Sei sulla pagina 1di 15

Inverno e Vero: O que Freud e Krsna tm a Dizer Sobre Felicidade

Bhagavan dasa Bhakti-Sastri (DvS)

Este tem por finalidade primria apresentar as consideraes acerca do tema felicidade de duas dimenses de realidade um tanto diferentes, tendo por um lado Sigmund Freud, representante do atesmo e pai da Psicanlise e, do outro, Krsna com sua mensagem do Bhagavad-gita, escritura central da teologia Vaisnava, uma das escolas mais proeminentes do Hindusmo, ou Sanatana Dharma.

Objetiva tambm, de forma secundria, criticar o conceito de neutralidade da estrutura de discurso de um trabalho cientfico e sugerir, de forma prtica e experimental, uma abordagem que seja, dentro tambm dos limites desta, o mais neutra e imparcial possvel.

1. Introduo e Consideraes Metodolgicas

O presente pretende abordar o tema felicidade segundo Freud, defensor do conhecimento cientfico expandido vida mental pela psicanlise e a felicidade segundo a escritura religiosa Bhagavad-Gita, falada por Krsna, como representante do conhecimento revelado, em especial a verso do proeminente telogo Bhaktivedanta Svami Prabhupada, O Bhagavad-Gita Como Ele .

Em um artigo para a Science and Theology News de maro de 2005, o cientista Nigel Brush disse ter meditado acerca do fato da cincia ter-se auto-concedido monoplio na busca humana acerca da verdade e comeou a explorar as limitaes da cincia:

H trs fatores principais que fazem da pesquisa cientfica mais humana do que cientfica: a influncia das percepes passadas na percepo presente uma vez que o cientista no nasce cientista; [] o processo pelo qual o paradigma da cincia moderna se torna enraizado; a natureza social da pesquisa, [...] onde o cientista tem a concluso que pode chegar por suas evidncias limitada pelo medo de retaliao por parte de seus colega e/ou patrocinadores. (p. 27, traduo nossa)

Uma vez este trabalho tratar de duas dimenses quase opostas, o conhecimento ascendente e aquele aceito por muitos como descendente, ou o conhecimento emprico e o revelado, seria ainda mais absurdo tomar de um discurso cientfico e cham-lo, como de praxe, de neutro ou destitudo de subjetividade.

Segundo o Bhagavad-Gita Como Ele , verso primeiro do captulo quatro, o conhecimento revelado superior por vir de uma fonte infalvel, Deus, ao passo que as demais fontes, humanas, seriam sujeitas a quatro tendncias (transliterao em snscrito com traduo aproximada ao portugus): bhrama, tendncia a se iludir; vipralipsa, a enganar os outros para se beneficiar; pramada, a cometer erros, e karanapatava, possuir sentidos imperfeitos.

J o conhecimento cientfico, representado agora pelo renomado bilogo evolucionista Richard Dawking, advoga, em um artigo revista New Scientist de Julho de 2004, contra o conhecimento revelado afirmando ser impossvel saber se determinado livro realmente de fonte sobre-humana e, se fosse, se no foi alterado por interesses polticos, erros de traduo, etc.

O conhecimento cientfico, apesar das limitaes, seria algo mais sincero. Freud afirma isso, citado por Srgio Nazar David em sua obra Freud & a Religio: A psicanlise, enquanto cincia, no tem a pretenso de construir um sistema totalitrio, capaz de explicar tudo. (2003, p. 8)

O arquelogo Michel Cremo, em resposta a Dawkins, em seu livro Forbidden Archeology, diz que embora a cincia critique o conhecimento revelado como baseado apenas em f, eles tambm no experimentam seus pressupostos, mas aceitam a revelao destes das experincias de cientistas superiores, com maiores recursos e maiores capacidades... (2002, p.130, traduo nossa). Assim, estabelece-se o conhecimento cientfico tambm limitado pela possibilidade de alterao por parte de seus transmissores no sentido de interesses comerciais, polticos; problemas tradutrios, etc.

