Sei sulla pagina 1di 14

AUTOR E NARRADOR

Autor e narrador so seres diferentes. O autor um, uma pessoa de carne e osso, que se utiliza uma personagem fictcia o narrador- para nos contar aquilo que ele imagina, cria, inventa. Portanto o narrador s existe no texto. Mesmo quando uma histria narrada na primeira pessoa, no podemos dizer que o autor que fala. Pois o autor pode criar narradores completamente diferentes da sua maneira de pensar, agir, de ser. O narrador quem conta a histria. Narrar significa contar.

O que um texto narrativo? O texto narrativo conta uma histria, que pode falar de acontecimentos reais ou imaginrios. Quais so os elementos da narrativa? Os elementos da narrativa que precisas saber so: narrador, personagens, aco, tempo e espao.

TIPOS DE NARRADOR

Existem dois tipos de narrador:

- Narrador Participante ou Presente: se est presente na aco e participa, portanto, nos acontecimentos. , neste caso, o protagonista ou uma personagem secundria. A histria , por isso, narrada na 1. pessoa. Quando eu era pequenina, a minha me contava- me histrias. - Narrador No-participante ou Ausente: se est ausente e no participa na aco, limitando-se, simplesmente, a narr-la. A histria , por isso, narrada na 3. pessoa. Os alunos voltaram para o colgio depois de umas frias bem passadas. Estavam agora cheios de garra para comear!

PERSONAGENS

As personagens so os seres imaginados pelo autor para viver os vrios acontecimentos (aco). Existem trs tipos de personagens: - Personagens Principais: so as personagens mais importantes, as que tm maior importncia para o desenrolar dos acontecimentos. - Personagens Secundrias: no tm tanta importncia para o desenrolar da histria. - Figurantes: estas personagens esto presentes mas no intervm nos acontecimentos da histria.

Deves tambm saber fazer a caracterizao das personagens, ou seja o seu retrato fsico e psicolgico. - Retrato Fsico: aspecto exterior (altura, pele, cabelos, olhos, vesturio) - Retrato Psicolgico: aspecto interior (sentimentos, maneira de ser, comportamentos, atitudes)

ACO (Tempo e Espao) A aco corresponde s peripcias das personagens, ou seja, se as personagens fizerem muitas coisas numa histria, significa que uma histria com muita aco. Quando falamos em localizar a aco no ESPAO significa que queremos saber ONDE ela se passa, em que locais as personagens se movem. A localizao da aco no TEMPO corresponde pergunta QUANDO?, ou seja as pocas ou momentos em que a histria se passa.

MOMENTOS DA NARRATIVA Os momentos da narrativa correspondem introduo, ao desenvolvimento e concluso. A INTRODUO corresponde ao incio da histria. aqui que ficamos a conhecer a personagem principal, onde e quando se passa a histria e onde ficamos a ter uma ideia do que vai tratar a aco.

O DESENVOLVIMENTO a parte em que se conta a histria, propriamente dita, ou seja, onde se conta a sequncia dos acontecimentos, onde conhecemos as outras personagens e por que situaes elas passam.

A CONCLUSO o fim da histria. onde ficamos a saber o que acontece s personagens.

Pois, mas nem sempre isso acontece! s vezes no sabemos como acaba a histria. Quando isso acontece dizemos que se trata de uma NARRATIVA ABERTA (quando no sabemos o que acontece s personagens o leitor que imagina o seu fim). A NARRATIVA FECHADA quando ficamos a saber como termina a histria.

Recursos Expressivos

O que so recursos expressivos? Os recursos expressivos so processos, utilizados pelos autores, para tornar o texto literrio mais belo, sugestivo e eficaz.

Onomatopeias so palavras que procuram imitar certos sons: vozes de pessoas ou animais, rudos de objectos, fenmenos da natureza, etc.. E o pobre Gafanhoto Paam! Catrapaam! Deu um grande trambolho.

Personificao um processo pelo qual se atribui caractersticas humanas a animais, objectos ou plantas. O gato fartou-se de rir com a queda do dono.

Comparao consiste em estabelecer uma relao de semelhana entre duas ou mais coisas atravs de uma palavra ou expresso (como) ou de verbos equivalentes (parece, lembra) A Margarida linda como uma flor!

Repetio consiste no uso repetido da mesma palavra ou palavras. E a professora fala, fala, fala ela nunca se cala!

Metfora- consiste na comparao de duas coisas sem o termo como Amor fogo que arde sem se ver.

