Sei sulla pagina 1di 23

INICIAO SOCIOLOGIA

Valter da Rosa Borges (*)

CONCEITO

H vrios conceitos de Sociologia, todos, porm, insatisfatrios. A palavra Sociologia foi empregada, pela primeira vez, por Augusto Comte considerado o pai desta Cincia no sculo XIX. OBJETO A Sociologia tem por objeto o estudo das relaes humanas e dos fenmenos e processos sociais. Assim, ela mantm estreitas afinidades com as demais Cincias Sociais, constituindo em conjunto com estas, uma viso panormica e integrada do fenmeno humano. Para mile Durkheim, o objeto da Sociologia o fato social, o qual se caracteriza pela sua exterioridade em relao s conscincia sociais, pela sua coercibilidade sobre os indivduos e pela sua generalidade, visto ser comum a determinado grupo social ou sociedade como um todo. Por isso, mile Durkheim afirmava que os fatos sociais devem ser tratados como coisas, e estudados de maneira objetiva. Para Max Weber, o objeto da sociologia a ao social, onde se procura estudar as intenes do agente humano. Assim, enquanto Durkheim define o objeto da Sociologia sob um critrio objetivo, Weber o observa sob um critrio subjetivo. Gabriel Tarde explica o fato social pela imitao. A Sociologia estuda os grupos sociais e os indivduos como membros desses grupos, assim como as influncias recprocas dos homens, e dos grupos e destes entre si. Donald Pierson destaca trs subcampos principais da Sociologia:
a) a Organizao Social, onde se estuda o fenmeno da associao humana; b) a Psicologia Social, onde se analisa a influencia da associao humana sobre o indivduo; c) a Mudana Social, onde a associao humana e analisada como processo de transformao. ESCOLAS SOCIOLGICAS Procuram os cientistas sociais um modelo que explique adequadamente, toda a fenomenologia social. Dai resultou o aparecimento de escolas, cada qual procurando una explicao mais abrangente e lgica da problemtica social. Escola Mecanicista. Procura explicar os fenmenos sociais por analogia com os fenmenos fsicos. Seus representantes mais ilustres so Vilfredo Pareto e Vito Volterra. Escola Biolgica. Compara a sociedade organizao biolgica, explicando os fenmenos sociais luz dos processos de seleo natural e da hereditariedade. Escola Antropogeogrfica. Friedrich Ratzel a sua figura exponencial. Diz ele que os fatores geogrficos o clima, o solo, etc... so fatores determinantes da paisagem social.

Escola Sinttica Pierre-Guillaume Frdric Le Play destacou a importncia da famlia como clula social, enfatizando o seu papel na vida societria. Escola Psicolgica. Gabriel Tarde, seu fundador, distinguiu a conscincia individual como o elemento fundamental para a compreenso dos fenmenos sociais. Compreender o homem compreender a sociedade que ele mesmo criou. Escola Sociolgica. mile Durkheim, seu principal corifeu, discordando de Tarde, procurava explicar os fatos sociais pela prpria estrutura da sociedade, evitando reduzir estes fenmenos a simples eventos psicolgicos. Escola Economista. Destaca o fator social como o elemento mais preponderante da dinmica social. Karl Max e Friedrich Engels so os seus representantes. Escola Psicocultural. Esta escola, liderada por Pitirim Sorokin, procurou conciliar as escolas sociolgica e psicolgica, aduzindo que toda explicao sociolgica deveria contemplar os fatores psicolgicos e culturais como fenmenos complementares. Escola Etnolgica. Ensinava que o confronto das instituies sociais modernas com as sociedades primitivas poderia ensejar a descoberta e compreenso de suas razes comuns. Oswald Spengler foi o seu representante mximo.

SOCIEDADE Podemos definir a sociedade como o conjunto de todos os grupos sociais de uma determinada cultura e cuja populao constitua uma unidade demogrfica, habitando uma rea comum. Toda sociedade possui uma estrutura e a natureza de sua estrutura est na dependncia do grupo dominante, seja ele o familial, o econmico, o poltico ou o religioso. Esta dependncia, todavia, no total, nem absoluta, significando apenas o maior grau de influncia do grupo dominante em relao aos demais, numa. determinada sociedade.
H dois tipos de sociedade: a) a comunitria; b) a societria A Sociedade Comunitria de natureza simples, de pequena especializao e limitada diviso de trabalho. fechada, homognea, de mnima mobilidade social, arraigada s tradies e de elevada solidariedade social, geralmente regida por costumes no formais. Sua populao pequena. A Sociedade Societria complexa, altamente especializada, aberta e inovadora, com intensa mobilidade fsica e social, apresentando alto ndice demogrfico e mnima solidariedade social. Donald Pierson estabelece distino entre comunidade e sociedade. Comunidade, diz ele, mera simbiose ou simples viver em comum, sem autntica comunho, onde os indivduos lutam apenas lado a lado pela sobrevivncia, em precria e inconsciente interao social. A sociedade se define pela solidariedade consciente de seus membros, constituindo uma unidade e um organismo social estruturado. O fim da sociedade desenvolver as personalidades e executar aes conjugadas, visando objetivos comuns, na revelao de sua coeso interior.

CULTURA A cultura, na feliz definio de Clyde Kluckhohn, um modo de pensar, sentir e acreditar de uma dada sociedade, , pois, o esprito de uma Coletividade.
Para Max Weber, h dois tipos ideais de cultura: a) cultura de Folk; b) civilizao.

A cultura de Folk a caracterstica de sociedades isoladas, como as comunidades rurais, provincianas. Distingue-se pelos contatos primrios e transmisso oral dos costumes, onde existe o mximo de estabilidade estrutural e o mnimo de mudanas sociais e individuais. uma cultura homognea e praticamente esttica.

A civilizao a cultura de uma sociedade em contato com todas as outras, disto resultando uma intensa mobilidade social e espacial, mudanas sociais e pessoais freqentes, onde predominam os contatos secundrios, o que torna esta cultura heterognea e intensamente dinmica. A aculturao a fuso de duas culturas diferentes que, pelo contato contnuo, mudam seus padres.

ESTRATIFICAO SOCIAL A sociedade humana no apresenta uma estrutura uniforme, indiferenciada. Ela se acha dividida em camadas ou estratos denominados de classes sociais.
As classes sociais constituem culturas secundrias.

