Sei sulla pagina 1di 89

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATINGUET

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAO E CULTURA

TOPOGRAFIA
Prof.: CARVALHO
1

1- TOPOGRAFIA

1.1. Conceitos Definio: a palavra "Topografia" deriva das palavras gregas "topos" (lugar) e "graphen" (descrever), o que significa, a descrio exata e minuciosa de um lugar. (DOMINGUES, 1979). Finalidade: determinar o contorno, dimenso e posio relativa de uma poro limitada da superfcie terrestre, do fundo dos mares ou do interior de minas, desconsiderando a curvatura resultante da esfericidade da Terra. Compete ainda Topografia, a locao, no terreno, de projetos elaborados de Engenharia. (DOMINGUES, 1979). Importncia: ela a base de qualquer projeto e de qualquer obra realizada por engenheiros ou arquitetos. Por exemplo, os trabalhos de obras virias, ncleos habitacionais, edifcios, aeroportos, hidrografia, usinas hidreltricas, telecomunicaes, sistemas de gua e esgoto, planejamento, urbanismo, paisagismo, irrigao, drenagem, cultura, reflorestamento etc., se desenvolvem em funo do terreno sobre o qual se assentam. (DOMINGUES, 1979). Portanto, fundamental o conhecimento pormenorizado deste terreno, tanto na etapa do projeto, quanto da sua construo ou execuo; e, a Topografia, fornece os mtodos e os instrumentos que permitem este conhecimento do terreno e asseguram uma correta implantao da obra ou servio. Diferena entre Geodsia e Topografia: a Topografia muitas vezes confundida com a Geodsia pois se utilizam dos mesmos equipamentos e praticamente dos mesmos mtodos para o mapeamento da superfcie terrestre. Porm, enquanto a Topografia tem por finalidade mapear uma pequena poro daquela superfcie (rea de raio at 30km), a Geodsia, tem por finalidade, mapear grandes pores desta mesma superfcie, levando em considerao as deformaes devido sua esfericidade. Portanto, pode-se afirmar que a Topografia, menos complexa e restrita, apenas um captulo da Geodsia, cincia muito mais abrangente. 1.2. Representao A poro da superfcie terrestre, levantada topograficamente, representada atravs de uma Projeo Ortogonal Cotada e denomina-se Superfcie Topogrfica. Isto eqivale dizer que, no s os limites desta superfcie, bem como todas as suas particularidades naturais ou artificiais, sero projetadas sobre um plano considerado horizontal.

A esta projeo ou imagem figurada do terreno d-se o nome de Planta ou Plano Topogrfico. (ESPARTEL, 1987). A figura abaixo (ESPARTEL, 1987) representa exatamente a relao da superfcie terrestre e de sua projeo sobre o papel. SUPERFCIE TOPOGRFICA - PLANTA TOPOGRFICA

1.3. Diviso O levantamento topogrfico pode ser dividido em : - Levantamento topogrfico PLANIMTRICO, compreendendo o conjunto de operaes necessrias para a determinao de pontos e feies do terreno que sero projetados sobre um plano horizontal de referncia atravs de suas coordenadas X e Y (representao bidimensional), e, - Levantamento topogrfico ALTIMTRICO, compreendendo o conjunto de operaes necessrias para a determinao de pontos e feies do terreno que, alm de serem projetados sobre um plano horizontal de referncia, tero sua representao em relao a um plano de referncia vertical ou de nvel atravs de suas coordenadas X, Y e Z (representao tridimensional). Ao conjunto de mtodos abrangidos pela planimetria e pela altimetria d-se o nome de TOPOMETRIA (mais conhecida como Planialtimetria). A TOPOLOGIA, por sua vez, utilizando-se dos dados obtidos atravs da topometria, tem por objetivo o estudo das formas da superfcie terrestre e das leis que regem o seu modelado. conveniente ressaltar que os levantamentos planimtricos e/ou altimtricos so definidos e executados em funo das especificaes dos projetos. Assim, um projeto poder exigir somente levantamentos planimtricos, ou, somente levantamentos altimtricos, ou ainda, ambos os levantamentos.

2. MODELOS TERRESTRES No estudo da forma e dimenso da Terra, podemos considerar quatro tipos de superfcie ou modelo para a sua representao. So eles: a)Modelo Real Este modelo permitiria a representao da Terra tal qual ela se apresenta na realidade, ou seja, sem as deformaes que os outros modelos apresentam. No entanto, devido irregularidade da superfcie terrestre, o modelo real no dispe, at o momento, de definies matemticas adequadas sua representao. Em funo disso, outros modelos menos complexos foram desenvolvidos. b)Modelo Geoidal Permite que a superfcie terrestre seja representada por uma superfcie fictcia definida pelo prolongamento do nvel mdio dos mares (NMM) por sobre os continentes. Este modelo, evidentemente, ir apresentar a superfcie do terreno deformada em relao sua forma e posio reais. O modelo geoidal determinado, matematicamente, atravs de medidas gravimtricas (fora da gravidade) realizadas sobre a superfcie terrestre. Os levantamentos gravimtricos, por sua vez, so especficos da Geodsia e, portanto, no sero abordados por esta disciplina. c)Modelo Elipsoidal o mais usual de todos os modelos que sero apresentados. Nele, a Terra representada por uma superfcie gerada a partir de um elipside de revoluo, com deformaes relativamente maiores que o modelo geoidal. Entre os elipsides mais utilizados para a representao da superfcie terrestre esto os de Bessel (1841), Clarke (1858), Helmet (1907), Hayford (1909) e o Internacional 67 (1967). No Brasil, as cartas produzidas no perodo de 1924 at meados da dcada de 80 utilizaram como referncia os parmetros de Hayford. A partir desta poca, as cartas produzidas passaram a adotar como referncia os parmetros definidos pelo Geodetic Reference System - GRS 67, mais conhecido como Internacional 67. So eles: DATUM = SAD 69 (CHU); a = 6.378.160 m; f = 1 - b/a = 1 / 298,25 Onde:

DATUM: um sistema de referncia utilizado para o cmputo ou correlao dos resultados de um levantamento. Existem dois tipos de datums: o vertical e o horizontal. O datum vertical uma superfcie de nvel utilizada no referenciamento das altitudes tomadas sobre a superfcie terrestre. O datum horizontal, por sua vez, utilizado no referenciamento das posies tomadas sobre a superfcie terrestre. Este ltimo definido: pelas coordenadas geogrficas de um ponto inicial, pela direo da linha entre este ponto inicial e um segundo ponto especificado, e pelas duas dimenses (a e b) que definem o elipside utilizado para representao da superfcie terrestre. SAD: South American Datum, oficializado para uso no Brasil em 1969, representado pelo vrtice Chu, situado prximo cidade de Uberaba-MG. a: a dimenso que representa o semi-eixo maior do elipside (em metros). b: a dimenso que representa o semi-eixo menor do elipside (em metros). f: a relao entre o semi-eixo menor e o semi-eixo maior do elipside, ou seja, o seu achatamento. A figura abaixo mostra a relao existente entre a superfcie topogrfica ou real, o elipside e o geide para uma mesma poro da superfcie terrestre.

d) Modelo Esfrico Este um modelo bastante simples, onde a Terra representada como se fosse uma esfera. O produto desta representao, no entanto, o mais distante da realidade, ou seja, o terreno representado segundo este modelo apresenta-se bastante deformado no que diz respeito forma das suas feies e posio relativa das mesmas. Um exemplo deste tipo de representao so os globos encontrados em livrarias e papelarias.

