Sei sulla pagina 1di 3

10 PASSOS DA REDAO NOTA 10

Dicas e conselhos para escrever melhor e sair-se bem ante a exigncia de bons textos no mercado de trabalho, nos processos seletivos e no cotidiano.
ATENO: Redigir textos virou exigncia to difundida na sociedade contempornea que chega a ser quase impossvel tocar a vida sem ser obrigado a adquirir familiaridade com qualidades da escrita. A concorrncia nunca esteve to acirrada e em campos que ressaltam o papel da redao como um filtro. O Enem deste ano, por exemplo, conta com 6,2 milhes de candidatos (1,5 milho a mais do que em 2010). O vestibular da Unesp, um dos maiores do pas, registrou a maior concorrncia de sua histria: 12.375 inscritos para 510 vagas (24,3 por vaga). Como tantas outras instituies, a PUC-Minas computou aumento no nmero de candidatos (42,6%) em seu processo seletivo. Provas de redao viraram o grande vilo dos concursos pblicos no Brasil. A avaliao da Associao Nacional de Proteo e Apoio aos Concursos (Anfac), que registra, por ano, cerca de 10 milhes de candidatos, um tero dos quais tm cadeira cativa em cursos preparatrios, uma indstria que movimenta R$ 1 bilho por ano. Uma parte substancial do trabalho preparatrio,mesmo de provas tcnicas, est centrado no ensino de redao. Com o mercado aquecido, negcios e relacionamentos de trabalho dependem, no raro, do desempenho na criao de textos claros, criativos e precisos - no papel ou em meio eletrnico. O aumento da oferta na rede de ensino pblica e no ensino superior privado (h 2.300 instituies do gnero, que no existiam h dez anos) implica o proporcional crescimento de trabalhos escolares redigidos no pas. O peso da redao vem aumentando em ambientes de trabalho que requerem a produo de textos profissionais, como relatrios, memorandos e cartas comerciais. Alm de experincia e qualificaes curriculares, as entrevistas de emprego nas empresas tm tido por frequente critrio a exigncia da redao. Aprimorar a redao est longe de ser perda de tempo. Lngua sugere a seguir 10 passos para a redao de qualidade em situaes de comunicao cotidianas. Indicam caminhos para o redator aperfeioar suas tcnicas de escrita. E fazer frente s

O cuidado com a gramtica 1 - O cuidado com a gramtica


exigncias de escrita do dia a dia.-

Muita gente cr que no cometer erros de portugus j define um texto nota dez. Um texto sem erros gramaticais, no entanto, deve ser hoje encarado mais do que uma mera meta. antes um pressuposto. Toda redao um composto em que o uso da linguagem adequada se revela um de seus fatores importantes, verdade. Mas no o nico. Quem examina redaes em concursos, vestibulares e no mercado de trabalho tende a supor que o redator seja capaz de conhecer e reconhecer as diversas linguagens, sabendo comunicar-se em diferentes situaes conforme a exigncia do contexto. preciso saber acentuar, concordar verbal e nominalmente; demonstrar que conhece os preceitos da ortografia e tem habilidade com conectivos, pronomes e verbos, e que o conhecimento da regncia verbal e nominal condiga com o tecido textual. Convm evitar expresses como "eu acho", "eu penso" ou "quem sabe", porque elas mostram dvida e fazem com que seu texto perca credibilidade. preciso, acima de tudo, usar linguagem simples, que no exige do leitor o esforo de decifrar um texto complicado de entender. Torne as frases leves e curtas sendo claro, seguindo a ordem direta de apresentao do assunto, sem inverso da sequncia de dados e opinies. necessrio, para tudo isso, uma dose de leitura diria.

2 - Saiba cercar-se de fontes


Uma boa redao muitas vezes aquela em que se soube manejar uma coletnea de textos de apoio, mas fazendo isso com sabedoria, sem simplesmente decalcar as informaes. A coletnea deve ser usada como uma referncia para que se possa encaminhar o prprio texto. Consultar diferentes fontes, entender as ideias que provm delas, e produzir o texto em consonncia com os limites impostos pelas informaes consultadas um exerccio importante, pois pode dar segurana e qualidade aos nossos textos. Assim, quando lanados obrigao de criar textos sem consultas do gnero, saberemos o que fazer com as ideias que nos surgirem na cabea, pois teremos aprendido a organizar o desenvolvimento de raciocnios a partir de informaes, no mera divagao.

3 - Busque um raciocnio lgico


Uma redao nota 10 a que apresenta ideias que permitam ao leitor uma compreenso exata do que se pretendeu escrever. Cabe ao redator dar um caminho ao raciocnio, criar um sentido que responda s lacunas do que ele imagina tomar o leitor a cada pargrafo. Uma dissertao de vestibular, por exemplo, deve apresentar introduo, desenvolvimento e concluso. A narrativa de uma entrevista de trabalho, numa seleo de emprego com tema de redao livre, pode dispor de apresentao, trama e desfecho. providencial que os pargrafos estejam organizados para que a leitura seja clara e sem disperso. Para tanto, o uso correto dos conectivos torna-se fundamental. So eles que permitem ajustes de raciocnio por meio de ligaes adequadas. Um bom vocabulrio outro fator importante na composio do raciocnio, pois preciso saber variar os termos e fazer uso de sinnimos. A coeso espao temporal requer cuidados para evitar equvocos, como conferir a um personagem citado falas distintas do tempo em que o apresentamos.

