Sei sulla pagina 1di 19

Escola de Administrao Fazendria

CONCURSO PBLICO SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL 2003

Tcnico da Receita Federal


Nome:

INGLS
INSTRUES

P.1
No Inscrio:

1234-

Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. O CARTO DE RESPOSTAS no ser substitudo e deve ser assinado no seu verso. DURAO DA PROVA: 3h, includo o tempo para preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Neste caderno, as questes esto numeradas de 01 a 60, seguindo-se a cada uma 5 (cinco) opes (respostas), precedidas das letras a, b, c, d e e.

5 - No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas por seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrfica (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar seus limites. 6 - No amasse nem dobre o CARTO DE RESPOSTAS; evite usar borracha. 7 - Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. 8 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita ateno, pois qualquer reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso no ser aceita depois de iniciada a prova. 9 - Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). 10 - Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.9 do edital. 11 - Entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala, quando de sua sada, que no poder ocorrer antes de decorrida uma hora do incio da prova; a no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. 12 - Este caderno de prova est assim constitudo: Disciplinas Lngua Portuguesa Ingls Informtica tica na Administrao Pblica Questes 01 a 20 21 a 30 31 a 45 46 a 60 Peso

Boa Prova

www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA Leia o texto para responder s questes de 01 a 03. Um dos motivos principais pelos quais a temtica das identidades to freqentemente focalizada tanto na mdia assim como na universidade so as mudanas culturais, sociais, econmicas, polticas e tecnolgicas que esto atravessando o mundo e que so experienciadas, em maior ou menor escala, em comunidades locais especficas. Como indica Fridman (2000, p. 11), se a modernidade alterou a face do mundo com suas conquistas materiais, tecnolgicas, cientficas e culturais, algo de abrangncia semelhante ocorreu nas ltimas dcadas, fazendo surgir novos estilos, costumes de vida e formas de organizao social. H nas prticas sociais cotidianas que vivemos um questionamento constante de modos de viver a vida social que tm afetado a compreenso da classe social, do gnero, da sexualidade, da idade, da raa, da nacionalidade etc., em resumo, de quem somos na vida social contempornea. inegvel que a possibilidade de vermos a multiplicidade da vida humana em um mundo globalizado, que as telas do computador e de outros meios de comunicao possibilitam, tem colaborado em tal questionamento ao vermos de perto como vivemos em um mundo multicultural e que essa multiculturalidade, para qual muitas vezes torcamos/torcemos os narizes, est em nossa prpria vida local, atravessando os limites nacionais: os grupos gays, feministas, de rastafaris, de hip-hop, de trabalhadores rurais sem-terra etc.
(Luiz Paulo da Moita Lopes, Discursos de identidades, p. 15)

e) novas conquistas novos estilos e tecnolgicas e culturais costumes de vida ---02- Assinale a opo correta a respeito do emprego dos verbos no texto. a) As regras gramaticais da norma culta exigem o emprego de plural em so( .4) para respeitar a concordncia com tanto na mdia assim como na universidade( .3 e 4). b) A alternativa textual de se empregar o verbo existir no lugar do impessoal H( .15), e preservar a correo gramatical, exige que seja usada a forma de plural: existem. c) O emprego do acento em tm( .18), tornando o vocbulo tnico, indica que o verbo est a concordando com prticas sociais cotidianas( .15 e 16). d) A complementao do verbo viver preenche funes sintticas diferentes nas ocorrncias das linhas 16 e 27. e) A dupla possibilidade verbal que o texto oferece, torcamos/torcemos( .29 e 30) envolve variao no tempo e modo verbais, mas preserva a pessoa gramatical. 03- Analise as seguintes alteraes propostas para as estruturas lingsticas do texto e assinale a opo correta. a) Preserva-se a correo gramatical e a coerncia textual ao usar o pronome relativo que em lugar de quais( .1), desde que precedido da preposio por. b) Preserva-se a correo gramatical e os sentidos do texto ao retirar de abrangncia( .12). c) Preserva-se a correo gramatical mas altera-se a coerncia textual ao usar a forma verbal flexionada faz no lugar da forma nominal fazendo( .13), desde que se insira antes dela a conjuno e. d) Preservam-se a correo gramatical e os sentidos do texto ao inserir o diante de que( .24), desde que seja retirada a vrgula aps possibilitam( .26). e) Preserva-se a correo gramatical, mas prejudica-se a coerncia textual ao substituir a forma nominal atravessando( .31) por e atravessa.

10

15

20

25

30

01- Das seguintes relaes de causa (primeira coluna) e conseqncia (segunda coluna), assinale a nica que no possvel inferir a partir do texto. a) mudanas culturais e sociais ----b) modernidade no mundo ---c) acesso multiculturalidade ---d) questionamento dos modos de viver ---focalizao da temtica das identidades novas formas de organizao social acesso s telas do computador alterao na compreenso da sexualidade

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2003

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

Leia o texto abaixo para responder s questes 04 e 05. Com a tramitao das reformas constitucionais no Congresso, estamos prestes a inscrever em nossa Carta Magna disposies como limite salarial de integrantes dos poderes e dos servios pblicos estaduais, assunto que dificilmente se discutir no Legislativo de qualquer outra federao, monrquica ou republicana, presidencialista ou parlamentarista, e que pouco provavelmente se encontrar em outra Constituio. A indagao cabvel, a meu ver, como e por que chegamos a tanto. O cerne desse desafio, que julgo no respondido, pode ser resumido num simples raciocnio: o sistema federativo, por oposio forma unitria do Estado, nada mais do que distribuir espacialmente o poder. A origem e o fundamento da diviso espacial do poder, representados pela federao, devem ser procurados entre aqueles que criaram o primeiro regime federativo do mundo. O modelo confederativo, como se sabe, j era conhecido historicamente e foi adotado nos artigos da confederao que precederam e viabilizaram a luta pela independncia das 13 colnias da Amrica do Norte. O que marca a singularidade do novo sistema exatamente a diferena entre as confederaes anteriores e a alternativa criada pelos convencionais da Filadlfia. Equilibrar poderes, distribuir competncias e responsabilidades rigorosamente simtricas em uma nao to profundamente assimtrica, mais do que um desafio de engenharia poltica, ainda uma incgnita indecifrada, que, como a esfinge, ameaa-nos devorar.
(Marco Maciel, Pacto federativo, Folha de So Paulo, 14/09/2003, com adaptaes)

