Sei sulla pagina 1di 19

Amos

Estudo Por: Hampton Keathley IV

I. Introduo
Os profetas do Antigo Testamento foram hbeis em atrair platias hostis para ouvir seus discursos de julgamento. Em 1 Reis 20:35-43 um profeta enganou Ahab em pronunciar sua prpria culpa e punio. Nathan e enganou David em declarar a sua prpria culpa pelo uso artstico de uma parbola (2 Sam. 12). Amos 1-2 contm um grande exemplo desta tcnica armadilha, e reconhecendo o que Ams est fazendo aqui realmente nos ajuda a entender o que est sendo dito e qual o tema do livro. Viso geral do livro:

Sete discursos pronunciar julgamento. Cinco mensagens descrevendo as razes para o julgamento e quo ruim eles foram. Cinco vises para mostrar o quo ruim o julgamento ser. Promessa de restaurao no futuro.

Eu tambm quero passar algum tempo mostrando-lhe alguns dos recursos literrios que os profetas usado. Mais do que eles fizeram est perdido sobre o leitor moderno, mas eles eram escritores qualificados e compreenso de alguns destes recursos literrios realmente abre o livro. Ento, com isso em mente, vamos estudar o livro de Ams. A. Autor e Data (1:1)

Amos foi um pastor de ovelhas do reino do sul de Jud. Amos 7:15 nos mostra que ele recebeu uma ligao direta de Deus para ir profetizar ao reino do norte de Israel. Ento, Amos vai a Betel, que estava funcionando como a capital de Israel. O rei, Jeroboo II, viveu l. Betel teve um significado especial na histria de Israel. Em Gnesis 28: vemos que este o lugar onde Jac teve seu sonho com os anjos descendo pela escada e sua luta com Deus. Mas agora tinha se tornado o centro de adorao de dolos no Reino do Norte. Jeroboo configurar os bezerros de ouro em Betel e Dan para os israelitas para adorar, porque ele no queria que o povo adorar a Deus em Jerusalm e reunindo o reino.

Ele diz que isso aconteceu nos dias de Uzias, rei de Jud, e nos dias de Jeroboo. Ento, ns sabemos que isso seja algo entre 790-753 aC. Israel estava no auge de seu poder poltico, mas era muito espiritual e moralmente corruptos. Sabemos que Israel foi derrotado pelos assrios em 722 aC, ento isso um pouco antes que o tempo e Amos est advertindo Israel para que possam se converter dos seus maus caminhos, antes que seja tarde demais. E isso nos leva ao tema do livro. Tema B. O (1:2) Uma coisa que precisamos notar a frase: "O Senhor ruge de Sio". Deus foi pastor de Israel. Os israelitas esto familiarizados com o Salmo 23, etc Como um pastor, Deus suposto cuidar deles. Mas Amos, um pastor de ovelhas a si mesmo, usa o que teria sido uma figura de linguagem muito vivas para que a sociedade. Deus est agora como um leo para Israel. O leo foi provavelmente o animal mais temido da poca. Ele poderia atacar e devorar um rebanho de ovelhas, enquanto o pastor assistiu impotente. Ento, essa imagem define o palco e deixa o povo saber que Deus est zangado. Por que Ele bravo? Esse o tema do livro. E eu no quero te dizer ainda. Assim, com estas coisas em mente, vemos Amos est pregando no Reino do Norte para os israelitas, e ele comea dando uma srie de discursos contra os inimigos ao redor de Israel.

II. (1:3-2:16)

Rugido

do

Juzo

Eu posso apenas imagin-lo gritando e pronunciar julgamento sobre essas naes vizinhas, e sua audincia seria ouvir com prazer como ele listou as coisas ms que os

inimigos tinham feito e que Deus ia fazer com eles. Afinal, houve uma srie de profecias, como a de Jeremias 30:7 f, que tinha Israel antecipando um dia em que Deus iria livr-los de seus inimigos. Quando estudamos Obadias e Joel, voc pode se lembrar que eles falaram sobre o dia do Senhor, quando as naes seriam julgados. Vamos olhar para os discursos em Ams. Normalmente, as pessoas lem esses discursos e tentar chamar a aplicao de cada um. Eles tentam analisar o pecado de cada nao, etc Mas isso talvez no seja, a melhor maneira de entender o que est fazendo aqui Amos. Parece que Amos com estes discursos para construir a um clmax. Ele comea com os estrangeiros, ento denuncia vizinhos de Israel e ento o discurso stimo contra Jud. Todos sabem que o nmero sete significativo na Bblia e que era para o judeu. Eles teriam pensei que este era o ponto culminante do sermo e eles certamente teriam sido satisfeitos que Jud estava indo para obter o que estava vindo para ela. Mas Amos usa outro dispositivo literrio para construir o interesse do ouvinte e faz-lo pendurar ao redor at o fim. Vamos olhar para o que Amos faz: A Frmula trs / quatro Uma das primeiras coisas que voc nota esta palavra, "por trs transgresses de ________ e por quatro. . . . "O que significa isso? especialmente confuso quando ele no listar trs ou quatro coisas depois que ele diz isso. Poderamos rotular este dispositivo como um x / x +1 frmula. Este x / x +1 frmula encontrada por toda a Bblia e, geralmente, segue um padro definido.

ocasionalmente usado para enfatizar integralidade como em 40:5 J que diz: "Uma vez tenho falado, e eu no responderei; Mesmo duas vezes, e vou acrescentar mais nada." s vezes usada para significar "alguns" - uma ou duas de algo. Houve por exemplo um casal de pessoas na reunio. s vezes usada para significar abundncia - "7 at 8" usado mais frequentemente para se referir a isso. Miquias 5:05 diz: nossa nosso contra terra, cidadelas, ele

Quando a Assria invade Quando ele pisa em Ento vamos levantar Sete pastores e oito lderes dos homens.