Uma vez analisados os modelos utilizados para representao da superfcie terrestre e tendo como princpio que o Elipside de Revoluo o modelo que mais se assemelha figura da Terra, importante conhecer os seus elementos bsicos. A figura abaixo permite reconhecer os seguintes elementos:

Linha dos Plos ou Eixo da Terra: a reta que une o plo Norte ao plo Sul e em torno do qual a Terra gira. (Movimento de Rotao)

Equador: o crculo mximo da Terra, cujo plano normal linha dos plos. Paralelos: so os crculos cujos planos so paralelos ao plano do equador. Os Paralelos mais importantes so: Trpico de Capricrnio ( = 2323'S) e Trpico de Cncer ( = 2323'N). Meridianos: so as sees elpticas cujos planos contm a linha dos plos e que so normais aos paralelos. Vertical do Lugar: a linha que passa por um ponto da superfcie terrestre (em direo ao centro do planeta) e que normal superfcie representada pelo Geide naquele ponto. Esta linha materializada pelo fio de prumo dos equipamentos de medio (teodolito, estao, nvel, etc.), ou seja, a direo na qual atua a fora da gravidade. Normal ao Elipside: toda linha reta perpendicular superfcie do elipside de referncia. Esta linha possui um desvio em relao vertical do lugar. Pontos da Vertical do Lugar: o ponto (Z = ZNITE) se encontra no infinito superior, e o ponto (Z' = NADIR) no infinito inferior da vertical do lugar. Estes pontos so importantes na definio de alguns equipamentos topogrficos (teodolitos) que tm a medida dos ngulos verticais com origem em Z ou em Z. Plano Horizontal do Observador: o plano tangente superfcie terrestre ou topogrfica num ponto qualquer desta superfcie. Latitude(): de um ponto da superfcie terrestre o ngulo formado entre o paralelo deste ponto e o plano do equador. Sua contagem feita com origem no equador e varia de 0 a 90, positivamente para o norte (N) e negativamente para o sul (S).

Longitude(): de um ponto da superfcie terrestre o ngulo formado entre o meridiano de origem, conhecido por Meridiano de Greenwich (na Inglaterra), e o meridiano do lugar (aquele que passa pelo ponto em questo). Sua contagem feita de 0 a 180, positivamente para oeste (W ou O) e negativamente para leste (E ou L).

Coordenadas Geogrficas (,): o nome dado aos valores de latitude e longitude que definem a posio de um ponto na superfcie terrestre. Estes valores dependem do elipside de referncia utilizado para a projeo do ponto em questo. As cartas normalmente utilizadas por engenheiros em diversos projetos ou obras apresentam, alm do sistema que expressa as coordenadas geogrficas referidas anteriormente, um outro sistema de projeo conhecido por UTM Universal Transversa de Mercator.

Coordenadas UTM (E,N): o nome dado aos valores de abcissa (E) e ordenada (N) de um ponto sobre a superfcie da Terra, quando este projetado sobre um cilindro tangente ao elipside de referncia. O cilindro tangencia o Equador, assim dividido em 60 arcos de 6 (60 x 6 = 360). Cada arco representa um fuso UTM e um sistema de coordenadas com origem no meridiano central ao fuso, que para o hemisfrio sul, constitui-se dos valores de 500.000m para (E) e 10.000.000m para (N). 8

QUADRICULADO UTM Nas cartas topogrficas sistemticas, as linhas da projeo esto representadas apenas pelas linhas do contorno. O quadriculado padro, que aparece rotulado por coordenadas cartesianas, o "grid" ou quadriculado caracterizado por um sistema de coordenadas planas UTM. Neste sistema, o eixo do "X" o Equador e designado pela letra "E". O eixo dos "Y" o meridiano central de cada fuso e designado pela letra "N". Ao Equador dado o valor de N = 10.000.000 metros apenas para o hemisfrio Sul, para evitar valores negativos, e N = 0 para o hemisfrio Norte. Ao meridiano central dado o valor de E = 500.000 metros.

A figura a seguir mostra um fuso de 6, o seu meridiano central e o grid de coordenadas UTM. A origem do sistema UTM se encontra no centro do fuso. Para o Hemisfrio Norte as ordenadas variam de 0 a 10.000 km enquanto para o Hemisfrio Sul variam de 10.000 a 0 km. As abscissas variam de 500 a 100 km Oeste do Meridiano Central e de 500 a 700 km a Leste do mesmo.

Obs:Os valores crescem para o norte(n) a partir do equador,comeam com 0 e vo at 10.000.000m;j para o sul o contrrio comea-se com 10.000.000m e vai decrescendo.E para o meridiano central como visto na figura acima,da-se o valor de 500.000m.

3-MATEMTICA APLICADA TOPOGRAFIA 3.1 - UNIDADES DE MEDIDA 3.1.1 - MEDIDA DE COMPRIMENTO (METRO) A origem do metro ocorreu em 1791 quando a Academia de Cincias de Paris o definiu como unidade padro de comprimento. Sua dimenso era representada por 1/10.000.000 de um arco de meridiano da Terra. Em 1983, a Conferncia Geral de Pesos e Medidas estabeleceu a definio atual do metro como a distncia percorrida pela luz no vcuo durante o intervalo de tempo de 1/299.792.458 s. O metro uma unidade bsica para a representao de medidas de comprimento no sistema internacional (SI).
Nome Deca Hecto Kilo Mega Giga Tera Valor Numrico 10 10 10 10
1 2 3

Smbolo da H K M G T

Nome deci centi mili micro nano pico

Valor Numrico 10-1 10-2 10-3 10-6 10-9 10-12

Smbolo d c m ? n p

6 9

10 1012

Tabela 2.1 -Prefixos. 3.1.1.2 MEDIDAS DE SUPERFCIE "Superfcie a regio do plano determinada por segmentos de reta ou por linhas curvas. Medir uma superfcie compar-la com outra tomada como unidade". Para medirmos as superfcies, utilizamos as unidades da rea do sistema mtrico internacional, cuja unidade bsica o metro quadrado (m2) e que corresponde a um quadrado de 1 metro de lado.

10

Neste sistema, cada unidade de rea cem vezes maior que a unidade imediatamente inferior. O metro quadrado foi criado para medir grandes superfcies, como por exemplo , a superfcie de uma fazenda. Para medir grandes superfcies foram criadas unidades maiores que o metro quadrado, bem como, foram criadas unidades menores que o metro quadrado para medir pequenas superfcies. Mltiplos do Metro Quadrado Decmetro Quadrado (dam) - que corresponde a uma rea quadrada de 1dam de lado, eqivalendo a 100 m. Hectmetro Quadrado (hm) - que corresponde a uma rea quadrada de 1 hm de lado, eqivalendo a 10.000 m. Quilmetro Quadrado (km) - que corresponde a uma regio quadrada de 1 km de lado, eqivalendo a 1.000.000 m. Submltiplos do Metro Quadrado Decmetro Quadrado (dm) - que corresponde a uma regio quadrada de 1 dm de lado, equivalendo a 0,01 m. Centmetro Quadrado (cm) - que corresponde a uma rea quadrada de 1 cm de lado, equivalendo a 0,0001 m2. Milmetro Quadrado (mm) - que corresponde a uma rea quadrada de 1mm de lado, equivalendo a 0,000001 m.

QUADRO DAS UNIDADES DAS MEDIDAS DE SUPERFCIE As unidades de superfcie variam de 100 em 100, assim, qualquer unidade sempre 100 vezes maior que a unidade imediatamente inferior e 100 vezes menor que a unidade imediatamente superior.