Elas podem ser abertas ou fechadas. As classes sociais abertas so aquelas que permitem a mobilidade vertical. As classes sociais fechadas, s em casos excepcionalssimos, facultam esta mobilidade. Quando este tipo de classe hereditrio e denominado de casta. Nela, o casamento endogmico. O melhor modelo de estratificao social o do Pitirin Sorokin. Ele dividiu a sociedade em trs modelos de hierarquia: a) o Econmico; b) o Poltico; c) o Profissional, evidente que, dada a predominncia do fator econmico na vida moderna, o primeiro modelo de estratificao o mais importante. Conforme este modelo, as pessoas se dividem em trs classes sociais: a) a classe rica; b) a classe mdia; c) a classe pobre. O que define a posio do homem, nesta. pirmide, o que ele ganha e no o que ele faz. No se pode negar, contudo, que a posio poltica e a capacidade profissional e/ou intelectual podem projetar as pessoas no pice da pirmide em um tipo de elitismo de natureza no econmica. Karl Mannheim, no seu estudo sobre Sociologia do Conhecimento, determinou dois tipos opostos de mentalidade sciopoltica: a) a ideologia; b) a utopia. Ideologia a forma de pensamento que corresponde aos interesses da classe dominante. aferradamente tradicionalista e reacionrio a tudo que possa modificar o status quo, considerado como a prpria verdade e, por isto, absoluto e eterno. Utopia a forma de pensamento que corresponde aos interesses da classe dominada. revolucionrio, criador e contestador da realidade social vigente, buscando, a todo custo, alterar a ordem das coisas. Status a posio que uma pessoa ocupa dentro de uma classe determinada. Ela pode pertencer a uma classe alta e nela ocupar um status medocre, enquanto outro da classe mdia pode, em sua classe, ter um status elevado.
Uma pessoa pode ocupar vrios status, dos mais altos aos mais baixos, segundo os grupos sociais aos quais pertenam. Embora detenha tantos status quanto os

grupos sociais a que pertence, cada pessoa possui um status bsico ou status-chave, que o distingue de todos os demais. Os status podem originar-se da posio econmica, poltica ou profissional.

O status pode ser atribudo ou adquirido. Status atribudo aquele que um indivduo desfruta por questes de parentesco e o status adquirido aquele que uma pessoa obtm por seus prprios esforos e mritos. Papel. o desempenho que se espera de uma pessoa, segundo a posio social em que ela esteja num dado momento.
Todo indivduo tem vrios papis, os quais, no raro, so conflitantes, ocasionando distrbios emocionais e instabilidade psquica. O papel de um pai afetuoso entra em conflito com o de um patro excessivamente severo e exigente em relao aos seus empregados.

A personalidade, portanto, o somatrio de todos desempenhados por uma pessoa. ou latentes.

papeis

Os papeis so padres de comportamento e estes podem ser manifestos Em cada papel social, h trs tipos possveis de comportamento: a) o exigido, sem o qual o papel no pode ser desempenhado; b) o permitido, ou seja, aquele comportamento que pode ser acrescido ao exigido sem prejuzo para o papel; o) o proibido, isto , aquele comportamento que pode prejudicar o desempenho do papel. No raro, psicologicamente, as pessoas se identificam a tal ponto com determinado papel, que passam a ser o papel que desempenham.
Talcott Parsons adverte que no a pessoa a unidade mais significativa das estruturas sociais, mas o papel, porque toda ao social de um indivduo se caracteriza pelo desempenho de um papel. Embora as pessoas representem vrios papeis, elas possuem um papel chave que as identifica socialmente.

CATEGORIAS SOCIAIS

Categoria social uma pluralidade de pessoas que, apresentando caractersticas comuns, so consideradas uma unidade social. evidente que, nem todas as categorias em que as pessoas podem ser classificadas, so de ordem social, e, por conseguinte, no interessam Sociologia.
Na anlise das categorias sociais, a estatstica constitui um instrumento valioso, pois fornece informaes sobre as suas tendncias e mudanas. As categorias sociais no se confundem com os grupos sociais, eis que aquelas so representadas por pessoas que, sob determinado ponto de vista, compartilham das mesmas caractersticas, mas que no esto em relaes recprocas. Entre as principais categorias, podemos destacar: a) as categorias baseadas na riqueza; b) as categorias baseadas no parentesco; c) as categorias religiosas; d) as categorias educacionais.

As categorias baseadas na riqueza estabelecem a separao entre ricos e pobres, capitalistas e proletrios.

As categorias baseadas no parentesco fazem distino entre nacionais e estrangeiros, entre brancos e pretos. As categorias funcionais referem uma hierarquia profissional entre as pessoas.
As categorias religiosas distinguem as pessoas segundo as religies que professam.

As categorias educacionais dividem as pessoas em alfabetizadas e analfabetas. Entre professores e alunos. O pblico um tipo especial de categoria social e apresenta uma importncia crescente na vida urbana. Difere do agregado, porque no exige a proximidade fsica dos seus componentes. O critrio que une os seus membros o da preferncia comum. Por isso, eles agem de maneira semelhante a um mesmo apelo ou estmulo. Certas categorias sociais sofrem, no entanto, tratamento desigual em determinadas situaes, como os menores, os filhos ilegtimos, os rfos, as mulheres e as minorias raciais.
AGREGADOS E GRUPOS

O agregado social uma pluralidade de pessoas, juntas fisicamente mas sem comunicao recproca. Em um agregado, as pessoas nem sempre se conhecem e, por conseguinte, pouco se influenciam mutuamente.Quase sempre, de durao temporria. No organizado, ressentindo- se, assim, de hierarquia de funes e de posies. H vrios tipos de agregados. Entre eles, podemos destacar: a) a multido; b) a turba; c) o auditrio; d) as manifestaes pblicas; e) os agregados residenciais. A multido um agregado pacfico, sem finalidade e mnima interao e que apenas ocupa um espao fsico. A sua unidade meramente externa e circunstancial. Alis, diga-se de passagem, os conceitos de multido e massa so bastantes controvertidos. A turba um agregado tumultuoso, agitado, de ao intensa, desordenada e breve. As pessoas que a compem se encontram sob forte excitao emocional. manipulada por lderes eventuais e degenera, algumas vezes, em aes anti-sociais destrutivas. Os componentes de uma turba, no entanto, visam um objetivo, seja ele de natureza poltica, econmica ou religiosa. A denominada reao circular um fenmeno psicolgico muito freqente nas turbas. Consiste na intensificao da excitao coletiva, numa espcie de feed-back ou de reao em cadeia.