Isso significa que haver uma abundncia de pastores (lderes). Este tambm visto em Ancient Near Eastern literatura secular (de Ugarit). (Por exemplo, Baal tem 7 sim 8 raios de luz.)

s vezes mais literal. O segundo nmero o que est sendo enfatizado ea frase "3 at 4" usado principalmente para o paralelismo potico. Mas geralmente precede uma lista de algum tipo. Em Ps 62:11-12, vemos a frmula um / dois. Em Provrbios 30:15-16, 18-19, 21-23, 29-31, temos a frmula de

trs / quatro e em J 5:19-22 e Provrbios 6:16-19 temos um grupo de seis / sete. Provrbios 6: 16-19 bem conhecido .... Em todas estas sees o autor d uma lista correspondente ao maior nmero da frmula. O significado de tudo isto que o tpico judeu teria sido Amos esperando para listar quatro transgresses por cada uma dessas naes mencionadas. Ele faz isso? No. Por que? Amos vai adaptar esta frmula comum # 3-4 para configurar o pblico e enfatizar sua mensagem. Vamos olhar para os discursos: A. julgamento contra as Naes (01:03 - 02:05)
1. Damasco

1:3-5 - "Porque eles trilharam a Gileade com implementos de ferro afiada." Damasco foi a capital dos arameus ou srios off para o Norte. Hazael e Ben-Hadade eram reis anteriores de Aram. Isso provavelmente se refere ao constantes batalhas entre a Gilead e os srios. A palavra "debulha" provavelmente figurativa para a conquista dura e completa com a idia de exrcitos Aram do raking todo Gilead corte e esmag-la como se fosse de gros na eira. Isso poderia at se referir a mtodos reais de tortura, onde um dispositivo como um tren com pontas de ferro ou facas foi usada em prisioneiros, ou como Ryrie diz na sua nota - o enorme trens foram literalmente arrastado sobre os inimigos para esmag-los. Mas o aviso prvio, mesmo que seja uma coisa horrvel, s h uma transgresso listados. No quatro, como o pblico esperava. Damasco caiu para assrios em 732 aC.
2. Gaza

1:6-8 - filisteus no Ocidente. As cidades mencionadas, Gaza, Ashdod, Ashkelon, e Ecrom foram as principais cidades da Filstia. Seu pecado - "Porque eles deportados toda uma populao para entreg-lo at Edom." Embora possa parecer dois crimes listados, o conceito geral que de uma coisa comrcio de escravos em larga escala. Os filisteus eram famosos por capturar aldeias inteiras e vend-los como escravos para Edom e de l eles foram vendidos para outras partes do mundo. Joel 3:4-8 fala mais sobre seu trfico de escravos, e tambm menciona que participou Tiro com eles. Tiro a prxima cidade mencionada.
3. Tiro

1:9-10 - Refere-se aos fencios. Seus crimes contra a humanidade foi tambm o comrcio de escravos com Edom. Estritamente falando, podemos ver duas transgresses aqui, mas parece que ele realmente um pecado, porque o pacto de irmandade foi quebrado pelo comrcio de escravos.

Ento, ns temos trs naes condenados, mas somente o pecado que est listado para cada um. A frmula 04/03 teria feito o pblico antecipar a quarta nao a ser mencionado como o clmax da histria.
4. Edomitas

1:11-12 - Quando Amos mencionado Edom quarto, tenho certeza que muitos pensavam que esta foi a concluso porque a frmula 04/03 pode ser espelhado no discurso como um todo com Amos denunciando trs naes e, em seguida, concluindo com uma denncia especial sobre o quarto. E eu tenho certeza que eles ficaram satisfeitos. Ryrie menciona em sua nota sobre 1:07 que Edom foi pior inimigo de Israel. Que realmente uma coisa triste, porque os edomitas eram os descendentes de Esa - o irmo de Jacob. Lembre-se de outro nome de Jac foi Israel. "Porque ele perseguiu a seu irmo com a espada" certamente se refere a esta relao entre Israel e Edom. Com toda a nfase em trs e quatro transgresses, estas quatro declaraes separadas pode fazer parecer que este o culminar do discurso. Mas estes quatro indicaes realmente todos descrevem um pecado bsico e que a intensa hostilidade para Israel. Ento, Amos continua,
5. Ammon

1:13-15 - Este certamente um pecado grave. Exrcitos antigos, s vezes, fazer isso para aterrorizar o inimigo. E certamente cometer essa atrocidade contra as mulheres e crianas indefesas mostrou como imorais que se tinha tornado. Mas, novamente, eu acho que apenas um pecado conceptual listados. Ele diz que rasgou as gestantes, a fim de expandir suas fronteiras. Por isso, sua expanso imperialista cruel que est em vista.
6. Moabitas

2:1-3 - Amom e de Moabe eram filhas de Lot. Parentes mais. O pecado listados est queimando os ossos do rei de Edom. Parece que nos tempos antigos, muita importncia foi colocada no corpo de um homem morto est tranquilamente colocado no local do enterro da famlia, para que ele pudesse ser ", reuniram-se para seus pais." (BKCOT) Se voc se lembrar que arrastou os ossos de Jos do Egito para enterr-los na terra prometida. Ento, seu pecado foi o de profanar tmulos.
7. Jud

2:4-5 - Agora ele est ficando mais perto de casa. E ele faz um par de declaraes contra eles. mas, novamente, eu acho que estas declaraes so realmente apenas uma elaborao de um pecado

O pecado rejeitar a lei do Senhor O meio por no manter os decretos, e

A razo porque eles seguiram os falsos deuses em vez do nico Deus verdadeiro.

