Sei sulla pagina 1di 50

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO PAR Centro Universitrio do Estado do Par (CESUPA)

O PROCESSO DE EXTRADIO DE CESARE BATTISTI E O PRINCPIO DE SEPARAO DOS PODERES

Flvio Snchez Leo

Belm-PA Maro - 2011

Flvio Snchez Leo

O PROCESSO DE EXTRADIO DE CESARE BATTISTI E O PRINCPIO DE SEPARAO DOS PODERES

Monografia apresentada ao Curso de Ps-Graduao Lato Sensu em Direito Processual Penal. ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO PAR. Centro Universitrio do Estado do Par (CESUPA). Orientador: Pinheiro. Professor Dr. Jorge

Belm-PA Maro - 2011

SUMRIO

1 2 3 4 5 6 7 8

INTRODUO ----------------------------------------------------------------------5 EXTRADIO CONCEITO E FUNDAMENTOS BSICOS ----------6 EXTRADIO E PRISO --------------------------------------------------------8 EXTRADIO E REFGIO -----------------------------------------------------12 EXTRADIO E O PRESIDENTE DA REPBLICA ---------------------33 EXTRADIO E O TRATADO -------------------------------------------------42 CONCLUSO -----------------------------------------------------------------------44 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS -------------------------------------------46

1. INTRODUO.

A presente monografia aborda o pedido de extradio de Cesare Battisti feito pela Repblica Italiana e que recebeu no Supremo Tribunal Federal a designao de Extradio n 1.085 da Repblica Italiana (BRASIL, 2009c). Battisti pertencia a um grupo de esquerda que optou pela luta armada na Itlia na dcada de 70. Ele foi acusado e condenado priso perptua em razo de quatro assassinatos, que, conforme o pedido da Itlia, teriam sido: homicdio premeditado do agente penitencirio Antonio Santoro, fato que aconteceu em Udine em 6 de junho de 1977; homicdio de Pierluigi Torregiani, ocorrido em Milo em 16 de fevereiro de 1979; homicdio premeditado de Lino Sabbadin, ocorrido em Mestre em 16 de fevereiro de 1979; homicdio premeditado do agente de Polcia, Andra Campagna, ocorrido em Milo em 19 de abril de 1979. Tendo-se foragido, Battisti esteve muitos anos na Frana, onde o expresidente francs Franois Mitterrand deu asilo poltico ao italiano. Com a eleio de Jacques Chirac, Battisti perdeu o asilo e fugiu de novo. Veio parar no Brasil, para quem a Itlia pediu sua extradio. Aps ter incio o processo de extradio perante o STF, o Ministro da Justia, Tarso Genro, concedeu a condio de refugiado ao italiano (BRASIL, 2009). Entretanto, no julgamento da extradio, de forma preliminar, o Supremo Tribunal Federal declarou a nulidade absoluta do ato do Ministro da Justia, afastando o bice para que se apreciasse o mrito do pedido de extradio. Por fim, o Supremo Tribunal Federal deferiu a extradio, mas a maioria dos Ministros fez com que se assentasse no Acrdo que a palavra final sobre a entrega do extraditando Itlia cabia ao Presidente da Repblica que no estaria vinculado deciso do Tribunal, mas teria de se ater aos termos do tratado assinado com o Estado requerente. Em deciso tomada no ltimo dia de seu mandato, o ex-presidente Luiz Incio Lula da Silva negou a entrega do extraditando, fundamentado a deciso em parecer da Advocacia-Geral da Unio (BRASIL, 2010b).

Porm, aps a deciso do Executivo, o Ministro Presidente do Supremo Tribunal Federal, indeferiu o pedido de libertao de Cesare Battisti (BRASIL, 2011), mandando desarquivar o processo de Extradio n 1.085 e remetendo os autos para o relator do caso, o Ministro Gilmar Mendes, reabrindo a discusso no seio do Supremo Tribunal Federal. O objetivo do presente trabalho no discutir se Battisti inocente ou culpado das acusaes, embora o Italiano negue ter cometido os crimes. No nosso objetivo, nem mesmo, discutir se foram crimes polticos ou comuns os cometidos. Nossa inteno apreciar como interfere no processo de extradio o princpio da separao de poderes. Investigar se a posio adotada pelo Supremo Tribunal Federal, tanto no que tange a ter declarado nula a concesso do refgio pelo Ministro da Justia, quanto, agora, que no liberta Cesare Battisti, mesmo aps a deciso da Presidncia da Repblica, respeita o princpio fundamental que a separao dos poderes na Repblica.

2. EXTRADIO CONCEITO E FUNDAMENTOS BSICOS.

A extradio o ato pelo qual um Estado entrega um indivduo, presente no seu territrio, acusado de um delito criminal ou j condenado como criminoso, justia de outro Estado, que o reclama e que competente para julg-lo e, caso j condenado, executar a pena aplicada, permitindo, assim, o julgamento de pessoas que cometeram ilcitos e deslocaram-se a outros pases para fugir de julgamento ou execuo da pena a que foram condenados. Quanto ao conceito de extradio, vale destacar a acepo de Francisco Rezek, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal e ex-membro do Tribunal Internacional de Justia das Naes Unidas (Corte da Haia), em que este coloca em relevo o envolvimento do Poder Judicirio de ambos os estados, requerente e requerido (da extradio) na soluo do pedido, definindo que:

extradio a entrega, por um Estado a outro e a pedido deste, de indivduo que, em seu territrio, deve responder a processo penal ou cumprir pena, cuidando-se de uma relao executiva, com envolvimento judicirio de ambos os lados: o governo requerente da extradio s toma essa iniciativa em razo da existncia de processo penal findo ou em curso - ante sua Justia; e o governo do Estado requerido [...] no goza, em geral, de uma prerrogativa de decidir sobre o atendimento do pedido seno depois de um pronunciamento da Justia local. (REZEK apud VELLOSO, 2003, p. 117)

Em nosso ordenamento jurdico a extradio abordada na Constituio Federal (BRASIL, 1988), no Estatuto do Estrangeiro - Lei 6.815/80 (BRASIL, 1980) - e no Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal - STF (BRASIL, 2010). Segundo o art. 22, XV, da Constituio Federal de 1988, compete privativamente Unio legislar sobre extradio. A lei vigente sobre o tema o Estatuto do Estrangeiro (Lei 6.815/80). Duas disposies sobre extradio presentes na Constituio Federal consistem em garantias individuais, sendo, portanto, clusulas ptreas que no podem ser sujeitas emenda (Art. 60, 4, IV da CF). So os incisos LI e LII do art. 5, que dispem, o primeiro, que nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalizao, ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de

entorpecentes e drogas afins, na forma da lei e, o segundo, que no ser concedida extradio de estrangeiro por crime poltico ou de opinio. O pedido de extradio, geralmente, funda-se num tratado entre os dois pases envolvidos. Em sua ausncia, pode ser concedido com base na reciprocidade, ou seja, no compromisso de que eventual pedido de entrega posterior do pas que atendeu extradio tambm ser atendido (art. 76 da Lei 6.815/80). A competncia para processar e julgar originariamente pedidos de extradio solicitados por Estado estrangeiro do STF, segundo o art. 102, I, g, da Constituio Federal de 1988. A concesso depende de prvio pronunciamento do plenrio do STF sobre sua legalidade e procedncia, no cabendo recurso da deciso (art. 83 da Lei 6.815/80).

Entretanto, dispe a Constituio Federal, em seu art. 84, VII, que compete privativamente ao Presidente da Repblica manter relaes com Estados estrangeiros. Donde surge a questo jurdica que aqui ser abordada, pois ponto polmico do caso Cesare Battisti, a respeito de que a efetiva concesso da medida de extradio, com a entrega do estrangeiro, da competncia exclusiva do Chefe de Estado, limitando-se a deciso do STF apreciar a legalidade do pedido. A questo se tornou crucial com a negativa do ex-presidente Luiz Incio Lula da Silva em entregar o extraditando para a Itlia. De antemo possvel afirmar que impossvel a extradio se o Supremo Tribunal Federal indeferir o pedido, ainda que o Presidente da Repblica quisesse efetiv-la, sob pena de violao de uma competncia da Excelsa Corte (art. 102, I, g, da Constituio Federal de 1988).

3. EXTRADIO E PRISO.

Segundo o art. 80 da Lei 6.815/80 a extradio ser requerida por via diplomtica, ou na falta de agente diplomtico, diretamente de governo a governo. Recebido o pedido, o Ministrio das Relaes Exteriores o enviar ao Ministrio da Justia, que o remeter ao Supremo Tribunal Federal (art. 81 da Lei 6.815/80). A priso que poderia ser ordenada pelo Ministro da Justia, conforme previa o mesmo art. 81 da Lei 6.815/80, foi derrogada pela Constituio Federal de 1988. Ainda dispe a Lei 6815/80 que o Ministrio da Justia ordenar a priso do extraditando, colocando-o disposio do Supremo Tribunal Federal, porm, promulgada em 1988, a Constituio Federal, ao tratar dos Direitos e Garantias Fundamentais, assegura ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei (CF, art. 5, inciso LXI).

A Jurisprudncia do STF confirma a revogao do referido dispositivo em deciso unnime do Tribunal Pleno, em pedido de Habeas Corpus de extraditando:
Ementa: - Priso de Extraditando: artigos 80 e 81 da Lei n 6815/80, de 19.08.1980, alterada pela Lei 6.964, de 09 de 12.1981. [...] O art. 81 da Lei 6815, de 19.08.1980, alterada pela Lei 6964, de 09.12.1981, atribua ao Ministro da Justia o poder de decretar a priso do extraditando. Tal norma ficou, nesse ponto, revogada pelo inciso LXI do art. 5 da Constituio Federal de 1988, em razo do qual, excetuadas as hipteses referidas, ningum ser preso seno por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente. 3. Tal competncia passou, ento, para o Ministro do Supremo Tribunal Federal, a quem caber, tambm, relatar o pedido de Extradio, conforme decidiu o S.T.F. (RTJ 127/18). [...]. (BRASIL, 1996)

Por

outro

lado,

priso

do

extraditando

condio

de

procedibilidade do processo de extradio. o que se depreende do art. 208 do Regimento Interno do STF: No ter andamento o pedido de extradio sem que o extraditando seja preso e colocado disposio do Tribunal. No caso Cesare Battisti, o procedimento inicial foi cumprido e, no processo de PRISO PREVENTIVA PARA EXTRADIO n 581 / IT ITLIA (BRASIL, 2007), o Ministro Celso de Mello proferiu despacho resumindo o pedido da Repblica Italiana e decretando a priso preventiva do extraditando:
DECISO: O Governo da Repblica Italiana, mediante Nota Verbal regularmente apresentada por sua Misso Diplomtica ao Governo brasileiro (fls. 04), requer a decretao da priso preventiva, para efeitos extradicionais, de Cesare Battisti, condenado, definitivamente, naquele Pas, pela Corte de Apelaes de Milo, pena de priso perptua, com isolamento diurno inicial por seis meses (sentenas datadas de 08/04/1991 e de 10/04/1993), pela prtica de delitos de homicdio (fls. 04). O suporte jurdico desse pedido de priso preventiva repousa em tratado bilateral de extradio, celebrado, pelo Brasil e pela Repblica Italiana, em 1989, e incorporado, ao nosso sistema de direito positivo interno, desde a sua promulgao pelo Decreto n 863/93. Esse Tratado de Extradio autoriza, nos casos de urgncia, que qualquer das Altas Partes Contratantes solicite, por meio do seu agente diplomtico, a decretao da priso preventiva da pessoa reclamada (Artigo XIII, n. 1). Os fatos delituosos pelos quais o sdito italiano em questo foi condenado satisfazem a exigncia imposta pelo postulado da dupla tipicidade. Assinalo, no entanto, considerada a natureza da pena imposta a esse nacional italiano (priso perptua), que a jurisprudncia hoje prevalecente no Supremo Tribunal Federal orienta-se em sentido assim exposto em deciso emanada do Plenrio desta Corte Suprema: "(...) EXTRADIO E PRISO

10

PERPTUA: NECESSIDADE DE PRVIA COMUTAO, EM PENA TEMPORRIA (MXIMO DE 30 ANOS), DA PENA DE PRISO PERPTUA - REVISO DA JURISPRUDNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, EM OBEDINCIA DECLARAO CONSTITUCIONAL DE DIREITOS (CF, ART. 5, XLVII, 'b'). - A extradio somente ser deferida pelo Supremo Tribunal Federal, tratando-se de fatos delituosos punveis com priso perptua, se o Estado requerente assumir, formalmente, quanto a ela, perante o Governo brasileiro, o compromisso de comut-la em pena no superior durao mxima admitida na lei penal do Brasil (CP, art. 75), eis que os pedidos extradicionais - considerado o que dispe o art. 5, XLVII, 'b' da Constituio da Repblica, que veda as sanes penais de carter perptuo - esto necessariamente sujeitos autoridade hierrquico-normativa da Lei Fundamental brasileira. Doutrina. Novo entendimento derivado da reviso, pelo Supremo Tribunal Federal, de sua jurisprudncia em tema de extradio passiva." (Ext 855/Repblica do Chile, Rel. Min. CELSO DE MELLO, Pleno, "in" Informativo/STF n 358, de 1/09/2004) Os ilcitos penais em causa, de outro lado, no parecem incidir nas restries, que, estabelecidas pela lei brasileira (Lei n 6.815/80, art. 77) e pelo tratado bilateral existente entre o Brasil e a Repblica Italiana (Artigo III), impediriam, acaso ocorrentes, a efetivao da prpria entrega extradicional. Sendo assim, decreto a priso preventiva de Cesare Battisti (fls. 04) e determino a expedio do respectivo mandado de priso. A execuo dessa ordem judicial, to logo efetuada, dever ser comunicada a esta Suprema Corte. 2. Comunique-se o teor deste ato decisrio, com o encaminhamento da cpia respectiva, ao Senhor Ministro da Justia, para efeito de cientificao formal da Misso Diplomtica da Repblica Italiana. 3. A presente deciso somente dever ser publicada, depois de efetivada a priso do sdito estrangeiro ora reclamado. Braslia, 1 de maro de 2007. Ministro CELSO DE MELLO Relator.

