Sei sulla pagina 1di 26

AS INTERFACES DA AVALIAO PRESENTES NO CONSELHO DE CLASSE

Aparecida do Carmo Ribeiro Favero

RESUMO O presente trabalho faz parte do Programa de Desenvolvimento Educacional, da Secretaria de Estado da Educao do Paran, sendo requisito necessrio concluso do curso e tinha como principal objetivo desencadear um processo de reflexo sobre Avaliao e Conselho de Classe, junto aos professores que atuam no Colgio Estadual Prof Olympia Morais Tormenta, durante o primeiro semestre do ano de 2009. Isso foi possvel atravs da realizao de grupos de estudos quinzenais, onde inicialmente foi realizado diagnstico, junto aos professores, sobre a concepo de avaliao e de Conselho de Classe e quais as funes destes para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, alm do levantamento de dados sobre o conhecimento terico e/ou didtico acerca da elaborao de instrumentos de avaliao e tambm da reflexo sobre a prtica avaliativa e as concepes presentes na Proposta pedaggica, buscando alternativas que contribuam efetivamente para super-las e consequentemente modificar os resultados do Conselho de Classe. Palavras-chave Conselho de Classe. ensino-aprendizagem ABSTRACT The present work is part of the Program of Educational Development, the State secretary of the Education of the Paran, being requisite necessary to the conclusion of the course and had as main objective to unchain a process of reflection on Evaluation and Advice of Classroom, next to the professors who act in the State College Prof Olympia Morais Storm, during the first semester of the year of 2009. This was possible through the accomplishment of groups of biweekly studies, where initially it was carried through diagnostic, next to the professors, on the conception of evaluation and Advice of Classroom and which the functions of these for the improvement of the education process and learning, beyond the data-collecting on the theoretical and/or didactic knowledge concerning the elaboration of evaluation instruments and also of the reflection on the practical evaluative and the conceptions gifts in the Proposal pedagogical, searching alternative that they contribute effectively to surpass them and consequentemente to modify the results of the Advice of Classroom. Word-key - Advice of Classroom. Evaluation. Practical evaluative. Process teachlearning
1

Avaliao. Prtica avaliativa. Processo

Especialista em Psicopedagogia Clnica e Institucional, em Educao Especial e em Administrao Escolar. Experincia de mais de 20 anos em escolas pblicas das redes Municipal e Estadual, da cidade de Londrina PR.

INTRODUO Nos ltimos anos, tm se observado altos ndices de aprovao pelos Conselhos de Classe realizado ao final do ano letivo, no s no Ensino Mdio Noturno, mas tambm, no Ensino Fundamental e Mdio Diurno. Enquanto pedagoga, exercendo a funo numa escola de Ensino Mdio, de periferia, no perodo noturno, foi possvel observar a utilizao gradativa do espao do Conselho de Classe (realizado no final do ano letivo) com a finalidade principal de aprovar alunos que no conseguiram atingir a mdia necessria sua promoo. Isto significa que os mesmos deveriam ser reprovados por no terem se apropriado dos contedos mnimos essenciais para que seja possvel prosseguir no processo de escolarizao, sem perder a qualidade. Em momento algum se reflete no que foi proposto ao aluno no transcorrer do ano letivo para sanar suas dificuldades, ou seja, nos encaminhamentos metodolgicos adotados ou no. Apresenta-se uma questo antagnica, onde o aluno no est preparado para ser avaliado, por isso vai mal nesse processo, mas est preparado para prosseguir seus estudos ao ser aprovado (via Conselho de Classe). s vezes, o professor da mesma disciplina na qual o aluno no obteve a mdia necessria promoo o primeiro a defender sua aprovao (promoo). Esse um assunto que tem gerado grande conflito tambm entre pedagogos e professores preocupados com a melhoria da qualidade da educao pblica, portanto um tema que merece e precisa de estudo aprofundado, onde se busque no apenas as causas, mas principalmente possibilidades de reverter tal situao. Diante do exposto e da necessidade de elaborao de um Projeto de Interveno Pedaggica, exigido pelo Programa de Desenvolvimento Educacional PDE surgiu oportunidade de trabalhar o tema Avaliao e Conselho de Classe. Para a elaborao do referido projeto foi necessrio em amplo levantamento bibliogrfico sobre o tema na literatura e nos documentos que norteiam a prtica da escola, com o objetivo bsico de desencadear um processo de reflexo quanto ao tema proposto, de maneira a intervir na prtica vivenciada pela escola e consequentemente, na melhoria da qualidade do ensino, nas escolas pblicas paranaenses. Atrelado ao levantamento bibliogrfico est necessidade de:

diagnosticar junto aos professores da escola a concepo de Avaliao e de

Conselho de Classe e quais as funes destes para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem;
levantar dados sobre o conhecimento terico e/ou didtico acerca da

elaborao de instrumentos de avaliao eficientes e eficazes;


refletir sobre a prtica avaliativa e as concepes presentes na Proposta

Pedaggica, buscando alternativas que contribuam efetivamente para superar a fragmentao entre elas;
compreender as prticas avaliativas atuais, buscando formas de ao

coletiva com vistas superao das prticas classificatrias;


incentivar a reflexo referente necessidade de construir instrumentos de

avaliao que ajudem na tomada de deciso e que levem ao aprendizado;


propor estudos referentes s concepes de educao presentes na

realidade escolar atual, que permeiam a ao docente;


incentivar a busca de alternativas para fazer com que o Projeto Poltico

Pedaggico seja vivenciado nos aspectos referentes ao Conselho de Classe e avaliao atravs da promoo de grupos de estudos sobre o tema, enfocando todos os aspectos que influnciam no processo de ensino e de aprendizagem. A funo do Conselho de Classe vai muito alm de aprovar ou no, trata-se de encontrar os pontos de dificuldade do aluno, os problemas referentes atuao dos professores, os resultados das estratgias de ensino e/ou de avaliao utilizadas, a adequao da organizao curricular e a organizao escolar como um todo. Diante dos fatos apresentados podemos questionar: Que aspectos tm contribudo para que tantos alunos estejam chegando ao final do ano letivo, com mdias to baixas, necessitando de aprovao via Conselho de Classe? Dentro desse contexto que papel o Conselho de Classe e os processos avaliativos tm representando no encaminhamento metodolgico?

DESENVOLVIMENTO O projeto foi implementado no Colgio Estadual Prof Olympia Morais Tormenta Ensino Fundamental, Mdio e Profissionalizante, partir da realizao de grupos de estudos. Embora tenha sido divulgado durante a Semana Pedaggica/2009, momento em que a maioria dos professores estava presente, a adeso foi pequena, em considerao ao universo da escola. Ao iniciar o projeto os participantes tinham como expectativas:
buscar a melhoria do trabalho j desenvolvido na prtica,

atravs de maior fundamentao terica, referente ao tema Avaliao e Conselho de Classe; refletir sobre aspectos positivos e negativos referentes ao tema, na busca de encaminhamentos que propiciem a melhoria do processo; buscar o dilogo com autores diferentes e influentes no campo da teoria e reflexo sobre a ao docente, pois a prtica educacional requer crtica, vinculando a reflexo e a ao; aprofundar os conhecimentos visando enriquecer o debate e contribuir para que a educao avance, e assim promover melhoria no contexto educacional e social;
trocar

experincias com colegas acerca de situaes

angustiantes enfrentadas no dia-a-dia, referentes ao tema


buscar subsdios para enfrentar as transformaes na

educao e no processo de ensino e de aprendizagem, decorrentes do processo temporal e histrico; enfim, o aperfeioamento profissional. Diante da realidade que ora se apresenta e na tentativa de reformular a prtica escolar vivenciada, faz-se necessrio um amplo processo de reflexo, tendo como ponto de partida o levantamento e o estudo das teorias que consciente ou inconscientemente se fazem presentes nessa prtica. Isso precisa ser feito com muita seriedade pela escola.

