Sei sulla pagina 1di 5

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 221 Abrao - A Justia crdito e no recompensa. (Texto: Rm 4:1~8) 1. Introduo.

uo. Deus criou o universo. Deus criou um casal, para que eles formassem uma famlia que tomassem conta de toda a criao e que refletissem a glria de seu Criador. O primeiro casal pecou e com isso todos os seus descendentes passaram a herdar esse gene malfico e mortal. A primeira tentativa de Deus consertar as coisas foi atravs de outra famlia: a famlia de No. Dilvio, arca, oito pessoas que se salvaram... Mas mesmo depois de todo o julgamento, e desse recomeo de tudo, essa famlia e todos os seus descendentes pecaram novamente. Tudo voltou para a estaca zero. A famlia de No foi crescendo, at que formou um povo grande e numeroso que queria perpetuar seu nome, fazendo com que a sua fama atingisse os cus. Eles queriam construir uma cidade auto-suficiente porque no queriam depender de nada, nem do prprio. No meio da construo da torre dessa cidade, Deus desceu e dispersou todo esse grande povo, confundindo as lnguas. Tudo voltou estaca zero. Povos se multiplicaram, naes comearam a surgir. Mais uma vez, Deus resolve escolher mais uma famlia: agora de um jeito diferente. Deus chama, l de Ur dos Caldeus, cidade idlatra, muito prxima torre de Babel, a famlia de Abro. Deus poderia ter escolhido qualquer um, mas foi para Abro que Deus apareceu prometendo que atravs de sua famlia todas as famlias da terra seriam abenoadas. Entretanto, um problema: Abro no tinha filhos. Sara era estril. Que filhos? Que descendncia? Do que Deus estava falando? Atendendo a uma ordem de Deus, Abro deixa o lar e vai, simplesmente vai. Para onde? Ele no sabia. Na cabea dele, apenas uma ordem: vai para a terra que eu te mostrarei (Gn 12:1b). E simplesmente, Abro foi. Tempos depois, Deus aparece novamente a Abro. Agora, Deus queria formalizar oficialmente o pacto, a aliana que Ele havia estabelecido com ele. Deus prometeu tudo: terras, riquezas, fama. Mas o ponto central era que Abro no tinha filhos. Deus convida Abro a olhar para o cu: assim ser a sua descendncia (Gn 15:5b). Como? Ser que Deus estava brincando com Abro? Sabe quando algum brinca com algum, e sem querer ele toca na ferida do outro? Ser que Deus era to sem noo assim? O fato que Abro creu no SENHOR, e isso lhe foi creditado como justia (Gn 15:6).

Pregado no MEP dia 24 de setembro de 2011.

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 22

2. Exposio do texto. (Rm 4:1~8)


1

Portanto, que diremos do nosso 1 antepassado Abrao? ;


2

Se de fato Abrao foi justificado pelas 2 , obras, ele tem do que se gloriar, mas no . diante de Deus. 3 Que diz a Escritura? Abrao creu em 3 ; Deus, e isso lhe foi creditado como , justia. . 4 Ora, o salrio do homem que trabalha no 4 considerado como favor, mas como dvida. 5 Todavia, quele que no trabalha, mas 5 , confia em Deus, que justifica o mpio, sua , f lhe creditada como justia. , 6 Davi diz a mesma coisa, quando fala da6 felicidade do homem a quem Deus credita justia independente de obras: , 7 Como so felizes aqueles que tm suas 7 transgresses perdoadas, cujos pecados so apagados! 8 Como feliz aquele a quem o Senhor no8 atribui culpa! .