Aspecto que foi mantido que a priso do extraditando ser conservada ao longo de todo o processo, em cumprimento ao estabelecido no pargrafo nico, do art. 84 da lei 6.815/80: A priso perdurar at o julgamento final do Supremo Tribunal Federal, no sendo admitidas a liberdade vigiada, a priso domiciliar, nem a priso-albergue. Sendo assim, desde a data de sua priso pela Polcia Federal, no Rio de janeiro, em 18 de maro de 2007, Cesare Battisti vem sendo mantido encarcerado. O Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal dispe no mesmo sentido em seu art. 213, in verbis: O extraditando permanecer na priso, disposio do Tribunal, at o julgamento final. Da letra da lei se deduz, consequentemente, que no haveria constrangimento ilegal por excesso de prazo na priso quando se tratar de pedido de extradio. Entretanto, o STF j deu interpretao diversa a esta questo em julgados seus.

11

O Tribunal, no julgamento do Habeas Corpus 91.657-SP, por maioria, deferiu o pedido em favor de nacional colombiano, acusado da suposta prtica dos crimes de lavagem de dinheiro e associao para o trfico internacional de entorpecentes, a fim de que aguarde solto o julgamento da extradio contra ele formulada pelo Governo do Panam, com a condio de que entregasse seu passaporte ao STF. Verifiquemos excertos da ementa:
Habeas corpus. 1. Pedido de revogao de priso preventiva para extradio (PPE). [...] 5. Alegao de desnecessidade da PPE. A custdia subsiste h quase quatro meses e inexiste contra o paciente sentena de condenao nos autos do processo instaurado no Panam. 6. PPE. Apesar de sua especificidade e da necessidade das devidas cautelas em caso de relaxamento ou concesso de liberdade provisria, desproporcional o tratamento que vem sendo dado ao instituto. Necessidade de observncia, tambm na PPE, dos requisitos do art. 312 do CPP, sob pena de expor o extraditando a situao de desigualdade em relao aos nacionais que respondem a processos criminais no Brasil. 7. A PPE deve ser analisada caso a caso, e a ela deve ser atribudo limite temporal, compatvel com o princpio da proporcionalidade; e, ainda, que esteja em consonncia com os valores supremos assegurados pelo Estado Constitucional, que compartilha com as demais entidades soberanas, em contextos internacionais e supranacionais, o dever de efetiva proteo dos direitos humanos. 8. O Pacto de San Jos da Costa Rica proclama a liberdade provisria como direito fundamental da pessoa humana (Art. 7,5). 9. A priso medida excepcional em nosso Estado de Direito e no pode ser utilizada como meio generalizado de limitao das liberdades dos cidados (Art. 5, LXVI). Inexiste razo, tanto com base na CF/88, quanto nos tratados internacionais com relao ao respeito aos direitos humanos e a dignidade da pessoa humana, para que tal entendimento no seja tambm aplicado s PPEs. 10. Ordem deferida para que o paciente aguarde em liberdade o julgamento da Extradio no 1091/Panam. Precedentes: Ext. no 1008/Colmbia, Rel. DJ 17.8.2007; Ext 791/Portugal, Rel. Min. Celso de Mello, DJ de 23.10.2000; AC n. 70/RS, Rel. Min. Seplveda Pertence, DJ de 12.3.2004; Ext-QO. no 1054/EUA, Rel. Min. Marco Aurlio, DJ de 14.9.2007. (BRASIL, 2008)

Vemos que o STF estendeu aos casos de priso preventiva para extradio a necessidade observncia dos requisitos da priso preventiva comum, previstos no artigo 312 do Cdigo de Processo Penal, bem como afirmou a necessidade de ser observado limite temporal, reconhecendo a possibilidade ocorrncia de excesso de prazo na priso. certo que, no julgado acima, no havia sentena condenatria no Panam, o Estado requerente. No o caso de Cesare Battisti, que j possui

12

sentena de priso perptua proferida contra si. Entretanto, o extraditando j se encontra preso h quase 04 anos e, agora, o Presidente da Repblica indeferiu o seu pedido de extradio, mas, ainda assim, o Presidente do STF se recusou a coloc-lo em liberdade. Entendemos que, frente probabilidade jurdica razovel de no se efetivar a extradio, tendo em vista a deciso do Presidente da Repblica, o indeferimento do pedido de alvar de soltura feito pelo Ministro Cezar Peluso extrapola os limites da proporcionalidade e razoabilidade, valendo-se de forma absoluta da norma de direito acerca da priso para extradio que j vem sendo contestada pela doutrina, como se v do excerto de MIRANDA (2007, p. 573) o qual afirma que A necessidade, a razoabilidade, a proporcionalidade a proibio do excesso e do abuso devem servir de escudo para limitar o absolutismo, como se v na atual legislao ptria sobre a custdia cautelar em casos de extradio.

4. EXTRADIO E REFGIO

Em janeiro de 2009, o Ministro da Justia brasileiro, Tarso Genro, concedeu o status de refugiado poltico a Battisti, em pedido formulado por este ao Comit Nacional para Refugiados (CONARE), deciso esta proferida no processo de pedido de refgio n. 08000.011373/2008-83 (BRASIL, 2009). Inicialmente, o CONARE negou o pedido de Battisti, porm, julgando recurso do extraditando, o Ministro da Justia declarou o status de refugiado, sob o argumento de temor fundado de perseguio por motivo de opinio poltica, que fundamento para a concesso de refgio, conforme o art. 1, I, da Lei n 9.474/97 (BRASIL, 1997), que dispe: Art. 1 Ser reconhecido como refugiado todo indivduo que: I - devido a fundados temores de perseguio por motivos de raa, religio, nacionalidade, grupo social ou opinies polticas encontre-se fora de seu pas de nacionalidade e no possa ou no queira acolher-se proteo de tal pas.

13

Na deciso do Ministro da Justia, este j deixava subtendido, a nosso ver, que no estava adentrando no mrito de serem ou no polticos os crimes supostamente cometidos por Cesare Battisti, mas que no poderia deixar de considerar o passado revolucionrio do extraditando em sua deciso, passado este que seria a causa de todo a persecutio que vinha lhe impingindo durante anos o Estado Italiano e que seria razo, na origem, do fundado temor de perseguio em razo de opinies polticas. Para melhor apreciarmos se assim foi ou no, reproduzimos trechos da deciso concessiva do refgio:
30. No resta a menor dvida, independentemente da avaliao de que os crimes imputados ao recorrente sejam considerados de carter poltico ou no alis inaceitveis, em qualquer hiptese, do ponto de vista do humanismo democrtico de que fato irrefutvel a participao poltica do Recorrente, o seu envolvimento poltico insurrecional e a pretenso, sua e de seu grupo, de instituir um poder soberano fora do ordenamento. Ou seja, de constitu-lo pela via revolucionria atravs da afronta poltica e militar ao Estado de Direito italiano, alis, motivos estes que levaram o presidente Mitterrand a acolher o recorrente e vrios militantes da extrema esquerda italianos na mesma situao. (...) 36. Por motivos polticos o Recorrente envolveu-se em organizaes ilegais criminalmente perseguidas no Estado requerente. Por motivos polticos foi abrigado na Frana e tambm por motivos polticos, originrios de deciso poltica do Estado Francs, decidiu, mais tarde, voltar a fugir. Enxergou o Recorrente, ainda, razes polticas para os reiterados pedidos de extradio Itlia-Frana, bem como para a concesso da extradio, que, conforme o Recorrente, estariam vinculadas situao eleitoral francesa. O elemento subjetivo do fundado temor de perseguio necessrio para o reconhecimento da condio de refugiado est, portanto, claramente configurado. (...) 39. bom que reste claro que o carter humanitrio, que tambm princpio da proteo internacional da pessoa humana, perpassa o refgio, implicando o princpio in dubio pro reo: na dvida, a deciso de reconhecimento dever inclinar-se a favor do solicitante do refgio. (...) 44. Por conseqncia, h duvida razovel sobre os fatos que, segundo o Recorrente, fundamentam seu temor de perseguio. 45. Ante o exposto, DOU PROVIMENTO ao recurso para reconhecer a condio de REFUGIADO a CESARE BATTISTI, nos termos do art. 1, inc. I, da Lei n. 9.474/97.

Desde j importante frisar que a deciso do Ministro da Justia reformando o entendimento do CONARE nada teve de ilegal com relao ao procedimento previsto em lei, pois dispe a Lei 9.474/97 (BRASIL, 1997): Art.

14

29. No caso de deciso negativa, esta dever ser fundamentada na notificao ao solicitante, cabendo direito de recurso ao Ministro de Estado da Justia, no prazo de quinze dias, contados do recebimento da notificao. Na verdade se trata do simples direito de ampla defesa que se traduz no direito ao recurso da esfera administrativa, o que no nada de espantoso a palavra final cabe ao Ministro da Justia na esfera administrativa. Por outro lado, esta deciso do Ministro se torna irrecorrvel na esfera administrativa, conforme a mesma Lei: Art. 31. A deciso do Ministro de Estado da Justia no ser passvel de recurso, devendo ser notificada ao CONARE, para cincia do solicitante, e ao Departamento de Polcia Federal, para as providncias devidas. Ante de adentar na anlise da deciso do STF no caso de Cesare Battisti, devemos definir alguns conceitos sobre o que seja o refgio. O refgio um instituto originrio da Declarao Universal dos Direitos Humanos (ONU, 1948), aprovada na Assembleia Geral das Naes Unidas em 10 de dezembro de 1948. De acordo com o art. 14 dessa declarao, Toda pessoa, vtima de perseguio, tem o direito de procurar e de gozar de asilo em outros pases. A proteo internacional dos refugiados tem origem na Conveno de Genebra relativa ao Estatuto dos Refugiados (ONU, 1951), de 28 de julho de 1951, em vigor no Brasil por fora do Decreto n 50.215/1961 (BRASIL, 1961). O art. 1 da Conveno de 1951 considera como refugiado toda pessoa que em virtude dos eventos ocorridos antes de 1 de janeiro de 1951 e devido a fundado temor de perseguio por motivos de raa, religio, nacionalidade, participao em determinado grupo social ou opinies polticas, est fora do pas de sua nacionalidade, e no pode, ou, em razo de tais temores, no queira valer-se da proteo desse pas; ou que, por carecer de nacionalidade e estar fora do pas onde antes possua sua residncia habitual no possua ou, por causa de tais temores ou de razes que no sejam de mera convenincia pessoal, no queira regressar a ele. Da forma como aprovada, a Conveno estabeleceu limite temporal e geogrfico, limitando sua aplicao aos acontecimentos anteriores a 1951 e aos refugiados europeus, vtimas da II Guerra Mundial. Mas, com o Protocolo sobre o Estatuto dos Refugiados de 1967 (ONU, 1967), suprimiram-se as referidas limitaes, mantendo-se o conceito de refugiado que se tornou

15

universal, podendo ser aplicado nas demais regies do planeta e em qualquer tempo. O Protocolo de 1967 foi aderido pelo Brasil em 1972 atravs do Decreto n 70.946 (BRASIL, 1972). Visando dar cumprimento Conveno dos Refugiados de 1951 e ao Protocolo de 1967, o Brasil promulgou a Lei n 9.474, de 22 de julho de 1997 (BRASIL, 1997), que passou a ser o Estatuto dos Refugiados no Brasil. Esta Lei dispe: Art. 1 Ser reconhecido como refugiado todo indivduo que: I devido a fundados temores de perseguio por motivos de raa, religio, nacionalidade, grupo social ou opinies polticas encontre-se fora de seu pas de nacionalidade e no possa ou no queira acolher-se proteo de tal pas; II - no tendo nacionalidade e estando fora do pas onde antes teve sua residncia habitual, no possa ou no queira regressar a ele, em funo das circunstncias descritas no inciso anterior; III - devido a grave e generalizada violao de direitos humanos, obrigado a deixar seu pas de nacionalidade para buscar refgio em outro pas. Art. 2 Os efeitos da condio dos refugiados sero extensivos ao cnjuge, aos ascendentes e descendentes, assim como aos demais membros do grupo familiar que do refugiado dependerem economicamente, desde que se encontrem em territrio nacional. Neste ponto da anlise importante abordar a questo relativa interpretao de que o refgio concedido ao extraditando, na verdade, teria se tratado de asilo poltico concedido de forma dissimulada. Tal interpretao foi apresentada em um parecer do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Velloso, para o Governo italiano, no qual o parecerista advoga que a concesso do refgio, da forma como ocorreu, dissimulando a concesso de um asilo poltico, no impediria a extradio, pois o Supremo Tribunal Federal j havia se manifestado em casos similares no qual o asilo no havia sido considerado impedimento para a extradio. Vejamos trecho do parecer:
XI. O caso Battisti: asilo ou refgio? 82. Assim posta a questo, verifica-se, da leitura da deciso do Senhor Ministro da Justia, que S.Exa., o que se diz com o maior respeito, embora tenha invocado a condio de refugiado para Cesare Battisti, o que lhe concedeu, na realidade, vimos de ver, retro, foi o asilo poltico, deliberando com ampla discricionariedade, quando o ato de concesso de refgio constitui ato vinculado. (...)

