Sei sulla pagina 1di 5

http://www.sepoangol.org/mason.

htm

MAONARIA
by Rev. Alberto Matos

Introduo
A Maonaria talvez um dos maiores alvos da curiosidade de vrias pessoas h tempos. Sendo uma sociedade fechada, ela se auto define como segmento filantrpico, filosfico, educativo progressista. O interesse pelo que est oculto tem atrado muitos a ela como insetos em plantas carnvoras. Esta seduo no se limita apenas a homens no evanglicos, mas infelizmente algo que est alastrando a anos em alguns segmentos da nossa Igreja. Tamanha a inocncia de alguns lderes, que muitos no somente fecham os olhos para a coisa, como tambm participam como "bons maons". "Meu povo est sendo destrudo porque lhe falta conhecimento". (Os. 4:6) preciso uma anlise minuciosa acerca dessa entidade, para que se saiba com que ou que se est lidando. Um posicionamento contrrio em meio a Ignorncia no o bastante. necessrio conhecimento de causa. Portanto este o intuito deste trabalho, onde analisaremos a Franco Maonaria para que possamos rechaa-la. preciso tirar a pele da suposta ovelha para que vejamos o lobo.

Origem e Fundadores
Pouco se sabe a respeito da origem e fundadores da Maonaria. Porm, o que no faltam so "contos de fadas" acerca desse assunto. So personagens da antigidade que so destacado como verdadeiros heris neste meio. Tubalcaim citado como o primeiro maom. Descendente de Caim, filho de Lamec com Seba, este homem que dito pai dos que trabalham com cobre e ferro, viu em seu pai o exemplo de um homem homicida e polgamo (Gn. 4:22-24). A lista segue com Ninrode, grande caador diante do Senhor, esta figura considerada fundador da Babilnia e arquiteto da Torre de Babel (Gn. 10:8,9; 11:1-9). Isso com certeza aproxima os ideais da Torre de Babel a Maonaria. Entretanto, o mais reverenciado de todos os "patriarcas" Hiram Abif. Conta a Maonaria que durante a construo do templo, Salomo contava com a ajuda do rei de Tiro Hiram, e contratou o filho de uma viva chamado Hiram. Diga-se se passagem que este aparece nos relatos bblicos apenas como bronzenista, mas aos olhos da Maonaria, visto como o arquiteto. acrescentado a histria o relato de sua morte. Hiram tido como Mestre (3 grau maom), e seus trs ajudantes como companheiros (2 grau), os quais o assassinaram em busca do Segredo da Palavra. Os dois reis so informados da morte, e que o corpo fora enterrado. Aps uma conturbada estria de ressurreio, entende-se que os segredos do Mestre so guardados at o seu descobrimento na Idade Mdia.

Os Maons (pedreiro em francs) so quase que um sindicato em seus primrdios. Chamada Maonaria Operativa nesta poca desenvolveu-se com o passar dos sculos, no se restringindo mais apenas a artesos, mas tornando-se aberto a outros grupos da sociedade. Nasce assim a Maonaria Especulativa. Em 1717, quatro lojas na Inglaterra se uniram, formando a Grande Loja, da qual se originaram todas as lojas restantes no mundo.

Desenvolvimento Histrico
Ao passar de Operativa para Especulativa, a Maonaria no mais se restringiu a artesos, mas disps a estar aberta a outros membros (clricos, polticos, cientistas, etc.). Todos estes tiveram papel importante na formao de doutrinas, rituais e graus de progresso. O que no isenta o fato de que muito do que h na Maonaria foi herdado do paganismo antigo e religies ocultistas medievais. Logo a Maonaria moderna fruto dessas infuses ocultistas. No anulando tambm os aspectos prprios do sindicato que ressaltam atravs de smbolos fustes morais (agora revestidos de aspectos espirituais).

Doutrina e Refutaes Bblicas


"Dizer que uma rvore no rvore no anula a verdade". Ainda que declaradamente a Franco Maonaria no assuma ela uma religio. Dotada de uma viso politesta, ela sincretista e monsta.Tem como base a Loja Azul, que podemos chamar de a "capa do livro". Dividida em trs hierarquias (Aprendiz, Companheiro e Mestre), so rasos conhecedores da verdadeira doutrina. Saindo da loja, passamos a diviso em dois ritos, o de Iorque e Escocs. O grau mais elevado o 33, que no Brasil chamado Grande Inspetor Geral.As doutrinas so chamadas Landmarks, e de forma geral resumem-se a trs pontos: Paternidade de Deus, Fraternidade Universal e Imortalidade da alma. Paternidade de Deus: Com base na viso desta, Deus o Pai de toda humanidade, independente de crena religiosa. A estes no se revela de forma especfica, mas to somente atravs da natureza e da conscincia do homem. Ele inatingvel, incognitvel e distante. Tendo pouco a se dizer sobre Ele, pouco tambm haver para se discordar a seu respeito. Assim no depende em que voc cr, pois em nada alterar sua posio para com o Pai (o grito nosso). Est aberto um leque de escolhas onde voc pode chegar-se a Ele atravs de Buda, Maom, etc. (O grito deles). Desta forma a Maonaria transforma Deus em algo genrico, que atende a todos os gostos. Como os bons americanos, cujo tamanho "One size fits all" (tamanho nico, mas que serve a todos). Para isso do o nome de Deus de Jabulon, Jeovah, Bel ou Ball e Om formam a "Trindade Manica". Mas o que a Bblia diz? A expresso "Filhos de Deus" no encontrada no Antigo Testamento com referncia a homens, mas a anjos. Quando observamos no Novo Testamento encontramos a relao desta identidade a homens regenerados em Cristo Jesus (Jo. 1:12; Rm. 8:14).