Considerando os dados referentes aos ndices de evaso e repetncia escolar apresentados por Brando (1983, p.22), onde de 1000 crianas que ingressam anualmente na 1 srie do Ensino Fundamental, apenas 180 conseguem concluir a 8 e destes, aproximadamente 7, chegam Universidade. Muitas so as causas que contribuem para a manuteno dessa situao educacional, mas com certeza a forma como os alunos so avaliados tambm possibilitam o aumento consideravelmente desse ndice. Existe uma vasta literatura sobre o assunto que tema de estudos e pesquisas em diversos enfoques na Filosofia, na Sociologia, na Poltica, entre outros. Desses estudos crticos so sugeridas diversas propostas de encaminhamentos, mas em educao no existe receita. Embora possa parecer que essas discusses estejam superadas ou amplamente debatidas, na prtica o que se observa que o tema merece e precisa ainda permanecer em foco at que se consiga modificar sua aplicabilidade, ou seja, sair do campo das idias. Ainda se faz necessrios estudos relativos s suas definies, funes, objetivos, instrumentos, critrios de correo, anlise de resultados e possibilidades de encaminhamentos voltados tanto para o ensino, quanto para a aprendizagem. Assim, os grupos de estudos foram programados aos sbados, quinzenalmente, no perodo de maro a julho de 2009, sendo previstas 40 horas, destas, 24 horas tericas (presenciais) e 16 horas prticas, para estudos, (leituras de textos e documentos), alm da participao nos Conselhos de Classe do 1 e 2 bimestres. Nos encontros foram desenvolvidas atividades de leitura, discusses e relao teoria/prtica. Os temas abordados foram: o papel da escola (escola e sociedade; a evoluo trabalho, educao e avaliao); a Avaliao e o Conselho deClasse na escola, histrico da avaliao e do conselho de classe caminhos e (des) caminhos, alm da anlise do Regimento Escolar e da Proposta Pedaggica (tpicos referentes ao tema); a prtica avaliativa da escola hoje (tipos de avaliao quando e como devem ser utilizadas; critrios e instrumentos de avaliao por que avaliar e como faze-lo?). O trabalho com os grupos de estudos se iniciou a partir da apresentao dos dados do Conselho de Classe Final/2007, analisados tambm durante a Semana Pedaggica realizada pelas escolas, no incio de 2008, onde a SEED (Secretaria de Estado da Educao) props que fossem realizados estudos
5

qualitativos e quantitativos dos dados da escola, isso permitiu verificar que esses dados so alarmantes no somente perodo noturno, mas tambm igualmente assustador, nos demais perodos. Ao desnudar a realidade da escola s fez aumentar as angstias e inquietaes quanto finalidade do Conselho de Classe e tambm s indagaes sobre quais razes levam a esses resultados. ENSINO FUNDAMENTAL
SRIE MATRICUL. TRANSF. DESISTENT. REPROV. REP. POR FALTAS TOTAL DE APROV POR APROVAD. CONS.CLASSE % DE APROV P/ CONS. CLASSE.

5 6 7 8
O

292 254 244 246

19 20 23 30

04 17 21 06

36 24 23 24

27 15 18 13

206 178 159 173

109 089 056 122

53% 50% 35% 70%

bs. O clculo da % de aprovados por Conselho de Classe, foi feito tomando por base o total de alunos aprovados.

ENSINO MDIO - DIURNO


SRIE MATRICUL. TRANSF. DESISTENT. REPROV. REP. POR FALTAS TOTAL DE APROV POR APROVAD. CONS.CLASSE % DE APROV P/ CONS. CLASSE.

1 2 3

329 230 154

18 15 06

34 17 10

29 12 00

27 08 05

211 168 133

132 123 059

62% 73% 44%

Obs. O clculo da % de aprovados por Conselho de Classe, foi feito tomando por base o total de alunos aprovados.

ENSINO MDIO - NOTURNO


SRIE MATRICUL. TRANSF. DESISTENT. REPROV. REP. POR FALTAS TOTAL DE APROV POR APROVAD. CONS.CLASSE % DE APROV P/ CONS. CLASSE.

1 2 3

134 116 101

07 07 01

52 31 20

05 09 05

21 16 09

049 53 66

037 035 040

75% 66% 61%

Obs. O clculo da % de aprovados por Conselho de Classe, foi feito tomando por base o total de alunos aprovados.

Aps as discusses o grupo apontou como possveis causas;


As polticas nacionais de educao que associam resultados

a investimentos, fazendo com as metas dos governos e por conseqncia, das escolas, seja a melhoria dos ndices de aprovados, (qualidade x quantidade), inclusive causando preocupao com a perda de recursos, caso o ndice de reprovao seja muito elevado;
6

dificuldade da escola em trabalhar com a diversidade e com as diferenas existentes na escola (alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem), aumentando o nmero de estudantes fora da adequao idade/srie, que levam a aprovao como medida para corrigir essa distoro. Essa dificuldade em atender tais diferenas decorrente da falta de tempo, de estrutura, de carga horria do professor (muitas turmas x pouco contato do professor com o aluno) e ainda a necessidade de largar os bons e priorizar os ruins;
o avano da democracia, muitas vezes sem senso critico,

onde o aluno reivindica o diteito de escolha e questiona (hoje eu no quero copiar ou fazer); falta de apoio familiar na vida escolar dos filhos (os pais ou responsveis no comparecem escola, nem cobram, dos filhos, resultados). Esse processo de reflexo teve incio com a anlise de que o ser humano avalia e avaliado constantemente, desde o momento em que passou a ter o domnio da linguagem e da interao com o meio e com o outro. Segundo Freire, a educao crtica considera os homens como seres inacabados, incompletos em sua realidade igualmente inacabada e juntamente com ela. Portanto, em permanente processo de aprendizagem (1979, p.81), o que o diferencia dos demais seres vivos a razo, isto , a capacidade de antever ou prever suas aes, ou seja, refletir, planejar, avaliar, reavaliar, mudar e agir em funo dessa previso. Da mesma forma que a educao processo, isto significa que est em constante modificao e acaba por refletir as mudanas decorrentes do momento histrico no qual est inserida, tambm a avaliao no sentido educacional, ao longo do tempo sofreu e sofre interferncias no desenvolvimento, enquanto processo. No possvel viver sem avaliar, pensamento esse, que comum a vrios autores, segundo Hoffmann:
Se falamos em avaliao dos nossos atos dirios, da nossa situao humana, isso significa refletir para mudar, para tentar melhorar nossas vidas. Fazemos isso todo o dia, todo o tempo, sem programaes ou registros formais sobre nossos descaminhos at ento. Tentamos vrias vezes descobrirmos melhores solues para um determinado problema e amadurecemos a partir de algumas tentativas frustradas (2003, p.147).