16

XII. Concluso: resposta aos quesitos. (...) 1.1.O Supremo Tribunal Federal, no julgamento da Extradio 232-Cuba, Relator o Ministro Victor Nunes, decidiu que a concesso de asilo diplomtico ou territorial no impede, s por si, extradio, cuja procedncia apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, e no pelo governo. Na Extradio 524-Paraguai, Relator o Ministro Celso de Mello, o Supremo Tribunal decidiu que no h incompatibilidade absoluta entre o instituto do asilo poltico e o da extradio passiva, na exata medida em que o Supremo Tribunal Federal no est vinculado ao juzo formulado pelo Poder Executivo da concesso administrativa daquele benefcio regido pelo Direito das Gentes. Disso decorre que a condio jurdica de asilado poltico no suprime, s por si, a possibilidade de o Estado brasileiro conceder, presentes e satisfeitas as condies constitucionais e legais que a autorizam, a extradio que lhe haja sido requerida. O estrangeiro asilado no Brasil s no ser passvel de extradio quando o fato ensejador do pedido assumir a qualificao de crime poltico ou de opinio ou as circunstncias subjacentes ao do Estado requerente demonstrarem a configurao de inaceitvel extradio poltica disfarada. 1.2. Tratando-se, pois, de asilo poltico, duas respeitveis decises do Supremo Tribunal Federal so no sentido de que a concesso daquele benefcio no impede a extradio. No caso sob exame, conforme vimos, tem-se, na verdade, concesso de asilo poltico sob color de refgio. Se o Supremo Tribunal Federal, examinando o ato ministerial, concluir dessa forma, correta seria a aplicao, no caso, do entendimento dos acrdos das Extradies 232-Cuba e 524-Paraguai. Em termos processuais ortodoxos, melhor seria a adoo, aqui, da interpretao conforme: porque, no caso concreto, possvel a afirmativa de que ocorreria asilo disfarado, ento a interpretao do art. 33 da Lei 9.474, de 1997, a ser adotada, no caso, seria aquela conferida aos casos de asilo poltico nas Extradies 232-Cuba e 524-Paraguai.

Para melhor entender a polmica, necessrio discorrer sobre o conceito jurdico de asilo poltico. A concesso de asilo poltico princpio fundamental conforme dispe a Constituio Federal (BRASIL, 1988): Art. 4 A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelos seguintes princpios: (...) X concesso de asilo poltico. O Professor Jos Afonso da Silva esclarece doutrinariamente o que seja asilo poltico:
O asilo poltico consiste no recebimento de estrangeiros no territrio nacional, a seu pedido, sem os requisitos de ingresso, para evitar punio ou perseguio no seu pas de origem por delito de natureza poltica ou ideolgica. Cabe ao Estado asilante a classificao da natureza do delito e dos motivos da perseguio. razovel que assim seja, porque a tendncia do Estado do asilado a de negar a natureza poltica do delito imputado e dos motivos da perseguio, para consider-la comum.

17

A Constituio prev a concesso do asilo poltico, sem restries, considerado como um dos princpios que regem as relaes internacionais da Repblica Federativa do Brasil. (grifei) (SILVA, 2005, p. 340)

importante ressaltar que o instituto do asilo caracterstico da Amrica Latina, onde se originou, no sendo aplicado em outros pontos do globo, conforme esclarece Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto, ex-ministro da justia:
O conceito jurdico de asilo na Amrica Latina originrio do Tratado de Direito Penal Internacional de Montevidu, de 1889, que dedica um captulo ao tema. Inmeras outras convenes ocorreram no continente sobre o asilo, tais como: - Conveno sobre Asilo Assinada na VI Conferncia Pan-americana de Havana, em 1928; - Conveno sobre Asilo Poltico, VII Conferncia Internacional Americana de Montevidu, em 1933; - Tratado sobre Asilo e Refgio Poltico de Montevidu, em 1939; e - Conveno sobre Asilo Diplomtico, X Conferncia Interamericana de Caracas, em 1954. O asilo diplomtico, assim, instituto caracterstico da Amrica Latina. certo, contudo, que outros pases praticam o asilo diplomtico esporadicamente, no o reconhecendo, todavia, como instituto de Direito Internacional. Espordicos casos de asilo diplomtico ainda ocorreram na Europa, nos sculos XIX e XX, em proteo a criminosos polticos, geralmente sob intensos protestos dos pases de onde se originavam as perseguies. Isso fez com que o instituto praticamente deixasse de existir no continente. J na Amrica Latina, o asilo diplomtico sempre foi amplamente praticado, provavelmente por causa da constante instabilidade poltica na regio, com sucessivas revolues, havendo, assim, a necessidade de se conceder proteo aos chamados criminosos polticos. (BARRETO, 2006)

A interpretao a que se chega que os legisladores que produziram a lei n 9474/97 usam refgio como sinnimo de asilo, se aproximando mais do conceito europeu acerca das duas ideias, sendo que a lei estabelece uma previso factual bem determinada para conceder a proteo. Ou seja, o importante verificar se o fato concreto apresentado pelo requerente do refgio se adequa previso legal que torna possvel conceder o direito ao estrangeiro, chame-se este direito de refgio, asilo ou de qualquer outra maneira. Nenhuma outra lei brasileira define o que venha ser o asilo poltico, sendo o instituto citado no Estatuto dos Estrangeiros (BRASIL, 1980), nos

18

artigos 28 e 29 que se utilizam o termo asilado como se este estivesse implicitamente definido. Na alnea c, inc. I, do art. 55, fala-se do asilado ou refugiado como tal admitido no Brasil, no traando a lei nenhum diferencial entre os dois institutos. Chegamos concluso que refgio e asilo poltico so institutos jurdicos relacionados, sendo que a concesso do refgio, da maneira como previsto na lei n 9.474/97 (BRASIL, 1997), encontra amparo constitucional na concesso de asilo poltico como princpio regente de nossas relaes internacionais. Em suma, o fato que a concesso do status de refugiado pelo Ministro da Justia traduziu-se na concesso de asilo poltico a Cesare Battisti, no se podendo discordar do ex-ministro Carlos Velloso neste ponto. Entretanto, o que se quer ponderar que as extradies passivas 232, requerida por Cuba (BRASIL, 1961b), e 524, requerida por Paraguai (BRASIL, 1990), nas quais os relatores afirmam que a concesso de asilo (que, atualmente, equivale a refgio) no suficiente para obstar a extradio, foram julgadas em 1969, a extradio 232, e em outubro de 1990, a extradio 524, bem antes, portanto, da lei n 9474/97. Este fato o ex-ministro no ponderou em seu parecer encomendado pela Republica Italiana. Entrementes, com a entrada em vigor no ordenamento brasileiro do da Lei 9.474/97, a solicitao do refgio suspende o curso do pedido de extradio at sua deciso definitiva (art. 34 da Lei n 9.474/1997) enquanto que a concesso do refgio obsta o seguimento de pedido de extradio fundado nos mesmos fatos (art. 33 da Lei n 9.474/1997). Assim vinha decidindo o Supremo Tribunal Federal, como no caso do pedido de extradio do general paraguaio, Lino Oviedo, onde a Corte esclareceu a necessidade de suspenso do processo de extradio a partir de que feito o pedido de refgio e deixou claro que reconhecimento da condio de refugiado deveria obstar o seguimento de qualquer pedido de extradio:
EMENTA: DIREITO CONSTITUCIONAL E PROCESSUAL PENAL. PRISO PARA FINS DE EXTRADIO. PEDIDO DE REFGIO, PERANTE O MINISTRIO DA JUSTIA: SUSPENSO DO PROCESSO EXTRADICIONAL, SEM DIREITO, PORM, DO EXTRADITANDO, PRISO DOMICILIAR.

19

INTERPRETAO DOS ARTIGOS 34 E 22 DA LEI N 9.474, DE 22.07.1997, EM FACE DO ART. 84 DO ESTATUTO DO ESTRANGEIRO. "HABEAS CORPUS". 1. Dispe o art. 34 da Lei n 9.474, de 22 de julho de 1997, que define mecanismos para a implementao do Estatuto dos Refugiados de 1951, e determina outras providncias: "Art. 34. A solicitao de refgio suspender, at deciso definitiva, qualquer processo de extradio pendente, em fase administrativa ou judicial, baseado nos fatos que fundamentaram a concesso de refgio." E o art. 22: "Enquanto estiver pendente o processo relativo solicitao de refgio, ao peticionrio ser aplicvel a legislao sobre estrangeiros, respeitadas as disposies especficas contidas nesta Lei." 2. E o Estatuto do Estrangeiro (Lei n 6.815, de 19 de agosto de 1980, modificada pela Lei n 6.964, de 9 de dezembro de 1981), regula a extradio do estrangeiro e sua priso para tal fim (artigos 76 a 94). E no art. 84 esclarece: "Art. 84. Efetivada a priso do extraditando (artigo 81), o pedido ser encaminhado ao Supremo Tribunal Federal. Pargrafo nico. A priso perdurar at o julgamento final do Supremo Tribunal Federal, no sendo admitidas a liberdade vigiada, a priso domiciliar, nem a priso albergue." Atento a essa expressa disposio, o Supremo Tribunal Federal tem reiteradamente recusado, durante o processo de extradio, a liberdade vigiada, a priso domiciliar e a priso albergue. 3. E no h, na Lei n 9.474, de 22 de julho de 1997, qualquer disposio no sentido de propiciar tais benefcios, sendo certo que, nos termos do artigo 33, somente o reconhecimento da condio de refugiado obstar o seguimento de qualquer pedido de extradio baseado nos fatos que fundamentaram a concesso do refgio. Assim, se vier a ser indeferido o pedido de refgio, nada obsta o prosseguimento do processo extraditrio, para o qual indispensvel a manuteno do extraditando, na priso, sempre sem direito liberdade vigiada, priso domiciliar e priso albergue. 4. No se vislumbrando, assim, qualquer ilegalidade na priso questionada, inclusive enquanto se processa, no Ministrio da Justia, o pedido de refgio, de se indeferir o pedido de "Habeas Corpus", cassada, em conseqncia, a medida liminar, devendo, pois, o extraditando ser reencaminhado priso em que se encontrava, disposio desta Corte. 5. "H.C." indeferido, cassada a liminar. Deciso unnime. (BRASIL, 2001b)

No caso Cesare Battisti, uma parte deste entendimento foi aplicado e foi suspenso o andamento do pedido de extradio, mantendo-se o extraditando preso. Entretanto, posteriormente, como veremos, o STF acabou por no acatar a deciso do Ministro da Justia quanto ao reconhecimento da sua condio de refugiado e o processo de extradio teve seguimento com o deferimento do pedido da Repblica Italiana pela Suprema Corte. O Supremo Tribunal Federal deliberou, por maioria, na Extradio 1.085 da Repblica Italiana (BRASIL, 2009c), e assim ficou ementada a deciso no que tange questo do refgio condido pelo Ministro da Justia:
1. EXTRADIO. Passiva. Refgio ao extraditando. Fato excludente do pedido. Concesso no curso do processo,

20

pelo Ministro da Justia, em recurso administrativo. Ato administrativo vinculado. Questo sobre sua existncia jurdica, validade e eficcia. Cognio oficial ou provocada, no julgamento da causa, a ttulo de preliminar de mrito. Admissibilidade. Desnecessidade de ajuizamento de mandado de segurana ou outro remdio jurdico, para esse fim, Questo conhecida. Votos vencidos. Alcance do art. 102, inc. I, alnea "g", da CF. Aplicao do art. 3 do CPC. Questo sobre existncia jurdica, validez e eficcia de ato administrativo que conceda refgio ao extraditando matria preliminar inerente cognio do mrito do processo de extradio e, como tal, deve ser conhecida de ofcio ou mediante provocao de interessado jurdico na causa. 2. EXTRADIO. Passiva. Refgio ao extraditando. Concesso no curso do processo, pelo Ministro da Justia. Ato administrativo vinculado. No correspondncia entre os motivos declarados e o suporte ftico da hiptese legal invocada como causa autorizadora da concesso de refgio. Contraste, ademais, com norma legal proibitiva de reconhecimento dessa condio. Nulidade absoluta pronunciada. Ineficcia jurdica consequente. Preliminar acolhida. Votos vencidos. Inteligncia dos arts. 1, inc. I, e 3, inc. III, da Lei n 9.474/97, art. 1-F do Decreto n 50.215/61 (Estatuto dos Refugiados), art. 1, inc. I, da Lei n 8.072/90, art. 168, nico, do CC, e art. 5, inc. XL, da CF. Eventual nulidade absoluta do ato administrativo que concede refgio ao extraditando deve ser pronunciada, mediante provocao ou de ofcio, no processo de extradio. (...) 4. EXTRADIO. Passiva. Executria. Pedido fundado em sentenas definitivas condenatrias por quatro homicdios. Crimes comuns. Refgio concedido ao extraditando. Deciso administrativa baseada em motivao formal de justo receio de perseguio poltica. Inconsistncia. Sentenas proferidas em processos que respeitaram todas as garantias constitucionais do ru. Ausncia absoluta de prova de risco atual de perseguio. Mera resistncia necessidade de execuo das penas. Preliminar repelida. Voto vencido. Interpretao do art. 1, inc. I, da Lei n 9.474/97. Aplicao do item 56 do Manual do Alto Comissariado das Naes Unidas ACNUR. No caracteriza a hiptese legal de concesso de refgio, consistente em fundado receio de perseguio poltica, o pedido de extradio para regular execuo de sentenas definitivas de condenao por crimes comuns, proferidas com observncia do devido processo legal, quando no h prova de nenhum fato capaz de justificar receio atual de desrespeito s garantias constitucionais do condenado.

