Cultura Portuguesas (LCP). O ensino e a aprendizagem das lnguas, numa sociedade em transformao, multilingue e multicultural, gerem a heterogeneidade como riqueza, apontando para a construo de uma competncia plurilingue e pluricultural. neste contexto que surge o QuaREPE, documento que apresenta linhas de orientao para elaborao de contedos de ensino e aprendizagem numa

4. Estes documentos foram produzidos no mbito da Diviso de Projectos Lingusticos do Conselho da Europa, nomeadamente o Projecto Polticas Lingusticas para uma Europa Multilingue e Multicultural, criado na sequncia das recomendaes emandas da Conferncia Permanente dos Ministros Europeus da Educao (Noruega, Junho de 1997) e do Plano de Aco estabelecido por ocasio da 2. Cimeira de Chefes de Estado e do Governo dos Estados Membros do Conselho da Europa.

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

perspectiva de abertura e flexibilidade suficientemente abrangentes para que a grande diversidade de pblicos e de contextos possa ser contemplada. O reconhecimento da variedade lingustica e cultural implica compreender a lngua no seu continuum, lngua materna lngua estrangeira, redescobrindo diversas abordagens e renovados processos de ensino-aprendizagem. Na elaborao do QuaREPE privilegiou-se um conceito de currculo construdo por etapas, assente num plano que inclui as competncias e as aprendizagens consideradas essenciais para todo o pblico-aprendente, mas que possa contemplar igualmente todas as ocasies que surjam como oportunidades significativas de aprendizagem no planeadas. A flexibilizao sugerida permite aos professores organizarem o processo de ensino-aprendizagem em relao a programas, mtodos e materiais, de acordo com os diversos contextos em que se desenvolvem.

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

1.3. Princpios do QuaREPE


Os princpios que orientaram a concepo e o desenvolvimento do QuaREPE so os seguintes: a) Incluso e sustentabilidade O EPE uma modalidade especial de educao do sistema educativo portugus. Apesar de a sua aco estar definida nos normativos em vigor, o seu impacto e reconhecimento sero reforados se forem articulados com outros sistemas educativos.Assim, a sua incluso (exequvel em formatos vrios), reconhecida pelas autoridades educativas regionais ou nacionais, nos projectos educativos e nas ofertas curriculares das escolas, nos programas e nas orientaes, decisiva para a sua sustentabilidade. b) Transparncia, abertura, coerncia O seu reconhecimento decorrer da sua transparncia, da sua abertura colaborao de intervenientes vrios e da coerncia na aplicao das orientaes. c) Autonomia do ensino e da aprendizagem Pretende-se legitimar um conjunto variado de prticas a partir de um quadro comum. As orientaes deste Quadro estimulam a participao activa do pblico-aprendente no processo de desenvolvimento das suas competncias em portugus, atravs do envolvimento da comunidade familiar e social mais prxima, bem como da ligao do espao formal de ensino e aprendizagem com utilizadores da lngua de outros contextos. Tambm a auto-avaliao e a possibilidade de certificar competncias adquiridas podem ser um estmulo importante para alunos, famlias, escolas e professores (de portugus e de outras reas curriculares).

1.4. Finalidades
So finalidades do QuaREPE:

Contribuir para a integrao com sucesso do pblico-alvo do EPE nos sistemas educativos
em que esto inseridos, independentemente do seu momento de entrada;

Desenvolver competncias gerais em lngua portuguesa; Contribuir para a promoo da cidadania democrtica; Dotar a rede de EPE de um instrumento que permita a todos os seus utilizadores descrever
e reflectir sobre a sua prtica pedaggica e educativa, apresentar opes e tomar decises conscientes, coerentes e consequentes; atravs do intercmbio e da explorao das tecnologias de informao e comunicao; ensinante mais reflexivo.

Desenvolver a identidade plurilingue e pluricultural dos pblicos do EPE, nomeadamente Contribuir para uma mudana de paradigma da prtica pedaggica e para um perfil de

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

1.5. Utilizadores

So potenciais utilizadores do QuaREPE:

professores; organizadores de cursos; conceptores de currculos; autores de materiais pedaggicos; examinadores; encarregados de educao; autoridades educativas (locais, regionais e nacionais) dos sistemas educativos dos pases onde existe oferta do EPE.

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

10

2. DESENVOLVIMENTO DE COMPETNCIAS EM LNGUA PORTUGUESA 2.1. Competncias gerais


O processo de ensino e aprendizagem de uma lngua implica o desenvolvimento de competncias gerais, tal como esto definidas no QECR, de carcter transversal, que integram atitudes e saberes, saber-fazer e saber-aprender. Deste conjunto de competncias faz parte o conhecimento declarativo (conhecimento do mundo, conhecimento sociocultural e conscincia intercultural). Lngua, cultura e sociedade so indissociveis, cabendo lngua o papel de transmissor da cultura e de representao de uma imagem do mundo em que se espelham diferentes realidades. Neste sentido, a histria de um pas, as normas sociais e os fundamentos histricos da sociedade no so somente factores necessrios para compreender a cultura, mas possibilitam tambm que o pblico-aprendente use a lngua de forma mais adequada. No contexto do EPE, a abordagem da cultura coloca a problemtica complexa da relao entre indivduos e entre culturas, implicando uma dialctica da afirmao de si prprio, da sua identidade, o (re)conhecimento do outro, independentemente de terem ou no a mesma lngua materna ou a mesma nacionalidade. Neste mbito, tendo em conta que, numa grande parte dos contextos do EPE, o pblico-alvo continua a ser maioritariamente de origem portuguesa, a interaco entre os conhecimentos formal e informal, adquirido no domnio privado da famlia e da comunidade em que se encontra, evidencia a importncia da abordagem das competncias gerais de ndole sociocultural. De facto, os conhecimentos prvios, inerentes a uma cultura de pertena, por vezes bastante parciais, so frequentemente questionados, sendo, por isso, til que referncias como as do espao, do tempo histrico e da pertena social sejam explicitadas, de modo claro, de forma a anularem o poder do esteretipo. O conhecimento sociocultural um dos aspectos do conhecimento do mundo que contribui para o enriquecimento pessoal do indivduo. neste contexto que, no conjunto de saberes, se incluem os referentes ao conhecimento dos traos distintivos da sociedade portuguesa e que esto estreitamente ligados ao ensino e aprendizagem do portugus, relacionados com a vida quotidiana (os ritmos de trabalho e hbitos), condies de vida (condies de alojamento), as relaes interpessoais, os valores, as crenas, as atitudes, as tradies, as convenes sociais (QECR, 2001: 148-149). Com base no QECR, apresentam-se alguns exemplos:

vida quotidiana: hbitos alimentares em Portugal e noutros pases; hbitos de


de trabalho; horrios...;

leitura e

relaes interpessoais, por exemplo, as relaes que se estabelecem entre as geraes: a


juventude e os seniores; relaes entre grupos sociais; relaes entre sexos nas diferentes esferas sociais e formas de tratamento;

valores,

crenas e atitudes em relao histria e tradies, mudana social, s minorias, aos esteretipos, literatura e artes;

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

11

linguagem verbal e no verbal: conhecimento de convenes sociais que regulam a articulao entre estas duas linguagens; comportamento; modos de saudar e de se despedir; doena.

convenes sociais: pontualidade, hospitalidade; convenes e tabus de conversao e de comportamentos em reas como: prticas religiosas e ritos; nascimento, casamento;

2.2. Competncias relacionadas com outras reas curriculares


No conjunto das competncias definidas para o EPE, apresentamos as competncias relacionadas com o conhecimento do mundo, particularmente (e como exemplo) nas reas disciplinares de Histria e Geografia, atravs das quais o aprendente acede a referncias fundamentais da vida, histria e cultura portuguesas. dentro desta perspectiva que alguns materiais sugerem que o aprendente, ao iniciar o estudo de uma lngua, seja familiarizado com elementos simblicos identificativos do(s) pas(es) cuja lngua passa a ser objecto de estudo. Baseado no exposto, sugerimos dois blocos de competncias para serem desenvolvidas nos primeiros trs nveis (A1, A2 e B1) e nos nveis mais avanados (B2 e C1). No entanto, esta distribuio flexvel, ficando a gesto destas competncias por nveis ao critrio do(a) ensinante, que ter a preocupao de as adequar ao nvel etrio dos seus aprendentes bem como sua maturao intelectual e sociocognitiva, sua motivao e interesses, necessidades e grau de proficincia em lngua.