As mudanas ocorridas na educao, exigem mudanas na prtica avaliativa, buscando uma educao de qualidade, isto significa que o sistema educativo e os educadores devem criar condies para que o aluno aprenda e se desenvolva individual e coletivamente, garantindo o acesso, a permanncia e o sucesso, mesmo que nem sempre essas prticas condizem com a teoria, importante refletir sobre o que as aes pedaggicas podem contribuir e quais as conseqncias na escola hoje:
Muitos fatores dificultam a separao da prtica tradicional, j to criticada, mas, dentre muitos, desponta sobremaneira a crena dos educadores de todos os graus de ensino na manuteno da ao avaliativa classificatria como garantia de um ensino de qualidade, que resguarde um saber competente dos alunos (Ibid., p.11).

de conhecimento que o processo de avaliao deva ter por objetivo principal: conhecer o nvel de desempenho inicial do aluno; analisar o progresso comparando esse nvel com o atual, considerando o que essencial e importante ser aprendido e desenvolvido ao longo do processo educativo, somente a partir da tomada de decises que possvel atingirem os resultados esperados. Porm, vemos que a avaliao, na maioria das vezes, tem sido utilizada muito mais com o objetivo de quantificar o que o aluno aprendeu do todo que lhe foi transmitido. A crena de que a avaliao est interligada s notas ou conceitos est muito presente na sociedade, o que leva em muitas situaes do dia-a-dia, a falta de comprometimento de muitos professores, sobre como o conhecimento produzido pelo aluno e com sua efetiva aprendizagem, agravado pelo processo de rotinizao e pela repetio dos encaminhamentos convencionais e que acaba por reproduzir o processo de avaliao. Mais do que nunca, necessrio que os educadores tomem conscincia sobre o significado dessa manuteno e consigam se ver no processo avaliativo. De acordo com Hoffmann, isso se deve crena popular de que os professores tendem a ser menos exigentes do que tradicionalmente e que as escolas no oferecem o ensino competente semelhana das antigas geraes (2003, p.12), que complementa ainda:
O que observamos, por exemplo, em nossas escolas, a reproduo de prticas avaliativas caractersticas de alguns cursos de licenciaturas: prticas avaliadoras permissivas (modelos de cursos de formao que raramente reprovam os estudantes), ora reprovados (a partir de cursos como os de matemtica, fsica, qumica, que apresentam ndices elevados de reprovao nas licenciaturas (Ibid., p.108)).

Essa realidade muito preocupante, onde se confirmam que os procedimentos de muitos professores, so simplesmente reprodues das prticas
8

ou modelos vivenciados por eles ao longo de seu processo de escolarizao, ao assimilar os contedos, assimilam tambm, as metodologias e as vises de mundo, o mesmo ocorre com a avaliao, h uma repetio sem reflexo sobre o significado da ao de avaliar, isto significa que para:
Inmeros professores, pela sua histria de vida e por vrias influncias sofridas, a avaliao se resume deciso de anunciar dados que comprovem a promoo ou a reteno dos alunos, ou seja, uma obrigao do sistema, os fins burocrticos (Ibid., p.20).

Os prprios professores chegaram concluso, durante suas reflexes, que muitas vezes reproduzem na escola os modelos vivenciados no decorrer de sua vida acadmica, com um agravante, na graduao os contedos especficos da rea so totalmente separados das disciplinas da educao, no existe um elo entre os cursos. Os contedos tratados no esto relacionados prtica, no existe relao entre os planos de aula e as vivncias de sala de aula, alm de poucas aulas destinadas regncia (em media quatro aulas), na verdade se aprende com a prtica, configurando um crculo vicioso. A aplicao de provas e a atribuio de notas e/ou conceitos seguem a metodologia tradicional e existe grande resistncia mudana dessas metodologias instaladas h dcadas. Muito se discute sobre como fazer a avaliao, entretanto existe pouca compreenso sobre o sentido de avaliar na escola. Na tentativa de fazer com que os professores refletissem sobre o processo de avaliao a que foram submetidos em seu processo de escolarizao foram levantados aspectos positivos e negativos: dificuldade de decorar e memorizar contedos e informaes; repetio e a cobrana de respostas idnticas ao livro didtico, no aceitando respostas semelhantes, longos questionrios e questes dissertativas; dificuldade para entender enunciados e no podia perguntar ou questionar; o sistema de avaliao gerava comparao e competio entre os alunos, sem falar no medo de errar e na apreenso, principalmente na prova oral (exposio diante do outro); poucos instrumentos ou oportunidades de avaliao e questes sem valor pedaggico, muitas vezes pegadinhas;
9

contedos trabalhados na seqncia do livro didtico (o professor repetia a mesma prova por vrios anos), no havia renovao; excesso de rigor nas atividades de educao fsica, exigindo igualmente de todos, sem considerar suas limitaes; tratamento individuais; Por outro lado, tambm ocorreram experincias que serviram de referencial positivo e continuam influenciando a prtica docente:
muitas oportunidades de leituras e estudos, alm de trabalhos

homogneo,

sem

considerar

as

diferenas

envolvendo projetos; aprendizagem atravs de experincias e atividades prticas, pesquisas e seminrios; bons instrumentos de avaliao, com questes diversificadas, associadas realidade; informaes referentes ao valor das questes; Para superar os entraves que ocorrem no processo de avaliao imprescindvel o engajamento professor e aluno, partindo de um processo de reflexo coletiva, situando cada um dentro de seu papel, ressaltando o papel da escola e a necessidade do comprometimento de todos os envolvidos na busca do sucesso no processo de ensino e de aprendizagem. A importncia do processo avaliativo s reconhecida quando se percebe que o primeiro passo para identificar novos rumos pretendidos por qualquer processo educacional, conhecer a realidade e compreend-la. Assim, a prtica avaliativa exige um processo de constante reflexo crtica acerca daquilo que realiza, para reconstruir o processo com base em fundamentao terica e tambm a apreenso de novos saberes e fazeres (ao-reflexo-ao). A forma mais concreta para redimensionar o trabalho pedaggico repensar as aes efetivas, fundamentar-se e ser comprometido com o contexto escolar. Embora o processo avaliativo seja complexo e existam muitas dificuldades, para torn-lo prtico ele deve ser caracterizado como desafio a ser superado e para isso torna-se necessrio seu estudo e reflexo, alm de organizar
10

atividades coletivas no espao pedaggico que levem ao domnio de conceitos ou processos que possibilitem adaptar as condies de aprendizagem s dificuldades prprias do aluno. De acordo com Hoffmann:
H muito a refletir sobre cada momento de aprendizagem de um aluno: suas concepes prvias, seu saber construdo a partir da experincia de vida, sua forma de expressar tais conhecimentos, suas possibilidades cognitivas de entendimento das questes formuladas, sobre desejos e expectativas em torno de conhecer {} essas diferentes e mltiplas dimenses do conhecimento a tarefa do avaliador (2005, p. 135).