04- Marque F (falso) ou V (verdadeiro) para inferncias a partir do texto. ( ) As reformas constitucionais reforam a distribuio espacial do poder. ( ) Um Estado que adota uma forma unitria no distribui espacialmente o poder. ( ) Confederaes so Estados que adotam, constitucionalmente, o regime federativo a partir da independncia dos Estados Unidos. ( ) Nossa Carta Magna ser a primeira, ou uma das primeiras, a dispor sobre limite salarial de integrantes dos poderes mas no sobre dos servios estaduais. A seqncia correta a) b) c) d) e) V, V, F, V V, V, F, F F, V, V, V V, F, F, F F, F, V, F

10

15

20

25

05- Assinale a opo que representa uma relao de coeso no texto. a) assunto( .5 e 6) refere-se a tramitao das reformas constitucionais no Congresso( .1 e 2) b) tanto( .12) refere-se a inscrever em nossa Carta Magna disposies como limite salarial de integrantes dos poderes e dos servios pblicos estaduais( .2 a 5) c) aqueles( .20) refere-se a artigos da confederao( .24) d) modelo confederativo( .22) refere-se a luta pela independncia( .25 e 26) e) nao( .33) refere-se a 13 colnias da Amrica do Norte( .26 e 27)

30

35

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2003

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

Leia o texto abaixo para responder questo 06. O panorama da sociedade contempornea sugere-nos incontveis abordagens da tica. medida que a modernidade ou a ps-modernidade avana, novas facetas surgem com a metamorfose do esprito humano e sua variedade quase infinita de aes. Mas, falar sobre tica como tratar da epopia humana. Na verdade, est mais para odissia, gnero que descreve navegaes acidentadas, lutas e contratempos incessantes, embates de vida e morte, iluses de falsos valores como cantos de sereias, assdios a pessoas e a propriedades, interesses contraditrios de classes dominantes figuradas pelos deuses, ora hostis ora favorveis. As aventuras de Ulisses sintetizam e representam o confronto de ideais nobres e de paixes mesquinhas. No obstante narramse tambm feitos de abnegao, laos de fidelidade entre as pessoas e suas terras, lances de racionalidade e emoo, a perseverana na reconquista de valores essenciais. Os mitos clssicos so representaes de vicissitudes humanas e situaes ticas reais.
(Adaptado de Jos de vila Aguiar Coimbra, Fronteiras da tica, So Paulo: Senac, 2002, pgs.17 e 18)

Leia o texto abaixo para responder s questes 07 e 08. Seja nos mitos de criao seja na cosmologia de hoje, h uma busca do sentido do mundo, um esforo de compreenso da natureza e do universo. As representaes do esprito humano, num caso e noutro, constituem variaes sobre o mesmo tema: penetrar no mago da realidade. No segredo algum descobrir que a busca de sentido para o cosmos se engata com a procura de sentido para a existncia da famlia humana. Para alm das concepes cientficas e das diversidades culturais, o porqu da nossa vida, de sua origem e do seu destino, acompanha passo a passo nossa evoluo histrica. A ocupao do planeta, a organizao da convivialidade, a compatibilizao dos contrrios, presentes em toda parte, e a eterna busca de valores transcendentes esto no mesmo squito que acompanha a observao do mundo natural, nas descobertas de nexo entre causa e efeito, nos postulados cientficos e nas aplicaes tcnicas.
(Jos de vila Aguiar Coimbra, Fronteiras da tica, So Paulo: Senac, 2002, p.20)

10

10

15

15

20

20

06- Em relao ao texto, assinale a opo correta. a) Em sugere-nos( .2) o pronome encltico exerce a mesma funo sinttica do se em narram-se( .17 e 18). b) Ao se substituir medida que( .2 e 3) por medida em que, preservam-se as relaes semnticas originais do perodo. c) A preposio com( .5) est sendo empregada para conferir a idia de comparao entre novas facetas( .4) e metamorfose do esprito humano( .5). d) A expresso Na verdade, est mais para odissia( .8) e as informaes que se sucedem permitem a inferncia de que epopia( .7) no traria a noo de dificuldades, fracassos. e) O perodo permaneceria correto se a preposio na expresso confronto de ideais( .16) fosse, sem outras alteraes no perodo, substituda por entre. 07- Assinale a substituio ou adaptao sugerida que prejudicaria os sentidos originais ou a correo gramatical do texto. a) Seja...seja( .1) > Quer ...quer b) num caso e noutro( .5) > em um caso e em outro c) tema:( .6) > tema, que d) com a( .10) > na e) Para alm das( .11) > Por meio das

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2003

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

08- Assinale a opo que est de acordo com a idia central do texto. a) A cosmologia uma cincia exata que dispensa valores humansticos e procura apenas relaes de causa e efeito. b) Os mitos, como exclusivas representaes do esprito humano, configuram o caminho por excelncia para a busca por valores transcendentes. c) As concepes cientficas e a diversidade cultural so obstculos que invalidam uma viso hegemnica do mundo natural. d) O porqu da vida humana, sua origem e seu destino so indagaes subjacentes tanto aos mitos quanto s investigaes de carter cientfico. e) Nos postulados cientficos e nas aplicaes tcnicas, as descobertas de nexo entre causa e efeito negligenciam as leis da cosmologia. 09- Em relao ao texto, assinale a opo incorreta. A cincia moderna desestruturou saberes tradicionais, e seu paradigma mecanicista, que encara o mundo natural como mquina desmontvel, levou a razo humana aos limites da perplexidade, porquanto a fragmentao do conhecimento em pequenos redutos fechados se afasta progressivamente da viso do conjunto. A excessiva especializao das partes subtrai o conhecimento do todo. Da resulta a dificuldade terica e prtica para que o esprito humano se situe no tempo e no espao da sua existncia concreta.
(Jos de vila Aguiar Coimbra, Fronteiras da tica, So Paulo: Senac, 2002, p. 27)

