Sei sulla pagina 1di 7

Teste de Avaliao Biologia e Geologia 11 1Perodo/ 1 Teste

Cotaes

I
A figura 1 esquematiza a experincia de Griffith. Com base na figura 1 e nos conhecimentos que possuis, responde s questes que se seguem.

1.1. Explica a morte do rato na etapa 1 da experincia. 1.2. Explica a razo da sobrevivncia do rato na etapa 2 da experincia. 1.3. Explica a razo da sobrevivncia do rato na etapa 3 da experincia. 1.4. Conclui acerca da morte do rato na etapa 4 da experincia. 2. Analisa os grficos da figura 2 que representam o efeito dos antibiticos A e B sobre protenas bacterianas.

2X4

Figura 2 Efeitos dos antibiticos A e B sobre as protenas bacterianas.

2.1. Selecciona a opo que, considerando as informaes dos grficos da figura 2, permite afirmar correctamente que... A. os mRNAs transcritos antes da adio do antibitico B so traduzidos. B. diminuio da sntese de protenas resulta da inibio da duplicao do DNA. C. os dois antibiticos - A e B - actuam sobre o mesmo alvo. D. o antibitico A impede a sntese de novas molculas de mRNA. 2.2. Justifica a resposta dada questo anterior.

12

Nuno Correia

2.3. Faz corresponder S (sim) ou N (no) a cada uma das letras que identificam as afirmaes seguintes, de acordo com a anlise dos grficos da figura. A. O antibitico A inibe a formao de mRNA. B. O antibitico A inibe a sntese proteica. C. O antibitico B inibe a sntese de pr-RNAm. D. Os antibiticos A e B inibem a sntese proteica. E. O antibitico B inibe a sntese de codes. F. O antibitico A actua de forma a inibir a sntese de DNA. G. O antibitico B actua no ncleo. 2.4. A penicilina um antibitico usado para combater infeces bacterianas. Actua de forma especfica impedindo apenas a sntese de molculas que constituem a parede celular das bactrias. Deste modo, as bactrias vem-se privadas das suas paredes celulares acabando por morrer por choque osmtico. Explique o facto de a penicilina destruir as clulas bacterianas e, em simultneo, preservar as clulas humanas. 3. Classifica em verdadeiras (V) e falsas (F) as afirmaes seguintes, relativas transferncia de informao gentica. A. Uma protena que contenha 500 aminocidos tem de ser codificada por um RNA mensageiro contendo, no mnimo, 1500 nucletidos. B. Um nico aminocido pode ser codificado por mais de um codo, mas o mesmo codo no pode codificar dois aminocidos diferentes. C. A sequncia dos codes no RNA mensageiro determina a sequncia dos aminocidos de uma protena. D. A sntese de protenas nos organismos procariticos e eucariticos acontece nos ribossomas. E. A informao gentica, geralmente, flui no sentido DNA-RNA-protena. F. Na duplicao do DNA, como na sntese do RNA, as duas cadeias do DNA so usadas como molde. G. As mutaes so consideradas fontes primrias de variabilidade. H. A sequncia dos codes no RNA de transferncia determina a sequncia dos aminocidos de uma protena. L. A traduo do RNAm efectuada segundo a ordem dos intres. 4. Em relao ao cdigo gentico, foram feitas as seguintes afirmaes: I. II. III. IV. Cada tripleto de bases azotadas de uma cadeia do DNA corresponde a um aminocido. O RNAm contm as informaes para as protenas que devem ser sintetizadas. O RNAm, de acordo com o anticodo que possui, liga-se a um aminocido especfico. Vrios aminocidos so codificados por um tripleto de nucletidos. Transcreve a opo que as avalia correctamente. A. I e II so verdadeiras; III e IV so falsas. B. I e IV so verdadeiras; II e III so falsas. C. II e III so verdadeiras; l e IV so falsas. D. II e IV so verdadeiras; l e III so falsas. 5. Comenta a frase seguinte: "O cdigo gentico no ambguo".

12

10

10

Nuno Correia

II
1. Observe o grfico seguinte cujas curvas podem traduzir a distncia dos cromossomas-irmos aos plos do fuso mittico e a distncia entre os centrmeros desses cromossomas-irmos, numa clula ao longo da anfase.