O Conselho de Classe se configura num rgo colegiado, consultivo e deliberativo em assuntos didtico-pedaggicos e disciplinares, com atuao restrita a cada turma da escola. Assim, de acordo com sua funo legal, ele tem por finalidade, buscar a melhor aprendizagem do aluno. De acordo com a wikipdia:
O Conselho de Classe uma oportunidade de reunir os professores com o objetivo de refletir sobre a aprendizagem dos alunos e o processo de ensino. Seu objetivo favorecer uma avaliao mais completa do estudante e do prprio trabalho docente, proporcionando um espao de reflexo sobre o trabalho que est sendo realizado e possibilitando a tomada de deciso para um novo fazer pedaggico, favorecendo mudanas para estratgias mais adequadas aprendizagem de cada turma e/ou aluno.

Alm de se configurar em um importante instrumento de anlise da relao professor-aluno e da ao pedaggica propriamente dita, um importante instrumento de avaliao que deve priorizar a observao constante dos alunos e seus desempenhos, tanto pelos professores como pela equipe tcnico-pedaggica, de forma a fornecer subsdios que ajudem na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. Ao analisar a Proposta Pedaggica da escola, em questo, foi possvel verificar que seu referencial terico est pautado na LDB e em autores como Esteban, Hoffmann, Demo e na Proposta de Minas Gerais, que apontam avaliao como cumulativa e contnua. A Proposta Pedaggica - PP d incio ao tpico questionando:
O que avaliao? Para o aluno um componente do seu processo de escolarizao, porque define o seu desenvolvimento cognitivo, bem como sua permanncia e continuidade das atividades escolares. Para o professor a constatao de avanos e dificuldades dos alunos, o que permite a ele, rever e redefinir a prtica pedaggica, tanto para definir novas intervenes, como para propor atividades e metodologias mais adequadas ao desenvolvimento cognitivo dos alunos. Para os pais significa um importante instrumento de compreenso dos processos de aprendizagem vividos por sues filhos no mbito escolar cuja finalidade inform-lo do porque e como ajuda-lo dentro e fora da escola (PP, 288).

Complementando essa idia, Luckesi refora a avaliao como tomada de deciso:

11

No caso da avaliao da aprendizagem, essa tomada de deciso se refere deciso do que fazer com o aluno, quando a sua aprendizagem se manifesta satisfatria ou insatisfatria. Se no tomar uma deciso sobre isso, o ato de avaliar no completou seu ciclo constitutivo (2006, p. 71).

Conforme a determinao da LDB Lei n 9394/96, na Seo I das Disposies Gerais, Art. 24, item V, a verificao do rendimento escolar do aluno observar os seguintes critrios:
a) Avaliao contnua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalncia dos aspectos qualitativos, sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do perodo sobre os de eventuais provas finais; b) Possibilidade de acelerao de estudos para alunos com atraso escolar; c) Aproveitamento de estudos concludos com xito; d) Obrigatoriedade de estudos de recuperao de preferncia paralelos ao perodo letivo para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituies de ensino em seus regimentos. A avaliao na sala de aula deve caracterizar-se basicamente pela articulao entre sujeitos e contextos diversos, confrontando os mltiplos conhecimentos que perpassam o saber, o fazer e o pensar de alunos e professores de forma contnua. Essa articulao freqente distingue as prticas escolares cotidianas e inviabiliza a avaliao como momento estanque que liga pedaos do processo ensino e aprendizagem. Esse movimento dialgico possibilita a incorporao da heterogeneidade de saberes presentes na vida escolar das crianas de classes populares, que trazem conhecimentos e vivncias, lgicas e expectativas muito diferentes daquelas que articulam a prtica pedaggica hegemnica. (PP, 289)

De acordo com a Proposta Pedaggica da Instituio a avaliao pode ser assim descrita como:
O momento de aula, de aprendizagem, quando ambos, o aluno e o professor, podem aprender muito. Esta, porm no pode ser encarada como um fim, porm como processo. A razo da avaliao a aprendizagem. Em termos educacionais, o que lhe confere destaque, necessidade e dignidade (Demo, 2002, apud PP, 289).

avaliao integra o processo

didtico

de

ensino

e de

aprendizagem, o elemento constitutivo e como tal, no pode ser tratada como um elemento parte do mesmo, precisa estar intrinsecamente articulado com a Proposta Pedaggica e consequentemente ao planejamento. Para Luckesi:
Enquanto o planejamento o ato pelo qual decidimos o que construir, a avaliao o ato crtico que nos subsidia na verificao de como estamos construindo o nosso projeto {} A avaliao atravessa o ato de planejar e de executar, por isso contribui em todo o percurso da ao planificada {} a avaliao uma ferramenta necessria ao ser humano no processo de construo dos resultados que planificou produzir, assim como o no redimensionamento da direo da ao (2006, p. 118).

Contrariando a afirmativa de que a razo da avaliao a aprendizagem e considerando que atravs do processo de aprendizagem contnua, seja realmente possvel o acesso aos outros nveis de saber, faz-se notrio que
12

muitas vezes, esse processo acaba ficando comprometido pela dificuldade em definir critrios e parmetros claros para a aprovao ao final do perodo.. Alguns critrios mnimos so estabelecidos, mas ao analisar a situao de determinados alunos, principalmente quando envolvem questes pessoais ou disciplinares, ocorrem mudanas nos critrios, ou seja, uma ruptura com os mesmos.
A avaliao na perspectiva da construo do conhecimento,funda-se na confiana da possibilidade de os educandos construrem suas prprias verdades e na valorizao de suas manifestaes e interesses. Nessa perspectiva, os erros e dvidas so vistos como impulsionadores da ao educativa que permitir ao professor auto-avaliao e um acompanhamento permanente do processo ensino e aprendizagem o que exige dele um aprofundamento das teorias do conhecimento que lhe permitam estabelecer conexes ente as hipteses formuladas pelo aluno e a base cientfica do conhecimento (PP, 289).

Na medida em que prevalece o carter classificatrio da avaliao, o erro no visto como tentativa de acerto, nem como possibilidade de reorientao do ato pedaggico. A tarefa de ler nas linhas e entrelinhas dos resultados apresentados pelos alunos, exige do professor uma postura diferente da que ele est habituado e muitas vezes tal atitude demanda tempo e uma habilidade para a qual ele no teve preparao acadmica. Na opinio dos professores a memorizao e a repetio, embora tenham surgido na antiguidade, ainda prevalece nas escolas, na atualidade. A avaliao ainda classificatria, utilizada com o objetivo de verificao da aprendizagem. A sociedade continua cobrando da escola a memorizao, o registro e a transmisso de conhecimentos como garantia da concretizao da aprendizagem, na medida em que comparam a escola de hoje com a escola em que estudaram. Para resgatar o papel da escola e reverter tal situao se faz necessrio uma poltica educacional que valorize a qualidade e no as estatsticas, a partir de um currculo que enfatize o processo de ensino e de aprendizagem. Em contrapartida, professores devem selecionar contedos e conceitos que realmente so importantes dentro de sua disciplina (os contedos estruturantes). Dentro dessa viso, o sistema classificatrio no aponta as falhas existentes no processo, muito menos, a dificuldade apresentada pelos alunos ou pelo professor e, menos ainda, sugere encaminhamentos ou possibilidades de mudanas, atitude essa que refora a manuteno de uma escola para poucos. Na medida em que os resultados negativos da avaliao contribuem para que os alunos comecem a faltar e acabam por evadir-se da escola, pensar como o aluno e
13

