Sei sulla pagina 1di 6

RELATRIO TCNICO

DISPENSA DE OUTORGA DE USO DE RECURSOS HDRICOS LANAMENTO DE EFLUENTES

1 . Estudo de caso

A Piscicultura hoje uma atividade em ascenso no pas, se apresentando como uma das maiores alternativa na melhoria das condies de vida de muitos produtores, com timas possibilidades de atender a demanda do consumo de alimentos de boa qualidade, principalmente ricos em protena animal com grande teor de mega 3, benfica sade humana. Alm dessa alimentao saudvel, pode tornar-se uma importante fonte de renda para as famlias envolvidas. A piscicultura uma atividade que pode ser desenvolvida em qualquer ambiente aqutico, desde que esse ambiente oferea as condies necessrias para o bom desenvolvimento da espcie a ser criada, como as qualidades fsicas e qumicas da gua, do solo, local, situao financeira (para investir), etc. Santarm, como toda a Amaznia, possui grande potencial para a Piscicultura, diante dos recursos hdricos existentes otimizando a atividade. A utilizao de audes, represas ou tanques escavados so hoje dos sistemas mais adequados para a regio, visto o baixo impacto ambiental gerado.
A existncia de uma piscicultura de pequena dimenso obriga ao abastecimento de dos tanques de piscicultura com gua captada superficialmente por gravidade num aude j existente. O principal objectivo desta piscicultura proporcionar s famlias

envolvidas no projeto melhor condies de vida, oferecendo s mesmas uma alternativa que garanta uma alimentao de boa qualidade, e tambm uma actividade capaz de gerar receitas e emprego, contribuindo ao mesmo tempo para preservar os estoques naturais da espcies pisccolas em causa.
Este relatrio resumido destina-se a demonstrar que a utilizao da gua insignificante e o impacto negativo da sua utilizao no meio ambiente irrelevante, ao contrrio dos impactos sociais positivos que so enormes, pelo que se justifica a dispensa de outorga de uso de recursos hdricos. 2. Caractersticas da propriedade 1

2.1 NOME: FISH DOURO - Piscicultura 2.2 rea total: 14,99 ha 2.3 Tipo de solo: Areno-argiloso 2.4 Topografia do terreno: Plano. Ligeiramente acidentado na parte Sul da propriedade, fora da rea da piscicultura. Esta rea de topografia mais acidentada encontra-se coberta de mata. 2.5 Localizao: A propriedade est localizada junto rodovia Dr. Everaldo Martins, distando da sede do municpio (Santarm) 18.5 Km. A propriedade confronta a Este e a Sul com Everaldo Rocha, a Oeste com Eden de Tal e a Sul com a Rodovia Everaldo Martins (Santarm /Alter do Cho).

2.6 Tipo de vegetao: rea com vegetao natural tipica desta regio paraense do Baixo Amazonas. Com excepo da rea mais a sul que se encontra coberta de vegetao rborea de mdio e grande porte (natural), e da rea que rodeia o igarap a juzante da barragem, toda a restante rea est revestida de um tipo de vegetao conhecida localmente por capoeirinha(vegetao arbustiva e herbcea de pequeno porte, pouco densa). 2.7 Clima: Tropical hmido, com duas pocas bem diferenciadas: vero e inverno, que se distinguem pela quantidade de pluviosidade, muito mais abundante no inverno. O quadro seguinte mostra os valores mdios da precipitao para a regio de Santarm PA. Os valores mensais apresentados resultam da mdia aritmtica do valores mdios mensais dos trs ltimos anos.

PRECIPIT AOEM S ARM-P ANT A (mdiade 2007/2009)


500 400 300 200 100 0 Precipitao (mm)

2.8 Hidrografia: Na propriedade existe apenas um nico igarap, sem nome, afluente do Jatuaranaque a atravessa no sentido Este - Oeste. 2.9 Ocupao do solo: Existem na propriedade 11 tanques escavados para piscicultura (principal actividade em explorao). Como forma de complementar a renda familiar das duas familias que residem na propriedade foi feita um plantao de marcuj e uma pequena horta. 3. Material utilizado A rea na qual est impantada a barragem, dispe de material areno-argiloso, local este em quase toda a sua extenso est desmatado ou com vegetao rasteira. 4. Utilizao A barragem de terra est localizada no igarap, tem a largura de aproximadamente 4 m, com quota de crista de 46 metros, e ainda, com constituio de macio com altura mxima de 6 metros, largura da crista de 7 metros e constituio da inclinao de talude de 1/4. A finalidade da construo desta barragem, que ocorreu h cerca de 25 anos, foi a criao de peixe, ou seja, piscicultura, para obteno de reservatrio com volume aproximado de 25.630 metros cbicos, cota NA de 3 metros e cota mxima de 3.5 metros.