Grfico 1

1.1. Indique qual a curva do grfico que traduz correctamente a variao da distncia: a) dos cromossomas-irmaos aos plos do fuso mittico da clula ao longo da anfase; b) entre os centrmeros dos cromossomas-irmos. 1.2. Justifique a sua resposta para a alnea a). 2. A vinblastina um quimioterpico usado no tratamento de pacientes com cancro. Sabendo que essa substncia impede a formao dos microtbulos do fuso mittico, explique a sua aplicao no tratamento de cancros. 3. Leia atentamente o seguinte texto. Diferenciao celular O Echizen kurage uma medusa gigante, venenosa e pertencente ao Filo dos Cnidria, sendo conhecida como a "medusa de Nomura". Esta pesa cerca de 200 quilos estando a proliferar no Mar do Japo e a destruir a principal fonte de abastecimento alimentar e rendimento do pas, a pesca. Desconhecem-se as razes que levaram sua rpida multiplicao nos ltimos meses, mas o problema tornou-se to grave que os governos do Japo, China e Coreia do Sul tm-se reunido para discutir possveis estratgias para controlar a invaso. No Japo foi formada uma comisso contra as medusas e os pescadores tm trabalhado em tecnologias para manter estes predadores longe das suas redes. "Quando se despedaa uma surgem muitas mais para tomar o seu lugar", dizem os pescadores em desespero depois de serem forados a parar a pesca do salmo, na poca que costuma render lucros substanciais. O problema foi revelado pela primeira vez no final do Vero, quando pescadores, envolvidos na captura de anchovas, salmes e outras espcies, comearam a descobrir nas suas redes um nmero anormalmente elevado de medusas gigantes. Alguns cientistas apontam como causas o aquecimento global, que mais favorvel reproduo das medusas, ou as intensas

2X2 8

12

Nuno Correia

chuvas na China durante o Vero, que empurraram uma quantidade elevada de nutrientes para as guas do Japo e fizeram proliferar o plncton que serve de alimento a estes seres. No entanto, novos estudos que esto a ser feitos revelam que uma das "solues" que foi encontrada pelos pescadores para a morte das medusas pode estar a agravar o problema. Estes projectaram redes com fios finos e cortantes e com uma malhagem que permite a libertao dos peixes, mas aprisionam as medusas, cortando-as em fatias. 3.1. Seleccione a alternativa que completa correctamente os espaos da seguinte afirmao. Com o aumento da temperatura global, as guas mais quentes tornam-se um ambiente favorvel s medusas e estas passam a proliferar, geralmente, por reproduo_____________ que um processo que permite formar________________descendentes. As redes dos pescadores permitem a reproduo do tipo________________ (A) assexuada (...) mais lentamente (...) gemulao. (B) sexuada (...) mais rapidamente (...) partenognese. (C) assexuada (...) mais rapidamente (...) fragmentao. (D) sexuada (...) mais lentamente (...) multiplicao vegetativa. 3.2. Seleccione a alternativa que completa correctamente os espaos da seguinte afirmao. No tipo.de reproduo promovida pelas redes montadas pelos pescadores intervm divises do tipo ._____________e os descendentes designam-se_____________ (A) mitose (...) clones. (B) meiose (...) clones. (C) mitose (...) gomos. (D) meiose (...) gomos. 3.3. Explique a frase do texto: "Quando se despedaa uma surgem muitas mais para tomar o seu lugar." 4. Estabelea a relao entre os termos da coluna e as afirmaes da coluna opo que apresenta a sequncia correcta da relao que estabeleceu.. Coluna I Coluna II A. Formao de clulas reprodutoras resistentes dessecao que podem originar um novo indivduo quando colocadas em condies favorveis. B. Desenvolvimento de um vulo no fecundado pelo gmeta masculino. C. Formao de novos seres a partir de estacas caulinares. D. Reproduo assexuada que se caracteriza pela formao de gomos. E. Desenvolvimento de um indivduo a partir de pores vegetativas do corpo. F. Diviso de um ser com formao de dois com dimenses idnticas.

10

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Partenognese Multiplicao vegetativa Bipartio Gemiparidade Esporulao Fragmentao

(A) 5, 3,1, 4, 2, 6 (B) 3, 4, 5, 6,1, 2 (C) 5,1, 2, 4, 6, 3 (D) 2, 3,1, 5, 4, 6 (E) 5, 4, 3, 2,1, 6

Nuno Correia

5. O grfico seguinte representa variaes quantitativas no teor do DNA nuclear durante acontecimentos envolvendo divises celulares e fecundao numa espcie de ratos.