TIPOS E FORMAS DE FRASE

Qualquer frase representa um tipo, de acordo com a inteno de quem a usa. Existem quatro tipos de frases: Declarativa - serve para darmos uma informao (quando declaramos ou informamos alguma coisa). O Joo foi andar de bicicleta. Interrogativa - tem como inteno formular uma pergunta (quando perguntamos ou interrogamos). O Joo foi andar de bicicleta? Imperativa - tem como funo dar uma ordem, um conselho, fazer um pedido (quando damos uma ordem). Joo vai limpar o quarto! Exclamativa - serve para transmitirmos sentimentos, sensaes (quando mostramos admirao ou exclamamos algo). Que dia maravilhoso! A cada um dos tipos de frase corresponde um ou mais sinais de pontuao. Este sinal de pontuao corresponde, na oralidade, entoao com que a dizemos. Ao tipo interrogativo corresponde o ?, ao imperativo corresponde o . ou o !, ao exclamativo corresponde o ! e ao declarativo corresponde o . ou o !. Cada frase s pode pertencer a um tipo, mas cada tipo de frase pode ter uma das seguintes formas: Forma afirmativa - quando afirmamos alguma coisa (ex.: A Joana canta bem.). Forma negativa - quando negamos alguma coisa (ex.: A Joana no canta bem.).

Resumindo: Cada frase s tem um tipo (de quatro tipos possveis) e uma forma (afirmativa ou negativa).

SINNIMOS E ANTNIMOS

Sinnimos: palavras que possuem significados iguais ou semelhantes. Exemplo: A bruxa foi passear. A feiticeira foi passear.

Antnimos: palavras que possuem significados diferentes. Exemplo:


curto alto rpido nunca amar triste preto grande morto noite

comprido baixo lento sempre odiar alegre branco pequeno vivo

dia

REA VOCABULAR Palavras que se relacionam entre si por se referirem a um determinado assunto que comum a todas elas. Exemplo: mar - sal, banhistas, peixes, tubares, areia, polvo, caranguejo, algas, nadador-salvador, pedras, golfinho... Escola- giz, professor, quadro, alunos, apagador, caneta, caderno, mochila

DIVISO SILBICA As palavras so formadas por sons ou fonemas que, por sua vez, formam slabas. Chamamos slaba a um conjunto de letras que se pronuncia de uma s vez. Uma palavra pode ter uma, duas ou mais slabas. Quanto ao nmero de slabas, as palavras classificam-se em: monosslabos - quando tm s uma slaba, como em pai; disslabos - quando tm duas slabas, como em casa; trisslabos - quando tm trs slabas, como em escola; polisslabos - quando tm mais de trs slabas, como em automvel. Em todas as palavras h uma slaba que se pronuncia com mais fora - a slaba tnica. As restantes slabas chamam-se slabas tonas. A slaba tnica de uma palavra pode ser a ltima, a penltima ou a antepenltima. Conforme a posio da slaba tnica, as palavras classificam-se em: agudas - quando a slaba tnica a ltima, como em bon; graves - quando a slaba tnica a penltima, como em foca; esdrxulas - quando a slaba tnica a antepenltima, como em pssego.

L. PORT. - Classificao das palavras quanto ao nmero de slabas


Grande Dicionrio Universal - Lngua Portuguesa - Gramtica - Fontica e Fonologia

Slaba: Fonema ou conjunto de fonemas pronunciados numa s emisso de voz. Nmero de slabas Monosslabas Disslabas Trisslabas Polisslabas 1 2 3 mais de 3 Exemplos a, , eu, h, teu, sim, quais a-, me-sa, u-va, ma-nh, ru-a, qual-quer a-ba-no, or-gu-lhar, ar-tis-ta, fura-co so-bre-tu-do, an-ti-ga-men-te, in-com-pre-en-s-vel

Slabas Abertas Fechadas

Definio Terminam em vogal Terminam em consoante apagado altar; optar

Exemplos

ACENTUAO

Acento

Utilizao assinala: as vogais tnicas fechadas i eu; as vogais tnicas abertas e semi-abertas a, e e o

Exemplos a, impossvel ba, alade ch, fcil caf, disssseis m, heri

Agudo ()

Grave (`)

marca as vogais subtnicas abertas nos , quele, quela, seguintes casos: quilo nas contraces da preposioa com a forma s, queles, quelas feminina do artigo e com os pronomes demonstrativos a(s), aquele(s),aquela(s), aquilo; indica o timbre mdio das vogais tnicas a, e e o e acentua a terceira pessoa do plural dos verbos ter e ver e seus compostos cmara, vndalo voc, lndea av, brnquios tm, vm, contm, convm me, rfo, irmozito, vmente, pe

