Sei sulla pagina 1di 28

Captulo 10 Transformadores

DESTAQUE: A IMPORTNCIA DOS TRANSFORMADORES EM SISTEMAS DE ENERGIA ELTRICA Os geradores eltricos, que fornecem tenses relativamente baixas (da ordem de 15 a 25 kV), so ligados a transformadores, com o objetivo de transformar um nvel de tenso em outro. A tenso de sada de um transformador elevador ligado a um gerador, pode ser de vrias centenas de kV. Se a tenso maior, a mesma potncia pode ser transmitida com correntes menores, diminuindo as estruturas das torres e dimetros (bitola) dos condutores das linhas de transmisso de energia eltrica.

Assim , a transmisso da energia eltrica gerada nas diferentes usinas ocorre em alta tenso e isto possvel porque transformadores esto instalados nas subestaes elevadoras, junto s unidades geradoras. Entretanto, para distribuir esta energia aos consumidores necessrio reduzir a magnitude da tenso para um valor compatvel. Transformadores so instalados nas subestaes abaixadoras, geralmente localizadas na periferia dos centros urbanos. Finalmente, a energia eltrica transmitida atravs das redes eltricas de distribuio, que formam a rede primria e a rede secundria.
A reduo de tenso da rede primria para a tenso da rede secundria feita pelo transformador de distribuio, normalmente instalado em um poste.

COMPOSIO DE UM TRANSFORMADOR Essencialmente, um transformador constitudo por dois ou mais enrolamentos (bobinas) concatenados por um campo magntico, sendo que a ao deste campo magntico ser mais eficiente com um ncleo de material ferromagntico porque assim, a maior parte do fluxo estar confinada em um caminho bem definido.
Bobina primria
i1
u1 N1 N2

Bobina secundria

u2

FONTE c.a.

EXEMPLO DE ESTRUTURA DE TRANSFORMADOR

Bobina primria
i1
u1 N1

Bobina secundria

FONTE c.a.

N2

u2

Analise: Se no h conexo eltrica da bobina secundria nem com a bobina primria e nem com a fonte, ou seja, h total desacoplamento eltrico, de onde provm a tenso medida no voltmetro?

Resp.: Lei da Induo de Faraday DEVIDO ao MOVIMENTO RELATIVO entre o CAMPO MAGNTICO e o CONDUTOR h INDUO de TENSO na BOBINA SECUNDRIA. SENTIDO DO FLUXO NO NCLEO: Associar com a REGRA DO CARONA

Perguntas:
Se na bobina primria conectarmos uma fonte c.c. haver tenso induzida na bobina secundria?
Bobina primria
i1
u1 N1 N2

Bobina secundria

u2

FONTE c.c.

?
O que vem a ser fluxo enlaado ou fluxo concatenado?

O que vem a ser fluxo disperso?

10.2

Transformador ideal

Quatro condies para se qualificar um transformador como ideal. fluxo disperso nulo; perdas no ncleo desprezveis (correntes induzidas no ncleo); perdas hmicas nulas (resistncias dos enrolamentos desprezveis). permeabilidade do ncleo ferromagapresenta um valor muito ntico grande, e a corrente necessria para produzir fluxo magntico desprezvel.

Relao entre a tenso aplicada no primrio e a tenso induzida no secundrio: RELAO de ESPIRAS

U1 N1 = U 2 N2

http://micro.magnet.fsu.edu/electromag/java/transformer/

Analise: Ao se conectar uma carga ao secundrio, constata-se que h um aumento na magnitude da corrente no primrio. Por que isso ocorre, se os dois circuitos esto eletricamente isolados? Se a carga e o enrolamento secundrio no esto fisicamente ligados fonte, ento a transferncia de energia da fonte para a carga ocorre atravs do acoplamento magntico entre os dois enrolamentos. Assumindo que no transformador ideal no h perda de potncia, toda a potncia fornecida pela fonte entregue carga. Assim:

S1=S2

ou

1 I1 = 2 I 2
U 1 I1 = U 2 I 2

1 I1 = 2 I 2 |S1| = |S2|

U 1 N1 I 2 = = U 2 N 2 I1

CONCEITO DE IMPEDNCIA REFLETIDA

OBTER OS VALORES DE I1 e I2.

