Sei sulla pagina 1di 12

11.

Congresso Paulista de Educao Fsica Jundia (SP), de 7 a 10/6/2007

RECREAO COOPERATIVA
Prof Marlia Freire mariliafr@terra.com.br Prof. Sandro Carnicelli Sandro_unesp@yahoo.com.br LEL Laboratrio de Estudos do Lazer

CONCEITOS Muitas pessoas confundem os termos: ldico, tempo livre, lazer, Recreao, Jogos e Brincadeira, sendo que, para cada um destes conceitos existe um significado e um sentido especfico. Ldico um comportamento primrio da espcie humana e todo ser humano, criana, adolescente, adulto e terceira idade pode manifestar este estado de esprito em qualquer tempo, espao e lugar, tendo como caractersticas a expresso mais livre e espontnea, que predispe os indivduos a brincar, a sorrir, a se alegrar, ser criativo e se animar. Observa-se que, o comportamento ldico pode ser mais facilmente manifestado dentro do tempo livre, fora das obrigaes sociais, pelas caractersticas de maior flexibilidade no horrio, no espao e na organizao das atividades. Atualmente, as pessoas dividem s 24 horas do dia, com atividades produtivas e no-produtivas, e nem sempre essas horas dirias so divididas de maneira uniforme, sendo 8 horas disponveis para dormir, 8 horas para trabalhar e 8 horas para usufruir atividades desenvolvidas no mbito do Lazer, o que seria ideal. Na maioria das vezes, se trabalha mais do que 8 horas por dia, acarretando um prejuzo nas outras atividades, que juntas, poderiam complementam o ser humano, nos seus aspectos ludens, fabril e expressivus, tendo como objetivo prioritrio proporcionar ao ser humano, o descanso, o divertimento e o desenvolvimento pessoal e social. O ser humano moderno muito mais fabril, produtivo, preocupado com o trabalho, com o lado profissional ao extremo, do que ludens e expressivus, voltado aos aspectos da criatividade, da imaginao, da fantasia, do desvelar das emoes e sentimentos mais intenso e significativo.

Na poca atual, a tendncia ocupar o tempo livre, com atividade de carter de trabalho, ao invs de investir em atividades com caractersticas de festa, msica, dramatizao, dana, contato com o belo, com os jogos e as brincadeiras. Tempo livre o resultado da organizao social do trabalho, que surgiu com a reivindicao dos trabalhadores por um tempo que pudesse recuperar as energias gastas no trabalho, descansar, entreter-se ou simplesmente um tempo para no fazer nada, ou ainda, fazer o que bem quisesse. O Lazer surge como um fenmeno social, vivenciado dentro do tempo livre, com atividades motivadoras, significativas, e diversificadas, tendo como contedos culturais, 7 interesses a saber: os interesses fsico-esportivos, os manuais, os intelectuais, os artsticos, os sociais, os tursticos e os virtuais. A Recreao uma das maneiras de desenvolver estes 7 contedos culturais, a exemplo dos interesses Fsico-esportivos , que compreendem um jogo de futebol ou de voleibol na praia num final de tarde ou final de semana. Dependendo do tempo, da atitude e da atividade, pode ser considerado Lazer ou somente uma atividade recreativa, a exemplo do jogo de voleibol na praia num final de tarde ou final de semana com amigos, e de um jogo de voleibol nas aulas de Educao Fsica Escolar, o primeiro tido como uma atividade de Lazer e o segundo como uma atividade Recreativa. No que se referem aos interesses Manuais, pode-se ter como exemplos, o tear, o tricot, o croch, o jogo de xadrez, de damas, o Gamo, dentre outros. Quanto aos interesses Intelectuais, pode-se considerar todos os cursos feitos que culminam com uma aprendizagem, a exemplo de um curso de culinria, de curta metragem e at mesmo um curso de xadrez e de damas. Referentes aos interesses Sociais encontram-se as festas, os rodeios e os encontros de finais de semana entre amigos. Os interesses Artsticos se referem aos desenhos, a pintura, a escultura, ao canto, a dana, reunindo todas as linguagens da arte. No que tange os interesses Tursticos, os mesmos compreendem as atividades realizadas durante os passeios feitos com deslocamento de um lugar para o outro, permanecendo no local por mais de 24 horas, exigindo uma certa estrutura quanto estadia e transporte local.

