Sei sulla pagina 1di 51

UMA PROPOSTA METODOLGICA PARA A GESTO DE RESDUOS SLIDOS URBANOS NA FRICA

JOS BERNARDO1

Recife/2008

Mestre em Desenvolvimento Urbano, UFPE e Especialista em Ensino de Histria, UFRPE, Recife/Brasil.

RESUMO

A busca de um modelo que atenda de forma adequada gesto em resduos slidos, capaz de promover a sustentabilidade ambiental, social e econmica e que possa ser implementado nas cidades de pases em desenvolvimento, como da frica tem sido um grande desafio para gestores que atuam na rea. As solues at ento encontradas, e praticadas, tratam somente de mtodo convencional, de coletar o lixo e jogar em lugares distantes sem tratamento adequado. O objetivo deste trabalho desenvolver proposta de um novo modelo de gesto destinado ao tratamento de resduos slidos urbanos de forma sustentvel, preservando o meio ambiente e gerando trabalho e renda para as camadas de baixo poder aquisitivo. Sua concepo metodolgica baseia-se no reaproveitamento e recuperao de materiais descartados no lixo para retornar ao ciclo de produo, substituindo as matrias-primas naturais. Tm-se como marcos terico, a coleta seletiva e reciclagem de lixo. Ao final, apresentam-se os resultados obtidos por alguns pases que implantaram tal experincia no processo de validao do modelo, que comprovam sua aplicabilidade, funcionalidade e viabilidade podendo, portanto, ser utilizado no s nos pases do continente americano, europeu e Oceania onde o mesmo foi parcialmente experimentado, como em outros continentes com problemas semelhantes, tais como a frica e a sia.

Palavras-chave: Coleta Seletiva, Reciclagem de Lixo e Sustentabilidade.

INTRODUO

Este artigo apresenta uma proposta metodolgica para a gesto de resduos slidos urbanos na frica, visto como alternativa economicamente atrativa e ambientalmente sustentvel, que preserva recursos no-renovveis e possibilita a melhoria da qualidade de vida da populao carente. Mostra experincias parcelares de alguns

pases que participam pela diminuio de problemas ambientais e excelncia dos resultados com a implantao do modelo de gesto que est sendo proposto. O mundo atualmente apresenta tendncias de evoluo diversificadas, reveladoras de significativas transformaes na organizao do espao, da emergncia de novas territorialidades, de modificaes nas velhas relaes cidade/campo, de recomposies nas dinmicas sociais, em contnua experimentao, da definio de novas culturas urbanas. No caso da frica, um dos fenmenos mais interessantes dessa tendncia na geografia do continente o de crescentes nveis de urbanizao das cidades, causados pela grande migrao da populao rural para reas urbanas. Hoje, 340 milhes da populao africana vivem nas cidades, e espera-se que nos prximos 40 anos esse nmero cresa para 900 milhes de habitantes2. A aglomerao populacional aliada aos padres de consumo, padres de deslocamento e s atividades econmicas urbanas exercem intensos impactos sobre o meio ambiente em termos de consumo de recursos e eliminao de resduos. Estima-se que, na frica a mdia de gerao de lixo por habitante de 0,5 a 0,8kg por dia, variando conforme a regio. Quanto mais rico e urbanizado o pas, mais lixo gerado. Segundo o Programa Ambiental das Naes Unidas

Diviso da Populao do Departamento de Assuntos Sociais e Econmicos da Naes Unidas. Disponvel em: <WWW.africatodayonline.com/pt>. Acesso, em 15 de junho de 2008. A populao urbana vai duplicar at 2050.

(1999)3, do total de lixo produzido nas cidades africanas s 20% recebem tratamento adequado e 80% so descartados em espaos abertos e corpos d'gua. A cidade de Maputo, em Moambique, por exemplo, gera cerca de 1.135.000 toneladas de lixo por ano4, apenas uma nfima parcela deste volume tem tratamento adequado, o resto despejado a cu aberto, vazadouros e em reas alagadas. A cidade de Dar es Salaam, Tanznia, atormentada pelas mesmas dificuldades (STREN e WHITE, 1989). Nesta cidade, dos 1.929 toneladas5 de lixo produzido por dia, apenas 24% so recolhidos diariamente pela administrao local e 76% so deixados nas ruas da cidade sem tratamento. A provncia de Luanda, Angola, gera aproximadamente 2.000 m de resduos slidos urbanos por dia, do total do lixo produzido, somente 1.000 m recolhido diariamente por empresa de limpeza e saneamento urbano (DENCONSULT e PROJETOS de CONSULTORIA AUSTRAL, 1995)6, o restante amontoado nas estradas, portas das casas e lugares baldios. A cidade capital, Kampala, Uganda, sozinha produz cerca de 430.000 toneladas7 de resduos slidos, anualmente. Outros municpios e cidades do pas tambm geram quantidades considerveis de resduos, mas no tm em prtica, planos de gesto adequada dos resduos. Grande parte de seus resduos slidos urbanos jogado a cu aberto ou em aterros, sem tratamento adequado. Mbale, por exemplo, uma das cidades de Uganda, est cheio de toneladas de lixo no recolhido, enquanto seus moradores vivem beira de uma catstrofe ambiental. A cidade produz cerca de 70 toneladas de lixo por dia, somente trs
Gesto global de resduos slidos urbanos. WWW.ambientalmenteonline.pt>. Acesso, em 02 de junho de 2008 4 Gesto de resduos slidos em Moambique. Disponvel em: WWW.un.org/esa>. Acesso, em 20 de junho de 2008. 5 Disponvel em: <WWW.encapafrica.org/EGSSAA>. Acesso, em 20 de junho de 2008. 6 Gerenciamento de resduos slidos nos musseques (reas peri-urbanas) de Luanda. Disponvel em: <WWW.dw.angonet.org>; e WWW.hicnet.org/document>. Acesso, em 20 de junho de 2008. 7 Governana e gesto de resduos na frica. Disponvel em: <WWW.iderc.ca>. e <WWW.regionalenergy-net.com>. Acesso, em 15 de junho de 2008.
3

quartos dos quais so recolhidos, o restante descartado a cu aberto e em sistemas de drenagem ou de esgotos8. A cidade de Malindi, Qunia, produz 36.000 t/ano, mas apenas 7.300 t/ano so transportados para locais de despejo pelo servio de coleta municipal e 28.700 toneladas so abandonadas nas portas das casas (ONU, 1991)9. Alm disso, em Kinshasa, o lixo domstico recolhido somente em algumas reas residenciais. No resto da cidade, o lixo colocado na estrada, em aterros ilegais, ou em escoamento de guas pluviais e em sistema de esgotos ou enterrado em locais abertos (HARDOY e SATTERWAITE, 1992; UNITED NATIONS DEVELOPMENT PROGRAMME, 1996)10. Na frica do Sul, a Provncia de Mpumalanga contribui com 9% do fluxo total de resduos produzidos no pas (DWAF, 1998; STATS SA, 2002). Atualmente, a provncia enfrenta problemas de escassez de espao para despejar os resduos slidos. Alm desta provncia, outras regies do pas, segundo projees do governo nacional, tambm correm o risco de enfrentar escassez do espao no futuro prximo11. A cidade de Lagos, Nigria, pode ser considerada um dos lugares com maior quantidade de lixo eletrnico do mundo. Cerca de 500 contineres carregados com um volume equivalente a 500 mil monitores de computador ou 175 mil aparelhos de televiso entram em Lagos por ms, segundo a Basel Action Network12, setenta e cinco por cento dessa carga considerada lixo eletrnico.

Disponvel em: WWW.newvision.co.ug>. Acesso em 20 de junho de 2008. Governana e gesto de resduos na frica. Disponvel em: WWW.iderc.ca>; < WWW.mpu.agric.za>. Acesso em 20 de junho de 2008. 10 Governana e gesto de resduos na frica. Disponvel em: WWW.iderc.ca; e Globalizao, urbanizao e gesto de resduos slidos em frica. Disponvel em: WWW.wiego.org.pdf>. Acesso, em 20 de junho de 2008. 11 Resduos slidos urbanos na frica do Sul. Provncia de Mpumalanga. Disponvel em: <WWW.mpu.agric.za>. Acesso em 20 de junho de 2008. 12 uma organizao de vigilncia ambientalista responsvel pelos resduos txicos. Disponvel em: WWW.ban.org.>. Acesso, em 20 de junho de 2008.
9

Atualmente, Lagos gera cerca de nove mil toneladas de lixo por dia, apenas 20% so recolhidos para o destino final e 80% so jogados em sistema de drenagem e em lugares baldios13. Em geral, a coleta do lixo na frica tem um efeito seletivo, ou seja, a administrao municipal, quando no tem meios de oferecer o servio a toda a populao, prioriza os setores comerciais, as unidades de sade e o atendimento populao de renda alta. A expanso da cobertura dos servios urbanos raramente alcana as reas realmente carentes, at porque a ausncia de infra-estrutura viria exige a adoo de sistemas alternativos, que apresentam baixa eficincia e custo mais elevado. A falta de recursos financeiros e de infra-estruturas da maioria dos pases africanos para a gesto adequada de resduos slidos urbanos faz com que o servio de limpeza pblica seja tratado pelos governos municipais com medidas paliativas. Alm disso, a ausncia de aes e a negligncia por parte dos governos locais tambm contribuem consideravelmente para o agravamento da situao dos resduos slidos urbanos. O que fazer com as toneladas de lixo que os moradores das cidades colocam diariamente na porta de suas casas? Encontrar a resposta a essa questo seria a soluo de um dos maiores problemas urbanos. O lixo urbano responsvel por vrios impactos ambientais. Seus resduos poluem o solo, as guas e transmitem doenas. Quando incinerado, o lixo emite dixido de carbono (CO2) que faz aumentar o aquecimento global. Alm da questo do lixo, a frica enfrenta grandes problemas sociais, com efeitos negativos ao meio ambiente. Apesar de ser um dos continentes dotados de imensos recursos naturais e humanos, bem como da diversidade cultural, ecolgica e econmica, a frica considerada a regio com a maior populao pobre do planeta.
13

Disponvel em: <WWW.ipsnews.net/news>; e <WWW.mwglobal.org>. Acesso em 20 de junho de 2008.

Segundo Banco Mundial (2005), mais de 300 milhes de africanos vivem em situao de misria absoluta. A fome e a desnutrio matam anualmente mais de 4 milhes de crianas antes dos 5 anos de idade. 61% da populao adulta africana no sabem ler nem escrever; os ndices de desemprego so alarmantes. Ainda de acordo com Banco Mundial (2005), a frica tem a taxa de crescimento da populao a mais rpida do mundo. A estimativa que at 2025 a populao do continente africano esteja na faixa de um bilho. E as perspectivas no so nada animadoras, com o crescimento da populao previsto para os prximos anos, mais de 50% de africanos estaro vivendo com menos de um dlar por dia. Se nada for feito para salvar a frica da pobreza, o continente mergulhar numa grande crise social e ambiental. E como se sabe, a pobreza umas das principais causas da degradao do meio ambiente. Como salvar a frica de tanta fome e de tantos problemas ambientais que atualmente enfrenta? Como desenvolver um pas africano sustentavelmente sem pensarmos na inveno e introduo de novas metodologias e tecnologias? A coleta seletiva e a reciclagem de lixo seriam bom negcio para diminuir a misria e problemas ambientais na frica? O filsofo fisiocrata francs, Antoine Lavoisier, no sculo XVIII, pronunciou a indelvel verdade qumica, que: Na Natureza, nada se Cria, nada se Perde. Tudo se Transforma14. A Agenda 21 Global recomenda como proposies bsicas para o equacionamento do gerenciamento adequado dos resduos slidos os seguintes programas: minimizao da gerao de resduos, maximizao de prticas de reutilizao e reciclagem, implementao de sistemas de tratamento e disposio de resduos, compatveis com a preservao ambiental, extenso da cobertura dos servios de coleta e destino final dos resduos.
14

E,

mesmo

reconhecendo

as

disparidades

entre

naes

Disponvel em: WWW.port.pravda.ru>. Acesso em 20 de junho de 2008.

desenvolvidas e em desenvolvimento, identifica na constituio de uma parceria global a nica forma de reduzir as diferenas e garantir um mnimo bsico para todos os habitantes do planeta, sem que ocorra a exausto dos recursos naturais e a completa destruio dos ecossistemas dos quais depende a vida (SISINNO E OLIVEIRA, 2000). No contexto desta perspectiva, defender-se- especificamente neste artigo que a coleta seletiva e a reciclagem de resduos slidos urbanos so uma soluo indispensvel, por permitir a preservao do meio ambiente e a gerao de trabalho e renda para a populao pobre.