E como Judah o stimo pas mencionado, a audincia seria certeza de que este era o ponto da mensagem. Na verdade, o pecado listados talvez o pior at agora e apropriado para o pronunciamento stimo. Observe a progresso. Ele comea com as naes estrangeiras e fica mais perto de casa como ele listas parentes. Observe os nmeros. Em primeiro lugar, notamos Amos no segue a conveno usual de listar quatro ins depois que ele usa a frmula 04/03. E segundo, aparece em primeiro lugar que ele vai se concentrar a sua ateno sobre Edom e, em seguida, ele continua. Ento parece que ele est culminando com Jud, que est listado 7. Sete um nmero significativo e representa a plenitude, etc O nmero oito tambm significativo na medida em que segue sete e d a idia de abundncia ou "portanto ..." Ento h algo errado com a maneira como Amos contou sua histria. Ele no seguiu as regras. Que faz parte da compreenso e valorizao da literatura da Bblia. Quando algum no segue as regras geralmente feito de propsito para faz-lo tomar conhecimento. A audincia teria notado isso e estava esperando algo mais. Em outras palavras, ele criou o seu pblico. Ele contou-lhes as que sero destrudas e aparentemente termina com Judah. Mas - surpresa -, ele continua e acrescenta um item lista 8 - Israel. Israel o alvo do discurso e do acrdo. Ento, ns realmente no deve isolar cada fala e do pecado e do julgamento de cada nao e transform-las em princpios. Estes so mais do que provavelmente apenas a construo para # 8. O ponto : Israel pior do que todas as outras naes. B. julgamento contra Israel (2:6-16) Agora ele fica pessoal. Ele d a eles. 2:6-16 o orculo 8. Aqui ele lista 8 ou 10 pecados (dependendo de como voc cont-los), que poderia ser dividido em 4 categorias. Ento, Israel parece pior do que o resto. Enquanto voc l os versculos 6-8 voc notar alguma estrutura paralela: por exemplo: Eles vendem o justo por dinheiro e (eles vendem) os necessitados por um par de sandlias. Estrutura paralela foi apenas a maneira hebraica de dizer tudo. Eles gostam de se repetem. Ento, neste caso, embora possa parecer pecados separado, ele realmente uma maneira potica de descrever um pecado. Uma vez que dividimos os pecados das outras naes conceitualmente, vamos fazer isso aqui para ser consistente. Vou dar-lhe as quatro categorias conceituais: (1) oprimir os inocentes e os pobres (2:6 b-7)

No verso 6 vemos o sistema de justia era corrupto. A lei dizia que era OK para vender o devedor a pagar a dvida, mas eles estavam abusando dela. A palavra pode significar justo o que certo em uma ao judicial. Ento, os ricos e poderosos podem ter sido capaz de subornar juzes para decidir a seu favor em um processo falsa e que lhes permitiu vender o "justo" (aquele que era inocente, mas declarou culpado) na escravido para pagar a multa. "Vender os necessitados por um par de sandlias" mostra que as pessoas estavam sendo vendidos como escravos para pequenas dvidas ou compromissos. A lei ordenou aos israelitas para dar aos necessitados, sem reembolso exigentes (Deut. 15:07 f), mas acho que "negcio era negcio" para a maioria dos israelitas. Versculos 9-11 relata a proviso de Deus para Israel. Isso me faz lembrar do servo implacvel que se recusaram a perdoar seu escravo colegas uma dvida pequena, quando ele tinha acabado de ser perdoado uma enorme quantidade. Acho que Deus est aumentando a culpa de Israel definindo sua rebelio contra o pano de fundo de seus prprios atos graciosos para com eles. Foi Ele quem conquistou Cana para Israel. Em Jeric, Ai, etc, e mais tarde com Gideo e Sanso. Eles levaram o seu perdo e salvao e disposio, mas no d-lo a outros. (2) Engajar-se em prticas religiosas pags (2:7 b) Versculo 7 - provavelmente uma referncia ao fato de que os homens de Israel estavam indo para templos pagos e participando com as prostitutas do templo. (3) O abuso do sistema de promessas e multas (02:08) Versculos 8 tambm pode estar se referindo a um cenrio diferente - Primeiro, eles no deveriam manter um manto tomadas como penhor durante a noite (Ex 22:26-27). Supunha-se que apenas os necessitados seria muito pedir qualquer coisa e assim os credores no deveriam cobrar juros e lucrar com a desgraa de outra pessoa, nem eram para manter casacos que foram dadas como garantia durante a noite. As pessoas pobres precisam dele para se manter aquecido. O pobre, provavelmente, foi obrigado a dar seu casaco como garantia para que ele no poderia ir de lugar para lugar de emprstimos de cada comerciante. Se um cara veio sem um casaco, isso significava que ele j havia emprestado para o dia e ele no seria capaz de emprestar qualquer outra coisa. Ele precisava de seu casaco de volta para que ele pudesse ficar quente naquela noite e ter algo para usar como garantia no dia seguinte. Ento, esses comerciantes estavam mantendo as tnicas e, para piorar as coisas, vemos o segundo pecado - eles usavam para dormir durante a noite como "adorado" em altares pagos. (4) Mostrando falta de respeito dos funcionrios especial de Deus (2:12) O versculo 12 mostra a corrupo ea rejeio do sistema religioso e da rejeio de lderes religiosos. Os nazireus tinham tomado um voto de no beber lcool, mas os israelitas estavam coagindo-os a quebrar seus votos. Eles no tinham compromisso com Deus e no tinha respeito por aqueles que o fizeram. Alguma coisa se destacam a voc, primeira vista?