Os interesses Virtuais podem ser considerados todas as atividades realizadas por meio do computador, a exemplo dos jogos virtuais, das salas de bate-papos, do orkut, do MSN, dentre tantos outros recursos. Os jogos e as brincadeiras se inserem dentro da Recreao, tendo os jogos caractersticas mais definidas, com regras marcantes, a exemplo do jogo de peteca que jogado em qualquer lugar do mundo, lanando a peteca com a palma das mos para a outra pessoa ou campo adversrio; e as brincadeiras, no necessariamente precisam ter regras especficas, predeterminadas a priori e com um tempo limitado para sua durao, a exemplo da brincadeira de bonecas, de casinha, de carrinho, sem tempo, lugar e espao para acontecer, podendo ser brincado individualmente ou em grupo. ASPECTOS HISTRICOS Atualmente, o lazer no tem recebido a devida ateno e importncia por parte da populao, sendo considerado como algo sem utilidade, desnecessrio e suprfluo, ou ento associado, muitas vezes, a questes financeiras para sua fruio. O lazer, alm de ser um direito garantido por lei, ele essencialmente fundamental para o desenvolvimento do ser humano, devido ao seu potencial ldico, necessrio espcie humana. Embora considerado como futilidade, uma grande parte da populao no sabe o que fazer quando dispe de um tempo livre, usufruindo deste tempo com mais atividades produtivas, como por exemplo, atividades ligadas a pacotes tursticos e parques de diverses, tendo uma grande dificuldade em usufruir atividades no mbito do lazer. Para entender sobre o fenmeno lazer, torna-se necessrio situa-lo dentro de um contexto histrico cultural e social. Na Grcia clssica, o tempo livre era denominado de cio, sendo bastante valorizado pelos atenienses e at mesmo na escola o cio tinha seu lugar, existindo momentos de repouso e paz, havendo uma mistura entre trabalho e no-trabalho, ou seja, as atividades realizadas no tempo de no-trabalho eram um meio de alcanar a liberdade e a felicidade. Com o surgimento do cristianismo, as questes religiosas so excessivas e o cio passa a ser visto como a busca de Deus e o cultivo f, restringindo o tempo de notrabalho s atividades festivas religiosas, o que enfatizava a preocupao com a salvao da alma.

Com a reforma protestante, houve uma supervalorizao do trabalho em detrimento do cio, dando incio a sociedade capitalista e consumista. Neste primeiro momento, denominado de sociedade Pr-industrial, o jogo e o trabalho se misturavam, no podendo ser considerado como lazer, pois no existia um tempo isolado, parte, ambos faziam parte do mesmo cenrio. Com a Revoluo Industrial, inicia-se um segundo momento, denominado de sociedade industrial, modificando o cenrio entre tempo de trabalho e tempo de notrabalho (tempo livre), sendo supervalorizado o trabalho, as questes econmicas e produtivas, e desvalorizando as questes afetivas e relacionadas sensibilizao. As mudanas de valores e comportamentos foram se modificando ao longo da histria o que influenciou o trabalho, o lazer, a educao, dentre outros. Torna-se fundamental a todos os envolvidos com o fenmeno lazer, uma atitude crtica, consciente e cooperativa contribuindo para que as atividades no mbito do lazer revertam em benefcios individuais e sociais, melhorando a qualidade de vida, a promoo da sade e deixando de ser apenas uma mera atividade, fazendo por fazer, mas prioritariamente fazendo por opo e com sentido. Este nosso desafio enquanto futuros animadores culturais.