2.2.1.Competncias relacionadas com outras reas curriculares para os nveis A1, A2 e B1


Localizar (no mapa) Portugal na Pennsula Ibrica, na Europa e no Mundo. Localizar os arquiplagos portugueses (Aores e Madeira). Identificar as fronteiras de Portugal. Localizar (em mapas) rios de Portugal e as maiores elevaes. Localizar (no mapa) os Pases de Lngua Oficial Portuguesa. Identificar, caso tenham origem portuguesa, o local de origem e de habitao de familiares. Identificar localidades portuguesas que conhecem ou que gostariam de visitar. Relacionar datas e locais com factos histricos. Utilizar unidades de referncia temporal (milnio, sculo, dcada, ). Pesquisar dados sobre o patrimnio cultural portugus. Identificar Portugal como uma repblica e uma democracia. Identificar nomes de polticos de Portugal (como o Presidente da Repblica e o Primeiro Ministro). Observar, com base em textos e suportes diversificados, as caractersticas do meio em diferentes locais e regies de Portugal. Identificar patrimnio emblemtico portugus (Mosteiro dos Jernimos, Cristo-Rei, Torre dos Clrigos, pinturas rupestres de Foz Ca,...).

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

12

Identificar smbolos ligados cultura portuguesa. Identificar esteretipos ligados aos portugueses e cultura portuguesa. Identificar personalidades portuguesas ilustres. Reconhecer marcas culturais (espaos, lendas, comportamentos) e traos de
identidade (gastronomia, msica, artesanato, ).

2.2.2.Competncias relacionadas com outras reas curriculares para os nveis B2 e C1 Distinguir entre freguesia, concelho, distrito. Indicar itinerrios em mapas de estradas de Portugal, sugerindo pontos de interesse no

itinerrio escolhido. Pesquisar informao sobre as caractersticas fsicas (clima, relevo e rios) e socioeconmicas do territrio portugus (distribuio da populao, actividades econmicas, ). Reflectir sobre casos concretos do impacto dos fenmenos humanos no meio ambiente, sugerindo aces especficas com vista melhoria da qualidade de vida. Reconhecer a importncia da preservao e conservao do ambiente. Reflectir sobre aspectos da vida da sociedade portuguesa em diferentes pocas (aspectos culturais, actividades econmicas, estrutura social, ) com base em documentos vrios. Identificar as diferentes religies existentes em Portugal. Identificar as lnguas da diversidade cultural em Portugal e no pas em que vive. Pesquisar sobre temas da histria nacional ou regional comparando com o pas em que vive.

2.3. Conscincia intercultural


O conhecimento, a conscincia e a compreenso da relao (semelhanas e diferenas distintivas) entre o mundo de onde se vem e o mundo da comunidade-alvo produzem uma tomada de conscincia intercultural (QECR, 2001: 150). Esta vertente transversal do currculo, assumindo-se como um dos vectores essenciais das polticas educativas na Europa, pressupe uma perspectiva tica e cvica na rea da educao, em que valores como a convivncia social constituem uma orientao pedaggica no combate xenofobia e ao etnocentrismo, bem como aos preconceitos e discriminao. O ensino e aprendizagem de uma lngua afirma-se como uma rea privilegiada para que o aprendente tenha outras percepes, descubra outras perspectivas da realidade, outro modus vivendi, tome conscincia e interaja no s com as culturas do seu pas, mas tambm com a diversidade cultural de falantes de outras lnguas. Tambm no ensino do portugus a abordagem intercultural fulcral no sentido de favorecer o desenvolvimento harmonioso da personalidade do aprendente e da sua identidade, que no raramente est dividida entre duas culturas, dando uma resposta experincia enriquecedora da alteridade em matria da lngua e da cultura. Esta perspectiva defendida no QECR que considera que a abordagem intercultural um dos objectivos essenciais da educao em

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

13

lngua (2001: 19). Alm disso, atravs da aprendizagem e aquisio de uma ou mais lnguas, as competncias lingusticas e culturais so transformadas pelo conhecimento do outro e contribuem para a tomada de conscincia intercultural, incentivando igualmente a capacidade de aprender mais lnguas.

2.4. Competncias comunicativas em lngua


Hoje em dia, a evoluo constante de conhecimentos e saberes faz com que a centragem no ensinoaprendizagem de uma lngua privilegie o desenvolvimento da competncia comunicativa, noo que tem sido estudada e aprofundada ao longo dos anos, no cabendo neste documento descrever o percurso diacrnico conceptual desta competncia. As competncias de comunicao so fundamentais no ensino, aprendizagem e avaliao de uma lngua, justificando-se a importncia que dada sua descrio no QECR. Neste Quadro, as competncias comunicativas em lngua abrangem quatro grupos de competncias que aqui retomamos: competncias lingusticas (lexical, gramatical, semntica, fonolgica, ortogrfica e ortopica), competncias sociolingusticas e competncias pragmticas (competncia discursiva e competncia funcional) e competncia estratgica (QECR, 2001: 156-184). Tal como j foi referido, o QuaREPE procura ser uma adequao do QECR aos contextos do EPE, sobressaindo a importncia de operacionalizar estas competncias em funo das necessidades e caractersticas dos diferentes pblicos e contextos. As competncias a desenvolver passam essencialmente pela anlise diagnstica do pblico-aprendente, designadamente dos diversos factores (biolgicos, sociocognitivos, socioculturais, afectivos, lingusticos e outros) que influenciam o ensino e a aprendizagem da lngua. Das competncias lingusticas, optmos pela apresentao das competncias lexical e gramatical.

2.4.1. Competncia lexical


Nos contextos de no imerso lingustica, em que a lngua portuguesa se restringe a usos pontuais ou educativos, as competncias comunicativas em lngua diminuem, sendo disso exemplo a competncia lexical. Relativamente a esta competncia, que consiste no conhecimento e na capacidade de utilizar o vocabulrio de uma lngua, h que distinguir elementos lexicais e elementos gramaticais. Os elementos lexicais incluem: a) Expresses fixas: Expresses feitas: saudaes do tipo Como est(s)?, provrbios, Expresses idiomticas: Pr/no pr as mos no fogo, Chover a cntaros,... Estruturas fixas: Com licena..., Seria possvel...?,... Outras expresses fixas: verbais tais como interessar-se por e locues preposicionais por exemplo a respeito de, em frente de; Combinatrias fixas (dar erros). b) Palavras isoladas, cuja polissemia necessrio ter em considerao, compreendendo palavras das classes abertas (nome, adjectivo, verbo, advrbio) e conjuntos lexicais fechados (dias da semana, meses do ano, ...).
QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR 14

Os elementos gramaticais incluem: artigos, quantificadores, demonstrativos, pronomes pessoais, pronomes interrogativos e relativos, possessivos, preposies, verbos auxiliares, conjunes e partculas.