4 - Concilie tema e proposta


Seja qual for a sua opinio, simplesmente a defenda. Busque a sensatez e evite radicalismos e pontos polmicos. Numa prova de redao, frequente a necessidade de fazer a associao entre a leitura, a interpretao do tema proposto. O ideal ler atentamente o que nos propem, avaliar os conceitos que temos e os argumentos em contrrio, acentuar detalhes imprescindveis e produzir um projeto de texto que demonstre com preciso a capacidade de trabalhar o tema dentro do que foi solicitado. sempre bom lembrar que, em muitos casos, o tema exige um senso de observao aguado, que leva o redator, obrigatoriamente, a relaes intertextuais dinmicas e at mesmo complexas, principalmente nos chamados temas "filosficos" ou "comportamentais".

5 - Recorra aos esboos


Os textos que no passam por um projeto prvio so os que mais podem suscitar problemas. E o que seria um projeto de texto? projetar aquilo que se vai escrever: limitar o texto s exigncias do pblico que ler o texto, balanceado com o que se sabe e pode trabalhar. Assim, no caso dos textos argumentativos, o primeiro passo extrair uma tese, a ideia que vai ser exposta e defendida. Em seguida, buscar as argumentaes que, de forma crtica e bem conduzidas, possam sustentar tal tese. Tudo isso de modo a compor um esquema, um esboo, atentando para incluir pontos que sejam importantes e no esquecidos quando da elaborao do texto. A concluso pode ser projetada desde o incio, para que o redator imagine quando e como terminar o trabalho. fundamental lembrar que temos um espao para escrever e, seja qual for o gnero, ele precisa atender aos limites impostos pela situao de comunicao. Da a importncia tambm do planejamento textual.

6 - Seja coerente
Uniformidade uma palavra-chave. A ideia que o norteia no pode ser contraditria, generalizante ou inverossmil. A boa redao prima pela coerncia, no desdiz o que vinha apresentando, no faz generalizaes inexatas, nem consideraes infundadas. A coerncia diz respeito ao modo como as ideias e os fatos so dispostos. Descreva argumentos coerentes. Apresente apenas argumentos que tenham fundamento, no tente escrever o que voc "acha" ou no tenha certeza. Tudo isso tende a levar o texto ao descrdito - como dizer, simplesmente, que todos os polticos so desonestos, todos os jovens usam drogas, todas as mulheres gostam de apanhar, e coisas do gnero. Seja objetivo. Numa seleo de emprego com tema livre, por exemplo, convm falar da carreira, da profisso, da rea de atuao ou algo sobre a atualidade. Redaes com temas indistintos, como "minhas frias", ou confessionais demais, indicam falta de objetividade.

7 - Evite frmulas
H quem busque por frmulas mgicas capazes de, num s momento, produzir um texto impecvel sem as "dores do parto" que costumam acompanhar o processo de escrita. Esses redatores tendem a colecionar tcnicas e mais tcnicas, num amontoado de efeitos que, se no conduzidos a contento, levam a um texto pfio ou sem noo de autoria. evidente que no se podem eliminar as tcnicas na composio de um texto, mas fundamental que elas sejam bem empregadas, com sentido e bem aliceradas. preciso evitar, por exemplo, o uso de frases de efeito, pois tendem a permitir interpretaes apressadas, quando no indesejveis - isso se a frase for de fato inteligente (h sempre o risco de s o criador delas ach-las inteligentes). Na dvida, evite usar termos em ingls. recurso usado muitas vezes de forma inbil, como sinalizao de status e conhecimento com que, de fato, nem sempre se est familiarizado. Corre-se o risco desnecessrio de errar a grafia e pode-se encarar um leitor ressabiado pelos estrangeirismos . De nada vale, tambm, decorar trechos de obras, menes histricas e coisas do gnero, para depois usar de forma indiscriminada e sem critrio num escrito. Abrir um texto com definio descontextualizada ou uma aluso imprpria mostra a debilidade do redator. Uma citao, uma aluso, um efeito de causa e consequncia, uma definio, entre outras tcnicas, so recursos que imprimem ao texto uma qualidade superior, mas no devem e no podem ser usados sem nexo nem competncia. O caminho para uma adequao inteligente desses recursos o exerccio.

