Sei sulla pagina 1di 7

Colgio Estadual Lencio Correa Patrcia da Silva Benetti, n 32 Turma A2B

15 Questes
Prof Cristine Disciplina APM

Curitiba, 17 de Outubro de 2011.

1 O que o Programa 5S? 5 S o programa bsico para as empresas que desejam comear sua busca pela Qualidade Total, certificaes ambientais e de Responsabilidade Social. Seu foco gerar uma mudana no comportamento das pessoas em relao ao seu espao de trabalho / convvio. Formatado no Japo por Kaoru Ishikawa, seus timos resultados nas empresas desse pas estimularam a implantao do programa 5S, com sucesso, tambm no ocidente. Ele deve ser encarado como uma filosofia para se conquistar qualidade de vida, no s na empresa como tambm no dia-a-dia de cada um.

2 Quais so as vantagens da implantao do Programa 5S nas empresas? Com o 5S, as pessoas aprendem a organizar melhor o local onde trabalham, deixando-o mais saudvel, seguro e agradvel. Assim evita-se o desperdcio (de tempo e de material), o estresse e os acidentes de trabalho, e se ganha eficincia, mais espao de circulao, racionalizao no uso de documentos e processos, melhora nos relacionamentos pessoais e maior qualidade de vida.

3 Por que o programa se chama 5S? Porque em japons cada etapa desse programa comea com a letra S: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Para no perder a ligao com o nome do programa 5S original, ele foi traduzido para o portugus como 5 Sensos: Senso de Utilizao, Senso de Ordenao, Senso de Limpeza, Senso de Sade e Higiene e por ltimo o Senso de Disciplina. Em alguns pases, como na Inglaterra, ele chamado de Housekeeping.

4 O que significa cada um dos 5 Sensos? 1 S Utilizao: nesta etapa todos deve separar tudo o que for til do intil. S deve permanecer no local de trabalho o que cada um realmente for utilizar. O restante deve ser separado e encaminhado para ser reutilizado, reciclado, doado, vendido ou descartado. 2 S Ordenao: tudo o que foi considerado til deve ser organizado e guardado em seu devido lugar, de forma adequada, etiquetado e ordenado para ser facilmente acessado quando necessrio. 3 S Limpeza: o local de trabalho e tudo o que nele existe deve ser mantido limpo. A organizao auxilia na hora da limpeza. 4 S Sade e Higiene: tudo deve ser planejado para que no gere acidentes (Ex.: retirar obstculos na passagem de pessoas, cuidado com ligaes eltricas, correta utilizao de EPIs). O local deve ser bem iluminado e ventilado para que o ambiente possa ser saudvel para o corpo e para a mente. As pessoas devem cuidar de sua prpria higiene tambm!

5 S Disciplina: o mais importante e tambm o mais difcil da implantao! conservar tudo o que se conquistou at o 4 S. aderir a essas idias e lev-las para fora da empresa e transformar tambm a sua casa, a sua escola, enfim, todos os locais que permitam essa mudana. transformar o programa 5S em um hbito.

5 Quais as 5 dicas bsicas para a implantao do Programa 5S nas empresas? 1 Comprometimento: prazos devem ser definidos para a concluso de cada etapa do programa e todos devem estar comprometidos em assumir uma nova atitude. Cada um, melhor do que ningum sabe quais as mudanas que precisam ser feitas em seu prprio ambiente. Deve haver liberdade e encaminhamento para as sugestes de melhoria que surgirem. 2 Comunicao: o ideal trabalhar uma campanha de comunicao interna de impacto, motivadora e de fcil assimilao. As pessoas precisam entender qual a essncia do programa e a simplicidade de sua filosofia, que pode ser aplicada em qualquer lugar. Precisam ser sensibilizadas em relao ao ganho em qualidade de vida com a implantao do programa 5S. 3 Adeso exemplar: importante que todos, de todas as escalas da hierarquia, participem, demonstrem interesse e respeito ao programa. 4 Fazer bem feito: o senso seguinte s dever ser iniciado quando o anterior estiver totalmente concludo. O prazo importante, mas o resultado muito mais. 5 Motivao pelo sucesso: cada etapa conquistada deve ser comemorada.