Como se pode verificar na ementa, o Supremo Tribunal Federal apreciou - como preliminar e sem necessidade de que o ato fosse combatido mediante mandado de segurana - a validade do ato de concesso de refgio concedido ao extraditando pelo Ministro da Justia. A Corte Suprema acabou por declarar a nulidade absoluta do ato, afirmando que se tratava de um ato administrativo vinculado e que o Ministro da Justia utilizou de motivos na sua fundamentao que no correspondiam aos fatos que teriam realmente

21

ocorrido na Itlia. Em suma, na apreciao da preliminar, j houve manifestao da maioria no sentido de que os crimes cometidos haviam sido crimes comuns e no crimes polticos, e mais, que teriam sido crimes hediondos, o que incidiria na causa impeditiva da concesso do refgio prevista no art. 3, inc. III, da Lei n 9.474/97. Todo esse prembulo foi necessrio com o fim de afastar a incidncia do art. 33 da Lei 9.747/97 que, permanecendo a higidez do ato de concesso de refgio, impedia o prosseguimento do processo de extradio. Assim diz a Lei:
Art. 33. O reconhecimento da condio de refugiado obstar o seguimento de qualquer pedido de extradio baseado nos fatos que fundamentaram a concesso de refgio.

No voto do Relator da Extradio 1.085 (BRASIL, 2009c), o Ministro Cezar Peluso, este afirmou que a autoridade administrativa, o Ministro da Justia, havia utilizado como motivao para a concesso do refgio a alegao de que os crimes pelos quais havia sido o extraditando condenado na Itlia seriam crimes polticos e no crimes comuns, invadindo, assim, a competncia que seria atribuda exclusivamente ao Supremo Tribunal Federal. Asseverou, no seu voto, o Ministro Relator:
Uma das vertentes mais expressivas dessa necessidade jurdica, no caso, est em investigar e decidir se o refgio foi, ou no, concedido sob motivao, aberta ou disfarada, de que os mesmos fatos, tidos no processo de extradio como crimes comuns por que foi o extraditando formalmente condenado, no seriam crimes comuns, mas polticos! Dizer, a autoridade administrativa, com estas ou outras palavras, para, como motivao necessria ex vi legis, justificar o ato concessivo de refgio, que seriam polticos, e no, comuns, tais delitos, significaria evidentssima e censurvel invaso da competncia constitucional da Suprema Corte.

De fato, a Constituio Federal de 1988 prev como competncia exclusiva do Supremo Tribunal Federal o julgamento do pedido de extradio:
Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe: I - processar e julgar, originariamente: (...) g) a extradio solicitada por Estado estrangeiro;

22

Levando em conta que garantia fundamental prevista na mesma Constituio de 1988, no seu art. 5, inc. LII, que a extradio no ser concedida quando se tratar de crime poltico ou de opinio, a Lei 6.815/80, previu no seu art. 77, 2, a competncia exclusiva do STF para apreciar o carter da infrao:
Art. 77. No se conceder a extradio quando: (...) VII - o fato constituir crime poltico; e (...) 2 Caber, exclusivamente, ao Supremo Tribunal Federal, a apreciao do carter da infrao.

Entretanto, antes de avaliarmos o carter dos crimes atribudos a Battisti, pois houve Ministros que os consideraram como crimes polticos ao votarem sobre o mrito do pedido de extradio, iremos nos deter na anlise relativa questo de saber se o refgio concedido pelo Ministro da Justia impedia o prosseguimento do pedido de extradio ou se o Supremo Tribunal Federal poderia, como o fez, declarar a nulidade do ato do Ministro da Justia e afast-lo, julgando o mrito do pedido de extradio e deferindo o pedido de Repblica Italiana. Havia no Supremo Tribunal Federal um paradigma que at ento se aplicava. Era o julgamento da Extradio 1.008 (BRASIL, 2007b), na qual a Colmbia pedia a extradio do Padre Olivrio Medina, que era membro das Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia (FARC). A pedido do governo colombiano, Medina foi capturado, em 24 de agosto de 2005, pela Polcia Federal Brasileira em ao conjunta com a Interpol. Em seguida o governo colombiano pediu a sua extradio a fim de responder por acusao de prtica de homicdio com fins terroristas e outros crimes. Aps isto, o Comit Nacional para Refugiados, em deciso histrica, concedeu o status de refugiado poltico ao guerrilheiro e, em maro de 2007, o Supremo Tribunal Federal negou o pedido de extradio de Medina feito pelo governo da Colmbia justificando que o STF no poderia extraditar uma pessoa em condio de refugiado poltico.

23

Tendo sido designado para relatar o Acrdo o Ministro Seplveda, assim ficou ementada a Extradio 1.008:
Extradio: Colmbia: crimes relacionados participao do extraditando - ento sacerdote da Igreja Catlica em ao militar das Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia (FARC). Questo de ordem. Reconhecimento do status de refugiado do extraditando, por deciso do comit nacional para refugiados CONARE: pertinncia temtica entre a motivao do deferimento do refgio e o objeto do pedido de extradio: aplicao da Lei 9.474/97, art. 33 (Estatuto do Refugiado), cuja constitucionalidade reconhecida: ausncia de violao do princpio constitucional da separao dos poderes. 1. De acordo com o art. 33 da L. 9474/97, o reconhecimento administrativo da condio de refugiado, enquanto dure, elisiva, por definio, da extradio que tenha implicaes com os motivos do seu deferimento. 2. vlida a lei que reserva ao Poder Executivo - a quem incumbe, por atribuio constitucional, a competncia para tomar decises que tenham reflexos no plano das relaes internacionais do Estado - o poder privativo de conceder asilo ou refgio. 3. A circunstncia de o prejuzo do processo advir de ato de um outro Poder - desde que compreendido na esfera de sua competncia - no significa invaso da rea do Poder Judicirio. 4. Pedido de extradio no conhecido, extinto o processo, sem julgamento do mrito e determinada a soltura do extraditando. 5. Caso em que de qualquer sorte, incidiria a proibio constitucional da extradio por crime poltico, na qual se compreende a prtica de eventuais crimes contra a pessoa ou contra o patrimnio no contexto de um fato de rebelio de motivao poltica (Ext. 493).

Neste julgamento, a Corte Suprema, alm de decidir sobre a constitucionalidade do art. 33 da Lei 9.474/97, afirmou, nas palavras do Ministro Seplveda Pertence, autor do voto vencedor:
o deferimento do refgio questo de competncia poltica do Poder Executivo, condutor das relaes internacionais do pas.

Tal entendimento harmoniza-se com a percepo de que a extradio mecanismo inerente s relaes internacionais travadas entre Estados soberanos que, para tanto, celebram tratados entre si. Sendo assim, a competncia para tratar do assunto do Poder Executivo, em conformidade sistemtica com a Constituio Federal de 1988, que prev no seu art. 84, inc. VII e VIII:
Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica:

24

(...) VII - manter relaes com Estados estrangeiros e acreditar seus representantes diplomticos; VIII - celebrar tratados, convenes e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional;

Dessa forma, necessrio perquirir se, em vez de ter sido o Ministro da Justia que invadiu a competncia do Supremo Tribunal Federal ao, supostamente, qualificar como crimes polticos os atribudos ao extraditando, no teria sido o STF que invadiu a competncia poltica do Poder Executivo ao cassar o refgio em um processo de extradio no qual sequer a Unio Federal era parte. To forte o contedo da norma prevista no art. 34 da Lei 9.474/97 que o prprio Supremo Tribunal Federal, ao julgar a Extradio n 785 (BRASIL, 2001), mesmo depois de julgada a extradio pelo plenrio do Tribunal, suspendeu o processo reconhecendo a natureza elisiva da norma. Assim ficou redigido o Acrdo na referida Extradio:
EXTRADIO. QUESTO DE ORDEM. PEDIDO DE REFGIO. SUSPENSO DO PROCESSO. LEI N 9.474/97, ART. 34. Questo de ordem resolvida no sentido de que o pedido de refgio, formulado aps o julgamento de mrito da extradio, produz o efeito de suspender o processo, mesmo quando j publicado o acrdo, impedindo o transcurso do prazo recursal.

Verificamos que o STF suspendeu o processo aps ter julgado o mrito da extradio. O que significa dizer que apreciou todos os requisitos do deferimento, inclusive se os crimes imputados eram de natureza poltica ou no. Ainda assim, mesmo reconhecendo como procedente o pedido do Mxico, que era o requerente no pedido de extradio em tela, suspendeu o processo a espera de que fosse decido o pedido de refgio. Se a Suprema Corte estava convencida de que todos os pressupostos da extradio estavam presentes naquele caso, no seria o caso de impedir a suspenso do processo, antecipando-se deciso do CONARE e, desde logo, afirmando que o caso j estava julgado e que o refgio no poderia ser concedido? Evidente que o Supremo Tribunal Federal no poderia agir assim, pois estaria suprimindo competncia que era exclusiva do Executivo, que a de apreciar o pedido de concesso do refgio.

25

E mais inconcebvel, ainda, seria o Supremo Tribunal Federal, aps o refgio ser concedido, neste exemplo que temos em tela, voltar a se reunir para complementar o Acrdo j publicado, declarando eivado de nulidade o refgio possivelmente concedido para afastar a incidncia do art. 33 da Lei 9.474/97 e impor a extradio em vez de extinguir o processo como determina a norma. Se assim fosse possvel, prefervel seria se declarar inconstitucional os art. 33 e 34 da Lei 9.747/97 e admitir que o pedido de refgio deveria ser dirigido diretamente ao Supremo Tribunal Federal, que seria competente para apreci-lo desde o incio, seja de forma isolada seja em processo conexo com o pedido de extradio. Nada disso coerente e nem mesmo se harmoniza com o princpio constitucional da separao de poderes e com a previso constitucional de que do Executivo a competncia para manter relaes internacionais com os Estados estrangeiros. Na deciso do Supremo Tribunal Federal, a maioria indicou que a deciso de concesso de refgio no curso do processo, pelo Ministro da Justia, em recurso administrativo, seria ato administrativo vinculado. Passvel, portanto, de ser revisto pelo judicirio. Entretanto, h indicativo claro de que o ato do Ministro da Justia seja discricionrio. Trata-se do art. 29 da Lei 9.747/97, que trata do recurso administrativo quando a deciso do CONARE for negativa do pedido de refgio, in verbis:
Art. 29. No caso de deciso negativa, esta dever ser fundamentada na notificao ao solicitante, cabendo direito de recurso ao Ministro de Estado da Justia, no prazo de quinze dias, contados do recebimento da notificao.

E necessrio esclarecer que a deciso do CONARE, no caso Cesare Battisti, se deu por diferena de um voto, o voto de desempate, no sentido de indeferir o pedido de refgio. O que demonstra o quanto foram acirrados os debates. Como se pode dizer, ento, que o Ministro da Justia, exercendo a competncia revisora que lhe foi atribuda por lei, no poderia chegar deciso diferente, sob pena de eventual desvio de finalidade ou, at mesmo, abuso de poder? Chegar a tal concluso seria tolher o direito do requerente do refgio ao

26

duplo grau de exame de seu pedido que a regra garantida na Lei, o que, inclusive, corresponde garantia do devido processo legal. Ao atuar como revisor, o Ministro da Justia nada mais faz do que exercer os elementos de discricionariedade do ato recursal, sem que o fato de chegar concluso diversa do colegiado do CONARE signifique invalidao do juzo poltico administrativo revisor. Cremos que a lei, prevendo a possibilidade de reviso da deciso acerca do refgio, deixa clara a possibilidade de mais de um entendimento em cada caso no mbito da esfera administrativa. Ou seja, deixa aberta a possibilidade de haver mais de um entendimento sobre o mrito do pedido de refgio. O que no conseguimos vislumbrar a possibilidade do Judicirio se imiscuir na competncia do Poder Executivo como se fosse uma terceira instncia administrativa do processo de refgio e adentar no mrito da deciso que, mais do que administrativa, poltico administrativa. Essencial relembrar que a Repblica Italiana impetrou mandado de segurana contra o ato do Ministro de Estado da Justia que havia concedido o refgio. Em razo da conexo com a extradio que estava em curso, o Supremo Tribunal Federal era competente para apreciar, tambm, o mandado de segurana (o qual acabou sendo julgado prejudicado em razo de que os Ministros apreciaram a matria sobre que ele versava a concesso do refgio como preliminar no processo de extradio). Neste Mandado de Segurana, o Procurador-Geral da Repblica, Antnio Fernando e Silva de Souza, preferiu Parecer (BRASIL, 2009b) afirmando que, por se tratar de ato poltico, nem mesmo o Supremo Tribunal Federal poderia rever o juzo de mrito firmado pelo Ministro da Justia, ainda que discordasse da interpretao dada ao conjunto de fatos ou em relao aos fundamentos adotados na deciso. No seu entendimento, a anulao do ato constituiria violao ao princpio constitucional da Separao dos Poderes, visto que questes atinentes poltica internacional competem nica e exclusivamente ao Poder Executivo. Vejamos excertos do Parecer no que interessa ao tema:

27

54. Tampouco legtimo o controle in casu da valorao da autoridade decisria sobre os fatos e circunstncias que lhe deram a convico de que o postulante ao refgio estava a sofrer perseguio poltica. 55. No se trata de desvio de poder ou de seu abuso, nem de aplicar-se a tese dos motivos determinantes, de modo a avaliar se o Ministro da Justia fez juzo certo ou errado a respeito dos fatos, especialmente porque no se cuidava de processo sancionatrio ou de criao de privilgio descabido, mas de intento de promoo dos direitos humanos. E estes, como sntese dos valores comuns ocidentais, devem-se impor diante dos motivos persecutrios, quaisquer que sejam, como, alis, tem sido a tnica dessa Corte.