11

MUDANA DE UNIDADE Para transformar a unidade de uma medida, em geral, utilizaremos a escada de unidades abaixo representada:

Por exemplo, se quisermos passar uma unidade de metros quadrados para centmetros quadrados, vamos multiplicar o nmero por 10.000, pois estaremos descendo dois degraus. Por outro lado, se fssemos subir dois degraus desta escada (metros quadrados pra decmetros quadrados por exemplo), iramos dividir o nmero por 10.000. Analogamente, de acordo com a quantidade de degraus que vamos escolher o fator mltiplo de cem. 3.1.1.3 MEDIDAS AGRRIAS So medidas utilizadas na agricultura para medir campos, fazendas, etc. As unidades so o hm2, o dam2 e o m2 que recebem designaes especiais. A unidade fundamental de medida o ARE, cujo smbolo a, eqivale a 1 dam2 ou seja 100 m2. O are possui apenas um mltiplo e um submltiplo: O mltiplo do are o hectare que vale 100 ares ou 1 hectmetro quadrado. Seu smbolo ha. O submltiplo do are o centiare, cujo smbolo ca e cujo valor corresponde a 0,01 are e equivale a 1m2.

12

Observao: Existem unidades no legais que pertencem ao sistema mtrico decimal. Alqueire Paulista = 24.200 m2 Alqueire Mineiro = 48.400 m2

EXERCCIOS SOBRE MEDIDAS AGRRIAS P1) Uma fazenda tem 6 ha de rea. Qual sua rea em m2? P2) Uma reserva florestal tem 122.800m2 de rea. Qual a rea dessa reserva em ha? P3) Uma plantao de caf tem uma rea de 406 ha. Qual a rea dessa plantao em km2? P4) Uma gleba de terra tem uma rea de 5/8 ha. 60% da rea dessa gleba foi reservada para pasto. Quantos m2 de pasto foram formados nessa gleba? P5) Roberto comprou 6 alqueires paulistas de terra, Quantos m2 ele comprou? P6) Numa fazenda de criao de gados para engorda, foram formados 50 alqueires (mineiros) de pasto de excelente qualidade. Quantos m2 de pasto foram formados nessa fazenda? P7) Uma plantao de cana de acar cobre uma extenso de 42 ha. Qual , em m2, a superfcie ocupada pela plantao?

13

GABARITO - MEDIDAS AGRRIAS P1) 60.000 m2 P2) 12,28 ha P3) 4,06 km2 P4) 3750 m2 P5) 145.20 m2 P6) 2.420.000 m2 P7) 420.000 m2

3.1.2 - Medida Angular (Sexagesimal, Centesimal e Radianos) 3.1.2.1 - RADIANO Um radiano o ngulo central que subentende um arco de circunferncia de comprimento igual ao raio da mesma. uma unidade suplementar do SI para ngulos planos.

2R 360 3.1.2.2 - UNIDADE SEXAGESIMAL Grau 1 grau = 1/360 da circunferncia grau minuto segundos

arco = R = raio

(3.1)

1 = ( /180) rad 1 = 1/60= (/10800) rad 1 = 1/3600= (/648000) rad 14

3.1.2.3 - UNIDADE DECIMAL Grado 1 grado =1/400 da circunferncia Um grado dividido em 100 e cada minuto tem 100. 3.1.2.4 - EXERCCIOS: 1) Transformao de ngulos: Transforme os seguintes ngulos em graus, minutos e segundos para graus e fraes decimais de grau. a) b) c) 32 28 59 = 32 = 32, 48305556 17 34 18,3 = 17 = 17,57175 125 59 57 = 125 = 125,9991667

2) Soma e subtrao de ngulos: 3020 + 20 52 = 5112 2841 + 3939 = 6820 4230 2040 = 2150 2.1) Utilizando a calculadora: 30,20 DEG = 30,3333333 + 20,52 DEG = 20,86666667 = 51,20000 2ndF DEG = 51 12 2.2) Sem a utilizao de calculadora:

3020' + 2052' 5072' 51 12


3020' - 2052'

2980' - 2052' 0928'

=0928 OBS: comum, utilizando a calculadora, obter resultados com vrias casas decimais,neste caso, recomenda-se o arredondamento. Por exemplo: 15

30,33333333 - 20,86666666 09,46666666

09 27 59,999999 = 09 28

30,33333333 - 20,86666666 09,46666666 __________________________

09 27 59,999999 = 09 28 J para a transformao de graus decimais para graus, minutos e segundos, necessrio manter um mnimo de 6 casas decimais para obter o dcimo do segundo com segurana. 3) Clculo de funes trigonomtricas utilizando uma calculadora Ao aplicar as funes trigonomtricas (seno, cosseno e tangente), com uma calculadora, o ngulo deve estar em graus e fraes de graus ou radianos, sendo que neste ltimo caso, a calculadora deve estar configurada para radianos. Por exemplo: Para o ngulo 22 09 04, calcular o valor do seno, cosseno e tangente: 1) transformar para graus decimais ou radianos: 22 09 04 = 22,1511111 = 0.386609821864rad 2) aplicar a funo trigonomtrica desejada: sen(22,1511111) = sen(0.386609821864 rad) = 0,377050629 cos(22,1511111)=cos(0.386609821864rad)=0,926192648 tg(22,1511111)=tg(0.386609821864 rad) = 0,407097411 Ao aplicar-se a funo sem a transformao do ngulo pode-se incorrer em erros nos clculos futuros, como possvel observar no exemplo a seguir: Para o ngulo citado acima: = 22 09 04 Calculando-se o valor da funo seno sem converter o valor do ngulo, obtmse: sen 22,0904 = 0,376069016 J transformando-o para graus decimais obtm-se: sen 22,1511111 = 0,377050629 16

Considerando uma distncia de 300m, entre um vrtice de uma poligonal e um ponto de detalhe qualquer, pode-se observar a seguinte diferena no valor de x calculado. x = 300 . sen 22,0904 = 300 . 0,376069016 x = 112,821m x = 300 . sen 22,1511111= 300 . 0,377050629 x = 113,115m Logo, uma diferena de 29,4 cm. 3.2 - REVISO DE TRIGONOMETRIA PLANA A trigonometria teve origem na Grcia, em virtude dos estudos das relaes mtricas entre os lados e os ngulos de um tringulo, provavelmente com o objetivo de resolver problemas de navegao, Agrimensura e Astronomia. 3.2.1 - RELAES TRIGONOMTRICAS NO TRINGULO RETNGULO A soma dos ngulos internos de um tringulo igual a 180. A partir da figura 3 .2 podem ser estabelecidas as seguintes relaes:

17

3.2.2 - TEOREMA DE PITGORAS O quadrado do comprimento da hipotenusa igual a soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos.

a =b +c

(3.2)

3.3 - EXERCCIOS 1) No tringulo abaixo, determinar as relaes solicitadas.

18

2)Um observador na margem de um rio v o topo de uma torre na outra margem segundo um ngulo de 56 0000. Afastando-se de 20,00 m, o mesmo observador v a mesma torre segundo um ngulo de 35 0000. Calcule a largura do rio (CEFET, 1984).

3) Para determinar a largura de um rio, um topgrafo mediu, a partir de uma base de 20,00m de comprimento os ngulos A e B, conforme figura. Calcule valor de h.

19

3.4 - RELAES MTRICAS COM O TRINGULO RETNGULO Para um tringulo retngulo ABC pode-se estabelecer algumas relaes entre as medidas de seus elementos:

a: hipotenusa; m, n: projees ortogonais dos catetos sobre a hipotenusa.