1. Abrao no tinha nada do que se orgulhar a no ser em Deus. Sim... Voltamos histria de Abrao. Ele o grande exemplo que o apstolo Paulo nos d de uma pessoa que teve um relacionamento especial com Deus baseado na f. O que o apstolo argumentou at agora que ningum pode ser salvo por esforo prprio: todos, judeus ou gentios, somos justificados mediante a f, independente da obedincia Lei. Isso no quer dizer que obedecer a Deus seja desnecessrio, mas sim, que para obedecermos a Deus de verdade, precisamos antes crer em Jesus. Paulo diz: Se de fato Abrao foi justificado pelas obras, ele tem do que se gloriar, mas no diante de Deus (vr. 2). Abrao o grande patriarca dos judeus. Ele o personagem nmero 1 do judasmo. Tanto que os judeus se consideram filhos de Abrao. E na poca de Paulo, ser filho de Abrao geneticamente, significava ser o povo escolhido de Deus, ser herdeiro da aliana especial e significava estar com a sua situao resolvida com Deus. J vimos que os judeus se orgulhavam em sua nacionalidade e na sua religiosidade, pensando que isso os tornava mais especiais diante de Deus. Porm, Paulo vem e diz o seguinte: Vejam Abrao. Vocs acham que ele foi considerado justo por Deus porque ele se esforava pessoalmente para ser bem-visto por Deus? No!

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 22

Porque se Abrao, pelos seus esforos pessoais, fosse capaz de agradar a Deus, ele teria todo o mrito da histria, mas diante de Deus no! Tem gente que se gaba diante dos amigos, enquanto outros alimentam pensamentos de vanglria em secreto. Mas Paulo descarta qualquer possibilidade de que os seres humanos se gloriem diante de Deus, sejam as criaturas diante de seu Criador, sejam pecadores diante do seu Salvador2. Meus irmos, todos temos uma inclinao natural nossa auto-exaltao. Mas o que nos torna suficientemente humildes diante de Deus o fato de que nada do que fazemos suficiente bom para agradar a Deus pelo simples fato de que somos pecadores e aquilo que fazemos estar impregnado com essa natureza pecaminosa de uma maneira ou outra. Nosso centro deve ser Jesus! Devemos olhar para Ele e crer Nele. Devemos crer firmemente de que Cristo fez na cruz todo o suficiente para agradar o Pai. Devemos crer que, quando cremos em Cristo, tudo o que Ele fez na cruz, passa a valer para mim, como se Jesus tivesse feito tudo aquilo em meu lugar. Que diz a Escritura? Abrao creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justia. (vr. 3). Abro creu na parte mais difcil da histria: na promessa de que Deus lhe daria um filho, a despeito de tudo ao seu redor provar o contrrio: sua idade avanada, sua esposa com idade avanada e comprovadamente estril. para esse tipo de f que o Senhor Jesus Cristo est te convidando hoje! 2. Crdito x dvida. Que diz a Escritura? Abrao creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justia.. Ora, o salrio do homem que trabalha no considerado como favor, mas como dvida. (vss. 4, 5) Uma vez meu chefe me perguntou o seguinte: voc trabalha s por dinheiro?. Essa uma daquelas perguntas que no d para responder com um no retumbante. Sim: pessoas trabalham por prazer, alguns por obrigao, mas sempre em vista a sua devida recompensa, que o salrio. Ser que voc ficaria feliz com o seu chefe, se depois de um ms suado de trabalho ele dissesse: obrigado pelo trabalho, esse ms no vou te pagar?. Claro que no! Salrio dvida! O que a Bblia nos diz que a nossa salvao em Cristo no um pagamento de uma dvida que Deus tem conosco. No algo que voc possa cobrar a Deus dizendo: olha Deus, todos os domingos da minha vida eu fui igreja, ajudei os pobres, dei gordas ofertas, nunca xinguei o pastor, tentei falar poucas mentiras, sofri como um condenado para resistir s tentaes, fui fiel minha esposa, criei bem os meus filhos... Agora hora do Senhor me recompensar: eu quero ser justificado, e agora!.