Com certeza Deus se revela atravs da natureza (Rm. 1:19-20; Sl.19:1) e da conscincia humana (Rm. 2:15; Pv.20:27), porm no se limita a isso, mas se revela por meio das escrituras (Rm.15:4; II Tm.3:16), bem como ainda por seu Filho Unignito (Jo.1:14; Hb. 1:2). A conscincia do homem est corrompida (Tt. 1:15) o que torna difcil o entendimento. Seus olhos foram cegados pelo Deus deste sculo (II Co. 4:4), fazendo que desta forma se multipliquem as religies pags por sobre a terra, das quais a Maonaria recebe em seu seio. A associao do nome de Deus com outros deuses fere a integridade daquele que o Altssimo, ao qual ningum se eqivale e subsiste por si s (Ex.3:14;Jo.2:3;Is.40:18). Ele zeloso e sempre se mostrou presente na histria de seu povo (Ex.20:4; 33:14), o que desmente a teoria desta. Realmente o homem no pode chegar a Deus por si s, porm recebeu a revelao maior, atravs do qual pode chegar-se a Ele: Jesus Cristo, o filho do Deus Vivo, o nico caminho (Jo. 14:6). Fraternidade Universal: A conseqncia natural da paternidade de Deus, a idia de que todos os homens so irmos espirituais ( o grito nosso). Encontramos neste ensino a natureza humanista da Maonaria. Atravs desta afirmao, os maons fazem do homem um ser divino, que atravs do auto conhecimento pode chegar ao conhecimento de Deus. Com isso incentivam a f no prprio homem, elevando-o ao nvel de Deus, tornando-o passvel de adorao. Ser Jovem? Ao entrarmos na vida atravs do sangue de Jesus, passamos das trevas para a luz. Sabemos que no pode haver por isso jugo desigual, comunho entre santos e os profanos (o grito deles). No den encontramos o autor da idia de que o homem pode ser divino. A serpente trouxe essa proposta a Eva atravs do incentivo a desobedincia. Sabemos muito bem a conseqncia (Gn. 3). Nem os anjos (Ap.22:9), nem os apstolos (At. 10:25-26; 14:11-15), os finais convivem e conviveram to perto de Deus, aceitaram adorao. A f depositada em si mesmo, traz ao homem apenas destruio ( Is.2:22; Jr. 17:5-6). Imortalidade da Alma: Concluindo que Deus o Pai de todos, e que assim somos todos irmos, nada resta seno a salvao de toda a humanidade, rumo ao Oriente Eterno. Ser maom leva o homem to somente ao auto conhecimento, o qual como j foi dito, ao conhecimento de Deus. Isso os tornam detentores de segredos maiores, os quais os profanos no tm acesso. Trata-se de uma auto justificao tambm, pois os mesmo se enxergam como puros. Para isso, o smbolo dos velos e aventais. Eu acho que no... A bblia deixa bastante claro a condenao dos que no aceitam a Jesus como nico redentor (Jo. 3:18). Afirmar que o auto conhecimento oferecido pela Maonaria a luz, tambm no funciona (Jo. 3:19-21). Ao se auto intitularem como puros de mente e corao, justos e ntegros, contradizem a Palavra de Deus (Gn. 8:21; Is. 64:6; Rm. 3:10).

Estratgia de Crescimento

A Maonaria tem em mos um grande trunfo para crescimento numrico: os segredos. A maioria dos adeptos adentram a Maonaria por curiosidade. A promessa de revelao de grandes segredos atraem muitos como acar atrai formiga.Quando algum detm mais conhecimento que outros, tem sobre este, certo poder. No por menos que a maioria dos maons so homens de destaque social, o que constitui tambm um atrativo. A coisa toda funciona como uma teia de aranha, onde as moscas cada vez mais se prendem. (grito deles). Para que haja um alcance maior na sociedade criou-se segmentos entre as mulheres, moos e moas. So eles:

Estrela do Oriente - mulheres parentes de maons.

Demolay - para rapazes.

Filhos de J - para moas.

