Sei sulla pagina 1di 5

GERAO DE BUFFER NO KOSMO 1.

1
INTRODUO: O Geoprocessing Wizard (Especialista em geoprocessamento) do Kosmo 1.1 pode ser considerado uma verso mais completa da ferramenta conhecida como Assistente para operaes de geoprocessamento, presente em sua primeira verso (0.8.3). Essa ferramenta atualmente possui interface e utilidades semelhantes as de alguns softwares de SIG comerciais. Neste tutorial veremos como realizar uma das importantes operaes possveis atravs dessa poderosa ferramenta. Mas antes de passar a us-la temos que habilitar uma importante extenso do Kosmo. Veremos como fazer isso a partir de agora.

HABILITANDO O GEOPROCESSING WIZARD: Podemos acessar as extenses atravs do Menu Arquivo Gestor de Extenses, conforme mostra a figura abaixo (Figura 1):

Fig. 1 Na janela a seguir (Figura 2), podem ser habilitadas diversas extenses. Neste caso, vamos habilitar apenas o Geoprocessing Wizard, que no momento o nosso foco. Marque tambm a opo Estabelecer como Padro, aps isso confirme por aceitar a nova extenso.

Tutoriais

Anderson Maciel Lima de Medeiros

Fig. 2 Pronto, j configuramos o Kosmo para usar o Geoprocessing Wizard. Agora sim, aprenderemos como gerar um buffer, tambm conhecido como rea de influncia.

GERAO DE BUFFER: Tomemos o seguinte exemplo genrico: Por algum motivo especfico, desejamos determinar uma rea delimitada por um raio de 50 metros a partir de determinado lote selecionado de um bairro pequeno, conforme mostra a figura abaixo (Figura 3). Use o menu Ferramentas Geoprocessing Wizard para acessar a caixa de dilogo que ser usada.

Fig. 3 Tutoriais Anderson Maciel Lima de Medeiros

3 Na caixa de dilogo marque a opo Buffer, que a operao que realizaremos neste caso e avance para o prximo passo.

Fig. 4 Nesta prxima etapa, o primeiro parmetro a ser definido a camada na qual ser realizada a operao. No nosso exemplo a nica camada ativa se chama bairro e como temos uma feio, um lote, selecionado, podemos solicitar que o buffer seja criado usando-o como referncia (Use only the selected features). Em seguida escolhemos o tipo de buffer a ser aplicado, neste caso um buffer externo (Outside buffer). Definimos ento o comprimento do raio (50 metros neste caso) e o nmero de anis. Podemos ainda definir o nome do arquivo de sada (Output file) bem como o diretrio em que ele ser guardado. Podem-se confirmar estes parmetros em 'Finalizar'. Em nosso exemplo, chamamos o novo arquivo de Buffer50, sendo este salvo no formato shapefile (*.shp).

Tutoriais

Anderson Maciel Lima de Medeiros

Fig. 5 Em poucos instantes o Kosmo ir gerar uma nova camada com buffer definido anteriormente. O usurio poder explorar outras funes como o 'Modificador de estilos' para melhorar a visualizao. A figura abaixo mostra qual poderia ser o resultado desta operao simples.

Fig. 6 Tutoriais Anderson Maciel Lima de Medeiros

5 Este exemplo genrico sobre a criao de um buffer mostra um procedimento simples que poder ser aplicado em diversas situaes. Como por exemplo, na determinao de reas de risco de uma cidade. Em breve publicaremos mais tutoriais explicando de modo simples como usar outras funcionalidades da ferramenta Geoprocessing Wizard do Kosmo 1.1. Procure no site do ClickGeo (www.clickgeo.com.br) outros tutoriais relacionados com o Kosmo 1.1 e suas outras verses, bem como sobre outros softwares de SIG e assim por diante. Espero que este tutorial como os demais j publicados possam servir para disseminao de conhecimento, o qual no deve ser escondido, mas compartilhado.

Anderson Medeiros 2008

Tutoriais

Anderson Maciel Lima de Medeiros

Potrebbero piacerti anche