A colocao dos pressupostos cientficos como algo neutro no pode ser mais admitido como algo real, seno que como mais um ponto de vista sujeito a falhas. Assim, no captulo que se segue, ser abordado o conhecimento cientfico dentro das prioris cientficas, e o conhecimento revelado dentro das prioris teolgicas (conhecimento autoevidente) e, por fim, na concluso, nosso juzo sobre a importncia patrimonial das obras de Freud e Krsna, respectivamente em destaque o Mal-estar na Civilizao e o Bhagavad-gita.

2. PROBLEMATIZAO DA FELICIDADE

Antes de separarmos a viso de Krsna e Freud, apontemos alguns pontos em comum.

Quanto s expectativas do homem, Freud diz no se tratar de um tpico polmico ou controverso.

No h muitas possibilidades de engano na resposta: aspiram felicidade; os homens querem ser felizes e permanec-lo. Esta aspirao tem duas faces, um objetivo negativo e um positivo: por um lado, evitar a dor e a privao da alegria; por outro, procurar grandes alegrias (Mal-estar na Civilizao, p. 14).

Apesar dessa busca ser feita por todas as pessoas, sem discriminao tnica ou social, seu sucesso problemtico, e tal felicidade s decorre se precedida de alguma aflio, alguma alta tenso, como coloca Freud posteriormente no mesmo livro.

Aquilo que se chama felicidade, no sentido mais estrito, resulta da satisfao repentina de necessidades que atingiram uma alta tenso, e s possvel, devido sua natureza sob a forma de fenmeno episdico.

Urmila Devi Dasi, discpula do j citado telogo Bhaktivedanta Svami Prabhupada; em seu artigo intitulado Unending Happiness: Possible?, dissertando como representante do conhecimento revelado do Bhagavad-gita, traz essa mesma idia.

Primeiramente, tudo aquilo que tratamos por felicidade depende, de certa forma, de algum sofrimento prvio. Ns desfrutamos ao comer porque sentimos a dor da fome; sem fome ou apetite, comer no nos daria nenhum prazer - no importa quo saborosa ou bem preparada seja a comida. Sentimos prazer em dormir por encontrarmos alvio da fadiga. [...] Da mesma forma, na plataforma emocional, ter companhia passa a ser algo muito importante aps termos experimentado o sentimento de solido. Se examinarmos qualquer tipo de prazer material, constataremos que a experincia prazerosa na mesma proporo em que traz alvio para algum sofrimento. (2006, traduo nossa)

Quando uma pessoa constata tal idia de que no se pode ter felicidade plena, sem associados vestgios de sofrimento, ela tende a se afastar das pessoas e objetos que

acreditava serem suas fontes de felicidade, mas que, na verdade, so a fonte tanto da felicidade quanto da aflio.

No Bhagavad-gita, Arjuna, o discpulo e interlocutor de Krsna, um arqueiro prestes a guerrear por um reino que ele espera trazer-lhe muita felicidade. Todavia, quando Arjuna se d conta de que, para ter aquele reino, ele ter de matar seus prprios parentes, ele pondera de que adianta um reino, a felicidade ou at mesmo a prpria vida, se aqueles pelos quais somos impelidos a desejar tudo isso esto agora enfileirados neste campo de batalha? (Bg. 1.32). Assim, a primeira deciso de Arjuna (Bg. 2.5) viver como uma yogi, sozinho na floresta e mendigando de tempos em tempos na cidade, afastando-se, assim, tanto do prazer quanto da aflio.

Freud sugere este comportamento como prprio para o contexto, em sua mesma obra Mal-estar na Civilazao.

O isolamento voluntrio, o afastamento dos outros, constitui a medida de proteo mais imediata contra o sofrimento nascido dos contatos humanos. Torna-se evidente que a felicidade assim adquirida o repouso. (p. 16)

Mais uma fonte de desmotivao para a busca pela felicidade por aqui o que Krsna chama de kleshas (Bg 2.56), ou misrias inevitveis. Krsna explica cada um dos trs kleshas (trs misrias) no Srimad-Bhagavatam (1.10.4), escritura complementar ao Bhagavad-gita, como: daiva, causadas pelos semideuses; bhuta, causadas por outras entidades vivas, e atma, causadas pelo prprio eu (corpo e mente).

