Sei sulla pagina 1di 6

Sistema de Lubrificao Motor Convencional

INTRODUO: Como em todo sistema de lubrificao, o objetivo deste no diferente, tem-se como finalidade principal reduzir o atrito entre as partes mveis do motor e auxiliar na refrigerao trocando calor com o motor e com o ar. O leo tambm vital para evitar um vazamento de mistura ar/combustvel por entre a parede do cilindro e o pisto. Assim como nos motores reao estudados, o leo tambm tem a importante misso de remover todo material estranho no interior do motor e deposit-lo junto ao filtro do sistema de lubrificao. Portanto para que possamos garantir que esse sistema trabalhe corretamente necessrio utilizar o tipo de leo correto para cada motor, sendo este especificado pelo fabricante do motor. LEO: A escolha do leo para o motor feita pelo fabricante do mesmo, no cabe a operador escolher ou mudar o tipo de leo por vontade prpria. As caractersticas bsicas devem ser garantidas quando se escolhe um tipo de leo para o motor. importante ressaltar que leo est sujeito a mudanas de temperatura e deve resistir a estas sem variar suas propriedades de tal forma a garantir sua funes. Nos motores convencionais o leo utilizado possui uma maior viscosidade. Pois: O motor possui grandes folgas no funcionamento, devido as partes mveis de tamanho relativamente grande, diferentes materiais usados e diferentes taxas de expanso trmica desses materiais. Temperaturas de operao elevadas Altas presses nos rolamentos Tipo de movimento feito pelo motor CARACTERSTICAS DO LEO: Ponto de vapor e ponto de chama: Mostram a temperatura na qual o leo comea a desprender vapor e a temperatura na qual h vapor suficiente para alimentar uma chama. Tem como objetivo verificar a temperatura mxima de trabalho do leo. Ponto de nvoa e ponto de fluidez: ponto no qual o contedo parafnico inicia sua solidificao e separar-se em microcristais, dando ao leo a aparncia de nebulosidade. J o segundo a menor temperatura na qual o leo consegue fluir. Peso especfico: Razo entre o peso do leo e o peso de igual volume de gua destilada a uma temperatura padro CLASSIFICAO DOS LEOS: leos aeronuticos para motores convencionais so numericamente classificados seguindo uma escala de viscosidade nomeada de Saybolt, essa escala crescente da menor para maior viscosidade, levando em considerao o tempo gasto para escoar 60ml do leo. Existe tambm uma escala mais conhecida que a SAE, da Sociedade de Engenheiros Automotivos, que classifica os leos em 7 grupos, do SAE 10 ao SAE 70, sendo que essa classificao no tem qualquer relao com a escala Saybolt. Em certos tipos especficos de leo a letra W agregada ao tipo do leo afim de informar que esse um leo resistente a baixas temperaturas.

SISTEMA DE LUBRIFICAO: Assim como nos motores reao aqui tambm temos dois tipos de sistema de lubrificao, classificados pelo tipo de acondicionamento do leo. So esses tipo crter seco e o tipo crter molhado. CRTER SECO: Nesse tipo de sistema o reservatrio de leo fica a parte do motor, sendo acondicionado em um tanque e bombeado para o motor a partir de uma bomba de suprimento e recolhido atravs de uma bomba de retorno, motores que necessitam de uma maior quantidade de leo para sua lubrificao inviabilizam a manuteno do leo no seu crter trazendo a necessidade da instalao de um tanque em separado.

CRTER MOLHADO: Nesse tipo de sistema temos o tanque de leo integrado ao crter do motor, auxiliando na lubrificao da parte inferior do motor por salpique e sendo enviado para as outras partes do motor atravs de uma bomba, nesse caso o retorno do leo feito sem a necessidade de uma bomba de retorno, pois o leo retorna por passagens internas para o crter que por ser parte do motor facilita o seu recolhimento.

COMPONENTES BSICOS: Os componentes bsicos do sistema de lubrificao so: Reservatrio Bomba de leo Filtros Vlvula Reguladora de Presso Indicador de Presso e Temperatura Regulador de temperatura Vlvula Controladora de Fluxo Trocador de Calor RESERVATRIO: Quando no integrado ao crter do motor esse feito de liga de alumnio e utilizado para verter todo leo do sistema em seu interior garantindo espao para o seu acondicionamento mesmo quando esse se expande devido as grandes temperaturas alcanadas, provido de um dreno afim de retirar o leo quando requerido por um item de manuteno um sistema de filtragem da captao do leo. Localizado sempre acima da bomba afim de garantir uma alimentao para esta atravs da presso atmosfrica. Incorporado, ainda, a esse componente temos o sistema de indicao de quantidade que pode ser atravs de um dispositivo eltrico, potencimetro, conectado a uma bia de nvel, ou ainda, em indicadores mais avanados um sistema com probe capacitiva garante a indicao de quantidade. BOMBAS: Em grande parte dos motores convencionais a bomba do sistema de lubrificao uma bomba do tipo engrenagens de presso positiva, que encarrega-se de suprir o sistema com leo garantindo a lubrificao de todas as partes mveis.

