Sei sulla pagina 1di 2

EXERCCIOS - FLUXOGRAMA A) A empresa no tinha um estoque informatizado e o os pedidos ao estoque ocorriam da seguinte forma: O estoquista ao receber uma solicitao

de pea, verifica na listagem do estoque a disponibilidade da mesma. Caso esteja disponvel, a pea entregue ao solicitante e em seguida, efetuada a baixa no estoque. Caso a pea no esteja disponvel, verifica-se junto aos fornecedores de peas*, o tempo de entrega. Informa-se o tempo necessrio ao solicitante. Caso este (solicitante) ainda deseje a pea, o pedido ao fornecedor efetuado imediatamente. Aguarda-se a chegada da pea e a sua entrada no estoque. Em seguida ela entregue ao solicitante e efetuada a baixa no estoque. * considere que o fornecedor sempre tem a pea solicitada disponvel para entrega.

B) Comeamos descrevendo o processo original para um empregado do sexo masculino; e claro que se aplica igualmente a funcionrios do sexo feminino. O processo comea com o funcionrio explicando seus planos de viagem para sua secretria. A seguir, ela se comunica com o agente de viagens para obter informaes sobre as possibilidades e as passa ao funcionrio. Este decide se os detalhes da viagem (por exemplo, nmeros de vos e datas) so aceitveis e informa sua secretria, que telefona ao agente para fazer as necessrias reservas ou examinar alternativas. O procedimento administrativo que comea logo que as reservas foram feitas, e o seguinte: 2. A secretria do funcionrio prepara a requisio de viagem (feita em quatro vias) e a encaminha para a secretria do gerente. A requisio e enviada ao gerente do funcionrio para aprovao. A secretria do gerente manda-a de volta para a secretria do funcionrio. 3. A secretria do funcionrio envia as trs primeiras vias para o agente e entrega a ultima ao funcionrio. O agente de viagens emite o bilhete e o envia para a secretria do funcionrio, junto com a segunda via da requisio de viagem. A secretria endossa esta via como recibo do bilhete, encaminha-a para a contabilidade e entrega o bilhete ao funcionrio. 4. A agente de viagens emite a fatura para a companhia do carto de crdito e manda a contabilidade urna fatura pro forma, com a terceira via da requisio. A contabilidade confere a segunda e terceira vias e debita na conta n 181 do funcionrio. 5. A contabilidade recebe a fatura mensal da companhia do carto de crdito, compara com a requisio de viagem; faz o registro e paga a fatura. 6. O funcionrio registra a requisio no seu relatrio de despesas. A contabilidade confere e faz o lanamento para acerto da conta 181 do funcionrio a tempo total utilizado pelo procedimento administrativo, excluindo a correo de erros e a preparao de relatrios de superviso, e de 23 minutos por requisio de viagem. Melhore o procedimento de viagem.

C) Pedido de Adiantamento A Alfredo prepara o pedido de adiantamento do departamento X (30 min), imprime duas vias, arquiva uma cpia (5 min) e envia a documentao original para a secretaria administrativa (SA), por meio do servio de comunicaes (20min) e, em seguida, transmite, via rede, o pedido de adiantamento diviso de contabilidade (DC) (2min).

Jorge, da SC, do servio de comunicaes (SC), registra a documentao (5min) e envia para a SA (15min). Carlos, da SA, registra a entrada do processo (15min), examina o pedido (60min), opina favoravelmente (5min) e passa a documentao para Augusto 1(min)ainda na SA, que examina o processo (120 min) e envia a documentao para Fernando na DC, por meio da SC (25 min). Jorge, da SC, registra a passagem (5min), anota a aprovao (5 min) e envia a documentao a Fernando da DC (30 min). Homero, na SC, registra a passagem (5 min) e encaminha para a SA (10min). Na SA, Carlos recebe, registra a entra (5min), examina a autorizao e devolve a documentao para a SA em 5 horas (300 min). A SA recebe, registra a autorizao (15min), e passa a Augusto que examina (30 min), registra a autorizao (5min) e envia a documentao DC, plea SC (20 min). Solange, na SC, registra a passagem (5min), anota a autorizao (10min) e envia para Fernando no DC (20min). Fernando, no DC, prepara a informao para o Departamento X em memorando interno (45min) e devolve SA, por meio da SC (20 min). Solange, no SC, registra a passagem (10min) e envia para a SA (20 min). Carlos, na SA, registra (15min), aprova a informao colocada no memorando (25min) e envia a documentao Tesouraria (15min). Jos Carlos, na Tesouraria, recebe, examina (30min), registra a operao (40min) checa no computador, confirma a informao da DC, paga ao Departamento X (120min) e devolve a documentao para a DC, pela SC (20min). Homero, da SC, registra a passagem (10min) e envia para a DC (20 min). Fernando, da DC, recebe, registra a operao (10min), mantm a documentao em arquivo temporrio at a confirmao do pagamento (600 min) e depois a envia para o arquivo geral, por meio da SC (20min). A tarefa do grupo : apresentar o fluxograma desse processo, ou seja, o fluxograma da situao atual, em seguida, faa a anlise, aponte as falas e elabore um novo fluxograma que seria, ento o novo processo, justifique a nova proposta.

Potrebbero piacerti anche