PODEMOS SIMPLIFICAR O CIRCUITO ACIMA POR:

Z1 =
RE 2 Z1 = = RE 2 I2 RE

1 I1
2 2

N 2 N1 Z 2 Z1 = 1 Z 2 = N I2 N2 2

Z1 a impedncia refletida secundrio no primrio.

do

Z1 = (2 )2 300 = 1,2 k
A corrente fornecida pela fonte vale:

I1 = 1 = 183,330 o Z1

mA

10.3

Autotransformador

COMPARE ESTAS FIGURAS:

O autotransformador caracteriza-se pela existncia de uma conexo eltrica entre a bobina primria e a secundria e portanto, somente pode ser utilizado quando no necessrio o isolamento eltrico entre os dois enrolamentos.

Porque usado ?

Porque apresenta vantagens com relao potncia transmitida e eficincia, em relao ao transformador convencional, como veremos a seguir.

Para o transformador, tem-se:

S1 = 1 I1

S2 = 2 I 2

S1 = S 2 = ST

ST corresponde potncia nominal do transformador.


Para o autotransformador, tem-se:

S e = 1 I1 + I 2

potncia de entrada potncia de sada

S s = (1 + 2 ) I 2
NO MATERIAL QUE:

DIDTICO

EST

DEMONSTRADO

N1 N N S 2 = 1 + 1 ST = 1 ST + ST + 1 Ss = N N2 N2 2
Conclui-se que a ligao como autotransformador amplia a capacidade de transferncia de potncia da fonte para a carga, de um fator de (N1/N2)+1.

A potncia de sada dividida em dois termos:

pode

ser

O termo ST corresponde parcela de potncia transmitida pelos campos magnticos (efeito transformador). O termo (N1/N2).ST corresponde parcela de potncia transmitida eletricamente, devido conexo eltrica dos enrolamentos. Uma outra caracterstica importante do autotransformador diz respeito sua eficincia, quando comparada do transformador. Se os enrolamentos so os mesmos e o ncleo o mesmo, ento, as perdas so as mesmas nos dois casos. Como para o autotransformador a potncia de entrada maior que para o transformador, conclui-se que a eficincia do autotransformador maior que a do transformador.
VER NO MATERIAL DIDTICO EXEMPLO COMPARATIVO DO AUTOTRANSFORMADOR COM O TRANSFORMADOR CONVENCIONAL

10.4 Transformador real caractersticas de operao Na prtica, a operao de um transformador revela algumas caractersticas que no so previstas no modelo do transformador ideal.

a) O enrolamento primrio de um transformador real uma bobina que, portanto, apresenta uma impedncia. Logo, deve haver uma corrente no primrio devido aplicao da tenso, mesmo que o secundrio esteja em aberto.

b) A tenso no secundrio de um transformador real diminui com o aumento da carga (aumento da corrente no secundrio), mesmo que a tenso no primrio seja mantida constante, indicando que a relao entre as tenses do primrio e do secundrio no constante e igual relao de espiras, mas varia de acordo com a carga.

c) Tanto as bobinas como o ncleo de um transformador real apresentam aquecimento. Este fato demonstra que parte da potncia de entrada do transformador dissipada no prprio equipamento, o que no previsto pelo modelo do transformador ideal. Modelo apropriado para a anlise de um transformador real que leve em conta todos esses efeitos:

r1 e r2 - perdas hmicas x1 e x2 - disperso de fluxo gn (condutncia) perdas no ncleo


bm (susceptncia) magnetizao do ncleo

Para compor o modelo do transformador, resistores e reatncias so associados a um transformador ideal. A relao de espiras vlida para E1 e E2 e no para 1 e 2 .
Sendo aplicada uma tenso ao primrio, circula pelo enrolamento uma corrente I , denominada corrente de excitao, composta pela corrente de perdas no corrente de magnetizao, I m . A corrente I existe mesmo com o secundrio em aberto e neste caso, o transformador opera com um baixo fator de potncia, devido caracterstica fortemente indutiva do ramo de excitao composto por bm e gn. ncleo,