5.1. Os intervalos C-D, L-M e P-Q correspondem, respectivamente, a fases em que ocorrem a... (A)... replicao de DNA, meiose II e mitose. (B)... meiose l, meiose II e replicao de DNA. (C)... mitose, meiose l e fecundao. (D)... replicao de DNA, meiose l e meiose II. (E) ... mitose, meiose II e fecundao. (Seleccione a opo correcta.) 5.1.1. Justifique a opo que seleccionou. 5.2. Sabendo que uma clula somtica do rato do esquema tem 40 cromossomas, classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmaes: (A) Cada clula do rato que passe do intervalo A-H d origem a 8 clulas com informao gentica semelhante. (B) Cada clula do rato, depois de passar pelo intervalo C-D, passa a ser haplide. (C) Uma clula que passe pelo intervalo L-M d origem a dois ncleos haplides, em que cada uma possui 20 cromossomas e 40 cromatdios. (D) As clulas que se encontram em O e P so haplides. (E) As clulas que se encontram em R so diplides. (F) Uma clula em F apresenta os cromossomas com dois cromatdios. 5.3. Em relao ao processo meitico, correcto afirmar que... (A) ... o crossing-over pode ocorrer entre cromossomas no homlogos. (B) ... o produto final da meiose igual a duas clulas-filhas com a metade da quantidade de DNA da clulame. (C) ... no ocorre a formao de placa equatorial durante a metfase l e a metfase II. (D) ... a diviso equacional da meiose caracterizada pela formao de pontos de quiasmas onde pode ocorrer troca de pores de cromatina entre cromossomas homlogos. (E) ... os cromossomas homlogos separam-se durante a anfase l e, durante a anfase II, separam-se os cromatdios. (Seleccione a opo correcta.)

Nuno Correia

5.4. Analise as associaes feitas em relao s diferentes fases de diviso da clula por meiose. I. Anfase l - Cromossomas atingem o mximo de encurtamento e atingem os plos da clula com clivagem dos centrmeros. II. Prfase l - Formao de dadas cromossmicas com possibilidade de permuta de informao gentica entre cromossomas homlogos. III. Metfase l - Os cromossomas esto alinhados na zona equatorial da clula e unidos pelos pontos de quiasmas. IV. Telfase l - Em cada um dos plos das clulas-filhas encontra-se o mesmo nmero de cromossomas da clula-me. V. Metfase II - Cromossomas encontram-se em ascenso polar. VI. Telfase II - Cada uma das clulas formadas apresenta cromossomas geneticamente diferentes e com um nico cromatdio cada. Seleccione a alternativa cujas associaes feitas esto correctas. (A) II, III, VI. (B) II, IV, VI. (C) II, III, V. (D) l, III, V. (E) l, V, VI 5.5. Espcies que realizam normalmente a reproduo assexuada tendem, quando sob stress ambiental, a recorrer reproduo sexuada. Seleccione a opo que apresenta a vantagem que justifica essa mudana no processo da reproduo. (A) Maior dispndio energtico na produo de gmetas. (B) Maior produo de clones que permite uma disperso da espcie mais rpida. (C) Maior aumento do nmero de descendentes a cada ciclo reprodutivo. (D) Aumento da variabilidade gentica na descendncia. (E) Aumento da velocidade de reposio da populao. 5.5.1. Justifique a opo que seleccionou. 6. H diversos relatos da ocorrncia, no reino animal ou vegetal, de cruzamentos entre indivduos de espcies diferentes, resultando em indivduos hbridos interespecficos. Os indivduos oriundos desses cruzamentos so, geralmente, estreis porque... (A) ... as suas clulas no possuem ncleo. (B) ... a metfase da mitose pode no ocorrer. (C) ... esses indivduos, geralmente, apresentam vrios pares de cromossomas homlogos. (D) ... esses indivduos no possuem rgos sexuais. (E) ... no possuem pares de cromossomas homlogos, por isso, a probabilidade de formao de gmetas viveis muito pequena. (Seleccione a opo correcta) 7.O albinismo uma doena comum em animais e plantas. Explique porque razo no possvel encontrar plantas portadoras da referida mutao?

10

10 Total = 200 Pontos

FIM

Nuno Correia

Nuno Correia

Potrebbero piacerti anche