Sei sulla pagina 1di 20

CONDIES DE TRABALHO EM HIDRELTRICAS DO PAC NA AMAZNIA E CAPITALISMO BUROCRTICO NO BRASIL

CONDICIONES DE TRABAJO EN LAS HIDROELCTRICA DEL PAC EN EL AMAZONIA Y EL CAPITALISMO BUROCRTICO EN BRASIL Reginaldo Fernando Ferreira de Castela Economista - rcastela@gmail.com Nazira Correia Camely / Universidade Federal Fluminense naziracorreia@gmail.com

Resumo: O PAC para a Amaznia tem na construo das hidreltricas sua principal obra, que visa a atender aos interesses de projetos do IIRSA vinculados aos projetos estratgicos do imperialismo na Amrica Latina. Em um pas de capitalismo burocrtico, submetido ao imperialismo e com relaes de produo semifeudais, as conseqncias da explorao sobre os trabalhadores so ainda mais danosas. Sobre isto tratamos ao analisar as relaes sociais a que esto submetidos os operrios na construo das hidreltricas de Jirau e Santo Antnio em Rondnia. Palavras-chave: Imperialismo, semifeudalidade, condies de trabalho, hidreltricas, Amaznia.

Resumen: PAC (Plan de Aceleracion del Crecimiento) tiene en la construccin de hidroelctricas su principal actividad que busca atender a los intereses de los proyectos de IIRSA Integracim de Infraestructura Regional Sudamericana - destinados a servir netamente a la estratgia del imperialismo em Latinoamrica. Em um pas de capitalismo burocrtico, dominado por el imperialismo y com relaciones de produccin semifeudales, las consecuencias de la explotacin sobre los trabajadores son an mas violentas. Acerca de esto tratamos de analisar las relaciones sociales a que estn submetidos los operrios em la construccin de las hidroelctricas de Jirau y Santo Antonio em Rondnia. Palavras-clave: Imperialismo, semifeudalidad, condiciones de trabajo, hidroelctricas, Amazonia.

Introduo
O Programa de Acelerao do Crescimento (PAC) foi formulado e teve o incio de sua execuo no Governo Lula (2002-2010) e continua sendo executado no Governo Dilma (desde 2010) como uma poltica nomeada de desenvolvimentista. Desde Vargas, Juscelino Kubitschek e os planos de governo da ditadura militar (1964-1984) o Estado teve papel de impulsionador e financiador das atividades econmicas, como foram o Plano de Metas (1956-1961) e o I e II Planos Nacional de Desenvolvimento (I e II PND de 1972-1974, e de 1975 a 1979, respectivamente), dentre outros. Estas polticas representaram a definio do Estado como agente da acumulao capitalista, o que em economias capitalistas mais desenvolvidas se denomina de Estado Keynesiano. No nosso entendimento o Brasil possui um capitalismo atrasado, denominado no marxismo de Capitalismo Burocrtico, caracterstica de pases submetidos e atrelados ao imperialismo mantendo relaes semifeudais e com o problema da terra ainda sem soluo (existncia de camponeses sem terra ou com pouca terra e latifndio). Neste trabalho nos propomos a descrever e refletir sobre as relaes e condies de trabalho nas Usinas Hidreltricas de Jirau e Santo Antnio no Estado de Rondnia, visando averiguar as condies de semifeudalidade a qual os trabalhadores esto submetidos e as consequncias econmicas e polticas de tais relaes. Pretendamos fazer uma pesquisa no local das usinas, mas devido impossibilidade de deslocamento at estes locais nos atemos aos artigos e matrias publicadas na ocasio da rebelio dos trabalhadores nas usinas em maro de 2011. Muitas das informaes sobre as condies de trabalho e de vida dos trabalhadores e da populao local nos baseamos no relatrio Violaes de Direitos Humanos nas Hidreltricas do Rio Madeira Relatrio preliminar da misso de monitoramento (Dhesca Brasil, 2010, www.dhescbrasil.org.br). Este trabalho est dividido em trs partes. Inicialmente fazemos a exposio do que compreendemos por Capitalismo Burocrtico, categoria fundamental para entender o papel da grande burguesia (fraes burocrtica e compradora) nos pases dominados pelo imperialismo. Ainda neste tpico abordamos a Iniciativa para a Integrao da InfraEstrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) como poltica estratgica do imperialismo na 2

Amrica latina e do qual o PAC tem papel fundamental. A segunda parte do artigo se refere s grandes empreiteiras do PAC, sua vinculao com o Estado e participao nas obras deste projeto para a categorizao e entendimento da burguesia burocrtica. Na ltima parte expomos as condies de vida e de trabalho dos operrios da usina de Jirau e Santo Antnio a partir da revolta de 15 de maro de 2011.

1 Capitalismo burocrtico: semifeudalidade e semicolonialismo Capitalismo Burocrtico um conceito do marxismo sobre a realidade econmica e social dos pases dominados pelo imperialismo, ou seja, sobre os pases que no realizaram uma revoluo democrtico-burguesa e tem o problema da terra pendente. Em relao primeira caracterstica entendemos o problema da dominao imperialista (semicolonial) e da segunda, o problema da permanncia do problema agrrio (grande propriedade e relaes de semifeudalidade). Este tipo de capitalismo engendrado pelo imperialismo nos pases dominados, gerando um capitalismo que nasce atado ao imperialismo e ao latifndio, gera um capitalismo atrasado, que utiliza o Estado como sua alavanca, submetendo o pas ao atraso social e promovendo o saque e a pilhagem dos recursos da nao. O Conceito de Capitalismo Burocrtico foi desenvolvido por Mao Tsetung e aqui o reproduzimos conforme Guzmn :
Sobre uma base semifeudal e sob um domnio imperialista, desenvolve-se um capitalismo, um capitalismo tardio, um capitalismo que nasce atado semi feudalidade e submetido ao domnio imperialista (...) O capitalismo burocrtico desenvolve-se ligado aos grandes capitais monopolistas que controlam a economia do pas, capitais formados, (...) pelos grandes capitais dos grandes latifundirios, dos burgueses compradores e dos grandes banqueiros; assim se vai gerando o capitalismo burocrtico atado, (...) feudalidade, submetido ao imperialismo e ao monoplio (...). Este capitalismo chega a certo momento de sua evoluo, combina-se com o poder do Estado e usa os meios econmicos do Estado, utiliza-o como alavanca econmica e este processo gera outra frao da grande burguesia, a burguesia burocrtica; desta maneira dar-se- um desenvolvimento do capitalismo burocrtico que j era monopolista e torna-se estatal (GUZMN apud MARTN MARTN, 2007 a, p.14-15).