observar porque ele pensa dessa ou daquela forma e consequentemente, proporem situaes didticas que resultem em efetiva aprendizagem (MG, 1991 apud PP, 289).. O documento aponta tambm as finalidades da avaliao dentro do processo de ensino e de aprendizagem:
A finalidade das avaliaes ajudar os educadores a planejar a continuidade de seu trabalho, ajustando-o ao processo de seus alunos, buscando oferecer-lhes condies de superar obstculos e desenvolver o auto-conhecimento e a autonomia e nunca de qualificar os alunos, no sentido de armazenar conhecimentos. Nos processos de avaliao, capacidades como dialogar, participar e cooperar so feitas paulatinamente, e que so retomados constantemente, pois, nas sociedades de todos os tempos, a educao, tem papel de socializao, conservao e transformao da cultura, do conhecimento e dos valores, ou seja, inteno de realizar uma educao moral, na perspectiva do desenvolvimento da capacidade de autonomia. O tratamento dos contedos deve integrar conhecimentos mais especficos e particulares, dando um tratamento dos contedos que integre conhecimentos de diferentes disciplinas, que contribua para a construo na realidade em que vivem os alunos, buscando evidenciar a dimenso social que a aprendizagem cumpre no percurso de construo da cidadania, elegendo dessa forma, contedos que tenham relevncia social e que sejam potencialmente significativos para o desenvolvimento da capacidade (Ibid., p.290).

Quanto finalidade da avaliao apresentada no documento da escola, mais uma vez, ao analisar o cotidiano escolar, fica evidente mais uma vez que muitos professores tm dificuldades de planejar e de estabelecer os contedos essenciais (estruturantes) dentro da disciplina. A funo da avaliao compreender o nvel em que o aluno se encontra, com o objetivo de trabalhar com ele o aspecto em que tem defasagem, fazendo com que avance nos conhecimentos necessrios. Esta dificuldade ocorre se forem consideradas as caractersticas apresentadas, pois da mesma forma em que h dificuldade em planejar, tambm h dificuldade em construir instrumentos de avaliao e definir critrios, tanto para o instrumento, quanto para a correo.
Caractersticas da avaliao: a) individual por determinar a posio de algum em uma escala de valores; b) integral, pois se trata da classificao de uma pessoa em relao a uma hierarquia de valores; c) constante na proposio que a medida permitida; d) Diagnstica na medida em que reconhece dados para a ressignificao e/ou transformao da prtica pedaggica Essas caractersticas seguem alguns princpios que norteiam o processo avaliativo: observar a avaliao como um processo contnuo e sistemtico, funcional, orientador e integral. Sendo a avaliao um aspecto, da didtica, to delicado e complexo vale a pena estabelecer alguns critrios para auxiliar o professor na elaborao de instrumentos avaliativos: preocupao com os pontos essenciais do que foi trabalhado; elaborao de

14

tarefas/atividades de acolhimento (mais fceis em que todos tenham a possibilidade de acertar) e de ruptura (mais desafiadoras que exijam maior esforo mental dos alunos); reviso constante de itens, notas, atividades no caderno, do livro; aplicao e correo de provas/produes/atividades com atribuio de notas, conceitos ou menes de acordo com a quantidade de acertos e no de erros; determinao e clareza quanto ao que deve ser avaliado, estabelecimento de padres/objetivos; Escolha e preparao de instrumentos de medida aplicao do instrumento a um aluno ou grupo de alunos; representao dos resultados obtidos por smbolos, referentes a cada um dos nveis especificados nos padres estabelecidos anteriormente. A avaliao do rendimento do aluno deve vir acompanhada de uma avaliao da prpria avaliao ou dos procedimentos didticos, dos quais a avaliao apenas uma etapa. O processo avaliador s termina no prprio questionamento do trabalho de educador (MG, 1991 apud PP 291).

Essa dificuldade do professor confirmada por Hoffmann, quando ela afirma que;
No h como separar o agir e o pensar. Mas no assim que se imagina que acontece na escola? H o tempo de agir (dar aulas, explicaes, fazer exerccios) separado do tempo de refletir, julgar resultados (corrigir, verificar, atribuir notas e conceitos, fazer pareceres). Os professores dizem que gostam de dar aulas, mas no gostam de avaliar (2003, p.148).

Dentro desse contexto, muitas vezes o professor no percebe a importncia que a avaliao tem dentro do processo de ensino e de aprendizagem, nem se d conta de que sua postura avaliativa reflete um modelo de sociedade e de pedagogia. Na medida em que formula questes tanto oral como escritas, revela uma inteno e uma relao com o aluno, revela o entendimento que tem sobre o assunto, sobre sua compreenso sobre as possibilidades do aluno. Essa intencionalidade observada muitas vezes nas falas dos professores, quando fazem afirmativas do tipo: vocs vo ver s, esperem a prova, nesse bimestre eu vou castigar, j que no esto prestando ateno, peguem uma folha e vamos fazer uma prova surpresa, na minha matria ningum tira dez, se depender de mim ningum tira nota, comigo ningum fica com nota alta, caso contrrio, depois de setembro fica difcil controlar o aluno na sala, se ele souber que j passou entre outras. Os registros das avaliaes refletem a ao desenvolvida pelo professor e os mesmos j perceberam que esses registros pouco dizem do trabalho, efetivamente, desenvolvido por ele na sala de aula. Muitas vezes, o resultado da nota registrada no livro de chamada, questionvel, se analisado seu real significado pedaggico, onde a mdia resultante de atividades diversas, que nada ou pouco tem a ver com o contedo propriamente dito. Exemplo: participaes em gincanas, em atividades extra-classe, campanhas solidrias, cadernos organizados, entre outras. Porm, alterar a forma de realizar os registros exige do professor uma
15

reflexo sobre sua prtica, a necessidade de prestar ateno no aluno e em suas dificuldades e avanos, reflexo terica sobre o ensino e sobre a aprendizagem e principalmente a adoo de novos encaminhamentos. Ao definir a avaliao como um juzo de qualidade sobre dados relevantes para uma tomada de deciso Luckesi (2006), afirma tambm que o professor tem dificuldade de definir com clareza, no ato do planejamento de ensino qual o padro de qualidade que se espera do aluno, aps ser submetido determinada aprendizagem, tornando assim, muito ampla a possibilidade de julgamento, levando a uma prtica avaliativa de forma arbitrria, podendo, conforme interesses tomar caracteres mais ou menos rigorosos:
Um professor poder aprovar um aluno que no apresenta condies de aprendizagem, como poder reprovar um que tenha condies suficientes para ser aprovado. Se o professor quiser (e muitos querem), tanto poder aprovar como reprovar arbitrariamente um aluno, devido ao fato de no levar em conta, com honestidade, um padro ideal de aprendizagem previamente estabelecido, que nada mais seria do que o mnimo necessrio naquilo que est ensinando (Idem, p.72).