As seguintes relaes mtricas podem ser definidas: a) O quadrado de um cateto igual ao produto da hipotenusa pela projeo desse cateto sobre a hipotenusa. b2 = a . n c2 = a . m b) O produto dos catetos igual ao produto da hipotenusa pela altura relativa hipotenusa. b.c = a.h c) O quadrado da altura igual ao produto das projees dos catetos sobre a hipotenusa. h2 = m . n d) O quadrado da hipotenusa igual a soma dos quadrados dos catetos. a2 = b2 + c2 (Teorema de Pitgoras) 20

3.5 - EXERCCIO A partir da primeira relao mtrica, deduzir o Teorema de Pitgoras. b2 = a . n c2 = a . m b2 + c2 = a . m + a . n b2+c2 = a .(m+ n) como: (m + n) = a , ento b2 + c2 = a . (a) ou b2 + c2 = a2 3.6 - TRINGULO QUALQUER 3.6.1 - LEI DOS SENOS Num tringulo qualquer a razo entre cada lado e o seno do ngulo oposto constante e igual ao dimetro da circunferncia circunscrita.

3.6.2 - LEI DOS COSSENOS Num tringulo qualquer, o quadrado da medida de um lado igual soma dos quadrados das medidas dos outros dois, menos o dobro do produto das medidas dos dois lados pelo cosseno do ngulo que eles formam. a2 = b2 + c2 2.b.c. cos A (3.4)

21

3.7 - EXERCCIO Um topgrafo, a partir dos pontos A e B, distantes de 20m, realiza a medio dos ngulos horizontais a duas balizas colocadas em D e C, com o auxlio de um teodolito. Calcule a distncia entre as balizas (CEFET, 1984).

4 - ESCALAS comum em levantamentos topogrficos a necessidade de representar no papel uma certa poro da superfcie terrestre. Para que isto seja possvel, teremos que representar as feies levantadas em uma escala adequada para os fins do projeto. De forma simples, podemos definir escala com sendo a relao entre o valor de uma distncia medida no desenho e sua correspondente no terreno. A NBR 8196 (Emprego de escalas em desenho tcnico: procedimentos) define escala como sendo a relao da dimenso linear de um elemento e/ou um objeto apresentado no desenho original para a dimenso real do mesmo e/ou do prprio objeto. Normalmente so empregados trs tipos de notao para a representao da escala:

Por exemplo, se uma feio representada no desenho com um centmetro de comprimento e sabe-se que seu comprimento no terreno de 100 metros, ento a escala de representao utilizada de 1:10.000. Ao utilizar a frmula (4.2) para o clculo da escala deve-se ter o cuidado de transformar as distncias para a mesma unidade. Por exemplo:

22

As escalas podem ser de reduo (1:n), ampliao (n:1) ou naturais (1:1). Em Topografia as escalas empregadas normalmente so: 1:250, 1:200, 1:500 e 1:1000. Logicamente que no algo rgido e estes valores dependero do objetivo do desenho. Uma escala dita grande quando apresenta o denominador pequeno (por exemplo, 1:100, 1:200, 1:50, etc.). J uma escala pequena possui o denominador grande (1:10.000,1:500.000, etc.). O valor da escala adimensional, ou seja, no tem dimenso (unidade). Escrever 1:200 significa que uma unidade no desenho equivale a 200 unidades no terreno. Assim, 1 cm no desenho corresponde a 200 cm no terreno ou 1 milmetro do desenho corresponde a 200 milmetros no terreno. Como as medidas no desenho so realizadas com uma rgua, comum estabelecer esta relao em centmetros: Desenho 1 cm 1 cm 1 cm Terreno 200 cm 2m 0,002 km

comum medir-se uma rea em um desenho e calcular-se sua correspondente no terreno. Isto pode ser feito da seguinte forma: Imagina-se um desenho na escala 1:50. Utilizando esta escala faz-se um desenho de um quadrado de 2 x 2 unidades (u), no interessa qual esta unidade. A figura 4.1 apresenta este desenho. A rea do quadrado no desenho (Ad) ser:

Substituindo a equao Ad = 4 u na (4.5) e lembrando que M=50 o denominador da escala, a rea do terreno, em funo da rea medida no desenho e da escala dada pela equao (4.6).
At = Ad M
2

(4.6) 23

4.1 - PRINCIPAIS ESCALAS E SUAS APLICAES A seguir encontra-se uma tabela com as principais escalas utilizadas por engenheiros e as suas respectivas aplicaes.

4.2 - EXERCCIO 1) Qual das escalas maior 1:1. 000.000 ou 1:1000? 2) Qual das escalas menor 1:10 ou 1:1000? 3) Determinar o comprimento de um rio onde a escala do desenho de 1:18000 e o rio foi representado por uma linha com 17,5 cm de comprimento.

E= 1:18 000 d = 17,5 cm D = 17,5 . 18 000 D = 315 000 cm ou 3150 m

24

4) Determinar qual a escala de uma carta sabendo-se que distncias homlogas na carta e no terreno so, respectivamente, 225 mm e 4,5 km. 5) Com qual comprimento uma estrada de 2500 m ser representada na escala 1:10000? 6) Calcular o comprimento no desenho de uma rua com 30 m de comprimento nas escalas abaixo. Escala 1:100 1:200 1:250 1:500 1:1000 7) Um lote urbano tem a forma de um retngulo, sendo que o seu comprimento duas vezes maior que a sua altura e sua rea de 16.722,54 m . Calcular os comprimentos dos lados se esta rea fosse representada na escala 1:10560. 5 - MEDIO DE DISTNCIAS 5.1 - MEDIDA DIRETA DE DISTNCIAS A medida de distncias de forma direta ocorre quando a mesma determinada a partir da comparao com uma grandeza padro, previamente estabelecida, atravs de trenas ou diastmetros. 5.1.1 - TRENA DE FIBRA DE VIDRO A trena de fibra de vidro feita de material resistente (produto inorgnico obtido do prprio vidro por processos especiais). A figura 5.1 ilustra alguns modelos de trenas. Estes equipamentos podem ser encontrados com ou sem envlucro, os quais podem ter o formato de uma cruzeta, ou forma circular e sempre apresentam distensores (manoplas) nas suas extremidades. Seu comprimento varia de 20 a 50m (com envlucro) e de 20 a 100m (sem envlucro). Comparada trena de lona, deforma menos com a temperatura e a tenso, no se deteriora facilmente e resistente umidade e a produtos qumicos, sendo tambm bastante prtica e segura. Comprimento

25

Figura 5.1 - Modelos de Trenas. Durante a medio de uma distncia utilizando uma trena, comum o uso de alguns acessrios como: piquetes, estacas testemunhas, balizas e nveis de cantoneira. 5.1.2 - PIQUETES Os piquetes so necessrios para marcar convenientemente os extremos do alinhamento a ser medido. Estes apresentam as seguintes caractersticas: - fabricados de madeira rolia ou de seo quadrada com a superfcie no topo plana; - assinalados (marcados) na sua parte superior com tachinhas de cobre, pregos ou outras formas de marcaes que sejam permanentes; - comprimento varivel de 15 a 30cm (depende do tipo de terreno em que ser realizada a medio); - dimetro variando de 3 a 5cm; - cravado no solo, porm, parte dele (cerca de 3 a 5cm) deve permanecer visvel, sendo que sua principal funo a materializao de um ponto topogrfico no terreno. 26

5.1.3 - ESTACAS TESTEMUNHAS So utilizadas para facilitar a localizao dos piquetes, indicando a sua posio aproximada. Estas normalmente obedecem as seguintes caractersticas: -cravadas prximas ao piquete, cerca de 30 a 50cm; -comprimento varivel de 15 a 40cm; -dimetro varivel de 3 a 5cm; -chanfradas na parte superior para permitir uma inscrio, indicando o nome ou nmero do piquete. Normalmente a parte chanfrada cravada voltada para o piquete, figura 5.2.

