Sei sulla pagina 1di 11

Equaes do Movimento e Utilizao do Clculo Integral. I. Equaes do Movimento com Velocidade Constante.

A Velocidade definida como a Taxa de variao temporal da Distncia percorrida atravs de um percurso. Num movimento com velocidade constante as equaes e as suas representaes grficas so obtidas a partir desta definio, ou seja: V ( t)= t0. Como a velocidade constante podemos escrever V(t) = V e a sua representao grfica a reta horizontal do Grfico 1.
Velocidade
12.0 11.5 11.0 10.5

S (t) S 0 , onde S(t) a posio no instante t e S0 a posio no instante inicial t t0

Distncia
400 350 300 250

Velocidade (m/s)

10.0 9.5 9.0 8.5 8.0 0 5 10 15 20 25 30 35

Distncia (m)

200 150 100 50 0 0 5 10 15 20 25 30 35

tempo (s)

tempo (s)

Grfico 1: Representao grfica da Grfico 2: Representao grfica da distncia velocidade em funo do tempo de um veculo em funo do tempo de um veculo que se que se movimenta a 10 m/s. movimenta a 10 m/s.

Da equao que define a Velocidade obtemos uma equao para calcular a Distncia em funo do tempo: S (t )=S 0+V t , onde fizemos V(t) = V = constante e t0 = 0. Esta a equao de uma reta de inclinao V, e est representada no Grfico 2. Na situao em que um objeto ou veculo faa uma sequncia de percursos com Velocidades diferentes, definimos a Velocidade mdia como sendo a Velocidade necessria para percorrer a Distncia total no mesmo tempo total.

Lembremos que o valor mdio de um conjunto de valores igual a soma de todos os valores dividido pelo nmero de elementos do conjunto, por exemplo, o valor mdio do conjunto [5,6,7] (5+6+7)/3 = 6. Mas na situao em que os nmeros esto repetidos vrias vezes devemos multiplicar cada nmero pelo nmero de vezes em que est repetido no conjunto, por exemplo, o valor mdio do conjunto [5,5,5,5,6,6,7,7,7] :
5 4+6 2+7 3 = 5,88 Observe que o valor mdio ficou menor do que 6 porque 5 est 9 repetido muitas vezes.

Agora vejamos como calcular a velocidade mdia. Digamos que um veculo se movimenta durante 4 segundos a 5m/s, seguidamente se movimenta durante 2 segundos a 6 m/s e finalmente se movimenta durante 3 segundos a 7 m/s ( ver Grfico 3 e 4).
Velocidade
100 7.0 90 6.5 80

Velocidade (m/s)

6.0

Distncia (m)

70

5.5

60

5.0

50

10

10

tempo (s)

tempo (s)

Grfico 3: Velocidade em funo do tempo de Grfico 4: Distncia em funo do tempo de um veculo que se movimenta com valores um veculo que se movimenta com valores diferentes de velocidade em cada percurso. diferentes de velocidade em cada percurso.

Seguindo e mesma lgica podemos supor que a Velocidade Mdia se calcula somando as trs Velocidades multiplicadas pelo tempo em que cada uma est sendo aplicada e depois dividindo pelo tempo total, ou seja, Vm = V 1 t 1 +V 2 t 2 +V 3 t 3 5m/ s 4s+6m /s 2s+7m/ s 3s = = 5,88 m/s t 1+t 2+t 3 9s

Isto equivalente a dividir a distncia total pelo tempo total: Vm = S 1+S 2 +S 3 S T = t 1+t 2+t 3 t T

O qual coincide com nossa definio de Velocidade Mdia.

II. Equaes do Movimento Uniformemente Variado. Vamos estudar um tipo de movimento em que a velocidade varia continuamente. Neste casso definimos a Acelerao como sendo a taxa de variao temporal da Velocidade Estudaremos apenas a situao em que a acelerao constante, por exemplo, no casso em que um veculo est sendo movimentado por um motor com uma fora constante no tempo ou no casso de um objeto caindo livremente na superfcie da terra. Para obter as equaes que caracterizam este tipo de movimento podemos partir de uma anlise semelhante a que fizemos para o Movimento Uniforme, mas agora partindo da definio de acelerao:
a (t ) = V ( t) V 0 t t0

, onde V(t) a Velocidade no instante t e V0 a velocidade no

instante inicial t0. Como a acelerao constante podemos escrever a(t) = a . Neste casso a funo velocidade escrita com a equao de uma reta:
V ( t ) = V 0 + at

, onde fizemos t0 = 0.

Esta velocidade tambm conhecida como Velocidade Instantnea e est relacionada com a distncia percorrida atravs da sua primeira derivada, ou seja:
V (t) = dS (t ) dt

Nesta anlise vamos mostrar que a partir desta equao e a sua representao grfica ( ver Grfico 5 ) podemos obter todas as equaes para o clculo da Distncia.
Velocidade

V(t)
Velocidade

tempo

Grfico 5: Velocidade aumentando continuamente no tempo.