Pontos Fortes e Fracos


Considero difcil frisar pontos fracos em grupos como a Maonaria. Apesar de se mostrar por vezes contraditria, ela encontra na adversidade um forte poder de enlace aos demais grupos religiosos. bvio que se trata de um risco, porm muito bem calculado. Expor-se a outros credos, trazendo-os para dentro, subjugando-os a sua cosmo viso, faz da Maonaria a "perfeita massinha de modelar religiosa". Seu detentor molda-a como quer, mas no altera sua substncia. Atendendo vrios "gostos", alcana seu objetivo. Mal sabe seus usurios que, enquanto a consomem, so na verdade consumidos.

Liturgia (Ritual)
O ritual manico a vestimenta de sua doutrina. Ele no fcil de se definir, pois varia de jurisdio e rito. Passando por uma evoluo constante, no se prendeu mas a um, mas a muitos rituais. As reunies, ou captulos, constituem-se em ima abertura com cnticos. Declara-se ento postos e funes dos oficiais, os quais so honrosamente apresentados. So lidas as minutas, membros doentes so mencionados e se h algum a ser iniciado, assim se faz. Isso leva em mdia duas horas, sendo seguida de uma hora social. Estes rituais tem um claro intuito de aliciar mais membros. O que passar disso secundrio.

Metodologia para alcance


A Maonaria com certeza um osso duro de roer". O simples fato de haver cristos ali envolvidos nos mostra o quo perigosa esta religio . Creio no entanto, que alguns crentes que adentram nesta religio, o fizeram por ignorncia. Muitos conhecem apenas a "capa do livro". Com amor e orao, mostrando-lhes a verdade acerca da Maonaria, pode ser que, sendo realmente novas criaturas, deixaro este caminho. A partir do testemunho dos que j foram maons, outros podero enxergar a verdade. Afinal, ao abandonarem os pactos de sangue, feitos dentro da Maonaria, para realmente viverem sob o sangue do Cordeiro, ser provado que Jesus maior que qualquer aliana. A prova concreta disso so ex- maons e seus livros de alerta as Igrejas.

Fatos Curiosos
A participao histrica da Maonaria no cenrio dos ltimos sculos um fator muito interessante. De maneira bastante discreta, esta sociedade exerceu grande influncia em vrios acontecimentoos. A presena manica vista na Revoluo Francesa. Os ideais" da Maonaria foram lema adotados neste episdio, mostrando que haviam interesses ocultos por detrs da revoluo. "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" estiveram em foco no processo de Independncia dos Estados Unidos da Amrica. Ali pelo menos quatorze presidentes maons governaram. Outras sociedades fechadas tiveram seu bero na Maonaria. O fundador da Mfia, Giuseppi Mazzini (1805-1872), foi uma grande figura entre os maons do sculo 19. Da sociedade formada na Silcia , cujo nome era Oblonica (que quer dizer: "Conto com um punhal"), surge um grupo de elite: A Mfia. Este nome um acrnimo para Mazzinni autorizza turti, incendi, avvelenamenti - Mazzinni autoriza roubo, incndio e envenenamento. Do outro lado do oceano, na mesma poca, o chamado "Irmo Gmeo" do italiano, Albert Pike (1809-1891), dirigia o espetculo nos Estados Unidos. Militar como Mazzinni, Pike era general do lado dos confederados, apesar de ser "Ianque", nascido em Boston. Foi um dos idealizadores que ajudou a criar a KU KLUX KLAN. Na histria brasileira, a Maonaria tambm deixou sua marca. Na Inconfidncia Mineira, temos o jovem Tiradentes, maom iniciado na casa de Silva Alvarenga. Observamos as marcas na prpria bandeira do estado, que estampa um tringulo com dizeres "Libertas quae seras tamem". Apesar de frustada essa tentativa, a Maonaria esteve no encalo da Independncia do Brasil. Jos Bonifcio e D. Pedro I eram maons. Sua colaborao tambm se esteve at a Repblica, pois Marechal Deodoro tambm fazia parte da organizao.

Concluso
A partir deste resumo podemos concluir que a Maonaria no um grupo interessado no bem estar do homem, voltada para ideais filosficos, filantrpicos, educativos e progressistas. uma sombra que, ao meu parecer, constitui uma das mais fortes religies do globo, pois em si compreende membros de todas as outras (inclusive evanglicos). abrangente em suas idias como a Nova Era, mas tambm to concreta quanto a Igreja Romana. No uma simples corrente filosfica, mas uma instituio, no se identifica como religio, mas como brao da mesma. Com essa camuflagem, tm a vantagem de crescer em qualquer campo, at mesmo em nossas Igrejas. Sua ao discreta nos lembra Al Paccino, na auto descrio de seu personagem Milton em "O advogado do Diabo", o qual era o prprio Lcifer : "Eu entro nos lugares sem ser notado". A Maonaria est no mundo a alguns sculos, e sem que ns saibamos, tem sido o "Ventrloquo" de muitos personagens histricos. preciso um posicionamento firme e declarado contra este "tumor maligno" dentro da Igreja Evanglica. Pois de pouco valer lutar contra seitas e mais seitas, sendo que sua "Nave me" est aterrizada em nossos templos.

Potrebbero piacerti anche