6- Conceitue Qualidade. Justifique o porqu ns precisamos entender sobre qualidade. Qualidade um conceito subjetivo que est relacionado diretamente s percepes de cada indivduo. Diversos fatores como cultura, modelos mentais, tipo de produto ou servio prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definio. Precisamos entender sobre a Qualidade, No que diz respeito aos produtos e/ou servios vendidos no mercado, h vrias definies para qualidade: "conformidade com as exigncias dos clientes", "relao custo/benefcio", "adequao ao uso", "valor agregado, que produtos similares no possuem"; "fazer certo primeira vez"; "produtos e/ou servios com efetividade". Enfim, o termo geralmente empregado para significar "excelncia" de um produto ou servio.

7- Como ferramenta na gesto da qualidade, o Diagrama da Causa e Efeito adequado para que?

Diagrama de causa e efeito: Espinha de Peixe O diagrama de Ishikawa se apresenta como uma ferramenta de qualidade muito eficiente na identificao das causas e efeitos relacionados com a maioria dos problemas detectados em uma organizao. O exemplo do que ocorre na maioria das empresas, os pontos fracos acabam por gerar inmeras dificuldades e problemas operacionais, com grandes e inevitveis reflexos negativos sobre o meio organizacional. O efeito, ou seja, o problema anotado na extremidade direita da linha central e as diversas categorias de causas de problemas (material, mquina, medida, mo-de-obra, mtodo e meio ambiente) so anotadas nas extremidades das ramificaes que so levemente inclinadas para o lado esquerdo, dando-lhe um aspecto de espinha de peixe, nome pelo qual tambm conhecido.

8- No que diz respeito aos produtos e/ou servios vendidos no mercado, h vrias definies para qualidade total? uma tcnica de administrao multidisciplinar formada por um conjunto de Programas, Ferramentas e Mtodos, aplicados no controle do processo de produo das empresas, para obter bens e servios pelo menor custo e melhor qualidade, objetivando atender as exigncias e a satisfao dos clientes.

9- Quais so os princpios bsicos da qualidade total? Os princpios bsicos da qualidade total so: Produzir bens ou servios que respondam concretamente s necessidades dos clientes; Garantir a sobrevivncia da empresa por meio de um lucro continuo obtido com o domnio da qualidade; Identificar o problema mais crtico e solucion-lo pela mais elevada prioridade (Pareto); Falar, raciocinar e decidir com dados e com base em factos; Administrar a empresa ao longo do processo e no por resultados; Reduzir metodicamente as disperses por meio do isolamento das causas fundamentais; O cliente Rei. No se permitir servi-lo se no com produtos de qualidade;

A preveno deve ser a to montante quanto possvel; Na lgica anglo-saxnica de trial and error, nunca permitir que um problema se repita;

10- O que o sistema KANBAM e como funciona. O Sistema Kanbam usualmente composto por quadros e cartes visuais que auxiliam o planejamento da produo e o controle de estoques. De acordo com a quantidade de cartes disponveis nos quadros, so tomadas as decises priorizao de produo, setup de mquinas e at mesmo de paradas de linha para manuteno.

11- O sistema Kanbam uma das variantes mais conhecidas do JIT. Descreva o Kanbam eletrnico, de produo e de movimentao.