2.4.2. Competncia gramatical


Definida como o conhecimento dos recursos gramaticais da lngua e a capacidade para os utilizar, a competncia gramatical implica o entendimento da gramtica da lngua como o conjunto de princpios que regem a combinao dos elementos da frase. Importa, neste caso, chamar a ateno para a importncia de comparar ou de tornar compatveis as gramticas no ensino-aprendizagem das lnguas em contacto, nos diferentes contextos do EPE. Os recursos gramaticais da lngua, designadamente da lngua portuguesa, so fundamentais no s para a sua utilizao, mas tambm para a consciencializao do seu funcionamento e eventual comparao com as lnguas do contexto em que se encontra. As competncias sociolingusticas dizem respeito s condies socioculturais do uso da lngua. Incluem-se, nesta competncia, os marcadores lingusticos de relaes sociais (por exemplo, uso e escolha de formas de tratamento), as regras de delicadeza, as expresses de sabedoria popular, as diferenas de registo, os dialectos e os sotaques. As competncias pragmticas englobam outras competncias como a discursiva (por exemplo, coeso e coerncia textual), a funcional (as microfunes, as macrofunes, os esquemas interaccionais) e a de concepo (conhecimento dos princpios segundo os quais as mensagens so organizadas, sequenciadas e usadas para fins funcionais especficos). A competncia estratgica reporta-se capacidade mental para gerir e implementar as componentes da competncia lingustica e das outras competncias em contexto de comunicao.

2.5. O uso da lngua


A activao das competncias comunicativas depende do uso de estratgias adequadas aos contextos de uso da lngua e realiza-se no desempenho das actividades lingusticas de recepo, produo, interaco e mediao, oralmente e por escrito, de textos relacionados com temas pertencentes a domnios especficos. A seleco dos domnios (privado, pblico, educativo, profissional) nos quais os aprendentes actuam, ou podero actuar no futuro, tem implicaes directas na seleco das situaes de comunicao, nos temas, textos, tarefas e actividades com os quais os aprendentes se vo deparar e consequentemente na elaborao de materiais. Podero emergir, num primeiro momento de contacto com a lngua portuguesa, as esferas de aco ou reas de interesse mais familiares para o aprendente, como so, nos contextos do EPE, os domnios privado, pblico e educativo.

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

15

Dentro dos domnios, e como aglutinadores do discurso, surgem temas, volta dos quais se desenvolvem os actos de comunicao. A seleco de uma rea temtica que motive e interesse os aprendentes e que seja adequada ao seu nvel etrio e ao contexto uma das questes fulcrais na organizao do processo de ensino e aprendizagem.

2.5.1. Temas
A escolha dos temas dever obedecer aos critrios de flexibilidade e abertura, tendo em ateno as necessidades comunicativas dos diversos grupos de aprendentes e a eventual articulao com outras reas curriculares. A ttulo meramente indicativo (e tal como ocorre no Nvel Limiar e no QECR), prope-se um conjunto de catorze temas, designadamente:

identificao e caracterizao pessoais; vida privada; casa; ambiente; escola; alimentao; compras e servios; tempos livres; viagens e transportes; higiene e sade; trabalho e profisses; percepes; relaes sociais; actualidades.
Em cada um destes temas podero estabelecer-se subtemas. Por exemplo, o tema Ambiente poder incluir os subtemas seguintes:

fauna; flora; rios, mares, lagos; poluio/no poluio; reas protegidas/reservas naturais; higiene ambiental; Homem e ambiente.

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

16

Para cada subtema, o ensinante identificar um conjunto de noes especficas. Por exemplo, para Homem e ambiente, poder especificar-se do seguinte modo:

perigos: efeito estufa, camada de ozono, aquecimento global; medidas: medidas de poltica, cidadania, educao; agentes poluidores: transportes poluentes; nveis de poluio do ar; mar negra; proteco civil: fogos florestais, catstrofes naturais, nvel de resposta.
Tanto a enumerao de temas e subtemas, como a sugesto de reas de noes especficas, dependem, em ltima anlise, da deciso dos ensinantes, que, nas suas planificaes, tero em conta o nvel etrio, os interesses, as necessidades, os nveis de referncia do pblico-aprendente.

2.5.2. Tarefas e textos


Dado que o pblico heterogneo, podendo ser tendencialmente pblico de portugus lngua materna, portugus lngua estrangeira e portugus lngua segunda, o ensino-aprendizagem da lngua pode privilegiar a prtica comunicativa, a reflexo sobre a lngua ou a lngua de acesso aos saberes das diversas reas disciplinares. Nesta perspectiva, adopta-se uma abordagem orientada para a aco, em que o pblico aprendente ser sobretudo actor social e utilizador da lngua. Os aprendentes realizaro tarefas nos domnios em que ocorre a comunicao. A realizao de tarefas significativas permite um modelo flexvel e dinmico capaz de abranger diferentes competncias e respeitar o desenvolvimento psicocognitivo, implicando materiais modulares, flexveis e criativos e contribuindo para uma aprendizagem pr-activa em portugus. Veiculados atravs de suportes vrios (voz, impresso, udio, vdeo, ), os tipos de textos podem incluir: Na oralidade instrues; anncios pblicos; conversas em presena; noticirios na rdio e na televiso; conversas telefnicas; espectculos; teatro, leituras pblicas, canes,...; comentrios desportivos; outros. Na escrita instrues; manuais escolares; livros; textos literrios; banda desenhada; publicidade; revistas; jornais; cartas e postais; mensagens de correio electrnico; mensagens de telemvel; folhetos e prospectos; dicionrios; impressos e questionrios; bases de dados (notcias, literatura, informaes); outros.