A Corte Suprema no se comportou como garantidora dos direitos humanos que, em ultima ratio, o motivo pelo qual foi chamada pelo poder Constituinte para intervir nos processos de extradio. Pelo contrrio, o Supremo abandona a sua tradio garantista dos direitos fundamentais para passar a ser, no s o julgador, mas o acusador do extraditando Cesare Battisti. Toda a interpretao feita pelo Tribunal acerca do ato do Ministro da Justia acabou por se reverter em prejuzo do extraditando. Mais adiante, o Parquet faz consideraes acerca do direito que afirmava ter o Estado italiano:
69. J se disse que o ato do Executivo no pode sofrer o qualificativo de ilegalidade ou abusividade. To pouco violou algum direito lquido e certo da Repblica da Itlia. E no o fez, porque no h um tal direito em relao prpria reviso do refgio e tampouco em relao ao pedido de extradio. Quer-se, em ambos os pedidos, o imediato e o remoto, imiscuir-se no mrito administrativo e poltico do Governo brasileiro, invertendo, a um s tempo, o princpio da soberania nacional e o sistema de proteo dos direitos humanos consagrado no Pas.

No nos passou despercebido, quando da anlise de todo o Acrdo do processo de extradio, que a perspectiva levantada pelo Procurador-Geral da Repblica, de que no havia direito lquido e certo a ser protegido, tornou provvel a inferncia de que no teria sucesso o mandado de segurana. Motivo que nos leva a crer que, prevendo o insucesso da ao mandamental, a maioria dos Ministros que tendiam a deferir a extradio, resolveu prescindir de seu julgamento e apreciou a questo da concesso do refgio como preliminar do processo de extradio, ainda que a Unio Federal, a quem o Ministro da

28

Justia representava na prtica do ato de concesso do refgio, no fosse parte no referido processo. Sobre tal atropelo processual, manifestou-se o Ministro Marco Aurlio no seu voto - vencido - proferido na extradio 1.085:
de ressaltar que o ato do Ministro de Estado da Justia, reconhecendo a condio de refugiado ao extraditando, foi praticado depois da apresentao do pedido de extradio. Ento, o advogado do Governo da Itlia impetrou mandado de segurana apontando a referida autoridade brasileira como coatora para atacar o refgio formalizado. Em outras palavras, o pedido de invalidao do refgio no poderia estar compreendido no pleito de extradio porque, sob o ngulo temporal, o objeto surgiu aps o incio da tramitao deste processo.

Interpretando o raciocnio do Ministro Marco Aurlio: o que houve foi um julgamento extra petita que no oportunizou nem a ampla defesa do extraditando e nem a participao da Unio Federal em processo no qual se invalidou ato do Ministro de Estado da Justia. Voltando a analisar a manifestao do Procurador-Geral da Repblica, verificamos que o Custos Legis alertou sobre a necessidade de preservar a soberania do Estado brasileiro:
70. Ao ingressar com o pedido junto a mais alta Corte judiciria brasileira, a Itlia tenta extrair dela uma determinao que, com mero expediente e roupagem jurdica, visa a negar a subsistncia de uma deciso de Estado, posto que o Executivo, na pessoal do Presidente da Repblica ou de autoridades por ele acreditada, a instncia de soberania constitucionalmente responsvel pela adoo da poltica exterior e pelo estabelecimento das relaes internacionais. De modo reflexo, portanto, visa a contrariar ato de soberania que outra coisa no do que, no plano exterior, ser tratado com igual respeito, considerao e independncia pelos poderes estrangeiros, impondo-se, internamente, sua qualidade de poder constitucional supremo.

Agindo da forma como procedeu, o Supremo Tribunal Federal prestigiou Estado estrangeiro em detrimento da soberania do Estado brasileiro, que precedente muito mais grave do que toda a discusso acerca do caso especfico de Cesare Battisti. Mais importante do que se apreciar se o extraditando havia cometido crime poltico ou crime hediondo comum, era o Supremo Tribunal Federal preservar o princpio da independncia dos poderes

29

e a soberania do Estado brasileiro representado pelo Executivo frente ao Estado italiano. O Procurador-Geral da Repblica, em seguida, explicita o princpio do favor rei que deveria nortear a deciso acerca do pedido de refgio:
71. Ao mesmo tempo, o pedido atenta contra o sistema de proteo dos direitos humanos que tem no asilo e no refgio dois elementos importantes, centrais mesmos, para conferir tutela a pessoas estrangeiras que se encontrem em situaes excepcionais, de risco ou de perseguio, inclusive por atividades polticas, segundo o juzo de convenincia do Estado brasileiro. No se deve nunca deixar de aplicar, em casos como esse, o princpio da interpretao mais benfica aos direitos humanos. O que, a toda evidncia, beneficia o refugiado e no a Itlia.

Da forma como foi indicada pelo Procurador-Geral da Repblica, havia agido o Ministro da Justia, o qual asseverou na sua deciso que iria aplicar o princpio in dubio pro reo, afirmando: na dvida, a deciso de reconhecimento dever inclinar-se a favor do solicitante do refgio. Por fim, o Procurador-Geral da Repblica no deixou margem de dvidas acerca do carter poltico discricionrio do ato de concesso do refgio, afirmando que nem mesmo eventual discordncia em relao interpretao dos fatos feita pelo Ministro da Justia autorizaria a anulao do ato poltico, pois tal procedimento constituiria violao do princpio

constitucional da separao de poderes:


76. No mais, mantenho a posio que expus nos autos da Extradio n 1.085 e reitero que a anlise do ato de concesso de refgio deve-se restringir a verificar a ocorrncia da pertinncia temtica entre a motivao do deferimento do refgio e o objeto do pedido de extradio. 77. Nesse diapaso, ao compulsar os documentos juntados pelas partes, confirmo que no h duvida de que a deciso do Ministro da Justia, concessiva do status de refugiado ao extraditando, teve em considerao o mesmo conjunto ftico e jurdico que serviu de suporte ao pedido de extradio formulado pela ora Impetrante. 78. Inclusive, entendo que eventual discordncia da interpretao que foi dada ao referido conjunto de fatos pelo Ministro da Justia ou em relao aos fundamentos adotados em sua deciso no autorizam a anulao do ato poltico. 79. Em outros termos, a anlise do mrito da presente impugnao, sem que se atente para a natureza jurdica poltica do ato questionado, constituir uma violao ao princpio constitucional da Separao de Poderes, pois as discusses que versam sobre

30

questes atinentes poltica internacional competem nica e exclusivamente ao Poder Executivo. 80. A independncia e a harmonia, fundamentos da Separao de Poderes, dizem respeito justamente ao livre exerccio por cada Poder do Estado das atribuies que lhes so prprias.

A prevalecer o novo entendimento aplicado pelo Supremo Tribunal Federal no caso Cesare Battisti, nos permitimos, embora no seja o melhor mtodo, levantar suposies hipotticas, apenas com o fim de aclarar a situao de insegurana jurdica que parece ter sido instalada. Assim sendo, digamos que um prisioneiro de nacionalidade iraquiana lograsse xito em fugir da priso americana de Guantnamo na ilha de Cuba. Vamos admitir que, aps a fuga, o iraquiano conseguisse chegar a territrio brasileiro e, aqui chegando, solicitasse o reconhecimento da condio de refugiado, pedido este que fosse atendido pelo Executivo brasileiro atravs do CONARE, ou mesmo, mediante recurso ao Ministro da Justia.

Concomitantemente, os Estados Unidos da Amrica teria pedido a extradio do fugitivo, alegando se tratar de criminoso que teria cometido atos de terrorismo. Est estampado para a comunidade internacional que a priso militar de Guantnamo , no mnimo, suspeita de ser local onde os prisioneiros tm desrespeitados os direitos fundamentais que uma pessoa presa deveria preservar. H denncias de que, neste lugar, se admite torturas e humilhaes fsicas e psicolgicas em total desrespeito Conveno de Genebra, tendo por l passado, no mnimo, 600 prisioneiros sem acusao formada, sem processo constitudo e, obviamente, sem direito a julgamento. Estas denncias so de conhecimento de toda a comunidade internacional, porm - somente para que no se alegue ausncia de fontes - basta consultar o New York Times (TIMES, 2011) em recente matria onde, alm resumir todas as denncias que grupos de defesa dos direitos humanos tm trazido tona, se relata que o prprio Presidente Barak Obama parece ter fracassado em sua promessa de fechar a priso militar, promessa que fez logo que assumiu a Presidncia dos Estados Unidos da Amrica. Pois bem, voltemos a nossa hiptese. Instalado o litgio entre o fugitivo iraquiano e os Estado Unidos da Amrica atravs do pedido de

31

extradio, a quem caberia dizer se o Estado requerente vem sendo conivente com o desrespeito aos direitos humanos dentro de sua priso de Guantnamo? Ao Poder Executivo ou ao Supremo Tribunal Federal? Se o Ministro da Justia, ao conceder o refgio, fizesse avaliao de que era bastante provvel que o fugitivo iraquiano no teria respeitados seus direitos fundamentais, como o direito ao devido processo legal, ampla defesa e, at mesmo, integridade fsica, caso devolvido para a priso de Guantnamo, evidente que se trataria de uma interpretao eminente poltica sobre dado da realidade. Mas essa a nica maneira que poderia ser. A anlise da conjuntura que se faa sobre dados da realidade de um pas que requer a extradio reflexo da linha poltica ideolgica que o governo que estiver no poder siga em seu programa. O Brasil poderia interpretar de uma forma e, por exemplo, a Inglaterra poderia interpretar de forma totalmente diferente dados da realidade sobre a priso de Guantnamo. A interpretao e a deciso que advenha dela poltica. Logo, no seria correto o Supremo Tribunal Federal declarar a nulidade do ato poltico de concesso do refgio alegando, entre outras consideraes, por exemplo, que o os Estados Unidos da Amrica eram o bastio da democracia no mundo ocidental e que no passavam de suposies sem respaldo na realidade ftica as interpretaes do Ministro da Justia sobre a violao dos direitos humanos fundamentais em Guantnamo, j que estaria a Suprema Corte fazendo, tambm, interpretao poltica para dados da realidade e no essa sua funo constitucional. Evidente que a Supremo Tribunal Federal no se arriscaria a tanto, pois tem conscincia que s cabe ao Poder Executivo e ao governo eleito tratar das relaes polticas internacionais com Estado estrangeiro, sendo que desautorizar ou nulificar o ato do Ministro da Justia em tal hiptese, o qual, certamente, no o teria praticado sem aquiescncia do Presidente da Repblica, seria intromisso na competncia do Executivo e grave desrespeito ao princpio da separao dos poderes. No vemos diferena fundamental entre a nossa hiptese do fugitivo iraquiano e o caso de Cesare Battisti.

32

Para finalizar, e mudando o eixo da discusso, devemos abordar que a deciso do Supremo Tribunal Federal assevera, por outro lado, que havia contraste entre o ato concessivo do refgio com norma legal proibitiva de reconhecimento dessa condio de refugiado, que seria o art. 3, III, da Lei n 9.474/97, in verbis:
Art. 3 No se beneficiaro da condio de refugiado os indivduos que: (...) III - tenham cometido crime contra a paz, crime de guerra, crime contra a humanidade, crime hediondo, participado de atos terroristas ou trfico de drogas. (g.n)

Entretanto, os crimes pelos quais Cesare Battisti foi condenado datam de 1977 e 1979, sendo que a Lei 8.072/90, que define quais seriam os crimes hediondos, data de 1990. A se considerar o dispositivo legal como impeditivo do reconhecimento da condio de refugiado estaria se violando pelo menos duas garantias fundamentais previstas no art. 5 da Constituio Federal de 1988:
XXXIX - no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal; XL - a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru;

Foi dessa maneira que se posicionou, por exemplo, a Ministra Crmen Lcia em seu voto na Extradio 1.085:
Os crimes pelos quais foi condenado Cesare Battisti na Justia Italiana datam de 1977 e 1979, e a lei que considera hediondos alguns crimes, dentre os quais tipos que podem ser tidos como de igual natureza daqueles praticados ou imputados ao extraditando refugiado, data de 1990 Lei n 8.072 -, pelo que, naquela qualificao, no se poderiam incluir as prticas imputadas ao cidado italiano, neste caso, uma reformatio in pejus.