O auditrio um agregado onde as pessoas, embora no realizem qualquer ao conjunta, apresentam, alto grau de ateno concentrada. Elas se renem livremente para assistir a um de terminado ato, apticas ou participantes, aplaudindo ou apupando, mas destitudas de qualquer manifestao anti-social violenta. As manifestaes pblicas. Fenmeno social urbano, se caracteriza pela aglomerao de pessoas com o objetivo de promover uma. ideologia poltica ou religiosa ou de exaltar determinadas pessoas, ou, ainda, repudi-las. So os famosos comcios, os desfiles, as paradas, as procisses religiosas. Estas manifestaes obedecem a um plano preestabelecido e podem ter uma finalidade de protesto contra, por exemplo, a discriminao racional e perseguies polticas ou religiosas. Os agregados residenciais. So fenmenos comuns nas megalpoles. O conceito de vizinhana to somente espacial. As pessoas moram prximas,mas no se conhecem, via de regra, ou estabelecem espordicas e formais relaes sociais. Os prdios de apartamento so bem o smbolo expressivo da torre de Babel da vida urbana, onde at parece que as pessoas no falam o mesmo idioma. As massas. So o conjunto de todos os agregados sociais. Por isso, sua heterogeneidade atinge o mximo, carecendo, totalmente, de estrutura e da mais nfima manifestao de intencionalidade. anmica e amorfa. Em qualquer agregado social, a pessoa se anonimiza, perde sua identidade e, conseqentemente, embota seu senso de responsabilidade, O seu comportamento deixa de ser social para se tornar coletivo. Apesar disto, no perde, inteiramente, o senso de certas posturas convencionais, pois, mesmo nos momentos mais dramticos, ela age de conformidade com os condicionamentos sociais mais profundamente arraigados em sua personalidade. GRUPOS SOCIAIS O captulo da morfologia social, que a teoria cientfica dos grupos humanos, , sobremodo, complexo. Varias so as definies e as divises dos grupos humanos, propostas pelos mais proeminentes cientistas sociais como mile Durkheim, Von Wiese, Charles Cooley e Pitirin Sorokin. A classificao mais em voga a de Cooley, o qual dividiu os grupos sociais em: a) primrios; b) secundrios. O grupo social uma pluralidade de pessoas em permanentes relaes recprocas, devidamente estabelecidas e estruturadas. J observava Alfred Sauvy que cada sociedade, cada grupo social, em funo de seus objetivos fundamentais, tem a sua populao tima. Georg Simmel, por sua vez, entende que a extenso do grupo influi sobre sua organizao. Quanto maior o nmero de seus membros mais complexa a sua organizao. Os grupos sociais apresentam as seguintes caractersticas: a) identidade; b) estrutura; c) normas e valores; a) estabilidade; e) finalidade.

Identidade. Todo grupo deve ser reconhecvel como tal, no s pelos seus membros como por terceiros. Estrutura. O grupo deve possuir uma estratificao social, determinando hierarquia, status e papis, mesmo que tal ordenamento seja de natureza informal. Normas e Valores. Os membros de um grupo devem obedecer a determinados padres de comportamento e acreditar nos mesmos valores. Este consenso manifesto ou latente que d unidade interna ao grupo, exigindo fidelidade recproca entre seus membros ainda que esta fidelidade seja meramente formal. Estabilidade. Um grupo social no pode ser eventual, mesmo que a sua durao no seja indefinida. A caracterstica da permanncia uma das que o distingue de um agregado social. Finalidade. Todo grupo social tem, necessariamente, uma atividade teleolgica. Ele existe em razo de uma ou de muitas finalidades. O seu porque se confunde com o seu para que. Grupos primrios. So tambm denominados de grupos naturais. Apresentam o grau mais intenso de solidariedade e de afinidade entre as pessoas. Tudo, nestes grupos, informal: estrutura, hierarquia, status, papis e at mesmo a lealdade entre seus membros. O amor o fundamento de sua coeso interna. Os grupos primrios so universais, isto , so encontrveis em todas as sociedades, em todos os tempos e lugares. Grupos secundrios. So tambm chamados de associaes. Caracterizam- se pela contratualidade e formalidade. A obedincia s normas, aos valores e s finalidades do grupo compulsria e h sanes explicitamente previstas para qualquer tipo de infrao. A lealdade ao grupo tambm compulsria. Diferentemente dos grupos primrios, os secundrios so intencionais: as pessoas neles ingressam por sua prpria vontade e deles se retiram, quando lhes apraz. mister observar, no entanto, que esta distino entre grupos primrios e grupos secundrios, na prtica, no pacfica, pois o transformismo social modifica as peculiaridades de certos grupos considerados como primrios, como o caso da famlia. Uma pessoa pertence naturalmente a sua famlia, mas, intimamente, no se sente pertencer quele grupo e apenas tolera nele permanecer oficialmente, Por outro lado, identifica-se de tal maneira com um grupo secundrio principalmente os de natureza religiosa que se sente como se estivesse entre seus verdadeiros familiares.
Uma distino, por certo, mais adequada para a classificao dos grupos sociais seria a seguinte: a) grupos naturais; b) grupos de afinidade; e) grupos convencionais.

Grupos naturais. Seriam aqueles aos quais as pessoas pertencem em virtude de leis naturais, como a famlia, sexo, idade, etnia. Grupos de afinidades. Seriam aqueles aos quais as pessoas pertenceriam por profundo sentimento de afinidade com os seus membros, Assim, um grupo de afinidade poderia, em muitos casos, ser tambm um grupo natural, como a famlia.

Grupos convencionais. Seriam aqueles em que as pessoas pertenceriam, por espontnea vontade, visando interesses sociais ou profissionais. luz dessa classificao, os grupos naturais seriam informais, os grupos convencionais, formais e os grupos de afinidade, formais ou informais. Grupos de presso. Quando um grupo social pressiona a sociedade na defesa dos interesses dos seus membros, ou em busca de certas vantagens, ele denominado de grupo de presso. Desses grupos, os mais conhecidos so os sindicatos, que representam os interesses das classes profissionais. Sociedades secretas. H grupos sociais que mantm um mnimo de interao explcita com a sociedade, mas que, raramente, exercem atividades contestatrias. So as sociedades secretas. Algumas dessas, em certas ocasies, participam de movimentos assistenciais e filantrpicos, como o caso da Maonaria. Grupos marginais. H grupos, porm, que investem contra a organizao social, seja por motivos meramente criminosos, seja por militncia poltico-ideol gica. Por esta razo, so considerados grupos marginais. Clique assim denominado o grupo social excessivamente exclusivista e de restrito nmero de membros. No Brasil, e conhecido pelos nomes de panelinha ou de igrejinha. Os grupos sociais podem, ainda, ser classificados de: a) fundamentais; b) de conflito; e) de acomodao. Grupos fundamentais. So os constitudos pela famlia, pelo parentesco, pela lngua, pela raa e pelas organizaes territoriais e locais. Grupos de conflito. So os que se opem a outros grupos, como os nacionais, os partidos, as seitas, os sindicatos, Grupos de acomodao. So os que existem em virtude da estratificao social, como as classes, as castas, os grupos profissionais. O tamanho do grupo influencia na relao entre seus membros. G Grupo & Sociedade

A predominncia de um grupo etrio tem inegvel influncia sobre a natureza de uma sociedade. A sociedade ser tradicionalista, se houver predominncia dos mais velhos. A gerontocracia mantm a estabilidade da organizao social, proporcionando maior status aos que atingem a idade provecta. A mobilidade fsica e social pequena e o consumo maior da sociedade com assistncia mdica.
Na predominncia dos mais jovens, a organizao social se torna instvel, com alterao lenta ou rpida dos costumes e exaltao da juventude e do novo por mais aberrante que seja. O mercado de trabalho invadido pela mo de obra jovem, mas criativa. Aumenta,

intensamente, a mobilidade social e fsica, e a sociedade passa a gastar mais com alimento e educao.