A questo agrria entendida como o problema da distribuio e da propriedade da terra, portanto de classes possuidoras ou no no capitalismo, constitui-se no principal

problema enfrentado pelos pases dominados pelo imperialismo, trata-se, portanto, da contradio principal destes pases, qual seja, a contradio entre os camponeses pobres e latifundirios. Ao contrrio das teses atuais do fim do campesinato, esta contradio destaca o papel central dos camponeses na transformao do mundo que requer solues para os problemas enfrentados pelo proletariado e camponeses. Martn Martn (2007 a) esclarece que nos pases onde existe o Capitalismo Burocrtico as relaes no campo so pr-capitalistas, ou seja, so mantidas relaes semifeudais caracterizadas como:
1) A manuteno de relaes de produo (regimes de propriedade) de natureza pr-capitalista: o sistema de pagamento em trabalho, parcerias em colheitas, empreitada e trabalho por produo, trabalho gratuito, entrega de partes da produo, entrega de parcelas em troca de trabalho na fazenda, etc... 2) Manuteno e reproduo de um campesinato minifundista (com formas coletivas ou privadas): iniciado na poca feudal (praticado inclusive pela nobreza feudal atravs da diviso de fazendas no Sul da Europa e Amrica Latina), porm desenvolvido durante os processos de desamortizao de terras pblicas e do clero (apropriadas de forma legal ou no) e pela poltica de reforma agrria e colonizao desenvolvidas pelo Estado ao longo dos sculos XIX e XX. 3) Leis, decretos, aes e outras disposies de natureza jurdica, poltica e ideolgica que atam o campesinato a terra: alojamentos, obras pblicas, necessidade de salvocondutos para que o campons possa deslocar-se fora de sua populao ou emigrar, a usura, a represso por parte do aparato do Estado, o controle poltico sobre os trabalhadores diaristas , as denominadas aes clientelistas (patriarcais, de patronato e apadrinhamento) por parte dos grandes proprietrios (MARTN MARTN, 2007 a , p.15).

O conceito de capitalismo burocrtico, elemento integrante da teoria marxista, adotado por Martn Martn (2007 a, 2007 b) permite o entendimento da atualidade da questo agrria, do problema campons, da expulso de milhes de camponeses de suas terras e a submisso desta populao aos bolses de misria das periferias das cidades. Este problema no resolvido e acentuado pela explorao capitalista no campo devido ao fato dos pases dominados no haverem resolvido o problema da terra como ocorreu com as Revolues Democrtico-Burguesas, nos pases ricos e imperialistas, e com as Revolues Proletrias, a partir da Revoluo Russa de 1917, nos pases socialistas como a URSS, a China e os pases do leste Europeu. A partir de 1917 fica encerrada a fase das Revolues Democrticas Burguesas porque a classe burguesa vai tornar-se, nos pases dominados, uma classe reacionria atrelada ao imperialismo (LNIN, 2000, [1916]).

A identificao e anlise das classes sociais vo nos levar correta interpretao da realidade. A grande burguesia nos pases de capitalismo burocrtico composta pela burguesia burocrtica e pela burguesia compradora1. Em cada momento histrico uma frao desta grande burguesia assume o controle e gesto do Estado. O marxismo cobra a necessidade de estudar que classes esto no poder, que fraes controlam o aparelho de estado. Nos pases de capitalismo burocrtico as classes que controlam de forma hegemnica o aparelho de Estado ser uma das fraes desta grande burguesia (burocrtica ou compradora), e os latifundirios; com algum tipo de aliana tambm.

1.2 - IIRSA Semicolonialismo e evoluo da semifeudalidade O analtico estudo feito pelo Programa Uruguai Sustentvel e Rede Amigos da Terra do Uruguai2 fornece elementos importantes do programa IIRSA Integrao da Infraestrutura Regional Sulamericana, lanado em setembro do ano 2000 na cpula de Presidentes da Amrica do Sul. Destaca-se o papel e magnitude dos projetos de energia: (...)La extrema diferencia que existe entre las inversiones del eje Per-Brasil- Bolivia y el Andino en comparacin a su cantidad de proyectos se explica por la magnitud de los proyectos de energa del eje Per-Brasil-Bolivia, que constan de grandes obras de hidroelctrica, mientras que la mayor parte de los proyectos del eje Andino son en transporte, y los que respectan a energa no alcanzan la magnitud del anterior. (BARTESAGUI, 2011, p. 14), ao mesmo tempo em que o estudo demonstra as graves consequncias para os pases do ponto de vista do endividamento, explorao de recursos e perda de soberania. Ao contrrio de todas essas iniciativas servirem integrao regional e ao desenvolvimento sustentvel como assim declaram os pases que se vinculam iniciativa,
Burguesia Burocrtica: grande burguesia instalada num pas dominado pelo imperialismo, engendrada por este e tambm submetida ao imperialismo mantendo relaes contraditrias no antagnicas com o mesmo. Foi historicamente confundida com burguesia nacional. Burguesia Compradora: grande burguesia que atua em vrios pases de forma monoplica ou buscando sempre extrair o lucro mximo de suas atividades, como por exemplo, os capitais envolvidos na importao-exportao, setor financeiro etc. 2 IIRSA - Integracin de Infraestructura Regional Sudamericana OTRO PASO EN LA EXPLOTACIN DE LOS PUEBLOS Y TERRITORIOS SUDAMERICANOS, BARTESAGUI et alii, Programa Uruguay Sustentable Redes Amigos de La Tierra Uruguais, Uruguay, 2066.
1