1. Coleta Seletiva de Lixo 1.1. Vantagens e Desvantagens


Para a sustentao do nosso trabalho buscamos enfatizar o conceito de coleta seletiva e de reciclagem de lixo, considerados como elementos importantes para a compreenso deste estudo. Em primeiro lugar, existe uma certa confuso em torno do conceito de coleta seletiva e de reciclagem de lixo. H quem fale, por exemplo, que faz coleta seletiva em casa, mas queixa-se de que seu bairro ou sua cidade no tem reciclagem. Outros garantem que reciclam seu lixo, mas que, infelizmente, o lixeiro mistura tudo. Para facilitar a compreenso desse conceito e esclarecer esse equvoco buscou-se trazer a definio elaborada pela NBR15 12.980 (ABNT, 1993). Segundo NBR, coleta seletiva o ato de separar e coletar materiais reciclveis, tais como papis, plsticos, metais e vidros, etc., previamente selecionados na prpria fonte geradora16 para que no sejam descartados como lixo, possibilitando a sua recuperao mediante um acondicionamento distinto para cada grupo de componentes, permitindo assim a sua comercializao e

15 16

Normas Tcnicas Brasileiras Fontes geradoras de lixo entendem-se como indstrias, comrcios e residncias.

transformao em novos produtos atravs de um processo de reciclagem artesanal ou industrial. De acordo com a Lei Estadual de Polticas de Resduos Slidos em Pernambuco (2001), coleta seletiva um processo de separao de materiais reciclveis que se inicia onde se geram os resduos slidos a partir da segregao dos materiais reciclveis, reutilizveis ou recuperveis, continuado na remoo e transporte interno destes materiais e que se consolida no recolhimento destes materiais de forma manual ou mecnica para posterior organizao e comercializao17. Para Camarotti e Spink (2003), coleta seletiva um mecanismo ou uma alternativa ecolgica ou ambiental que desvia o lixo que deveria ser destinado para aterros sanitrios ou lixes para ser reciclado. O fundamento deste processo a separao, pela populao, dos materiais reciclveis (papis, vidros, plsticos e metais) do restante do lixo, que jogado em aterros ou usinas de compostagem.

1.1.1. Vantagens de Coleta Seletiva de Lixo


A coleta seletiva apresenta uma srie de vantagens que trazem resultados positivos inestimveis, tais como a preservao da paisagem, da economia de recursos naturais e diminui o impacto ambiental de lixes e aterros; permite a gerao de trabalho e renda na medida em que os catadores se organizam em torno de uma associao ou cooperativa autogestionria para coletar, separar, comprar e comercializar o material reciclvel, ajuda a resgatar a cidadania atravs do processo de participao considerado como instrumento fundamental para que o sistema funcione; permite a reduzir gastos com a limpeza urbana e investimentos em novos aterros; alicera as economias locais, contribuindo para o desenvolvimento social sustentvel do municpio; permite articulaes com catadores, empresas, associaes ecolgicas, escolas, sucateiros, etc., e contribui para mudar valores e atitudes individuais
Lei Estadual de Polticas de Resduos Slidos em Pernambuco (2001). Disponvel em: <WWW.cprh.pe.gov.br>. Acesso, em 05 de maio de 2005.
17

para com o ambiente, incluindo a reviso de hbitos de consumo, ou para mobilizar a comunidade e fortalecer o esprito de cidadania; Possibilita a aproximao entre o poder pblico e a populao; e contribui positivamente para a imagem do governo e da cidade. Para Andrade e Jernimo (2004, p. 42), a coleta seletiva traz grandes benefcios reciclagem, pois os materiais reciclveis chegam limpos s fbricas, sem que tenham sido misturados a outros tipos de lixo. Alm do mais, evita que as pessoas vivam no meio dos lixes procurando por esses materiais. Essas pessoas podem se organizar de maneira a coletar o lixo limpo, antes de chegar aos lixes.

1.1.2. Desvantagens de Coleta Seletiva de Lixo


No entanto, o custo de operao de coleta seletiva apontado por alguns autores como desvantajoso. Isso pode ser verificado a partir da comparao entre a soma dos custos de capital (planejamento, projeto, instalaes de ar condicionado, veculos etc.) e dos custos de operao/ manuteno (recursos humanos, gua, energia, combustveis, servios de terceiros, divulgao etc.) com a soma dos benefcios econmicos (reduo dos custos de transferncias e destino final), benefcios sociais (aumento do nmero e empregos diretos e indiretos) e a obteno de receita com a venda dos materiais reciclveis. Esses quantitativos, segundo OLIVEIRA et all, 1999 (apud LAGES, 2001), tendem a apresentar resultados negativos quando comparados coleta convencional. Por outro lado, ao se realizar a comparao entre os dois tipos de coleta, devese considerar a reduo dos impactos ambientais envolvidos e os gastos com um futuro tratamento de reas degradadas, o que justifica o empenho em se consolidar essa prtica. A coleta seletiva e a reciclagem do lixo podem ser bom negcio para uns, mas pssimo para outros. Algumas cidades chegam a gastar US$ 400 / tonelada com o recolhimento do material reciclvel para vend-lo a uma mdia de US$ 60 / tonelada. V-se que a coleta seletiva - apesar do que muitos dizem - no to bom negcio. Para o ambiente, ser uma maneira eficaz de combater o problema do lixo se estiver associada a outros mtodos de manipulao. No
10

entanto, tudo deve estar agregado a uma poltica de gesto integrada, que vise a adoo de medidas para reduzir a gerao: a utilizao de tecnologias mais limpas na produo industrial; o reaproveitamento de tudo que for possvel e, por fim, tratamento final dos resduos adequado (EIGENHEER, 1993a). Como foi dito antes, de qualquer forma, importante notar que o objetivo da coleta seletiva no gerar recursos, mas reduzir o volume de lixo, gerando ganhos ambientais. um investimento no meio ambiente e na qualidade de vida. No cabe, portanto, uma avaliao baseada unicamente na equao financeira dos gastos da prefeitura ou do governo com o lixo, que despreze os futuros ganhos ambientais, sociais e econmicos da coletividade. A curto prazo, a reciclagem permite a aplicao dos recursos obtidos com a venda dos materiais em benefcios sociais e melhorias de infra-estrutura na comunidade que participa do programa. Tambm pode gerar empregos e integrar na economia formal trabalhadores antes marginalizados, como no caso da cidade de Vitria do Esprito Santo, no Brasil.

1.2. Processo e Etapas de Implantao de um Projeto de Coleta Seletiva de Lixo.


Segundo o Manual de Saneamento (1999), para a elaborao do projeto de coleta seletiva deve-se considerar os seguintes aspectos: 1. viabilidade executiva: tipo de material que se deseja reciclar; onde deve ser executada a coleta seletiva desse material; como e por quem deve ser executada essa coleta; 2. viabilidade econmica: a falta de um estudo detalhado do custo de execuo de uma coleta seletiva tem inviabilizado algumas tentativas de implantao desse processo. Para se fazer uma coleta seletiva generalizada, em todos os bairros dos municpios, necessrio levar em conta a quantidade e tipo de materiais a reciclar; 3. viabilidade e interesse ecolgico: necessrio avaliar quanto representa a reciclagem na economia em termos de destinao final; 4. implantao de natureza social: as implantaes tipo emprego, resgate da cidadania, reintegrao de catadores de lixo comunidade devem
11

ser considerados na elaborao do projeto da coleta e reciclagem para a determinao dos processos a serem empregados.

A coleta seletiva de lixo significa uma mudana de procedimento das pessoas que dela estaro participando. A experincia brasileira demonstra que muitos projetos no se consolidaram por falta de conhecimento prvio adequado dos seus mentores sobre o cenrio e os atores da ao proposta. Falharam tambm ao esperarem adeso total do pblico alvo e mudana de hbitos da noite para o dia, e ainda muitos deles esbarraram na falta de mecanismos ou mercado para escoar os materiais reciclveis coletados.

1.3. Etapas de Elaborao de Projeto de Coleta Seletiva de Lixo.


1 Etapa Levantamento das informaes levantar as informaes bsicas necessrio para o dimensionamento e planejamento das aes na educao ambiental e coleta seletiva. Atravs de um roteiro, mais detalhado possvel, sero registradas todas as informaes necessrias para identificar todos os fatores que influenciam as caractersticas dos resduos slidos no Municpio, nas respectivas reas de implantao do projeto, tais como: estimativas da quantidade de lixo gerada; composio fsica; parmetros fsico-qumicos; tipo de lixo; nmero de habitantes; poder aquisitivo; condies climticas; hbitos da populao; taxas de incrementos da gerao de lixo e limpeza; classificao do resduo; comunidades; e caracterizao das reas de influncia. Com esses dados ser definido o nmero de multiplicadores para receberem o curso bsico de reciclagem em cada rea de influncia. Tambm ser dimensionada toda a infra-estrutura para operacionalizao da coleta seletiva. Os equipamentos e para processamento a partir dos das resduos taxas slidos de sero especificados dimensionados incrementos

populacionais, estimados para os prximos dez anos.

