Sei sulla pagina 1di 6

Introduo

A historia da Contabilidade est ligada diretamente as historias das antigas civilizaes atravs das manifestaes humanas da necessidade social de proteo posse e de perpetuao e interpretao dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre disps para alcanar os fins propostos. Foram nas principais cidades da antiguidade exerceram as praticas de comrcio.

A atividade das trocas e venda dos comerciantes requeria cada vez mais a necessidade de simples registros ou relatrios para os mesmos posteriormente avaliarem as variaes dos seus bens e quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses. Naquele tempo no havia o crdito, ou seja, as compras, vendas e trocas eram vista. Posteriormente, empregavam-se ramos de rvore assinalados como prova de dvida ou quitao. O desenvolvimento do papiro (papel) e do clamo (pena de escrever) no Egito antigo facilitou extraordinariamente o registro de informaes sobre negcios.
Sendo assim foi o pensamento voltado para o futuro que levou o homem aos seus primeiros a registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produo etc. A medida em que as operaes econmicas se tornam complexas, o seu controle se refina. As escritas governamentais da Repblica Romana (200 a.C.) j traziam receitas de caixa classificadas em rendas e lucros, e as despesas compreendidas nos itens salrios, perdas e diverses.

No perodo medieval, diversas inovaes na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja. Mas somente na Itlia que surge o termo Contabilit. A cincia contbil pode ser resumida em 1, 2, 3 e 4 perodo: 1 PERIODO A CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO - primeiras civilizaes e vai at 1202 da Era Crist, Publicao do Liber Abaci , da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano

2 PERIODO A CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL - De 1202 da Era Crist at 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que teoria contbil do dbito e do crdito corresponde teoria dos nmeros positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.

3 PERIODO A CONTABILIDADE NO MUNDO MODERNO - De 1494 at 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilit Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche" , da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da ustria. Obra marcante na histria da Contabilidade.

4 PERIODO CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTFICO De 1840 e continua at os dias de hoje.

Com o registros de todos feitos na era antiga da contabildade destacamos neste estudo A CONTABILDADE NO MUNDO MEDIEVAL (1202- 1494 )

Contabilidade do Mundo Medieval: 1203 at 1494.


Na Itlia, em 1202, foi publicado o livro Liber Abaci, de Leonardo Pisano. Estudavam-se, na poca, tcnicas matemticas, pesos e medidas, cmbio, etc., tornando o homem mais evoludo em conhecimentos comerciais e financeiros. Se os smeros-babilnios plantaram a semente da Contabilidade e os egpcios a regaram, foram os italianos que fizeram o cultivo e a colheita. perodo importante na histria do mundo, especialmente na histria da Contabilidade, denominado a "Era Tcnica", devido s grandes invenes, como moinho de vento, aperfeioamento da bssola, etc., que abriram novos horizontes aos navegadores, como Marco Plo e outros. A indstria artesanal proliferou com o surgimento de novas tcnicas no sistema de minerao e metalurgia. O comrcio exterior incrementou-se por intermdio dos venezianos, surgindo, como consequncia das necessidades da poca, o livro-caixa, que recebia registros de recebimentos e pagamentos em dinheiro. J se utilizavam, de forma rudimentar, o dbito e o crdito, oriundos das relaes entre direitos e obrigaes, e referindo-se, inicialmente, a pessoas.

O aperfeioamento e o crescimento da Contabilidade foram a conseqncia natural das necessidades geradas pelo advento do capitalismo, nos sculos XII e XIII. O processo de produo na sociedade capitalista gerou a acumulao de capital, alterando-se as relaes de trabalho. O trabalho escravo cedeu lugar ao trabalho assalariado, Tornando os registros mais complexos.

No sculo X, apareceram as primeiras corporaes na Itlia, transformando e fortalecendo a sociedade burguesa. No final do sculo XIII apareceu pela primeira vez a conta "Capital", representando o valor dos recursos injetados nas companhias pela famlia proprietria. O mtodo das Partidas Dobradas teve sua origem na Itlia, embora no se possa precisar em que regio. Seu aparecimento implicou a adoo de outros livros que tornassem mais analtica a Contabilidade, surgindo, ento, o Livro da Contabilidade de Custos. No incio do Sculo XIV, j se encontravam registros explicitados de custos comerciais e industriais, em suas diversas fases: custo de aquisio; custo de transporte e dos tributos; juros sobre o capital, referente ao perodo transcorrido entre a aquisio, o transporte e o beneficiamento; mo-de-obra direta agregada; armazenamento; tingimento, etc., o que representava uma apropriao bastante analtica para poca. A escrita j se fazia nos moldes de hoje, considerando, em separado, gastos com matrias-primas, mo-deobra direta a ser agregada e custos indiretos de fabricao. Os custos eram contabilizados por fases separadamente, at que fossem transferidos ao exerccio industrial.