Para determinar a Distncia percorrida pelo veculo at o instante t podemos dividir o intervalo total em n pequenos intervalos de tempo dt ( ver Grfico 6 ) considerando que em cada um desses instantes o objeto tem uma Velocidade Instantnea.

Velocidade

V(t)
Velocidade

V(t )
0

ttt

0 1 2

dt
tempo

Grfico 5: Percurso dividido em intervalos de tempo pequenos e iguais.

A distncia percorrida nesse intervalo de tempo pequeno dS(t) e a distancia total at o instante t a soma de todas essas pequenas distancias: S (t ) S 0 = dS (t 0 )+dS (t 1)+..+dS (t n ) onde, dS (t 0) = V (t 0 )dt ; dS (t 1) = V (t 1)dt ; .. ; dS (t n) = V (t n ) dt Com isto: S (t ) S 0 = V ( t 0 ) dt+V (t 1 )dt+..+V ( t n)dt = [V (t 0)+V (t 1)+..+V (t n )]dt O somatrio [V(t0) + V(t1) + .. + V(tn)] a soma de uma sequencia de nmeros separados por intervalos iguais, por exemplo, [4m/s + 5m/s + 6 m/s + 7 m/s + 8m/s + 9 m/s ]. Podemos verificar que o resultado deste somatrio [(9+4) / 2] 6 = 39 onde (9+4) / 2 o valor mdio do conjunto e 6 o nmero de elementos n. Seguindo esta lgica podemos induzir que: (lembre que tn coincide com t)

V(t0) + V(t1) + .. + V(tn) = {[V(t0) + V(tn)]/2 } n S(t) S0 = {[V(t0) + V(tn)]/2 } n dt = { [V(t0) + V(tn)] /2 } t ( pois n dt = t ) Onde [V(t0) + V(tn)] /2 = Vm a velocidade mdia. Considerando que t = tn , V(t0) = V0 e V(tn) = V(t) obtemos:
S (t ) = S 0+ V 0 +V (t ) t = S 0+ V m (t )t , esta equao relaciona a Distncia com a 2

Velocidade e o tempo. Agora podemos substituir a velocidade V(t) por V0 + a t , e obtemos : S(t) S0 = [V0 + V0 + a t] t /2 = V0 t + a t2/2 , ou:
S (t ) = S 0+V 0 t+a t2 2

, esta equao representa uma parbola e relaciona a Distncia

com o tempo (ver Grfico 6).


Distncia

Distncia

tempo

Grfico 6: Distncia em funo do tempo no movimento acelerado.

Agora, se da equao da Velocidade tiramos o tempo e colocamos na equao anterior, obtemos: t = [V(t) V0] / a S(t) = S0 + V0 [V(t) V0] / a + a {[V(t) V0] / a} 2/2 S(t) = S0 + V0 [V(t) V0] / a + [V(t) V0]2 /2a = S0 + [V0 V(t) V02] / a + [V2(t) 2 V(t) V0 + V02] /2a = S0 + [2V0 V(t) 2V02 + V2(t) 2 V0 V(t) + V02] /2a V (t)V 0 ,esta ltima equao relaciona a Distncia com a Velocidade e 2a uma equao importante na definio do trabalho realizado por uma fora e a energia cintica de um corpo. S (t ) = S 0+ As equaes que esto dentro dos quadros so as mais importantes do Movimento Retilneo Uniformemente Variado, para obter as equaes do Movimento Retilneo Uniforme s considerar a Acelerao igual a zero e V = constante. III. Utilizao do clculo integral para obteno das equaes da cinemtica. Na seo anterior calculamos a Distancia total de um percurso dividindo o tempo total em n intervalos pequenos e somando todas as pequenas Distancias percorridas nesses instantes pequenos dt, isto pode ser feito para qualquer tipo de movimento, seja uniforme, acelerado ou retardado. Desta forma a equao da Distancia fica: S (t ) S 0 = dS (t 0 )+dS (t 1)+..+dS (t n ) =

dS (t i )
i=0

Este somatrio de partes muito pequenas conhecido em matemtica como Integral e representa um tipo de clculo relacionado ao clculo diferencial, pois diferencial so as pequenas partes em que dividido um intervalo de valores de uma funo. Neste casso o diferencial da Funo Distancia dS(t) e o diferencial da Funo Tempo dt. A integral da Funo Distancia se representa da forma: S (t ) S 0 =

dS (t i )
i=0

dS (t)
t0

, ou seja, a integral substitui a um somatrio de

partes pequenas. Para uma Funo qualquer, por exemplo, Velocidade e Acelerao a representao :
t t