Grupo e liderana. um fenmeno inerente a qualquer organizao social. Ela de dois tipos: a) formal; b) informal. Liderana formal. aquela que decorre de uma estrutura social e jurdica, atribuindo ao titular de uma posio de comando a prerrogativa de lder. Liderana informal. aquela que decorre do reconhecimento espontneo de um lder, graas s suas qualidades pessoais, pelos membros do grupo ao qual pertence. No que diz respeito liderana, podemos destacar trs tipos de grupos: a) o autoritrio; b) o democrtico; c) o laissez-faire. Grupo autoritrio. O poder centralizado toda a iniciativa e poder de deciso emana do lder. Grupo democrtico. O poder , geralmente, delegado e todos os membros do grupo participam. das decises e iniciativas lder um coordenador e catalisador da ao grupal. Grupo laissez-faire. O comando quase amorfo e o grupo propende, perigosamente, para a anomia. O seu lder rene escassas possibilidades de manter a coeso interna do grupo e de dirigir as suas atividades. PADRES SOCIAIS Toda cultura tem os seus padres. Todo comportamento social estruturado e, por isto, previsvel. Cada pessoa sabe o que dizer e fazer em situaes determinadas. O homem educado aquele que desempenha a contento a ritualstica social. E o grau de importncia e de significao de um padro do comportamento medido pela sua universalidade ou medida de conformidade, pela valorao social e pela presso que a sociedade exerce sobre os seus membros, visando sua observncia. H trs categorias na hierarquia dos padres: a) os costumes ou mores; b) os usos ou folkways; c) as etiquetas; d) as modas. Os costumes. So padres essenciais para o bem estar da sociedade e, em conseqncia, no se tolera a sua no-observncia. So inviolveis e indiscutveis, como o patriotismo, a monogamia, entre outros. Os costumes podem transformar- se em leis e vice-versa. Os usos. Consistem em padres desejveis de comportamento. No tm, portanto, a mesma obrigatoriedade dos costumes. As etiquetas. So padres de comportamento de pouco valor social e apenas convenientes.

As modas so padres de rpida durao. Os padres de comportamento no se confundem com as normas de comportamento. Aqueles so normas implcitas e estas, padres explcitos, regulados formalmente por leis jurdicas ou preceitos ticos. Como a cultura um modo de pensar, sentir e agir de uma sociedade, os seus membros tambm apresentam padres psquicos semelhantes. Assim como h padres de comportamento, h tambm padres de pensamento. Estes ltimos constituem. o que chamamos de esprito coletivo ou alma do povo, cuja existncia, como bvio, meramente simblica. Estes padres conceptuais ou psquicos obedecem a uma hierarquia de valores, variando desde os mais rgidos e arraigados at aos que nada mais so do que simples opinies. Os modos de pensar de uma sociedade oferecem maior resistncia s mudanas do que seus modos de agir. Por isto, nem sempre as reformas sociais, operando uma modificao no comportamento dos membros de uma dada sociedade, modificam, tambm, suas estruturas ideolgicas. Cumpre, ainda, lembrar que cada profisso possui seus padres peculiares de pensamento, ocasionando uma tica prpria de ver os problemas sociais sob determinado ngulo particular, fenmeno esse a que se deu o nome de distoro profissional. Em razo de tudo isto, a cultura tem os seus vcios, dos quais os mais importantes so: a) os preconceitos; b) a estereotipia; o) o etnocentrismo; a) a xenofobia. Os preconceitos. Consistem na tendncia que tm as pessoas, segundo o grupo, a classe e a sociedade a que pertencem, de perceber as coisas de um modo rigidamente padronizado e de julg-las conforme um juzo prvio. A estereotipia. a tendncia que as pessoas possuem de perceber os outros povos ou outras raas como dotadas, caracteristicamente , de certos atributos positivos ou negativos, tais como a pontualidade britnica, a criatividade germnica, o individualismo norte-americano, a improvisao brasileira. O etnocentrismo. a manifestao do egosmo nacional consistindo na crena de um povo de ser o detentor exclusivo da verdade. o que se conhece, tambm, pelo nome de chauvinismo. A xenofobia. a tendncia que as pessoas tm de desconfiar de outras que no pertenam ao seu grupo social, a sua classe, ou, mais notadamente ao seu pas. a cautela que temos a tudo que nos estranho ou que difere de ns. Opinio Pblica

Um erro bastante freqente o de se pensar que a opinio pblica reflete o pensamento global de uma coletividade. Ela, na verdade, representa um segmento, uma frao da populao total, pois cada categoria, classe ou grupo social tem opinies diferentes e at conflitantes sobre certos assuntos. Todavia, com os modernos veculos de comunicao de massa e atravs de um processo sistmico de propaganda, possvel mudar a opinio pblica e criar novas necessidades. Geralmente o publicitrio procura ir ao encontro de e raramente de encontro um determinado pblico com o intuito de aumentar o consumo de um certo produto. A publicidade visa, assim, exacerbar uma necessidade j existente ou criar outras com o fim de aumentar a produo de um dado produto ou de lanar um outro no mercado.
INSTITUIES

So modelos gerais socializados do comportamento humano. Podem ser universais, isto , presentes em todas as sociedades em todos os tempos e lugares, ou particulares, ou seja, encontrveis em uma ou algumas sociedades. Entre as instituies universais, as mais importantes so a familial, a educacional, a econmica, a poltica e a religiosa. As instituies podem ser: a) espontneas; b) criadas. Instituies espontneas. So aquelas que resultam da vida, comum de determinado povo. Instituies criadas. So as que resultam da atividade racional, do planejamento social e/ou jurdico, tais como os bancos, o tribunal do jri, o voto, a democracia. A instituio a idia, e a sociedade ou o grupo social a sua corporificao. um costume devidamente estruturado, especificado e definido. Burocracia a rotinizao mxima da organizao social, Surgiu, provavelmente no antigo Egito e esteve presente tambm na China e na Roma imperial. A prpria Igreja Catlica um exemplo de organizao burocrtica. Max Weber de opinio que o modelo burocrtico eleva ao mximo a previsibilidade, a fidedignidade e a eficincia de uma organizao. Robert Merton, porm, assinala que nem sempre assim, pois certas normas podem fazer emperrar a mquina administrativa, transformando os meios em fins. A burocracia apresenta as seguintes caractersticas: a) cargos e posies definidos; b) ordem hierrquica com limitaes de autoridade e de responsabilidades; c) seleo do pessoal pelo critrio de qualificaes tcnicas ou profissionais; a) possibilidade de acesso nos escales da hierarquia; e) estabilidade no cargo. A burocracia, portanto, funciona segundo regras fixas e, excepcionalmente, contempla situaes particulares.