Partidas Dobradas
O genial sistema das Partidas Dobradas ou Mtodo Veneziano , baseado em uma equao onde todo debito corresponde a um credito e vice-versa, nada mais foi que o registro de um fato em sua causa e efeito. As denominaes dbito e crdito , imprprias para um conceito de realidade do fenmeno patrimonial , absorviam uma tradio ,apenas, mas na prtica ,encontravam-se uma forma de registrar que alcanaria,para o tempo o mximo das relaes lgicas mais evidentes detectveis (causa e efeito). Muitas especulaes so feitas sobre o nascimento da tcnica de debitar e creditar mas o autor dela , em verdade, no se conhece. Entre elas destacam-se o crescimento do capitalismo nos fins da Idade Media, a aplicao dos nmeros arbicos escriturao, a maior necessidade de dar relevo as contas de lucro e de fazer com que estas tivessem importncia ate superior as contas de natureza creditcia, a ampliao das operaes cambiais etc. A influncia das Matemticas, o fato de a escrita contbil estar atada ao calculo desde seus primeiros tempos e de ter-se intensificado seu ensino nas escolas de matemticas, tudo isto nos faz aceitar a fora da mente lgica como geradora do processo das Partidas Duplas. O habito nas equaes, o valor das matemticas associadas Contabilidade, pode ter gerado o habito da igualdade de debito e credito , e esta nos parece uma hiptese bastante forte no campo histrico.

O capital e as Partidas Dobradas: Os livros e a origem das Partidas Dobradas.


A presso exercida pelo desenvolvimento do capitalismo e o apoio do raciocnio lgico

matemtico podem ter formado o agregado que gerou a Partida Dobrada ou pelo menos que facilitou que fosse introduzida nos processos de registros contbeis. O mtodo das Partidas Dobradas teve sua origem na Itlia. O seu aparecimento implicou a adoo de outros livros que tornassem mais analtica a Contabilidade, surgindo, ento, o Livro da Contabilidade de Custos. Essa nova lgica, para Melis,ocorre entre 1250 e 1280 ,como j nos referimos ,mas , tem seu maior numero de comprovaes a partir do sculo XIV. Os livros dos famosos comerciantes Peruzzi , da Toscana , de 1335 a 1343, formam exemplos exuberantes da movimentao da conta capital. Vasta a documentao contbil que nos chegou dessa poca, de diversas companhias. Como exemplo de tais acervos, podem-se citar os das empresas: Ugolini( 1255-1262 : 1280-1282), Fini (1297 a 1303) ,Farolfi(1299-1300),Alberto del Giudice( 1302-1329), Gallerani(1305- 1308) , Dei Bardi( 13141336) , Del Bene (1318- 1323) ,Biaggio delle Brache( 1326- 1347) ,Geri Burlamachi( 1332- 1336) ,Baldo di San Casciano (1354) , Donato del Maestro e Parazone Grasso( 1374-1377) ,Paliano di Falco( 13821403 ) ,e muitos outros. Tais companhias adotavam os livros Dirio, Razo, dos scios, de Compras e Vendas ,Das Possesses ,Das Expedies ,de Pequenas Despesas, de Vendas a Varejo , de Produo , das Feiras, das Viagens ,das Filiais, de Balano etc. A analise dos fatos em livros gerava a denominao dos mesmos e as vezes eram designados pela cor de suas capas (Livros Negro, Livros Amarelos, etc.) Os sistemas de custos j eram realizados, no sculo XIV, por partidas dobradas, com livros especficos para os componentes analises dos mesmos custos. Acompanham-se no s os elementos de custos, mas tambm todas as fases, as empreitadas, as sub empreitadas, as unidades, os lotes, as transferncias, em suma, quem analisa a documentao da poca pode surpreender-se com a grande qualidade do trabalho contbil no levantamento dos custos. Uma obra de autor desconhecido e que circulou em Florena, sob a denominao de A Arte da Seda, no sculo XV, d-nos ampla idia de toda a profundidade do trabalho contbil de custos e sua grande qualidade como fonte de informao e de analise. Os critrios contbeis tornaram-se sofisticados, com separaes de valores dos custos por atividades, por localidades, por empreendimentos, assim como se formaram quase todos os recursos no trato das contas que ate hoje empregamos. O processo lgico, fundamentado em causas e efeitos , na equao entre o que se denominava de debito e credito , consolidou essa fase de grandes progressos da escrita contbil e criou to vigorosos alicerces que ainda hoje so respeitados.

Referencia Bibliogrfica
Historia Geral e das Doutrinas da Contabilidade Autor : S,Lopes de Editora Atlas

http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/historia.htm http://www.gesbanha.com/index.php? option=com_content&view=article&id=144:glossario&catid=81:contabilidade&Itemid=199

Potrebbero piacerti anche