Acho que duas coisas se destacam: Primeiro, Amos finalmente enumera quatro pecados. Este o ponto de sua frmula 04/03. Ele no lista quatro pecados para as outras naes, porque Israel o alvo do julgamento vindouro. Segundo, esses pecados no parecem quase to ruim quanto os das outras naes. Ento, qual o ponto? Por que Deus consideram Israel a ser pior do que todas as outras naes? Eu acho que isso nos aponta para o tema do livro. TEMA: Deus exige mais daqueles a quem Ele deu mais. Lucas 12:48 Deus havia dado aos judeus a lei. Eles sabiam melhor. Que foi queixa de Deus contra Jud, no versculo 4 - que Jud rejeitou a lei. E queixa de Deus contra Israel, mas ele elabora, porque Israel o pblico-alvo e ele realmente quer dirigir o ponto em casa. Sumrio Amos quer que voc, o ouvinte, para fazer a pergunta: "Por que essas listas to curta?" Ento ele chega a Israel que tem muitos pecados listados mais do que qualquer outra nao. Israel realmente culpado - mais culpados do que todo o resto. O que todos estes pecados de Israel tm em comum? Amor ao dinheiro e as coisas tinham substitudo amor pelas pessoas. Dinheiro havia se tornado seu deus. Isto tem qualquer aplicao prtica para a Amrica e para ns? Os pecados de Israel no parecem to ruins quanto os de outras naes. Afinal de contas, as outras naes estavam indo para a guerra, matando pessoas e rasgando as mulheres grvidas. Mas os pecados de Israel so piores, porque eles sabiam melhor. Deles foi o pecado da hipocrisia. Aplicao Um problema bvio em Israel foi o pecado do materialismo. Ns certamente enfrentar esse problema em nossa sociedade. Podemos ver como os israelitas comprometido as leis de Deus e princpios para alcanar o sucesso (o que eles definiram como riqueza). Precisamos ter cuidado para no cair na mesma armadilha. Os israelitas fizeram outra coisa. Sua teologia, disse que a pessoa rica era uma pessoa justa. Vemos que uma e outra vez nas parbolas do NT. Este ainda passified sua conscincia como disseram a si mesmos que a sua prosperidade foi sinal de Deus de aprovao. Vemos como os israelitas abusado pessoas em necessidade. No sei se abertamente abusar das pessoas, mas como estamos preocupados com os pobres? O que estamos fazendo por eles? Estamos ignorando-los ou ministrar-lhes? Eu acho que na nossa sociedade, esperamos Tio Sam para cuidar deles. Ns criticamos o governo grande, mas ns dependemos do governo para fazer o que deveramos estar fazendo.

Eu disse que os israelitas "teologia da prosperidade disse era um sinal de espiritualidade. nossa teologia de tal forma que ns assumimos que eles so pobres porque so mpios? O ponto principal desta seco esta: Ns olhamos para a sociedade e acho que outras pessoas so ruins ... aborto, assassinato, homossexualidade, etc, mas fazemos as coisas que so, aos olhos de Deus, pior, porque sabemos melhor. Deus espera mais fora de seu povo. Isto no significa que ignoremos os outros pecados. Eles so terrveis, mas no encobrir o que achamos que so pequenos pecados, ou o que temos racionalizado afastado como no sendo mesmo um pecado. Lembre-se: A quem muito foi dado muito necessrio.

III. (Ams 3-6)

Razes

para

julgamento

A. A primeira mensagem (3:)


1. A relao nica (3:1-2)

Quando voc chegar ao 03:02 voc v que Israel escolhido e, normalmente, acham que isso significa um tratamento especial. Isso o que os judeus pensaram naquele momento. Havia uma doutrina aberrante de segurana eterna flutuante em torno de Israel. Eles pensaram que estavam imunes a julgamento, porque eles eram o povo escolhido viver na cidade escolhida. Eles pensaram que no importa o que eles fizeram. Eles levaram seu relacionamento com Deus para concedido. Acho 6:08 pode ser uma referncia a esta atitude. Mas, para Deus, sendo escolhido, significa ter responsabilidade. Israel se esqueceu as estipulaes da aliana feita em Deut. Eles s foram seguras enquanto eles seguiam a Deus. Que fazia parte da lei OT. Como isso se relaciona para ns, j no estamos sob as bnos e maldies da aliana? A relao pai / filho provavelmente o mais til para compreender isso. Eu trato os meus filhos de maneira diferente do que outras crianas. Eu luto com eles, jogar jogos, tir-los para comer o pequeno almoo, comprar-lhes coisas, etc, mas eu tambm espanc-los quando eles desobedecem. Se eu estou vendo vrias crianas em minha casa, eu no bater em crianas de outras pessoas quando eles desobedecem. Seria provavelmente justo dizer que eu espero mais de meus filhos do que as outras crianas. Eu sei que eu disse aos meus filhos a no fazer desembarques transportadora na mesa de caf (explicar). Se eles fazem isso, eles vo receber uma surra. ... Da mesma forma, somos filhos de Deus. No podemos eliminar o relacionamento no importa o quanto pecamos. O que pode mudar se ou no ele precisa nos disciplinar ou se ele pode continuar com suas bnos planejado para ns. Quando Israel era ruim, eles ainda eram o povo escolhido de Deus, eles s no comea a desfrutar de Suas bnos. Em vez disso, Deus teve de disciplin-los. Ele e os disciplinou por transgresses que no parecia to ruim para ns como as outras naes. Mas eles sabiam melhor.