Parecendo parafrasear Krsna, Edgar Pesch, em O Pensamento de Freud, traz:

Se a felicidade limitada pela constituio ntima do nosso ser pelas circunstncias exteriores, o sofrimento, pelo contrrio, ameaa continuamente o homem. Provm de trs fontes principais: do prprio fsico votado doena, decadncia e a morte; do mundo exterior que fere, ataca e aniquila o indivduo; das relaes com os nossos semelhantes.

Com exceo de que Krsna pressupe semideuses controlando o mundo exterior, as semelhanas so bastante considerveis.

Encerramos por aqui nossas consideraes sobre as prioris comuns de Krsna e Freud acerca dos problemas para a universalmente ansiada felicidade. Abordar-se-, a partir de ento, as propostas de cada um para lidar com essa realidade.

2.1 Solues por Sigmund Freud

Embora alguns digam o contrrio, como alguns parentes de Freud, que ele simplesmente no leva muito a srio os ritos e dogmas (Harry Freud apud Peter Gay, Um Judeu sem Deus), Freud se auto-intitulava ateu. De fato, Freud aproveitava, ou criava, todas as oportunidade para ostentar sua descrena (GAY, p.21).

Assim, Freud desconstruiu crenas enraizadas e as reconstruiu dentro de seu novo paradigma. A viso do Deus Pai, que para os Judeus seria a relao verdadeira de paternidade que tentamos saciar com outras relaes neste mundo, Freud coloca como sendo exatamente o contrrio: a relao original seriam aquelas imperfeitas experimentadas aqui, e, tendo nossas expectativas absolutas frustradas, criaramos ns homens um Pai perfeito que jamais nos frustraria. Freud propunha o homem criador do Pai e no mais o contrrio.

Avesso ao conhecimento religioso, algo que Freud definitivamente no queria consigo era a ambio dos religiosos de ter respostas para tudo; assim, veremos que as propostas de Freud para evitar a aflio so bem coerentes com sua postura nenhuma expectativa fantasiosa ou o que ele chamava de iluso na seguinte definio: Uma iluso no um erro. simplesmente algo que no precisa se confirmar. Basta acreditar nela, independente de qualquer verificao. (CUNHA. Freud e o Desejo, p.53)

Freud, seguindo com seu Mal-estar na Civilizao, citado no captulo anterior, sugere a sublimao como um bom recurso tanto para se livrar dos males que as pulses reprimidas sejam reprimidas pela sociedade ou religio - podem trazer:

Podemos defender tambm, em certa medida, contra o sofrimento atravs da conservao da tendncia a buscar a felicidade dirigindo-a para objetivos e objetos substitutivos de molde a que o mundo exterior j no se oponha satisfao dos novos objetivos. a sublimao. Obtm-se neste sentido o mais completo resultado quando se consegue retirar do trabalho intelectual [...] uma soma suficiente de prazer. O destino, ento, no pode grande coisa contra ns. (p. 18)

Mesmo a prtica intelectual no seria algo suficiente para trazer a felicidade plena, mas, mesmo se o fosse, Freud ainda grifa um problema dessa forma de sublimao, afirmando que no pode ter um uso generalizado porque est apenas ao alcance de um pequeno nmero, alm de no evitar as trs misrias previamente mencionadas, seno que apenas aquela proveniente de outros, adicionaria Freud: no reveste com uma couraa impenetrvel aos golpes do destino; e acaba por se tornar ineficaz quando a fonte do sofrimento reside no prprio corpo.

Indo para o outro extremo, em seguida, Freud sugere que a felicidade pode vir do ato de dar vazo libido da forma mais natural possvel, rejeitando, se possvel, a formao repressora que nos trazida pela religio, sociedade, etc.:

Esta atitude psquica [o amor] -nos bastante familiar a todos; uma das formas sob a qual o amor se manifesta, o amor sexual, fez-nos sentir com o mximo de intensidade um prazer subjugante e, atravs dele, fornece-nos o prottipo de nossa aspirao felicidade. Nada h de mais natural do que continuar a procur-lo no prprio caminho onde, pela primeira vez, encontramos uma soluo. (Mal-estar na Civilizao, p. 20)

Assim, a proposta de Sigmund Freud destituda da pretenso religiosa de uma felicidade eterna, sempre nova e plena, e contra o princpio religioso de que pode haver uma nica soluo para pessoas diversificadas; da suas sugestes to opostas e, para um leitor mais desavisado, incoerentes.