De acordo com Gasparin (2007), a perda do foco avaliativo conseqncia do momento em que a educao est vivendo, onde a escola perdeu a funo de transmitir e construir o conhecimento em decorrncia das mudanas sociais e do avano tecnolgico. A cada momento histrico a escola d uma resposta sociedade que na qual est inserida, ou seja, est a servio de uma ideologia e de uma poltica, isso significa que determinada por intenes inacabadas. O avano tecnolgico possibilitou ao aluno, amplo acesso as informaes, no aos conhecimentos, cabe escola e ao professor intermediar esse processo de transformao, que vai muito alm da simples decodificao, exige interpretao, compreenso, associao e extrapolao. Por muito tempo, a aprendizagem de contedos, esteve atrelada obteno de notas em provas ou exames, para promoo, isso significa que tanto professores, quanto alunos devem descobrir, para que serve os contedos propostos pela escola. Dessa forma a aprendizagem deve estar associada ao domnio terico do contedo e ao uso social do mesmo, onde a apropriao do contedo o elemento principal na compreenso e transformao social. Luckesi complementa essa idia ao afirmar que na prtica a avaliao da aprendizagem destina-se:

16

A servir de base para tomadas de decises no sentido de contribuir com e nos educandos conhecimentos, habilidades e hbitos que possibilitando seu efetivo desenvolvimento, por meio da assimilao ativa do legado cultural da sociedade (2006, p. 86).

Haydt define a avaliao como


Avaliar consiste em fazer um julgamento sobre resultados, comparando o foi obtido com o que se pretendia alcanar. Dessa forma, a avaliao pode ser til para orientar tanto o aluno como o professor: fornece informaes ao aluno para melhorar sua atuao e d elementos ao professor para aperfeioar seus procedimentos didticos (1997, p. 11).

Outro aspecto distorcido entre a teoria e a prtica avaliativa observada na escola diz justamente sobre a possibilidade do professor rever a prpria ao, de ensinar, aqui entendido como criar condies para que o aluno entenda, efetivamente, aquilo que o professor est querendo que ele aprenda. O que predomina ainda, o processo de culpabilizao do outro, evidenciado, por exemplo, nas mdias apresentadas em uma determinada disciplina, onde a maioria dos alunos ficou com notas abaixo da mdia, nem assim o professor acredita ou aceita que esse resultado esteja diretamente relacionado sua postura metodolgica, contrariando o que est posto na Proposta Pedaggica no que se refere aos objetivos da avaliao:
Os objetivos de avaliao explicitam as expectativas de aprendizagem, considerando objetivos e contedos propostos para a rea e para as sries, organizao lgica e interna dos contedos, as particularidades de cada momento da escolaridade e as possibilidades de aprendizagem decorrentes de cada etapa do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social em uma determinada situao, no qual os alunos tenham condies de desenvolvimento e socializao. Nesse sentido, eles devem refletir de forma equilibrada os diferentes tipos de capacidade e as dimenses do contedo (conceitos, procedimentos e atitudes), e servir para encaminhar a programao e as atividades de ensino e aprendizagem. O professor realizar a avaliao do aluno, bimestralmente, utilizando-se de no mnimo trs (trs) instrumentos, anteriormente sugeridos, transformados em valores expressos de zero a 10,0 (zero a dez) (PP, 295).

Na viso dos professores, o foco maior refere-se ao desempenho do aluno, dado pouca nfase no papel do professor, assim o Conselho de Classe tambm serve para corrigir erros do processo de avaliao, onde alguns professores fazem questo de reprovar seus alunos importante valorizar os Conselhos dos 1, 2 e 3 bimestres, pois possibilitam a elaborao do perfil educacional do aluno e o planejamento de aes para sanar as dificuldades especficas apontadas e a reestruturao das dinmicas de ensino, j que o do 4 bimestre, no permite mais mudanas nos resultados. A Proposta Pedaggica da escola apresenta a avaliao com as seguintes funes:
Diagnstica Diagnosticar significa identificar as causas de repetidas dificuldades na aprendizagem, observar comportamento cognitivo, afetivo e motor. O diagnstico recomendado no incio de um ano letivo, semestre, bimestre ou curso, durante o ensino, quando o aluno evidencia problemas em seu desempenho escolar e pode caracterizar-se por pr-teste, teste padronizado de rendimento, teste diagnstico, ficha de observao instrumento elaborado pelo professor; Formativa Controlar, informar o professor e o aluno sobre o rendimento da aprendizagem durante o desenvolvimento das atividades escolares, localizarem deficincia na organizao do ensino, de modo a possibilitar reformulao no mesmo e propor formar de recuperao, perceber

17

comportamentos cognitivo, afetivo e psicomotor, normalmente so utilizados instrumentos especificamente planejados de acordo com os objetivos propostos. Somativa classificar os alunos no fim de um bimestre, semestre ou ano letivo, segundo nveis de aproveitamento. Os instrumentos mais utilizados so exames, provas ou testes finais. Mediadora mediar envolve anlise terica das vrias manifestaes dos alunos em situaes de aprendizagem: verbais ou escritas, para acompanhar as hipteses que vm formulando a respeito de vrios assuntos, favorecendo a descoberta de solues, bem como a reformulao de hipteses preliminarmente formuladas (Ibid., 292).

Na prtica, muitos professores ainda no conseguem sequer diferenciar um tipo de avaliao da outra, no tm clareza das definies de cada uma e em que momento utiliz-las, portanto, se no existe a familiaridade com os termos porque na prtica no so vivenciadas, ou seja, ainda continuam como meras definies, segundo Pozo:
conveniente que a avaliao esteja integrada s atividades cotidianas, e que no seja reduzida a uma nica medida de rendimento. A idia que haja uma grande preocupao com o processo que est ocorrendo, bem como com as dificuldades que devem ser enfrentadas (apud COLL. 2000 p.6).

Teoricamente a avaliao est interligada ao processo de ensino e de aprendizagem, porm ao observarmos o contexto real, a prtica pedaggica no condiz com o referido propsito, necessrio estarmos conscientes da complexidade da ao avaliativa e da urgncia em rever todo esse panorama, mudarmos os paradigmas presentes na ao educativa. Haydt (1997, p. 19) apresenta alguns conceitos tericos referentes funo da avaliao e suas modalidades bsicas indicando como e quando o professor pode utilizar os resultados da avaliao na prtica escolar: MODALIDADE Diagnstica FUNO Diagnostica r PROPSITO (para que usar) Verificar a presena ou ausncia de pr-requisitos para novas aprendizagens. Detectar dificuldades especficas de aprendizagem, tentando identificar suas causas. Constatar se os objetivos estabelecidos foram alcanados pelos alunos. Fornecer dados para aperfeioar o processo de ensino-aprendizagem. POCA (quando aplicar) Incio do ano ou semestre letivos ou no incio de uma unidade de ensino.

Formativa

Controlar

Durante o ano letivo, isto , ao longo do processo ensinoaprendizagem.

18

MODALIDADE Somativa

FUNO Classificar

PROPSITO (para que usar) Classificar os resultados de aprendizagem alcanados pelos alunos, de acordo com nveis de aproveitamento estabelecidos.

POCA (quando aplicar) Ao final de um ano ou semestre letivos, ou ao final de uma unidade de ensino.

Dando seqncia anlise da Proposta Pedagogia da escola podemos verificar que, enquanto registro se configura num documento bastante completo, que est em consonncia com a Deliberao 007/99, ao afirmar que o:
Conselho de Classe um rgo consultivo e deliberativo em assuntos didtico-pedaggicos e disciplinares com atuao restrita a cada turma. Caracteriza-se por possuir objetivos definidos e por ter poder de deciso revestido de alto esprito de equipe, observando tanto aspectos qualitativos quanto os quantitativos {} onde antecipadamente os dados relativos so coletados em ficha prpria, para que o colegiado analise e adote os procedimentos necessrios, sempre visando a melhor aprendizagem do aluno (PP, 43).