Circunflexo (^)

Til (~)

indica nasalao das vogais a eo ou dos ditongos de que fazem parte

L. PORT. - Acentuao - Regras


Grande Dicionrio Universal - Lngua Portuguesa - Gramtica - Ortografia

Palavras quando:

Acentuam-se

Exemplos

terminam nas vogais abertas a,e, o (acento agudo) e nas mdias e e o (acento circunflexo); terminam nos ditongos abertosei, oi, eu; tm duas ou mais slabas e terminam em em e ens; terminam nas vogais i e u que no formam ditongo com a vogal que as precede, seguidas ou no de s. Graves ou paroxtonas quando:

sof, ps, aps l, trs, av, ps

anis, heri, cu

Agudas ou oxtonas

algum, parabns

a, pas, ba

lpis, bnus

terminam em i e u seguidas ou no de s; terminam em ditongo ou em vogal nasal seguidas ou no des; tm o ditongo aberto e tnicoi; tm i ou u tnico, desde que no formem ditongo com a vogal precedente; de vogal tnica aberta (acento agudo) ou mdia (acento circunflexo), para as distinguir das suas homgrafas acentuam-se sempre com acento agudo quando a vogal aberta e com acento circunflexo quando a vogal mdia

bno, rgo, tneis, fsseis azico, paranico sereis, baa, suno, rudo saudmos, secmos, pde

Esdrxulas ou proparoxtonas

rpido, fenmeno, nfora, fssemos, rea, ignorncia, incuo

CLASSE DAS PALAVRAS

DETERMINANTES Os determinantes, geralmente, antecedem (vm atrs de) os nomes e concordam com eles em gnero e nmero. A classe dos determinantes divide-se em vrias classes: Artigos definidos designam seres ou objectos bem identificados, conhecidos. Ex. Ele j leu o livro. Artigos indefinidos designam seres ou objectos que no so identificados com preciso. Ex: Ele comprou um livro. Possessivos indicam o(s) possuidor(es) do ser ou objecto a que o nome se refere. Ex. A tua blusa lindssima. Demonstrativo - identificam e indicam a posio (no espao ou no tempo) de um ser ou objecto. Ex: Empresta-me este livro? Indefinidos _ referem seres ou objectos de um modo impreciso. Ex: Certo dia, o que ele temia, aconteceu. Interrogativos introduzem frases interrogativas (de uma forma directa ou indirecta) Ex: Quantos anos tens? Numerais Cardinais indicam a quantidade exacta. Ex: Ela tem dois irmos. Ordinais indicam uma ordem. Ex: Na terceira aula os alunos j se conheciam todos.

NOMES Nomes so palavras que utilizamos para designar pessoas, animais, coisas, ideias, sentimentos, qualidades. A classe do nome tem as seguintes subclasses: NOME COMUM designa qualquer ser ou objecto da mesma espcie: rapaz, gato, mesa. NOME PRPRIO designa pessoas, animais, objectos, individualizando-os. Os nomes prprios escrevem-se com letra maiscula: Jos, Braga, Cvado.
10

NOME COLECTIVO designa um conjunto de seres ou objectos da mesma espcie: alcateia (conjunto de lobos). Os nomes podem variar em gnero, nmero e grau. GNERO masculino e feminino. Em regra os nomes masculinos terminam em o e os femininos terminam em a. Existem palavras que formam o feminino com uma palavra diferente (homem / mulher). H outras palavras que formam o feminino ou o masculino juntando a palavra macho ou fmea (cobra macho / cobra fmea). Tambm se pode formar o masculino ou o feminino atravs do uso de um determinante ( o colega / a colega). NMERO singular e plural. A regra geral de formao do plural acrescentando s. GRAU - normal, aumentativo e diminutivo. O aumentativo exprime um significado exagerado do nome. O diminutivo exprime exactamente o contrrio. Ex: co, cozinho, canzarro.