Kanban Eletrnico (e-Kanban): em substituio ao sistema tradicional. Vrios sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) oferecem a possibilidade de utilizao integrada do Kanban Eletrnico, permitindo sinalizao imediata da demanda real do cliente em toda a Cadeia de fornecimento. O sistema eletrnico tem como um de seus principais objetivos eliminar problemas comuns utilizao do sistema fsico de Kanban como a perda de cartes e a atualizao dos quadros. Kanban de Produo: o sinal (usualmente carto ou caixa) que autoriza a produo de determinada quantidade de um item. Os cartes (ou caixas) circulam entre o processo fornecedor e o supermercado, sendo afixados junto s peas imediatamente aps a produo e retirados aps o consumo pelo cliente, retornando ao processo para autorizar a produo e reposio dos itens consumidos. Kanban de Movimentao: tambm chamado de Kanban de Transporte, o sinal (usualmente um carto diferente do Kanban de Produo) que autoriza a movimentao fsica de peas entre o supermercado do processo fornecedor e o supermercado do processo cliente (se houver). Os cartes so afixados nos produtos (em geral, o carto de movimentao afixado em substituio ao carto de produo) e levados a outro processo ou local, sendo retirados aps o consumo e estando liberados para realizar novas compras no supermercado do processo fornecedor. O kanban puxa a produo e dita o ritmo de produo para atender as demandas.

12 O que O Just in Time. D o seu conceito. Just in time um sistema de administrao da produo que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organizao, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O just in time o principal pilar do Sistema Toyota de Produo ou produo enxuta. Com este

sistema, o produto ou matria prima chega ao local de utilizao somente no momento exato em que for necessrio. Os produtos somente so fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados. O conceito de just in time est relacionado ao de produo por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matria prima e posteriormente fabric-lo ou mont-lo. Nas fbricas onde est implantado o just in time o estoque de matrias primas mnimo e suficiente para poucas horas de produo. Para que isto seja possvel, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequncia desejada.

13- O que so ISOs e qual a sua classificao? uma entidade que atualmente congrega os grmios de padronizao/normalizao de 170 pases. Fundada em 23 de fevereiro de 1947, em Genebra, na Sua, a ISO aprova normas internacionais em todos os campos tcnicos. Entre os tipos de classificaes da ISO, encontram-se:normas Tcnicas, como por exemplo as da ABNT; Classificaes, como por exemplo, os cdigos de pases (PT / PRT / 620 para Portugal; BR / BRA / 076 para Brasil); Normas de Procedimento, como por exemplo as de gesto da qualidade, de acordo com a ISO 9000.

14- Escreva sobre a ISO 9000. Expresso ISO 9000 designa um grupo de normas tcnicas que estabelecem um modelo de gesto da qualidade para organizaes em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimenso. A sigla "ISO" refere-se International Organization for Standardization, organizao no-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 162 pases. A sua funo a de promover a normatizao de produtos e servios, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. Esta famlia de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitao dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificao da satisfao dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contnuo de melhoria do sistema de gesto da qualidade. Aplicam-se a campos to distintos quanto materiais, produtos, processos e servios. A adoo das normas ISO vantajosa para as organizaes uma vez que lhes confere maior organizao, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificveis pelos clientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados atravs de auditorias externas independentes.

15- Escreva sobre a ISO 14000. ISO 14000 uma srie de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) e que estabelecem diretrizes sobre a rea de gesto ambiental dentro de empresas. Esta primeira parte da norma onde abordado o contexto histrico em que foi desenvolvida, ressaltando a necessidade das empresas estabelecerem parmetros para a rea ambiental. falado sobre a estrutura e importncia dos requisitos descritos nela. Alguns pontos fundamentais descritos: As auditorias e anlises crticas ambientais, por si s, no oferecem evidncia suficientes

para garantir que a empresa est seguindo as determinaes legais e sua prpria poltica. O sistema de gesto ambiental deve interagir com outros sistemas de gesto da empresa. A norma se aplica a qualquer tipo de empresa, independente de suas caractersticas, cultura, local, etc. A ISO 14001 tem como foco a proteo ao meio ambiente e a preveno da poluio equilibrada com as necessidades scioeconmicas do mundo atual. A norma tem vrios princpios do sistema de gesto em comum com os princpios estabelecidos na srie de normas ISO 9000.

Potrebbero piacerti anche