Em nosso entendimento, considerando toda a anlise feita, no restou fundamento que seja razovel na deciso do Supremo Tribunal Federal declarando a nulidade do ato do Ministro de Estado da Justia que concedeu o refgio ao Cesare Battisti.

33

5. EXTRADIO E O PRESIDENTE DA REPBLICA

A Constituio Federal de 1988 bem clara e objetiva quando estabelece:


Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: (...) VII - manter relaes com Estados estrangeiros e acreditar seus representantes diplomticos; VIII - celebrar tratados, convenes e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional; (...) XIX - declarar guerra, no caso de agresso estrangeira, autorizado pelo Congresso Nacional ou referendado por ele, quando ocorrida no intervalo das sesses legislativas, e, nas mesmas condies, decretar, total ou parcialmente, a mobilizao nacional; XX - celebrar a paz, autorizado ou com o referendo do Congresso Nacional;

Deve ser entendido que, em termos de decises de mbito internacional que se colocam no relacionamento entre os Estados, o Brasil representado pelo Poder Executivo, que tem na chefia suprema o Presidente da Repblica. O procedimento a ser adotado no curso do processo de extradio previsto na Lei 8.615/80 (Estatuto do Estrangeiro), a qual prev uma fase posterior ao julgamento e deferimento do pedido de extradio pelo Supremo Tribunal Federal. Dispe a Lei:
Art. 86. Concedida a extradio, ser o fato comunicado atravs do Ministrio das Relaes Exteriores Misso Diplomtica do Estado requerente que, no prazo de sessenta dias da comunicao, dever retirar o extraditando do territrio nacional. (Renumerado pela Lei n 6.964, de 09/12/81) Art. 87. Se o Estado requerente no retirar o extraditando do territrio nacional no prazo do artigo anterior, ser ele posto em liberdade, sem prejuzo de responder a processo de expulso, se o motivo da extradio o recomendar. (Renumerado pela Lei n 6.964, de 09/12/81)

34

(...) Art. 89. Quando o extraditando estiver sendo processado, ou tiver sido condenado, no Brasil, por crime punvel com pena privativa de liberdade, a extradio ser executada somente depois da concluso do processo ou do cumprimento da pena, ressalvado, entretanto, o disposto no artigo 67. (Renumerado pela Lei n 6.964, de 09/12/81) Pargrafo nico. A entrega do extraditando ficar igualmente adiada se a efetivao da medida puser em risco a sua vida por causa de enfermidade grave comprovada por laudo mdico oficial. Art. 90. O Governo poder entregar o extraditando ainda que responda a processo ou esteja condenado por contraveno. (Renumerado pela Lei n 6.964, de 09/12/81) Art. 91. No ser efetivada a entrega sem que o Estado requerente assuma o compromisso: (Renumerado pela Lei n 6.964, de 09/12/81) I - de no ser o extraditando preso nem processado por fatos anteriores ao pedido; II - de computar o tempo de priso que, no Brasil, foi imposta por fora da extradio; III - de comutar em pena privativa de liberdade a pena corporal ou de morte, ressalvados, quanto ltima, os casos em que a lei brasileira permitir a sua aplicao; IV - de no ser o extraditando entregue, sem consentimento do Brasil, a outro Estado que o reclame; e V - de no considerar qualquer motivo poltico, para agravar a pena.

Todos os artigos de Lei reproduzidos acima dizem respeito entrega do extraditando e no geram dvida alguma nos casos em que o Poder Executivo esteja concorde com a necessria entrega do extraditando ao Estado estrangeiro. Basta seguir o procedimento previsto na Lei e, logo, o estrangeiro estar no interior do avio que o levar ao crcere. Entretanto, o problema surge - como ocorreu no caso de Cesare Battisti - quando o Poder Executivo, j expressando sua vontade diretamente pela pessoa do Presidente da Repblica, entenda que a extradio no deva ser efetivada.

35

A prpria Lei 6.815/80 j prev de forma expressa alguns casos em que a extradio poder ser postergada ou recusada. So os casos previstos no artigo 89 e seu pargrafo nico, quando a extradio ser postergada, e no artigo 91, quando a entrega no ser efetivada. Nesta fase, no h controvrsia de que a nica autoridade competente para decidir, por exemplo, se a extradio ser postergada em razo do estado de sade do extraditando o Presidente da Repblica. Da mesma forma como o Presidente da Repblica a autoridade competente para decidir que no entregar o extraditando em razo, por exemplo, de que o Estado estrangeiro no se comprometeu a comutar a pena de morte porque no manifestava vontade poltica para tanto ou porque a sua legislao no permitisse a sua comutao. Nestes casos, evidentemente, estando ultrapassada a fase judicial do processo de extradio, jamais o processo voltaria ao STF para que os ministros se manifestassem sobre estes aspectos. Neste ponto no h controvrsia: a autoridade competente o Presidente da Repblica. No caso de Cesare Battisti no foi nenhuma destas hipteses legais que fundamentaram a deciso do ex-presidente da repblica. Em deciso publicada no Dirio Oficial da Unio de 31 de dezembro de 2010, o expresidente Lula negou a extradio fundamentando-se em parecer da Advocacia-Geral da Unio (BRASIL, 2010b), que opinava da seguinte forma:
170. Opina-se, assim, pela no autorizao da extradio de Cesare Battisti para a Itlia, com base no permissivo da letra f do nmero 1 do art. 3 do Tratado de Extradio celebrado entre Brasil e Itlia, porquanto, do modo como aqui argumentado, h ponderveis razes para se supor que o extraditando seja submetido a agravamento de sua situao, por motivo de condio pessoal, dado seu passado, marcado por atividade poltica de intensidade relevante. Todos os elementos fticos que envolvem a situao indicam que tais preocupaes so absolutamente plausveis, justificando-se a negativa da extradio, nos termos do tratado celebrado entre Brasil e Itlia.

Ou

seja,

ex-presidente

da

repblica

fundamentou-se

exclusivamente no prprio Tratado de Extradio existente entre Brasil e Itlia para denegar a entrega do extraditando. E dispe o referido Tratado (BRASIL, 1993):

36

ARTIGO 3 Casos de Recusa de Extradio 1. A extradio no ser concedida: (...) f) se a Parte requerida tiver razes ponderveis para supor que a pessoa reclamada ser submetida a atos de perseguio e discriminao por motivo de raa, religio, sexo, nacionalidade, lngua, opinio poltica, condio social ou pessoal; ou que sua situao possa ser agravada p um dos elementos antes mencionados; (grifo nosso)

Entretanto, com a negativa de extradio, instalou-se a celeuma de que havia sido desrespeitada a deciso do Supremo Tribunal Federal, o qual havia decidido pelo deferimento da extradio. Para bom entendimento da polmica necessrio que se reproduza trecho da ementa do Acrdo da Extradio n 1.085 no que tange vinculao do Presidente da Repblica deciso do STF:
8. EXTRADIO. Passiva. Executria. Deferimento do pedido. Execuo. Entrega do extraditando ao Estado requerente. Submisso absoluta ou discricionariedade do Presidente da Repblica quanto eficcia do acrdo do Supremo Tribunal Federal. No reconhecimento. Obrigao apenas de agir nos termos do Tratado celebrado com o Estado requerente. Resultado proclamado vista de quatro votos que declaravam obrigatria a entrega do extraditando e de um voto que se limitava a exigir observncia do Tratado. Quatro votos vencidos que davam pelo carter discricionrio do ato do Presidente da Repblica. Decretada a extradio pelo Supremo Tribunal Federal, deve o Presidente da Repblica observar os termos do Tratado celebrado com o Estado requerente, quanto entrega do extraditando.

Da leitura da Ementa se extrai que o Presidente da Repblica no ficou vinculado deciso do Supremo Tribunal Federal, no tendo ficado, portanto, obrigado a entregar Cesare Battisti Repblica Italiana, embora tenha ficado obrigado a observar os termos do tratado celebrado com a Itlia no momento de decidir sobre a entrega do extraditando. Nosso intento ser demonstrar que a margem de ao do Presidente da Repblica muito maior do que lhe foi conferida no julgamento da Extradio n 1.085. No momento de decidir sobre a entrega do extraditando, exerce atividade plenamente discricionria.

37

A extradio faz parte do rol de atos praticados com pertinncia s relaes internacionais do pas com outros Estados. J verificamos que ao Presidente da Repblica que cabe a ltima palavra em matria de relaes internacional, conforme os incisos do art. 84 da Constituio Federal de 1988 citados no incio deste tpico. A deciso de entregar ou no o estrangeiro ato poltico que se situa na esfera exclusiva e discricionria do Chefe de Estado. Esse entendimento no novidade no Direito Brasileiro. Jos Frederico Marques, um dos mais eclticos juristas do nosso pas, j afirmava em passagem clssica:
No o Judicirio quem concede a extradio. Este ato do Executivo, como rgo do Estado incumbido de o representar nas relaes com o exterior. Como Galdino Siqueira ensina, a extradio negcio internacional e pe em contacto dois Estados, pelo que s o poder executivo, poder ativo, de ao e funcionamento contnuo, e que representa a nao nas relaes exteriores, que pode solicit-la ou conced-la. (MARQUES, 1954, p. 288)

Assim vinha decidindo o Supremo Tribunal Federal, como no julgado da Extradio n 1.114 da Repblica do Chile (BRASIL, 2008), cuja relatora foi a Ministra Crmen Lcia, em que o tribunal decidiu, por unanimidade, da seguinte forma:
(...) 3. O Supremo Tribunal limita-se a analisar a legalidade e a procedncia do pedido de extradio (Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, art. 207; Constituio da Repblica, art. 102, Inc. I, alnea g; e Lei n. 6.815/80, art. 83): indeferido o pedido, deixa-se de constituir o ttulo jurdico sem o qual o Presidente da Repblica no pode efetivar a extradio; se deferida, a entrega do sdito ao Estado requerente fica a critrio discricionrio do Presidente da Repblica. 4. Extradio deferida, nos termos do voto da Relatora.

Do julgado acima se extrai importante lio: o Presidente da Repblica no pode efetivar a extradio se o STF indeferir o pedido. E, a, reside a importncia e o motivo da participao da Suprema Corte no processo de extradio. Ela se faz presente para garantir os direitos do estrangeiro submetido ao processo de extradio frente pretenso do Estado requerente com a qual esteja em concordncia o Estado brasileiro. Por outro lado, se deferida a extradio pelo Supremo Tribunal Federal, a entrega do estrangeiro

38

fica a critrio discricionrio do Presidente da Repblica. Ou seja, a interpretao que faz do instituto e sua aplicao visa garantir, em todas as hipteses, os direitos fundamentais do ser humano. No poderia deixar de ser assim j que o direito extradicional ramo do direito processual penal onde toda a interpretao deve ser favorvel ao ru. A funo preponderante de garantia dos direitos fundamentais que exerce o Supremo Tribunal Federal enfatizada pelo Ministro Joaquim Barbosa no seu voto contrrio extradio no processo de Cesare Battisti (Ext. n 1.058), tendo afirmado o Ministro:
Portanto, este Supremo tribunal Federal no tem prerrogativas prprias a defender em matria extradicional. Sua interveno se traduz em garantia criada pelo nosso sistema jurdico para proteger o extraditando. Na nossa sistemtica, o poder executivo no pode entregar algum a um Estado estrangeiro se este Supremo Tribunal Federal disser que a entrega ilegal. Mas, na situao inversa, isto , se o Executivo, que o rgo titular das relaes internacionais do nosso Pas, decidir comunicar ao Estado estrangeiro que no proceder entrega da pessoa procurada, fazendo uso do princpio da soberania que rege as relaes internacionais, no poder o Supremo Tribunal Federal forar o executivo a extraditar a pessoa. No poder por dois motivos essenciais. Em primeiro lugar, porque no tem competncia para tanto. Em segundo lugar, porque, como j disse, a interveno do Tribunal no processo de extradio se d em benefcio do extraditando. uma garantia a ele outorgada pelo nosso ordenamento jurdico. Assim, seria juridicamente inconcebvel que o rgo jurisdicional, cuja interveno no processo de extradio foi concebida como uma garantia em prol do extraditando, subvertendo totalmente o papel que lhe reservado nessa matria pela Constituio, dirigisse suas armas contra a pessoa objeto da proteo constitucional, para determinar coercitivamente a efetivao da extradio que o rgo titular das relaes internacionais do pas, competente para a matria, no mais pretendesse efetivar. Seria uma enorme incongruncia jurdica!

Ressaltando que, embora tenha julgado procedente o pedido de extradio, o Ministro Carlos Britto votou pela preservao da

discricionariedade poltica e soberania do Presidente da Repblica, se faz necessrio reproduzir trecho da sua interveno no julgamento:
Ministro Carlos Britto: Mas, parece-me, Ministra, que o Judicirio, assim como no desrespeita a soberania do Pas estrangeiro, no pode desrespeitar a soberania do Presidente da Repblica, que Chefe de Estado e representante privativo, protagonista privativo das

39

relaes internacionais do Brasil. A surge a pergunta: e para que serve o Poder Judicirio, porque o processo extradicional passa pelo Crivo do Supremo Tribunal Federal? porque o Supremo Tribunal Federal entra nesse processo, nesse circuito para efetivar um dos princpios do inciso II do artigo 4: prevalncia dos direitos humanos. S se justifica a presena a presena do Poder Judicirio num processo extradicional, sabido que a extradio um instituto de Direito Internacional, porque incide no crculo das relaes internacionais do Brasil esse princpio do respeito aos direitos humanos.