8 - Desenvolva um estilo
muito importante que a redao tenha um rosto, por meio do qual se vislumbre uma noo de estilo por parte do redator. Pode-se desenvolver a argumentao de pelo menos duas maneiras: usando um tom mais ponderado, focado na discusso de um assunto mais srio e sem espao para o humor; ou de maneira mais solta e espontnea, exaltando o tema em questo. Esses dois registros so como mscaras, que o redator pode mudar conforme a ocasio ou assunto tratado. Evidentemente, ser inadequada a abordagem de um tema como o aborto, por exemplo, valendose de um registro leve e descompromissado. Tampouco ser apropriado falar de temas que demandem um trato despojado sob um ponto de vista demasiado sisudo ou tecnicista. No entanto, seja qual for o tom adotado, importante escrever em terceira pessoa, evitando manifestaes exacerbadas de sentimentos e tentativas de impressionar com um vocabulrio rebuscado.

9 - Estruture os pargrafos
Evite escrever pargrafos muito longos, pois tendem a ser tomados como maantes. O cuidado com os pargrafos deve ser preocupao permanente de quem escreve. Um pargrafo longo demais pode ser sinnimo de um acmulo ou confuso de ideias. J um pargrafo muito curto pode ser indcio de sonegao dessas mesmas ideias. O ideal que eles sejam equilibrados - nem longos, nem curtos - e que possam expressar a ideia de uma forma lgica e competente. Quantos pargrafos deve ter um texto? Cada situao de escrita vai estabelecer o limite da escrita. O ideal que, para um texto de 30 linhas, haja ao menos 4 pargrafos: um para introduo, dois para o desenvolvimento e um para a concluso. Entretanto, essa no uma frmula exata.

10 - Enriquea seu repertrio


Manter-se atualizado e a par dos principais fatos essencial. Assim como os msicos tm um repertrio, o redator precisa ter na manga conhecimentos de que se possa valer ao abordar os mais diversos temas. preciso conhecer o assunto sobre o qual vai escrever, o que demanda certa leitura e informao. Para tanto, preciso estar atento ao noticirio e mapear as editorias procura de assuntos recorrentes. Arriscar-se a falar sobre algo que desconhece pode ser um tiro no p. Qualquer pessoa mais informada - seja um leitor comum ou um membro da banca examinadora descobrir facilmente, ao cabo de um pargrafo ou dois, se o candidato est blefando sobre alguma informao. Sobretudo se esta for expressa de modo maneirista, com excesso de relativizaes, o que pode ser sinal de insegurana ao lidar com os dados. Construes pirotcnicas e cheias de adornos retricos so o refgio ideal da falta de conhecimento. Na dvida, melhor o redator se guiar por raciocnios e informaes que ele domine.

Do Enem para a vida


10 dicas para a prova de redao do Exame Nacional do Ensino Mdio que so teis tambm no dia a dia

1-Ateno ao que se prope - Uma leitura cuidadosa da proposta de redao evita que o candidato fuja do tema ou
s o tangencie. 2-Examine a antologia - Trechos selecionados pela prova cumprem a tarefa de provocar a reflexo acerca da situao-problema em questo. 3-Siga as instrues - Desrespeitar o mnimo de 8 e o mximo de 30 linhas escritas, bem como no entregar a prova tinta, podem desclassificar o candidato. 4-Faa um rascunho - nessa etapa que se organizam as ideias, esquematizando-as em pargrafos para que se organizem segundo a estrutura clssica da dissertao: introduo (apresentao da tese a ser defendida); desenvolvimento (argumentos que justifiquem a tese); concluso (pargrafo final em que se expe uma soluo ou desfecho para o tema). 5-Norma culta - O domnio da lngua no implica necessariamente um texto rebuscado. O ideal que seja correto e simples. Convm evitar perodos longos demais e vocabulrio pedante, bem como clichs e generalizaes vazias. 6-Marcas de oralidade - Expresses da fala cotidiana, como "n", "ok" ou "t, por exemplo, no tm lugar numa redao. Palavras obscenas tambm devem ser evitadas, a menos que indispensveis ao tratamento do assunto. 7-Sem internets - Abreviaes do tipo "vc", "hj", "td", etc., podem tirar pontos de uma redao que no est na situao de comunicao que exige o internets. Nenhum leitor obrigado a entender a linguagem dos computadores. Convm no usar nenhum tipo de abreviao no explicada, pois se corre o risco de fazer uma abreviao equivocada. 8-Manter a pessoa do discurso - Convm manter a mesma pessoa do discurso ao longo de todo o texto - seja a 3 do singular ("entende-se que ela tenha agido assim...") ou a 1 do plural ("vivemos uma era tecnolgica..."). 9-Reviso final - aconselhvel ler o texto depois de termin-lo, para que no passem possveis deslizes gramaticais, erros de concordncia, etc. Alm disso, repeties e redundncias, comuns quando se escreve com pressa, podem colocar a redao a perder. 10-Exercite - Escrever e reescrever textos ajuda a criar hbito.
(Texto retirado da Revista LNGUA - ano 5 nmero 69 Julho de 2011 Editora Segmento)

Prof. Pedro

Potrebbero piacerti anche