5. Entende-se aqui por texto qualquer enunciado, oral ou escrito, objecto de recepo, produo ou troca.

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

17

3. PROFICINCIA E AVALIAO 3.1. Organizao do ensino-aprendizagem


A organizao do ensino, aprendizagem e avaliao decorre da anlise das necessidades em lngua do pblico-aprendente. Deve, por isso, comtemplar uma avaliao diagnstica inicial (no incio do ano ou no momento de entrada do aprendente nos cursos de portugus). Os dados obtidos, que tero em considerao a idade do aprendente bem como o seu desenvolvimento cognitivo e o seu grau de maturao, permitem seguidamente identificar as competncias a desenvolver, seleccionar os contedos e as situaes de aprendizagem mais adequadas de acordo com as caractersticas do aprendente. Os contedos so seleccionados a partir dos descritores dos nveis de referncia e das competncias (gerais e em lngua). As competncias orientam o trabalho do(a) ensinante na medida em que, tendo conhecimento de como se desenvolve uma competncia de comunicao, em qualquer domnio, poder fazer opes mais conscientes que contribuiro para o sucesso de todos. Esta abordagem organizao do ensino-aprendizagem-avaliao dos cursos (avaliao diagnstica, contedos organizados por nveis/competncias/domnios de comunicao) permite o desenvolvimento da autonomia da aprendizagem e do ensino. Como a identificao dos contedos feita a partir das mesmas referncias, a heterogeneidade do ensino e da aprendizagem torna-se transparente e potencia a intercompreenso entre todos os intervenientes no processo educativo. A abordagem ao ensino em todos os contextos diferentes passa a ser coerente e mais flexvel, mais de acordo com as necessidades dos aprendentes e menos com os objectivos estabelecidos anualmente em funo de referncias muito diversificadas. A organizao do ensino, da aprendizagem e da avaliao dos cursos em nveis de proficincia possibilita uma articulao com outros sistemas de ensino de lnguas. Desta forma, pode cumprir-se o princpio da incluso e da sustentabilidade. Os sistemas educativos europeus utilizam actualmente o QECR como referncia para a identificao dos nveis em lngua que os aprendentes devem ter no fim dos ciclos de escolaridade. Tambm os contedos de ensino e aprendizagem e as competncias dos aprendentes em lngua curricular 6, em alguns sistemas educativos, esto indexados a nveis de actuao. Ora, o recurso s mesmas referncias no EPE beneficia todos os intervenientes. O QuaREPE contempla os casos de alunos bilingues (na acepo de que usam duas lnguas e no necessariamente que o seu uso igual ou de que dispem de um repertrio lingustico de nvel elevado), uma vez que foram adaptados descritores apresentados no QECR de forma a que pudessem incluir utilizadores com muito bom domnio de duas ou mais lnguas e, por outro lado, a avaliao do desempenho do pblico-alvo nos cursos; para o reconhecimento da proficincia o QuaREPE prev que os aprendentes possam ter nveis diferentes no oral e no escrito, na produo e na recepo. Tambm a auto-avaliao se faz com recurso aos mesmos nveis de referncia, com descritores, que podero tambm ser elaborados pelos professores ensinantes para verificao dos contedos de ensino-aprendizagem dos cursos, organizados por competncias e domnios.

3.2. Nveis de proficincia


A proficincia em portugus dos alunos dos cursos EPE bastante heterognea, espelhando a diversidade de perfis sociolingusticos e pessoais/familiares. Esta heterogeneidade reflecte-se na constituio e gesto pedaggica dos cursos. Da investigao que realizmos, conclumos que a

6.Nem sempre a lngua materna ou a nica lngua materna do pblico-aprendente.

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

18

organizao do ensino-aprendizagem e da avaliao melhoraria se os ensinantes seleccionassem os contedos a partir de descritores para competncias e nveis diferentes em portugus. Os cursos do EPE realizam-se em circunstncias muito diferentes quanto localizao, articulao com o sistema educativo frequentado, durao, horrio, constituio de grupos. Da caracterizao dos pblicos emerge uma grande diversidade de percursos pessoais/familiares e sociolingusticos dos alunos. A gesto desta diversidade no consentnea com programas rgidos. Pelo contrrio, o sucesso do ensino-aprendizagem passa por uma identificao de contedos adequados s necessidades comunicativas e expectativas do pblico. Esta abordagem decorre da aplicao dos princpios da flexibilidade, transparncia e coerncia. Os descritores do QuaREPE caracterizam genericamente os nveis e devero ser desenvolvidos pelos ensinantes em funo dos perfis dos aprendentes. As descries apresentadas no se referem a nenhum contexto especfico, de modo a que todos os contextos de ensino-aprendizagem (mais ou menos formais, para pblicos de idades diferentes) se possam rever nelas. No entanto, a descrio dos nveis deve ser adequada a cada potencial contexto de ensino-aprendizagem. Tal assuno implica que esta descrio, atravs de indicadores de actuao que descrevem o que os aprendentes so capazes de fazer em contextos diferentes de uso da lngua, deve ser relacionvel com os contextos de uso dos diferentes grupos da populao-alvo. Os nveis apresentados descrevem cinco proficincias, orais e escritas, de recepo e produo/ interaco e reflectem progresso em diferentes domnios sociais de comunicao.

3.3. Avaliao do desempenho dos aprendentes


A avaliao do desempenho dos aprendentes nos cursos, que tambm podemos designar de avaliao interna, realiza-se com o objectivo de fornecer aos ensinantes, aos aprendentes, e eventualmente tambm aos encarregados de educao e s escolas, informao actualizada sobre a aquisio de competncias. Dever incidir sobre o que foi ensinado, que ser parte de um conjunto de contedos de aprendizagem programados para um ano lectivo. Esta avaliao do desempenho dos alunos nos cursos poder ter o formato de uma ferramenta avaliativa elaborada pelo(a) ensinante e aplicada durante uma aula, com posterior comunicao do resultado e entrega das respostas corrigidas, ou de uma ferramenta que estimule a participao do pblico-aprendente na tomada de conscincia das suas competncias em lngua. Assim, esta ferramenta tender a incluir-se no grupo de instrumentos de auto-avaliao. Enquanto o teste elaborado pelo(a) ensinante constitudo por tarefas e questes com o objectivo de obter respostas relativas a compreenso da leitura, compreenso do oral, expresso oral ou expresso escrita, a auto-avaliao poder ser composta por descritores do tipo sou capaz de, com vrios tipos de resposta possvel, como, por exemplo, j sou capaz de, ainda no sou capaz de, etc., ou ser elaborada num formato semelhante ao teste do(a) ensinante, por exemplo, solicitando ao aprendente que informe sobre se capaz de participar nas situaes de comunicao que lhe so apresentadas. Desta forma, pode obter-se resultados similares aos dos questionrios sobre capacidades.

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

19

Esta avaliao interna, com o objectivo de avaliao formativa, no formato teste ou questionrio de auto-avaliao, dever ser integrada no Portfolio pessoal do aprendente. O conjunto destes materiais contribuiro para enriquecer o Portfolio e so exemplos das competncias do pblicoaprendente quando as comprovar, se necessrio, para efeitos de mobilidade entre cursos de portugus, sistemas educativos ou para creditao no seu percurso escolar. No QuaREPE - Tarefas, Actividades, Exerccios e Recursos para a Avaliao apresentamos algumas questes relativas a tipos e formatos de avaliao e damos exemplos de itens que podem compor estas ferramentas avaliativas.

3.4. Avaliao para o reconhecimento da proficincia do pblico-aprendente: uma proficincia com competncias parciais diferenciadas
A avaliao para o reconhecimento da proficincia uma avaliao externa, conducente certificao das competncias dos utilizadores do portugus por nveis e capacidades visadas na utilizao da lngua. Valida as aprendizagens na medida em que o que aprendido num curso (e tambm o que aprendido em ambientes no formais de aquisio da lngua) contribui para a aquisio das competncias esperadas no final dos nveis A1-C1, oralmente e por escrito, produtiva e receptivamente. Esta avaliao tem impactos positivos: confere um valor acrescido aos cursos e promove a sua transparncia junto dos encarregados de educao, alunos, autoridades educativas; facilita a mobilidade entre cursos; valida os cursos do EPE nos percursos educativos dos alunos. Ser assim mais fcil para quem estuda portugus em formatos extracurriculares ver validadas competncias adquiridas porque todo o sistema de produo e gesto dos testes segue um conjunto de normas, comuns a outras lnguas, em prtica nas escolas e do conhecimento de professores, alunos e encarregados de educao. Alm disso, intensifica o interesse de todos pelos cursos porque lhes acrescenta um valor. Esta abordagem valoriza as competncias que o pblico-aprendente desenvolve dentro e fora de sistemas formais de aprendizagem (da lngua) e adapta-se s competncias que tm nos usos primrios e secundrios da lngua, formais e no formais, decorrentes dos seus perfis. Os alunos podem submeter-se a testes de nvel diferente em cada uma das competncias visadas. Assim, um aluno pode fazer um teste de compreenso do oral de B1, um teste de expresso oral de B1, um teste de compreenso de leitura de A2 e um teste de expresso escrita de A1. A escolha dos nveis decorre de recomendaes dos professores ou de negociao entre professor-aluno, com a cooperao dos encarregados de educao e das autoridades educativas. A certificao contm uma descrio do que o utilizador capaz de fazer na competncia visada e do nvel de desempenho, ajudando melhor compreenso do valor e significado das competncias do pblico-aprendente. Para registo das competncias deve ser utilizado o Portfolio adoptado. Alis,