10- Assinale a opo em desacordo com as idias do texto. No mais se conta com um eixo filosfico ou religioso sobre o qual girem as cincias, as tcnicas e at mesmo a organizao social. Como adverte Edgar Morin, a cincia tambm produz a ignorncia, uma vez que as especializaes caminham para fora dos grandes contextos reais, das realidades complexas. Paradoxalmente, cada avano unidirecional dos conhecimentos cientficos produz mais desorientao e perplexidade na esfera das aes a implementar, para as quais se pressupem acerto e segurana. Vivemos em uma nebulosa, que no a via-lctea deslocando-se no espao csmico e explicvel pela astronomia, mas em uma nebulosa provocada pela falta de contornos definidos para o saber, para a razo e, na prtica, para as decises fundamentais. Afinal, o que significa tudo isso para a felicidade das pessoas e o destino ltimo da sociedade?
(Jos de vila Aguiar Coimbra, Fronteiras da tica, So Paulo: Senac, 2002, p. 27)

10

a) O sentido da palavra paradigma( .2) est associado idia de modelo, ponto de vista terico. b) As vrgulas aps mecanicista( .2) e aps desmontvel( .3 e 4) isolam uma expresso de carter explicativo. c) Pelos sentidos do texto, o sujeito sinttico de levou( .4) seu paradigma mecanicista ( .2). d) Ao se substituir a conjuno porquanto( .5) pela conjuno porque, as relaes sintticas e semnticas do perodo so mantidas. e) Em se situe( .11) o pronome se indica indeterminao do sujeito e contribui para conferir impessoalidade ao texto.

a) O eixo filosfico ou religioso sobre o qual giravam as cincias, as tcnicas e at mesmo a organizao social no est mais disponvel. b) Como as especializaes se desviam dos grandes contextos reais e das realidades complexas, a cincia tambm produz ignorncia. c) Se o avano dos conhecimentos unidirecional, produz-se desorientao e perplexidade nas aes para as quais acerto e segurana so pressupostos. d) A falta de contornos definidos para o saber provocada pela razo e pelas decises fundamentais da prtica. e) A nuvem de matria interestelar em que vivemos, que se desloca no espao csmico, explicvel pela astronomia.

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2003

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

11- Assinale o trecho do texto que foi transcrito com erro. a) Os direitos humanos, a grande conquista moderna, procedem da idia de que o governo est a servio dos cidados, e no o contrrio. Cada indivduo, antes mesmo de fazer parte do poder poltico, j detm direitos que so seus, pelo simples ato de nascer. b) esse vnculo dos direitos humanos ao nascimento que permite dizer que eles so direitos naturais. J o Estado um instrumento para realizar fins comuns s pessoas. c) Vrios tericos da poltica, ao longo dos sculos XVII e XVIII, afirmaram que o Estado nasceria de um contrato. Eles foram indevidamente contestados depois que os avanos da histria mostraram que seria impossvel a pessoas isoladas entre si desenvolverem a sofisticao necessria para adotar o conjunto de regras e leis que forma um Estado. d) O que os contratualistas pretendiam no era tanto afirmar uma verdade histrica, ou sequer uma hiptese, mas expressar uma idia filosfica forte, revolucionria: o indivduo tem prioridade sobre o Estado. e) Mesmo que cada um de ns, em sua vida, nasa dentro de um Estado e, portanto, depois dele , este ltimo somente tem validade como ferramenta ou meio para promover fins que so os nossos.
Adaptado de Renato Janine Ribeiro, Fronteiras da tica, So Paulo: Senac, 2002, p.134,135.

Nas questes 12 e 13 assinale a opo que corresponde a erro gramatical ou de grafia das palavras. 12- O Tribunal de Contas da Unio, por meio do(1) Acrdo(2) n 1.137, de 13 de agosto de 2003, apresentou o resultado de trabalhos de inspeo realizados junto aos rgos Centrais, (3) Delegacia da Receita Federal em Braslia e Delegacia Especial de Instituies Financeiras em So Paulo, tendo por objeto avaliar o controle exercido pela Superintendncia da Receita Federal sobre (4) rede arrecadadora de receitas federais. Em diversos trechos de seu relatrio, aquele Tribunal reconhece os benefcios advindos(5) do Projeto de Reestruturao do Controle da Rede Arrecadadora de Receitas Federais - Projeto Nova Rarf.
(Adaptado de www. receita. fazenda.gov.br, 10/09/2003)

a) b) c) d) e)

1 2 3 4 5

13- A sociedade humana, desde os seus primrdios, soube desenvolver as dimenses essenciais de sua atividade prtica e j por isso o homem pde (1)ser definido como tendo sido, desde a sua origem, um animal tcnico, ou seja, uma criatura afeita fainas(2) da transformao da natureza. Foi a filosofia grega, no entanto, e apenas ela, que conseguiu estabelecer aquelas categorias fundamentais para o desdobramento da tecnologia. No que esse desdobramento estivesse desde sempre(3) na mira daqueles primeiros pensadores gregos. Em verdade(4), a ligao entre esse pensamento das categorias de base e a sua subservincia ao desenvolvimento da tecnologia s viria a manifestar-se(5) dois milnios mais tarde.
(Adaptado de Gerd Bornheim, Fronteiras da tica, So Paulo: Senac, 2002, p.147)

a) b) c) d) e)

