Sei sulla pagina 1di 3

Engenharia de Petroleo

O mercado de trabalho
O mercado do pr-sal est impulsionando a corrida para formar 250 mil novos profissionais at 2016 - entre eles, o engenheiro de petrleo. "As operadoras, como Petrobras e Shell, esto ativas por causa da economia brasileira e do bom relacionamento do pas com o mercado internacional. Como explorao e produo tm custos elevados, essas caractersticas nacionais diminuem os riscos. No Oriente Mdio, por exemplo, existem a instabilidade poltica e a possibilidade de conflitos", afirma Rogrio Fernandes de Lacerda, coordenador do curso da UFF. Alm de atuar na explorao, o profissional contratado para trabalhar em perfurao, transporte, instalao de sistemas submarinos, de gasodutos e no desenvolvimento de projetos. A Exxon, multinacional com concesso para a explorao do petrleo em territrio nacional, uma das principais empregadoras, juntamente com Petrobras, Shell, AGX e empresas prestadoras de servios. O Rio de Janeiro concentra 80% da produo do petrleo nacional e costuma apresentar mais oportunidades de emprego. Mas a Regio Nordeste j conta com o Polo Petroqumico de Camaari (BA), com a refinaria da Petrobras de Pernambuco, que deve comear a funcionar em 2011, outra refinaria no Maranho, cuja entrada em operao est programada para comear em 2013, e a do Rio Grande do Norte, que deve comear a operar no segundo semestre de 2010.

Engenharia de Energias
O mercado de trabalho
O pas poder passar por uma crise energtica e ambiental nos prximos anos, segundo o Plano Brasil 2022, elaborado pelo governo federal com metas e aes estratgicas para promover o desenvolvimento. Uma das maneiras previstas para evitar o colapso ser investir em fontes de energia hidreltrica e nuclear, alm das energias alternativas, para diminuir a emisso de carbono com a queima de petrleo e derivados. Rico em diversas fontes energticas, o Brasil tem potencial de crescimento em pesquisa e desenvolvimento na rea de energia. Por isso, o mercado tem crescido para o engenheiro de energia tanto no setor pblico como no privado. "Por ser um profissional preparado para atuar no s com a questo energtica em si, mas relacionando-a ambiental e s necessidades de crescimento do pas, ele no tem dificuldades em se colocar no mercado de trabalho", explica Otvio de Avelar Esteves, coordenador do curso da PUC Minas. "Multinacionais como a Vale j abrem vagas para esse profissional, a fim de coordenar projetos em eficincia energtica", complementa. Indstrias, empresas de maneira geral e rgos pblicos buscam solues energticas de melhor custo-benefcio de acordo com seu tipo de produo, e esse engenheiro solicitado para fazer a anlise e determinar qual tipo de fonte energtica a mais eficiente. Os maiores empregadores so as concessionrias de energia eltrica, alm da Petrobras, Eletrobrs, usinas de etanol e biodiesel e companhias de transporte de distribuio de gs natural. As melhores oportunidades esto nos estados de forte perfil industrial, como So Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os investimentos em usinas de etanol e biodiesel tambm criam boas chances de trabalho no interior de So Paulo e nas regies Nordeste e Centro-Oeste, locais onde h intensa produo de cana-de-acar.

Engenharia de Meio Ambiente


O mercado de trabalho
O mercado est bastante aquecido para o engenheiro ambiental. "Se antes o concurso pblico era a nica ou a melhor soluo para a carreira do egresso, hoje o setor privado oferece excelentes oportunidades", explica Eduardo Mario Mendiondo, coordenador do curso de Engenharia Ambiental da USP, em So Carlos (SP). O governo federal comea a investir em obras de saneamento no pas, e as empresas que executam os trabalhos tm grande demanda pelo engenheiro ambiental. Alm disso, usinas termoeltricas, indstrias de base (qumica e petroqumica, de minerao, siderurgia e de papel e celulose) e grandes obras de infraestrutura (rodovias e ferrovias) buscam cada vez mais o profissional para o controle de poluio e fiscalizao de projetos. O mercado de crdito de carbono, mecanismo institudo com a finalidade de reduzir os nveis de poluio global, pode vir a ampliar as possibilidades para o graduado. O especialista em tratamento de efluentes industriais pode ter boa chance de colocao. No setor pblico, as vagas esto em prefeituras, rgos do meio ambiente, como o Ibama, e empresas estatais que atuam nas reas de tratamento de esgoto e conservao e recuperao de reas degradadas. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (Embrapa) tem aberto vagas na rea de estudos climticos. No setor privado, o profissional pode trabalhar em departamentos de planejamento e gesto ambiental de grandes indstrias, como as da rea de explorao de petrleo. O engenheiro ambiental tem oportunidades em empresas de consultoria e auditoria ambiental que atendem demanda de servios por parte de construtoras, em geral. O graduado solicitado ainda para trabalhos em equipes multidisciplinares, em que faz estudos de impacto ambiental. As oportunidades so maiores no Sul e Sudeste, em reas de concentrao industrial ou agrcola. Na Regio Norte, esse engenheiro procurado para trabalhar no segmento de minerao e na gesto de recursos naturais que envolve a instalao de sistemas de tratamento de efluentes e a busca da certificao ISO 14.000, relativa aos cuidados com o meio ambiente. Nordeste e Centro-Oeste tm menos ofertas, mas tambm carecem de mo de obra especializada, o que aumenta as chances de contratao. "Hoje, essa diferena de demanda da mo de obra localizada tem menos impacto, pois, como muitos servios so contratados via concorrncia, seja para o setor pblico, seja para o setor privado, temos visto empresas instaladas em uma regio pegando obras em outras", diz o coordenador Eduardo Mario Mendiondo. Como o mercado est bastante aquecido, poucos profissionais tm voltado s universidades para fazer mestrado e doutorado. Portanto, h vagas tambm para quem quiser investir na carreira acadmica e dar aulas em universidades.

Engenharia Eletrica
O mercado de trabalho
"A engenharia como um todo est crescendo muito no pas, e isso inclui a eltrica. H cerca de dez anos que no temos problemas com empregabilidade, e isso acontece porque a Engenharia Eltrica lida com dois aspectos essenciais para a sociedade, que so a energia e a informao", afirma Jos Antenor Pomilio, coordenador do curso da Unicamp. A rea de transmisso e distribuio vive um momento importante de renovao dos profissionais que ocuparam os cargos nos anos 1970, quando o setor teve um crescimento muito grande. Alm disso, as reas de pesquisa e desenvolvimento em empresas de energia, computao e telecomunicaes tambm contratam o profissional. Setores alternativos, como o mercado financeiro, procuram por esse engenheiro. Concessionrias de energia, construtoras, empresas de tecnologia da informao so empregadoras do bacharel. Existe oferta de vagas em todo o pas. Apesar disso, as regies Sul e Sudeste possuem polos industriais bem desenvolvidos e concentram as melhores oportunidades.

Potrebbero piacerti anche