12

2 Etapa Divulgao e Educao Ambiental Planejar as aes de educao ambiental e divulgao do projeto de coleta seletiva. A divulgao deve ser assegurada a realimentao e sucesso do projeto. Para que este programa tenha xito, torna-se necessria a participao popular em cada ao desenvolvida, visando gerar um sentimento de autoria e responsabilidade, garantindo desta forma, a continuidade dos trabalhos realizados, mesmo aps o encerramento do cronograma fsico do projeto (MANUAL DE SANEAMENTO, 1999). A educao ambiental uma pea fundamental para o sucesso do programa de implantao deste processo. Essa forma de educao, que neste caso visa ensinar o cidado sobre o seu papel como gerador de lixo, principalmente dirigida comunidade: escolas; reparties pblicas; residncias; escritrios; fbricas; lojas; e todos os outros locais onde gerado resduo (IDEM, 1999). Quando a populao fica ciente do seu poder ou dever de separar o lixo, passar a contribuir mais ativamente ao programa. Com isso, haver um desvio cada vez maior dos materiais que outrora iam para o aterro, implicando uma economia de recursos. A informao sobre a realizao da coleta seletiva deve ser divulgada regularmente ao pblico alvo: nas escolas, pode ser veiculada atravs de cartilhas e atividades ldicas como sucata; para a populao em geral, com nfase para as empregadas domsticas, zeladores, etc. Precisa ser mais especfica, abordando, por exemplo, o que deve ser separado; dia e horrio de coleta; formas de atendimento; finalmente para o pblico, em geral, prestando contas das receitas, benefcios e metas (IDEM, 1999). Coleta seletiva sem ampla educao ambiental cai na mesma infelicidade de um cinema sem anncio ou placas: ningum vai saber de sua existncia, levando a iniciativa ao fracasso. As supostas economias, adquiridas por no terem sido gastas com campanhas educativas, so eliminadas pelo custo altssimo de caminhes de coletas seletivas, circulando vazios (MANUAL DE SANEAMENTO, 1999).
13

3 Etapa dimensionamento do sistema de coleta seletiva definir toda infraestrutura necessria para implantar um sistema de recolhimento de materiais reciclveis previamente separados pelos integrantes da comunidade. A partir dos dados coletados na etapa 01 (coleta das informaes), cada comunidade ou setor envolvido no projeto ser mapeado por territrios para definio de: nmero de catadores; freqncia da coleta; extenso dos percursos; nmero de postos de captao; nmero de postos de coletas voluntrias; equipamentos bsicos; meios de transportes; setores de coletas; e horrios (IDEM, 1999). Conforme o Manual de Saneamento (1999), a equipe que integrar a coleta diferenciada poder ser composta pelas famlias que vivem em torno do aterro do municpio e pelos catadores de sucatas informais. Essa equipe receber treinamento especfico de aproximadamente 10 horas. O curso permitir capacitar os que atuam no setor para transferir conhecimentos para a comunidade e evidenciar o carter de utilidade pblica dos servios prestados por essa categoria (IDEM, 1999). A estrutura do curso est baseada em: Relaes Humanas, Limpeza Pblica, Sade do Catador, Trnsito, Princpios de Cooperativismo, Aspectos Prticos da Cooperativa e Identificao dos Materiais (Manual de Saneamento, 1999). A administrao e organizao dos catadores sero exercidas por uma cooperativa de iniciativa espontnea desses catadores (IDEM, 1999). Tambm sero coordenadas campanhas para coleta seletiva em escolas, indstrias, comunidades religiosas, lojas, etc. A coleta seletiva pode ser feita de vrias formas: coleta domiciliar, ou de casa em casa, com a coleta utilizando carrinhos tipo plataforma ou caminho; e coleta por Postos de Entrega Voluntria PEVs, ou Locais de Entrega Voluntria LEVs, utilizando contineres ou pequenos depsitos (MANUAL DE SANEAMENTO, 1999). O Quadro 02 mostra as duas modalidades de coleta seletiva de lixo e seus aspectos positivos e negativos.
14

A remoo de casa em casa, consiste na coleta dos materiais reciclveis gerados por cada domiclio. Nos dias e horrios determinados, garis coletam esses materiais, utilizando carro tipo plataforma para seu transporte (IDEM, 1999). Esse mtodo muito prtico, de baixo custo operacional e apresenta a principal vantagem a comodidade oferecida populao. Para a cobertura em grandes reas, a implantao deste sistema exige um ponto de apoio para armazenamento do material coletado. Como estao de transferncia pode ser utilizado um continer para grande volume ou um caminho tipo ba (IDEM, 1999). Para no ocorrer a possibilidade da ao dos catadores informais e sucateiros, necessrio cada domiclio fazer o armazenamento dos reciclveis at a data e horrio a serem coletados pelos garis (IDEM, 1999). Na coleta por PEVs ou LEVs18, o gerador dos resduos reciclveis deposita-os espontaneamente em contineres especiais, distribudos em vrios pontos da cidade ou comunidade. Os indivduos so estimulados por programas de educao ambiental, valores de cidadania e ecologia. No Brasil, por exemplo, os contineres so facilmente identificados por cores e smbolos estabelecidos pela resoluo n 275 de 25 de abril de 2001, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) que segue as diretrizes internacionais, onde cada cor corresponde a um tipo de material. Ou seja, os PEVs e os LEVs tm cores e smbolos padronizados. Por exemplo, vermelho para plstico, amarelo para metal, azul para papel e verde para vidro (MANUEL DE SANEAMENTO, 1999). Nesse sistema, necessrio a guarnio realizar a retirada dos materiais e transport-los por caminhes para a unidade de reciclagem. Os contineres podem ser adaptados aos caminhes, facilitando a operacionalizao e reduo da mo-de-obra (IDEM, 1999).
18

PEV Postos de Entrega Voluntrio; e LEV Local de Entrega Voluntrio.

15

Postos de Entrega Voluntria PEVs so postos cadastrados pelas prefeituras, onde os indivduos depositam seus resduos reciclveis gerados, estimulados geralmente por campanhas incentivadoras. Nessas campanhas, os indivduos, as escolas ou comunidades recebem bonificaes ou prmios em troca desses materiais. Para a participao da populao no processo de coleta seletiva faz-se necessrio o trabalho de educao ambiental, mobilizao e conscientizao da comunidade (MANUAL DE SANEAMENTO, 1999). A Prefeitura se encarrega de transportar e comercializar esses resduos diretamente com a indstria recicladora, ou indiretamente com os sucateiros (IDEM, 1999). Todos os resduos reciclveis coletados sero conduzidos para as instalaes da unidade de separao, onde atravs de transportadores e equipamentos sero separados e classificados. Aps classificao, os reciclveis sero prensados e reduzidos de volumes. J embalados, esses materiais sero pesados e comercializados para serem reciclados e reintroduzidos no ciclo produtivo (MANUAL DE SANEAMENTO, 1999).

16

Quadro 02. Modalidades de coleta seletiva de lixo


Modalidade Porta-a-porta Aspectos positivos Facilita a separao dos materiais* nas fontes geradoras e sua disposio na calada; dispensa o seu deslocamento at um PEV, permitindo mensurar a adeso da populao ao programa, pois os domiclios ou estabelecimentos participantes podem ser identificados durante a coleta (observando-se os materiais dispostos nas caladas); agiliza a descarga nas centrais de triagem. Posto de entrega (PEV) Facilita a coleta reduzindo os custos** com percursos longos especialmente em bairros com populao esparsa; permite a explorao do espao do PEV para publicidade e eventual obteno de patrocnio***, dependendo do estmulo educativo e do tipo de continer, permite a separao e descarte dos reciclveis por tipos, o que facilita a triagem. Requer mais recipientes para acondicionamento nas fontes geradoras; demanda maior disposio da populao que precisa se deslocar at o PEV; sofre vandalismo; exige manuteno e limpeza; no permite a identificao das famlias que efetivamente separam seus resduos, dificultando a avaliao da adeso da comunidade do programa. Fonte: Grimberg e Blauth (1998). Disponvel em: <www.ct.ufpb.br>. Acesso em: 04 de fevereiro de 2006. Aspectos negativos uma infra-estrutura maior de coleta, com custos mais altos para transporte; aumenta os custos de triagem ao exigir posterior seleo.

*normalmente s em dois tipos, embora o muncipe, se quiser facilitar o trabalho nas centrais de triagem, possa separar os reciclveis em diversas categorias.

17

**a reduo nas despesas, embora seja positiva, pode estar associada a uma reduo na eficincia da coleta. ***em troca da publicidade, patrocinadores podem doar e manter os PEVs.

2. Reciclagem de Lixo
Segundo a Lei Estadual de Polticas de Resduos Slidos em Pernambuco (2001), reciclagem um processo industrial ou artesanal de transformao de materiais descartados em produtos que sero reincorporados sociedade de consumo ou utilizados como matria-prima de outros processos industriais ou artesanais, consiste no resultado de uma srie de atividades atravs das quais materiais que se tornariam lixo, ou esto no lixo, so desviados, sendo coletados, separados e processados para serem usados como matria-prima na manufatura de bens, elaborados anteriormente apenas com matrias-primas virgens, refazendo-se, assim, o ciclo produtivo19. Reciclagem um conjunto de tcnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutiliz-los no ciclo de produo de que saram. o resultado de uma srie de atividades, pelas quais materiais que se tornariam lixo, ou esto no lixo, so desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matria-prima na manufatura de novos produtos20. O termo reciclagem originalmente utilizado para indicar o reaproveitamento (ou a reutilizao) de um polmero no mesmo processo em que, por alguma razo foi rejeitado. Segundo Calderoni (2003), o termo reciclagem, aplicado a lixo ou a resduos, designa o reprocessamento de materiais selecionados de forma a permitir novamente sua utilizao. Trata-se de dar aos descartes uma nova vida. Nesse sentido, reciclar ressuscitar materiais, permitir que outra vez sejam aproveitados.
19

Lei Estadual de Polticas de Resduos Slidos em Pernambuco, 2001. Disponvel em: WWW.cprh.pe.gov.br>. Acesso, em 05 de maio de 2005. 20 Disponvel em: <http//www.compam.com.br>. Reciclagem de Lixo. Acesso em: 16 de setembro de 2005.

18

Reciclar implica reaproveitar, reutilizar. A produo de materiais reciclados implica uma menor extrao e dilapidao dos recursos naturais da Terra, um menor consumo de energia, um menor volume e nmero de lixeiras e incineradoras e consequentemente uma reduo da poluio. O retorno da matria-prima ao ciclo de produo denominado reciclagem, embora o termo j venha sendo utilizado popularmente para designar o conjunto de operaes envolvidas. O vocbulo surgiu na dcada de 1970, quando as preocupaes ambientais passaram a ser tratadas com maior rigor, especialmente aps o primeiro choque do petrleo, quando reciclar ganhou importncia estratgica. As indstrias recicladoras so tambm chamadas secundrias, por processarem matria-prima de recuperao. Na maior parte dos processos, o produto reciclado completamente diferente do produto inicial21. A reciclagem do material possvel com a colaborao do consumidor. Como j citado atrs, nos pases desenvolvidos como a Frana e Alemanha, a iniciativa privada encarregada do lixo. Fabricantes de embalagens so considerados responsveis pelo destino do lixo e o consumidor tambm tem que fazer sua parte. Por exemplo, quando uma pessoa vai comprar uma pilha nova, preciso entregar a usada22. A reciclagem do material muito importante, no apenas para diminuir o acmulo de dejetos, como tambm para poupar a natureza da extrao inesgotvel de recursos.

2.1. As Vantagens de Reciclagem de Lixo23


Cada 50 quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma rvore seja cortada. Pense na quantidade de papel que voc j

21

Disponvel em: <http//www.compam.com.br>. Reciclagem de Lixo. Acesso em: 16 de setembro de 2005. Disponvel em: <http//www.compam.com.br>. Acesso em: 16 de setembro de 2005. Disponvel em: <www.cempre.com.br>. Acesso em: 23 de maio de 2005.

22 23

19

jogou fora at hoje e imagine quantas rvores voc poderia ter ajudado a preservar; Cada 50 quilos de alumnio usado e reciclado, evita que sejam extrados do solo cerca de 5.000 quilos de minrio, a bauxita; Com um quilo de vidro quebrado, faz-se exatamente um quilo de vidro novo; E a grande vantagem do vidro que ele pode ser reciclado infinitas vezes; Economia de energia e matrias-primas. Menos poluio do ar, da gua e do solo; Melhora a limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hbito de separar o lixo, dificilmente o joga nas vias pblicas; Gera renda pela comercializao dos reciclveis. Diminui o desperdcio; Gera empregos para os usurios dos programas sociais e de sade da Prefeitura; D oportunidade aos cidados de preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram. Deve-se reciclar o lixo porque o planeta no suporta mais de tantos resduos slidos que recebe do ser humano. A quantidade de lixo produzido diariamente por homem de 0,5 kg. Se somarmos toda a produo mundial, os nmeros so assustadores. Por exemplo, na Amrica Latina e Caribe, segundo dados da Organizao Pan-Americana da Sade (2001), so gerados diariamente cerca de 369.000 toneladas de resduos slidos municipais. Apenas 80% de lixo so coletados. Do total de resduos coletados, 23% so depositados de forma sanitria e ambientalmente adequada, o restante destinado em lixes a cu aberto ou aterros controlados, sem o devido controle ambiental e sanitrio24. Uma garrafa plstica ou vidro pode levar 1 milho de anos para decompor-se. Uma lata de alumnio, de 200 a 500 anos. Porm todo esse material pode ser

24

WORKSHOP REGIONAL, 2001. Gesto Integrada de Resduos Slidos Urbanos em Cidades da Amrica Latina e Caribes. Disponvel em: <www.google.com.br>. Acesso em 02 de fevereiro de 2006.

