Sei sulla pagina 1di 4

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR
Graduao

EXERCCIOS

www.universo.edu.br

DIREITO DO CONSUMIDOR

TUTELA ADMINISTRATIVA E PENAL

UNIDADE 4

EXERCCIOS DE AUTO-AVALIAO
1. O Ttulo II do CDC trata das infraes penais a que o fornecedor de produtos e servios est sujeito quando pratica (crimes comissivos) ou deixa de praticar certas condutas (crimes omissivos), nas relaes de consumo. Diante dessa afirmativa, atendendo a classificao dos crimes, a conduta do fornecedor de produto ou servio ser: a) b) c) d) e) Crime imprprio. Crime permanente. Crime prprio. Crime funcional. Crime de progresso criminosa.

2. O Direito Penal do Consumidor busca no somente reprimir condutas indesejveis e causadoras de danos, mas, sobretudo, prevenir a ocorrncia de tais condutas de forma a evitar o dano, amparando com mais eficincia os consumidores. As condutas tipificadas no sistema consumerista constituem: a) b) c) d) e) Crimes de perigo. Crimes imprprios. Crimes funcionais. Crimes tentado. Crimes permanentes.

3. Com relao Tutela Penal do Consumidor, marque a alternativa correta: a) b) c) O CDC prev apenas circunstncias agravantes dos crimes nele tipificados. O CDC prev circunstncias agravantes e atenuantes. Somente os rgos da administrao pblica direta podero intervir como assistente do Ministrio Pblico, bem como propor ao penal subsidiria, caso a denncia no seja oferecida no prazo legal. d) O Cdigo Penal ser aplicado quando o dispositivo do CDC no dispor de modo completo a tipificao da conduta do fornecedor do produto ou servio. e) As condutas tipificadas no CDC constituem crimes prprios e imprprios.

4. de se observar que os crimes contra as relaes de consumo no esto previstos apenas no CDC. As infraes tipificadas no cdigo consumerista se harmonizam com outras previstas no Cdigo Penal e em leis especiais. o que determina o art. 61 do CDC. Diante do enunciado acima, marque a alternativa correta.

21

UNIDADE 4 - TUTELA ADMINISTRATIVA E PENAL a) b) Por se harmonizarem, sero aplicadas, concomitantemente, complementando um dispositivo com outro, caso haja lacuna. Sendo o CDC lei especial, suas disposies prevalecero sobre aquelas contidas no Cdigo Penal e legislao extravagante, por fora do princpio da especialidade. c) d) e) Alm da responsabilidade penal, o fornecedor de produtos ou servios pode responder somente pela forma administrativa por seus atos. O direito penal do consumidor busca somente reprimir condutas indesejveis e causadoras de danos previstas somente no CDC. Com relao s condutas tpicas nas relaes de consumo, o Cdigo Penal ser aplicado de regra e o CDC como norma subsidiria. O bem tutelado nas infraes penais relativas s relaes de consumo, direito bsico do consumidor, enunciados genericamente no art. 6, da lei de proteo e corporificados nos captulos seguintes, relativos qualidade de produtos e servios, preveno e reparao de danos (Captulo VI). Diante do presente enunciado, responda s questes abaixo 7, 8. 5. O descumprimento da obrigao da publicidade escorreita, prevista no art. 31 do CDC, corresponde tutela penal prevista em qual dispositivo? a) b) c) d) e) Art. 65, execuo de servios perigosos. Art. 64, omisso de comunicao e de retirada do mercado. Art. 66, fraude em oferta. Art. 67, publicidade enganosa. Art. 68, publicidade prejudicial ou perigosa. n 5, 6,

6. O descumprimento da obrigao de manter dados fticos, tcnicos e cientficos, previsto no pargrafo nico do art. 36, corresponde a qual figura penal? a) b) c) d) e) Art. 70, emprego no autorizado de componentes usados. Art. 71, cobrana vexatria de dvidas. Art. 72, impedimento de acesso a informaes cadastrais. Art. 64 omisso de comunicao e de retirada do mercado. Art. 69, omisso na organizao de dados.

7. O dever de efetivar dizeres ou sinais ostensivos a respeito das periculosidades dos produtos, previstos nos arts. 8 e 9, corresponde a qual figura penal? a) b) c) d) e) Art. 63, omisso sobre nocividade ou periculosidade. Art. 69, omisso na organizao de dados. Art. 73, omisso na correo de dados inexatos. Art. 65, execuo de servios perigosos. Art. 66, fraude em oferta.

8. O direito informao adequada e clara sobre os diferentes produtos e servios, com especificao correta de quantidade, caractersticas, composio,

22

DIREITO DO CONSUMIDOR qualidade e preo, bem como riscos que apresentam, corresponde a qual figura penal? a) b) c) d) e) Art. 67, publicidade enganosa ou abusiva. Art. 68, publicidade prejudicial ou perigosa. Art. 66, fraude em oferta. Art. 65, execuo de servio altamente perigoso. Art. 64, omisso de comunicao e de retirada do mercado.

EXERCCIOS DE APRENDIZAGEM E FIXAO


1. Quais as modalidades de sanes administrativas previstas no CDC? Quais os rgos competentes para aplicar estas sanes?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________

2. A consumao da conduta tipificada no art. 66 se d quando o sujeito ativo faz a afirmao falsa ou enganosa, omite informao relevante sobre os aspectos inseridos no caput do artigo ou no instante em que o agente patrocina a oferta que contm a informao falsa ou enganosa. Perguntase: admissvel a tentativa nas condutas comissivas de fazer afirmao falsa ou enganosa, bem como a conduta omissiva?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________

23

Potrebbero piacerti anche