A religio prejudicial adaptao e seleo, impondo uniformemente a todos as suas prprias vias para alcanar a felicidade e a imunidade contra o sofrimento. A sua tcnica consiste em rebaixar o valor da vida e em deformar de maneira delirante a imagem do mundo real, diligncias que tm por postulado a intimidao da inteligncia. (Freud apud WEBSTER, Por que Freud Errou, p.108)

Enfim, Freud se mantm coerente com sua proposta e sugere teorias e solues paliativas ao sofrimento do homem, como a reduo de expectativas, sublimao ou entrega ao desfrute sexual. O objetivo de Freud, ao contrrio das religies, muito mais constatar a realidade do mundo como um local no propcio felicidade que em geral se anseia do que sugerir qualquer soluo absoluta ou transcendente.

2.2 Solues por Krsna Bhagavan

Isvara Krsna Dasa, mestre em teologia comparada pela faculdade de Harvard, em seu artigo Looking into the Structure of Bhagavad-gita, publicado na revista Back to Godhead, diz o Bhagavad-gita trazer instrues em duas plataformas: uma propriamente religiosa - no sentido etimolgico da palavra como proveniente do verbo religar do latim, assim como yoga se deriva da raiz snscrita yuj (unir) - e instrues

em uma plataforma meramente relativa condio temporria em que a alma se encontraria nesta vida.

Dharma se refere a um conjunto de valores representados por dever, religio, moralidade, lei, ordem e justia, que, juntos, mantm a vida humana civilizada. Yoga se referiria ao esforo de se desapegar da vida mundana enquanto tenta se unir ao estado de liberao. (traduo nossa)

Na escritura em questo, quando Arjuna comea a esboar um desejo de abandonar sua posio como um militar e assumir a posio de um yogi que vive na floresta apenas concentrando sua mente no ar vital que entra e sai dos pulmes, Krsna imediatamente o censura: Como foi que tais impurezas se desenvolveram em voc? Elas no condizem com um ariano (arya), um homem que conhece o significado da vida. (2001, 2.2)

Krsna, como conhecedor de seu amigo Arjuna, conhecia sua natureza e sabia, portanto, que, se Arjuna se tornasse um mendicante meditativo, ele no passaria de um farsante e se tornaria frustrado. Assim, Krsna apresenta para Arjuna a natureza do mundo material como que regida por trs gunas, ou, na traduo consagrada de Bhaktivedanta Svami Prabhupada, trs modos da natureza.

Krsna diz que tudo regido por esses trs modos. s vezes, o modo da bondade se torna proeminente, derrotando os modos da paixo e ignorncia. [...] s vezes, o modo da paixo sobrepuja a bondade e a ignorncia, e, outras vezes, a ignorncia arrebata seus concorrentes. Deste modo, h sempre competio pela supremacia. (Bg. 14.10)

Krsna traz vrios exemplos. Em termos de caridade, por exemplo, ele diz que a caridade no modo da ignorncia quando se d algo para algum indigno, como dinheiro para algum que ir comprar drogas e se matar; no modo da paixo, a caridade caracterizada por se esperar fama em troca disso ou por ser feita com m vontade ou

impulsivamente; e, no modo da bondade, uma caridade feita em momentos apropriados e para pessoas igualmente apropriadas. Krsna traz diversos exemplos ao longo de seu tratado, em especial nos captulos dcimo quarto e dcimo stimo.

Krsna afirma que uma pessoa deve se conhecer atravs de prticas adequadas e identificar qual o modo da natureza que lhe proeminente e, a partir da, atuar dentro da sociedade.

Uma pessoa com proeminncia do modo da ignorncia ir se realizar em atuar sob a direo de algum sob algum dos outros modos. Uma pessoa mesclada de paixo e ignorncia pode ser um bom comerciante ou agricultor. Uma pessoa com proeminente modo da paixo pode ser um bom administrador, poltico ou militar. Ao que uma pessoa com proeminncia do modo da bondade pode ser um lder religioso, professor ou outro tipo de intelectual formador de opinio:

Os shudras, os vaishyas, os kshatriyas e os brahmanas distinguem-se pelas qualidades que nascem de suas prprias naturezas de acordo com os modos materiais.