Figura 5.2 - Representao da implantao de um piquete e estaca testemunha. 5.1.4 - BALIZAS So utilizadas para manter o alinhamento, na medio entre pontos, quando h necessidade de se executar vrios lances, figura 5.3. Caractersticas: -construdas em madeira ou ferro, arredondado, sextavado ou oitavado; -terminadas em ponta guarnecida de ferro; -comprimento de 2 metros; -dimetro varivel de 16 a 20mm; -pintadas em cores contrastantes (branco e vermelho ou branco e preto) para permitir que sejam facilmente visualizadas distncia; Devem ser mantidas na posio vertical, sobre o ponto marcado no piquete, com auxlio de um nvel de cantoneira. 27

Figura 5.3 - Exemplos de balizas. 5.1.5 - NVEL DE CANTONEIRA Equipamento em forma de cantoneira e dotado de bolha circular que permite ao auxiliar segurar a baliza na posio vertical sobre o piquete ou sobre o alinhamento a medir, figura 5.4. Figura 5.4 - Nvel de cantoneira.

5.2 - CUIDADOS NA MEDIDA DIRETA DE DISTNCIAS A qualidade com que as distncias so obtidas depende, principalmente de: -acessrios; -cuidados tomados durante a operao, tais como: - manuteno do alinhamento a medir; - horizontalidade da trena; - tenso uniforme nas extremidades.

28

A tabela 5.1 apresenta a preciso que obtida quando se utiliza trena em m levantamento,considerando-se os efeitos da tenso, temperatura, horizontalidade e alinhamento. Tabela 5.1 - Preciso das trenas. Trena Fita e trena de ao Trena plstica Trena de lona Preciso 1cm/100m 5cm/100m 25cm/100m

5.3 - MTODOS DE MEDIDA COM TRENA 5.3.1 - LANCE NICO Na medio da distncia horizontal entre os pontos A e B, procura-se, na realidade, medir a projeo de AB no plano horizontal, resultando na medio de AB, figura 5.5.

Figura 5.5 - Medida de Distncia em lance nico. Na figura 5.6 possvel identificar a medio de uma distncia horizontal utilizando uma trena, bem como a distncia inclinada e o desnvel entre os mesmos pontos.

29

Figura 5.6 - Exemplo de medida direta de distncia com trena. 5.3.2 - VRIOS LANCES - PONTOS VISVEIS Quando no possvel medir a distncia entre dois pontos utilizando somente uma medio com a trena (quando a distncia entre os dois pontos maior que o comprimento da trena), costuma-se dividir a distncia a ser medida em partes, chamadas de lances. A distncia final entre os dois pontos ser a somatria das distncias de cada lance. A execuo da medio utilizando lances descrita a seguir. Analisando a figura 5.6, o balizeiro de r (posicionado em A) orienta o balizeiro intermedirio, cuja posio coincide com o final da trena, para que este se mantenha no alinhamento AB.

30

Figura 5.7 - Medida de distncia em vrios lances. Depois de executado o lance, o balizeiro intermedirio marca o final da trena com uma ficha (haste metlica com uma das extremidades em forma de cunha e a outra em forma circular). O balizeiro de r, ento, ocupa a posio do balizeiro intermedirio, e este, por sua vez, ocupar nova posio ao final do diastmetro. Repete-se o processo de desloca de mxima importncia que, durante a medio, os balizeiros smento das balizas (r eintermediria) e de marcao dos lances at que se chegue ao ponto B. e mantenham sobre o alinhamento AB.

31

5.4 - ERROS NA MEDIDA DIRETA DE DISTNCIAS Dentre os erros que podem ser cometidos na medida direta de distncia, destacam-se: - erro relativo ao comprimento nominal da trena; - erro de catenria. - falta de verticalidade da baliza (figura 5.8) quando posicionada sobre o ponto do alinhamento a ser medido, o que provoca encurtamento ou alongamento deste alinhamento. Este erro evitado utilizando-se um nvel de cantoneira.

Figura 5.8 - Falta de verticalidade da baliza. 5.5 - MEDIDAS INDIRETAS DE DISTNCIAS Uma distncia medida de maneira indireta, quando no campo so observadas grandezas que se relacionam com esta, atravs de modelos matemticos previamente conhecidos. Ou seja, necessrio realizar alguns clculos sobre as medidas efetuadas em campo, para se obter indiretamente o valor da distncia.

32

5.5.1 - TAQUEOMETRIA OU ESTADIMETRIA As observaes de campo so realizadas com o auxlio de teodolitos. Os teodolitos sero descritos com mais propriedade no captulo Medidas de ngulos. Com o teodolito realiza-se a medio do ngulo vertical ou ngulo zenital (figura 5.9), o qual, em conjunto com as leituras efetuadas, ser utilizado no clculo da distncia.

Figura 5.9 - Exemplo de um teodolito. As estdias, ou miras estadimtricas so rguas graduadas centimetricamente, ou seja, cada espao branco ou preto (figura 5.10) corresponde a um centmetro. Os decmetros so indicados ao lado da escala centimtrica (no caso do exemplo a seguir o nmero 1 corresponde a 1 decmetro, ou 10 cm), localizados prximo ao meio do decmetro correspondente (5 cm). A escala mtrica indicada com pequenos crculos localizados acima da escala decimtrica, sendo que o nmero de crculos corresponde ao nmero de metros (utilizando a figura 5.10 como exemplo, acima do nmero 1 so representados trs crculos, ento, esta parte da mira est aproximadamente a trs metros do cho). Na estdia so efetuadas as leituras dos fios estadimtricos (superior e inferior). Para o exemplo da figura 5.10 estas leituras so: Superior: 3,095m Mdio: 3,067m Inferior: 3,040m 33

Figura 5.10 - Mira estadimtrica. 5.5.1.1 - FORMULRIO UTILIZADO Na deduo da frmula para o clculo da distncia atravs de taqueometria necessrio adotar uma mira fictcia, j que a mira real no est perpendicular linha de visada (figura 5.10). Tal artifcio necessrio para poder se efetuar os clculos e chegar frmula desejada. Adotando-se: ngulo Zenital: Z;

ngulo Vertical: V ; Distncia Horizontal: Dh ; Distncia Inclinada: Di ; Nmero Gerador da Mira Real: G (G=Leitura Superior - Leitura Inferior); Nmero Gerador da Mira Fictcia: G.

34

Figura 5.11 - Determinao da distncia utilizando estadimetria. Sabe-se que sen = cateto oposto / hipotenusa Da figura 5.11 obtm-se: sen Z = (G/2) / (G/2) G=G .sen Z sen Z = Dh/Di (5.1) (5.2) (5.3)

Dh = Di . sen Z (5.4) Sabendo-se que para obter a distncia utiliza-se a frmula: Di=G. K (5.5) Onde K a constante estadimtrica do instrumento, definida pelo fabricante e geralmente igual a 100. Chega-se a : Di = G . sen Z . K Dh=G . sen Z . K . sen Z (5.6) (5.7)

35

Dh= G . K . sen Z

(5.8)

Seguindo o mesmo raciocnio para o ngulo vertical, chega-se a: 2 Dh = G . K . cos V (5.9)

5.5.2 - MEDIO ELETRNICA DE DISTNCIAS A medio de distncias na Topografia e na Geodsia, sempre foi um problema, devido ao tempo necessrio para realiz-la e tambm devido dificuldade de se obter boa preciso. Baseados no princpio de funcionamento do RADAR, surgiram em 1948 os Geodmetros e em 1957 os Telurmetros, os primeiros equipamentos que permitiram a medida indireta das distncias, utilizando o tempo e a velocidade de propagao da onda eletromagntica. Em 1968 surgiu o primeiro distancimetro ptico-eletrnico. O princpio de funcionamento simples e baseia-se na determinao do tempo t que leva a onda eletromagntica para percorrer a distncia, de ida e volta, entre o equipamento de medio e o refletor (Figura 5.12).