20

reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matria prima, sem perder as propriedades25. Veja o Quadro 03. Quadro 03. Tempo de Decomposio do Material MATERIAL Papel Vidro Borracha Metal Nylon Madeira pintada Goma de mascar Filtro de cigarro Pano Fralda descartvel comum Plsticos Isopor Latas de alumnio Tampas de garrafas Chiclete Jornais Fsforos
Fonte: <www.cempre.com.br>, 2005.

TEMPO DE DECOMPOSIO De 3 a 6 meses 1 milho de anos Tempo indeterminado Mais de 100 anos Mais de 30 anos 13 anos 5 anos 5 anos De 6 meses a um ano 450 anos 450 anos 400 anos De 200 a 500 anos 150 anos 5 anos De 2 a 6 meses 2 anos

Confira no quadro abaixo o que pode e o que no pode ser reciclado.

25

Disponvel em: <www.cempre.org.br>. Reciclagem do Lixo. Acesso em: 13 de outubro de 2004.

21

Quadro 04. Materiais reciclveis e no reciclveis


Produtos Reciclveis Garrafas Copos e outros Recipientes de Vidros Garrafas PET (reutilizveis) Embalagens de Material de Limpeza Copinhos de Caf Embalagens de Margarina Canos e Tubos Sacos Plsticos em Geral Papel e Papelo Latas Clipes Produtos no Reciclveis Espelhos Vidros Planos Lmpadas Cabos de Panela Tomadas; Chips Embalagens de Biscoito Batatas Macarro ou Similares Papel Carbono Papel Plastificado Esponjas de ao

Grampos, Restos de Comida, dentre Tubos de TV outros Sucatas de Reformas Etiquetas Adesivas, Fitas Crepe, Papis Sujos

Fonte: Elaborado pelo autor atravs de dados pesquisados em: <www.recicloteca.com.br>. Acesso em: 18 de maro de 2005.

A gesto sustentvel dos resduos slidos pressupe uma abordagem que tenha como referncia o princpio dos 3Rs, apresentado na Agenda 21: reduo (do uso de matrias-primas e energia e do desperdcio nas fontes geradoras), reutilizao direta dos produtos e reciclagem de materiais. A hierarquia dos 3 Rs segue o princpio de que causa menor impacto. A recuperao de resduos reutilizao e reciclagem, como tambm o tratamento de RSU (Resduos Slidos Urbanos), reduz a quantidade e altera a qualidade dos resduos a serem dispostos no solo. Com menos resduos, a vida til dos aterros prolongada e, com menos matria orgnica e resduos mais inertes, h uma menor gerao de percolado, minimizando impactos
22

ambientais e sanitrios. A reutilizao e reciclagem de resduos minimizam o consumo de recursos naturais e promove a valorizao dos resduos. O termo sustentabilidade significa justamente a possibilidade de se obter continuamente condies iguais ou superiores de vida para um grupo de pessoas e seus sucessores em dado ecossistema. Esse conceito equivale idia de manuteno de nosso sistema de suporte de vida. Ele significa um comportamento que procura obedecer s leis da natureza. A reutilizao de resduos gerados em uma indstria como matria-prima para outra indstria atravs de um processo de pr-seleo uma das formas consideradas para se chegar a um desenvolvimento sustentvel. Neste sentido, o conceito de desenvolvimento sustentvel implica que a explorao dos recursos naturais deve ser feita em condies tais que as geraes vindouras possam utilizar esses recursos e beneficiar-se de um processo contnuo e equilibrado, no qual a reduo das desigualdades econmicas e sociais e a diminuio dos ecossistemas naturais, a reciclagem de materiais e o deslocamento das prioridades de um crescimento quantitativo para um crescimento qualitativo tm um papel importante. Conforme a Organizao Pan-Americana de Sade (2001)26, apesar da existncia do mecanismo preconizado pela Agenda 21, na Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, o princpio dos 3 Rs reduzir, reutilizar e reciclar , ainda no est bem difundido nas regies da frica, da Amrica Latina e Caribe. Embora tenha sido implementado em alguns pases, o mercado para os reciclveis nas naes em desenvolvimento, por exemplo, ainda no dos mais promissores. Contudo, nos ltimos anos est comeando a ampliar-se. No caso do Brasil, analisando, o exemplo das embalagens tetrapak que, at alguns anos atrs, no havia tecnologia adequada para recicl-las. Hoje, existem no mercado inmeros produtos fabricados a partir de resduos, considerados lixo por muitos.
26

WORKSHOP REGIONAL, 2001. Gesto Integrada de Resduos Slidos Urbanos em Cidades da Amrica Latina e Caribes. Disponvel em: <www.google.com.br>. Acesso em: 06 de fevereiro de 2006.

23

O investimento em reciclagem pode ser uma medida que pode empregar muitas pessoas, principalmente numa situao com altos nveis de desemprego como a atual. Isso o que tem acontecido em vrias cidades brasileiras, onde esto sendo formadas cooperativas de catadores. Por exemplo, a ASMARE, em Belo Horizonte, rene vrios ex-catadores em lixes, que agora operam duas unidades de reciclagem e tm uma renda mensal de aproximadamente U$ 100. Experincias semelhantes ocorrem em Araatuba e Catanduva em So Paulo, Penha em Santa Catarina e Ponta Grossa, no Paran, entre outras. O mercado poder ser continuamente ampliado graas mudana de pensamento e atitudes em relao aos resduos, pois se o pblico reivindicar mais intensamente a mudana de atitudes por parte das autoridades e contribuir melhor com programas j existentes, a reciclagem poder ser mais atingida. Entretanto, separando todo o lixo produzido em residncias, estaremos evitando a poluio e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indstrias. Alm disso, estaremos poupando o meio ambiente e contribuindo para o nosso bem-estar no futuro. Conhecendo o material reciclvel e no reciclvel evita o desperdcio do tempo e frustraes. O Quadro 04 demonstra o material que deve e o que no deve ser reciclado.

3. Contexto Histrico de Coleta Seletiva e Reciclagem de Lixo. 3.1. Experincias de alguns pases

A coleta seletiva de lixo teve incio no sculo XX, nos Estados Unidos. Na Europa, essa atividade surge oficialmente em 1941, na Itlia, em grande parte como resultado das dificuldades provocadas pela Segunda Guerra Mundial. No entanto, foi principalmente nas situaes de crise e de guerra que a reciclagem e a recuperao de resduos alcanou os maiores volumes. A partir dos anos
24

de 1973 e 1974, que sucedem a Guerra do Yom Kippur27, a coleta seletiva voltou a chamar a ateno de todos os pases do mundo (CALDERONI, 2003). O processo adotado por pases europeus passava a separao domiciliar do lixo em trs grupos de resduos: materiais orgnicos; cinzas provenientes da combusto, em geral da madeira e do carvo; materiais de valor comercial, como papel, cacos de vidro, metais e tecidos. Assim separados esses resduos, eram retirados por comerciantes ou industriais. Nota-se que naquela poca no constitua atribuio das prefeituras a coleta do lixo domiciliar. O mesmo sistema foi implantado posteriormente nos pases nrdicos da Europa e no norte da Alemanha, de onde, provavelmente, espalhou-se para outras partes do continente. Mas esse mecanismo no se deu da mesma forma em todos os pases. Na Frana, por exemplo, a recuperao das latas de alumnio insignificante quando comparada com as taxas atingidas na Sua e na Sucia cujo patamar de coleta deste material permitiu a fixao de uma taxa de recuperao de 75% (BERTOLINI, 1990, apud CALDERONI, 2003). Nos Estados Unidos, o papel e papelo constituem o principal material presente no lixo slido municipal. Nos ltimos anos, a coleta desse material para reciclagem atingiu o patamar de 25,6% do total gerado. As projees da EPA Environmental Protection Agency para o ano 2010 so de que 121 milhes de toneladas desse material constituiro o lixo coletado pelas prefeituras, o que representa 48% do total (CALDERONI, 2003). A vanguarda das iniciativas no campo da coleta seletiva e reciclagem, seja pela ao direta dos governos, seja pela atuao freqentemente proativa das empresas, das instituies da sociedade civil e da prpria populao como um todo, atualmente assumida pelos Estados Unidos e Europa, mas, sobretudo, na sia pelo Japo que reutiliza 50%28 de seu lixo slido.

Trata-se de uma guerra que aconteceu em 1973, envolvendo o Egito e a Sria contra Israel. Aps a guerra, a questo palestina entrou em destaque internacional e o petrleo comeou a ser utilizado como arma pelos estados rabes, boicotando o seu fornecimento aos pases aliados a Israel. 28 Disponvel em: <www.enciclopedia.hpg.ig.com.br>. Acesso em: 24 de julho de 2004.

27

25

Na Oceania, no caso da Austrlia, diante da enorme produo de resduos domiciliares em Sidney, a coleta seletiva teve incio em 1990, como iniciativa governamental, operando com eficincia de 40% (CAMPOS, 1994, apud CALDERONI, 2003, p. 141). Na China, a separao do lixo nas residncias comeou oficialmente em 1950. Os materiais selecionados so levados at pontos de coleta nas imediaes das cidades, onde so trocados por dinheiro. Na cidade de Shangai, chegou a haver entre 400 e 500 desses pontos, mas 50% deles foram desativados por falta de interesse da populao (CAMPOS, 1994, apud CALDERONI, 2003). No entanto, devido a poucas informaes sobre a coleta seletiva nesse pas, at aqui no se sabe quais so os seus resultados. Segundo Gao Hongbin, diretor do Departamento de Alvio da Pobreza e Desenvolvimento, subordinado ao Conselho de Estado, a China reduziu a populao empobrecida em 80 milhes de pessoas nos ltimos sete anos. a classe mdia "inflou", representando um quinto da populao do pas, e hoje desfruta de um padro de vida melhor do que no passado. Ainda para esse alto funcionrio chins Gao Hongbin, at o final de 2000, o nmero de pobres nas zonas rurais chinesas que no tiveram o suficiente para comer nem vestir-se adequadamente caiu a 30 milhes, aproximadamente 3% da populao rural29. No Japo, a populao procura separar bem os tipos de lixo e respeitar os dias de coleta de seu bairro. Aprendem a identificar os kanji (os dias da semana) para saber quando vai ser depositado o lixo no local marcado. O pas , atualmente destacado como lder em coleta seletiva e reciclagem em todo o mundo, uma vez que l a reciclagem atinge entre 40% e 50% do total do lixo30. No Brasil, a atividade de coleta seletiva existe pelo menos desde a dcada de 1950, quando se difundiu atravs dos garrafeiros e papeleiros31,
29

Informaes disponveis no site. <www.xinhuanet.com>. Pobreza na China. Acesso em: 04 junho de 2006. Disponvel em: <www.yahoo.com.br>. Acesso em: 26 de outubro de 2004.

30

31

Atualmente conhecidos como aparistas ou sucateiros. Disponvel em: <www.yahoo.com.br>. Acesso em: 26 de outubro de 2004.