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

20

3.5. Descritores Nveis de competncia (cinco nveis A1, A2, B1, B2 e C1)
COMPETNCIA EM LNGUA
CARACTERIZAO GERAL

A1
capaz de compreender e utilizar palavras e expresses conhecidas e simples para satisfazer necessidades, de acordo com o seu nvel etrio, identificando tema e contedo em textos claros, com apoio de imagens ou de outros recursos. capaz de interagir de forma muito simples compreendendo e usando as expresses mais comuns do quotidiano e frases muito simples com o objectivo de satisfazer necessidades comunicativas, desde que o interlocutor fale devagar e de forma clara e seja cooperativo.

A2
capaz de compreender palavras, frases e expresses frequentes em situaes de comunicao sobre si prprio, a famlia, amigos, casa, animais, escola, outros espaos familiares, tempos livres, e outros temas de importncia imediata. capaz de procurar e compreender tpicos informativos e do seu interesse em interaces quotidianas ou em documentos lidos por si prprio ou por outros. capaz de interagir em breves debates sobre saberes escolares com recurso a suporte de imagem.

B1
capaz de compreender os pontos principais de textos orais e escritos sobre assuntos relacionados com a vida escolar e cvica, os contedos curriculares, e ainda actividades dos tempos livres e vida social. capaz de relatar experincias, acontecimentos, desejos, e de apresentar opinies sobre assuntos conhecidos no domnio privado, escolar e pblico. capaz de produzir textos simples, coerentes e coesos sobre assuntos conhecidos ou de interesse pessoal, actuais ou do passado.

B2
capaz de compreender mensagens e intervenes extensas sobre um assunto relativamente familiar ou j conhecido ou da actualidade. capaz de compreender as ideias principais de textos complexos versando tpicos concretos ou abstractos, principalmente sobre assuntos do seu interesse ou da actualidade. capaz de interagir com relativa fluncia e espontaneidade com falantes nativos, desde que o tema seja relativamente conhecido.

C1
capaz de compreender textos orais marcados por ritmos de elocuo relativamente rpidos e/ou com muitas marcas de oralidade susceptveis de tornarem o texto menos claro, ou com elementos culturais que exijam compreenso de implicitaes. capaz de compreender textos escritos complexos, pela temtica, pela organizao do texto, apresentao de argumentos e uso de variedades lingusticas.

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

21

COMPETNCIA EM LNGUA
CARACTERIZAO GERAL

A1

A2

B1
capaz de comunicar com razovel correco, em contextos habituais de comunicao, apesar das influncias bvias da lngua materna. O que exprime claro, apesar da ocorrncia de alguns erros.

B2
capaz de produzir textos sobre vrios assuntos do seu interesse em vrios domnios de comunicao, designadamente os relacionados com as suas reas curriculares, com apresentao de pormenores e pontos de vista. capaz de comunicar com um bom controlo gramatical, embora possam ocorrer lapsos ou alguns erros no sistemticos ou na estrutura da frase que podem ser facilmente corrigidos pelo prprio.

C1
capaz de comunicar espontnea e fluentemente, evidenciando marcas prprias do texto oral nos domnios fontico, morfolgico, sintctico e na repetio de bordes lingusticos. capaz de manter um nvel elevado de correco gramatical de forma constante; os erros so raros e fceis de identificar.

capaz de estabelecer contactos sociais e educativos, usando adequadamente formas de saudao e de apresentao. capaz de pedir e dar informaes sobre si prprio ou sobre outras pessoas, tais como nome, idade, profisso, aspecto fsico, morada local onde mora, pessoas que conhece. capaz de trocar informaes de acordo com os seus tpicos de interesse, falando acerca de factos e de hbitos relacionados com o domnio educativo ou privado. capaz de resolver as dificuldades de comunicao, com recurso a vrias estratgias de comunicao.

capaz de comunicar em situaes dos domnios em que actua e que requerem troca de informao simples e directa, utilizando expresses e enunciados ligados por conectores simples. capaz de relatar, em textos curtos , acontecimentos, actividades e experincias pessoais passadas, no domnio privado e educativo, bem como de construir textos sobre pessoas, objectos, locais, imagens. capaz de reproduzir as ideias principais de textos breves lidos ou ouvidos. capaz de dominar o vocabulrio bsico relacionado com necessidades quotidianas nos domnios educativo, privado e pblico.

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

22

COMPETNCIA EM LNGUA
CARACTERIZAO GERAL

A1
capaz de usar a sequncia alfabtica para consultar dicionrios. capaz de dominar o vocabulrio bsico e frequente nos domnios privado e educativo, com recurso a estratgias de comunicao, se necessrio. capaz de usar algumas estruturas e formas gramaticais simples, que pertencem a um repertrio memorizado.

A2
capaz de usar com correco, estruturas simples, mas ainda comete erros elementares de forma sistemtica.

B1

B2

C1

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

23

COMPETNCIA EM LNGUA
COMPREENSO ORAL

A1
capaz de reconhecer palavras e frases simples e curtas que lhe sejam familiares, quando o interlocutor fala pausadamente e de forma clara. capaz de entender instrues breves, simples e claras sobre tarefas a realizar e que digam respeito a si prprio ou sua famlia, desde que o interlocutor fale pausadamente e de forma clara (ou que utilize outras estratgias de comunicao). capaz de compreender enunciados simples relacionados com a vida escolar, com recurso a vrias estratgias de comunicao.

A2
capaz de compreender palavras e expresses relativas a necessidades de comunicao consideradas prioritrias, com a condio de o interlocutor falar de forma lenta e clara. capaz de identificar o assunto de uma conversa, na sua presena, desde que este seja adequado aos seus interesses e faixa etria. capaz de compreender aspectos essenciais de informaes ou instrues breves, simples e claras. capaz de compreender mensagens curtas de gravaes telefnicas. capaz de compreender informao essencial de passagens curtas de emisses de rdio, televiso e de gravaes udio ou vdeo sobre um assunto corrente previsvel, por exemplo informao meteorolgica.

B1
capaz de compreender informaes sobre assuntos da vida quotidiana, designadamente os relativos ao estudo, regras de cidadania com a condio de o interlocutor falar de forma lenta e clara. capaz de compreender os aspectos principais duma conversa, na sua presena, desde que se privilegie o que se considera norma padro. capaz de compreender, na generalidade, informao contida em mensagens gravadas ou compreender programas de rdio e televiso que refiram assuntos j conhecidos ou de interesse pessoal.

B2
capaz de compreender mensagens televisivas e flmicas em lngua padro, sobre assuntos conhecidos, concretos ou abstractos. capaz de compreender conversas na sua presena, embora possa no compreender vocabulrio erudito ou tcnico especializado. capaz de compreender mensagens gravadas em lngua padro, reconhecendo o contedo informativo, o ponto de vista e a atitude do locutor.