Figura 5.12 - Princpio de medida de um MED. A equao aplicvel a este modelo : 2D = c . t c: Velocidade de propagao da luz no meio; D: Distncia entre o emissor e o refletor; t: Tempo de percurso do sinal. Logo, para obter a distncia AB, usando esta metodologia necessrio conhecer a velocidade de propagao da luz no meio e o tempo de deslocamento do sinal. No possvel determinar-se diretamente a velocidade de propagao da luz no meio, em campo. Em virtude disso, utiliza-se a 36 (5.10)

velocidade de propagao da mesma onda no vcuo e o ndice de refrao no meio de propagao (n), para obter este valor. Este ndice de refrao determinado em ensaios de laboratrio durante a fabricao do equipamento, para um determinado comprimento de onda, presso atmosfrica e temperatura. A velocidade de propagao da luz no vcuo (Co) uma constante fsica obtida por experimentos, e sua determinao precisa um desafio constante para fsicos e at mesmo para o desenvolvimento de Medidores Eletrnicos de Distncia (MED) de alta preciso REGER, (1990, p.06). De posse dos parmetros, Co e n, a velocidade de propagao da onda eletromagntica no meio (C), dada por: C = Co / n (5.11) 6 - AZIMUTE E RUMO 6.1 - AZIMUTE Azimute de uma direo o ngulo formado entre a meridiana de origem que contm os Plos, magnticos ou geogrficos, e a direo considerada. medido a partir do Norte, no sentido horrio e varia de 0 a 360 (figura 6.1).

Figura 6.1 - Representao do azimute.

37

6.1.2 RUMO Rumo o menor ngulo formado pela meridiana que materializa o alinhamento Norte Sul e a direo considerada. Varia de 0 a 90, sendo contado do Norte ou do Sul por leste e oeste. Este sistema expressa o ngulo em funo do quadrante em que se encontra. Alm do valor numrico do ngulo acrescenta-se uma sigla (NE, SE, SW, NW) cuja primeira letra indica a origem a partir do qual se realiza a contagem e a segunda indica a direo do giro ou quadrante. A figura 6.2 representa este sistema.

Figura 6.2 - Representao do rumo. OBS: Independente da orientao do sistema (Geogrfico ou Magntico) a forma de contagem do Azimute e do Rumo, bem como a converso entre os mesmos ocorre da mesma forma.. 7 - CONVERSO ENTRE RUMO E AZIMUTE Sempre que possvel recomendvel a transformao dos rumos em azimutes, tendo em vista a praticidade nos clculos de coordenadas, por exemplo, e tambm para a orientao de estruturas em campo. Para entender melhor o processo de transformao, observe a seqncia indicada a partir da figura 7.1.

38

Figura 7.1 - Representao do Rumo em funo do Azimute. a) Converso de Azimute para Rumo No Primeiro quadrante: R1 = Az1 No Segundo quadrante: R2 = 180 - Az2 No Terceiro quadrante: No Quarto quadrante: R3 = Az3 - 180 R4 = 360 - Az4 (7.1) (7.2) (7.3) (7.4)

b) Converso de Rumo para Azimute No Primeiro quadrante (NE): No Segundo quadrante (SE): No Terceiro quadrante (SW): No Quarto quadrante (NW): Az1 = R1 Az2 = 180 - R2 Az3 = 180 + R3 Az4 = 360 - R4 (7.5) (7.6) (7.7) (7.8)

39

7.1 EXERCCIOS

1)

Transforme os seguintes rumos em azimute e vice versa.

40

8- MEDIO DE DIREES 8.1 NGULOS HORIZONTAIS E VERTICAIS Uma das operaes bsicas em Topografia a medio de ngulos horizontais e verticais. Na realidade, no caso dos ngulos horizontais, direes so medidas em campo, e a partir destas direes so calculados os ngulos (figura 6.1). Para a realizao destas medies emprega-se um equipamento denominado de teodolito.

Figura 8.1 Leitura de direes e clculo do ngulo. Algumas definies importantes: ngulo horizontal: ngulo formado por dois planos verticais que contm as direes formadas pelo ponto ocupado e os pontos visados (figura 8.1). medido sempre na horizontal, razo pela qual o teodolito deve estar devidamente nivelado.

41

Figura 8.2 ngulo horizontal. Conforme pode ser visto na figura 8.2, o ngulo entre as direes AO-OB e COOD o mesmo, face que os pontos A e C esto no mesmo plano vertical p e B e D no plano p. Em campo, quando da colimao ao ponto que define a direo de interesse, deve-se tomar o cuidado de apontar o retculo vertical exatamente sobre o ponto, visto que este que define o plano vertical. Sempre que possvel a pontaria deve ser realizada o mais prximo possvel do ponto (figura 8.3), para evitar erros na leitura, principalmente quando se est utilizando uma baliza,a qual deve estar perfeitamente na vertical.

Figura 8.3 Pontaria para leitura de direes horizontais.

42

ngulo vertical (V): o ngulo formado entre a linha do horizonte (plano horizontal) e a linha de visada, medido no plano vertical que contm os pontos (figura 8.4). Varia de 0 a +90 (acima do horizonte) e 0 a -90 (abaixo do horizonte).

Figura 8.4 ngulo Vertical.

ngulo zenital (Z): ngulo formado entre a vertical do lugar (znite) e a linha de visada (figura 8.5). Varia de 0 a 180, sendo a origem da contagem o znite.

Figura 8.5 ngulo zenital. A relao entre o ngulo zenital e vertical dada pela equao (8.1). Z + v = 90 (8.1) A figura 8.6 resume a questo do ngulo horizontal e zenital.

43

Figura 8.6 ngulos horizontal e zenital. 8.2- MEDIDA ELETRNICA DE DIREES 8.2.1 - INTRODUO Em Topografia e Geodsia os parmetros essenciais so os ngulos e as distncias. Qualquer determinao geomtrica obtida a partir destas duas informaes. A evoluo da microeletrnica, principalmente aps a Segunda Guerra Mundial, atingiu tambm os equipamentos utilizados na determinao das grandezas citadas acima, fazendo com que a participao do operador na obteno dos dados no campo se tornasse menos rdua. No caso dos teodolitos, as inovaes concentram-se quase que exclusivamente no sistema de leitura dos crculos graduados e no sistema do sensor eletrnico, que compensa automaticamente a inclinao do equipamento, levando-o horizontal.