Diante dos aspectos apontados anteriormente, percebe-se que o Conselho de Classe, principalmente o realizado ao final do ano letivo, tem assumido uma caracterstica que foge totalmente sua funo, que ainda de acordo com a Proposta pedaggica tem por objetivos:
a) analisar o rendimento global da classe; b) proporcionar condies de auto-avaliao aos professores, contribuindo para a contnua adequao de seus planos de ensino; c) possibilitar maior integrao entre as atividades docentes, o diretor e equipe-pedaggica; d) favorecer a adequao de procedimentos e critrios de avaliao, utilizados pelos professores com o sistema de avaliao adotado pela escola; e) proporcionar encontros entre os professores da mesma turma/srie, quando for o caso, visando realizao de estudos da turma/srie como um todo, incluindo anlise dos educandos em seus aspectos scio-afetivo, psicomotor e cognitivo; f) decidir sobre medidas a serem tomadas para solucionar os problemas constatados; g) estabelecer cronogramas de estratgias de soluo; h) decidir sobre a necessidade de recuperao paralela e soberanamente sobre a aprovao ou reprovao dos alunos, estudando caso a caso, com base nos resultados das observaes registradas pelos professores, equipe pedaggica e Diretor (Ibid. p. 43-44).

Alm do Conselho de Classe deixar de cumprir de maneira eficiente suas funes, ainda toma para si responsabilidade de corrigir distores decorrentes de outros fatores como: formao profissional do professor, falhas no
19

planejamento, problemas na metodologia, dificuldade em estabelecer os contedos relevantes dentro de cada disciplina e principalmente no processo de avaliao em si (critrios, instrumentos...), aspectos esses, que deveriam ter sido observados e resolvidos no transcorrer do ano letivo e no ao final do processo. Na opinio dos professores o Conselho de Classe deveria oportunizar a reflexo sobre a prtica metodolgica e pedaggica da ao docente, a identificao das dificuldades do aluno e a interveno no momento apropriado, porm as discusses mantm-se no plano quantitativo, disciplinar e sobre os resultados obtidos pelos alunos, ainda assim permite a troca de informaes que possibilita a compreenso da realidade que cerca o aluno. A Proposta Pedaggica prev ainda algumas orientaes que visam fazer com o Conselho de Classe sejam realizadas com responsabilidade, essas devem ser relembradas ao incio de cada encontro: a) criar clima favorvel em que o trabalho transcorra de forma organizada,
dinmica, autntica e harmnica; b) Alertar para a responsabilidade das decises a serem tomadas; c) ter em mos a ficha preenchida com alunos e seus respectivos problemas para anlise e discusso caso a caso; d) propor solues para cada problema de acordo com as leis vigentes; e) considerar as caractersticas individuais do aluno, observando-se que necessrio dominar, de aprendizagem para a prxima srie; f) evitar parcialidades, isto , assumir uma atitude receptiva em relao anlise e argumentao dos demais; g) fundamentar a argumentao, apresentando evidncias, no basta dizer que o aluno no vai bem, necessrio comprovar com registros e instrumentos de avaliao utilizados; h) as decises tomadas sero por consenso, por unanimidade, quando o aluno aprovado ou reprovado aps o Conselho de Classe,no foi o professor A ou B, mas sim o Conselho de Classe que o aprovou ou reprovou; i) o acompanhamento e controle referem-se no s aos aspectos de organizao da reunio, mas tambm necessrio observar ao longo do perodo letivo se tm sido colocados em prtica s proposies apresentadas nos Conselhos; j) todos os procedimentos do Conselho de Classe devero ser registrados em ata, bem como a presena dos participantes; k) as sugestes apresentadas sero utilizadas na medida em que estejam compatveis com o Regimento Escolar (PP, 44-45).

Ainda de acordo com a Proposta Pedaggica, o Conselho de Classe tem como funo:
Durante o ano letivo: todos os alunos que apresentarem problemas de aprendizagem, comportamento, hbitos e sade. E ao final do ano letivo: alunos de freqncia igual ou superior a 75%, considerados reprovados com mdia abaixo de 6.0 (seis vrgula zero); alunos com insuficincia de

20

freqncia, que apresentarem atestados mdicos e que demonstrem melhoria de aproveitamento aps recuperao paralela; aprovao para alunos que tenham laudos comprobatrios de suas dificuldades, desde que observando seu histrico escolar, comprove-se que houve avanos na aprendizagem, independente do nmero de disciplinas com nota abaixo de 6.0 (seis vrgula zero); aluno que j foi promovido por Conselho de Classe em ano anterior dever ser analisado especificamente sua aprendizagem e caso seja promovido, no ano seguinte, os professores devem acompanhar o processo de aprendizagem proporcionando recursos didticos diferenciados visando recuperao das dificuldades apresentadas, registrando em livro chamada (Ibid., 45-46).

Embora o tema seja bastante amplo e polmico, necessrio analisar a avaliao em toda sua dimenso, bem como a instncia colegiada do Conselho de Classe buscando as possibilidades de construir, a partir do coletivo, solues e desafios prprios desse contexto, compreendendo a importncia de aes e novas metodologias vinculadas funo da escola. Uma proposta para melhorar o processo, na opinio dos professores, seria o envolvimento dos alunos atravs da elaborao de roteiro a ser discutido com a turma enfocando a participao dos alunos, a metodologia do professor, os resultados obtidos e sugestes tanto para o professor como para os alunos. Segundo Gris:
A prtica pedaggica existente nas escolas brasileiras, no que se refere avaliao da aprendizagem, deixa muito a desejar. Faz-se necessrio questionar os valores e princpios que fundamentam essa prtica educativa ineficiente e responsvel pelo fracasso escolar to arraigada em nossos Estabelecimentos de Ensino. Os professores, apesar de todas as informaes a respeito do sistema de avaliao, ainda permanecem com posicionamentos seculares, construindo o contexto avaliativo sua revelia (. s/d, p um).

No se pode perder de vista, que o papel da escola, alm de transmitir os conhecimentos acumulados, historicamente, pela humanidade, facilitar o processo de elaborao, destes, pelo aluno. Essa ideia complementada pela teoria de Vygotsky (1984), quando afirma que a intencionalidade da escola no que se refere aquisio e apropriao de conceitos , faz da ao pedaggica um espao privilegiado para a observao das operaes, habilidades e estratgias de apreenso e internalizao de conhecimentos, porm no pode se perder de vista o aluno, assim:
A discusso mais urgente ento, dos educadores sobre o compromisso de manter na escola esse aluno ingressante, mas lhe favorecendo de fato o acesso ao saber e, por conseguinte (no simplesmente por promov-lo), o acesso a outros gneros de ensino acesso como permanncia, continuidade dos estudos (HOFFMANN, 2003, p.14).

