Sei sulla pagina 1di 5

DECLARAO DE BRASLIA

A segunda etapa do I Seminrio Luso-brasileiro sobre Trfico de Pessoas e Imigrao Ilegal/Irregular realizado em Braslia, Brasil, entre os dias 27 e 29 de novembro de 2006, reuniu individualidades e peritos na matria de Portugal e do Brasil.

reconhecido que o trfico de pessoas se traduz em uma grave violao dos direitos humanos e que sua preveno e represso exigem necessariamente uma abordagem multidisciplinar e medidas de apoio e proteo s vtimas, envolvendo entidades governamentais e da sociedade civil, numa estratgia de ao conjunta.

enfrentamento

redes

criminosas

responsveis

pelo

trfico

(contrabando) de imigrantes tambm um assunto urgente que viola a soberania dos Estados e ameaa a segurana dos migrantes e, ao mesmo tempo, possui interface com o trfico internacional de pessoas.

A Declarao de Braslia, resultante da anlise da situao atual em ambos os pases, elaborada no decurso das duas etapas do Seminrio, visa aprofundar os atuais meios de cooperao entre a Repblica Portuguesa e a Repblica Federativa do Brasil no mbito dos servios competentes, preconizando medidas concretas ao nvel dos mecanismos que previnam e combatam o trfico de pessoas, bem como das redes criminosas que violam os direitos dos migrantes, as quais constam do ANEXO I.

Com base nos marcos normativos dos dois pases, afirmamos que so princpios norteadores da Declarao de Braslia:

I - respeito dignidade da pessoa humana; II - no-discriminao por motivo de gnero, orientao sexual, origem tnica ou social, procedncia, nacionalidade, atuao profissional, raa, religio, faixa etria, situao migratria ou outro status; III - promoo e garantia da cidadania e dos direitos humanos; IV - respeito a tratados e convenes internacionais de direitos humanos; V - universalidade, indivisibilidade e interdependncia dos direitos humanos; VI - transversalidade das dimenses de gnero, orientao sexual, origem tnica ou social, procedncia, raa e faixa etria nas polticas pblicas.

Braslia, 29 de novembro de 2006

O Diretor-Geral do Servio de Estrangeiros e Fronteiras do Ministrio da Administrao Interna de Portugal

A Secretria Nacional de Justia do Ministrio da Justia do Brasil

Manuel Jarmela Palos

Claudia Maria de Freitas Chagas

ANEXO I

1. Aprofundar

formao

tcnica

dos

profissionais

considerados

estratgicos no enfrentamento ao trfico de pessoas, com vista a definir mecanismos conjuntos para promover uma melhor identificao e sinalizao das vtimas, com base no princpio da no-discriminao; 2

2. Identificar quais as categorias profissionais que, por sua atuao estratgica, devem receber essa formao tcnica especfica segurana, aeroportos, sade, educao e cultos religiosos, entre outros; 3. Realizar misses de estudos e estgios entre profissionais que lidam com o tema nos dois pases; 4. Criar grupos tcnicos de trabalho regulares com os seguintes objetivos: a) operacionalizar as aes policiais desencadeadas a partir das declaraes de Cascais e de Braslia; b) identificar as necessidades de formao das entidades de ambos os pases no mbito do enfrentamento ao trfico de pessoas e elaborar um programa conjunto de

aperfeioamento, at junho de 2007; c) estudar os programas de proteo s testemunhas de crimes de trfico de pessoas existentes, com vistas a torn-los mais humanos e atraentes para as vtimas do trfico de pessoas.

5. Publicar, at junho de 2007, pelo Ministrio da Administrao Interna de Portugal e pelo Ministrio da Justia do Brasil, com o apoio do Conselho da Europa, um livro contendo quatro histrias sobre situaes tpicas de trfico de pessoas no mundo, cuja distribuio constituir uma das aes de campanha de esclarecimento sobre o trfico de pessoas, realizada em data comum, com a participao da sociedade civil. 6. Constituir grupo bilateral de especialistas para efetuar levantamento, at o final de 2007, de todo o acervo legislativo existente em ambos os pases com impacto nas matrias de imigrao irregular e trfico de pessoas. 7. Identificar e difundir os instrumentos de cooperao jurdica e policial susceptveis de serem utilizados no combate ao trfico de pessoas nos dois pases; 8. Realizar, no mbito dos prximos seminrios Luso-brasileiros sobre Trfico de Pessoas e Imigrao Irregular, partir de 2007, oficinas a ser

paralelas com a participao de especialistas das seguintes reas: a) 3

instituies e empresas do trade turstico dos dois pases companhias areas, setor hoteleiro, agncias de turismo, entre outros, com o objetivo de estudar modelos de cooperao regional e bilateral, desenvolvidas pelo trade turstico, de eficcia comprovada na identificao de possveis vtima do trfico de pessoas; b) servios de imigrao e servios de proteo e atendimento vtima, bem como de organizaes no-

goverernamentais com experincia no tema, com o objetivo de partilhar melhores prticas na identificao da vtima de trfico de pessoas; 9. As oficinas listadas no item 9 devero produzir, obrigatoriamente, uma lista alargada de critrios de identificao das vtimas do trfico que possa ser utilizada em ambos os pases. 10. Na perspectiva operacional da identificao das vtimas de trfico de pessoas, considera-se fundamental que seja concretizada, at o final de 2007, a designao de oficial de ligao brasileiro / adido policial em Portugal. 11. Estimular a procura aos consulados por meio de materiais informativo que ajudem o cidado a entender as atribuies do consulado. O material dever ser distribudo no apenas nos consulados brasileiros no exterior, mas tambm para os brasileiros que deixam o pas. 12. Identificar e catalogar os principais integrantes da rede de atendimento e proteo dos dois pases, com o objetivo de produzir uma publicao com nomes, endereos, contatos e servios prestados por cada uma das organizaes listadas. 13. Nos casos de recusa de entrada e de deportao, criar uma dinmica entre os servios de imigrao de Portugal e do Brasil, a partir da experincia piloto do Posto de Acolhimento a Deportados e No Admitidos do aeroporto internacional de So Paulo, em Guarulhos.

14. Realizar um levantamento peridico sobre os casos atendidos pelo mesmo Posto de Acolhimento, encaminhados pelos servios portugueses de imigrao. 15. Garantir apoio, nomeadamente psicossocial e jurdico, e proteo vtima do trfico de pessoas em Portugal e no Brasil e assegurar a voluntariedade do retorno, posterior a perodo de reflexo. 16. Produzir relatrios anuais, a partir de 2008, dando conta do apoio psicossocial e jurdico prestado, bem como sobre as medidas protetivas aplicadas s vtimas de trfico de pessoas em Portugal e no Brasil. 17. Estabelecer mtodos operacionais conjuntos de troca e de anlise de informao policial, a fim de facilitar o intercmbio e a cooperao entre os dois pases.

Potrebbero piacerti anche