44

8.2.2 - TEODOLITO Os teodolitos so equipamentos destinados medio de ngulos, horizontais ou verticais, objetivando a determinao dos ngulos internos ou externos de uma poligonal, bem como a posio de determinados detalhes necessrios ao levantamento (Figura 6.8). Atualmente existem diversas marcas e modelos de teodolitos, os quais podem ser classificados em: Pela finalidade: topogrficos, geodsicos e astronmicos; Quanto forma: pticos-mecnicos ou eletrnicos; Quanto a preciso: A NBR 13133 (ABNT, 1994, p. 6) classifica os teodolitos segundo o desvio padro de uma direo observada em duas posies da luneta, conforme tabela 8.1. Tabela 8.1 Classificao dos Teodolitos. Classe de Teodolitos Desvio-padro preciso angular 1 preciso baixa 2 preciso mdia 3 preciso alta 30 07 02 Fonte: ABNT (1994, p.6). A preciso do equipamento pode ser obtida no manual do mesmo. A figura 8.7 apresenta um exemplo de manual indicando a preciso de um teodolito.

Figura 8.7 Indicao da preciso de um teodolito. Fonte: LEICA (1998a). Como elementos principais que constituem os teodolitos, mecnicos ou automticos, pticos ou digitais, podemos citar: sistema de eixos, crculos graduados ou limbos, luneta de visada e nveis. 45

8.2.2. - SISTEMA DE EIXOS: VV : Eixo vertical, principal ou de rotao do teodolito; ZZ : Eixo de colimao ou linha de visada; KK : Eixo secundrio ou de rotao da luneta.

Figura 8.8 Teodolito. 8.2.2.2 - CRCULOS GRADUADOS (LIMBOS): Quanto aos crculos graduados para leituras angulares os mesmos podem ter escalas demarcadas de diversas maneiras, como por exemplo: - Tinta sobre plstico; - Ranhuras sobre metal; - Traos gravados sobre cristal. 8.2.2.3 - LUNETA DE VISADA Dependendo da aplicao do instrumento a capacidade de ampliao pode chegar a at 80 vezes (teodolito astronmico WILD T4). Em Topografia normalmente utilizam-se lunetas com poder de ampliao de 30 vezes. 9 - ESTAES TOTAIS De maneira geral pode-se dizer que uma estao total nada mais do que um teodolito eletrnico (medida angular), um distancimetro eletrnico (medida linear) 46

e um processador matemtico, associados em um s conjunto (figura 9.1). A partir de informaes medidas em campo, como ngulos e distncias, uma estao total permite obter outras informaes como: - Distncia reduzida ao horizonte (distncia horizontal); - Desnvel entre os pontos (ponto a equipamento, ponto brefletor); - Coordenadas dos pontos ocupados pelo refletor, a partir de uma orientao prvia. Alm destas facilidades estes equipamentos permitem realizar correes no momento da obteno das medies ou at realizar uma programao prvia para aplicao automtica de determinados parmetros como: -Condies ambientais (temperatura e presso atmosfrica); -Constante do prisma. Alm disto possvel configurar o instrumento em funo das necessidades do levantamento, alterando valores como: -Altura do instrumento; -Altura do refletor; -Unidade de medida angular; -Unidade de medida de distncia (metros, ps); -Origem da medida do ngulo vertical (zenital, horizontal, nadiral, etc);

Figura 9.1 - Estao Total. 47

10 - PROCEDIMENTO DE MEDIDA EM CAMPO UTILIZANDO UM TEODOLITO OU ESTAO TOTAL Os procedimentos para a medio utilizando um teodolito podem ser resumidos em: instalao do equipamento; focalizao e pontaria; leitura da direo. 10.1 - INSTALAO DO EQUIPAMENTO Diversos procedimentos de campo em Topografia so realizados com o auxlio de equipamentos como estaes totais e teodolitos. Para que estes equipamentos possam ser utilizados, os mesmos devem estar corretamente estacionados sobre um determinado ponto. Estacionar um equipamento significa que o mesmo dever estar nivelado e centrado sobre o ponto topogrfico. As medies somente podero iniciar aps estas condies serem verificadas. muito comum diferentes profissionais terem a sua forma prpria de estacionar o equipamento, porm, seguindo algumas regras simples, este procedimento pode ser efetuado de forma rpida e precisa. O exemplo a seguir demonstra os procedimentos para o estacionamento de uma estao total TC 403L da Leica, porm as etapas sero as mesmas para outros modelos de equipamentos que possuam prumos ticos ou laser. A) INSTALANDO O TRIP E RETIRANDO O INSTRUMENTO DA CAIXA. Para estacionar o equipamento de medida sobre um determinado ponto topogrfico, o primeiro passo instalar o trip sobre o ponto. Um ponto topogrfico pode ser materializado de diversas maneiras, como por piquetes, pregos ou chapas metlicas, entre outros. A figura 10.1 ilustra um exemplo de ponto materializado atravs de uma chapa metlica engastada em um marco de concreto de forma tronco de pirmide.

Figura 10.1 Marco de Concreto. 48

Na chapa metlica ser encontrada uma marca (figura 6.28), que representa o ponto topogrfico. Teoricamente, aps o equipamento estar devidamente calado e centrado sobre o ponto, o prolongamento do eixo principal do equipamento passar por esta marcao sobre a chapa.

Figura 10.2 Chapa metlica com a indicao do ponto topogrfico. Enquanto os equipamentos no estiverem sendo utilizados, deve-se evitar deix-los apoiados em p, pois estes podem cair e sofrer alguma avaria. O ideal deixar os equipamentos sempre deitados no cho, conforme ilustra a figura 10.3. Escolhido o ponto onde ser estacionado o equipamento, hora de instalar o trip.

Figura 10.3 Disposio dos equipamentos enquanto no utilizados. O trip possui parafusos ou travas que permitem o ajuste das alturas das pernas (figura 10.4).

49

Figura 10.4 Movimento de extenso das pernas do trip. Inicialmente o trip deve ser aberto e posicionado sobre o ponto. Devese procurar deixar a base do trip numa altura que posteriormente, com a instalao do instrumento de medida, o observador fique em uma posio confortvel para manuseio e leitura do equipamento. fundamental cravar bem as pontas das pernas do trip para evitar que o mesmo se mova posteriormente durante as medies (figura 10.5).

Figura10.5 Cravando o trip no solo. Dois pontos devem ser observados nesta etapa, para facilitar a posterior instalao do equipamento: o primeiro que a base do trip deve estar o mais horizontal possvel (figura 10.6-a) e que atravs do orifcio existente na base do trip deve-se enxergar o ponto topogrfico. (figura 10.6-b).

50

Figura 10.6 Cuidados a serem seguidos na instalao do trip. Terminada esta etapa o equipamento j pode ser colocado sobre o trip. O mesmo deve ser retirado com cuidado do seu estojo. importante deixar o estojo fechado em campo para evitar problemas com umidade e sujeira, alm de dificultar a perda de acessrios que ficam guardados no estojo. A figura 10.7 ilustra esta questo.

Figura 10.7 Retirando o instrumento da caixa. Aps posicionado sobre a base do trip, o equipamento deve ser fixo base com o auxlio do parafuso de fixao (figura 10.8). Enquanto o equipamento no estiver preso ao trip, o mesmo deve sempre estar sendo segurado com uma das mos para evitar que caia.

Figura 10.8 Fixando o equipamento ao trip.

51

B) CENTRAGEM E NIVELAMENTO Aps o equipamento estar fixo sobre o trip necessrio realizar a centragem e o nivelamento do mesmo. Centrar um equipamento sobre um ponto significa que, uma vez nivelado, o prolongamento do seu eixo vertical (tambm chamado principal) est passando exatamente sobre o ponto (figura 10.9). Para fins prticos, este eixo materializado pelo fio de prumo, prumo tico ou prumo

laser. Figura 10.9 - Eixo principal do equipamento passando pelo ponto. Nivelar o equipamento um dos procedimentos fundamentais antes da realizao de qualquer medio. O nivelamento pode ser dividido em duas etapas, uma inicial ou grosseira, utilizando-se o nvel esfrico, que em alguns equipamentos est associado base dos mesmos, e a outra de preciso ou "fina", utilizando-se nveis tubulares, ou mais recentemente, nveis digitais (figura 10.10).