N A J V E F R A M R B A I A M N U J L U J O G A T E S T U O V O N Z E D

5. Descrio do ponto de captao de gua e do processo de descarga de efluente. Com o objetivo de manter a descarga de montante da barragem foi reformado recentemente uma comporta em concreto com sistema de extavasamento capaz de escoar a vazo mxima provocada pelas guas pluviais. Em situaes de cheia anormalmente grande a gua ser drenada por um bueiro de 60 cm de dimetro localizado a Sul da referida comporta. Na barragem o ponto de captao da gua constitudo por apenas dois tubos de PVC com o dimetro de 100 mm (cada) que conduzem a gua at uma canaleta que a distribui de forma controlada pelos tanques de piscicultura. Excepto em casos de necessidades pontuais e de emergncia, um dos tubos encontra se sempre fechado, passando a gua apenas por um dos tubos. Assim a gua passa, por ao nica da gravidade, por um tubo de 100 mm de dimetro, durante um perodo mdio de 10 horas/dia. Durante a noite ambos os tubos esto fechados, uma vez que no h vigilncia neste perodo. Pelo mesmo motivo, tambm aos fins de semana, excepto em casos de manifesta emergncia, ambos os tubos esto fechados pelo que no h abastecimento e utilizao da gua captada, ou descarga de efluentes. A velocidade mdia da gua no tubo (aferida tcnicamente atravs do Mtodo do Molinete Digital (aparelho marca Global Water Instrumentation, procedimento Norma NBR9897-ABNT, 1987a) foi calculada em 1,1 metros por segundo. Com base neste dados foi calculada a Vazo Mxima Requerida para Outorga em 28,35 m3/dia. Permanentemente ocorrem perdas de gua por evaporao e infiltrao nos tanques de piscicultura. Com base nas caractersticas do solo e do clima da regio estimou-se que, em mdia, as referidas perdas possam aproximadamente 11,34 m3/dia. Desta forma a vazo do efluente , em mdia, de 17,01 m3/dia. ser de 40% do volume mximo de gua requerido para outorga (28,35 m3/dia) o que origina perdas de

6. Aes mitigadoras 6.1 Bacia de decantao Com o objectivo de reduzir o impacto negativo da devoluo dos efluentes foi construda uma bacia de decantao com a dimenso de 15 m x 20 m x 1,5 m, para onde so encaminhados os efluentes provenientes dos tanques de piscicultura. Desta 4

bacia e aps decantao dos slidos, o efluente devolvido ao igarap. A montante da bacia de decantao existe um filtro em tela metlica fina que retm os slidos mais grosseiros. Como se pode ver atravs dos resultados da anlise de gua (efluentes), a poluio reduzida e bastante abaixo do esperado, para o que certamente contribui a baixa densidade de peixes nos tanques (cerca de metade do normalmente indicado) e a renovao diria e quase permanente das guas dos tanques de piscicultura. Uma vez que apenas se verifica a deposio dos slidos na bacia de decantao, as caractersticas do efluente na situao de bruto e de tratado, so idnticas. 6.2 Extenso do lago O igarap de pequeno porte que alimenta o tanque e a represa, afluente do Jatoarana (e tambm designado localmente de "Jatoarana"), tem a sua nascente a cerca de 1000 metros para Este e assume um caudal significativo apenas quando entra na propriedade. A represa com uma lmina de gua de aproximadamente 8.544,83 m2, 433,0 metros de permetro, uma profundidade mdia 3 metros e um volume de gua que se estima em 25630 m3, tem as seguintes caractersticas:

1 Temperatura (mdia) 29 C 2 Oxignio dissolvido 8,0 ml/l 3 Teor de amnia < 0,10 ml/l 4 Acidez 6,0 5 Alcalinidade e Dureza 60 6 Transparncia: transparente, com uma coluna dgua mdia de 95 cm de profundidade.
Ao longo de toda a extenso do lago existente foi ao longo da ltima dcada, realizado o plantio de mudas de aa, bambu, caju e coco, para a conservao do leito do igarap. Com o objetivo de minimizar a eroso dos taludes da barragem decorrente das chuvas existentes em nossa regio, foi plantada vegetao rasteira tipo capim ou grama, em toda a sua extenso.

6.3 Bacia de dissipao 5

Com o objetivo de diminuir a fora da gua resultante da descarga do vertedouro foi reformada recentemente a jusante uma caixa preenchida com pedra de mo, que resultara na reduo da fora proveniente da maior descarga. 6.4 Manuteno e estado actual Alm das obras de benficiamento atrs referidas, foram recentemente realizadas pequenas obras, autorizadas e licenciadas pela SEMMA local, que consistiram basicamente no reforo de toda a tubulao e dos taludes perifricos de todo o barramento, com reposio do material que a eroso, ao longo das duas ltimas dcadas, tinha feito desaparecer.

Santarm , 13 de Outubro de 2011

__________________________

Dados do tcnico

Potrebbero piacerti anche