26

comerciantes que recolhiam pela cidade materiais para serem reciclados, mas naquela poca essa atividade no era reconhecida pelas administraes locais. S a partir dos anos de 1980, em funo dos problemas ambientais e da evidncia de que existia um nmero elevado de material reciclvel e cidados sobrevivendo da coleta do material do lixo, a coleta seletiva passou a ser reconhecida oficialmente pelos governos municipais como instrumento de reduo da pobreza e de conservao do meio ambiente. Hoje, muitos municpios vm desenvolvendo aes voltadas para a implantao de programas de coleta seletiva. A primeira experincia sistemtica de coleta seletiva de lixo no Brasil teve incio em abril de 1985, na cidade de Niteri, no bairro de So Francisco, Rio de Janeiro. A filosofia do projeto consistia no desenvolvimento de um trabalho de cunho educacional que trouxesse algum retorno financeiro e fortalecesse o esprito comunitrio (GRIMBERG e BLAUTH, 1998). Assim, em 1988 e 1989, j com a elaborao da nova Constituio Federal Brasileira que define em um dos seus artigos32 reas e programas que permitem o estabelecimento de uma estratgia de gerenciamento de resduos slidos compatvel com a preservao do meio ambiente, a coleta seletiva no pas se popularizou. Atualmente, mais de duzentos municpios brasileiros praticam a separao do lixo, seja em domiclio, seja em estabelecimentos comerciais, escolares, hospitalares, fbricas etc. Desde ento, verifica-se que o modelo de coleta seletiva vem sendo adotado em muitas cidades, tais como Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, etc. As experincias se do de forma diferenciada, segundo as diretrizes adotadas e o grau de instituio tanto de canais de gesto democrtica como de instrumentos redistributivos da renda e da riqueza produzida. E sua tendncia de crescimento. Os resultados da Pesquisa Nacional de Saneamento Bsico do IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (2002), apontam que apenas 6,4% das cidades reciclam seus resduos, e que a coleta seletiva do lixo realizada
32

Ver artigo 23, incisos VI e IX da Constituio Federal de 1988.

27

oficialmente por apenas 8,2% delas. Nenhuma das quatro maiores capitais (So Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte) tm coleta seletiva em todos os bairros33. A regio Sul est em primeiro lugar no ranking de reciclagem. O Rio Grande do Sul o Estado onde o reaproveitamento do lixo maior, com 22,5% dos municpios reciclando os resduos. Em Santa Catarina, 16,7% dos municpios reciclam seu lixo, e no Paran 10%. Na regio Norte, nenhum municpio afirmou ter coleta seletiva em todos os distritos. No Nordeste, apenas 5 dos 1.787 municpios dizem fazer a coleta seletiva em todos os distritos (0,3%); no Centro-Oeste, a atividade desenvolvida em 0,9% das cidades (4 em 446); e mesmo no Sudeste s 53 dos 1.666 municpios (3,2%) afirmam coletar o lixo reciclvel em todos os bairros. Em 50 cidades brasileiras (0,9% do total), a coleta seletiva chegou a comear, mas foi interrompida por razes como falta de local adequado para separar o material, m aceitao por parte da populao e falta de campanha de conscientizao, entre outros. A experincia de Curitiba com relao ao tratamento e a disposio do lixo considerada modelar, tendo valido ao Prefeito Jaime Lerner premiao especial da ONU (Organizao das Naes Unidas).34 Mas foi a partir de 1992, logo aps da conferncia das Naes Unidas, realizada no Rio de Janeiro, que a maximizao da prtica da coleta seletiva e da reciclagem ganhou fora no mundo inteiro com o apoio das organizaes ambientalistas e, principalmente, de muitas empresas que fizeram dela o seu marketing ecolgico. Segundo dados da Organizao Pan-Americana da Sade (2001), atualmente existem mais de 200 organizaes na Amrica Latina e Caribe (ALC), de
Disponvel em: <www.yahoo.com.br>. IBGE, 28/03/2002. Coleta Seletiva e Reciclagem de Lixo. Acesso em: 12 de agosto de 2004.
34 33

Projeto Reciclagem, Ano I, nmero 2. Almagesto Editorial. So Paulo, 1990. Projeto Reciclagem, Ano II, nmero 6. Almagesto Editorial. So Paulo, 1991.

28

catadores, segregadores, cartoneros, gancheros, pepenadores, recicladores35, trabalhadores da reciclagem e do manejo de resduos slidos, na totalidade dos pases do continente. Cerca de 120.000 famlias sobrevivem, h mais de 60 anos, da obteno de materiais extrados do lixo nas ruas, lixes e depsitos. Estes trabalhadores e seus filhos atuam em situaes de alta vulnerabilidade, sujeitos a vrias enfermidades e mutilaes, sendo constantemente discriminados e, muitas vezes, ignorados pelo poder pblico, o que agrava sua condio de excluso social36. Na Regio Metropolitana do Recife, por exemplo, milhares de pessoas sobrevivem de resduos slidos. Atualmente h cerca de cinco mil catadores de materiais reciclveis, sendo trs mil nas ruas e dois mil nos lixes e aterros. Apesar disso, a coleta seletiva e reciclagem no receberam, at o momento, um tratamento adequado, de abrangncia metropolitana e que oferea uma soluo para o problema. Recife, Olinda, Camaragibe e Paulista apresentam os maiores nmeros de catadores de rua, e nos lixes de Jaboato dos Guararapes, Recife, So Loureno da Mata e Igarassu ainda existem crianas entre os catadores ou moradores residentes (REYNALDO, 2005).

3.1.1. Experincia de Coleta Seletiva de Curitiba (PR)37


Curitiba, capital do Paran, nos seus 305 anos e mais de 1 milho e meio de habitantes, caracteriza-se por ter sido o primeiro Municpio a inovar o sistema de coleta de resduos urbanos do pas, inaugurando, em 1989, a Coleta Seletiva do Lixo Domstico - "O Lixo que no Lixo". Em outubro de 1989, a Prefeitura de Curitiba inaugurou um novo sistema de recolhimento e destinao de resduos urbanos no pas, com o Programa Lixo Que No Lixo. A princpio, foi feito um trabalho de educao ambiental nas escolas da rede pblica divulgando-se que um tero dos resduos coletados
Denominao que os catadores de material reciclvel recebem em outros pases da Amrica Latina e caribe. 36 Organizao Pan-Americana da Sade. Gesto Integrada de Resduos Slidos Urbanos em Cidades da Amrica Latina e Caribe. <www.google.com.br>. Workshop Regional, 2001, acesso em: 02 de fevereiro de 2006.
37 35

Disponvel em: <www.recicloteca.org.br>. Acesso em: 22 de setembro de 2005.

29

poderia ser encaminhado para a reciclagem. Em seguida, toda a populao do Municpio foi sensibilizada e instruda a separar os materiais reciclveis atravs de cartilhas e panfletos, rdio, televiso e jornais. O Programa Compra do Lixo, tambm lanado em 1989, foi implantado para possibilitar a limpeza das comunidades carentes; caracteriza-se pela troca dos resduos por produtos hortigranjeiros38. O Programa Cmbio Verde, de 1991, derivou-se desses dois primeiros e consiste na troca de materiais reciclveis por produtos hortigranjeiros em postos de troca. O Departamento de Limpeza Urbana da Prefeitura Municipal de Curitiba responsvel pelo gerenciamento, superviso e fiscalizao dos servios de coleta e destinao de resduos, executados por empresas contratadas. A Prefeitura faz tambm o recolhimento seletivo de resduos dos servios de sade e dos resduos de jardins e podas de rvores. Curitiba produz 35,3 mil toneladas de lixo por ms. Desse total 29,8 mil so de lixo domiciliar que vo para o aterro sanitrio da Caximba. Outras 5,4 mil so de lixo reciclvel coletadas pelos programas Lixo que no Lixo, Cmbio Verde e pelos carrinheiros. So 22 caminhes, 16 para o Lixo que no Lixo e 6 para o Cmbio Verde. A usina de separao fica em Campo Magro, e existem mais de 22 depsitos credenciados39. 3.1.1.1. Programa "O Lixo que no Lixo A maior parte dos reciclveis da cidade coletado pelos catadores ou "carrinheiros", que coletam diariamente cerca de 150 toneladas de material, revendendo-o para os sucateiros. Atualmente, esto cadastrados pela Fundao de Ao Social aproximadamente 1.300 catadores, que trabalham com carrinhos especialmente projetados, coletes de identificao e agora esto se organizando em cooperativas. Os shoppings centers, por exemplo, esto

38 39

Disponvel em: <www. recicloteca.com.br>. Acesso em: 02 de setembro de 2005. Disponvel em: <www.recicloteca.com.br>. Acesso em: 04 de setembro de 2005.

30

enviando o material reciclvel para a REECOPERE, Cooperativa de Trabalhadores de Coleta de Reciclveis de Curitiba. A populao separa previamente o material mido (restos de alimentos, sobras, papis higinicos etc.) dos reciclveis (papel e papelo, vidro, metais ferrosos, plsticos), para que estes sejam recolhidos nos dias determinados para a coleta. Curitiba possui hoje 111 setores de coleta e mobiliza 15 caminhes ba, em dois turnos, envolvendo 30 motoristas e 90 coletores. 3.1.1.2. Programa "Cmbio Verde" Desde junho de 1991, a populao de baixa renda pode trocar seus reciclveis por produtos hortigranjeiros de poca. Os pontos de troca esto nas reas externas dos supermercados e dos rgos municipais, nas associaes de moradores e funcionam em data e horrios pr-determinados. Cada pessoa deve levar cinco quilos de material reciclvel para receber em troca uma sacola com o produto hortigranjeiro. Todo o material reciclvel recolhido ento transportado para a Unidade de Valorizao de Resduos Slidos Reciclveis ou aos depsitos credenciados, para triagem e venda. Atualmente so 61 pontos de troca, com dois caminhes (um ba e um de carroceria), dois motoristas, dois coletores e um ajudante. Existem trs modalidades do Programa Cmbio Verde como mostra o Quadro 04, com os seguintes objetivos:

31

Quadro 04. Modalidades do Programa Cmbio Verde


Modalidades Pontos de troca Objetivos Incentivar os moradores a separarem os resduos midos ("lixo orgnico") do lixo seco ("inorgnico") e promover reforo alimentar das famlias mais carentes. Incrementar a alimentao das pessoas que residem ou dependem dessas entidades para obterem pelo menos uma refeio ao dia. Realizado nas escolas municipais, para consolidao do esprito de separar para reciclar. Trocam-se os reciclveis por cadernos, brinquedos, chocolates, ingressos para espetculos, entre outros.

Entidades assistenciais

Especial

Fonte: <http://www.recicloteca.org.br>. Acesso em: 22 de setembro de 2005.