1 2 3 4 5

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2003

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

14- Assinale a opo em que a concordncia est de acordo com a norma padro. a) Os milhares de pessoas que cometeram delitos, aps cumprirem suas penas, ficam quites com a sociedade. b) Nenhum dos colegas de seo afirmaram ter presenciado qualquer ato delituoso, apenas relataram o que ouviram do funcionrio punido. c) A maioria dos casos examinados indicava ser necessrio a instaurao de sindicncia, ainda que alguns de ns relutssemos em acatar a auditoria realizada. d) Dadas as circunstncias em que ocorreu um grande nmero de exoneraes, foi publicado, na mdia, uma nota que justificava tal procedimento administrativo. e) Seguia anexo ao processo administrativo a cpia dos contratos de servios especializados que haviam sido prestados na gesto anterior. 15- Assinale a opo em que o trecho do texto foi transcrito com erro de sintaxe. a) As empresas do setor imobilirio que deixaram de prestar contas das transaes realizadas em 2002 vo ser alvo de investigao da Receita Federal. Imobilirias, construtoras e incorporadoras tinham prazo limitado para entregar a Declarao de Informao sobre Atividades ImobiliriasDimob. b) A estimativa de que metade das empresas no declarou, mas o coordenador-geral de Fiscalizao da Receita acredita que muitas delas ainda vo cumprir a exigncia. At o prazo foram entregues 21.395 declaraes, mas nos registros da Receita constam em cerca de 40 mil empresas que estariam obrigadas a declarar. c) O coordenador diz que os dados da Dimob sero confrontados com as informaes da declarao das empresas e das pessoas fsicas. O coordenador afirma ainda que as informaes sero cruzadas com os dados da CPMF, que tm sido instrumento indispensvel ao trabalho de fiscalizao do rgo.

d) Na declarao, as imobilirias s devem informar as operaes realizadas no ano passado. As empresas que no tiveram atividades em 2002 esto desobrigadas de prestar contas. Quem deixou de entregar a declarao no prazo pagar multa mnima de R$ 5 mil por ms-calendrio. Em caso de omisso ou informao de dados incorretos ou incompletos, a multa ser de 5% sobre o valor da transao. e) Essa declarao foi criada em fevereiro de 2003 para identificar as operaes de venda e aluguel de imveis. A Receita quer saber, por exemplo, a data, o valor da transao e a comisso paga ao corretor. No ano passado, foram fiscalizadas 495 empresas do setor, cujas autuaes somaram R$ 1,2 bilho.
(Adaptado de www. receita. fazenda.gov.br, 5/06/2003)

16- Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto. Todo e qualquer processo de reforma ___1___ realiza pela necessidade de modificar procedimentos___2___ encontrem inadequados ou ultrapassados diante das finalidades para ____3____foram institudos. O modelo tributrio brasileiro foi redesenhado na Assemblia Nacional Constituinte de 1988, dentro de uma viso federativa ___4____ buscava o fortalecimento dos Estados e municpios. Essa afirmao comprovada ____5_____observamos o espao tributrio pertencente Unio que foi cedido aos Estados, como a tributao da energia eltrica, do petrleo e seus derivados, da comunicao e da prestao do servio de transporte.
(Adaptado de Lcio Alcntara, Folha de S.Paulo,01/09/2003)

a) b) c) d) e)

1 as lhe se a os

2 se caso que se os quais que

3 que quem as quais cujas quando

4 e mas que quem a qual

5 sempre que se quando caso ao

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2003

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

17- Assinale o trecho que, ao preencher a lacuna correspondente, provoca erro gramatical, de pontuao ou de coeso textual. ___________(1)_______________ com predominncia de fuses e aquisies de empresas, a mudana de natureza das inverses diretas iniciou-se nos Estados Unidos na dcada de 80. ________(2)__________ acompanhada de uma grande expanso do investimento de portflio e da formao de megacorporaes, estendeu-se aos demais pases nos anos 90. ______________(3) __________ apoiada na valorizao global das Bolsas, ocorreu com maior intensidade na segunda metade dos anos 90. _________(4) ___________ de movimento de natureza patrimonial que deu lugar a dois processos simultneos: a fuso de empresas, com fechamento de plantas no centro industrializado, e o concomitante deslocamento para a periferia dinmica.__________________(5)__________ da concorrncia mundial ensejou a criao concentrada de capacidade produtiva nos setores de nova tecnologia e nas regies capazes de promover uma integrao virtuosa ao processo de internacionalizao capitalista. a) b) c) d) e)
1- necessrio esclarecer que, 2 - Tal transformao na economia, 3 - Essa acelerao da centralizao de capital, 4 - Tratavam-se, essencialmente, 5 - Esse ltimo estgio da evoluo da estrutura

18- Os trechos abaixo constituem um texto, mas esto desordenados. Ordene-os nos parnteses e, em seguida, assinale a seqncia correspondente. ( ) As operaes de compra de imveis pelas off shores tambm esto sendo monitoradas pela Receita. Os dados sero comparados com as declaraes de Imposto de Renda dos residentes no Brasil e at com o cadastro de imveis das prefeituras. ( ) Sem identificao dos donos, cujos nomes so mantidos em sigilo pela legislao dos pases onde esto registradas, muitas dessas empresas fazem negcios no Brasil, como a participao em empreendimentos comerciais ou industriais, compra e aluguel de imveis. ( ) Alm de no saber quem so os proprietrios dessas off shores, pois no h mecanismos legais que permitem acesso aos verdadeiros donos, o governo tambm no tem conhecimento da origem desse dinheiro aplicado no Pas, sem o recolhimento dos impostos devidos. ( ) A Receita Federal est fechando o cerco contra as empresas estrangeiras sediadas em parasos fiscais que atuam no Brasil, conhecidas como off shores. ( ) Para reduzir essa evaso fiscal, a Receita est identificando as pessoas fsicas que alugam imveis de luxo pertencentes a pessoas jurdicas ou mesmo fsicas que atuam em parasos fiscais. Toda remessa de aluguel tributada.
(Adaptado de Ana D'Angelo, Andrea Cordeiro e Vicente Nunes, Correio Braziliense, 08/09/2003)

a) b) c) d) e)

1,2,4,3,5 2,3,5,4,1 5,2,3,1,4 1,5,4,3,2 3,2,1,5,4

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2003

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

19- Os trechos abaixo constituem um texto, mas esto desordenados. Ordene-os nos parnteses e, em seguida, assinale a seqncia correspondente. ( ) Em geral, esta firma constituda apenas para atuar como subsidiria da estrangeira, intermediando seus negcios. Caso a empresa compre imvel no Brasil, tem que haver registro, tem que existir um responsvel, com CPF, o que permite o controle. ( ) O investidor estrangeiro entra no Brasil via Bolsa de Valores, fundos de investimentos ou como scio de uma empresa brasileira. ( ) O secretrio da Receita admite, no entanto, que no h mecanismos para controlar a atuao de brasileiros que mandam dinheiro ilcito para os parasos fiscais e o repatriam por meio de negcios realizados em nome das off shores. ( ) E tambm a contabilidade da empresa, em tais pases, no precisa ser auditada. Os donos dos recursos podem movimentar dinheiro ou constituir empresas por vrios meios que omitem seus nomes, como o sistema de aes ao portador. ( ) Esses pases conhecidos como parasos fiscais tm como principais atrativos a legislao tributria branda, com direito at a iseno de impostos, e garantia de sigilo bancrio, comercial e societrio.
(Adaptado de Ana D'Angelo, Andrea Cordeiro e Vicente Nunes, Correio Braziliense, 08/09/2003)