Ns temos uma tendncia a querer ganhar as bnos de Deus e ns pensamos que merecemos as bnos de Deus. (Essa uma das principais lies de Osias), mas h uma linha tnue aqui que precisamos entender. Ns no merecemos as bnos de Deus por ser bom. Ns s Deus livre at graciosamente nos abenoe.
2. O Juzo Inevitable (3:3-8)

Em Amos 3:3-8 usa sete perguntas retricas para mostrar que o juzo de Deus inevitvel. H uma progresso aqui:

03:03 Nenhum elemento de fora ou desastre 03:04 Uma animais overpowering outro Man 03:05 overpowering animais Man 03:06 overpowering outros homens 03:06 b Deus, o homem domina. Clmax 3:7-8 Deus sempre se revela e Seu plano para a humanidade. Ele nos diz que Ele quer que faamos, mas com essa informao vem a responsabilidade de faz-lo. Se no conseguirmos fazer isso, o julgamento seguir.

EXEMPLO: O tema deste livro inteiro e, especialmente, esta seo faz com que eu volte para o processo de educao / disciplina para uma analogia. Quando Mandy faz algo errado, mas eu nunca antes lhe disse para no fazer isso, eu costumo dizer a ela que ela est fazendo errado e no faz-lo novamente. Mas eu no disciplin-la ento. No entanto, se eu lhe disse para no fazer alguma coisa e ela faz isso de qualquer maneira, a disciplina certo a seguir. Porque sabia melhor. E os israelitas sabiam melhor!
3. Opresso sem precedentes (3:9-10)

03:09 Ashdod (filisteus) e Egito eram antigos opressores de Israel. Mas as coisas estavam to ruins em Israel, agora que Amos sarcasticamente chamando-os a testemunhar a opresso interna acontecendo agora. como dizer: "Voc pensou que os oprimia? Voc nem sabe como oprimem em comparao com eles. Observ-los oprimir-se. "
4. O Catastrophe Coming (3:11-15)

Por causa da opresso Deus iria enviar um inimigo para destru-los. E no caso de alguns dos ouvintes achavam que Deus iria salv-los novamente, desta vez, Amos compara Deus salv-las a um pastor arrebatando um osso da perna ou na orelha da boca de um leo. Apenas algumas pessoas seriam poupadas. A referncia ao leo em 03:12 remonta ao primeiro verso de Amos. Lembro que ele disse: "O Senhor ruge de Sio e troveja de Jerusalm ..." Isso apenas um outro dispositivo literrio Amos usa o que mostra sua habilidade como escritor. Assim, a ponto de a primeira mensagem que Israel foi escolhido e por causa de sua rebeldia e opresso interna, o julgamento estava certo. B. A segunda mensagem (4:)
1. Explorao econmica

04:01 Esta certamente uma seo colorido e sarcstico. As mulheres so normalmente sensvel e compassivo, mas observe o contraste aqui. As mulheres so comparadas com as vacas gordas que vivem nas pastagens verdejantes de Bas. A idia aqui que essas mulheres mimada exigiu de luxo de seus "mestres" (no a palavra tpica de marido - mais sarcasmo e inverso de papis) ea nica maneira de seus maridos poderiam satisfazer as suas exigncias era de que oprime os pobres. Como isso se aplica a ns? Somos culpados disso? Somos to materialista e to exigente que o nosso cnjuge tem que trabalhar horas extras para ganhar dinheiro suficiente para satisfazer as nossas exigncias? Ser que temos de enganar outras pessoas no nosso negcio a fim de fazer o mximo de dinheiro que podemos? 04:02 imagery O gado mantido pelo imaginrio gancho de carne. Veja a nota da Ryrie. Assim, a explorao econmica foi um problema, agora, ele descreve outro.
2. A hipocrisia religiosa

04:04 continua o sarcasmo. Betel e Gilgal eram locais importantes na histria de Israel a salvao. (Gn 28,10-22; Josh 4-5) Normalmente o padre chamaria as pessoas a vir adorao, mas aqui vemos Amos chamando o povo para vir a Betel e Gilgal para o pecado. Os sacrifcios e dzimos que eles estavam trazendo a Deus tornou-se uma farsa. Eles fizeram de tudo para impressionar outras pessoas (vs 5), no para adorar a Deus. Eles estavam realmente indo igreja para o pecado. Para no mencionar o fato de que eles no iam a Jerusalm para adorar, o que era o nico centro de adorao autorizado para o Senhor. Aviso 4:05 ele diz que "proclamar ofertas voluntrias e torn-los conhecidos." Acho que isso mostra que eles estavam comentando sobre sua espiritualidade, suas doaes, etc Eles estavam fazendo coisas para serem vistas. Poderamos nos perguntar se somos culpados disso. 4:6-11 mostra a resposta de Deus sua hipocrisia e suas repetidas tentativas de trazlos de volta para ele. A frase, "No entanto, voc no voltou para me" repetido cinco vezes. Amos 4:06 diz: "mas voc no voltou para mim", diz o Senhor. As punies mencionadas nos versculos seguintes poucos so uma aluso maldio prometida de Deuteronmio 28.

Fome mencionado em Ams 4:6 e em Deuteronmio 28:17-18. Seca em Amos 4:7-8 e Dt 28:23-24. Gafanhotos em Ams 4:09 e 28:38 Deut. Praga em Ams 4:19 e 28:60 Deut.

Acho que isso mostra a pacincia de Deus - que Ele tentou tantas vezes, e mostra a Sua misericrdia, porque vemos que Ele comeou com medidas menos graves e, em seguida, aumentou a gravidade. (Fome, seca, ms colheitas de doenas e guerra.)

C. A terceira mensagem (5:1-17) Estrutura quistica Captulo 5 dividido em duas sees usando um dispositivo chamado de favorito literria quiasma. Explicar: Draw X e mostrar abcba ... s vezes, um quiasma era apenas utilizado como um esboo e s vezes ele realmente nos aponta para a idia-chave do ponto principal da seo. Portanto, no s divertido para olhar para estes, mas, geralmente, nos ajuda a entender a idia principal do autor.