O burocrata se tornou uma pessoa amante da rotina e apegado s normas, desenvolvendo, assim, paralelamente, o medo de errar. Por isto, geralmente, reage s inovaes e se torna incapacitado para compreender situaes que no se ajustam s previstas nos regulamentos. O sentimento de segurana que a estabilidade do seu cargo lhe proporciona, mesmo a guisa de salrio insuficiente sua manuteno pessoal e familial, torna-o temeroso de se aventurar em outro emprego mais bem remunerado, em organizao privada, e que no lhe oferece aquela mesma garantia. As vantagens da organizao burocrtica so a ordem e a ao previsvel e rpida e as desvantagens so o conservantismo, o formalismo e o ritualismo. Observa-se, na sociedade moderna, o poder crescente dos burocratas, a ponto de influir nas decises governamentais, podendo at mesmo torn-las ineficazes.
DINMICA SOCIAL

o estudo das mudanas sociais, objetivando a compreenso das leis gerais do transformismo social. D-se o nome de processo mudana social que importa na idia de continuidade, onde as transformaes so contnuas e definidas. Quando, alm de contnuo e definido, o transformismo social expressa a idia de direo, essa mudana denominada de evoluo. E, finalmente, quando mudana social se acrescentam os componentes de continuidade e direo em juzos de valor, o transformismo social definido como progresso. Duas teorias importantes procuram explicar esse transformismo: a) a teoria da evoluo linear; b) a teoria da evoluo cclica. Teoria da evoluo linear. Entende que a transformao social segue uma linha reta e irreversvel. No h retornos nem processos involutivos. Tudo se desenvolve, irresistivelmente, para frente. Esta evoluo pode ocorrer de maneira lenta ou por processos bruscos e violentos, decorrentes de cataclismos fsicos ou de terremotos sociais. Augusto Comte, Herbert Spencer e Karl Marx foram seus principais defensores. Teoria da evoluo cclica. Admite que todo processo social repetitivo, com perodos de ascenso, apogeu, queda e ressurgimento e assim indefinidamente. Este processo apresenta duas variantes. Poder ocorrer em crculo fechado, onde tudo o que foi, ser, e tudo o que ser, j foi: a teoria milenar do eterno retorno. Ou pode ocorrer em um processo espiralide, onde as coisas no se repetem exatamente, mas evoluem em um vai e vem contnuo, no qual o retorno sempre alm do ponto do retorno anterior e a ascenso sempre alm do ponto mais alto j atingido. Oswald Spengler, Pitirin Sorokin e Arnold Toynbee so os principais representantes desta teoria.

Os evolucionistas ainda se dividem em duas concepes distintas: a) os que defendem a idia de que todas as sociedades passam pelos mesmos estgios de desenvolvimento; b) e os que entendem que cada sociedade tem o seu modo peculiar de transformao. MUDANAS SOCIAIS

As mudanas sociais podem ser gradativas ou bruscas, espontneas ou deliberadas. As mudanas gradativas e espontneas so decorrentes dos processos de difuso, descoberta, inveno e emprstimo. A difuso a transmisso de elementos culturais de uma sociedade para outra. Como observa Ralph Linton (1), no existe hoje, provavelmente, cultura alguma que deva mais de dez por cento de seus elementos totais as invenes feitas pelos membros de sua prpria sociedade. A difuso, no entanto, observa o princpio da seletividade e, como afirma Linton (2), so principalmente a utilidade e a compatibilidade que servem de base para a aceitao de traos culturais novos. A difuso, assim, sempre mais rpida entre povos de culturas semelhantes. Quando a difuso se processa de maneira excessivamente rpida e irracional, no seletiva e epidmica, como ocorre, por exemplo, nas manias coletivas, ela se denomina de contgio social.
A descoberta e a inveno esto intimamente relacionadas. A descoberta. todo o acrscimo de conhecimento. A inveno toda nova aplicao de conhecimentos. A inventividade, porm, est, na dependncia das caractersticas de uma dada cultura, que tanto pode incentiv-la como lhe criar obstculos, ou, ainda, inclin-la em determinada direo.

O emprstimo est profundamente ligado difuso. Consiste na adaptao e reinterpretao dos elementos transmitidos de outras culturas para integrlos no organismo da cultura receptora. O sincretismo religioso e a forma caracterstica do emprstimo. As mudanas gradativas e deliberadas so aquelas decorrentes da planificao social, das ideologias sociais, polticas e religiosas, dos meios de comunicao, da cincia e da tecnologia. As mudanas bruscas e espontneas so as que se originam de acidentes naturais, como terremotos, maremotos, erupes vulcnicas, ciclones, pragas e epidemia, podendo ocasionar a extino de comunidades, migraes populacionais, etc. As mudanas bruscas e deliberadas so aquelas geralmente oriundas de guerras e revolues, exigindo das comunidades atingidas uma forada adaptao, acomodao e assimilao nova situao social instalada. H os que pensam que as transformaes sociais ocorrem em virtude de um determinismo. Para Karl Marx, esse determinismo era de natureza econmica, para Thorstein Veblen, de natureza tecnolgica e, para Max Weber, de natureza ideolgica, pois, no seu entender, so as idias e no apenas os elementos concretos que

determinam a mudana social. William Graham Sumner e Alfred G. Keller entendem que a mudana social ocorre de maneira automtica, como resposta a uma necessidade da vida social. Quando uma coletividade se agita a procura de um novo modo de viver, de uma nova filosofia existencial, d-se a esse fenmeno a denominao de movimento social, como os movimentos operrios, estudantis, feministas, etc... Esses movimentos visam, portanto, uma reforma social que proporcione melhores condies de vida ao grupo ou a classe que as pleiteia. Procura-se tambm fazer uma distino entre crescimento e desenvolvimento. O crescimento mudana unidimensional, limitada a determinado setor da sociedade. O desenvolvimento mudana multidimensional, abrangendo vrios setores da sociedade. AO SOCIAL a unidade da dinmica social. Max Weber discerniu trs modalidades de ao social: a) a tradicional; b) a carismtica; c) a racional. A ao tradicional aquela que obedece aos padres sociais consagrados. Consiste nas so1ues do passado aplicadas s situaes do presente, com fundamento na experincia dos ancestrais. no dizer de Augusto Comte, o comando dos mortos sobre os vivos. O passado ditando normas de ao e de conduta ao presente. Como bvio, tal tipo de ao nem sempre adequada s novas situaes histricas e necessidades sociais, as quais esto a exigir um esforo de criatividade dos cidados do presente. A ao carismtica aquela que procura respostas e solues para os impasses do presente, atravs de pensamentos ou de comportamentos mgicos. um apelo velado a uma interveno sobrenatural, seja atravs de um homem, de um grupo ou de uma ideologia. A ao carismtica comum nos momentos de aguda crise social, poltica e econmica de um pas. A emoo descontrolada por um profundo sentimento de insegurana inclina as pessoas a crenas irracionais, na busca de soluo imediata para seus problemas, O lder a objetivao das expectativas e necessidades profundas de uma coletividade. Ele tido como o salvador de seu povo e se movimenta num ambiente saturado de fanatismo poltico e religioso. O nazismo o mais recente exemplo de ao social carismtica. A ao racional aquela que decorre de um planejamento, com base na experincia do passado, nas necessidades novas do presente e nas perspectivas do futuro. o homem buscando controlar a histria e elaborar o fenmeno social de acordo com as exigncias mais profundas e peculiares de sua poca. No mais a emoo, nem somente a. experincia, mas principalmente a razo que deve determinar as diretrizes do processo social, conduzindo a humanidade a um nvel existencial cada vez mais alto.
TEMPO, ESPAO E CAUSALIDADE A ao social ocorre num contexto tempo espacial e na conformidade de determinadas leis, cuja natureza e ainda bastante discutvel.