RECREAO COOPERATIVA

1 Atividades de Expresso Corporal:


Atividade de Expresso Corporal a capacidade perceptivo-motora de comunicar-se por meio da expresso criativa, prazerosa e carregada de contedo emocional. Exemplos: Cantando e interagindo Material: Nenhum Formao Inicial: Os alunos estaro dispostos vontade pelo salo. Desenvolvimento: Os alunos iro se locomover vontade pelo salo, estalando os dedos e cantando a msica a seguir: Se voc quiser saber um nome Vamos sair por a Fazendo muitos mais amigos Conhecendo este aqui. Ao final da msica apontar os indicadores para uma pessoa. A partir dessa indicao, a atividade ser feita em dupla, quando um escrever com a ponta do indicador algo sobre ele na costas do companheiro, a exemplo de alguma que ele goste de fazer, comer ou outro informao qualquer. Aquele que receber a mensagem expressa nas costas dever adivinhar e vice-versa. A brincadeira se reinicia at que se observe desinteresse por parte dos participantes.

Leo caador - espingarda Material: Nenhum Formao inicial (disposio dos participantes): Inicialmente os alunos esto em dupla, depois em quarteto, sempre dobrando o nmero de participantes, at que todos vo estar divididos em dois grandes grupos, posicionados em fileiras, uma de costas para a outra. Desenvolvimento: Dois dois, posicionados um de costas para o outro, sendo que cada um dever escolher ser leo, espingarda ou caador e expressar por meio de gestos, as garras e o rugido de um leo; os braos empunhando uma espingarda ou uma das mos na testa como se estivesse avistando um animal. Ao comando do professor, os alunos se viram, um de frente para o outro e representam a personagem que escolheu. Se o resultado for, Leo e espingarda, a espingarda mata o leo; leo e caador, o leo mata o caador; espingarda e caador, o caador vence ( como no jogo do j quem p). Aps um tempo de jogo, o professor determina unir dupla contra dupla, quarteto contra quarteto e assim at que todos estejam divididos em dois grandes grupos cooperativos, onde todos ganham e ningum perde. Variaes da atividade: Pode iniciar em trio, ao toque de uma msica ou criando outras personagens. Marinheiros da Europa Material: Nenhum Formao inicial (disposio dos participantes): Os alunos estaro divididos em dois grupos, posicionados em fileiras, um do lado do outro e de braos entrelaados (enganchados), sendo que, uma fileira estar de frente para a outra. Desenvolvimento: Ao comando de incio do professor, os grupos se confrontam na seguinte seqncia: Ns somos marinheiros da Europa - Que vieram fazer aqui? Ns viemos combater! Ento combate que eu quero ver!. Nesse momento os dois grupos se renem separadamente e decidem conjuntamente criar um gesto ou uma expresso corporal, para que depois de um tempo determinado pelo professor eles possam adivinhar o significado e o que cada grupo quis comunicar. Variaes da atividade: A seqncia pode ser alterada, a exemplo de, Ns somos marinheiros da Europa Que vieram fazer? Muitas coisas belas! Esto faam que eu quero ver!. A noite mal assombrada Material: CD e som Formao inicial (disposio dos participantes): O professor pede aos alunos que escolham uma personagem para representar, tendo que escolher um fantasma, ou uma bruxa ou um vampiro. Pede para cada grupo representar o personagem, antes de tocar a msica. Desenvolvimento: Ao iniciar o som da msica da noite no castelo, num momento pr-determinado na msica, os alunos iro representar por meio de gestos e sons os respectivos personagens escolhidos, dramatizando os personagens que habitam a noite num castelo mau-assombrado. No final, uma grande surpresa!!! H, h, h, h, h... Telefone sem fio corporal Material: Nenhum Formao inicial: Dividir os participantes em grupos de 5 ou mais, dispostos em colunas (um atrs do outro).