Se destacamos estas duas mensagens, ele aponta para a verdade global que: a nao seria julgado pelo seu poderoso Deus Soberano, mas os indivduos ainda pode se arrepender e viver. C. A terceira mensagem (5:1-17) 1. Descrio do julgamento certo (5:1-3) 2. Chamado ao arrependimento individual (5:4-6) 3. Acusao de injustia legal (05:07) 4. Retrato de um Deus soberano (5:8-9) 5. Acusao de injustia legal (5:10-13) 6. Chamado ao arrependimento individual (5:14-15) 7. Descrio do julgamento certo (5:16-17) D. A quarta mensagem (5:18-27) 1. Descrio do julgamento certo (5:18-20) 2. Acusao de hipocrisia religiosa (5:21-22)

3. Ligue para o arrependimento individual (5:23-24) 4. Acusao de hipocrisia religiosa (5:25-26) 5. Descrio do julgamento certo (05:27) Lembre-se Isa 6: Quando Isaas viu a glria de Deus em seu trono, ele levou a arrepender-se e tornar-se disponvel para servir a Deus. Esse o ponto das mensagens terceiro e quarto. A estrutura quistica nos aponta para isso. A soberania de Deus na mensagem de trs deve fazer com que o arrependimento em mensagem de quatro. Existem algumas coisas que eu gostaria de ressaltar sobre essas mensagens. Em 5:01 Amos convoca as pessoas para ouvir seu lamento sobre Israel. Desaparecimento de Israel era to certo que Amos lamentou sua queda, como se j tivesse acontecido. Isto deve ter sido to chocante para os israelitas como seria para um de ns para ler nosso prprio obiturio no jornal. 05:02 Virgin Israel - uma imagem de estar no auge da vida e experimentar uma morte prematura. Israel poderia ter e deve ter tido uma longa vida prspera. Na verdade, o plano de Deus era para um reino eterno para eles. 05:10 Eles odeiam o que aponta a sua maldade. Isso no soa como a Amrica. Um exemplo que vem mente a questo do aborto. As pessoas pr-vida so abusadas e espancado e jogado na cadeia quando tentam protestar (indicar ou reprovar) os abortos ter e desempenho. As pessoas no querem que lhes digam que eles esto pecando. Trevas odeia a luz. 05:17 Assim como Deus passou pelo Egito (em julgamento), Ele ia passar por Israel. Ex 12:12 5:18-20 Pictures um homem fugindo de uma coisa depois da outra, sem escapar de ser encontrado. 05:23 Mostra que sua adorao e cantar era apenas rudo nos ouvidos de Deus, porque seu culto era apenas externa. 5:24 mostra que Deus deseja a justia. Como voc trata seu companheiro que importante para Deus e isso o que mostra que voc ama a Deus. Uma e outra vez vemos o tema repetido que devemos amar a Deus e mostr-lo pelo nosso amor por nosso prximo. Isso me faz lembrar da parbola do Bom Smaritan. Na histria, o sacerdote eo levita esto a caminho de Jerusalm. Se eles estavam a caminho de Jerusalm, eles poderiam ter sido capaz de usar a desculpa de que eles no querem tornar-se contaminados e no ser capaz de adorar a Deus. Mas eles j haviam "adoraram a Deus" (que supostamente mostrou que eles amavam a Deus), mas eles se recusaram a ajudar o homem ferido (que

no amar o prximo) e que demonstrou que realmente no amam a Deus. Seu culto tambm era meramente externa. E. A Mensagem Quinta (6:)
1. Sua complacncia arrogante

Esta mensagem 06:02 aborda o problema em Israel em que todos se sentiam melhor, porque eles eram o povo escolhido.
2. Sua Indulgence Luxurious

Eu acho que esta seco fala por si: 4 You mentira em camas de marfim e lounge no seu sofs. Voc jantar na escolha cordeiros e bezerros gordos. 5 Voc strum afastado em seu harpas como David e improvisar sobre instrumentos musicais. 6 Voc beber vinho a tigela e usar as melhores loes, mas voc no sofre com a runa de Joseph. 7 Portanto, voc estar entre os primeiros a ir para o exlio; a sua festa e lounging vai acabar.
3. Da completa devastao

6:08 J mencionamos a doutrina da segurana eterna aberrante andando naquele dia. Eles pensavam que eram invencveis - em parte porque eles eram pessoas de Deus, e por causa de sua prpria fora. O restante deste captulo mostra como estavam errados. 06:12 "voc tem tornado o juzo em veneno." O sistema judicial, que foi concebido para preservar a sade das naes, tornou-se um veneno letal no seu corpo. Isso soa exatamente como os Estados Unidos com todas as aes que esto acontecendo e da falta de punio para crimes. 6:13 diz rb * d * aol = <yj! M @ C = h ^ ou (h ^ C = m @ j '<l = l) ad `b * r), que traduzida na NVI como" voc que alegrar-se na conquista de Lo Debar. "Lo Debar era uma cidade no lado leste do Jordo, que tinham conquistado. rbd (d * b * r) pode significar tanto" palavra "ou" coisa "e com a negativa (loa ) pode significar "coisa nenhuma." Portanto, Amos poderia estar fazendo um jogo de palavras (Lo Debar vs Lo Dabar) dizendo que eles se regozijam em nada. Referncia 6:14 para a Assria. Hamate era uma cidade no norte. O ribeiro do Arab marcou a fronteira sul de Israel durante o reinado de Jeroboo II. Mencionar estas duas cidades mostra como completa ser a destruio.