Tempo social. Se h um tempo fsico, biolgico, psicolgico, h tambm um tempo social, O tempo social, porem, relativo a cada tipo de sociedade, a cada forma de cultura e, por conseguinte, apresenta variaes no seu ritmo de mudana. S podemos, pois, afirmar que uma sociedade esta atrasada ou adiantada, se elegermos uma outra como padro ou referencial. O tempo social ainda pode ser entendido como o conjunto das atividades sociais, que determinam o calendrio e as efemrides de uma determinada cultura. Toda sociedade, assim, tem seu ritmo peculiar de transformao, segundo certas condies especficas. Espao social. o universo onde se desenvolvem os processos sociais e as relaes humanas. O espao social contm o espao fsico e geomtrico, pois inclui a dimenso psquica , notadamente no seu aspecto de inter-relaes sociais. Causalidade social. J est assente que os fenmenos sociais no podem ser explicados pelo princpio da causalidade. Os fatos sociais no so determinados, mas, at certo ponto, previsveis. As leis sociais, portanto, so de natureza probabilstica, como assevera Max Weber. MOTIVOS SOCIAIS DA CONDUTA HUMANA

A maior parte de nossas aes socialmente motivada. Ningum age, exclusivamente, para si, mas em funo, ao menos, indiretamente, dos outros. Agradamo-nos, quando agradamos a quem gostamos e queles dos quais dependemos. Agimos sempre visando um resultado. Desejamos um tipo de gratificao como resultado de nossas aes. Entre os motivos mais comuns que informam os nossos desejos, na ao social, podemos distinguir: a) desejos de correspondncia; b) desejos de apreciao; o) desejos de novas experincias; d) desejos de segurana. Desejos de correspondncia. Todos ns apreciamos a reciprocidade: esperamos que os outros nos retribuam aquilo que por eles fazemos. Por isso, a ingratido nos fere to profundamente. Vivemos, assim, a procura de resultados, na expectativa de que nossas aes tenham ressonncia e nos gratifiquem. Desejos de apreciao. Esperamos, tambm, que os outros admirem os nossos atributos, sejam eles fsicos ou intelectuais. Por isto, tudo fazemos para chamar a ateno dos outros sobre a nossa pessoa, na crena ingnua de que os nossos dotes sero, de logo, notados e apreciados. Desejos de novas experincias. Por outro lado, sentimos necessidade de ampliar as nossas experincias, de experimentar novas situaes existenciais, fugindo um pouco da rotina em busca de novas aventuras. Mudar, assim, uma forma de rejuvenescer. Desejos de segurana. Fundamentalmente, no entanto, queremos sentir que estamos seguros, apesar de todas as peripcias e inovaes. Queremos sentir os ps na terra, ou termos a certeza de novo contato com a terra aps os nossos eventuais saltos existenciais. INTERAO SOCIAL. CONTATO E ISOLAMENTO

Quando duas ou mais pessoas se relacionam entre si, dizemos que entre elas se estabeleceu uma interao social. A interao se apresenta sob duas modalidades: a) simblica; b) no-simblica. A interao simblica aquela em que as pessoas se relacionam de modo intencional e significativo. A interao no-simblica aquela em que as pessoas se relacionam de maneira involuntria e inconsciente. O incio de uma interao chamado de contato. H quatro tipos de contato: a) primrio; b) secundrio; c) categrico; d) simptico. O contato primrio aquele que se caracteriza por relaes informais, ntimas, espontneas, permanentes e intensas entre as pessoas, produzindo uma identificao e um compartilhamento de experincias entre elas. O contato secundrio aquele em que o encontro entre as pessoas formal, transitrio, superficial e impessoal.
O contato categrico aquele em que as pessoas tratam as outras como se pertencessem a uma determinada categoria social. O contato simptico aquele em que as pessoas estabelecem um relacionamento recproco com base em suas caractersticas pessoais. Os tipos de contato determinam a conduta de uma coletividade ou de um indivduo. Os contatos favorecem os emprstimos e tornam flexveis os costumes. Os elementos morais de uma cultura so aqueles que, via de regra, so emprestado por ltimo. Os contatos, no passado, ocorriam atravs das migraes, do comrcio e das conquistas militares e, hodiernamente , por intermdio, notadamente, dos mais diversos veculos de comunicao. O isolamento consiste na ausncia de contato entre as pessoas ou os grupos sociais numa mesma sociedade, ou de uma sociedade em relao as outras. Nas pessoas, retarda a sua inteligncia e pode produzir doenas mentais. E, em uma sociedade determina a cristalizao de seus costumes, criando um tipo de cultura denominado de folk. H quatro formas de isolamento: a) o geogrfico; b) o consuetudinrio; o) o estrutural; d) o psquico. O isolamento geogrfico aquele em que os acidentes geogrficos impedem a comunicao de uma sociedade com outra. O isolamento consuetudinrio aquele em que a comunicao entre duas culturas se torna quase impossvel devido radical diferena de seus costumes. O isolamento estrutural de natureza biolgica e consiste na dificuldade de comunicao entre as pessoas por causa de diferenas sensoriais. Exemplo: entre os cegos e os dotados de viso.

O isolamento psquico aquele que decorre do alheamento recproco de pessoas que pertencem a grupos sociais diferentes. O isolamento entre as pessoas reforado pelos preconceitos, pelo etnocentrismo, pela xenofobia. Entre os grupos sociais, o isolamento se agrava com a existncia de sociedades secretas, seitas, castas, etc... PROCESSOS SOCIAIS So umas das formas bsicas da interao social. Podemos classific-los em dois tipos principais: a.) processos sociais positivos; b) processos sociais negativos. Os processos sociais positivos so: a) a cooperao; b) a acomodao; c) a assimilao. Os processos sociais negativos so: a) a competio; b) a oposio; c) o conflito. A cooperao a forma de processo social onde os indivduos ou grupos agem conjuntamente, visando um objetivo comum. A acomodao a forma de processo social onde a ao dos indivduos ou dos grupos tem por finalidade impedir, eliminar ou reduzir conflitos. No , pois, um processo criador e de alta positividade como o da cooperao, mas pode constituir um caminho para este. A acomodao ajustamento externo, formal e se distingue da adaptao, que um conceito biolgico e no social. Ela diminui o conflito e , na feliz expresso de William Graham Sumner, uma cooperao antagnica. H muitas formas de acomodao e entre elas podemos destacar a arbitragem, a conciliao e a tolerncia. A distncia social outra modalidade de acomodao, quando intensa a repulso entre pessoas ou grupos. A distncia social, muitas vezes, tem, como conseqncia, o afastamento fsico de pessoas e grupos. A escravido e o sistema de castas so tambm formas de acomodao. A assimilao a forma de processo social onde os indivduos ou grupos adotam os padres de comportamento de outros indivduos ou grupos. A assimilao, porm, obedece ao princpio da seletividade, pois uma cultura assimila de outra os padres que no conflitam com os seus valores mais profundos e com as suas normas mais arraigadas. A assimilao ajustamento interno e, por isto, desfaz o conflito. Seu processo lento, gradual e inconsciente. A converso uma das formas mais comuns de assimilao, notadamente a religiosa. Outra modalidade deste processo social a migrao, pois o imigrante, aps certo lapso de tempo, se identifica com a cultura de seu novo habitat. A competio a forma de processo social onde os indivduos ou os grupos lutam entre si para a consecuo dos mesmos objetivos. A competio sempre pacfica e observa regras fm ou informais, implcitas ou explcitas. Trata-se de um fenmeno caracterstico das sociedades capitalistas ou sociedades de consumo. A competio tambm decorre do desequilbrio entre a oferta e a procura, quando esta supera aquela. Quando extremada, tal como ocorre nas megalpoles, responsvel pelo ndice assustador de doenas mentais.