21

Nessa mesma perspectiva Luckesi defende a escolarizao como um instrumental necessrio para tornar o aluno cidado, ou seja, na democratizao do ensino ao afirmar que:
O mnimo que se poderia pensar da democratizao do ensino seria garantir a todos a possibilidade de ingressar no processo de escolarizao, tendo em vista a aquisio de um instrumental, mnimo que fosse para auxili-lo na movimentao dentro dos bens que esta sociedade criou, como teis e necessrios ao bem-viver (2006, p.62).

Para que a aprendizagem seja realmente significativa para o aluno, deve atingir alguns itens. Segundo Coll (1998), para isso deve partir de conhecimentos prvios que os alunos trazem de suas experincias: selecionar e elaborar atividades que promovam atividade e reflexo de forma que seus conhecimentos prvios seja um elo para novas aprendizagens; fazer com que os alunos evoluam dos conceitos espontneos para desenvolvimento de concepes cientficas e preocupar-se com a progresso gradual de uma estrutura para outra mais avanada. Hoffmann complementa essa ideia ao afirmar que:
Se concebermos a aprendizagem como a sucesso de aquisies constantes e dependentes da oportunidade que o meio lhe oferece, assumimos o compromisso diante das diferenas individuais do aluno. Compreenderemos igualmente que no depende exclusivamente da explicao clara do professor o entendimento do aluno sobre uma ou outra questo. Que tal entendimento ocorre com a vivncia anterior, sua compreenso prpria das situaes (2003, p.43)

Tal ideia tambm foi apontada pelo grupo na medida em que acreditam que o professor deve partir do conhecimento comum do aluno para direcionar sua ao didtica no sentido de sistematizar o conhecimento cientfico de tal maneira que leve ao domnio terico do contedo a ser trabalhado. Assim o trabalho escolar deve ter como foco o contexto social do aluno, tomando-o como ponto de partida desse processo de sistematizao, para que o aluno tenha conscincia de sua realidade e busque alternativas de intervir nela de forma consciente.

22

CONCLUSO A realizao dos Grupos de Estudos permitiu aos envolvidos refletir sobre os temas Avaliao e Conselho de Classe atravs de leituras, aprofundamento terico, discusses, interao, troca de experincias, retomada de conhecimentos e conceitos j estudados, relatar angstias e anseios, repensar a prtica avaliativa e educacional. A dinmica adotada, os textos utilizados foram claros e expressivos e leituras complementares especficas contriburam para melhor entendimento do tema proposto, possibilitando a oportunidade de serem adotados com o coletivo da escola. No entanto, para que haja mudana dessa prtica vivenciada na escola, faz-se necessrio o envolvimento de todos na busca de uma nova possibilidade de fazer, portanto podemos afirmar ainda que:
Prticas seculares e rotineiras na escola no se transformam como num passe de mgica. Os estudos realizados mostram a necessidade de muita discusso entre os professores e sua relao com os alunos. preciso refletir sobre o significado do que se vem fazendo e a partir da para a construo de uma prtica que se adapte a cada realidade {} Ultrapassar posturas convencionais na avaliao de desempenho dos alunos exige aprofundamento em questes de aprendizagem e o domnio da rea do conhecimento das diferentes disciplinas. Mas, antes disso, pressupe acreditar que existem muitas respostas possveis s charadas que enfrentamos. Todas as respostas devem ser respondidas desde que sejam coerentes no princpio de mxima confiana nas possibilidades dos educandos (Ibid., p.46 e 68).

Para que essa mudana realmente se efetive, necessrio romper com as posturas resistentes e conservadoras que impedem o dilogo e a possibilidade de reflexo (que leve ao) coletiva e de aprofundamento necessrio na busca de solues. O que se percebe na escola justamente a ausncia dessa relao dialgica, que possibilita o processo de construo do conhecimento. De acordo com Hoffmann
O resgate do cotidiano, em avaliao exige, portanto, um tempo de deixar falar, tempo de relatar situaes, contar histrias, sem a delimitao de objetivos previamente estabelecidos, temos a priori determinados, anlises crticas imediatamente feitas {} Posturas de aberturas dos grupos s discusses pressupem fundamentalmente o respeito aos professores na conduo dos trabalhos. Compreend-los em suas formas de perceber a avaliao atravs das situaes vividas de sua formao pessoal e profissional (2003, p.143).

necessrio, ir alm dessa anlise simplria, preciso que Proposta Pedaggica seja um retrato fiel da realidade, ou melhor, que a realidade

23

seja um retrato da Proposta Pedaggica em todos os aspectos. Faz-se necessria a inter-relao teoria prtica, to discutida, no mbito educacional. O presente estudo possibilitou a seguinte concluso: os fatores que tem contribudo para os altos ndices de aprovao via Conselho de Classe perpassam pela formao acadmica dos professores que em nada privilegia as questes pedaggicas, falhas na formao continuada, rotinizao das praticas avaliativas reproduzidas pelos professores, dificuldade em se ver como parte do processo, ou seja em avaliar-se, mas principalmente pela dificuldade em elaborar instrumentos de avaliao eficazes.. O presente trabalho contou apenas com parte do coletivo da escola, assim seria muito interessante se fosse oportunizado o mesmo processo de discusso envolvendo o grande grupo, no entanto os participantes demonstraram que as mudanas so possveis e se iniciam a partir das reflexes.

24

REFERNCIAS ALVARENGA, Georfrvia Montoza (Org). Avaliao: o saber na transformao do fazer. Londrina: Ncleo de Estudos e Pesquisas em Avaliao Educacional, 2002. BRANDO, Zaia. Evaso e repetncia no Brasil: a escola em questo. Rio de Janeiro, Achiam, 1983. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional: Lei n 9394/96 Disponvel no site http://www.etfce.br/Ensino/Cursos/Medio/Lei.htm. Acesso em 14 de julho de 2008, s 22h e 30 min. COLL, Csar. Et al. Os contedos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998. FREIRE, Paulo. Conscientizao, teoria e prtica da liberdade: uma introduo ao pensamento de Paulo Freire. So Paulo: Cortez e Moraes, 1979. GASPARIN, Joo Luiz. Uma Didtica para a pedagogia histrico-crtica. 4.ed.rev.e ampl.Campinas,SP: Autores Associados, 2007. GRIS, 2008, s 22 horas. HAYDT, Regina Cazaux. Avaliao do Processo Ensino-Aprendizagem. 6.ed. So Paulo. tica, 1997. HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliao Mediadora: uma prtica em construo da pr-escola universidade. 25.ed. Porto Alegre: Mediao, 2003. _____. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliao. 9. ed. Porto Alegre: Mediao, 2005. LONDRINA, Proposta Pedaggica: Colgio Estadual Prof. Olympia Morais Tormenta. Londrina, 2007. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliao da Aprendizagem escolar: estudos e proposies. 18. ed. So Paulo: Cortez, 2006. Leocy Fortes. Disponvel no site

http://faculdadepadrao.com.br/artigos /coordenacao1). Acesso em 27 de julho de

25

MLLER, Mary Stela. Normas e padres para teses, dissertaes e monografias. 5.ed. atual. Londrina: Eduel, 2003. PARAN Conselho Estadual de Educao. Deliberao n 007/99. Curitiba: CEE,1999. VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formao social da mente. So Paulo: Martins Fontes, 1984. http://pt.wikipedia.org/wiki/Conselho_de_Classe. Acesso em 07 de julho de 2008, s 21 horas.

26

Potrebbero piacerti anche