C1
capaz de compreender, com facilidade, textos orais longos sobre assuntos diversos. capaz de compreender mensagens gravadas ou radiodifundidas, identificando pormenores, atitudes implcitas e linguagem metafrica. capaz de compreender instrues com vocabulrio tcnico especializado, relacionado com reas que conhece. capaz de compreender conversas longas sobre assuntos do seu interesse.

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

24

COMPETNCIA EM LNGUA
LEITURA/ COMPREENSO

A1
capaz de ler um texto, obedecendo s regras de pontuao. capaz de compreender as palavras-chave de textos curtos muito simples, que lhe sejam familiares e se refiram a situaes frequentes do quotidiano. capaz de ler um texto, obedecendo s regras de pontuao. capaz de compreender as palavras-chave de textos curtos muito simples, que lhe sejam familiares e se refiram a situaes frequentes do quotidiano. capaz de identificar as personagens de uma histria.

A2
capaz de ler um texto dialogado com entoao e ritmo. capaz de ler um texto dialogado com entoao e ritmo. capaz de localizar informao especfica e previsvel em documentos simples, tais como: mapas, verbete de dicionrio, prospectos, ementas, horrios, avisos, sinais e painis em locais pblicos, instrues. capaz de identificar o essencial de textos difundidos pela imprensa e pela televiso.

B1
capaz de compreender textos sobre assuntos relativos vida quotidiana e ainda os relativos aos domnios educativos, pblico e privado. capaz de compreender mensagens relatando acontecimentos e impresses nos domnios privado e educativo. capaz de compreender informao, em textos, ou partes de textos, razoavelmente extensos, seleccionando-a para cumprimento duma tarefa especfica. capaz de identificar os elementos que constituem argumentos num texto. capaz de identificar os pontos essenciais de notcias sobre assuntos de interesse pessoal.

B2
capaz de ler com grande grau de autonomia, adaptando o modo e a rapidez a diferentes textos e objectivos, demonstrando conhecimento de um vocabulrio amplo, podendo ter dificuldades com expresses pouco frequentes. capaz de ler com grande grau de autonomia, adaptando o modo e a rapidez a diferentes textos e objectivos, demonstrando conhecimento de um vocabulrio amplo, podendo ter dificuldades com expresses pouco frequentes. capaz de compreender o essencial da correspondncia corrente no mbito dos seus interesses.

C1
capaz de ler textos longos e complexos, sobre assuntos diversos, desde que possa descodificar o vocabulrio erudito, metafrico e tcnico. capaz de compreender mensagens complexas, com eventual apoio de um dicionrio ou de outros auxiliares capaz de compreender e seleccionar informao em textos longos e complexos, referentes a uma vasta gama de assuntos.

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

25

COMPETNCIA EM LNGUA
LEITURA/ COMPREENSO

A1
capaz de identificar o essencial de textos informativos muito simples, quando acompanhados de elementos paratextuais. capaz de seguir instrues escritas breves e simples, em actividades escolares.

A2
capaz de compreender o essencial de mensagens simples e breves de natureza pessoal (postal, bilhete, correio electrnico). capaz de seguir instrues escritas simples relativas a assuntos do seu interesse ou necessidades imediatas.

B1
capaz de compreender textos inseridos na programao televisiva ou em stios da Internet (legendas de filmes, textos publicitrios, jornais televisivos). capaz de compreender informaes e instrues pormenorizadas e mensagens no pessoais, como memo e aviso. capaz de compreender mensagens de natureza pessoal (carta ou correio electrnico). capaz de compreender textos ldicos e literrios, de acordo com a sua faixa etria.

B2
capaz de compreender e seleccionar informao em textos extensos e complexos, referentes a uma vasta gama de assuntos do seu interesse ou da actualidade. capaz de compreender artigos de imprensa, no mbito dos seus interesses e de temas actuais, com eventual recurso ao dicionrio. capaz de compreender instrues longas.

C1
capaz de compreender em pormenor uma vasta gama de textos principalmente nos domnios privados, educativos e pblicos. capaz de compreender em pormenor instrues longas, sem apoio de auxiliares, desde que estejam relacionadas com reas cientficas/ tcnicas conhecidas ou do domnio do quotidiano.

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

26

COMPETNCIA EM LNGUA
PRODUO/ INTERACO ORAL

A1
capaz de usar frases simples para falar de si prprio, da famlia, dos amigos, do local onde vive, dos tempos livres e gostos, estados fsicos e psicolgicos. capaz de interagir sobre assuntos conhecidos e do seu interesse, desde que o interlocutor esteja preparado para repetir ou parafrasear a um ritmo de elocuo muito lento, e ajude a reformular. capaz de dar instrues breves e simples, com recurso a estratgias de comunicao.

A2
capaz de formular frases e de as encadear para relatar acontecimentos pessoais ou do seu interesse no presente ou no passado. capaz de fazer breves apresentaes previamente preparadas com contedo previsvel relativo vida quotidiana, incluindo breves explicaes para as suas opinies e actos. capaz de fazer perguntas e de dar respostas, desde que simples e directas, sobre situaes previsveis da vida quotidiana (famlia, amigos, casa, escola, gostos, tempos livres, matrias escolares), com recurso, se necessrio, ajuda do interlocutor ou a outras estratgias de comunicao.

B1
capaz de falar sobre assuntos do seu interesse, apresentados numa sequncia linear de pontos. capaz de relatar experincias pessoais ou acontecimentos, dando conta dos seus sentimentos e reaces. capaz de narrar uma histria, eventualmente um livro ou um filme, dando conta da sua opinio. capaz de expressar emoes e sentimentos, tais como: alegria, surpresa, amizade, tristeza, curiosidade relativamente a factos.

B2
capaz de desenvolver de forma metdica uma apresentao ou descrio, destacando aspectos e pormenores importantes sobre assuntos relativos sua rea de interesse, justificando as ideias atravs de elementos complementares e de exemplos. capaz de abordar um problema, apresentando a sua opinio, justificando-a, ou corroborando a opinio de outrem. capaz de falar sobre um assunto do seu interesse, desde que previamente preparado, podendo afastar-se espontaneamente do esquema inicial, demonstrando -vontade e facilidade de expresso.

C1
capaz de apresentar, descrever ou narrar assuntos complexos, com recurso a argumentos complementares e desenvolvimento de aspectos especficos, terminando por uma concluso apropriada. capaz de fazer uma exposio, de forma clara e estruturada, sobre um assunto complexo, com eventual recurso a justificaes e a exemplos, podendo responder s objeces com relativa espontaneidade. capaz de participar sem grande dificuldade em conversas sobre assuntos da actualidade ou do seu interesse, com eventual recurso a expresses fixas ou idiomticas.

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

27

COMPETNCIA EM LNGUA
PRODUO/ INTERACO ORAL

A1

A2
capaz de solicitar pedido de informao ou esclarecimento para aquilo que no sabe. capaz de interagir em conversas curtas, expressando a sua vontade ou opinio, recorrendo se necessrio a estratgias de comunicao.

B1
capaz de participar em conversas sobre assuntos relacionados com a vida quotidiana e escolar, exprimindo opinies, concordncia ou discordncia sobre questes de interesse geral e educativo. capaz de interagir com o objectivo de obter ou de dar informao, fornecer e seguir directivas e instrues, para fazer face a situaes imprevisveis do quotidiano. capaz de trocar, verificar e confirmar informao do domnio privado em situaes imprevisveis, explicando a razo dum problema.