sua principal inteno o saque de recursos, criar condies para a exportao de matrias-primas, servir ao mercado externo e aos interesses dos pases imperialistas. Um importante esforo desenvolvido no estudo citado mostrar as consequncias para os diversos agentes dos pases envolvidos no campo econmico, poltico e social, durante e aps a execuo dos diversos projetos. Uma falha importante no considerar a existncia de uma burguesia mdia e de uma grande burguesia vinculada aos interesses imperialistas, ainda que residente nos pases. O peso maior das consequncias catastrficas de tais empreendimentos est na questo ambiental3, que parece comover a todos independente de classe social, o que de fato no correto4. Apresenta ainda uma viso pessimista sobre as possibilidades de reao das massas camponesas e operrias, entre outras, em resistir a tal saque. Por fim e demonstrando o papel efetivo de pases dominados pelo imperialismo evidencia o principal objetivo do IIRSA: Por lo cual, el IIRSA no es ms que la infraestructura necesaria para interrelacionar pases y regiones, para poder consolidar exitosamente los objectivos propuestos por el ALCA (Reali et al, 2005; www.iadb.org). (BARTESAGUI, 2011, p. 31). No Brasil as obras do PAC esto estreitamente vinculadas aos objetivos do IIRSA cumprindo papel central de articulao e de ao tambm em outros pases da Amrica Latina. O IIRSA e o PAC constituem um sistema logstico integrado para atender aos principais itens de demanda dos projetos imperialistas na rea de infraestrutura (energia, transporte e comunicaes). Esta estrutura ir beneficiar grandes projetos e negcios voltados ao mercado internacional como a pecuria, a produo de agrocombustveis e de celulose, as indstrias eletrointensivas e as madeireiras (CARVALHO, 2011, p.4). As hidreltricas de Santo Antnio e Jirau projetos do IIRSA-, e outras obras de barragens que sero realizadas, tornaro esta regio uma importante hidrovia que proporcionar o transporte de mercadorias a portos do Pacfico. A soja e os minrios sero os principais produtos a serem transportados. Estima-se que os estados de Rondnia
Segundo Oswaldo Sev (UNICAMP) h uma previso de que sero erguidas na Amaznia 302 barragens at 2050, o que permitir que os maiores rios da regio se transformem em hidrovias o que beneficiar a exportao de commodities brasileiras, agora com custo ainda menores. O estudo da emisso de gs metano pelas hidreltricas, muito mais danoso ao meio ambiente que as emisses de CO2, realizado por Philip Fearnside, do INPA (CARVALHO, 2011). 4 Davis (2002) aborda o problema ambiental como um problema de classe ao estudar as conseqncias de catstrofes ambientais sobre os pases dominados a partir da poca do imperialismo.
3

e Mato Grosso, que hoje produzem 3 milhes de toneladas de soja por ano, depois da hidrovia do Madeira passariam a produzir 28 milhes5. Carvalho (2011) elenca as atividades que alteraro a estrutura econmica, social e ambiental da Amaznia a partir da construo das hidreltricas do IIRSA e do PAC: a) produo e venda de energia; b) transformao dos rios mais importantes da regio em hidrovia; c) impulsionar a expanso e instalao de atividades com forte insero no mercado internacional, como o agronegcio (CARVALHO, 2011, p.3). Nos prximos itens abordaremos sobre a grande burguesia burocrtica brasileira, mais especificamente sobre um setor importante desta; e por fim relatamos os danos causados sobre dezenas de milhares de trabalhadores submetidos a condies e relaes de trabalho semifeudais, e sobre quem os capitalistas seguem retirando de todas as formas mais-valia.

2 - A grande burguesia burocrtica e o Programa de Acelerao do Crescimento (PAC) O Programa de Acelerao do Crescimento (PAC), programa do governo brasileiro lanado em 28 de janeiro de 2007, engloba um conjunto de polticas econmicas, tem como prioridade o investimento em infraestrutura, com recursos previstos de R$ 503,9 bilhes. Destes R$ 116 bilhes est destinada a construo de dezenas de hidreltricas, e para a Amaznia as principais e que englobam as maiores inverses so as Usinas Hidreltricas (UHE) do Rio Madeira Jirau e Santo Antnio em Rondnia - e as hidreltricas de Belo Monte, Marab e Santa Izabel no Par alm de Estreito em Tocantins. O valor total para as UHE da regio norte de R$ 38 bilhes, sendo R$ 28 bilhes destinados s Usinas de Rondnia. Uma das caractersticas de pases de Capitalismo Burocrtico o forte atrelamento de grupos econmicos ao aparelho do Estado, constituindo nessa dinmica uma das fraes da grande burguesia destes pases, a burguesia burocrtica, com setores de atuao fortemente constitudos nas atividades relacionadas infraestrutura. Neste setor as quatro maiores empresas atuantes no Brasil a Andrade Gutierrez, Camargo Corra, Odebrecht e Queiroz Galvo que venceram as licitaes para as obras do PAC

Dados baseados no artigo Os interesses por trs das hidreltricas da Amaznia, disponvel em http://www.blogdoplaneta.com , acesso em 07/06/2011.