IV. Os Resultados do Juzo - Five Visions

Trs Cabras Billy Gruff Uma vez em um tempo havia trs bodes que estavam para ir at o morro para fazer-se de gordura, eo nome de todos os trs foi "Gruff". No caminho at era uma ponte sobre um rio que tinham de cruz, e sob a ponte viveu um troll grande feio, com olhos grandes como pires e um nariz enquanto um poker. Ento, primeiro de todos foi o mais jovem Billy Goat Gruff para cruzar a ponte. "Trip, trap, trip armadilha!" Foi a ponte. "Quem que tropear em minha ponte?" Rugiu o troll. "Oh, s eu, o mais nfimo Billy Goat Gruff, e eu vou at o morro para me fazer de gordura." Disse o bode com uma voz to pequena. "Agora, eu estou voltando para devor-lo!", Disse o troll. "Oh, no! rezar no me levar. Estou muito litte, que eu sou. ", Disse o bode. "Espere um pouco at o Billy Goat Gruff segundo vem. Ele muito maior. " "Muito bem, estar fora com voc", disse o troll. Um pouco depois veio o Billy Goat Gruff segundo a cruzar a ponte. "Trip, trap, trip armadilha", foi a ponte. "Quem que tropear em minha ponte?" Rugiu o troll. "Oh, apenas eu, o Billy Goat Gruff segundo, e eu vou at o morro para me fazer de gordura." Disse o bode e sua voz no era to pequeno. "Agora, eu estou voltando para devor-lo!", Disse o troll. "Oh, no! No me levar ", disse o bode. "Espere um pouco at o Billy Goat Gruff grande vem. Ele muito maior. " "Muito bem, estar fora com voc", disse o troll. S ento apareceu o Billy Goat Gruff grande. "Trip, trap, Trip armadilha!" Foi a ponte, para o bode era to pesada que a ponte rangeu e gemeu sob ele. "Quem aquele vagar sobre a minha ponte?" Rugiu o troll. " I! o bode BIG Gruff! ", disse o bode, que tinha uma voz rouca feia de sua autoria. "Agora, eu estou voltando para devor-lo!", Disse o troll. "Bem, venha! Eu tenho que lanas, E eu vou picar seus olhos para fora em seus ouvidos, Tenho alm de grandes pedras grandes, E eu vou esmag-lo em pedaos, o corpo e os ossos. " Isso foi o que o bode disse, e assim voou no troll, e cutucou seus olhos com os seus chifres, e esmagou-lhe pedaos do corpo e os ossos, e jogou-o no rio. Ento ele foi at o morro. L, o bodes ficou to gorda que eles eram escassos capaz de andar novamente, e se a gordura no caiu-los, porque eles ainda esto de gordura e por isso "Snip, focinho snap,. Este conto dito para fora. "

Voc provavelmente est se perguntando porque eu disse a voc essa histria. Bem, eu fiz isso porque ilustra o que se passa na literatura oral. Voc costuma ler histrias como esta e os trs porquinhos para as crianas que no sabem ler. Eles se tornam totalmente apanhados na histria eo autor define-los para a concluso inesperada. O NT faz isso para ns com a histria do Bom Smaritan em Lucas 10. Isso o que Amos faz a sua audincia com os prximos trs vises. Ele usa a mesma tcnica literria. As duas primeiras vises so semelhantes, mas o terceiro diferente e chama a ateno ouvinte ou leitor. A. A Viso da Locust Swarm (7:1-3)
1. A viso de destruio - 07:01-2a 2. O pedido de misericrdia 7:02 b 3. A suspenso do julgamento 07:03

B. O Vision of the Fire (7:4-6)


1. A viso do fogo que consome toda a 07:04 2. O pedido de misericrdia 7:05 3. A suspenso do julgamento 07:06

C. A Viso do prumo (7:7-9)


1. A viso do prumo 7:7-8 2. A promessa do Juzo

A terceira viso no comea com o julgamento nem ter uma splica por misericrdia eo posterior cancelamento do julgamento. A finalidade retrica desta trilogia de vises definir o pblico-up para a mensagem da terceira viso. O contraste da terceira viso com os dois primeiros devem chamar a ateno para o que est sendo dito enfatizar para o pblico que Israel est "fora-de-linha" e no medir at padres de Deus. O profeta pediu misericrdia nos dois primeiros vises, mas quando ele foi mostrado o quo ruim as pessoas foram (com o fio de prumo), ele no pediu por misericrdia, porque ele podia ver que a sentena foi merecida. Qual o ponto principal dessas vises? Em primeiro lugar, notamos que as duas primeiras vises so como imagens em movimento. Amos responde a eles emocionalmente e fica encantada com a destruio e os efeitos sobre a nao. A terceira viso como uma fotografia. Ele convida a uma reflexo a partir da uma v-lo. Amos v a nao como Deus o v. Ele olha para a situao teologicamente (o fio de prumo) e da realidade (resposta Amazias) e v que o julgamento merecido. Muitas vezes reagimos a coisas ruins emocionalmente e culpar a Deus ou pensamos que no justo, mas no vemos o que est acontecendo do ponto de vista de Deus.