Tranqilidade, autocontrole, austeridade, pureza, tolerncia, honestidade, conhecimento, sabedoria e religiosidade so estas as qualidades naturais com que os brahmanas agem.

Herosmo, poder, determinao, destreza, coragem na batalha, generosidade e liderana so as qualidades naturais das atividades dos kshatriyas.

A agricultura, a proteo s vacas e o comrcio so as atividades naturais dos vaishyas, e os shudras devem executar trabalho e servio para os outros. (18.41-44)

claro que isto nada tem haver com o corrompido sistema de castas mais ou menos vigente na ndia, que presume a posio de uma pessoa pelo seu nascimento e no pela auto-observao dela mesma. Nessas instrues, Krsna divide a sociedade para que ela exista em harmonia e que cada pessoa atue dentro de sua natureza para que encontre satisfao assim.

Todavia, o sujeito tem expectativas acima da mera realizao profissional e familiar. O sujeito tem a expectativa de uma felicidade constante e eterna. Mas Krsna estabelece o conceito de sukha e dukha, respectivamente desfrute e o resultado oposto do desfrute, como a oscilao entre o modo da ignorncia (inrcia) e o da paixo (ao). Na mesma proporo em que se tem prazer se tem aflio, como na mesma proporo que se desfruta de um objeto do sentido se sofre com o medo de perd-lo, etc.

Ento, mais uma vez visando uma soluo temporria para o sofrimento enquanto neste mundo, Krsna sugere o modo da bondade, o equilbrio entre ignorncia e paixo (inrcia e ao) algo como terapia ocupacional para quem est em cio, e repouso para quem est com excesso de atividades sugerindo que no se busque o prazer nem que se corra da aflio, no verso 2.14:

O aparecimento temporrio de felicidade [sukha] e aflio [dukha], e o seu desaparecimento no devido curso do tempo, so como o aparecimento e o desaparecimento de inverno e vero. Surgem da percepo sensorial, Arjuna, e precisa-se aprender a toler-los sem se perturbar.

claro que quando Freud critica de maneira geral a religio, refere-se cultura judaicocrist basicamente, mas, de qualquer forma, pode-se frisar aqui que a crtica do pai da psicanlise de que o erro da religio seria tentar criar um sistema nico para que indivduos diversos sigam no chega a Krsna, que tem um sistema moldvel personalidade e natureza de cada sujeito.

Essa, em grande sntese, a plataforma dharma do Bhagavad-gita; vamos plataforma yoga, enfim.

Krsna traz outro conceito de felicidade. No essa felicidade sukha que traz sempre dukha como anexo, mas uma felicidade, em snscrito, referida como ananda, traduzvel, talvez, por beatitude ou bem-aventurana. Essa felicidade sim seria a ansiada pelo sujeito, como explica Gour Govinda Maharaja, outro renomado telogo Vaisnava da atualidade:

No h nada de condenvel em se buscar a felicidade, assim como no condenvel se buscar gua quando se tem sede. Mas, se uma pessoa com sede busca gua no deserto, isso ridculo. No h felicidade-ananda neste mundo, mas apenas felicidade-sukha. As expectativas absolutas que criamos em relao s pessoas e aos relacionamentos devido saudade que temos de nossa relao perfeita com Deus, mas, para satisfazermos essa carncia, devemos restabelecer nossa relao com Deus, e no transferi-la para pessoas falveis. (1999, p.19, traduo nossa)

A idia defendida por Gour Govinda, como representante da teologia de Krsna, reconstri o que Freud desconstruiu. Enquanto Freud coloca o Deus Pai como uma criao do homem para suas carncias, a teologia Vaisnava apresenta a projeo nos homens como a carncia de nossa relao original com Deus. Assim, a relao de causa e efeito invertida.