com valores de R$ 138,7 bilhes, e entre estas a construo das UHE do Rio Madeira e Belo Monte. Estas empresas foram fortemente beneficiadas pelas polticas do milagre econmico do perodo da ditadura militar no Brasil (1964-1984), especialmente nas obras de infraestrutura realizadas naquele perodo e custeadas pelo endividamento externo do pas naquilo que foi uma das maiores transferncias de renda ao capital rentista (parasitrio). Ancoradas e alavancadas pelas polticas de investimentos do Estado estas empreiteiras deixaram de ser apenas construtoras e transformaram em conglomerados na rea de infraestrutura, atuando no setor de petrleo, energia, telecomunicaes, agronegcio, portos e aeroportos. So as principais candidatas a concesso da administrao dos principais aeroportos do pas. A Odebrecht foi criada em Recife em 1923 por Emlio Odebrecht. A famlia Odebrecht a maior controladora com 65% das aes. Atua principalmente nas reas de petroqumica, engenharia e construo. Possui 119 mil empregados e atua em 20 pases, alcanou em 2010 faturamento bruto de R$ 53,8 bilhes. Criada em So Paulo em 1939 a Camargo Corra controlado pelos herdeiros de Sebastio Camargo, fundador da empresa. Atua nos setores de engenharia, construo e infraestrutura, energia, concesses pblicas, indstria naval, petrleo e gs. Atua em mais de 18 pases, possui 50 mil empregados e obteve faturamento bruto de R$ 19 bilhes em 2009. A Andrade Gutierrez foi fundada em Belo Horizonte em 1948, sendo a famlia Andrade e Gutierrez a principal controladora do grupo. Atua nos setores de engenharia e construo, telecomunicaes, energia, sade e concesses pblicas. Atualmente possui cerca de 200 mil empregados e seu faturamento bruto foi de R$ 22 bilhes em 2010. A Queiroz Galvo foi fundada em Recife em 1953. Controlada pela famlia Queiroz Galvo atua nos setores de construo, imobiliria, leo e gs, alimentos, siderurgia, concesses de servios pblicos, engenharia ambiental e saneamento. Tem negcios em cerca de 10 pases, possui 32 mil empregados e obteve em 2009 faturamento bruto de R$ 6,95 bilhes. Fortemente vinculadas ao aparelho do estado e dependentes dos contratos pblicos (dos governos e das estatais): 62% das receitas da Odebrecht, 35% da Camargo Corra, 72% da Andrade Gutierrez e 100 % da Queiroz Galvo vm de obras do setor

pblico estatal (O Globo, 08/05/2011, p.29). A partir dos investimentos do PAC, maior investida do governo em grandes obras desde o perodo da ditadura militar no pas, estes percentuais devem aumentar. Nos dados a seguir temos uma relao das obras

contratadas e em andamento por cada uma destas empresas.


Tabela 1 Principais Obras de Infraestrutura por Valor Pago para as Empresas Contratadas, em milhes de R$.
PRINCIPAIS OBRASDEINFRAESTRUTURA AmpliaodeCarajs Ampliaodosistemade abastecimentodeguadoRecife Angra3(RJ) ArenaAmaznia ArenaPernambuco,emRecife ConstruodaRefinariaAbreu i DragagemdoPortodoRio G d EstdiodoCorinthiasem EstdioFonteNova,emSalvador EstdioNacionalManGarrincha EstaleiroAtlnticoSul(2007) FerroviaNorteSul Ferroviatransnordestina HidreltricadeBeloMonte HidreltricadeSantoAntnio HidreltricadeJirau Linha1dometrdePortoAlegre Linha4dometrdoRio Maracan PortoMaravilha ReformadoMaracan ReformaeampliaodaRefinaria PresidenteGetlioVargas Transoeste(corredorexpresso daBarraeSantaCruz) TOTALGERAL(milhesdeR$) ESTADOS VALORPAGOPARAASEMPRESAS CONTRATADAS(milhesdeR$) ODEBRECHT PA PE RJ AM PE PE RS SP BA DF PE PA,MA,TO, GO,MG,SP,MS CE,PE AM RO RO RS RJ RJ RJ RJ PR RJ 800 5.400 532 240 650 668 5.400 25.000 15.100 703 5.000 7.600 705 604 68.402 CAMARGO ANDRADE QUEIROZ CORREA GUTIERREZ GALVO 20.000 8.800 25.000 8.700 4.700 67.200 9.900 500 696 25.000 15.000 705 51.801 17.000 8.800 25.000 15.000 65.800 TOTAL

800 5.400 9.900 500 532 20.000 240 650 668 696 17.000 17.600 5.400 100.000 45.100 8.700 703 5.000 705 7.600 705 4.700 604 253.203

Fonte: Elaborao prpria a partir dos dados publicados de Empresas e Mercados (2010) apud O Globo, Caderno de Economia, p.29, 08/05/2011.

Segundo Sergio Lazzarini, no livro Capitalismo de laos: os donos do Brasil e suas conexes6 as empreiteiras possuem estreitas vinculaes com o governo que levam a multiplicao de seus negcios. Alm do financiamento de campanhas eleitorais que garantam em contrapartida seus negcios, as construtoras se beneficiam dos laos com os maiores alavancadores dos financiamentos como os bancos estatais (principalmente BNDES7 e Banco do Brasil), alm da ligao com os fundos de penses de estatais (como Petros, Previ e Funcef). O autor declara:
As empreiteiras possuem mais conexes polticas porque muitos de seus investimentos e negcios so em reas reguladas pelo governo. Alm disso, h uma ao caracterstica de governos nos processos de privatizaes, licitaes e concesses que o uso dos fundos e de bancos para a montagem de consrcios com as empreiteiras e outros grupos privados (O Globo, Caderno de Economia, p.29, 08/05/2011).