B2
capaz de interagir com vontade, correco e eficcia numa vasta gama de assuntos seus conhecidos, expondo as suas opinies e defendendo-as, fornecendo explicaes e argumentos. capaz de participar em conversas razoavelmente longas sobre a maior parte dos assuntos do seu interesse, fazendo comentrios, expondo pontos de vista, exprimindo emoes sentimentos. capaz de sintetizar informaes e argumentos provenientes de fontes diferentes.

C1
capaz de participar em debates, argumentando a favor ou contra mas adequadamente com relativo vontade e espontaneidade. capaz de interagir, dando opinies, concordando ou discordando, modalizando as respostas, concluindo e enfatizando os pontos principais. capaz de sintetizar informao ou argumentos, valorizando os pontos que considera mais importantes. capaz de participar em entrevistas, como entrevistador ou como entrevistado, desenvolvendo e valorizando determinados aspectos, com relativa fluncia e sem recurso a ajudas.
28

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

COMPETNCIA EM LNGUA
PRODUO/ INTERACO ESCRITA

A1
capaz de pedir ou transmitir informaes sobre si prprio, a famlia e os amigos, utilizando expresses e frases simples com dados ligados identificao e caracterizao pessoais, da famlia ou das pessoas que conhece. capaz de escrever mensagens simples e breves (SMS, postal, correio electrnico,...). capaz de responder afirmativa ou negativamente a convites e pedidos. capaz de preencher formulrios com referncias identificao de si prprio e dos outros (nome, nacionalidade, idade, morada,...).

A2
capaz de usar expresses e frases simples ligadas por conectores simples, tais como e, mas e porque, sobre assuntos relativos ao seu quotidiano. capaz de fazer uma breve e simples narrao de acontecimentos e experincias pessoais. capaz de escrever, de forma simples, biografias reais ou imaginrias. capaz de escrever notas ou mensagens simples e breves respeitantes a necessidades concretas e imediatas, podendo recorrer, se necessrio reformulao. capaz de escrever textos simples de correspondncia pessoal. capaz de preencher inquritos e formulrios simples, fornecendo dados (identificao, sade) sobre si prprio ou outrem (famlia, amigos).

B1
capaz de escrever textos simples e articulados numa sequncia linear sobre vrios assuntos no mbito dos seus interesses. capaz de fazer uma descrio pormenorizada, simples e directa, sobre assuntos seus conhecidos, nos domnios onde tem de actuar (designadamente privado e educativo). capaz de relatar, num texto simples e articulado, acontecimentos e viagens (reais ou imaginrias), incluindo sentimentos e a manifestao de opinies, acordo, desacordo e justificao de aces. capaz de escrever, no domnio educativo ou privado, mensagens (carta ou correio electrnico) sobre assuntos de natureza curricular, pessoal e cultural.

B2
capaz de escrever textos claros e pormenorizados sobre diversos temas no mbito dos seus interesses, fazendo a sntese e a avaliao de informao e de argumentos de origens diversas. capaz de escrever textos descritivos ou narrativos sobre acontecimentos e experincias, bem como sobre uma variedade de assuntos no mbito dos seus interesses ou da actualidade. capaz de escrever um texto expositivo, apresentando informao, argumentao, ou justificando pontos de vista nos domnios onde precisa de actuar.

C1
capaz de escrever textos estruturados, de forma clara, sobre assuntos fora da sua rea de interesse, salientando os pontos mais relevantes e defendendo um ponto de vista, atravs de exemplos pertinentes para chegar a uma concluso apropriada, utilizando os registos lingusticos mais adequados. capaz de escrever textos descritivos ou narrativos, claros e estruturados, adequados ao fim em vista (designadamente com fins estticos ou ldicos).

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

29

COMPETNCIA EM LNGUA
PRODUO/ INTERACO ESCRITA

A1

A2

B1
capaz de escrever, de forma clara, notas com informaes simples, mas relevantes, nos domnios privado e educativo. capaz de expor, de forma clara, problemas e de colocar questes.

B2
capaz de escrever mensagens em que pode exprimir diferentes graus de emoo, destacar os aspectos importantes dum acontecimento ou duma experincia e fazer comentrios. capaz de expor problemas e levantar questes num determinado contexto que implica a compreenso de vrios factores. capaz de preencher inquritos e formulrios sobre assuntos do quotidiano ou do seu interesse.

C1
capaz de escrever mensagens com clareza, nos domnios em que tem de actuar, com recurso a diferentes registos lingusticos (incluindo os registos afectivo e humorstico), ou os provrbios, adjectivaes comparativas e expresses idiomticas. capaz de escrever, de forma clara, estruturada e com vocabulrio adequado, sobre assuntos escolares ou do seu interesse. capaz de escrever pedidos, relatrios, cartas de motivao, currculos para os domnios em que precisa de actuar.

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

30

BIBLIOGRAFIA

ABRANTES, P. (coord.). (2001). Currculo Nacional do Ensino Bsico Competncias Essenciais. Lisboa: Ministrio da Educao/ Departamento de Educao Bsica. BACHMAN, L. F. (1990). Fundamental considerations in language testing. Oxford: OUP. BEACCO, J. C. (2000). Les dimensions culturelles des enseignements de langue. Paris: Hachette. BEACCO, J. C. (2007). Lapproche par comptences dans lenseignement des langues. Paris: Didier. BIZARRO, R. (org.). (2007). Eu e o Outro Estudos Multidisciplinares sobre Identidade(s), Diversidade(s) e Prticas Interculturais. Lisboa: Areal Editores. BOAL, M. E. (Coord.) (1996). Para uma Pedagogia Diferenciada. Cadernos PEPT-2000. Lisboa: Ministrio da Educao. BROWN, D. (2000). Principles of Language Learning and Teaching. San Francisco State University. BYRAM, M. (1997). Teaching and Assessing Intercultural Competence. Clevedon: Multilingual Matters. CARDOSO, C. (1998). Gesto Intercultural do Currculo. Ministrio da Educao/Secretariado Coordenador dos Programas de Educao Intercultural. CASTELEIRO, J. M., MEIRA, A. & PASCOAL, J. (1988). Nvel Limiar. Strasbourg: Conseil de lEurope; Lisboa: D.L.C.P., Instituto de Cultura e Lngua Portuguesa (ICALP). CONSELHO DA EUROPA (2001). Quadro Europeu Comum de Referncia para as Lnguas Aprendizagem, Ensino, Avaliao. Porto: Edies ASA. CONSELHO DA EUROPA/MINISTRIO DA EDUCAO (2001). Portfolio Europeu das Lnguas. Educao Bsica 10-15 anos. Lisboa: Ed. Lisma. CONSELHO DA EUROPA/MINISTRIO DA EDUCAO (2001). Portfolio Europeu das Lnguas. Educao Bsica + 16 anos. Lisboa: Ed. Lisma. ELLIS, R. (1997). The Study of Second Language Acquisition. Hong Kong: OUP.

