Sei sulla pagina 1di 6

Espaos Fluidos Debora Maria Santiago1 Abstract

The expression fluid spaces is used for thinking on works which, once installed, can be perceived in theirs intimacy with space. The development of an idea of impermanence is then possible through the work installed and activated by the spectator, turning the work mobile: gaining the quality of fluidity. Keywords: fluid spaces, spectator, transient/transitory.

O espao na produo artstica percorre toda sua histria no ocidente, mas torna-se foco de discusso no modernismo, quando os mecanismos que delimitam espao e obra dissolvem-se. Ao se dilurem no espao expositivo propriamente dito, procuraram novos espaos de atuao estabelecendo-se como uma forma de articulao com o espao do mundo em comum. Este termo proposto por Alberto Tassinari em "O espao moderno" para indicar a juno do espao do mundo com o espao da obra em si. Porm a juno no exclui a distino entre o espao da obra e o espao do mundo, havendo assim uma duplicidade. Diversas abordagens sobre o espao nas artes visuais tm sido propostas e experimentadas. Nesta pesquisa, o objetivo refletir acerca de algumas destas proposies, como o espao vem sendo tratado pelos artistas na produo contempornea e, a partir destas observaes, abordar minha prpria produo artstica. O ttulo "Espaos Fluidos" foi por mim proposto pensando em obras que, ao serem instaladas, podem ser percebidas atravs de ntima relao com o espao. Impermanentes, estas relaes so articuladas na pesquisa a partir da

Mestranda do Programa de Ps-Graduao - Mestrado em Artes Visuais da UDESC. Formada em Escultura pela Escola de Msica e Belas Artes do PR (1995). Freqentou o curso de Filosofia da UFPR e a Ps-Graduao em Histria da Arte do Sculo XX da Escola de Msica e Belas Artes do PR. Desde 1994 vem apresentando sua produo em exposies individuais e coletivas no Brasil, Portugal, Espanha e Alemanha.

noo de espao em obra, da comunicao entre o espao do mundo em comum e o espao da obra, todos conceitos apresentados por Alberto Tassinari, conforme assinalei anteriormente. A incorporao do espao e o no isolamento da obra so situaes que aprofundo a partir dos textos de Brian O'Doherty em seu livro "No interior do cubo branco: a ideologia do espao da arte", sobretudo quando o espao do qual se refere o autor tido como um elemento ativo e, como tal, nega a suposta neutralidade imposta pelo cubo branco. Tais relaes com a arquitetura so acrescidas pelas relaes que se do no uso, como o lugar praticado definido por Michel de Certeau em seu texto "A inveno do cotidiano: 1. Artes de fazer". Ou seja, a experincia do lugar e sua alterao a partir de seus usos lhe proporcionam a qualidade de fluidez. A possibilidade de realizar diversas operaes no espao o torna mvel, lugar praticado por excelncia. O autor difere os conceitos de lugar e de espao e aponta caractersticas que lhes so fundamentais: o lugar inerte, onde so distribudos elementos, cada coisa em seu lugar. J o espao o cruzamento de vrios lugares, que pode ser modificado constantemente pelas aes do sujeito. So estas aes prticas cotidianas do homem ordinrio - que condicionam o espao, tornando-o lugar praticado. O uso do espao se faz por tticas no calculadas e so, conforme sublinha Certeau, artes de fazer, que usam de astcia e no de um saber cientfico, afinadas as circunstncias e possibilitando movimentos que mudam a organizao do espao. Em um segundo momento a pesquisa abordar as relaes da obra com o espectador. Esta relao est sendo pensada atravs do termo espao de performao, desenvolvido por Regina Melim, definido-o como espao que surge do encontro do espectador com a obra, possibilitando a criao de um espao de ao e experimentao que se prolonga no espectador, ampliando as operaes possveis da obra. Ao apresentar obras que lidam com diversas formas de apreenso pelo espectador, me aproximo de outro termo proposto por Guy Brett em seu livro "Kinetic Art" que o conceito de estrutura viva referindo-se as proposies artsticas de Lygia Clark e Helio Oiticica onde era imprescindvel a participao ativa do espectador, considerando ambos como uma espcie de co-autor.

Ao pensar a obra instalada e ativada pelo espectador possvel ento desenvolver a idia de "impermanncia", operao que a torna mvel, ou seja, lhe d a qualidade de fluidez. Na srie "Desenhos nas paredes" (realizados desde 2003) e nos "Mbiles" (realizados desde 2005) estas relaes podem ser percebidas desde o incio da produo da obra, quando se d a experincia do lugar e a partir da o incio do processo de criao. O registro fotogrfico incapaz de me proporcionar a descrio do espao, assim como para o espectador impossvel apreender a obra atravs do mesmo. Os desenhos so realizados diretamente sobre as paredes e os mbiles montados a partir das qualidades do lugar negando uma aura de eternidade do sentido do nico e permanente. A obra instalada, realizada, se configura no apenas em uma ocupao do espao, mas tambm na sua impermanncia. Impermanncia que se desdobra tanto no ato de sua ocupao como na ativao posterior, quando instalada pelo espectador. Alguns autores vm discutindo sobre a impermanncia da obra, entre eles Harold Rosenberg. No livro "Objeto Ansioso" o autor apresenta os mbiles do artista Alexander Calder, algo inteiramente novo no contexto artstico do perodo. J Cristina Freire, no recente livro "Arte Conceitual" da coleo Arte+ organizada por Glria Ferreira, trata da impermanncia atravs de obras como projetos e registros, ou seja, idias e conceitos. Ao invs da permanncia, o que tratado por estes autores a transitoriedade. Ao compartilhar destas idias, percebo que a obra nica cede lugar reprodutibilidade atravs de suas diferentes montagens e ativaes no espao. Contrria a autonomia, a obra se estabelece atravs do contexto.

Referncias Bibliogrficas
BRETT, Guy. Kinetic Art.Londres: Studio Visa/NY: Reinhold Book Corporation, 1968. CANONGIA, Ligia. O legado dos anos 60 e 70. Rio de Janeiro:Jorge Zahar, Coleo Arte+, 2005. CERTEAU, Michel de. A inveno do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrpolis - RJ: Editora Vozes, 2002. 7a Edio. CRIMP, Douglas. Sobre as runas do museu. So Paulo: Martins Fontes, 2005. FREIRE, Cristina. Arte Conceitual. Rio de Janeiro:Jorge Zahar, Coleo Arte+, 2005. MAMM, Lorenzo. margem. So Paulo: Revista do Departamento de Artes Plsticas, ECA-USP, Ano 2, nmero 3, 2004. MELIM, Regina. Incorporaes. Agenciamentos do corpo no espao relacional. Tese de doutorado - Comunicao e Semitica, PUC - SP, 2004. O'DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espao da arte. So Paulo: Martins Fontes, 2002. OSRIO, Luiz Camillo. Razes da crtica. Rio de Janeiro:Jorge Zahar, Coleo Arte+, 2005. ROSENBERG, Harold. O objeto ansioso. So Paulo: Cosac & Naify Edies, 2004. TASSINARI, Alberto. O Espao moderno. So Paulo: Cosac & Naify Edies, 2001.

Potrebbero piacerti anche