Esta lgica demonstrada pelo estudo The spoils of victory: campaign donations and government contracts in Brazil, de Taylor Boas, Neal Richardson e F. Daniel Hidalgo, onde demonstra que para cada real doado a campanhas eleitorais as empreiteiras recebem 8,5 vezes do valor na forma de contratos com o Estado8. Alm dos contratos com o setor pblico as grandes empreiteiras (neste trabalho estamos nos limitando as 4 maiores do ramo como j descrevemos acima) contam com os benefcios do financiamento estatal do BNDES tanto para negcios no pas quanto no exterior. A Camargo Corra e Queiroz Galvo so scias desde 2008 da coreana Samsung Heavy Industries no Estaleiro Atlntico Sul (EAS), situado no complexo de Suape (PE). Em fevereiro de 2011 a EAS ganhou a disputa para produo de sete sondas para a Petrobras, um negcio de US$ 4,63 bilhes. Somados aos 22 navios para a
Este estudo mostra as fundamentais ligaes e benefcios que o setor privado (no nosso entendimento a frao da grande burguesia burocrtica) tem por seus laos com o setor pblico. No compartilhamos da mesma viso do autor que a nosso ver mostra estas relaes para defender a no participao do Estado na economia. No nosso entendimento a maior participao do Estado na economia para impulsionar a grande burguesia burocrtica, ao promover a estatizao e impulsionamento de grandes obras pblicas que aparecem com um carter `desenvolvimentista`. As fraes da grande burguesia tem seus interesses defendidos e assegurados, em maior ou menor grau, dependendo de que frao desta classe esteja a frente do gerenciamento do Estado. Portanto nossa anlise do carter de classe do Estado, no nos vinculamos a uma discusso para defender a dicotomia estatizao x privatizao, e sim da anlise marxista de que classes dirigem e se apropriam das benesses e dos recursos estatais. 7 Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social BNDES, criado em junho de 1952 o principal banco de investimento do pas e cumpre o papel de financiar os investimentos ditados pelo governo. 8 Disponvel em http://people.bu.edu/tboas/political_investment.pdf , acesso em 04/09/2011
6

10

Transpetro e plataforma P-55 que j tinha em carteira, os contratos da EAS com a Petrobras alcanam a cifra de US$ 8 bilhes. Este negcio que demandou investimentos de US$ 2 bilhes, foi financiado em US$ 1,3 bilho pelo BNDES, via Fundo da Marinha Mercante. Em 10 anos o BNDES financiou R$ 10 bilhes em projetos de infraestrutura no exterior, deste montante 80% foram destinados a Odebrecht e Andrade Gutierrez, em obras que vo de hidreltricas a metr. Em Moambique a Odebrecht ir construir o aeroporto de Nacala, investimento de US$ 112 milhes. Em 2006 a Andrade Gutierrez e a Odebrecht conseguiram financiamento para a construo de duas hidreltricas na Repblica Dominicana, valor total de US$ 102 milhes. Para a expanso do metr de Caracas a Odebrecht conseguiu o financiamento do mesmo banco. A Camargo Corra tambm contou com financiamentos do BNDES. Em fevereiro de 2010 em uma disputa que envolveu o grupo Votorantin e a CSN adquiriu 33% do capital da CIMPOR, o que a elevou a uma das dez maiores do ramo do cimento no mundo. Tambm em 2010 foi contratada pelo governo venezuelano para realizar obras de saneamento no valor de US$ 2,2 bilhes na Bacia do Rio Tuy (prximo a Caracas), o BNDES participou com 60% desse valor9. Empresas brasileiras do setor de construo tm investido massivamente em pases da Amrica Latina, como Peru, Bolvia e Venezuela, na construo de estradas, pontes, refinarias e hidreltricas. Um exemplo importante a construo da Rodovia Transocenica que ligar o Brasil ao Pacfico, ao promover a exportao de soja e outras commodities pelo porto de Ilo no Peru. Os investimentos brasileiros no Peru cresceram 30% desde 2006 e excedem o valor de US$ 1 bilho10. Estes grandes empreendimentos tm causado srios danos sociais e ambientais e causando a expulso de centenas de Povos Originrios de suas terras. A nosso ver esta expanso de capitais e de investimentos de empresas brasileiras na Amrica Latina proporcionada pela forte vinculao entre pases de capitalismo burocrtico por ocasio do gerenciamento destes
Os dados citados sobre os financiamentos do BNDES foram retirados da matria De hidreltricas a refinarias e estdios, tudo dominado, publicado no Caderno de economia do Jornal o Globo em 08/05/2011 (pgs 29 e 30). Claramente a posio deste jornal ao publicar estes dados de criticar a interveno do Estado na economia e fazer apologia ao livre mercado. Novamente aqui ressaltamos nossa anlise do carter de classe do Estado. 10 Fonte: http://www.peruthisweek.com/news-267-Brazilian-investments-in-Peru-grow-30pct-annually-/ , acesso em 04/09/2011.
9

11

governos estarem nas mos da burguesia burocrtica como o caso do Brasil (desde a eleio do Lula em 2002), e dos governos de Corra (Equador), Evo Morales (Bolvia) e Hugo Chvez (Venezuela). No que pese as devidas diferenas de cada um destes governos representarem setores ditos de esquerda todos eles tm em comum a continuidade de suas polticas beneficiarem o grande capital em detrimento das grandes massas populares destes pases, como exemplo o gasolinazo que ocorreu na Bolvia em 201011. 3 - A revolta dos trabalhadores nas obras do PAC: rebelio contra as condies de trabalho semifeudais As condies de trabalho nas obras das Usinas Hidreltricas revelam as relaes de produo semifeudais, mostradas a todo o pas por ocasio da rebelio dos trabalhadores da Usina de Jirau em 15 de maro de 2011. Decorrente do levante destes trabalhadores, 80 mil trabalhadores em todo o Brasil se rebelaram contra as pssimas condies de trabalho na (construo das hidreltricas) e demais obras do PAC. As obras da Usina de Jirau so realizadas pelo Consrcio Energia Sustentvel Brasil, composto por Suez Energia, Camargo Corra, Eletrosul Centrais Eltricas e Companhia Hidro Eltrica do Rio So Francisco. Nesta obra foram contratados 22 mil trabalhadores oriundos de vrias regies do pas. A principal caracterstica destas contrataes a presena de aliciadores conhecidos como gatos que recrutam trabalhadores em todo o pas, principalmente nos estados do Nordeste, que para Rondnia se deslocam atrados pelas falsas promessas de bons salrios e excelentes condies de trabalho. A realidade completamente diferente, pois so praticadas relaes de trabalho semifeudais caracterizadas por coero extraeconmica, contratos salariais no cumpridos, no pagamento de horas extras, pssimas condies de trabalho que promovem graves acidentes e mortes de trabalhadores, sistema de aviamento

Gasolinazo segundo o Centro de Estudios Populares - CEP ( http://estudioyrealidad.blogspot.com/ ) foi o intento frustrado ao final do ano de 2010 por parte do governo da Bolvia de aumentar em 90% os preos do diesel e da gasolina. Medida que atenderia aos interesses das empresas monoplicas do setor pondo a nu o grau de submisso ao imperialismo do governo boliviano. Tal medida provocou massivas manifestaes populares inicialmente ignoradas e menosprezadas por Evo Morales.