Ou seja, este poder que detm o Presidente da Repblica de decidir no entregar o estrangeiro ainda que o STF tenha se manifestado pela procedncia da extradio nada mais do que a expresso de soberania do Estado, princpio fundamental que disciplina as relaes internacionais entre os Estados soberanos, matria que compete privativamente ao Presidente da Repblica tratar (art. 84, VII, da CF). No despiciendo relembrar a redao contida no art. 2 da Constituio Federal de 1988: So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. Atento a ele, o Ministro Marco Aurlio, no julgamento da Extradio n 1.085, manifestou-se sobre as consequncias que poderiam advir da incurso do Judicirio sobre a competncia privativa do Presidente da Repblica. Afirmou o Ministro:
Eis a viso que retrata o sistema de freios e contrapesos prprios a um Estado Democrtico, evitando a concentrao de poder, aquela que adviria de entender-se pela abertura de campo amplo atuao do Judicirio, atuao do Supremo, que tem a ltima palavra sobre o alcance da Carta Federal - devendo a Corte, nessa prtica, guardar absoluta fidelidade, atuar com deferncia, sob pena de vingar a babel, chegando-se pior das ditaduras, a do Judicirio. O fato de no haver, na estrutura desse Poder, um rgo que possa rever as decises deste Tribunal no pode lev-lo, legitimamente, a esse temido extremo. ptica diversa implica consagrar o critrio de planto, com a quebra do sistema constitucional, sendo as consequncias imprevisveis. (...) esse o enquadramento a ser observado. Agora mesmo, na Frana, em 28 de janeiro de 2009, houve o deferimento da extradio da nacional italiana Marina Petrella, e o Executivo francs, em vez de entreg-la ao Governo da Itlia, deferiu-lhe o asilo. O enfoque, sob o ngulo nacional, no pode ser outro, sob pena de o Judicirio ptrio manietar o Presidente da Repblica, olvidando princpio bsico o da Separao de Poderes ferindo de morte a harmonia a eles inerente.

40

Entendemos

que

Poder

Judicirio

no

possui

legitimidade

democrtica para interferir nos rumos polticos traados pelo Executivo em matria de relaes internacionais. E isto pelo simples fato de que quem foi eleito para tomar decises polticas frente a Estados estrangeiros em nome do Brasil foi o Presidente da Repblica e no os Ministros do Supremo Tribunal Federal. A prevalecer tal postura, caminha-se, hoje, a passos largos, em direo ao que o Ministro Marco Aurlio chamou de ditadura do judicirio e que Loewenstein, filsofo alemo que se exilou do regime nazista em Nova Iorque, chamou de judiciocracia (LOEWENSTEIN, 1970, p. 325, traduo nossa):
... a interveno dos tribunais pode levar a apagar as fronteiras entre a administrao de justia e a poltica. Os detentores do poder, politicamente responsveis governo e parlamento , esto expostos tentao de levar ante o tribunal um conflito poltico. Os juzes, por sua parte, esto obrigados a substituir as decises dos responsveis detentores do poder por seus juzos polticos, camuflados em forma de sentena judicial. Instalar um tribunal como rbitro supremo do processo de poder e este o ncleo da judicializao da poltica transformaria em ltimo termo, o sistema governamental em um domnio dos juzes ou em uma judiciocracia. (...) Se se outorga o direito aos tribunais de frustrar uma deciso poltica do governo e do parlamento, ameaa o perigo de que, bem a deciso do tribunal no seja respeitada , com prejuzo para o Estado de Direito , ou bem que a deciso poltica do governo seja substituda por um ato judicial que, embora revestido jurdicoconstitucionalmente, no , no fundo, se no um ato poltico de pessoas que no tm nenhum mandato democrtico para levar a 1 cabo esta funo.

E, parece-nos, que exatamente o quadro desenhado por Karl Loewenstein o que se apresenta aps o julgamento do pedido de Extradio de Cesare Battisti.
... la intervencin de los tribunales puede conducir a borrar las fronteras entre la administracin de justicia y la poltica. Los detentadores del poder, polticamente responsables gobierno y parlamento, estn expuestos a la tentacin de llevar ante el tribunal un conflicto poltico. Los jueces, por su parte, estn obligados a sustituir las decisiones de los responsables detentadores del poder por sus juicios polticos, camuflados en forma de sentencia judicial. Instalar un tribunal como arbitro supremo del proceso del poder y ste es el ncleo de la judicializacin de la poltica, transformara, en ltimo trmino, el sistema gubernamental en un dominio de los jueces o en una judiciocracia. (...) Si se otorga el derecho a los tribunales de frustrar una decisin poltica del gobierno y del parlamento, amenaza el peligro de que, bien la decisin del tribunal no sea respetada con perjuicio para el Estado de derecho, o bien que la decisin poltica del gobierno sea sustituida por un acto judicial que, aunque revestido jurdico-constitucionalmente, no es, en el fondo, sino un acto poltico de personas que no tienen ningn mandato democrtico para llevar a cabo esta funcin.
1

41

O Presidente da Repblica negou-se a efetivar a entrega do estrangeiro e fundamentou a deciso em dispositivo do tratado. Deve ser novamente ressaltado que, embora no tenha sido sufragado o entendimento de que a discricionariedade do Presidente era ilimitada, mas sim mitigada em funo de deveria observar, quanto ao ato de entrega, os termos do tratado, entendemos que o Chefe de Governo assim procedeu, pois a deciso est expressamente fundamentada no art. 3, 1, f, do tratado de extradio. Entretanto, o Ministro Cesar Peluso, durante o recesso do Judicirio, indeferiu o pedido da defesa que requeria alvar de soltura do extraditando, proferindo despacho (BRASIL, 2011), nos seguintes termos:
6. Como transparece atravs do dilatado parecer, no deparei, para alm das declaraes colhidas aos jornais italianos, com descrio nem meno de nenhum ato ou fato especfico e novo, que, no considerado pelo acrdo, pudesse representar, com a nitidez exigida pela natureza singular e restrita deste juzo prvio e sumrio, razo ou razes ponderveis para supor que a pessoa reclamada ser submetida a atos de perseguio e discriminao por motivo de raa, religio, sexo, nacionalidade, lngua, opinio poltica, condio social ou pessoal; ou que sua situao possa ser agravada por um dos elementos antes mencionados (fls. 4329). No tenho como, nesta estima superficial, provisria e de exceo, ver, provada, causa convencional autnoma que impusesse libertao imediata do ora requerente.

E remeteu os autos ao Relator, o Ministro Gilmar Mendes, permanecendo Cesare Battisti preso. Mas, afinal, a quem cabia, segundo os termos do prprio Acordo, interpretar o tratado e decidir sobre a entrega ou no do extraditando, ao Presidente da Repblica ou ao Supremo Tribunal Federal? O que acontece se a Corte Suprema, mais uma vez imiscuindo-se na competncia poltica da Presidncia da Repblica, resolve determinar a extradio? Ordenar, agora, para a Presidenta da Repblica, Dilma Roussef, que entregue o estrangeiro para Itlia? Sob pena de que sano ir o STF fazer tal determinao Presidenta da Repblica? Ou permitir, o prprio STF, que agentes estrangeiros do Governo Italiano adentrem no territrio nacional mesmo sem nenhuma autorizao do Executivo para levarem embora Cesare Battisti? Est instalada a Babel a que se referiu o Ministro Marco Aurlio e configurado o cenrio previsto por Loewenstein: ou bem o Supremo Tribunal

42

no conseguir fazer cumprir a sua possvel determinao de entrega do estrangeiro para a Repblica Italiana, ou bem a deciso poltica do Governo ser substituda por um ato judicial que, no final das contas, por ter sido praticado por juzes sem nenhum mandato para o praticarem, se assemelha violao da soberania poltica do Brasil perante o Governo Italiano.

6. EXTRADIO E O TRATADO.

Entendemos e defendemos que a discricionariedade do Presidente da Repblica no momento de decidir sobre a entrega do extraditando ampla, conforme vimos no tpico anterior. Entretanto, como na ementa do Acordo do Supremo Tribunal Federal ficou asseverado que o Chefe de Estado deveria observar os termos do tratado no momento da deciso, passaremos a demonstrar que no foi desrespeitado nem o tratado e nem a deciso da Suprema Corte. A maioria dos Ministros do Supremo Tribunal Federal manifestou-se no sentido de que o Presidente da Repblica era titular, na hiptese, de uma competncia de natureza poltica, no estando vinculado deciso proferida pelo Judicirio. Quatro Ministros (Marco Aurlio, Carlos Britto, Joaquim Barbosa e Crmen Lcia) entenderam que o Presidente da Repblica teria discricionariedade para decidir sobre a entrega do extraditando, enquanto o Ministro Eros Grau votou no sentido de que a competncia do Chefe do Executivo era de natureza poltica, mas deveria observar o Tratado de Extradio celebrado entre Brasil e Itlia. Vejamos excerto do voto que demonstra a posio do Ministro Eros Grau (BRASIL, 2009c):
Tem-se bem claro, a, que o Supremo Tribunal Federal autoriza, ou no, a extradio. H de faz-lo, para autorizar ou no autorizar a extradio, observadas as regras do tratado e as leis. Mas quem defere ou recusa a extradio o Presidente da Repblica, a quem incumbe manter relaes com Estados estrangeiros (art. 84, VII da Constituio), presentando a soberania nacional [veja-se os incisos XVIII, XIX e XX desse mesmo artigo 84].

43

(...) Da que o Presidente da Repblica est ou no obrigado a deferir extradio autorizada pelo tribunal nos termos do Tratado. (...) Pode recus-la em algumas hipteses que, seguramente, fora de qualquer dvida, no so examinadas, nem examinveis, pelo tribunal, as descritas na alnea f do seu Artigo 3.1. Tanto assim que o Artigo 14.1 dispe que a recusa da extradio pela Parte requerida --- e a Parte requerida, repito, presentada pelo Presidente da Repblica --- mesmo parcial, dever ser motivada. Pois esse Artigo 3.1, alnea f do tratado estabelece que a extradio no ser concedida se a Parte requerida tiver razes ponderveis para supor que sua situao [isto , da pessoa reclamada] possa ser agravada vale dizer, afetada merc de condio pessoal. A Parte requerida [isto , o Presidente da Repblica] poder, nessa hiptese, no conceder a extradio. (...) Aqui se trata de requisitos de carter puramente subjetivos da Parte requerida, de contedo indeterminado, que no se pode contestar. Exatamente o que a doutrina chama de conceito indeterminado. Nesses limites, nos termos do Tratado, o Presidente da Repblica deferir, ou no, a extradio autorizada pelo tribunal, sem que com isso esteja a desafiar sua deciso. Esse ponto muito importante estabelecer porque o tratado que abre a possibilidade de a extradio ser recusada, sem que isso eu digo e insisto represente, da parte do Presidente da Repblica, qualquer desafio deciso do Tribunal. Voto nesse sentido. O que obriga o Presidente da Repblica o Tratado de Extradio celebrado entre o Brasil e a Itlia, aprovado pelo decreto 863/93. Retorno ao voto de Victor Nunes Leal: Mesmo que o Tribunal consinta na extradio --- por ser regular o pedido ---, a obrigao, do Executivo, de efetiv-la, s existe nos limites do direito convencional. E, neste caso, a mim parece que o Presidente da Repblica pode perfeitamente, sem desafiar a deciso do Supremo Tribunal, decidir no sentido do que dispe o art. 3 do Tratado, recusando a extradio. Depende nica e exclusivamente do Presidente da Repblica.

O dispositivo mencionado foi justamente aquele empregado pelo Presidente da Repblica para fundamentar sua deciso, o art. 3, 1, f, do tratado de extradio. E a fundamentao em que se apoiou a deciso dava motivos de sobra para se supor que a situao pessoal do extraditando pudesse ser agravada em razo de, no mnimo, ter sido militante de esquerda nos anos de chumbo e em razo dos pronunciamentos da imprensa e do Governo Italiano acerca do caso. E, aqui, no custa repetir o dispositivo do Tratado (BRASIL, 1993) que fundamentou a deciso do Executivo:
ARTIGO 3

44

Casos de Recusa de Extradio 1. A extradio no ser concedida: (...) f) se a Parte requerida tiver razes ponderveis para supor que a pessoa reclamada ser submetida a atos de perseguio e discriminao por motivo de raa, religio, sexo, nacionalidade, lngua, opinio poltica, condio social ou pessoal; ou que sua situao possa ser agravada p um dos elementos antes mencionados; (grifo nosso)

Como se pode intuir, razes para supor que uma determinada circunstncia poltica pode afetar a condio do extraditando no so conceitos matemticos. Tratando-se de uma avaliao poltica acerca de circunstncias igualmente polticas, tal avaliao no poder ser revista pelo Judicirio, como explicitado no voto do Ministro Eros Grau, o qual asseverou, sobre a extradio, que o Presidente da Repblica pode recus-la em algumas hipteses que, seguramente, fora de qualquer dvida, no so examinadas, nem examinveis, pelo tribunal, as descritas na alnea f do seu Artigo 3.1.. Portanto, se a deciso foi tomada com base nos termos do Tratado, no cabe ao Supremo Tribunal Federal reapreciar o seu mrito, sob pena de se violar o princpio da separao dos Poderes.