20- Em relao ao texto, assinale a opo incorreta a respeito dos sinais de pontuao. O governo, de janeiro a maio deste ano, arrecadou R$ 937 milhes adicionais por meio do Programa de Integrao Social PIS. Em dezembro do ano passado, a alquota da contribuio subiu de 0,65% para 1,65%. O aumento foi concedido para compensar possveis perdas de arrecadao com o fim da cumulatividade incidncia da contribuio em todas as etapas da fabricao do mesmo produto , que foi aprovado no final do ano passado.
(Slvia Mugnatto, Folha de S.Paulo, 01/09/2003)

10

a) As vrgulas da linha 1 se justificam por isolar um complemento circunstancial intercalado entre o sujeito e o predicado do perodo. b) Eliminando-se o travesso( .3), PIS poderia estar entre parnteses, sem prejuzo gramatical para o perodo. c) Se a expresso Em dezembro do ano passado( .4) estivesse no final do perodo (com minscula) no haveria exigncia de isol-la antecedendo-a com uma vrgula. d) Os travesses das linhas 8 e 10 poderiam ser substitudos por parnteses e o perodo se manteria gramaticalmente correto. e) A vrgula aps o travesso( .10) justifica-se para isolar a subseqente orao de carter restritivo.

a) b) c) d) e)

1,2,4,3,5 2,1,3,5,4 3,2,1,5,4 1,5,4,3,2 5,2,3,1,4

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2003

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

INGLS For questions 21-24 below, choose the answer which best fits the ideas in the text. Brazil: One Growth Obstacle after Another After just eight months in office, President Luiz Incio Lula da Silva of the left-wing Workers' Party has won congressional approval for economically critical and politically controversial pension and tax reforms. Now, however, da Silva faces a bigger challenge: reviving Brazil's economy. In 2003's first half, Brazil's economy fell into recession. Most economists expect growth for the entire year to be a miserly 1%. And a governmentlinked research group recently embarrassed ministers by predicting growth of just 0.5% in 2003. Taxes are a serious obstacle to growth. Brazil's tax burden is among the highest in the world, equal to 41.7% of salaries. Reforms now proceeding through Congress will simplify the tax system, but won't reduce the total burden. That will be possible only if interest rates fall and the government can keep spending in check, thereby reducing the amount of money needed to pay its own debts. For now, Brazil's economy is going nowhere.
(By Jonathan Wheatley in So Paulo adapted. From: Business Week September 10, 2003)

23- The advantage of the proposed tax reform measures is a) b) c) d) e) particularly fast progress through Congress. a proposed 41.7% reduction in taxation. a welcome simplification of the tax system. the prospect of controlling high inflation. further political support for the government

24- According to the last section of the text, taxation will only be reduced if a) b) c) d) there are strong signs of growing inflation. Congress passes the new taxation reform bill. Brazils economy goes nowhere soon. the sum needed to meet public debt is reduced. e) income tax bills cease to be such a heavy burden. For questions 25-27 below, choose the answer which best fits the ideas in the text. How the world's poor changed dynamics of global politics A new alliance of some of the world's poorest countries forged during the last week's global trade talks has changed the entire dynamics of world politics, the foreign minister of Brazil told The Independent yesterday. In an exclusive interview, Celso Amorim said the formation of the Group of 21 nations (G21) had "reshuffled the cards" by creating a powerful counterweight to Washington and Brussels. The creation of the G21 has been one of the most significant developments of the World Trade Organisation meetings that have dominated the Mexican beach resort of Cancun since Wednesday. Thanks to tough negotiating by the G21, analysts believe that the world's two most powerful economic blocs have been prevented from riding roughshod over the 100-plus countries that make up the developing world. It has also enhanced the reputation of Brazil the leading voice in the G21 and the country with the largest democratic support for any left-wing government in the world - and the administration led by the uneducated steelworker Lula da Silva. "We have gained the political initiative," said Mr Amorim on the fringes of the conference.
(From: The Independent September 15 2003 slightly adapted.)
th

21- The picture of the current Brazilian economy given by this article is a) b) c) d) e) highly optimistic. guardedly hopeful. unremittingly positive. faintly negative. distinctly bleak.

22- According to the text, a think tank recently caused the government some embarrassment by predicting a) lower growth than most other economists had forecast. b) cynicism over the governments tax reform program. c) one of the highest tax burdens in the world. d) stubbornly high interest rates for bank loans. e) further cuts in the national interest rates for loans.

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2003

10

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

25- The expression forged in the first paragraph of the text could best be defined as a) b) c) d) e) misled. broken down. set up. made off with. falsified.

For questions 28-30 below, choose the answer which best fits the ideas in the text.
Virtues of vice The rewards from investing in politically incorrect companies

26- According to the text, G21 is a group involved in trade talks, and it aims to a) bring up new trump cards in Mexico negotiations. b) offset the bargaining power of the USA and the EU. c) shore up the power of the WTO to do deals. d) lead over 100 countries to victory in the talks. e) enhance the power of Brazil internationally. 27- In relation to Brazil, the G 21 is expected to a) b) c) d) e) reinforce the Presidents left-wing tendencies. override national decisions of smaller powers. make it the leading voice in the WTO. leave it on the fringes of the conference. bring additional prestige to the country.