11

12

caracterizado pelos preos extremamente majorados dos produtos vendidos nos locais das obras, atrelamento pela dvida, coero e ameaas exercidas por capangas e gerncia sobre os trabalhadores. Decorrente dessas condies comum o uso de drogas e lcool pelos trabalhadores devido s condies de trabalho (alojamento, alimentao e riscos de acidentes), e os problemas psicolgicos decorrentes destas condies e da distncia de seus familiares. A revolta dos milhares de trabalhadores das obras do PAC iniciou-se nas obras da hidreltrica de Jirau nos dias 15 e 17 de maro de 2011, resultou na queima de 54 nibus, na destruio de 70% do acampamento dos trabalhadores. Como resposta o governo enviou a Fora Nacional de Segurana e as empresas demitiram 4.000 trabalhadores. As obras ficaram paralisadas at meados de abril. Em setembro de 2009 j havia ocorrido uma greve dos trabalhadores de Jirau e Santo Antnio. A imprensa noticiou que o motivo da insurreio dos trabalhadores foi uma briga com o motorista de nibus que se recusou a levar um operrio cidade de Porto Vellho, distante 130 km das obras de Jirau, alegando que os nibus eram exclusivos para os operrios que residiam fora dos alojamentos. Um dos operrios foi agredido por motoristas aps jogar uma pedra no nibus devido a recusa da viagem. Diante da agresso um grupo de trabalhadores reagiu e comearam os incndios aos nibus e as instalaes dos canteiros da obra. Dois dias depois a revolta espalhou-se para outras obras do PAC abrangendo 80.000 trabalhadores. Dhesca Brasil, publicou um relatrio sobre a situao dos trabalhadores e da populao atingida pelas obras das usinas do Madeira em abril de 2011. Baseamos neste documento e a seguir relatamos as condies de trabalho e de vida dos trabalhadores do Complexo do Madeira:
- desde o incio das obras das hidreltricas do Madeira morreram 6 trabalhadores em acidentes nos locais de trabalho; - cada uma das obras (Jirau e Santo Antnio) j recebeu 1.000 autuaes da Superintendncia Regional do Trabalho por violao da legislao trabalhista; - quanto s condies de trabalho o Ministrio Pblico do Trabalho ajuizou ao contra a obra da hidreltrica de Santo Antnio alegando situao de extrema gravidade e acentuado grau de negligncia, em que foram requeridas 109 medidas liminares, das quais foram deferidas 51 medidas. Tambm foi requerido o cumprimento do intervalo mnimo intrajornada e o repouso

13

semanal remunerado por ter trabalhadores com jornada semanal superior a 60 horas (DHESCA BRASIL, 2011, p. 3).

Segundo o mesmo relatrio em 2009 foram libertados 38 trabalhadores de uma empreiteira contratada nas obras, por se acharem sob condio de escravido (DHESCA BRASIL, 2011, p. 16). Alm das pssimas condies de trabalho os operrios estavam submetidos a todo tipo de coero. Ocorreram denncias nas obras de Jirau de que a segurana patrimonial do empreendimento (na realidade capangas e jagunos) ameaava os trabalhadores, o que foi denunciado pelo Ministrio Pblico Estadual e Federal de Rondnia.
Ainda segundo o relatrio da Dhesca Brasil o Sindicato dos Trabalhadores da

Construo Civil de Rondnia (STICCERO) denunciou a existncia de um carto fidelidade que constitua em um carto de dbito em que se creditava mensalmente valores de at R$ 600,00, fora da folha de pagamento, apenas para os empregados que no faltam, no adoecem, no tiram frias e no visitam a famlia. Segundo o sindicato este carto aceito no comrcio local e at em clubes de prostituio (DHESCA BRASIL, 2011, p. 17). Matria publicada na Revista Piau12 relata vrias denncias das condies de trabalho nas obras de Jirau:
- Trabalhadores relataram que foram contratados por R$ 800,00 e recebiam apenas R$ 700,00; - No pagamento das horas extras: a gente passava da hora do expediente, suava para ver se pegava um dinheirinho a mais, mas pagavam s o horrio normal e algumas horazinhas. O resto a gente trabalhava de graa para eles. - Reclamaes quanto ao pagamento de dois benefcios: participao nos lucros e o big card. O de participao nos lucros foi acordado com o sindicato e poderia render R$ 700,00 a cada trabalhador, mas nunca foi pago. O big card um auxlio como a cesta bsica, a Camargo Corra pagava R$ 110,00 enquanto que empreiteiras menores e subcontratadas chegavam a pagar R$ 350,00. - Intimidao e ameaas: em Jirau haviam duas categorias de funcionrios segundo a cor dos uniformes os amarelinhos (so os chefes e encarregados) e os verdes (os pees). De acordo com as denncias publicadas os amarelinhos ameaavam os verdes de envi-los para trabalhar em uma rea chamada Buraco, a mais quente das obras que combinava duro trabalho a cu aberto com o calor da regio. Tambm denunciaram os privilgios, onde nos alojamentos dos encarregados dormiam duas pessoas em cada quarto, enquanto que no dos pees dormiam oito.
12

Fogo na Usina do Desenvolvimento Acelerado matria de Fbio Fujita, publicada na Revista Piau, ano 5, maio de 2011.

