Sei sulla pagina 1di 12

Energias Renovveis

Introduo
Neste trabalho temos como objectivo mostrar e explicar o que so as ENERGIAS RENOVVEIS. Vamos falar das suas vantagens e desvantagens,das fontes de energias renovveis bem como da evoluo do seu consumo. importante termos conhecimento, pois as energias renovveis so uma das principais armas; para assegurar um futuro vantajoso e limpo, destaca-se por isso a sua nessessidade para o crescimento saudvel do ser humano...

Indce
1- Introduo;...................................2 2- Fontes de energia renovveis; (exemplos)............................................4 a 8 2.1- Vantagens e desvantagens;........9 3-Evoluo do consumo das energias renovveis;...........................................10 4- Concluso....................................11 5- Bibliografia.................................12

Fontes de energia renovveis


-As fontes de energia renovveis so aquelas que se renovam continuamente na natureza, sendo por isso inesgotveis. A energia renovvel aquela que vem de recursos naturais como o sol, vento, mars e calor (naturalmente reabastecidos). Exemplos: -O sol- energia solar:

-Energia solar, obtida pela luz do sol, pode ser captada com painis solares. Atravs de colectores solares, a energia solar pode ser transformada em energia trmica, e usando painis fotovoltaicos a energia luminosa pode ser convertida em energia elctrica. H dois componentes na radiao solar: Radiao directa, e Radiao difusa. Radiao directa: Vem directamente do sol. Radiao difusa: Emitida pelo cu durante o dia graas aos fenmenos de reflexo e refraco da atmosfera solar, nas nuvens.

-O vento- energia elica.

A energia elica energia que provm do vento. Utilizase esta energia para mover autogeradores, grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Esse movimento atravs de um gerador, produz energia elctrica. Esta energia no se esgota, limpa, distribuda globalmente, substitui combustveis fsseis, e auxilia no efeito de estufa. Rios e correntes de gua doce- energia hidrulica.

A energia hidrulica a energia que se produz em barragens construdas em cursos de guas.

Essa energia vem da evpoprao da gua, pelo calor do sol, que sobe com o vento, forma nuvens e precipita no alto das montanhas na forma de chuvas, essas chuvas formam os rios que so represados, a gua desses rios gira turbinas que produzem energia elctrica. A energia da ondas tambm vem do sol. Quando essas correntes esto no mar, elas batem na gua gerando onda que podem ser aproveitadas na gerao de energia elctrica. - Os mares e os oceanos-energia maremotriz.

A energia maremotriz converso de energia criada pelo movimento da ondulao em energia elctrica podendo ser obtida com um gerador maremotriz atravs de dois processos: - Atravs de energia cintica causada pelo movimento das mars. - Atravs de energia potencial utilizando a diferena de altura entre a mar baixa e mar alta. Quando a gua entra numa central maremotriz que composta por um reservatrio, permitindo a entrada e sada de gua,assim produz movimento que convertido em energia elctrica, mesmo acontece quando a gua sai desse reservatrio.

A matria orgnica- biomassa, biocombustivl.

Tem com fonte os produtos e resduos da agricultura (incluindo substncias vegetais e animais), os resduos das floresta e das industrias conexas e a fraco biodegradvel dos resduos industriais e urbanos. Grande parte da biomassa slida tem origem em produtos a partir da madeira. O calor da terra- energia geotrmica.

Os Aores destacam-se a nvel nacional na geotermia. Na ilha de S. Miguel esto instaladas: a central geotrmica da Ribeira Grande, e a central geotrmica do Pico Vermelho, cujo a produo contribuiu em 2008 com cerca de 40% na estrutura de produo daquela ilha. Essa actividade est centrada no aproveitamento nos recursos geotrmicos tendo em vista a produo da elctrica na ilha de S. Miguel, cujo a empresa detida pela electricidade dos Aores.

Vantagens e desvantagens das energias renovveis


As vantagens das Energia Renovveis so: Podem ser consideradas inesgotveis escala humana. Permitem reduzir significativamente as emisses de CO2. Reduzem a dependncia energtica da nossa sociedade face aos combustveis fsseis. Conduzem investigao em novas tecnologias que permitam melhor eficincia energtica. As desvantagens das Energias Renovveis so: Algumas tm custos elevados na sua implementao, devido ao fraco investimento neste tipo de energia. Podem causar impactos visuais negativos no meio ambiente.

Evoluo do consumo das energias renovveis


A procura das energias renovveis evoluiu ao longo do tempo, segundo a evoluo tecnolgica das sociedades. A biomassa (lenha), principal fonte energtica da sociedade agrcola tradicional, v diminudo o seu consumo/procura, a partir do sc. XVIII, substituda pelo carvo com a Rev. Ind., no dito 1 mundo; no sc. XIX com a descoberta do petrleo e gs natural, essa diminuio acentua-se, dando lugar mais tarde (meados do sc.XX) dominncia do petrleo como fonte energtica. A partir das crises petrolferas nas dcadas de 70 e 80 (sc. XX), emergem novas tcnicas de explorao das energias renovveis com desenvolvimento continuado projectado para o futuro. A percentagem das novas renovveis actualmente ainda baixa, mas muito importante, prevendo-se um aumento gradual, de forma que os cenrios de futuro, apontam a sua dominncia a partir de 2050 (ver grficos de cenrios mais frente). Actualmente, estima-se que aproximadamente um tero da populao mundial no tem acesso energia elctrica e, mesmo em sociedades mais industrializadas, com padro de vida melhor, ainda coexistem formas rudimentares de transformao e uso da energia (renovveis). A produo mundial de energia, em 1997, segundo os dados da Agncia Internacional de Energia, somou o equivalente a 9,5 mil megatoneladas de petrleo, dos quais 86,2% so provenientes de fontes no renovveis carvo, gs natural e petrleo. As reservas conhecidas de petrleo devem durar apenas mais 75 anos; as de gs natural, um pouco mais de 100 anos; as reservas de carvo, aproximadamente 200 anos. Embora tenham uso crescente, as fontes renovveis, aquelas que podem se renovar espontaneamente (gua, sol e vento) ou por medidas de conservao (vegetao) so responsveis por apenas 13,8% do total produzido. (Id.).

Principais Fontes de Energia Primria Parte do Total Produzido (%)

Fonte

Petrleo Carvo Gs natural Energia nuclear Outros*

35,8 23,7 20,1 6,6 13,8

* Combustveis renovveis e de resduos11,1%), energia hidroeltrica (2,3%), ( geotrmica, solar e elica (0,4%). Fonte: Agncia Internacional de Energia, dados de

Concluso As energias renovveis poluem menos o ambiente do que as energias no renovveis, e so infinitas, assim, um dia que as energias no renovveis acabem, estas vo continuar a existir, substituindo as energias no renovveis, satisfazendo assim todas as nossas necessidades energticas.

Bibliografia
http://efab3ei9.webnode.pt/energiasrenovaveis/energia-solar/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_renov %C3%A1vel

Este trabalho foi realizado por:* Tiago Rebelo n23 7D Ligia Madureira n16 7D
*O Ricardo Mestre e a Sofia Garvo no colaboraram na realizao do trabalho.

Potrebbero piacerti anche