FILTROS: Tem por finalidade efetuar a reteno de materiais estranhos impedindo que estes entrem no motor podendo vir a causar danos no mesmo. Sofre frequentes intervenes de manuteno afim de garantir sua integridade, a partir de inspees e limpezas, bem como necessrio sua substituio caso este no mais esteja em condies de uso ou mesmo vencido por tempo. Citaremos para fins de estudo trs tipos de filtro utilizados nos motores alternativos. So eles: Tela Cuno Labirinto FILTRO DE TELA: Largamente utilizado consiste em um cartucho de tela dupla o qual retm no seu exterior as impurezas e permite a passagem de leo filtrado para o sistema. Em intervalos regulares limpo e inspecionado e/ou substitudo, conforme requerido pelo fabricante do motor. FILTRO CUNO: Construdo a partir de discos e espaadores formando um cartucho, esse tipo de filtro possui um mecanismo de auto-limpeza que pode ser efetuada automaticamente atravs de um dispositivo hidrulico que gira o filtro ou manualmente por intermdio de uma alavanca que acionada pelo prprio operador ou pessoal de manuteno. Esse dispositivo consiste em lminas que ficam posicionas entre cada disco que fazem a varredura dos mesmos quando estes giram. FILTRO TIPO LABIRINTO DE AR: Esse tipo de filtro contm uma srie de telas circulares de malha fina montadas em um eixo, o leo flui da parte mais externa para mais interna e dai segue para o motor. Recebe essa designao ligando seu nome a marca do fabricante. Air Maze Corp. VLVULA DE ALVIO DE PRESSO: Essa vlvula o que determina a presso do sistema atravs de sua pr-regulagem. Aps ajustada para presso determinada pelo fabricante ela manter a presso do sistema dentro do limite operacional, sangrando o excesso de presso para a entrada da bomba toda vez que houver uma tendncia de extrapolar a presso do sistema. A presso do sistema de leo tem

que estar dentro dos limites exigidos pelo fabricante do motor para que possa ser garantido uma lubrificao de qualidade.

INDICADOR DE PRESSO: Tem como funo mostrar para os ocupantes da cabine de comando a presso do leo fornecida pela bomba para alimentao do sistema. Em modelos de aeronaves mais antigas encontraremos manmetros do tipo tubo de Bourdon com a funo de mostrar essa indicao. Devido a inviabilidade de levar at a cabine um duto cheio de leo, nos dias atuais amplamente utilizado um sistema de transmisso de presso eltrico. Nesse tipo de instrumento temos uma pressure switch conectada no ponto onde se deseja tomar a presso e uma fiao levando um sinal eltrico que ir defletir o ponteiro na cabine, ou atravs de um sistema EIS indicar a presso dos motores. Esse tipo de sistema extremamente vantajoso uma vez que voc tem um menor peso, devido a substituio de tubos por uma cablagem e muito mais limpo pois eliminado a possibilidade de vazamento na linha que leva indicao ao instrumento. REGULADOR DE TEMPERATURA: Devido as altas temperaturas alcanadas pelo leo no interior do motor, faz-se necessrio controlar a temperatura do mesmo antes que volte a circular novamente pelo sistema. Para isso criou-se um sistema regulador de temperatura que basicamente consiste em um trocador de calor e uma vlvula termosttica. Trabalhando em conjunto o leo desviado ,ou no, para o trocador de calor dependendo da temperatura que ele se encontra, a qual medida por uma vlvula termosttica que aps essa verificao abrir ou fechar para permitir se mais ou menos leo troque calor. INDICADOR DE TEMPERATURA: Tem a funo de mostrar ao ocupante da cabine de comando a temperatura do leo antes desse entrar na parte quente do motor, nos motores crter-seco se localiza em qualquer parte da linha de leo entre a sada do reservatrio e a entrada do motor, j nos motores crtermolhado este se encontra aps o leo ter passado pelo trocador de calor. Com isso garante-se uma temperatura de trabalho ideal para o leo. Uma vez que qualquer discrepncia verificada tem-se a necessidade de efetuar as devidas aes. Normalmente composto de um material termoresistivos, ou seja que por variao de temperatura, variam sua resistncia e com isso consegue-se variar o ponteiro de indicao a uma proporo pr-estabelecida. TROCADOR DE CALOR: Objetiva efetuar a troca de calor do leo que circula pelo motor com ar de impacto. Como grande parte dos trocadores de calor, consiste de uma serpentina que percorre entre alhetas que direcionam o fluxo do ar da entrada para sada do trocador permitindo o contato do ar com

os dutos cheios de leo quente.

Potrebbero piacerti anche