REGRETTABLE though it may be, the wages of sin can be well worth having. Vice Fund, a mutual fund started 14 months ago by Mutuals.com, a Dallas investment company, is profiting nicely from what some would consider the wickedest corners of the legitimate economy: alcohol, arms, gambling and tobacco. So far this year, Vice Fund has returned 17.2% to investors, beating both the S&P 500 (15.2%) and the Dow Jones industrial average (13.2%) by a few points. In fact, all four vice-ridden sectors have outperformed the overall American market during the past five years. No matter what the economy's state or how interest rates move, people keep drinking, smoking and gambling, says Dan Ahrens, a portfolio manager at the self-described socially irresponsible fund. With President George Bush pursuing a muscular foreign policy, the outlook for defence spending is also bright. (From: The Economist October 30th 2003) 28-According to the text, Vice Fund a) is concerned with stamping out illegal vices. b) deals with illicit assets in the grey economy. c) has attracted 17.2% of the legitimate investors. d) profits from human addictions and conflicts. e) is barely worth serious attention from investors. 29- The text points out that Vice Fund has a) b) c) d) e) proved a good investment for its shareholders. outperformed smoking, drinking and gambling. had mutually regrettable fund results. found popularity with portfolio managers. been promoted in wicked corners of Dallas.

30- The word muscular (paragraph 2, last line) implies that US foreign policy is a) b) c) d) e)
Tcnico da Receita Federal - TRF - 2003 11

peaceable. belligerent. athletic. protective. well-formed.


INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

INFORMTICA 31- O sistema de arquivos mais comum de um CDROM o a) b) c) d) e) CDR CDRW FAT NTFS CDFS

IV. As memrias ROM e Cache tm a mesma velocidade de acesso em computadores mais modernos, desde que o processador tenha sido configurado para utilizar a memria virtual como intermediria entre a memria RAM e o HD. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) b) c) d) e) I e II II e III III e IV I e III II e IV

32- Analise as seguintes afirmaes relativas a impressoras. I. Uma impressora Laser PostScript s permite a impresso de texto. Quando configurada com PostScript nvel 2, permite a impresso em alta velocidade. II. Uma impressora compartilhada conectada a um computador de uma rede local poder ser utilizada por outros computadores desta mesma rede. III. A nica possibilidade de se conectar uma impressora a um computador por meio da porta serial RS232 do computador. IV. Um driver de impressora um aplicativo que permite que outros programas utilizem uma impressora particular sem a necessidade de conhecimento de detalhes especficos de seu hardware e de sua linguagem interna. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) b) c) d) e) I e II II e III III e IV I e III II e IV

34- Analise as seguintes afirmaes relativas UCP Unidade Central de Processamento, ou processador, de um computador. I. Um processador, alm da capacidade de realizar leituras e gravaes na memria, deve ser capaz de comunicar-se com o usurio. Ele deve ser capaz de ler dados provenientes do teclado, mouse e outros dispositivos de sada de dados, bem como transferir dados para o vdeo, impressora e outros dispositivos de entrada de dados. II. O processador possui um barramento de dados, atravs do qual trafegam os dados que so transmitidos ou recebidos pelo barramento de endereos. III. O processador utiliza o barramento de endereos para indicar qual a posio de memria a ser acessada. IV. Os processadores possuem, alm do barramento de dados e de endereos, o barramento de controle. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) b) c) d) e) I e II II e III III e IV I e III II e IV

33- Analise as seguintes afirmaes relativas a componentes bsicos de um computador. I. A memria RAM pode ser lida ou gravada pelo computador e outros dispositivos. II. A memria virtual utilizada para armazenamento temporrio, visando execuo de programas que precisam de mais memria, alm da principal. III. Paginar significa mover as partes da memria ROM usadas com pouca freqncia como memria de trabalho para outra mdia armazenvel, geralmente o CD-ROM.
Tcnico da Receita Federal - TRF - 2003 12

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

35- Uma interrupo pode ser considerada como uma solicitao de ateno feita pelo processador. Sempre que o processador recebe uma interrupo ele a) se desliga imediatamente. b) acessa o BIOS, faz uma varredura no HD e transfere o controle para o usurio. c) suspende suas operaes do momento, salva o status do trabalho e transfere o controle para o teclado. d) suspende suas operaes do momento, salva o status do trabalho e transfere o controle para uma determinada rotina de tratamento de interrupo. e) acelera suas operaes do momento para salvar os arquivos abertos e transfere o controle para o usurio. 36- Os processadores de texto mais utilizados no mercado so capazes de gerar arquivos com extenso RTF. Com relao a um texto que foi salvo neste formato, correto afirmar que a) em seu contedo no possvel incluir uma tabela. b) em seu contedo podem existir caracteres formatados com Negrito e Itlico. c) em seu contedo no pode existir uma palavra formatada com uma fonte diferente da utilizada pelo restante do texto. d) seu contedo s pode ser visualizado em computadores que utilizam este formato como padro para seus editores de texto. e) para convert-lo para o formato DOC deve-se primeiro convert-lo para o formato TXT. 37- Os aplicativos de planilhas eletrnicas mais utilizados no mercado disponibilizam ferramentas capazes de calcular a mdia ou o somatrio dos elementos de uma determinada coluna. Com relao a estas ferramentas, correto afirmar que a) elas s permitem a manipulao de nmeros inteiros. b) o somatrio de nmeros negativos ter como resultado um nmero positivo. c) elas no so capazes de manipular dados no formato moeda. d) o somatrio de valores configurados com formato de porcentagem ter como resultado padro um valor configurado com formato de porcentagem.
Tcnico da Receita Federal - TRF - 2003 13

e) o somatrio de valores configurados com formato de data ter como resultado padro um valor inteiro. 38- Um SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados deve possibilitar um acesso eficiente aos dados. Com relao a um SGBD, correto afirmar que a) para ler corretamente um dado deve-se, obrigatoriamente, configurar todas as tabelas do banco com relacionamento muitos-para-muitos. b) para alterar corretamente um dado deve-se, obrigatoriamente, configurar todas as tabelas do banco com relacionamento um-para-um. c) um campo que contenha o nmero de CPF de uma pessoa pode ser utilizado como campo-chave. d) um campo que contenha o nome de uma pessoa deve ser utilizado como campochave, permitindo assim o acesso direto s informaes armazenadas sobre a referida pessoa. e) ele deve permitir apenas relacionamentos um-para-um, evitando assim a mistura de dados e garantindo a segurana do sistema. 39- Em relao s linguagens e aos conceitos de programao de computadores, correto afirmar que a) um programa um conjunto de regras e cdigos definidos pelos dispositivos de entrada do computador. b) para os computadores de ltima gerao, um programa um conjunto de drivers utilizados para o gerenciamento do processador e memrias virtuais utilizadas pela CPU. c) as linguagens de programao Orientadas a Objetos tm como principais caractersticas a utilizao da metodologia de programao estruturada linear e o fraco acoplamento entre dados e cdigo. d) as linguagens de programao Java, Cobol, Pascal e ANSI C so bons exemplos de linguagens de programao Orientadas a Objetos. e) um programa de computador um conjunto de instrues ou regras que o computador deve executar de modo a realizar determinadas tarefas.