Desenvolvimento: Todos os participantes devem estar com os olhares direcionados para frente, sem olhar para trs. A atividade inicia quando o ltimo participante da coluna cria um movimento ou expresso, toca a ponta dos dedos nas costas do participante logo a sua frente, e este vira para trs para ver qual o movimento criado pelo ltimo participante, devendo o penltimo passar o movimento, ou seja, a mensagem corporal para frente, da mesma forma que recebeu, tocando com a ponta dos dedos nas costas e executando o movimento criado pelo ltimo participante, at chegar ao primeiro participante da coluna. Amigos de J Material: Nenhum Formao inicial (disposio dos participantes): Em crculo, todos os alunos de mos dadas. Desenvolvimento: A -Os alunos iro cantar e movimentar-se de acordo com o ritmo da msica: Amigos de J, jogavam cachang, (movimentando para a direita por meio de passes largos) Tira (pula para trs com os dois ps) Pe (pula para frente) Deixa ficar (trs pulos no mesmo lugar) Festeiros com festeiros (passes para a direita) Fazem (uni os ps) Zig-zig-z (pula com os dois ps juntos para a direita, esquerda e direita) Festeiros com festeiros (passes para a direita) Fazem (uni os ps) Zig-zig-z (pula com os dois ps juntos para a direita, esquerda e direita) Variaes da atividade: Os alunos podero cantar e movimentar abraados ou com a utilizao de um basto (cabo de vassoura) na mo. Poder tambm movimentarse para o lado esquerdo, no sentido horrio, alm de tapar os olhos com vendas.

2 Rodas e brincadeiras cantadas:


As Rodas e Brincadeiras Cantadas fazem parte do folclore e so consideradas como atividades ldicas por excelncia que permitem mais facilmente a manifestao do comportamento ldico. Estas atividades ldicas constituem-se como formas de linguagem, cantando, dramatizando e danando, em sntese, fazendo a histria do corpo brincante por meio dos contedos imateriais adquiridos ao longo dos tempos, trazendo benefcios prprios e sociais. Raich Material: Nenhum (prprio corpo). Formao inicial (disposio dos participantes): em crculo. Desenvolvimento: Um aluno pr-determinado ir iniciar da seguinte forma: Dir Raich, Raich, Raich; em cada um deles ir criar um movimento utilizando mos e ps e os demais repetiro. Na seqncia cantar uma msica: tche, tche, gore, tche, tche, goriza, Liza, Liza liza, amontche, amontche, tche, no ritmo escolhido criando novos movimentos. Terminando ele apontar uma nova pessoa para continuar a brincadeira. A brincadeira se encerra na medida do interesse do aluno. Variaes da atividade: (indic-las se houver) escrever as variaes. Diversificar a msica; escolher o aluno aleatoriamente; seguir seqncia um aps o outro.

Elefanto Material: Nenhum Formao inicial (disposio dos participantes): em crculo Desenvolvimento: Cantar a msica fazendo gestos com as mos (dentro do ritmo) Olhando para l (apontar os indicadores para frente) Num mundo que est l. (girar os pulsos frente do trax no movimento de espantar) Um grande animal. (Abrir os braos, mostrando um grande animal) De bicicleta vai (com as mos fechadas, girar os braos, um em volta do outro, como se estivesse pedalando) um elefanto (mos na cabea como se fosse uma orelha) Que pensa que ele tem (indicador na cabea mostrando o pensamento). Uma tromba bem na frente (colocar as pontas dos dedos no nariz e deslizar para frente, como se fosse uma tromba) E um rabinho bem atrs (levar uma das mos atrs e balanar como se fosse o rabinho). Depois de ensinado a msica e todos os movimentos o professor passa a substituir cada frase sucessivamente por l, l, l, l, l, realizando os mesmos movimento. Variaes da atividade: (indic-las se houver) escrever as variaes. A atividade pode ser realizada com os participantes sentados ou em duplas. Pipoca Uma pipoca pula dentro da panela Outra pipoca vem correndo responder Ento comea um tremendo falatrio Que ningum mais consegue entender um tal de ploc Bis Ploc, ploc, ploc, ploc (3 x) Minu Histria do Reino muito triste, onde o rei contratou um bobo da corte para fazer a melhor festa de todos os tempo. Msica: Minu, Minu me gusta la dance, me gusta la danc la daa Minu. (2x) Vai dando passo para dentro da roda, pegando na cintura do da frente...etc... Eu Sou O Caador Eu sou o caador.... E a ona eu vou caar.... Eu vou comer.... Eu vou devorar... Uepa... Ai meu Deus, Caramba... Etc...(a porta, a escada, o lago, o pntano, a caverna, e o que mais quiserem inventar.. por ltimo a ona...)