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

31

ELLIS, R. (2003). Task-based Language Learning and Teaching. Oxford: OUP. FAVARO, G. & LUATTI, L. (a cura di). (2004). Lintercultura dalla A alla Z. Milano: FrancoAngeli. FERNANDEZ, S. (1997). Interlengua y anlisis de errores. Madrid: Edelsa. FERNANDEZ, S. (2001). Tareas y proyectos en la clase de lengua. Madrid: Edinumen. FERNANDEZ, S. (2003). Propuesta Curricular y Marco Comn Europeo de Referencia. Madrid: Edinumen. GROSSO, M. J. (2005). Lngua Segunda/Lngua Estrangeira. In F. Cristvo, (org). Dicionrio Temtico da Lusofonia. Lisboa: Texto Editores. p.608. GROSSO, M. J. (2006). O perfil do professor de Portugus para falantes de outras lnguas numa sociedade multicultural. In R. Bizarro & F. Braga (orgs.) Formao de Professores de Lnguas Estrangeiras. Porto: Porto Editora. pp. 262-266. GROSSO, M. J. (2007a). O papel do Quadro Europeu Comum de Referncia na investigao do Portugus a falantes de outras lnguas. In I. Mata & M. J. Grosso (coord.). Pelas Oito Partidas da Lngua Portuguesa. Universidade de Macau, Instituto Politcnico de Macau, Departamento de Lngua e Cultura Portuguesa, FLUL. pp. 244-251. GROSSO, M. J. (2007b). A Prtica Pedaggica na Diversidade Multicultural. In R. Bizarro. (Org.) Eu e o Outro - Estudos Multidisciplinares sobre Identidade(s), Diversidade(s) e Prticas Interculturais. Porto: Areal Editores. pp. 335-340. GROSSO, M. J. CUMBRE, A. & TAVARES, M. (2008). O Portugus para Falantes de outras lnguas, o Utilizador Elementar. Lisboa: DGIDC/IEFP/ANQ. HERINGER, H. & LIMA, J. P. (1987). Palavra Puxa Palavra. Lisboa: Ministrio da Educao e Cultura. LIMA, J. (org. e int.) (1983). Linguagem e Aco da Filosofia Analtica Lingustica Pragmtica. Lisboa: Ed. Apginastantas. McNAMARA. (2000). Language Testing. Oxford: Oxford University Press. NIZA, S. (coord.) (1998). Criar o gosto pela escrita, formao de professores. Lisboa: Ministrio da Educao/Departamento da Educao Bsica. NUNES, J. (2000). O professor e a aco reflexiva. Lisboa: Edies ASA.

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

32

PERRENOUD, P. (1997). Construire des comptences ds lcole. Paris: ESF. PERRENOUD, P. (1997). Pdagogie diffrencie: Des intentions laction. Paris: ESF. REYZBAL, M. V. (dir.) (2004). Perspectivas Tericas Y Metodolgicas: Lengua de Acogida, Educcion Intercultural y Contextos Inclusivos. Madrid: Comunidad de Madrid. RICHTERICH, R. (1985). Besoins Langagiers et Objectifs dApprentissage. Paris: Hachette. RIVENC, P. (d.) (2003). Apprentissage dune langue trangre/seconde. Bruxelles: De Boeck & Larcier S.A. ROLDO, M. C. (1999). Gesto Curricular. Fundamentos e Prtica. Lisboa: Ministrio da Educao/ Departamento de Educao Bsica. SKEHAN, P. (1987). Individual differences in second language learning. London: Arnold. SOARES, A. (2007). Os caminhos do portugus: adequao a novos pblicos e novas necessidades. In . Marcos de Dios (Ed.). Aula Ibrica. Actas de los congresos de vora e Salamanca. Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca. SOUSA, F. (2010). Ensino do Portugus Lngua Estrangeira em Espanha e Frana: a dimenso cultural dos textos programticos. In M. J. Maralo. Et al. (Eds.). Lngua Portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas. II Simpsio Mundial de Estudos de Lngua Portuguesa. vora: Universidade de vora. (http://www.simelp2009.uevora.pt/slgs/sl18.html) SOUSA, O. (1999). Competncia Ortogrfica e Competncias Lingusticas. Lisboa: ISPA. STRECHT-RIBEIRO, O. (1998). Lnguas estrangeiras no 1. ciclo: razes, finalidades, estratgias. Lisboa: Livros Horizonte. VELTCHEF & HILTON (2003). L`valuation en FLE. Paris: Hachette. ZABALZA, M. (1994). Planificao e desenvolvimento curricular na escola. 2. ed. Lisboa: Edies ASA. ZARATE, G. (1986). Enseigner une culture trangre. Coll. F. Paris: Hachette. ZARATE, G. (1995). Reprsentations de ltranger et didactique des langues. Coll. Crdit Essais. Paris: Didier.

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

33

DICIONRIOS
AA. VV. (2001). Dicionrio da Lngua Portuguesa Contempornea. Lisboa: Academia das Cincias, Verbo. CRYSTAL, D. (1992). Dictionary of Language and Languages. London: Penguin Books. CUQ, J-P. (2003). Dictionnaire de Didactique du Franais. Paris: CLE international. GALISSON, R & COSTE, D. (1983). Dicionrio de Didctica das Lnguas. Traduo portuguesa. Coimbra: Livraria Almedina. XAVIER, M. F. & MATEUS, M. H. (org.) (1990). Dicionrio de Termos Lingusticos. Associao Portuguesa de Lingustica e Instituto de Lingustica Terica e Computacional. Vol. I. Lisboa: Ed. Cosmos. XAVIER, M. F. & MATEUS, M. H. (org.) (1992). Dicionrio de Termos Lingusticos. Associao Portuguesa de Lingustica e Instituto de Lingustica Terica e Computacional. Vol. II. Lisboa: Ed. Cosmos.

GRAMTICAS E OUTROS AUXILIARES


CUNHA, C. & LINDLEY CINTRA (1984). Nova Gramtica do Portugus Contemporneo. Lisboa: Edies Joo S da Costa. DUARTE, I. (2000). Lngua Portuguesa, Instrumentos de Anlise. Lisboa: Universidade Aberta. MATEUS, M. H. et al. (2003). Gramtica da Lngua Portuguesa. 5. Edio. Lisboa: Caminho. PERES, J. A. & MIA, T. (1995). reas crticas da lngua portuguesa. Lisboa: Caminho. PERINI, M. A. (1995). Gramtica descritiva do portugus. So Paulo: Editora tica.

LEGISLAO
Resoluo do Conselho de Ministros n. 188/2008, de 16 de Julho, publicada no Dirio da Repblica, 1. srie, N. 231, de 27 de Novembro. Despacho n. 21 787/2005 (2. srie), de 28 de Setembro de 2005, do Gabinete do Secretrio de Estado Adjunto e da Educao, publicado no Dirio da Repblica 2. Srie, n. 200, de 18 de Outubro de 2005

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

34

STIOGRAFIA*

DGIDC: http://sitio.dgidc.min-edu.pt/Paginas/default.aspx Portal das Escolas: http://www.portaldasescolas.pt Instituto Cames: http://www.instituto-camoes.pt/ Plano Nacional de Leitura: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt Conselho da Europa: http://www.coe.int http://www.ecml.at Relatrios da OCDE sobre os diversos pases europeus: http: //www.oecd.org Midos Seguros na Net: http://www.miudossegurosna.net/ Portal Infantil na RTP (Zig Zag) : http://www.rtp.pt/wportal/infantil/ Antnio Torrado escreve e conta a histria do dia e a Cristina Malaquias ilustra: http://www.historiadodia.pt/pt/index.aspx http://junior.te.pt C@TRAIOS - O Portal dos Midos e Grados: http://www.catraios.pt Sesame Street: http://www.sesameworkshop.org/sesamestreet/ Stio dos midos: http://www.sitiodosmiudos.pt/sitio.asp Piuii Educao Infantil - Portal Brasileiro com Msica para Crianas: http://www.piuii.com.br/ O leme - Portal de busca: http://www.leme.pt/criancas/

*acedida em 10 de Maro de 2011

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

35

QuaREPE | DOCUMENTO ORIENTADOR

36

Potrebbero piacerti anche