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

40- Em relao s linguagens e aos conceitos de programao de computadores, correto afirmar que a) um procedimento deve sempre ser encerrado com o comando return 0 ou equivalente, dependendo da linguagem de programao utilizada. b) um procedimento tem como sua principal caracterstica a utilizao de variveis locais com passagem por referncia, para evitar que alteraes que venham a ocorrer nestas variveis dentro do procedimento interfiram nos valores fora do mesmo. c) em qualquer linguagem de programao a definio de um procedimento ser exatamente igual de uma funo quando os parmetros ou argumentos so passados por valor. d) apenas uma linguagem de programao interpretada pode utilizar um procedimento em seu cdigo, por ser capaz de interpretar e montar seu cdigo em tempo de execuo. e) a Orientao a Objetos uma tecnologia de desenvolvimento composta por metodologias e linguagens usadas na anlise, no projeto e na implementao de programas. 41- Uma LAN a) uma rede que permite a interconexo de equipamentos de comunicao de dados numa pequena regio. b) uma rede capaz de se comunicar com a Internet utilizando protocolos de rede no roteveis. c) uma rede 2BaseT capaz de se comunicar com outras redes a uma velocidade de 100Mbps. d) um conjunto de mdulos processadores capazes de trocar informaes e compartilhar recursos, permitindo apenas a topologia 10Base2, o que a torna ultrapassada quanto velocidade quando comparada com as WANs, que permitem velocidades superiores a 100Mbps. e) um conjunto de mdulos processadores capazes de trocar informaes e compartilhar recursos, permitindo apenas a topologia 100BaseT, o que a torna compatvel com as WANs, que permitem velocidades superiores a 100Mbps.

42- Analise as seguintes afirmaes relativas a redes de computadores. I. As redes corporativas utilizam sempre uma VPN para interligar sua Intranet Internet. II. Uma rede corporativa deve utilizar um meio fsico de comunicao de dados com classificao half-duplex, para permitir a utilizao do mesmo enlace na transmisso simultnea nos dois sentidos. III. Em uma rede de computadores, os servios de comunicao podem ser orientados a conexo ou no orientados a conexo. Um servio orientado a conexo responsabilizase por identificar e corrigir dados perdidos, recebidos fora de ordem, em duplicidade ou incorretamente. IV. Em uma rede de computadores, os servios no-orientados a conexo so mais rpidos e flexveis que os orientados a conexo. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) b) c) d) e) I e II II e III III e IV I e III II e IV

43- Analise as seguintes afirmaes relativas a redes de computadores. I. Em uma rede que utiliza cabo coaxial fino, as estaes so conectadas ao cabo coaxial por meio de conectores BNC tipo T e as extremidades do cabo devem ter terminadores BNC de 50 ohms. II. Na Internet, os HUBs trocam, entre si, tabelas de roteamento e informaes acerca de distncia, permitindo que estes equipamentos escolham o melhor caminho entre a origem e o destino de uma conexo. III. O comprimento mximo de um cabo UTP categoria 5 utilizado para conectar equipamentos em uma LAN deve ser de 100 metros. IV. A ligao entre dois HUBs em uma LAN nunca pode ser feita com a utilizao de um cabo UTP com conectores RJ45 e configurao cross-over quando um dos HUBs j estiver ligado a um terceiro HUB.

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2003

14

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) b) c) d) e) I e II II e III III e IV I e III II e IV

45- Analise as seguintes afirmaes relativas ao uso da Internet. I. Um servio hospedado em um servidor na Internet pode ser acessado utilizando-se o nmero IP do servidor, como tambm a URL equivalente do servio disponibilizado pelo referido servidor. II. O endereo IP 161.148.231.001 um exemplo de endereo IP que pode ser vlido. III. Para acessar a Internet necessrio apenas que o computador tenha uma placa de rede ligada linha telefnica, permitindo, assim, uma conexo dial-up de alta velocidade. IV. Para uma conexo Internet com alta velocidade, isto , velocidades superiores a 2Mbps, pode-se optar por uma ADSL ligada porta serial do computador, o que dispensa o uso de adaptadores de rede, modens e qualquer outro tipo de conexo entre o computador e a ADSL. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) b) c) d) e) I e II II e III III e IV I e III II e IV

44- Analise as seguintes afirmaes relativas ao uso da Internet. I. Todos os servidores na Internet so gerenciados, fiscalizados e de propriedade de um rgo governamental que, no Brasil, denomina-se Comit Gestor da Internet no Brasil, acessado pelo endereo www.registro.br. II. Na Internet, utilizando-se o FTP, possvel transferir arquivos, autenticar usurios e gerenciar arquivos e diretrios. III. Na transferncia de arquivos, existem situaes nas quais necessrio que o servio FTP seja acessado por usurios que no tm conta no servidor FTP. Nestes casos pode-se utilizar o servio FTP annimo. IV. A transferncia de arquivos de algum ponto da Internet para um computador especfico denominada download, desde que o servidor intermedirio no processo seja um servidor SMTP. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) b) c) d) e) I e II II e III III e IV I e III II e IV

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2003

15

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

TICA NA ADMINISTRAO PBLICA 46- Tratando-se dos direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a afirmativa verdadeira. a) A indenizao prevista no texto constitucional limita-se ao dano moral e material. b) A expresso de atividade artstica e de comunicao livre, mas depende de licena. c) O direito de propriedade garantido e ilimitado. d) Caso expressamente autorizadas, as entidades associativas tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente. e) As associaes podero ser compulsoriamente dissolvidas por deciso judicial, ainda que no transitadas em julgado. 47- Nos termos constitucionais, a lei regular a individualizao da pena, no estando prevista a adoo da seguinte: a) b) c) d) e) perda de bens privao ou restrio de liberdade multa prestao social alternativa perda de direitos