A competio apresenta trs modalidades importantes: a) a competio ecolgica; b) a competio econmica; c) a competio poltica. A competio ecolgica denominada pelos bilogos de luta pela existncia. a demanda pelo alimento, pela erradicao de doenas e de epidemias, pela soluo dos graves problemas demogrficos. A competio econmica a luta pelo domnio do mercado interno ou externo, interessando os Estados e os poderosos grupos econmicos. A competio poltica a luta pelo poder, na submisso de pessoas, grupos e povos, na imposio de filosofias polticas e sociais, quer atravs de meios pacficos, quer atravs de meios violentos, como as guerras e as guerrilhas. Nesta hiptese, a competio se transforma em conflito. A oposio a forma de processo social onde os indivduos ou grupos tentam impedir que a parte contrria alcance um determinado objetivo. O que distingue a oposio da competio que, naquela, os indivduos ou grupos no almejam o objetivo pretendido pelos indivduos ou grupos aos quais se opem, mas simplesmente intentam impedir que estes o realizem. O conflito a forma de processo social onde os indivduos ou grupos, por mtodos violentos, procuram anular os seus oponentes. A forma mais extremada deste processo o conflito armado. Os indivduos ou grupos podem, simultaneamente, mas em nveis diferentes, apresentar processos sociais positivos e negativos. Assim, colaboramos com determinadas pessoas em uma certa atividade e competimos em outra.

MOBILIDADE A sociedade no esttica, mas est em permanente mudana. Tudo flui, como dizia Herclito. E a sociedade humana no poderia constituir exceo a essa regra. Imutvel s a mutabilidade de todas as coisas. As mudanas sociais, no entanto, podem ser de tal modo lentas, como ocorre nas sociedades primitivas ou nas comunidades rurais, que nos do a impresso de que, na verdade, tudo permanece o mesmo. H dois tipos de mobilidade: a) a mobilidade fsica; b)a mobilidade social. A mobilidade fsica, tambm chamada de migrao, consiste no deslocamento de pessoas de um ponto geogrfico a outro. Esta migrao ocorre dentro do prprio pas, ou consiste na sada emigrao ou na entrada imigrao de pessoas em seu territrio. As migraes dos povos so um fenmeno histrico muito antigo e as suas causas so vrias, desde as calamidades fsicas ou os horrores da guerra at os motivos de natureza econmica. Um dos efeitos mais notveis dessas migraes no passado, foi a difuso cultural, a miscigenao social e gentica, interessando os mais diversos e diferentes povos.

Os imigrantes so afetados por inevitveis conflitos emocionais e psquicos, decorrentes da ruptura de laos afetivos muito profundos, da alterao de costumes e valores e do aprendizado de uma nova lngua, nem sempre semelhante a de origem. Quase todos os pases so liberais com as migraes internas, o mesmo no acontecendo com as externas, notadamente por motivos de ordem poltica. A mobilidade fsica pode alterar o status das pessoas, fazendo-as subir ou descer na escala social. A mobilidade social consiste no deslocamento de pessoas ou grupo de uma posio a outra na estrutura da sociedade. A mobilidade social de dois tipos: a) a horizontal; b) a vertical.
A mobilidade horizontal consiste na mudana de atividade ou de profisso das pessoas sem que se alterem suas posies na hierarquia social, permanecendo inalterado o seu relacionamento com os seus companheiros de classe.

A mobilidade vertical consiste na ascenso ou no rebaixamento de pessoas na hierarquia social, alterando, por conseguinte, seu status. Esta modificao produz profundas alteraes no seu modus vivendi, afetando-lhes a personalidade. Elas passam, na hiptese de ascenso, a ser hostilizadas ou desprezadas pelos antigos companheiros da classe de origem e tratadas, com desconfiana ou desdm, pelos novos companheiros da classe para a qual subiram. Tm de mudar hbitos de vida j bastante arraigados, a fim de se adaptarem ao novo ambiente social, enfrentando novas necessidades e solicitaes. Por sua vez, passam a evitar os ex-companheiros por vergonha ou simples esnobao. Na hiptese de decesso, podem sofrer o dissabor de ser ridicularizadas ou rejeitadas pelos companheiros da classe de onde saram. A mobilidade vertical pode ser ascendente ou descendente e de indivduos e grupos e de classes. Karl Mannheim entende que a mobilidade vertical e um elemento decisivo para incrementar o cepticismo numa dada visa ao social do universo. Em que pesem as grandes facilidades, na sociedade moderna, da mobilidade vertical, a maioria das pessoas permanece em sua classe de origem. Talvez este fenmeno se explique pela lei da inrcia, aplicada vida social. CONTROLES SOCIAIS Complementam o processo de socializao dos membros de uma sociedade, provendo a integrao sociocultural. Cada coletividade necessita dos meios eficientes para a manuteno da disciplina interna, conservando a cooperao entre os indivduos e satisfao de suas necessidades.

Para que essa integrao se torna efetiva, mister que exista um consenso geral acerca dos valores sociais, compreenso e obedincia das normas jurdicas e morais e participao dos indivduos nos mais diversos tipos de atividades e de grupos sociais. Os perigos, as ameaas e as presses externas tambm favorecem a integrao social de uma comunidade. O controle social existe nos mais diversos nveis da sociedade e nas mais diversas formas de relaes humanas. Entre os diversos tipos de controle, podemos destacar: a) os positivos; b) os negativos; e) os formais; d) os informais; e) o grupal; f) o institucional. Os controles positivos levam os indivduos prtica de aes de interesse social, empregando, por isso, a persuaso, a recompensa, etc... Os controles negativos obrigam os indivduos a fazer ou deixar de fazer algo, atravs de ordens, ameaas, coaes, castigos, etc... Os controles formais se originam de leis, regulamentos, portarias, no apenas na ordem publica, mas tambm privada. Os controles informais se exercem atravs de aplausos ou vaias, entre outros, obrigando os indivduos a seguir os ditames de sua sociedade. O controle grupal de suma eficincia, principalmente quando emana dos grupos primrios, pois o amor, o respeito e a admirao exercem maior influncia sobre as pessoas do que a fora da lei e das convenes sociais. O controle institucional to ou mais importante do que o exercido pelos grupos primrios, porque estes j so modelados de acordo com aqueles. O controle social leva, assim, conformidade, socializando os indivduos e tornando-os dceis s normas e aos valores sociais. A reciprocidade e a solidariedade favorecem o conformismo e a rotina fortifica a ritualstica social. Tais mecanismos tornam as relaes entre as pessoas, segundo cada circunstncia particular, geralmente previsveis, pois cada uma sabe como comportar-se em relao s outras e, ao mesmo tempo, sabe como as outras se comportaro em relao a ela em determinadas situaes sociais. Por outro lado, a permissividade ou tolerncia de pequenos ilcitos servem de vlvula de escape para aliviar as pessoas das tenses produzidas pelos controles sociais. Este processo de ajustamento social violenta, com mais intensidade, os indivduos excepcionais, sejam os subdotados como os superdotados. DESVIACIONISMO SOCIAL As aes dos indivduos, na vida social, nem sempre se pautam de acordo com as normas e os valores da sociedade. O desviacionismo , pois, um fenmeno