Cf. Stott in Romanos, pg. 143

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 22

A nossa reforma no nosso novo espao est quase acabando. J pensou se eu contratasse um pedreiro para trabalhar e ele no fizesse nada? Ele mereceria ou no o salrio combinado? No! Mas se mesmo assim eu quisesse dar a ele o salrio? Nesse caso, o salrio deixaria de ser uma dvida e passaria a ser um presente, no acham? exatamente isso que Paulo quer dizer quanto escreveu: Todavia, quele que no trabalha, mas confia em Deus, que justifica o mpio, sua f lhe creditada como justia. (vr. 6). Quando o assunto justificao, para quem no trabalhou, ou seja, para quem no tem o mnimo direito a pagamento, mas que em vez disso depositou sua confiana em Deus que justifica o mpio, sua f lhe creditado como justia, isto , a justia de Deus concedida livremente, de graa, mediante a f3. Meus irmos, os judeus da poca de Paulo pensavam que Abrao foi escolhido para ser o grande patriarca por causa da sua fidelidade a Deus. No! Abrao era fiel a Deus, mas ele tambm era imperfeito e pecador. Voc pode ler na bblia, em Gnesis, que Abrao cometeu muitos erros, e alguns de maneira repetida, como qualquer um de ns. O mrito no est na pessoa e no esforo pessoal de Abrao em querer viver uma vida agradvel ao Senhor, mas sim, em Deus, que mesmo sem Abrao ter merecido, considerou-o justo, pela f. E quanto a ns? Nossa salvao completamente pela graa! No merecemos nem um pouco daquilo que Jesus fez em nosso favor. Essa justificao que temos em Jesus no foi um ato de recompensa de Deus pelos nossos esforos pessoais em agrada-lO, muito pelo contrrio, a justificao uma deciso livre, da parte de Deus, em nos dar, de maneira gratuita e amorosa a condio de justos, inocentes, pela f. 3. Quer um exemplo de graa e misericrdia? O apstolo Paulo d uma pausa da sua histria de Abrao e passa para um outro personagem: Davi. Davi era, de acordo com a bblia, o homem segundo o corao de Deus (1Sm 13:14). Ele era um msico e compositor de mo cheia que escreveu muitos dos salmos que compe o livro dos Salmos. E em um de Salmos, podemos ver como essa graa de Deus, em justificar pecadores pela f, se manifesta. Davi diz a mesma coisa, quando fala da felicidade do homem a quem Deus credita justia independente de obras: Como so felizes aqueles que tm suas transgresses perdoadas, E cujos pecados so apagados! Como feliz aquele a quem o Senhor no atribui culpa! (vss. 7, 8)

Cf. Sttot in Romanos, pg. 145.

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 22

Paulo est citando o Sl 32:1,2. nesses dois versos desse salmo que podemos descobrir o que significa creditar justia de graa pela f. Davi usa uma expresso muito clara para caracterizar aquele que foi justificado: Feliz! Esse o alvo da nossa vida no ? Todos querem ser felizes e bem-aventurados. Mas a verdadeira felicidade no nasce dentro de ns, mas creditada de graa por Deus. Creditar justia significa, em primeiro lugar, ter as transgresses apagadas e os pecados perdoados. Em segundo lugar significa no termos mais culpa diante de Deus. Essas duas coisas so preciosssimas. Ao invs de Deus punir o nosso pecado, Ele vem e perdoa, aniquila o pecado tirando completamente a nossa culpa e nos tornando justos, pela f em Jesus Cristo. Isso fantstico. Isso libertador. Isso a verdadeira beno e o verdadeiro motivo de sermos felizes! Meus irmos, voc j ganhou um presente inesperado? Um presente imerecido? Um presente inesperado e imerecido que dura para sempre? O melhor presente do mundo? Deus deu Jesus para cada um de ns, para que atravs Dele, e pela f, pudssemos ser as pessoas mais abenoadas no mundo. E cada um de ns faz parte desse povo, dessa famlia, que comeou com Abrao, mas que hoje formado por todos aqueles que amam Jesus e que vivem em funo Dele. Concluso. Amados irmos, a justificao de graa pela f. um ato de amor da parte de Deus que torna-se realidade em nossas vidas a partir do momento em que cremos em Jesus Cristo. Independente do nosso esforo prprio de obedecer a Deus, a f nos faz sermos aquilo para a qual Deus nos criou para ser: justos diante Dele. Voc realmente feliz e bem-aventurado? Se voc realmente entende essa verdade da justificao pela f, independente das obras, como um ato de graa de um Deus to amoroso que deu o seu nico Filho para morrer na cruz em nosso lugar, garanto que a sua vida ser diferente, no, a sua vida j diferente! A bblia no diz que Abrao cumpriu as obras da lei, e por isso que Deus estabeleceu uma aliana com ele4 , muito pelo contrrio, diz que ele creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justia. Que essa justia seja creditada todos os dias em nosso viver, pela f em Jesus Cristo nosso Senhor. Amm.

Cf. Wright in Romans, pg. 67.

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

Potrebbero piacerti anche