s vezes, quando uma pessoa est com muita sede no deserto, ela se depara com uma miragem. Mas, na verdade, no h gua ali, mas tampouco se pode dizer que no exista gua. Da mesma forma, as pessoas buscam relaes absolutas, que lhes tragam felicidade plena, mas a expectativa de encontrlas nas relaes deste mundo nunca ser satisfeita. [...] Uma pessoa que v um osis no deserto porque j viu gua em algum lugar; da mesma forma, se esperamos encontrar um relacionamento perfeito porque j tivemos um relacionamento perfeito, que, de acordo com a teologia de Caitanya Mahaprabhu [Krsna], nossa relao original com Deus que se perdeu. (p.21)

O prazer decorrente da associao com Deus (ananda) estaria acima da dualidade sukha e dukha, o que realmente o ser busca. Ento, as instrues de Krsna para se suportar bem sukha e dukha e buscar realizaes neste mundo seria apenas um amparo enquanto se cultiva as prticas religiosas para a reobteno do amor puro por Deus, a fonte verdadeira de felicidade eterna que atenderia todas as expectativas absolutas dos indivduos. Em resumo, Krsna diria: Expectativas relativas para pessoas e situaes relativas e expectativas absolutas para a pessoa absoluta, e viva bem assim at sua morte para a vida eterna na qual se relacionar pessoalmente com Deus, que atender seus desejos reais.

CONCLUSO

Conclumos que, nas duas dimenses de felicidade - aquela enquanto neste mundo sem grandes expectativas, e aquela transcendental e de expectativas absolutas - Krsna o nico a trabalhar com ambas positivamente.

Um atesta poderia tirar grande benefcio para que desfrutasse deste mundo de forma melhor e mais saudvel tanto das instrues de Krsna Bhagavan quanto das de Sigmund Freud.

Um atesta, todavia, aps aceitar a concluso de Freud de que a religio seria nada mais do que uma neurose coletiva, uma iluso com funo de placebo, no poderia viver com a segurana hipottica com possvel concretizao aps a morte; cinqenta por cento, diria Pascal de que a felicidade que ele anseia existe em um mundo onde a relao perfeita, diretamente com Deus, aguard-lo-ia.

O testa, devoto de Krsna ou de alguma outra religio similar, teria muitas vantagens que um atesta no poderia simular, como afirma Freud: Obtm-se o mais completo resultado quando se consegue tirar da atividade do esprito uma soma suficientemente elevada de prazer. (Mal-estar na Civilizao, p. 18).

Encerramos, assim, com a postura que comeamos. Apenas apresentamos os fatos dentro de seus pressupostos e os deixando aqui, sem nenhum discurso final apologtico, permitindo que cada um d a este conhecimento o fim que julgar prprio.

Tomamos como nossas, ento, as liberais palavras que Krsna usa encerrando o Bhagavad-gita: Assim, apresentei-lhe o conhecimento. [...] Delibere a fundo sobre isto, e faa o que voc quiser fazer.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BRUSH, Nigel. Does Science Have It Right?. Science and Theology. Nova Iorque, mar. 2005. CARIOU, Marie. Freud e o Desejo. Rio de Janeiro: IMAGO, 1994. CREMO, Michael A. Forbidden Archeology: the Hidden History of the Human Race. Los Angeles: BBT international, 2005. DASA, Ishvara Krsna. Looking into the Structure of Bhagavad-gita. Back to Godhead. Los Angeles, v. 40, n. 6, p. 15-17, nov./dez. 2006. DASI, Urmila Devi. Unending Happiness: Possible?. Disponvel em: <http://www.dandavats.com/?p=75>. DAVID, Srgio Nazar. Freud e a Religio. Rio de Janeiro: JZE, 2003. DAWKING, Richar. Is God There?. New Scientist. Nova Iorque, jul. 2004. FREUD, Sigmund. Futuro de uma Iluso / Mal-estar na Civilizao. Rio de Janeiro: IMAGO, 2000. GAY, Peter. Um Judeu Sem Deus: Freud, Atesmo e a Construo da Psicanlise. Rio de Janeiro: IMAGO, 1992. PESCH, Edgar. O Pensamento de Freud. Lisboa: Moraes, 1970 PRABHUPADA, Bhaktivedanta Svami. O Bhagavad-gita Como Ele . Braslia: BBT, 2001. PRABHUPADA, Bhaktivedanta Svami. Srimad-Bhagavatam. Braslia: BBT, 1999.

Potrebbero piacerti anche