14

Os encarregados usavam de sua situao para fazer churrasco e levar mulheres para seus cmodos, o que era proibido. Um dos operrios declara ter visto um capataz dar um tapa em um peo porque este escondeu uma laranja no bolso do uniforme para comer no alojamento, o que tambm era proibido. Os capatazes tambm faziam isto, mas os seguranas faziam vista grossa para estes. Na ocasio da rebelio o setor dos vigilantes foi o primeiro ao que os operrios tocaram fogo. - Alimentao: devido s longas filas nos refeitrios muitos trabalhadores no conseguiam almoar, pois acabava o perodo de uma hora para almoo e os mesmos ainda no haviam sido atendidos. Eu vi um cara do meu lado desmaiar porque no conseguia comer. Ainda: Se o peo esquecesse o crach, no comia. O segurana via o sujeito todo suado, via que tinha acabado de trabalhar, e mesmo assim no liberava. A alimentao era de pssima qualidade: o arroz era duro, e tudo que sobrava eles faziam uma misturada dentro de um panelo: frango, carne, pedao de bucho, pescoo de galinha (....) a mesma comida era repetida duas ou trs vezes. - Condies de segurana no trabalho: segundo a declarao dos operrios um dos grandes riscos para o trabalhador era a mudana de funo. Se um operrio contratado como armador e demonstra habilidade, por exemplo, com o manuseio do martelete, ele pode ser realocado para esta funo. Ento o trabalhador vai para o martelete, mas o almoxarifado no libera o equipamento de segurana para ele, porque armador. Ainda: Assim ningum liga para nada e aqui falta tudo como luva, botina, culos protetor. Vi gente que caiu de escada de 5 metros. O cara estava sem cinto de proteo. - Condies de sade: os trabalhadores denunciaram que o ambulatrio mdico ficava h dois km de distncia, faltava remdio, e que na farmcia local os medicamentos eram vendidos com preos majorados. - Consumo de lcool e outras drogas: embora proibido, muitos trabalhadores consomem lcool e drogas no canteiro de obras. Um dos operrios declara que o consumo de lcool e drogas rola solto. Relata sobre um falso pastor que trabalhava de dia e a noite, fingindo pregar, vendia drogas perto do alojamento. Os trabalhadores citaram o crack e a cocana como as drogas mais comuns nos canteiros e contaram que estas drogas passavam com facilidade pela vigilncia. (FUJITA, 2011, pp. 38 42).

Quando ocorreu a rebelio dos trabalhadores o presidente da Fora Sindical e deputado federal pelo PDT Paulinho Pereira declarou em uma reunio convocada pelo governo para discutir as greves nos canteiros de obras: Como que bota na selva amaznica centenas de homens sem mulher? Era preciso ter bordis nos canteiros de obras.13 Esta declarao do sindicalista mostra que concepo ele tem sobre as mulheres, de serem mercadorias para apaziguar a revolta dos trabalhadores. A posio dos sindicatos na ocasio das revoltas foi de defenderem o Estado e o patronato, o que demonstra o grau de fascismo e corporativizao de algumas organizaes de

13

Fonte: http://www.diarioliberdade.org/index.php?option=com_content&view=article&id=14298:paulinho-da-forca-ea-prostituicao-para-acabar-com-a-greve-&catid=57:mulher-e-lgbt&Itemid=70, acesso em 08/04/2011

15

trabalhadores nos pases dominados. Em repdio a estas posies os trabalhadores organizam-se e exigem seus direitos, conforme vemos no panfleto Camargo Corra mantm operrios presos (ver Anexo ). As obras das hidreltricas trouxeram graves problemas sociais ao estado de Rondnia. Segundo o Censo do IBGE (2010) a populao da cidade de Porto Velho de 426.558 pessoas, um aumento de 22% decorrente da chegada de migrantes e trabalhadores que para l se deslocaram desde o incio das obras das hidreltricas. As condies de infraestrutura, saneamento bsico, sade e educao na cidade so extremamente precrias, dado que o setor pblico no criou as condies necessrias para receber dezenas de milhares de trabalhadores que l chegaram. Em Porto Velho o nmero de homicdios cresceu 44% entre 2008 e 2010. Entre 2007 e 2010 os estupros aumentaram 208% (DHESCA BRASIL, 2011, p. 22). Entre 2009 e 2010 o nmero de ocorrncia por abuso sexual contra crianas e adolescentes mais que dobrou, passando de 306 para 636, respectivamente14. A populao de Porto Velho aumentou no s devido aos trabalhadores das obras do PAC, mas tambm devido ao aumento do xodo rural dos camponeses. Atingidos pelas obras eles foram removidos para outros locais e tiveram sua condio de vida piorada devido ao fato de terem recebido lotes muito pequenos (6 e a 9 hectares) e da produtividade da terra ser mais baixa conforme relatos de camponeses publicados no relatrio da Dhesca Brasil (2011) :
O engenheiro agrnomo deles (das empresas) disse que a terra deveria dar 120 sacas de farinha por hectare, mas que no chegaria a 80. Na verdade, deu s 3 sacas por hectare. Na mesma conversa a empresa prometeu que para o agricultor que no desse certo nas novas reas eles buscariam outras alternativas. A nica coisa que fizeram foi uma indenizao adicional de 19 sacas. (...) que no incio das obras os agricultores foram proibidos pela Santo Antnio Energia de plantar durante 7 meses, e que essa produo nunca foi indenizada. Que a maior parte dos agricultores tinha mais de 20 hectares para plantar, mas o mximo que eles receberam foi 9 hectares numa rea muito ruim que era s cascalho, e que a casa de farinha que foi construda para a comunidade no est funcionando por falta de equipamentos (DHESCA

BRASIL, 2011, p. 19, destacado nosso).