7. CONCLUSO

Como medida cautelar, a priso para fins de extradio existe apenas para garantir eventual entrega do extraditando. Nesse sentido, a Lei no 6.815/80 dispe que o extraditando deve ficar preso, disposio do Supremo Tribunal Federal, at o julgamento final do processo de extradio: art. 84: Efetivada a priso do extraditando (artigo 81), o pedido ser encaminhado ao Supremo Tribunal Federal. Pargrafo nico. A priso perdurar at o julgamento final do Supremo Tribunal Federal, no sendo admitidas a liberdade vigiada, a priso domiciliar, nem a priso albergue.

45

Uma vez que j houve o trnsito em julgado da deciso final e at mesmo o arquivamento dos autos do processo de Extradio n 1.085, e considerando que o Presidente da Repblica entendeu pela no entrega do extraditando, no h mais fundamento jurdico para manuteno da priso que uma medida cautelar. H de se verificar que a prpria Lei 6.815/80 at mesmo probe um novo pedido de extradio e, em consequncia, da priso cautelar que a acompanharia, conforme o seguinte dispositivo da referida Lei: art. 88: Negada a extradio, no se admitir novo pedido baseado no mesmo fato. Resta alertar que, no caso Cesare Battisti, o que se est discutindo extrapolou os limites da simples apreciao dos direitos do extraditando no caso especfico. O que est em pauta, considerando a recalcitrncia em manter Battisti preso para extradit-lo, o prprio respeito ao princpio da separao de poderes. A manifestao da Defesa do extraditando, atravs do Advogado Lus Roberto Barroso, publicada no Jornal do Brasil, acerca da deciso do Ministro Cezar Peluso incisiva (CARNEIRO, 2011):
A manifestao do Presidente do Supremo, sempre com o devido e merecido respeito (afirmao que sincera e no meramente protocolar), constitui uma espcie de golpe de Estado, disfuno da qual o pas acreditava j ter se libertado. No est em jogo o acerto ou desacerto poltico da deciso do Presidente da Repblica, mas sua competncia para pratic-la. Trata-se de ato de soberania, praticado pela autoridade constitucionalmente competente, que est sendo descumprido e, pior que tudo, diante de manifestaes em tom imprprio e ofensivo da Repblica italiana. De mais a mais, as declaraes das autoridades italianas aps a deciso do Presidente Lula, as passeatas e as sugestes publicadas na imprensa de que Cesare Battisti deveria ser seqestrado no Brasil e levado fora para a Itlia, apenas confirmam o acerto da deciso presidencial. Em uma democracia, deve-se respeitar as decises judiciais e presidenciais, mesmo quando no se concorde com elas.

Conclumos que cada vez mais o Judicirio, um poder no eleito, intervm na poltica. Algum duvidaria de tal alegao se, algum dia, se venha contestar a nomeao de um ministro de Estado, por inepto, por exemplo? Como ficaro a separao dos Poderes e o respeito escolha, pelo povo, dos seus dirigentes, se o Judicirio no tiver limites para o exame das decises do Executivo?

46

Caso prevalea a Viso do Ministro Cezar Peluso e da minoria que o acompanhou em voto no qual retirava a competncia poltico-constitucional do Presidente da Repblica, o STF estar chamando a si competncias que no lhe cabem, prerrogativas do Executivo brasileiro, na conduo da poltica externa. Ao tentar invadir a rea da poltica externa, reservada pela Constituio ao Executivo, o Judicirio fora uma situao ilegtima, capaz de gerar uma crise institucional. Por fim, no esqueamos que uma das maiores vergonhas da histria poltica do Brasil foi produzida pelo STF. Em 1936, a Corte negou habeas-corpus em favor da militante comunista Olga Benrio, mulher do lder brasileiro Luis Carlos Prestes, que estava grvida (BRASIL, 1936). Os ministros sabiam que a negao resultaria na entrega da prisioneira a Hitler, com toda probabilidade de ser executada, o que acabou por ocorrer. O que se espera que a Corte Suprema no v reincidir e mais uma vez entrar de forma negativa para os livros de histria.

8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BARRETO, Luiz Paulo Teles F. Das Diferenas Entre os Institutos Jurdicos do Asilo e do Refgio. Set. 2006. Disponvel em

<www.migrante.org.br/Asilo%20e%20Refugio%20diferencas.doc> Acesso em 07 mar. 2011.

BRASIL. Advocacia Geral da Unio. Parecer AGU/AG-17/2010. Consultor da Unio: Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy. 28 dez. 2010b. Disponvel em < http://www.agu.gov.br/sistemas/site/TemplateImagemTextoThumb.aspx?idConteudo=1 52830&id_site=3> Acesso em 12 mar. 2011.

BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, de 05 de outubro de 1988. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 05 out. 1988.

47

BRASIL. Decreto n 50.215, de 28 de janeiro de 1961. Promulga a Conveno relativa ao Estatuto dos Refugiados, concluda em Genebra, em 28 de julho de 1951. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 30 jan. 1961.

BRASIL. Decreto n 70.946, de 7 de agosto de 1972. Promulga o Protocolo sobre o Estatuto dos Refugiados. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 08 ago. 1972.

BRASIL. Lei n 6.815, de 19 de agosto de 1980. Define a situao jurdica do estrangeiro no Brasil, cria o Conselho Nacional de Imigrao. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 21 ago. 1980.

BRASIL. Lei n 9.474, de 22 de julho de 1997. Define mecanismos para a implementao do Estatuto dos Refugiados de 1951, e determina outras providncias. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 23 jul. 1997.

BRASIL, Ministrio da Justia. Recurso. Negativa. Condio de Refugiado. Carncia de Pressupostos. Pedido de refgio n. 08000.011373/2008-83. Ministro de Estado da Justia: Tarso Genro. Decidido em 13 jan. 2009. Braslia, DF, 2009. Disponvel em <

http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJBB799FA1ITEMID75E95EB54E964885A2 EFB1B344255A24PTBRNN.htm>. Acesso em 09 fev. 2011.

BRASIL. Ministrio Pblico Federal. Parecer n 6192-PGR-AF. ProcuradorGeral da Repblica: Antnio Fernando e Silva de Souza, 04 mai. 2009b. Disponvel em <http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-

site/copy_of_pdfs/MS%20_7875_Ext_1085_Cease_Batisti.pdf/view>. Acesso em: 17 mar. 2011

BRASIL. Presidncia da Repblica. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurdicos. Decreto n 863, de 09 jul. 1993. Promulga o Tratado de Extradio, entre a Repblica Federativa do Brasil e a Repblica Italiana, de 17 de outubro de 1989. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 12 jul. 1993.

48

BRASIL, Supremo Tribunal Federal. Habeas Corpus n 26.155. Relator Ministro Bento de Faria. Julgado em 17 jun. 1936. Publicado em Revista Jurisprudncia, v. XXX/252/253. Disponvel na Internet em <

http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/sobreStfConhecaStfJulgamentoHistorico/anexo/HC2 6155.pdf>. Acesso em 20 mar. 2011. BRASIL, Supremo Tribunal Federal. Ext 232 segunda / CA CUBA SEGUNDA EXTRADIO. Relator Min. VICTOR NUNES. Julgamento em 09 out. 1961b. rgo Julgador: Tribunal Pleno. Publicado no DJ 17 dez. 1962.

BRASIL, Supremo Tribunal Federal. Ext 524 / REPBLICA DO PARAGUAI EXTRADIO. Relator Min. CELSO DE MELLO. Julgamento em 31 out. 1990. rgo Julgador: Tribunal Pleno. Publicado: PP-02200 do DJ 08-03-1991.

BRASIL, Supremo Tribunal Federal. Habeas Corpus. HC 73256 / SP. Relator Min. SYDNEY SANCHES. Julgamento em 10 abr. 1996. rgo Julgador: Tribunal Pleno. Publicado: p-50161 do DJ 13 dez. 1996.

BRASIL, Supremo Tribunal Federal. Ext 785 QO-QO / ME - MXICO SEGUNDA QUEST.ORD. EM EXTRADIO. Relator Min. NRI DA SILVEIRA. Julgado em 13 set. 2001. rgo Julgador: Tribunal Pleno. Publicao: DJ 14-11-2003 PP-00013

BRASIL, Supremo Tribunal Federal. Habeas Corpus. HC 81127 / DF. Paciente: Lino Csar Oviedo Silva; impetrantes: Jos Carlos Fonseca e outros; coator: relator da ext. n 794. Relator Min. SYDNEY SANCHES. Julgamento em 28 nov. 2001b. rgo Julgador: Tribunal Pleno. Publicado: p-00005 do DJ 29 jun. 2003.

BRASIL, Supremo Tribunal Federal. Pedido de priso para extradio. PPE 581, Relator Min. CELSO DE MELLO. Julgado em 01 mar. 2007. Publicado: p00127 do DJ 13 abr. 2007.

49

BRASIL, Supremo Tribunal Federal. Ext 1008 / CB - COLMBIA EXTRADIO. Relator Min. GILMAR MENDES. Relator p/ Acrdo: Min.

SEPLVEDA PERTENCE. Julgado em 21 mar. 2007b. rgo Julgador: Tribunal Pleno. Publicao: DJe-082, divulgado em 16 ago. 2007 e publicado em 17 ago. 2007.

BRASIL, Supremo Tribunal Federal. Habeas Corpus. HC 91657/SP, Relator Min. GILMAR MENDES, julgado em 13 set. 2007c. rgo Julgador: Tribunal Pleno. Publicao no DJe-047, mar. 2008. divulgado em 13-03-2008, publicado em 14

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ext 1114 / REPBLICA DO CHILE EXTRADIO. Relatora Min. CRMEN LCIA. Julgado em 12 jun. 2008. rgo Julgador: Tribunal Pleno. Publicao: DJe-157, divulgado em 21 ago. 2008 e publicado em 22 ago. 2008.

BRASIL, Supremo Tribunal Federal. Ext 1085 / REPBLICA ITALIANA EXTRADIO. Relator Min. CEZAR PELUSO. Julgado em 16 dez. 2009c. rgo Julgador: Tribunal Pleno. Publicao: DJe-067, divulgado em 15 abr. 2010 e publicado em 16 abr. 2010.

BRASIL, Supremo Tribunal Federal. Regimento Interno: [atualizado at dezembro de 2010] - consolidado e atualizado at maio de 2002 por Eugnia Vitria Ribas. Braslia: STF, 2010.

BRASIL, Supremo Tribunal Federal. Despacho da Presidncia - Ext 1085 / Repblica Italiana. Presidente: Min. Cezar Peluso. 06 jan. 2011. Publicado no DJe n 21 de 02 fev. 2011, divulgado em 01 fev. 2011.

CARNEIRO, Luis Orlando. Advogado de Battisti diz que Peluso deu "golpe de Estado". Jornal do Brasil. 06 jan. 2011. Disponvel em <

50

http://www.jb.com.br/pais/noticias/2011/01/06/advogado-de-battisti-diz-que-pelusodeu-golpe-de-estado/>. Acesso em 20 mar. 2011.

LOEWENSTEIN, Karl. Teoria de la Constitucin. Barcelona: Ariel, 2ed, 1970.

MARQUES, Jos Frederico. Curso de Direito Penal, v. I. So Paulo: Saraiva, 1954.

MIRANDA, Jorge; SILVA, Marco Antonio Marques da (coord.). Tratado lusobrasileiro da dignidade humana. So Paulo: Quartier Latin, 2008.

TIMES, New York. Guantnamo Bay Naval Base (Cuba). 08 mar. 2011. Disponvel em <

http://topics.nytimes.com/top/news/national/usstatesterritoriesandpossessions/guantana mobaynavalbasecuba/index.html?scp=1-spot&sq=guantanamo&st=cse>. Acesso em 11 mar. 2011.

ONU. Declarao Universal dos Direitos Humanos. Paris, Frana, 1948.

ONU. Conveno de Genebra relativa ao Estatuto dos Refugiados. Genebra, Sua, 1951.

ONU. Protocolo de 1967 relativo ao Estatuto dos Refugiados. Nova Iorque, EUA, 1967.

REZEK, Francisco apud VELLOSO, Carlos Mrio da Silva. A extradio e seu controle pelo Supremo Tribunal Federal. In: BRANT, Leonardo Nemer Caldeira. Terrorismo e direito os impactos do terrorismo na comunidade internacional e no Brasil: perspectivas poltico-jurdicas. Rio de Janeiro: Forense, 2003.

SILVA, G.E. do Nascimento e. Manual de Direito Internacional. Editora Saraiva, 15 Edio, 2002.

51

SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional. 24. ed. So Paulo: Malheiros, 2005. VELLOSO, Carlos Mrio da Silva. EXTRADIO CASO CESARE BATTISTI REPBLICA ITALIANA CONCESSO DE REFGIO PELO MINISTRO DA JUSTIA CONTROLE JURISDICIONAL DO ATO DE CONCESSO. 26 fev. 2009. ANIMA : Revista Eletrnica do Curso de Direito da OPET, 1 edio Vol. I, Curitiba, 2009. Disponvel em: <http://www.anima-

opet.com.br/primeira_edicao/artigo_Carlos_Mario_da_Silva_Velloso_extradicao .pdf> Acesso em: 07 mar. 2011.

Potrebbero piacerti anche