In ,

pela

possvel eliminar o transformador ideal do circuito equivalente, refletindo-se os parmetros r2 e x2 para o primrio:

a = RE =

N1 N2

VER EXEMPLO NO MATERIAL DIDTICO

Rendimento No Captulo 1 definiu-se o rendimento de um equipamento como a relao entre a energia que consumida por esse equipamento (energia de entrada) e o trabalho que ele produz (energia de sada).

E sada = x100% Eentrada


rendimento expresso em porcentagem

Para um transformador pode-se calcular o rendimento atravs da medio da potncia ativa no enrolamento primrio e no enrolamento secundrio, ou, atravs das potncias aparentes, primrio e secundrio, obtidas pelos produtos das respectivas medidas de tenso e corrente.

Exemplo 10.4 Para um determinado transformador foram realizadas as seguintes medidas: Primrio 220 V 5,0 A 935 W Secundrio 105 V 9,5 A 898 W

Com base nas potncias ativas:

Psada 898 = x100% = x100% = 96,04% Pentrada 935


Com base na tenso e na corrente:
S sada 105 x9 ,5 = x100% = x100% = 90 ,68% S entrada 220 x5,0

Regulao A tenso secundria como funo da corrente de carga (U2 I2) fornece a curva de regulao do transformador. Percentualmente, a regulao (Reg) de tenso de um transformador pode ser obtida por:

Reg =

U 2(vazio) U 2(plena carga) U 2(plena carga)

100%

10.5

Polaridade dos enrolamentos

O conhecimento da polaridade dos terminais das bobinas em um transformador fundamental quando for necessrio, p.ex., conectar transformadores em paralelo ou ligar terminal da bobina primria ao da secundria para a configurao de autotransformador.

ASSOCIAR COM CONEXO SRIE OU PARALELA DE PILHAS E/OU BATERIAS

Notao usual para a identificao da polaridade:

i2

i1 N1

N2

A notao indicada na figura sugere que as correntes que circulam pelas bobinas, entrando pelos terminais marcados, geram fluxos magnticos no mesmo sentido (coincidentes).
ATENO: ISTO APENAS UMA CONVENO

ESTUDAR O ANALISE QUE EST NO MATERIAL DIDTICO.

10.6

Transformador trifsico

Trs transformadores monofsicos idnticos podem ser conectados de maneira conveniente resultando em um transformador trifsico.

Uma das ligaes possveis a Y-Y:

PRIMRIO

SECUNDRIO

Esquema padro para a ligao Y-Y Para a seqncia de fases ABC e a fase a como referncia angular:
AN = 1000 o V

BN = 100 120 o V

CN = 100120 o V
AB = 100 330o V
BC = 100 3 90o V = 100 3150 o V

CA

PARA O TRANSFORMADOR TRIFSICO: RELAO de ESPIRAS RELAO de TRANSFORMAO U

U1 N1 bob . prim . = = U 2 N 2 U bob . sec .

RT =

U linha . prim . U linha . sec .

Para a ligao Y-:

PRIMRIO

SECUNDRIO

Esquema padro para a ligao Y-

Considerando a seqncia de fases ABC e a fase A como referncia angular, pode-se definir as tenses do primrio como:
AN = 1000o V
BN = 100 120o V

CN = 100120 o V
AB = 100 330o V

BC = 100 3 90 o V

CA = 100 3150o V

Conseqentemente, no secundrio temse:

ab = 500o V

bc = 50 120o V

ca = 50120 o V

RELAO de ESPIRAS

RELAO de TRANSFORMAO

U U 1 U bob . prim . 100 100 3 = = = 2 RT = linha . prim . = =2 3 U 2 U bob . sec . 50 U linha . sec . 50

Potrebbero piacerti anche