49- Tratando-se do Captulo dedicado Administrao Pblica, assinale a afirmativa falsa. a) A publicidade de atos e campanhas dos rgos pblicos pode ter carter de orientao social. b) O usurio participar da administrao pblica mediante acesso a registros administrativos e a informaes sobre atos de governo. c) A proibio de acumular cargos e empregos pblicos estende-se a entidades controladas direta ou indiretamente pelo Poder Pblico. d) O teto remuneratrio constitucionalmente previsto aplica-se a empresas estatais, ainda que no recebam recursos pblicos para o seu custeio ou para o pagamento de seu pessoal. e) A lei dever dispor sobre requisitos e restries ao ocupante de cargo pblico que possibilite o acesso a informaes privilegiadas. 50- A reforma do Cdigo Penal, introduzida pela Lei n 9.983, de 14 de julho de 2000, equiparou a funcionrio pblico, para fins penais, a seguinte categoria: a) empregado de sociedade de economia mista. b) servidor de autarquia. c) quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. d) aquele que, ainda sem remunerao e transitoriamente, exera cargo, emprego ou funo pblica. e) quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal. 51- No se inclui entre os tipos penais catalogados como crimes contra a Administrao Pblica o seguinte crime: a) b) c) d) e) peculato apropriao indbita previdenciria excesso de exao condescendncia criminosa violao de sigilo funcional

48- Na instituio do jri, conforme o texto constitucional, no assegurado(a): a) b) c) d) e) a plenitude da defesa a soberania dos veredictos o duplo grau de jurisdio o sigilo das votaes a competncia para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2003

16

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

52- No se inclui entre os deveres do servidor, elencados no Estatuto dos Servidores Pblicos Civis da Unio: a) levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver cincia. b) tratar com urbanidade as pessoas. c) guardar sigilo sobre assunto da repartio. d) manter conduta compatvel com a moralidade administrativa. e) cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais. 53- Assinale a hiptese de demisso que no implica, necessariamente, na indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio. a) Improbidade administrativa. b) Aplicao irregular de dinheiros pblicos. c) Leso aos cofres pblicos e dilapidao do patrimnio nacional. d) Corrupo. e) Crime contra a administrao pblica. 54- Tratando-se da responsabilidade do servidor pblico, assinale a afirmativa verdadeira. a) A responsabilidade civil decorre exclusivamente de ato comissivo, doloso ou culposo. b) A obrigao de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles ser executada, at o limite do valor da herana. c) As sanes penais, civis e administrativas podero cumular-se, havendo vinculao entre as mesmas. d) A responsabilidade administrativa somente ser afastada no caso de absolvio criminal que negue o fato. e) A responsabilidade penal abrange somente os crimes imputados ao servidor, nesta qualidade.

55- A Lei Federal n 8.137, de 27 de dezembro de 1990, acresceu o seguinte tipo penal aos crimes funcionais contra a ordem tributria, alm dos previstos no Cdigo Penal: a) extraviar livro oficial, processo fiscal ou qualquer documento, de que tenha guarda em razo da funo; soneg-lo ou inutiliz-lo, total ou parcialmente, ainda que no acarrete pagamento indevido ou inexato do tributo. b) patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao fazendria, valendo-se da condio de funcionrio pblico. c) exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo, ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida. d) facilitar, com infrao de dever funcional, a prtica de contrabando ou descaminho. e) retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. 56- Pela Lei Federal n 8.429/92, o agente pblico dever prestar declarao de seus bens. Tal declarao somente no inclui a seguinte categoria de bens: a) b) c) d) e) semoventes mveis dinheiro utenslios de uso pessoal ttulos e aes

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2003

17

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

57- Tratando-se do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n 1.171, de 22 de junho de 1994, assinale a afirmativa verdadeira. a) O mencionado Cdigo de tica alcana todos os agentes pblicos do Poder Executivo Federal. b) A Comisso de tica pode aplicar penalidades de censura, suspenso e demisso do servidor considerado culpado. c) Os procedimentos da Comisso de tica tero o rito sumrio. d) As Comisses de tica somente podem agir mediante provocao. e) No h previso de apelo recursal nas decises das Comisses de tica. 58- Nos termos da Portaria SRF n 782, de 20 de junho de 1997, constitui infrao funcional de revelao de segredo do qual se apropriou em razo do cargo, a divulgao, ressalvadas as requisies legalmente autorizadas, a quem no seja servidor da SRF, de informaes dos sistemas informatizados protegidas pelo sigilo fiscal. Nesta hiptese, a previso a aplicao da seguinte penalidade: a) b) c) d) e) demisso suspenso advertncia multa exonerao

59- Correlacione as duas colunas quanto aos princpios da lei federal de processo administrativo: 12345gratuidade oficialidade segurana jurdica motivao finalidade

( ) Interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento ao fim pblico a que se destina, vedada a aplicao retroativa de nova interpretao. ( ) Proibio de cobrana de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei. ( ) Atendimento a fins de interesse geral, vedada a renncia total ou parcial de poderes ou competncias, salvo autorizao em lei. ( ) Impulso, de oficio, do processo administrativo, sem prejuzo da atuao dos interessados. ( ) Indicao dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a deciso. a) b) c) d) e) 3/1/5/2/4 5/1/3/4/2 3/1/2/5/4 2/3/1/4/5 5/1/4/3/2

60- No est impedido de atuar no processo administrativo o servidor que: a) tenha interesse indireto na matria. b) esteja litigando administrativamente com o interessado. c) tenha participado como perito, testemunha ou representante. d) venha a participar como perito, testemunha ou representante. e) esteja litigando judicialmente com o interessado ou com seu parente at o terceiro grau.

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2003

18

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

ESAF

Tcnico da Receita Federal - TRF - 2003

24

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

Potrebbero piacerti anche