Sei sulla pagina 1di 3

Mutao e Reparo

Monitora: Daiane Bernardi


Entre os seres humanos aproximadamente 99,9% da seqncia do DNA nuclear igual. Assim, este 0,01% que difere no DNA nuclear o responsvel pela variabilidade gentica. Esta variabilidade tanto pode ser normal, quanto pode provocar srios problemas ao seu portador. Neste ltimo caso, temos as mutaes. Define-se por mutao qualquer alterao herdvel e permanente na seqncia do DNA genmico, que no pode ser explicada por processos de recombinao e que pode resultar em perda ou ganho de funes pela clula. As mutaes podem ser classificadas em trs categorias, conforme a sua origem: genmicas, cromossmicas e gnicas. Mutaes Genmicas: Causadas pela m segregao de um par cromosmico durante a meiose, resultando em uma alterao no nmero de cromossomos na clula. So as mais freqentes em seres humanos. Como exemplo temos as aneuploidias. Mutaes Cromossmicas: Ocorrem com bem menos freqncia do que as genmicas. Comumente so vistas nas clulas tumorais. Alteram a estrutura de cromossomos individuais. As translocaes e as inverses so exemplos deste tipo de mutao. Tanto as mutaes genmicas como as cromossmicas raramente so perpetuadas de uma gerao para a seguinte, pois, em geral, so incompatveis com a sobrevida ou com a reproduo normal. Mutaes Gnicas: Podem se originar por um de dois mecanismos bsicos: erros introduzidos durante o processo normal de replicao do DNA ou mutaes que surgiram por falha no reparo de danos ao DNA. Resultam em alteraes em genes individuais. Variam de apenas um nico nucleotdeo a mudanas que podem afetar milhares de pares de bases. Mutaes podem ocorrer em quaisquer clulas do corpo. Quando ocorrem em clulas germinativas, podero ser transmitidas para os descendentes. Quando acontecem em clulas somticas, no podero ser transmitidas para as geraes futuras e podem gerar alguma forma de mosaicismo somtico, visto em vrios tipos de cncer. Mutaes Gnicas As mutaes gnicas podem se originar de dois mecanismos: erros durante o processo de replicao do DNA ou por falhas durante o reparo de danos no DNA. Podem ainda ser espontneas ou induzidas por mutgenos (agentes fsicos ou qumicos). Existem trs tipos clssicos de mutaes gnicas. So eles: 1. Mutao de ponto: uma nica mudana de par de bases de nucleotdeos no DNA. 2. Deleo de bases: deleo de um ou vrios pares de bases do DNA. 3. Insero de bases: adio de um ou vrios pares de bases do DNA. 1) Mutao de ponto Uma nica mudana de par de bases de nucleotdeos no DNA, sem alterar o nmero de pares de bases. Podem ocorrer em qualquer parte do genoma, mas conforme a regio produz um efeito especfico: a) Regies codificadoras. Aqui as trocas de bases podem ou no trocar o aminocido, ou ainda, criar um cdon de parada.

silenciosas/sinnimas: Trocam a base, mas no o AA. Em geral, na terceira base do cdon. silenciosas/neutras: Trocam a base e o AA, mas esse no afeta a funo. Exemplo: isoenzimas. com sentido trocado: Troca a base e o AA. Em geral, na primeira e na segunda bases do cdon. sem sentido: A troca da base gera uma cdon de parada (UAA, UAG, UGA). b) Em Stios de splicing: Aqui, pode gerar um mRNA com a falta parcial ou total de um xon em particular, e assim codificar uma protena mutante. c) Em Seqncias regulatrias (promotores, enhancers) ou genes de fatores de transcrio. Aqui podem aumentar ou reduzir a expresso gnica. 2 e 3) Delees e Inseres: Quando de bases individuais, provocam o deslocamento do mdulo de leitura (frameshift mutation). Se a insero/deleo for de 3 bases ou de mltiplos de 3, ser menos perigosa do que a de bases individuais. Isso porque ser a insero/deleo de um ou mais cdons, e poder no alterar o mdulo de leitura antigo. Dessa forma teremos um AA a mais ou um AA a menos. Assim como as mutaes de ponto, delees e inseres em stio de splicing e em regies regulatrias podem alterar completamente estes processos. As mutaes causadas por expanses repetidas de trinucleotdeos (CAG, CTG, CGG ou GAA) encontradas ao longo do genoma humano so responsveis por vrias doenas genticas humanas. Como exemplo temos a Sndrome do X Frgil. Certas seqncias de nucleotdeos so especialmente susceptveis a mutaes. Essas so denominadas de Pontos Quentes de mutao (hot spots). O exemplo mais bem conhecido a seqncia de duas bases (dinucleotdeo) CG. Ao lado de guanina em repeties CG, a citosina facilmente metilada, sofrendo desaminao espontnea freqentemente, a qual converte a citosina em uracila. Mais de 30% das substituies de um s nucleotdeo so deste tipo, e sua taxa de ocorrncia 25 vezes maior do que qualquer outra mutao de um nico nucleotdeo. Com que freqncia ocorrem mutaes espontneas? Ao nvel do nucleotdeo, a taxa de mutao normalmente estimada em cerca de 10-9 por par de base por diviso celular, considerando que 3 bilhes de pares de base devem ser replicados em cada diviso celular. Essa estimativa representa as mutaes que escaparam ao processo de reparo. Ao nvel de gene, a taxa de mutao muito varivel, oscilando de 10-4 a 10-7 por locus por diviso celular. Esta variao devida variao no tamanho dos genes (genes grandes geralmente tm maior probabilidade de sofrer mutaes do que os genes pequenos) e aos pontos quentes de mutao (especialmente de dinucleotdeos CG metilados). Corrigir os erros no DNA, causados pelas mutaes, a funo do que chamamos de Reparo. Para que isso acontea, algumas dezenas de enzimas esto envolvidas no processo. Elas trabalham coletivamente reconhecendo uma base alterada, removendo-a ao contar o filamento do DNA. Estima-se que esses mecanismos de reparo corrijam 99,9% dos erros iniciais. O reparo do DNA tambm corrige quebras bifilamentares no DNA e remove nucleotdeos danificados.

Alguns exemplos de reparo: Erros na replicao so corrigidos pela prpria DNA polimerase. Desaminao da citosina a uracila corrigida pela uracila-DNA-glicosidase. Alquilinao da guanina, corrigida pela O6-metilguaniana-metiltransferase. Depurinao corrigida por AP endonucleases. Reparo por exciso de bases ou de nucleotdeos.

Potrebbero piacerti anche