3.1.1.3. Aterros Sanitrios Existem trs aterros para destinao final dos resduos coletados e que no vo para a reciclagem: o aterro de Caximba, para resduos domiciliares, Aterro Sanitrio Hospitalar para os resduos dos servios de sade e o Aterro de Resduos Vegetais, para as podas de jardins e entulhos. 3.1.1.4. Educao Ambiental A Educao Ambiental um dos fundamentos da gesto de resduos slidos urbanos de Curitiba. Nas escolas a educao ambiental faz parte do currculo. Desde o incio do programa, foi inserida de modo interdisciplinar nas escolas municipais e se expandiu para a comunidade, adaptando-se aos diferentes segmentos sociais. Alm disso, desde 1997, existe o projeto Olho D'gua, no qual as crianas acompanham e so levadas a perceber a situao dos rios da regio atravs da anlise e observao da qualidade das guas. Atualmente, esto em andamento processos educativos direcionados a pblicos especficos como moradores de condomnios, proprietrios, funcionrios e clientes de lojas em shopping centers, coletores de materiais reciclveis e funcionrios da Prefeitura. Para a participao da populao no projeto a empresa concessionria de coleta, por exemplo, distribui folhetos educativos em toda a
32

cidade e empresta 300 contineres para condomnios no bairro Bigorrilho, para estimular a separao em prdios que no dispem de espao para armazenagem. Posteriormente, os prdios compraro suas prprias caambas. A Prefeitura promove palestras e 630 prdios j receberam a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 3.1.1.5. Visitao na Usina No segundo semestre de 1997 foi iniciado um programa de visitao Usina de Reciclagem de Curitiba, que envolve atividades para crianas e adultos e orientaes sobre o programa de coleta seletiva. Essas aes de educao ambiental levaram este ano adaptao de um barraco, transformado em sala de aula permanente, que tem como principal objetivo integrar o equipamento comunidade. O material utilizado na reforma foi todo selecionado e reaproveitado da sucata. Quem visita a Usina hoje pode observar a reciclagem artesanal de papel e visitar o Museu - com raridades encontradas no lixo - e o Mercadinho do Reciclado, onde so vendidos alguns mveis e utilitrios, ainda em condio de uso, a preos simblicos. 3.1.1.6. Inovao Em setembro de 1998 a prefeitura lanou o Programa de Coleta Seletiva de Lixo Txico, viabilizando a coleta seletiva de resduos domiciliares perigosos, incluindo pilhas, baterias de telefones celulares, latas de tintas, solventes e medicamentos vencidos. A coleta especial feita por um caminho que permanece um dia da semana em cada terminal de nibus. Os materiais so encaminhados Central de Tratamento de Resduos Industriais - CTRI. 3.1.1.7. Benefcios O aterro da Caximba ganhou mais quatro anos de vida til, porque deixou de receber 419 mil toneladas de materiais reaproveitveis desde 1989, quando foi construdo. Esta quantidade equivale ao peso de 279 mil fuscas.

33

A reciclagem de 16% de papel do lixo produzido em Curitiba (PR) - o melhor ndice do pas - j poupou o corte de quase 822.570 rvores nos ltimos nove anos, alm da economia da gua e energia. O dinheiro da venda dos materiais aplicado em programas sociais do Instituto Pr Cidadania da Prefeitura. 3.1.1.8. Custos
A coleta seletiva de lixo em Curitiba sustentada com os recursos da Prefeitura, sendo o servio de coleta terceirizado.

3.1.2. Experincia de Coleta Seletiva em Porto Alegre (RS)40


O projeto de coleta seletiva de Porto Alegre, implantado pelo DMLU - Departamento Municipal de Limpeza Urbana -, hoje um dos mais bem sucedidos do pas. Iniciado em 1990, o projeto completou sete anos de existncia em julho de 1997. O alerta para o desenvolvimento de um programa de coleta seletiva de materiais reciclveis em Porto Alegre se deu atravs de problemas comuns a qualquer cidade: falta de espao para dispor o lixo e existncia de grupos sociais excludos que sobrevivem da catao (ou garimpagem) do lixo. Ainda na fase de planejamento (1989), a idia foi de possibilitar a gerao de renda, de forma organizada, para este setor marginalizado da populao, atravs da venda de materiais recuperados, retirados da "corrente" da gerao de resduos slidos destinados reciclagem. No incio de 1990, foi constituda a primeira entidade de reciclagem: a Associao de Mulheres Papeleiras e Trabalhadoras em Geral (construdo pela Igreja Nossa Senhora dos Navegantes). A Associao recebeu em seu galpo todo o lixo seco coletado em Porto Alegre at o final de 1991, quando se iniciaram as atividades de outros grupos. Em julho de 1997, o programa j atingiu quase 100% dos bairros, tendo destinado mais de 28 mil toneladas de materiais para a reciclagem ao longo de sua existncia.

40

Disponvel em: <www.recicloteca.org.br>. Acesso em: 22 de setembro de 2005.

34

3.1.2.1. Implantao Progressiva O sistema de coleta seletiva foi implantado por etapas a partir de 1990, acontecendo da seguinte forma, como mostra o Quadro 05: Quadro 05. Perodos de implantao de programa nos bairros Perodo julho de 1990 dezembro de 1990 1991 1992 de 1993 at 1995 Etapas O programa foi implantado no bairro do Bom Fim. Chegada do programa aos bairros da Cidade Baixa e Menino Deus. Ao todo 16 bairros j eram beneficiados, incluindo 60 escolas. Mais 37 bairros beneficiados pelo programa. O programa j abrangia praticamente 61 bairros.

de 1996 at julho Ampliao do programa para atingir cerca de 100% dos bairros. de 1997 Fonte: <http://www.recicloteca.org.br>. Acesso em: 22 de setembro de 2005.

3.1.2.2. Estrutura do sistema de coleta seletiva Operao e destinao A coleta seletiva est dividida em duas equipes: equipe de educao ambiental (planificao e desenvolvimento) e equipe operacional (responsvel pela execuo propriamente dita). So 21 caminhes especiais, com aproximadamente 100 funcionrios do DMLU. Uma vez por semana em cada bairro, o caminho da coleta seletiva recolhe o material separado espontaneamente pelos moradores. So arrecadadas 40 toneladas de material seco por dia, destinadas s oito unidades de reciclagem. Parte disto vem dos PEVs (Postos de Entrega Voluntria), que so 28 contineres de coleta seletiva localizados em pontos de grande movimento e praas distribudas pela cidade.

35

Quando chega s unidades de reciclagem, o material triado, acondicionado e armazenado, para depois ser encaminhado s indstrias recicladoras atravs de venda direta ou via intermedirios (sucateiros). 3.1.2.3. Educao e treinamento Para ajudar na organizao de cada unidade de reciclagem aberta, o DMLU realiza, com antecedncia, um treinamento com os recicladores iniciantes, muitos dos quais, porm, so pessoas que j trabalhavam h vrios anos na catao dentro de lixo. Eles recebem informaes sobre matrias-primas com as quais iro lidar, aspectos da comercializao, etc. A participao da populao no projeto fundamental para que a coleta seletiva possa alcanar resultados satisfatrios. Desde o incio do projeto h um programa de divulgao e educao, com distribuio de folhetos, difuso de mensagens atravs de carros de som e eventos em comunidades, atingindo um pblico diversificado. Paralelamente, foi desenvolvido um programa direcionado especialmente s escolas, empresas, hospitais e rgos pblicos. H tambm cursos destinados a professores e diretores de escolas. S no segundo semestre de 1996 foram ministradas quatro edies dos cursos. 3.1.2.4. Unidades de reciclagem Atualmente so oito as unidades de reciclagem de Porto Alegre. So operadas por associaes de trabalhadores autnomos - os recicladores de resduos slidos, papeleiros ou catadores. Ao todo, cerca de 250 pessoas esto envolvidas na atividade. O DMLU faz o acompanhamento permanente de cada uma destas unidades, auxiliando em sua capacitao e organizao. O rendimento de cada trabalhador entre R$150,00 e R$ 200,00 com vistas a melhorar na medida em que a quantidade de material recuperado aumente e
36

este seja vendido diretamente s indstrias. As 40 toneladas dirias de material reciclvel coletados pelo programa representam 20% do total de lixo seco gerado na cidade. Quantidade de material recuperado e destinado reciclagem no programa de coleta seletiva de Porto Alegre, em toneladas, at meados de 1997: Tabela 01. Quantidade de material coletado em toneladas at 1997, para a reciclagem.
Material Papel Vidro Metal Plstico e outros Total de materiais destinados reciclagem Fonte: <http://www.recicloteca.org.br>. Acesso, em 22/09/2005 Coletado em toneladas 7.400 4.300 2.538 13.962 28.200

Apesar dos dados desta tabela serem dos anos 90, no deixam de fornecer uma idia referente quantidade de material que foi reciclado na cidade e questionar sobre o conceito de coleta seletiva de lixo. 3.1.2.5. Custos O custo da coleta seletiva totalmente pago pela taxa de lixo. O BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento - destina, atravs do Programa PrGuaba (o principal rio da bacia hidrogrfica local), recursos da ordem de 300 mil dlares para equipamentos para educao ambiental, caminhes e um micro-nibus. O objetivo aumentar notavelmente o volume de material reciclvel recuperado.

37

3.1.3. Experincia de Coleta Seletiva em Belo Horizonte (MG)41


Com 2 milhes e meio de habitantes, cerca de 3.800 toneladas dirias de resduos slidos e 90% da populao recebendo algum tipo de servio de coleta e limpeza urbanas, a capital de Minas Gerais mais um grande centro brasileiro que desenvolve programa de coleta seletiva. Em 1993, a Superintendncia de Limpeza Urbana SLU iniciou uma gesto diferenciada dos resduos slidos gerados na cidade de Belo Horizonte, no s no aspecto tecnolgico como tambm na incorporao de componentes scioambientais. Esse modelo usou como alicerce trs pontos: consistncia tecnolgica, qualificao do material humano (trabalhadores) e cidadania e participao popular. Nestas bases, foram criados trs programas: Compostagem de Resduos Orgnicos de Grandes Produtores, Reciclagem de Resduos da Construo Civil e Coleta Seletiva dos Reciclveis Inorgnicos, tendo como objetivo minimizar o descarte de rejeitos e conseqentemente diminuir os impactos ambientais negativos inerentes a uma grande gerao de resduos. Assim, a SLU utiliza a coleta seletiva como ao concreta para incentivo reduo, reutilizao e separao de materiais reciclveis e para hbitos que diminuam o desperdcio. 3.1.3.1. Principais caractersticas do projeto coleta seletiva dos reciclveis inorgnicos: coleta ponto a ponto (Locais de Entrega Voluntria) ao invs de coleta porta a porta; incorporao dos catadores de papel como atores prioritrios do sistema;

41

Disponvel em. <http://www.recicloteca.org.br>. Acesso em: 22 de setembro de 2005.

38

mobilizao social, que coloca o cidado como agente propulsor da coleta seletiva; ao direta em grupos multiplicadores, como estabelecimentos educacionais, instituies pblicas, igrejas etc. Um fator importante para a viabilizao do sistema foi a interao entre instituies, que contemplou, em linhas gerais: articulao entre as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e da Indstria e Comrcio; parcerias com entidades civis e empresariais; celebrao de convnio entre a Prefeitura, a ASMARE (Associao dos Catadores de Papel, Papelo e Materiais Reaproveitveis) e a Mitra Arquidiocesana, reconhecendo o trabalho do catador, como disposto na Lei Orgnica do municpio. 3.1.3.2. Desenvolvimento e estrutura do sistema Na primeira fase, em dezembro de 1993, foram instalados os primeiros LEVs Locais de Entrega Voluntria - na regio central da cidade, em parceria com os catadores. Em 1994 a SLU alugou um galpo para triagem de materiais reciclveis no centro (Galpo Curitiba), o que possibilitou a eliminao de antigos pontos crticos de triagem das ruas. Hoje, trabalham nele cerca de 80 pessoas. Em 1996, mais um galpo foi alugado (Galpo Itamb), desta vez no bairro Floresta, para organizao do trabalho dos catadores. No mesmo ano, houve ampliao do galpo sede da ASMARE (na Av. do Contorno, Barro Preto). A ASMARE, que j conta com mais de 230 associados, responsvel pelo gerenciamento dos galpes, juntamente com a Pastoral de Rua, a Critas e a Secretaria de Desenvolvimento Social. Uma dificuldade encontrada pela SLU foi dimensionar os contineres para os diferentes tipos de material - papel, alumnio e plsticos, com pesos especficos diferenciados e coletados ao mesmo tempo, pelo mesmo transporte. Em 1996, aps adaptaes e correes, novos modelos de contineres foram instalados em 9 locais; em 1997 chegou-se a 147 contineres, sendo 40 para vidro,
39