Casinha Eu tinha uma casinha, Assim, Assim... (gestos das laterais) Batinha na portinha, assim, assim, assim....(gestos de batendo a portinha) E pela chamin a fumaa sai assim...(gestos da fumaa saindo) (existem pessoas que colocam outras coisas como por exemplo: engraxo meu sapatos assim, assim, assim) Tibiriti Tibiriti, Tibiriti, Tibiriti, Tibirit Mana avante Tibiriti, Tibiriti, Tibiriti, Tibirit Mana avante, Dedo petro Tibiriti, Tibiriti, Tibiriti, Tibirit Mana Avante, Dedo Petro, Bunda de Fora Tibiriti, Tibiriti, Tibiriti, Tibirit Mana Avante, Dedo Petro, Bunda de Fora, Testa en alto Tibiriti, Tibiriti, Tibiriti, Tibirit Mana Avante, Dedo Petro, Bunda de Fora, Testa en alto, mana quebrada Tibiriti, Tibiriti, Tibiriti, Tibirit Mana Avante, Dedo Petro, Bunda de Fora, Testa en alto, mana quebrada, lngua de fora... Tibiriti, Tibiriti, Tibiriti, Tibirit Papa-papiri Papa-papiri piri papa Oh yes! Papa-papiri piri papa Oh yes! Te gusta mexer las manitas? P Mexer otra vez P Mexer otra vez, otra vez, otra vez... P, P, P Papa-papiri piri papa Oh yes! Te gusta mexer las pernitas? P Mexer otra vez P Mexer otra vez, otra vez, otra vez... P, P, P Papa-papiri piri papa Oh yes! Te gusta mexer la cabea? P Mexer otra vez P Mexer otra vez, otra vez, otra vez... P, P, P Papa-papiri piri papa Oh yes! Te gusta mexer corpo todo? P

Mexer otra vez P Mexer otra vez, otra vez, otra vez... P, P, P Papa-papiri piri papa Oh yes! (podem colocar outras partes do corpo)

3 Jogos e Brincadeiras com Material Alternativo:


Chega-se ao sculo XXI com muitos acontecimentos, os quais evidenciam que a sociedade contempornea est sofrendo profundas mudanas no estilo de vida e na organizao social como um todo. Crescem, a cada dia, os traos da globalizao conduzidos pela expanso tecnolgica, a falta de espiritualidade em relao natureza, a busca por resultados rpidos, produtos prontos e a falta de sensibilidade em relao prpria vida, valores que foram se perdendo ao longo do tempo. Os jogos e brincadeiras confeccionados com material alternativo tm como objetivo resgatar a importncia dos brinquedos criados e os valores agregados aos brinquedos artesanais, sendo uma maneira de resgatar a sensibilidade e o modo de relacionar-se com o mundo. Criar jogos e brinquedos com material alternativo compreende criar sugestes e solues para resolues de problemas, na busca por resultados mais cooperativos e menos individualistas. Domin Gigante Material utilizado: caixa de leite, crepom e cartolina. Pega-vareta Gigante Material utilizado: Cabo de vassoura, crepom e fita durex largo. Tomara que caia Material utilizado: Garrafa pet, bolinha de bolinha de gude e fita durex colorido para decorao. Bola de meia Material utilizado: meia fina e jornal. Barangand Material utilizado: crepom, revista velha, barbante e fita crepe. Plastibol Material utilizado: Garrafa pet.

4 Jogos Cooperativos:
Nos jogos cooperativos o outro no um simples adversrio, mas a condio primeira para que o jogo acontea. O jogo no se concentra no objeto, no produto ou somente no jogo em si, no que se refere o ganhar e perder, mas na qualidade da interao, no sujeito em si, naquele que est jogando, no processo. O jogo possibilita desenvolver pessoal e socialmente, englobando o aprender em suas quatro dimenses: aprender a ser, a fazer, a conhecer e a viver juntos, ou seja, em grupo. Os jogos cooperativos orientam para a vida, para a coletividade, por meio de um ambiente de confiana, onde todos ganham e existe maior diverso, aceitao mtua,