social bastante comum, variando de intensidade e freqncia segundo cada cultura e circunstncia histrica. O desviacionismo social pode ser: a) positivo; b) negativo.
O desviacionismo positivo concorre para elevar o nvel de bem estar da sociedade, conquanto, a princpio, seja combatido pelas foras conservadoras e tradicionalistas. Neste caso, esto as descobertas, as invenes, as reformas sociais, artsticas e cientficas, as intuies fulgurantes dos gnios. O desviacionismo negativo perturba a ordem social sem lhe trazer qualquer benefcio, como a criminalidade e a oligofrenia. Toda sociedade tem seus mecanismos de defesa, entre os quais podemos destacar: a) a presso contra os tipos individuais extremos; b) a hostilidade extragrupo, com o intuito de desviar a agressividade intragrupo, em obedincia ao princpio de que quanto maior a presso externa, maior a coeso interna. Tal atitude explica o comportamento ambivalente do homem que coagido a no matar um membro de seu grupo e estimulado, na guerra, a matar pessoas de outro grupo, sendo louvado e recompensado se assim o fizer. PERSONALIDADE & SOCIALIZAO

A personalidade um produto cultural. Pessoa o indivduo que, de simples organismo biolgico, tornou-se um ser social, desenvolvendo a sua autoconscincia. Para se tornar um ser social, a criana, logo ao nascer, comea o seu processo de socializao. Essa socializao consiste em um longo aprendizado, cuja finalidade interiorizar as normas, valores e comportamentos da cultura onde nasceu. Os pais da criana so os principais agentes culturais, principalmente a me por conviver mais intimamente com a prole. Cada sociedade tem o seu modo peculiar de socializar a criana, preparando-a para o provvel papel que ir desempenhar, quando adulta, segundo o grupo ou classe social a que pertence. Mesmo nas sociedades de intensa mobilidade vertical, as crianas so educadas para posies de liderana ou de subalternidade, embora nem todas correspondam aos papis que lhes foram, antecipadamente, atribudos. Os ricos educam os filhos para o comando, com o intuito de manter a tradio de liderana da famlia em determinada rea ou atividade social. Os da classe mdia os preparam para a conquista de melhores posies na hierarquia social. E os pobres ensinam os filhos, geralmente, o conformismo, a obedincia, como estratgia de sobrevivncia na arena social. As presses e as tenses, porm, da sociedade competitiva e de consumo, levam-nos, porm, revolta e criminalidade. O aprendizado social se processa atravs de processos formais e informais. Entre esses ltimos se destacam a imitao, a sugesto, a simpatia e a identificao. A imitao a tendncia que a criana tem de repetir o comportamento de seus pais ou das pessoas com as quais mais de perto convivem. A sugesto o mecanismo psicolgico que leva a criana a aceitar ou fazer o que lhe induzido por uma pessoa que ela tem em alta conta. A simpatia leva a criana a adotar o comportamento das pessoas que ela ama. A identificao o processo pelo qual a criana vivencia outra personalidade, imitando-lhe as atitudes. Geralmente, o genitor a personalidade imitada. A identificao da

criana com o pai comum nas comunidades rurais, no , porm, nas sociedades urbanas, onde ela se identifica com os heris das revistas em quadrinhos e os dos filmes de televiso. Quando uma pessoa est ajustada a sua cultura, consumou-se o processo de sua socializao. Claro , no entanto, que este ajustamento no absoluto. Porm os aspectos divergentes de sua personalidade no lhe ocasionam problemas, nem sociedade. Os seus desvios so tolerveis e, em certas circunstncias, socialmente estimulados, quando visam uma melhoria da coletividade. Contudo, nem todos os indivduos atingem um grau aceitvel de socializao e se desequilibram, passando a constituir um perigo para si e para a sociedade. Os motivos desses desequilbrios so os mais diversos, desde os fatores genticos s mais sutis formas de presses e de tenses sociais. ORGANIZAO SOCIAL O organismo social, em certas situaes histricas e sociais, pode atravessar perodos de crise e de serio processo de desorganizao. Essa desorganizao, ou entropia social, pode ser resultado dos mais diversos fatores, entre os quais se destacam: a) os cataclismos fsicos e sociais; b) a depresso econmica; o) o aumento da pobreza, das enfermidades e dos delitos; d) os conflitos raciais e religiosos; e) as crises nos grupos primrios, notadamente na famlia. Esses fatores de desorganizao so tambm chamados de problemas sociais. A desorganizao pode ocorrer nos indivduos delinqncia juvenil, suicdio, prostituio, alcoolismo, criminalidade, etc -, em grupos sociais, como a famlia, e na prpria sociedade como um todo analfabetismo, desemprego, violncia contra grupos minoritrios. A cincia e a tecnologia podem tambm concorrer para a desorganizao social, pois descobertas e inventos produzem, geralmente, alteraes significativas no modus vivendi de uma coletividade.

BIBLIOGRAFIA CHINOY, Ely. Sociedade. Uma introduo. Sociologia. Ed. Cultrix, 5a. edio. 1976. AUGUSTE, Augusto. Opsculos de Filosofia Social. Ed. Globo. DAVIS, Kingsley. A Sociedade Humana. Ed. Fundo de Cultura, 1. edio, 1964. FICHTER, J.H. Sociologia. Ed. Pedaggica e Universitria Ltda, (antiga Herder), 1973. KLUCKHOHN, Clyde. Antropologia. Um Espelho para o Homem. Ed. Itatiaia Ltda. 1963. KLUCKHOHN, Clyde, MURRAY, Schneider. Personalidade na Natureza, na Sociedade, na Cultura. Ed. Itatiaia Ltda. 1965. LINTON, Ralph. O Homem. Uma Introduo Antropologia. Livraria. Martins Ed. 6. edio. LINTON, Ralph. Cultura e Personalidade. Ed. Mestre Jou. 2 edio. 1973. MENDRAS, Henri. Princpios de Sociologia. Uma Iniciao Anlise Sociolgica. Ed. Zahar. 4. edio, 1975.

OGBURN, William F. e NIMKOFF, Meyer F. Sociologia. Aguilar Madri, 6a. edio. 1966, PIERSON, Donald. Teoria e Pesquisa em Sociologia. Ed. Melhoramentos, 14. edio. SOROKIN, Pitirin A. Sociedade, Cultura e Personalidade. Ed. Globo, 1968. WEBER, Alfred. Histria Sociolgica da Cultura. Ed. Arcdia. Lisboa. WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Zahar Ed. 1963. (*) Professor de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco Recife, 1978.

Potrebbero piacerti anche