37para o plstico, 38 para latinhas de alumnio e 32 destinados ao papel. Esses LEVs esto localizados principalmente na regio centro-sul da cidade, rea de maior concentrao e trnsito de pessoas, obtendo, portanto, melhor utilizao. O recolhimento dos materiais reciclveis feito de forma mista: a ASMARE e a SLU coletam mecanicamente nos LEVs. Os catadores coletam com carrinhos de trao humana individuais junto ao comrcio e instituies diversas, concentrando-se mais no centro da cidade, e a freqncia de coleta estabelecida de acordo com a regio (foi desenvolvido um roteiro em maio de 1996). A SLU implantou a coleta seletiva de papel, metal e plstico em dezembro de 1996 (o vidro j era recolhido desde 1994), com a utilizao de caminhes que recolhem trs vezes por semana, em quatro roteiros alternados. Ainda assim, em locais onde h contineres com menor produtividade, o responsvel (ou "adotante") pelo LEV contata diretamente a ASMARE para a coleta. Uma vez levados aos galpes, os materiais so triados, pesados, prensados e por fim comercializados. Para a participao da comunidade, a Prefeitura iniciou um trabalho de divulgao, por intermdio dos jornais e de material informativo distribudo populao, a fim de que esta possa doar aos carrinheiros ou s entidades filantrpicas o material que poderia ser reciclado ou reutilizado. Tabela 02. Quantidade de material coletado em toneladas at 1997.
Perodo Janeiro-1998 Fevereiro-1998 Maro-1998 Abril-1998 Maio-1998 Total no perodo: Papel 277.468 238.929 276.325 236.520 264.613 1.293.855 Vidro 121.170 88.790 114.960 98.695 94.470 518.085 Metal 6.031 5.988 8.780 7.147 5.611 33.557 Plstico 18.855 22.082 24.693 21.412 17.415 104.457 Total 423.524 355.789 424.758 363.774 382.109 1.949.954

Fonte: <http://www.recicloteca.org.br>. Acesso em: 22 de setembro de 2005. 40

Os dados apresentados nesta tabela so da dcada de 90, mas no deixam de fornecer uma idia para fazermos uma anlise do conceito de coleta seletiva e reciclagem de lixo, especialmente nos municpios onde a experincia foi implantada. 3.1.3.3. Custos Os custos da coleta seletiva de Belo Horizonte so distribudos de acordo com os sistemas de operacionalizao, como por exemplo: Custo de equipamento, manuteno, combustvel, licenciamento, seguros, alm de custos dos servios de coleta seletiva de vidro etc., mais servios de terceiros, como gua, luz, telefone, mo-de-obra pessoal, etc. - cabem SLU; Custos de carreto e transporte, triagem, manuteno, operao cabem ASMARE. A taxa de limpeza urbana, cobrada junto com o IPTU, cobre 65% dos custos da mesma, e a prefeitura complementa com mais 30%; os 5% restantes so obtidos com receitas prprias geradas pela SLU. A remunerao dos catadores associados ASMARE feita de acordo com sua produo e com os preos praticados no mercado, alm do incentivo de 20% da produo de cada um. A comercializao dos reciclveis realizada pela ASMARE e Santa Casa (vidro), beneficirias da coleta. 3.1.3.4. Evoluo da Coleta Seletiva em Belo Horizonte 3.1.3.4.1. Educao Ambiental A Assessoria de Mobilizao Social foi criada em maio de 1993, para desenvolver um trabalho educativo e participativo junto populao; hoje possui cerca de 70 pessoas, em trs comits: BH Mais Limpa, Projetos Especiais e BH Reciclando. Em cada um deles, so desenvolvidas vrias atividades, que so utilizadas de acordo com as peculiaridades de cada local ou comunidade. Esta metodologia envolve: contatos iniciais com interessados,
41

levantamento de locais para instalao de contineres, formao de grupos que cuidam dos LEVs e ajudam na sensibilizao, realizao de oficinas de papel e sucata, realimentao do processo como informe de resultados, etc. A Assessoria produz ainda peridicos, direcionados a diferentes pblicos: populao, garis e tcnicos da rea de limpeza pblica. 3.1.3.4.2. Reaproveitamento de Entulho
Os entulhos domiciliares compem, em peso, aproximadamente 1/3 dos resduos slidos de Belo Horizonte. Para processamento e melhor destinao deste tipo de resduo, foram criadas as Estaes de Entulho, que hoje so duas: a do Estoril, aberta em novembro de 1995, e Pampulha, inaugurada em dezembro de 1996. H um movimento de 25 a 35 caminhes/dia e perfazendo aproximadamente 200 t/dia; a capacidade de processamento de cada uma delas cerca de 190 t/dia. Esse entulho processado aplicado em pavimentao (cerca de 22% da execuo da pavimentao asfltica do municpio) e em blocos de vedao. Apesar das dificuldades de um projeto inovador deste porte, considera-se que os resultados so significativos, principalmente no que tange participao da populao.

3.1.4. A Experincia de Coleta Seletiva do Recife


A experincia de reciclagem de lixo em Recife iniciou a partir da implantao de usinas experimentais para triagem de materiais, em outubro de 1987. Na ocasio, as estimativas a respeito da composio do lixo domstico da cidade apontaram para 50% de matria orgnica, segundo dados que subsidiaram o Plano Diretor de Limpeza Urbana em 1977 (SOUTO, 1999, apud LAGES, 2001;e BERNARDO, 2006). A implantao da coleta seletiva em Recife pela EMLURB (Empresa de Limpeza Urbana), segundo RABELO (1999, apud LAGES, 2001; e BERNARDO, 2006), ocorreu em julho de 1993, sendo apresentada como uma ao governamental capaz de contribuir na soluo dos problemas socioambientais da cidade. A partir de 2001, a poltica de gesto resduos slidos passou a ser orientada pelo grupo de trabalho multidisciplinar de coleta
42

seletiva, que definiu concepo, diretrizes, metas e aes. O programa de coleta seletiva do Recife tem como seus objetivos baseados na questo ambiental, com reduo de entulhos no Aterro Sanitrio da Muribeca, e nos custos de coleta para a municipalidade, alm de representar um ganho social na poltica de incluso do catador de lixo. Atualmente Recife conta com 7 projetos implantados, Lages (2001, apud Bernardo, 2006): Programa de incentivo Coleta Seletiva de Lixo (Coleta Seletiva em Estabelecimentos de Ensino, Coleta Seletiva em Condomnios, Coleta Seletiva em rgos Pblicos); Programas de Coleta de Materiais Reciclveis (PEVs Postos de Entrega Voluntria, Coleta Seletiva Comunitria)42; Programas em Parcerias (Coleta Seletiva porta a porta43 e Apoio ao Setor Informal de Coleta Seletiva Carroceiros e Catadores). Para promover a participao dos cidados, as aes de divulgao procuram atingir os mais diversos atores comunidade de baixa renda, carroceiros, estudantes e, atravs dos postos de entrega voluntria, o cidado em geral. O desenvolvimento do Programa implicou em aes integradas de diversos rgos municipais e em ao contnua de educao ambiental. As estratgias usadas foram as seguintes RABELO (1999, apud, LAGES, 2001, p. 65): Abordagem e negociao sistemtica direta com as lideranas comunitrias e com seus delegados, atravs do Programa Prefeitura nos Bairros, para escolha de reas e prioridades; Sensibilizao (educao ambiental), mobilizao e orientao comportamental (educao sanitria) com lideranas e populao; Treinamento e capacitao de delegados do Programa Prefeitura nos Bairros e de ACS Agentes Comunitrios de Sade, em nvel

Coleta Seletiva Comunitria destinada comunidade de baixa renda, baseada na troca individual de materiais por ticketes alimentao, atendendo 29 comunidades carentes do Recife. 43 Coleta seletiva porta a porta RECIC-LAR, implantado nos bairros Torre e Madalena, considerados bairros de classe mdia.

42

43

Regional e/ou micro-regional, em torno da problemtica urbana, sobretudo da sua manuteno, na relao direta com as questes de sade e no entendimento da inter-relao dos servios e suas conseqncias ambientais, visando formao de agentes multiplicadores da conscientizao ecolgica e de cidadania (EMLURB44, 1999, apud LAGES, 2001, p.65).

Foram cadastrados mais de mil catadores pela Associao de Servios Comunitrios (ASSA), que recebe o material recolhido nas escolas e condomnios. Os catadores so responsveis por reunir os pequenos volumes de lixo produzido pelas residncias, e que no possuem valor para indstria, em grandes volumes comerciveis. Neste processo, a pr-seleo domiciliar, alm de proteger a sade do catador, uma vez que o lixo orgnico pode gerar doenas, valoriza o preo do lixo a ser vendido nos PEVs. A maior parte do material reciclvel coletado pela EMLURB encaminhado para indstrias de reciclagem, como a Lanesa (Latas de alumnio) e a Companhia da Indstria Vidreira (CIV), atravs de leiles45. A coleta seletiva tambm adotada por empresas, sejam elas pblicas ou privadas, como a Rede Globo Nordeste, localizada em Ouro Preto, Olinda, que vem separando o lixo produzido pelos funcionrios. Em cada departamento, h um coletor exclusivo para papel e outros materiais (plsticos, vidro) e materiais no-reciclveis. Quem organiza e separa o material so funcionrios da Start, empresa de limpeza que presta servio Globo. Em apenas um ms, eles conseguem acumular cerca de 350 kg de papel46. A reciclagem praticada na Oficina de Reciclagem de Papel. A partir da recuperao do material coletado nos rgos pblicos garante-se a confeco de capas e pastas para documentos. A Oficina tambm ministra cursos a

44 45

Empresa de Manuteno e Limpeza Urbana (Prefeitura Municipal de Recife). Disponvel em: <www.recicloteca.org.br>. Acesso em: 13 de junho de 2004. 46 Disponvel em: <www.recicloteca.org.br>. Acesso em: 13 de junho de 2004.

44

grupos comunitrios interessados em produzir em larga escala para o mercado de embalagens47. Os resultados obtidos nos Programas de Coleta Seletiva em Recife tm revelado que, para manter e ampliar o envolvimento dos moradores necessrio empenho constante na divulgao do programa, caso contrrio, os projetos tendem a limitar-se aos bairros onde foram iniciados, estacionando ou at mesmo retrocedendo. Entre os resultados da Coleta Seletiva, destacam-se: reduo de 482 toneladas/ms, no volume de resduos slidos coletados, ampliao da vida til do Aterro Sanitrio, de 5 para 20 anos, com a recuperao da rea e tratamento do lixo e gerao de apoio alimentar para a mdia de 2.040 famlias/ms48. Apesar de tudo isso, Recife tem muitos problemas a enfrentar, mas o hiato entre ambientes dos ricos e o ambiente dos pobres e a magnitude da populao que vive nesta metrpole em condies sociais precrias o seu maior desafio a ser enfrentado pela sociedade local. O nvel mdio de renda dos recifenses ainda no satisfaz as necessidades da maioria da populao carente (REINALDO, 2005).

47 48

Disponvel em: <www.recicloteca.org.br>. Acesso em: 13 de junho de 2004. Disponvel em: <www.recicloteca.org.br>. Acesso em: 13 de junho de 2004.