interao cooperativa, incentivo a novas parcerias e agrupamento (nveis de grupos) e superao das prprias limitaes, onde existe encontro e no confronto, aceitando o outro para que haja crescimento como ser humano. Existem quatro categorias dentro dos jogos cooperativos: 1) Jogos Cooperativos sem perdedores: Brincando no picadeiro, bicho de pena/bicho de plo, multi-esportes; 2) Jogos de Resultado Coletivo: um time no primeiro tempo e outro time no segundo tempo; 3) Jogos de inverso: intercmbio, handebol por zona; 4) Jogos semi-cooperativos: Jogo da Peteca. Nome da atividade: Bicho de Pena/Bicho de Plo. Material: Nenhum. Formao inicial (disposio dos participantes): Perfilados, frente a frente. Desenvolvimento: Aps a formao inicial, o monitor define o grupo dos bichos de pena e o grupo dos bichos de plo. Ao comenando do monitor que pronunciara em voz alta indicando um dos grupos de bichos: pena ou plo, se indicar bichos de plo, o grupo dos bichos de pena saem correndo em disparada tentando tocar a mo (relar) no corpor dos bichos de plo, tentando peg-los, logo da mesma forma se form ao contrrio, os de plo tentam capturar os de pena. O participante pego passar para a outra equipe, fazendo parte da mesma. A atividade Se encerra pelo tempo determinado pelo professor ou pelo fato de um grupo resgatar mais elementos do outro. O monitor dever demarcar com os grupos o setor de incio da atividade, conforme na formao inicial. Nome da atividade: Brincando de Picadeiro Material: Arcos, rdio e msica de circo (CD) Formao inicial (disposio dos participantes): Organizao do espaofsico: espalhar o mesmo nmero de arcos igual ao nmero de alunos pela delimitao da quadra ou pelo salo. Reunir os alunos e contar uma histria de circo. Desenvolvimento: A partir da histria, tocar uma msica de circo e solicitar aos alunos que se locomovam aleatoriamente entre os arcos que representam picadeiros, (andando, correndo, girando e executando movimentos de circo). Ao parar a msica eles devem ocupar o espao interno dos arcos. Ao reiniciar a msica retirar um ou mais arcos. Finalizando quando restar somente um arco com o espao interno ocupado por todos os alunos. Sugesto da msica : Vai, vai,vai, comear a brincadeira...... ( O Circo Sidney Miller ) Variaes da atividade: (indic-las se houver) escrever as variaes. A brincadeira pode iniciar com os alunos em dupla. Fazer o uso de palmas no lugar da msica, Crculos (picadeiros) desenhar no cho com giz ou utilizar folha de revista ou jornal.. Nome da atividade: Handebol por zona. Material: 1 bola de handebol ou de borracha n. 08, coletes e cones, giz, fita crepe ou fita adesiva colorida. Formao inicial (disposio dos participantes): A atividade ser realizada num salo. Demarcar um espao de 18 m x 9 m, com giz, fita crepe ou fita adesiva em toda sua extenso, sendo dividido em 4 espaos iguais (zona), dois para cada lado da quadra. Na rea de gol, tambm estaro dispostos um grupo de jogadores. Dividir o nmero de participantes em 6, e dentro de cada espao sero posicionados alternadamente os alunos mantendo nmero iguais de alunos em cada zona, considerando o mesmo critrio para a zona do gol, que ser delimitado com dois cones. Desenvolvimento: O jogo ser desenvolvido como num jogo de pimbolim. Sorteia-se a posse de bola, e os jogadores da equipe A, posicionados alternadamente