A reao (17/10) O relato biogrfico em 7:10-17 parece fora de lugar, mas realmente no . Ele mostra a reao dos lderes de Israel (especialmente o padre) mensagem de Ams. Eles rejeitaram sua advertncia e isso prova que as vises esto corretas. A nao corrupto todo o caminho at os sacerdotes e do rei. Relatrio Amazias no preciso. Ele acusa Amos de conspirar para matar Jeroboo com a espada (7:11), mas a profecia de Ams e referncia espada foi linguagem figurativa (metonomy de adjunto), referente ao julgamento de Deus sobre Jeroboo ou talvez estava imaginando o corte da linha do rei . Amazias, tambm diz que os israelitas vo para o exlio. Amos no disse isso. Amos respondeu acusao de Amazias, descrevendo mais detalhadamente o que o juzo de Deus traria. irnico que os detalhes de dizer Amazias iria de fato se tornar realidade. Muitos cairo espada eo resto seria arrastado para o exlio. D. A Viso de fruta madura (8:) A viso de 8:1-3 se encaixa bem com a seo anterior. As trs vises, culminando com a viso do prumo, mostrou que o julgamento foi muito merecido. A resposta de Amazias, o sacerdote, mostrou a corrupo da nao, mesmo se atravs da liderana. Ele tambm mostrou que o aviso foi rejeitada. Finalmente, a viso da cesta de fruta madura mostrou o momento era propcio para a execuo da sentena. A hora era agora. No h palavra jogar em 8:02 entre a palavra para "fruto" (Jy! q *) q * y! J ea palavra para "o fim" (JQ @ h ^) ^ Q h @ J. Ambos o mesmo som. Eu acredito que esta figura de linguagem chamada paronomasia. Quando Amos disse que viu uma cesta de Jy! Q *, Deus diz: "Sim, o JQ! Chegou". Esta uma figura de linguagem que poderia ser transferido para o Ingls. No o mesmo tipo de figura de linguagem, mas a idia similar. A Bblia diz a fruta est "maduro" e Deus diz que o tempo est "maduro" para julgamento. 08:05 mostra a hipocrisia do povo. Eles foram para o culto no sbado, mas eles se ressentiam do sbado porque no podiam ir para o trabalho e ganhar mais dinheiro por outros batota. Se a lei pode ser resumida em amar a Deus e amar o prximo, os israelitas mostraram que eles no fizeram o mesmo. E como j dissemos antes, se voc no amar o prximo, isso prova que voc no amar a Deus. 08:11 mostra que pior ficar sem ouvir a palavra de Deus do que ficar sem comida. E. O Senhor Avenging (9:1-10) 9:8-9 mostra que Deus vai agitar a nao para separar o trigo do joio. E quando Deus shakes, sem palha permanecer. Uma e outra vez, vemos Deus vai resolver todos no fim e Ele vai determinar quem ser salvo e quem no vai. Ns temos uma tendncia a querer julgar os outros e determinar se eles so salvos, mas isso trabalho de Deus.

V. Restaurao (9:11-15)
O objetivo final para o julgamento de Deus no vingana, a restaurao. Deus castiga-nos a nos trazer de volta a ele. Esta sempre a finalidade para a disciplina. Voc v-lo em Mat 18, quando Jesus fala sobre reprovao de seu irmo. O objetivo traz-lo at o ponto onde ele v seu pecado e se arrepende. Peter entende isso e ento ele faz a pergunta em 18:21 Mat sobre quantas vezes devemos perdoar. A resposta de Jesus - sempre. A. renovao poltica (9:11) Vir um tempo em que Deus vai restaurar Israel. B. Finalidade Nacional (09:12) 09:12 mostra que ser tempo quando as pessoas piedosas de outras naes sero includos. Esse era o propsito de Israel o tempo todo - para ser um testemunho ao mundo de como Deus grande e levar as naes a ele. Em Ezequiel 17:22-23 Deus diz: 22Thus diz o Senhor Deus: "Eu mesmo vou tomar um raminho de cima elevados do cedro, eo plantarei para fora, vou romper com o mais alto de seus galhos mais novos a uma proposta, e eu mesmo vou plant-lo em cima de um monte alto e sublime; 23 sobre o monte alto de Israel vou plant-la, que ela pode trazer ramos e frutos, e tornar-se um cedro nobre, e sob ela vai morar todos os tipos de animais; sombra de seus galhos pssaros de cada espcie ser ninho. (RSV) Mateus 13:31-32 Outra parbola ele colocou diante deles, dizendo: "O reino dos cus como um gro de mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo; 32 a menor de todas as sementes, mas quando se tem crescido, a maior das hortalias e torna-se uma rvore, de modo que as aves do cu vm e fazem ninhos nos seus ramos. "(RSV) Nestas passagens os pssaros representam as naes participando de e beneficiando desde o estabelecimento do reino. Aplicao: o papel da igreja e do crente individual para atrair as naes para Deus e traz-los para o reino. C. Prosperidade, Paz e Permanncia Versculo 15 diz que no voltar a ser expulsos de suas terras. Isso tem de ser uma referncia para o milnio e na eternidade. As muitas referncias promessa da terra feita a Abrao uma razo pela qual eu acredito que ainda h um futuro para Israel e eles no foram substitudos pela Igreja.

Application / Concluso
Apesar de os pecados do incrdulo, muitas vezes parecer pior para ns, aos olhos Deus, os da crists so piores, porque deveramos saber melhor. Captulos 1-2

Assim como os israelitas olhou para baixo em seu vizinho, para as atrocidades que eles cometeram, acho que olhar para baixo sobre aqueles que cometem pecados graves e acho que somos melhores que eles, no percebendo que Deus odeia os nossos pecados de hipocrisia e de idolatria mais. Captulos 1-2 Assim como Deus foi paciente com Israel e deu oportunidade para se arrepender. Deus tambm paciente conosco nos d um tempo para se arrepender, mas no abusar da graa de Deus, porque no sabemos quando ele vai finalmente trazer o julgamento. Captulo 4 Assim como Amos reagiu ao julgamento de Deus emocionalmente e pensei que era injusto, que muitas vezes fazer o mesmo. Quando Amos viu as coisas da perspectiva de Deus, ele no protestou mais. Captulo 7 Deus vai restaurar Israel e estabelecer o seu reino, para que todas as naes podem se beneficiar de seu governo.

Potrebbero piacerti anche