45

4. Consideraes Finais

Este trabalho procurou abordar a necessidade de adotar uma metodologia que possibilita a gesto dos resduos slidos urbanos, considerada como instrumento importante para a promoo do desenvolvimento sustentvel. A questo ambiental tem sido atualmente alvo de discusses na sociedade, tanto no ambiente poltico, empresarial como acadmico. Hoje a importncia da preservao da natureza necessidade de conscincia de todos, pelo bemestar e qualidade de vida de cada indivduo, pela sobrevivncia do homem como espcie. Nos ltimos anos, esta conscincia vem crescendo entre as pessoas mais alertas s necessidades sociais e mais comprometidas em cumprir com seu papel na sociedade, exercitando a solidariedade e sua cidadania. Empresas, governos, instituies no governamentais e sociedade vm se preocupando com medidas de proteo dos recursos naturais, que so a base de todo o sucesso de sobrevivncia do homem, e mesmo de sua prpria economia. Um dos maiores desafios da humanidade desenvolver estratgias e tecnologias que permitam promover o desenvolvimento social e econmico das inmeras regies do planeta sem destruir a natureza que serve de base para a prpria sobrevivncia humana. Nessa tica, a reciclagem e a coleta seletiva apresentam-se como uma das melhores tcnicas para manter o meio ambiente sempre equilibrado e sustentvel. E a expectativa em certa medida infundida nos ltimos anos de que lixo riqueza e que do lixo se conseguiria sobreviver e extrair material suficiente para substituir a produo primria de vrios materiais tem levado vrios governos e a sociedade civil a consolidar o conceito de sustentabilidade. A partir dos dados obtidos de experincias de alguns pases que implantaram essa metodologia de gesto, foi possvel concluir que:
46

O novo modelo de gesto proposto sob o ponto de vista ambiental, social e econmico pode ser considerado tecnicamente correto, aplicvel, funcional e vivel podendo, portanto, ser implementado no s na Europa, Amrica e Oceania como em outros continentes com caractersticas e problemas semelhantes, como a frica e a sia, j que o mesmo observa o que estabelece os princpios bsicos e legais relacionados ao meio-ambiente e que tratam da preveno; reutilizao; reciclagem e outras formas de valorizao desses resduos, levando os pases a diminuir a quantidade de resduos slidos que deveriam ser jogados sem tratamento adequado. Para finalizar procurou-se neste trabalho destacar que, a coleta seletiva e a reciclagem de resduos so uma soluo indispensvel, por permitir a reduo do volume de lixo para disposio final em aterros e incineradores. Mas no a nica forma de tratamento e disposio de lixo, exige o complemento das demais solues.

47

Referncias Bibliogrficas

ACHANKENG, Eric. (2003). Globalizao, Urbanizao e Gerenciamento Municipal de Resduos Slidos em frica. Disponvel em: <http://www.wiego.org.>. Acesso, e 20 de junho de 2008.
ANDRADE, T. e JERNIMO, V. Meio Ambiente: lixo e educao ambiental. Joo Pessoa: Editora Grafset, 2004. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS ABNT. NBR 10.004 Resduos Slidos Classificao. So Paulo, 1987. ________________. NBR 12.980 Coleta de Resduos Slidos. So Paulo, 1993. ________________. NBR 5.426 Planos de Amostragem e Procedimentos na Inspeo por Atributos. Rio de Janeiro, 1985a. ________________. NBR 5.427 Guia de Utilizao da Norma 5.426 Planos de Amostragem e Procedimentos na Inspeo por Atributos. Rio de Janeiro, 1985b. BANCO MUNDIAL. Reduzir a pobreza e a fome. 2005. Disponvel em: <http://devdata.worldbank.org.>. Acesso, em 20 de junho de 2008. BARCIOTTE, M. L. Coleta Seletiva e Minimizao de Resduos Slidos Urbanos: uma abordagem integradora. So Paulo, 1994. Tese (Doutorado) Faculdade de Sade Pblica Universidade de So Paulo. BERNARDO, Jos. Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Social: os limites e avanos do programa coleta seletiva de lixo no Municpio do Cabo de Santo Agostinho. Dissertao do Mestrado, UFPE. Recife, 2006. BASEL ACTION NETWORK. Lixo txico. Disponvel em: WWW.ban.org.>. Acesso, em 20 de junho de 2008. CALDERONI, S. Os Bilhes Perdidos no Lixo. 4.ed. So Paulo: Humanitas Editora/ FFLCH/USP, 2003. CAMARGO, A. L. de B. Desenvolvimento sustentvel: Dimenses e Desafios. Campinas, So Paulo, Papirus, 2003. CAMAROTTI, I. e SPINK, P. (Orgs.). Governo local e desigualdades de gnero. So Paulo: Annamblume, 2003. CAMPOS, R. de. Proposta de Sistematizao e Reutilizao do Processo de Gerenciamento de Servios de Coleta Seletiva de Resduos Slidos Domiciliares. So Paulo, 1994. Dissertao de Mestrado, USP, Escola de Engenharia de So Carlos. 48

CORTZAR, A. L. G. de. Produccin y caracterizacin de resduos y su evolucin futura. Apostila do curso Vertedoros Controlados de Resduos Slidos Urbanos: uma perspectiva internacional. Curso de Mdio Ambiente de Suances. Universidade de Cantabria. Suances, 2000. COSTA, H. S. Desenvolvimento Urbano Sustentvel: uma contradio de termos? in: Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, A.1, n.2, 1999. DALMEIDA, M. L. O. et all. (Coords.) Lixo Municipal: Manual de Gerenciamento Integrado. 2.ed. So Paulo: IPT/CEMPRE, 2000. DIVISO DA POPULAO DO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS SOCIAIS E ECONMICOS DAS NAES UNIDAS, 2008. A populao urbana vai duplicar at 2050. Disponvel em: <WWW.africatodayonline.com/pt>. Acesso, em 15 de junho de 2008. <http://www.africatodayonline.com/pt/noticia/1328/populacao-urbana-vaiduplicar-ate-2050/>. DIVISO DA ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS.

Disponvel

em:

<WWW.mpu.agric.za>. Acesso, em 20 de junho de 2008.


DENCONSULT E PROJETOS DE CONSULTORIA AUSTRAL. Gerenciamento de resduos slidos em musseques de Luanda. 1995. Disponvel em: <WWW.dw.angonet.org>; e WWW.hicnet.org/document>. Acesso, em 20 de junho de 2008.

DEPARTMENT OF AGRICULTURE, RURAL DEVELOPMENT AND LAND ADMINISTRATION. Resduos slidos urbanos na Provncia de Mpumalanga. Disponvel em: WWW.mpu.agric.za>. Acesso em 20 de junho de 2008. DWAF, 1998; STATS AS (2002). Resduos slidos urbanos na frica do Sul. Provncia de Mpumalanga. Disponvel em: <WWW.mpu.agric.za>. Acesso, em 20 de junho de 2008. EIGENHEER, E. M. Lixo e desperdcio. In EIGENHEER, E. M. (Org.). Razes do Desperdcio. Rio de Janeiro: ISER, 1993a. ________________. A Experincia de Niteri. Anais do Seminrio Internacional Indstria e Meio Ambiente - Reciclagem do Lixo e Controle da Poluio, So Paulo, INTER, 1992. ________________. (Org.). - Coleta Seletiva de Lixo - Experincias Brasileiras - Col. 2, Rio de Janeiro, Centro de Informaes em Resduos Slidos/UFF, 1998.

49

________________. Vanitas e Lixo: Consideraes de um Observador de Resduos. Preparao final da Tese de Doutoramento, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 1997. ________________. (Org.) Coleta seletiva de lixo: experincias brasileiras. In: Seminrio de Avaliao de Experincias Brasileiras de Coleta Seletiva de Lixo, 1, 1992, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: Instituto de Estudos da Religio(ISER), 1993. GRIMBERG, E. e BLAUTH, P. Coleta Seletiva: Reciclando Materiais, Reciclando Valores. So Paulo: Polis. 1998. HARDOY e SATTERWAITE (1992); UNITED NATIONS DEVELOPMENT PROGRAMME, 1996. In: Globalizao, urbanizao e gesto de resduos slidos em frica. Disponvel em: <WWW.wiego.org.pdf>. Acesso, em 20 de junho de 2008. HARDOY, J. e SATTERWAITE (1992). Problemas ambientais em cidades do terceiro Mundo Cidades. In: Terra de digitalizao, em Londres. Disponvel em: <WWW.wiego.org.pdf>. Acesso, em 20 de junho de 2008. JARDIM, N. S. (Coord.). Lixo Municipal: Manual de Gerenciamento Integrado. So Paulo: Instituto de Pesquisas Tecnolgicas (IPT), e Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), 1995. LAGES, M. L. P. D. de. Participao da Populao de Alto Padro de Consumo na Coleta Seletiva de Lixo: o caso de Teresina. Um estudo sobre a participao da populao de alto padro de consumo no processo de coleta seletiva nos bairros Jockey Clube e Ftima na cidade de Teresina-PI. Recife, 2001. Dissertao de Mestrado, UFPE. PERNAMBUCO/BRASIL. LEI ESTADUAL DE POLTICAS DE RESDUOS SLIDOS EM PERNAMBUCO (2001). Disponvel em: www.cprh.pe.gov.br>. Acesso, em junho de 2005. MAJANI, BBK (2002). Resduos Slidos Urbanos, em Dar es Salaam, na Tanznia. In: Conyers, D. MANUAL DE SANEAMENTO. 3 ed. Braslia: Ministrio da Sade: Fundao Nacional de Sade, 1999. MENEZES, C. L. Desenvolvimento urbano e meio ambiente: a experincia de Curitiba. Campinas: Papirus, 1996. MONTEIRO, J. H. P. et all. Gesto Integrada de Resduos Slidos: Manual de gerenciamento integrado de resduos slidos. Rio de Janeiro: IBAM, 2001.
50

OLIVEIRA, F. P. de. O Inventrio de Resduos Slidos Industriais de Pernambuco. Recife: CPRH, 2004.

ONIBOKUN, Adepoju G. Gesto do Monster. Resduos Urbanos e Governao em frica. Disponvel em: http://www.idrc.ca>. Acesso, em 15 de junho de 2008. ONIKUN, Ag e KUMUYI Aj. Governana e gesto de resduos na frica. Disponvel em: <WWW.idrc.ca>. Acesso, em 15 de junho de 2008.
ORGANIZAO PAN-AMERICANA da SADE. Gesto Integrada de Resduos Slidos Urbanos em Cidades da Amrica Latina e Caribe. Disponvel em: <www.google.com.br>. Workshop Regional, 2001. Acesso em: 20 de fevereiro de 2006. PESQUISA NACIONAL DE SANEAMENTO BSICO PNSB, 2000. Disponvel em: <http//www.lixo.com.br>. Acesso em: 09 de julho de 2004. PROGRAMA AMBIENTAL DAS NAES UNIDAS. (1999). Gesto global de resduos slidos urbanos. Disponvel em: <WWW.ambienteonline.pt>. Acesso, em 02 de junho de 2008. PROGRAMA DE PESQUISA EM SANEAMENTO BSICO. Metodologias e Tcnicas de Minimizao, Reciclagem, e Reutilizao de Resduos Slidos Ubanos. Rio de Janeiro; ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental, 1999. REYNALDO, A. (Org.). Metrpole Estratgica: Regio Metropolitana do Recife. Agncia Estadual de Planejamento de Pernambuco CONDEPE/FIDEM. PROMETRPOLE. Recife, 2005. SISINNO, C. L. S. et OLIVEIRA, R. M. (Orgs.). Resduos slidos, ambiente e sade: uma viso multidiscipilinar. Rio de janeiro: Editora Fiocruz, 2000.

STERN E WHITE. (1989). Gesto de Resduos Slidos em Tanznia. Disponvel em: <WWW.encapafrica.org>. Acesso, em 20 de junho de 2008.

51

Potrebbero piacerti anche