Fonte: No curso das usinas, os desvios dos homens, Correio Brasiliense, 28/08/2011, acessvel em: http://www.coreioweb.com.br
14

16

Os projetos em curso acarretam, alm dos graves problemas para as cidades afetadas pelas obras do PAC, tambm provocam a morte dezenas de trabalhadores. Desde 2008 40 trabalhadores morreram em obras do PAC, vrias destas mortes ocorreram nas obras das hidreltricas15. Pressionados pelos prazos do governo para alcanar mais rapidamente o trmino das obras e objetivando o faturamento de R$ 8,5 milhes por dia que sero gerados por Jirau e Santo Antnio j no incio de suas atividades, as empresas submetem os operrios as mais duras condies de trabalho visando aumentar a produtividade, com ritmos e intensidade extremamente elevados. A vida de dezenas de milhares de trabalhadores pouco conta apenas uma nota da empresa dizendo que lamenta o ocorrido em casos de mortes, como fez a Camargo Corra por ocasio da recente morte do operrio Antonio de Meneses Rocha, de 25 anos, que trabalhava como carpinteiro em Jirau e teve o crnio esmagado por uma pea que caiu nas instalaes do vertedouro em Jirau.

Consideraes finais A gerncia do Estado brasileiro hegemonizada por uma das fraes da grande burguesia burocrtica ou compradora na gesto do governo nacional. Podemos verificar que governos como Vargas, JK, Joo Goulart e o perodo da ditadura militar, foram gerenciados pela frao da grande burguesia burocrtica. A grande participao estatal na economia deste perodo produziu um consenso principalmente no meio acadmico de que havia no pas um estado desenvolvimentista. O governo Collor e os dois governos de FHC representaram a reestruturao neoliberal da economia e entendemos que nestes governos a grande burguesia compradora estava no poder do estado realizando grandes privatizaes e retirada de importantes direitos trabalhistas duramente conquistados pelos trabalhadores. O governo do PT tambm retirou direitos trabalhistas, porm por ser representante da frao da burguesia burocrtica lanou e financiou grandes obras de infraestrutura, criou empresas estatais e estatizou empresas antes privatizadas. Em 2007 lanou o PAC como o programa governamental de maior envergadura desde o perodo do
15

Dados da material Morte e progresso, Jornal O Globo, 27/03/2011, Caderno De economia ( p. 35).

17

governo militar. Este programa de acelerao de crescimento serviu como um freio para amortizar as conseqncias da grave crise econmica mundial de 2007 sobre o pas. A dicotomia gerada pelo capitalismo entre riqueza e pobreza como analisou Marx em O Capital, se reproduz de forma mais acentuada e profunda nos pases de capitalismo burocrtico. Nestes pases o capital conta com um excedente muito maior de fora de trabalho, expulsa aos milhes do campo pelo latifndio e seus jagunos. Como podemos explicar que as obras do PAC puderam imediatamente deslocar um contingente de mais de 80.000 pessoas para diversas regies do pas a no ser se analisamos a estrutura do campo, a situao de milhes de camponeses sem terra e trabalhadores das cidades que por nada terem se submetem s condies impostas nas relaes semifeudais de produo. A rebelio nas obras do PAC em maro deste ano foi o repdio dos trabalhadores extrema explorao a que esto submetidos nestes empreendimentos. A resposta do estado foi mais represso, envio da fora nacional de segurana e mais leis repressivas sobre a classe trabalhadora com o aval das centrais sindicais. As empresas responderam com 4.000 demisses, velha ameaa que sempre pairou sobre os trabalhadores, que nada tem a vender, a no ser sua fora de trabalho, mesmo que no limite a venda do trabalho signifique tantos danos e at a perda da vida. A submisso do governo brasileiro ao imperialismo revela seu carter semicolonial; a crise exposta pelas rebelies deixa a nu as relaes sociais de produo atrasadas e a soluo estatal a tal crise, ou seja, a represso combinada com a estratgia pelega das corporaes sindicais. O carter do estado burgus-latifundirio o elemento central para o entendimento dos reais objetivos das classes dominante no pas e do imperialismo como perspectiva de maior submisso do pas e do seu povo s condies mais precrias de vida e de horizonte.

18

Referncias de bibliografia BARTESAGUI, Lucia et alii. IIRSA - Integracin de Infraestructura Regional Sudamericana OTRO PASO EN LA EXPLOTACIN DE LOS PUEBLOS Y TERRITORIOS SUDAMERICANOS, Uruguay, Programa Uruguay Sustentable Redes Amigos de La Tierra Uruguai, 2066 BOAS, Taylor. RICHARDSON, Neal. HIDALGO, Daniel. The spoils of victory: campaign donations and government contracts in Brazil. Disponvel em http://people.bu.edu/tboas/political_investment.pdf , acesso em 04/09/2011. CARVALHO, Guilherme. Elementos para analizar los grandes proyectos de infraestructura em la Amaznia. Observatrio de Multinacionais da Amrica Latina. Disponvel: http://www.omal.info/www/article.php3?id_article=4176, acesso em 04/09/2011. Davis, Mike. Imperialismo e holocaustos coloniais. Rio de Janeiro, Record: 2002. DHESCA BRASIL. RELATRIO PRELIMINAR DE MISSO DE MONITORAMENTO. Violaes de Direitos Humanos nas Hidreltricas do Rio Madeira. Dhesca Brasil, Abril de 2011. Disponvel em: http://www.dhescbrasil.org.br/ FUJITA, Fbio. Fogo na Usina do Desenvolvimento Acelerado. in Revista Piau, maio de 2011. LAZZARINI, Srigo G. Capitalismo de laos. Os donos do Brasil e suas conexes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. LENIN, V.I. O imperialismo: fase superior do capitalismo. So Paulo: Centauro, 2000, 1916. MARTN MARTN, Vctor O (2007 a). El papel del campesinato en la transfomacon del mundo actual. Valencia: Baladre, 2007 . ------------------------------------ (2007 b). La semifeudalidad y el atraso de Espaa. El Ejemplo del sur. Madrid: Catarara, 2007. MARX, K. O Capital. Vol I, So Paulo: Nova Cultural (Os economistas) 1985.

19

Anexo: Panfleto do Comit de Base dos Trabalhadores das Usinas de Jirau e Santo Antnio

20

Potrebbero piacerti anche