entre as zonas, trocaro passes entre eles, arremessando a bola por cima ou quicando, com o objetivo de arremessar a bola em direo a zona de gol da equipe B. A equipe adversria tentar interceptar a bola, no momento em que a equipe A estiver fazendo a troca de passes, caso venha a obter a posse de bola, o jogo se inverte, e equipe que capturou a bola faz a troca de passes e arremessa em direo a linha de fundo, com o intuito de marcar o gol. Regras: Quando a equipe adversria marcar gol, o jogo reinicia com a posse de bola com a equipe (goleiros) que sofreu o gol. Quando a bola sair das delimitaes da quadra pelas linhas laterais, o jogo se reinicia com a posse de bola para a equipe em situao defensiva. A bola dever ser passada de zona em zona, no sendo permitido o arremesso em direo ao gol, pulando zonas. Variaes da atividade: A atividade poder ser realizada utilizando as delimitaes da quadra de handebol, aproveitando as traves dos gols, ou nas delimitaes da quadra de vlei, utilizando cones para delimitar o gol. Pode ser determinado como regra a exigncia de 3 toques entre os jogadores da mesma zona, antes de passar a bola para a zona subseqente, ou em direo ao gol. Aps cada gol marcado, poder ser feito um rodzio, no sentido horrio, onde os jogadores ocupam posies e papeis variados dentro de um mesmo jogo (goleiros, atacantes, defesas) Goleiros atacantes Equipe A A Zona Central Zona Central Atacantes Equipe B B Goleiros

Nome da atividade: Jogo de Peteca Material: Peteca e cordas de elstico Formao inicial (disposio dos participantes): Os alunos estaro dispostos na quadra em duplas. Desenvolvimento: 1 Momento: Os alunos batero e rebat ro a peteca em duplas, dispostos por e toda a quadra. 2 Momento: Aps 10 minutos, formar trios para a organizao de um torneio. A quadra ser dividida por uma corda de elstico, presa nas duas traves do gol. Subdividir em mini-quadras utilizando fitas de TNT e/ou riscada com giz no cho. Realizar o torneio onde todos os alunos podero participar, e os grupos jogaro entre si. Construir com os alunos as regras e o tempo do jogo. Variaes da atividade: Dois a dois, livres pela quadra, um jogando peteca para o outro. Depois sobre o elstico, em seguida quatro jogando com mais quatro, at formarem dois grandes grupos. Nome da atividade: N humano Material: Nenhum Formao inicial (disposio dos participantes): Os alunos estaro dispostos na quadra, em um quadrado aproximadamente de 10x10, dependendo do nmero de alunos. Desenvolvimento: 1 momento: dar as mos ao colega diferente orientado pelo professor. 2 momento: desembaraar o n , sem soltar as mos, porem, podendo desliza-las sem perder o contato. 3 momento: os alunos tero que agachar, passar sobre as mos dos colegas, para que o objetivo proposto de desfazer o n seja que todos os alunos formem um grande crculo. Variaes da atividade: (indic-las se houver) escrever as variaes. Comear com um crculo . O aluno dever identificar seu colega da esquerda e da direita. Aps dever soltar as mos e caminhar prximo um ao outro (o professor poder usar uma msica). Ao sinal do professor todos devero dar as mos ao mesmo

colega que estava inicia lmente no crculo. Voltar ao 3 momento do desenvolvimento para atingir o objetivo proposto de formar o crculo.

Bibliografia
BACAL, SARAH. Lazer e o universo dos possveis. So Paulo: Aleph, 2001. BROTTO, Fbio O. Jogos cooperativos : se o importante competir, o fundamental cooperar! Ed. re-novada, Santos, SP: Projeto Cooperao, 1997. BRUHNS, H. T. O corpo parceiro e o corpo adversrio. Campinas: Papirus, 1993. CAILLOIS, Roger. Los Juegos Y Los Hombres: l mscara y el vrtigo. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1986. CAMARGO, L.O.L. Educao para o lazer. So Paulo: Moderna, 1998. DUMAZEDIER, J. Valores e contedos culturais do lazer. So Paulo: SESC, 1980. FREIRE, Joo Batista. Associados, 2002. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas (SP): Autores

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens . 2 ed. So Paulo, Perspectiva, 1990. MARCELLINO, N. C. Lazer e educao. Campinas: Papirus, 1990. SCHWARTZ, G. M. (Coord.). Atividades Recreativas. Coleo Educao Fsica no Ensino Superior. So Paulo: Guanabara Koogan, 2004. SCHWARTZ, G. M. (Org.). 2004. Dinmica ldica: novos olhares. So Paulo: Manole,

Potrebbero piacerti anche