V ( t) V 0 =

dV (t )
t0

, a (t) a0 =

da(t )
t0

Ou seja, diferenciar dividir um intervalo maior em intervalos muito pequenos, enquanto integrar somar os intervalos pequenos para obter o intervalo maior. Vamos explicar a utilidade deste procedimento no clculo da Distancia na situao em que um veculo se movimenta durante o intervalo de tempo t - t0 com acelerao constante, qualquer outro clculo feito de forma semelhante. Lembrando que a Velocidade a primeira derivada da Distancia, podemos fazer: V (t) = dS (t) dS (t) = V (t) dt dt

Com isto podemos calcular a distncia como sendo: S (t ) S 0 =

dS (t i )
i=0

dS (t)
t0

V (t ) dt
t0

Esta equao significa que a Distncia a Integral da Velocidade em funo do tempo. Para calcular a Distancia atravs deste procedimento precisamos conhecer a Funo Velocidade e o mtodo direto de integrar, o qual apreenderemos mais adiante, mas por enquanto vamos a utilizar um procedimento mais simples que consiste em utilizar a definio original de integral, ou seja:
t

S (t ) S 0 =

V (t)dt =
t0

V (ti ) dt
i=0

Este somatrio pode ser calculado facilmente se observamos o grfico da velocidade em funo do tempo V(t) = V0 + a t :

Neste grfico podemos observar claramente que o produto V(t)*dt equivalente a rea do retngulo estreito de lados V(t) e dt. Assim, a soma da rea de todos estes retngulos a rea de toda a regio sombreada embaixo da reta, ou seja,

V (t) dt =
t0

Ai
i=0

= AT

Esta rea igual a soma da rea do retngulo mais a rea do triangulo. AT = S (t)S 0 = V 0t + V ( t)V 0 V (t)+V 0 t = t = V mt 2 2

Com V(t) = V0 + a t obtemos:


t

S (t )S 0 =

V (t)dt
t0

= V 0 t+a

t2 ,que a mesma equao que obtemos pelo 2

mtodo anterior. Na pratica no precisamos calcular a rea para calcular a Integral, existem procedimentos para isto semelhantes aos utilizados para derivar. No casso anterior o que fizemos foi integrar a funo V(t) = V0 +a t no tempo. Quando sabemos o procedimento para integrar ento fazemos diretamente:
t t t t

S (t )S 0 =

V (t) dt
0

( V 0+at )dt
0

V 0 dt+ at dt
0 0

= V 0 t+a

t2 2

Pois existem as seguintes regras: 1. A Integral de uma soma a soma das integrais.

[ f ( x)

+ g ( x )]dx =

f ( x )dx+ g ( x)dx

2. A Integral de uma constante a constante multiplicada pela varivel.

(a)dx

= ax

3. A Integral de uma constante multiplicada por uma varivel a varivel multiplicada pela varivel ao quadrado, dividida por dois.

(ax )dx

ax 2

4. A Integral de uma constante multiplicada por uma varivel elevada a potencia n a varivel multiplicada pela varivel elevada a potencia n + 1, dividida por n + 1.

(ax ) dx = ax n+1
n

n+1

5. Lembrando que a Integral representa um intervalo, o calculo feito na forma em que realizado no seguinte exemplo:
x2

(ax )dx
x1

ax 1 ax 2 2 2

IV. Obteno de algumas integrais importantes. 1. Integral de uma constante: f(x) = a

(a)dx

= ax

2. Integral de uma varivel: f(x) = x

(x )dx

x 2

3. Integral de uma Parbola: f(x) = x2

Lembremos que a integral a rea embaixo da curva at o ponto x, e que esta rea calculada somando a rea de todos os retngulos que se obtm quando dividimos o intervalo de 0 a x em n intervalos iguais de largura dx. Assim o ponto final x passa a ser: xn = ndx , e um ponto qualquer da ordenada passa a ser xi = idx. A este ponto qualquer lhe corresponde um retngulo de rea Ai = dx * (idx)2 = i2(dx)3. Com isto a integral calculada atravs da sua definio como sendo um somatrio:
n n n

(x ) dx

Ai
i=0

i (dx )
i=0

= [ i ]( dx) =
i=0

( x n) n (n+1)(2n+1) (ndx) ( x) n dx) dx) = ( ( = = 6 3 3 3 3

n(n+1)(2n+1) , que est em 6 i=0 tabelas de matemtica, mas nesta situao em que os intervalos so muito pequenos ento n muito grande e podemos fazer a aproximao: Aqui fizemos:

= 1+4+9+..+n =

i
i=0

n(n+1) (2n+1) 2n+3n+n 2n = 6 6 6

Resumindo:

(1) dx (x )dx (x ) dx
.. ..

( x)dx
x 2 ( x) 3

x 1

(ax n ) dx =

ax n+1

n+1

Potrebbero piacerti anche