ADJECTIVOS L. PORT. - Adjectivos - Grau


Grande Dicionrio Universal - Lngua Portuguesa - Gramtica - Morfologia

Grau Comparativo de superioridade de igualdade de inferioridade Superlativo Absoluto sintctico


(1)

Formao

Exemplos

mais + adjectivo + que, do que ou quanto to + adjectivo + como menos + adjectivo + que, do que ou quanto

s mais alto que o Joo. Ela to gil como a me. Sou menos hbil que tu.

acrescentam-se os sufixos ssimo, -imo, -rimo antepem-se ao adjectivo os advrbios muito, bem, assaz, bastante, imensamente, etc. antepe-se o (a) ao comparativo de superioridade antepe-se o (a) ao comparativo de inferioridade

belssimo, felicssimo, faclimo, librrimo muito fcil, bem pobre, assaz difcil, bastante largo, imensamente bom o mais antigo prdio Foi a mais hbil professora O Carlos o aluno menosestudioso do colgio

Absoluto analtico

Relativo de superioridade

Relativo de inferioridade

11

L. PORT. - Adjectivos - Comparativos e superlativos irregulares


Grande Dicionrio Universal - Lngua Portuguesa - Gramtica - Morfologia

Adjectivo bom mau grande pequeno

Comparativo de Superioridade melhor pior maior menor

Superlativo Absoluto ptimo pssimo mximo mnimo Relativo o melhor o pior o maior o menor

L. PORT. - Adjectivos uniformes


Grande Dicionrio Universal - Lngua Portuguesa - Gramtica - Morfologia

Terminao -a -e -ense, -ante, -ente, inte -l -s (em adjectivos paroxtonos) -ar e -or (nos comparativos) -z, -m no muda no muda no muda

Feminino

Exemplos agrcola, homicida, indgena, celta rabe, breve, doce ateniense, hilariante, coerente, contribuinte artificial, amvel, frgil, azul reles, simples mpar, vulgar, inferior, pior audaz, feliz, selvagem, virgem

no muda (excepo: espanhola) no muda no muda no muda (excepo: boa, andaluza)

INTERJEIES L. PORT. - Interjeies


Grande Dicionrio Universal - Lngua Portuguesa - Gramtica - Morfologia

Sentimento/Emoo alegria animao, encorajamento aplauso cansao chamamento (invocao) descontentamento Ah! Oh!

Principais interjeies

Avante! Coragem! Eia! Fora! Vamos! Bem! Bis! Bravo! Viva! Ah! Uf! Al! ! Ol! Psiu! Pst! Eh! Mau!

12

desejo dor encorajamento (para fazer levantar) espanto, surpresa impacincia, irritao indignao medo silncio surpresa suspenso

Oh! Oxal! Ai! Ui! Upa! Arriba! Ah! Chi! Ih! Oh! Puxa! Hum! Hem! Apre! Irra! Apre! Irra! Ui! Caluda! Psiu! Silncio! Ah! Ih! Oh! Alto! Basta!

PRONOMES

L. PORT. - Pronomes demonstrativos


Grande Dicionrio Universal - Lngua Portuguesa - Gramtica - Morfologia

Pronomes demonstrativos: Subclasse de palavras que, substituindo os nomes, indicam a posio dos seres e das coisas no espao e no tempo em relao s pessoas gramaticais. Formas simples Variveis Singular Masculino este esse aquele o mesmo o outro o tal Feminino esta essa aquela a mesma a outra a Masculino estes esses aqueles os mesmos os outros os tais Plural Feminino estas essas aquelas as mesmas as outras as isto isso aquilo Invariveis

13

L. PORT. - Pronomes interrogativos


Grande Dicionrio Universal - Lngua Portuguesa - Gramtica - Morfologia

Pronomes interrogativos : Subclasse de palavras, substituindo os nomes, so empregues para formular uma pergunta directa ou indirecta. Variveis Singular Masculino quanto qual Feminino quanta Plural Masculino quantos quais Feminino quantas que quem O qu onde Invarivel

L. PORT. - Pronomes possessivos


Grande Dicionrio Universal - Lngua Portuguesa - Gramtica - Morfologia

Formas

As formas dos pronomes possessivos coincidem com as dos determinantes possessivos. Os pronomes possessivos seguem as mesmas regras de concordncia que os determinantes possessivos.

Concordncia

L. PORT. - Determinantes possessivos


Grande Dicionrio Universal - Lngua Portuguesa - Gramtica - Morfologia

Determinantes: Classe de palavras que normalmente precedem o substantivo ou nome e que do indicaes sobre aquilo que este expressa, limitando ou concretizando o seu significado. Concordam sempre em gnero com o substantivo. Determinantes possessivos: Subclasses de palavras variveis que exprimem a posse em relao s trs pessoas gramaticais. um possuidor Pessoa singular masculino 1 feminino masculino 2 feminino masculino 3 feminino sua suas sua suas tua seu tuas seus vossa seu vossas seus minha teu minhas teus nossa vosso nossas vossos meu plural meus singular nosso plural nossos vrios possuidores

14

Potrebbero piacerti anche