Figura 10.10 Nveis esfrico, tubular e digital.

52

Inicialmente, com o auxlio dos parafusos calantes, posiciona-se o prumo laser sobre o ponto (figura 10.11). Para prumos ticos no se deve esquecer de realizar a focalizao e centrar os retculos sobre o ponto.

Figura 10.11 - Posicionando o prumo sobre o ponto. Realiza-se ento o nivelamento grosseiro utilizando o movimento de extenso das pernas do trip (figura 10.12). Este nivelamento realizado utilizando o nvel esfrico. Observa-se o deslocamento da bolha no nvel esfrico e realiza-se o calagem do mesmo (figura 10.13).

Figura 10.12 - Ajustando o nvel de bolha utilizando os movimentos de extenso do trip.

Figura 10.13 - Calagem da bolha do nvel esfrico. 53

O nivelamento "fino" ou de preciso realizado com auxlio dos parafusos calantes e nveis tubulares ou digitais. Inicialmente alinha-se o nvel tubular a dois dos parafusos calantes (figura 10.14).

Figura 10.14 - Nvel alinhado a dois calantes. Atuando nestes dois parafusos alinhados ao nvel tubular, faz-se com que a bolha se desloque at a posio central do nvel. Cabe salientar que os parafusos devem ser girados em sentidos opostos, a fim de calar a bolha do nvel (figura 10.15).

Figura 10.15 - Movimentao dos dois calantes ao mesmo tempo, em sentidos opostos. Aps a bolha estar calada, gira-se o equipamento de 90, de forma que o nvel tubular esteja agora ortogonal linha definida anteriormente (figura 10.16).

Figura 10.16 - Alinhamento do nvel ortogonalmente linha inicial.

54

Atuando-se somente no parafuso que est alinhado com o nvel (figura 10.17), realiza- se a calagem da bolha.

Figura 10.17 - Calagem da bolha atuando no parafuso ortogonal a linha inicial. Para equipamentos com nveis digitais no necessrio rotacionar o equipamento, basta atuar diretamente no parafuso que est ortogonal a linha definida pelos outros dois. Repete-se o procedimento at que, ao girar o equipamento, este esteja sempre calado em qualquer posio. Caso isto no ocorra, deve-se verificar a condio de verticalidade do eixo principal e se necessrio, retificar o equipamento. Ao terminar este procedimento, verifica-se a posio do prumo. Se o mesmo no est sobre o ponto, solta-se o parafuso de fixao do equipamento e desloca-se o mesmo com cuidado at que o prumo esteja coincidindo com o ponto. Deve-se tomar o cuidado de no rotacionar o equipamento durante este procedimento, realizando somente uma translao do mesmo. Feito isto, deve-se verificar se o instrumento est calado e caso isto no seja verificado, realiza-se novamente o nivelamento fino. Este procedimento deve ser repetido at que o equipamento esteja perfeitamente calado e centrado. Ao final desta etapa, o equipamento estar pronto para a realizao das medies. As etapas para instalao do equipamento podem ser resumidas em: Posicionar o trip sobre o ponto tomando o cuidado de deixar o prato o mais horizontal possvel sendo possvel enxergar o ponto atravs do orifcio existente na base do trip; Fixar o equipamento sobre o trip;

Com o auxlio dos parafusos calantes, posicionar o prumo sobre o ponto; Nivelar a bolha esfrica com o auxlio do movimento de extenso das pernas do trip;

55

Balizar o nivelamento fino utilizando o nvel tubular ou digital; Verificar se o prumo sai do ponto. Caso isto ocorra, soltar o equipamento deslocar o mesmo at que o prumo esteja posicionado sobre o ponto; Repetir os dois ltimos procedimentos at que o equipamento esteja perfeitamente nivelado e centrado. 11 - FOCALIZAO De acordo com ESPARTEL (1987 p.147), focar a luneta a operao que tem por fim fazer a coincidncia do plano do retculo e do plano da imagem do objeto visado com o plano focal comum objetiva e ocular. O procedimento de focalizao inicia-se pela focalizao dos retculos e depois do objeto. Devese sempre checar se a luneta est bem focalizada, para evitar o problema denominado de paralaxe de observao, o qual acarretar em visadas incorretas. Para verificar se est ocorrendo este fenmeno deve-se mover a cabea para cima e para baixo, para a direita e esquerda, sempre observando pela ocular. Quando destes movimentos, verificando-se que os fios do retculo se movem em relao a imagem, ento existe uma paralaxe de observao e, neste caso, a pontaria depender da posio do observador. Para evitar este problema deve-se proceder da seguinte forma: a) Focalizao dos retculos: os retculos devem estar focalizados de forma que estejam sendo vistos com nitidez e bem definidos. Para facilitar este procedimento, pode-se observar uma superfcie clara, como uma parede branca ou mesmo o cu (figura 11.1), tomando o cuidado de no apontar para o Sol, para evitar danos irreversveis viso.

Figura 11.1 Retculos focalizados.

56

b) Focalizao do objeto: feita a focalizao dos retculos, faz-se a pontaria ao objeto desejado e realiza-se a focalizao do mesmo (figura 11.2-a e 11.2-b). Testa-se para ver se h o problema de paralaxe (deslocamento aparente de um objeto em relao a um referencial causado pelo deslocamento do observador), caso seja verificado a ocorrncia da mesma, deve-se realizar nova focalizao ao objeto. Na figura 11.2-c, supondo um deslocamento do observador no sentido longitudinal, percebe-se que houve um deslocamento do retculo em relao imagem, caracterizando a paralaxe de observao.

Figura 11.2 Focalizao da imagem e paralaxe de observao. Durante a pontaria, os fios do retculo devem estar posicionados exatamente sobre o ponto onde deseja-se realizar a pontaria. 12- LEVANTAMENTO TOPOGRFICO PLANIMETRIA 12.1 - INTRODUO Durante um levantamento topogrfico, normalmente so determinados pontos de apoio ao levantamento (pontos planimtricos, altimtricos ou planialtimtricos), e a partir destes, so levantados os demais pontos que permitem representar a rea levantada. A primeira etapa pode ser chamada de estabelecimento do apoio topogrfico e a segunda de levantamento de detalhes. De acordo com a NBR 13133 (ABNT 1994, p.4) os pontos de apoio so definidos por: pontos, convenientemente distribudos, que amarram ao terreno o levantamento topogrfico e, por isso, devem ser materializados por estacas, piquetes, marcos de concreto, pinos de metal, tinta, dependendo da sua importncia e permanncia.

57

Figura 12.1 Diferentes formas de materializao de pontos. A figura 12 .1 apresenta algumas formas de materializao dos pontos. Para os pontos de apoio ou pontos que sero utilizados em trabalhos futuros comum elaborar-se a chamada monografia do ponto, a qual apresenta diversas informaes, como coordenadas, croqui de localizao, data de levantamento, foto do ponto, etc. A figura 12.2 apresenta um modelo de monografia. O levantamento de detalhes definido na NBR 13133 (ABNT 1994, p.3) como: conjunto de operaes topogrficas clssicas (poligonais, irradiaes, intersees ou por ordenadas sobre uma linha-base), destinado determinao das posies planimtricas e/ou altimtricas dos pontos, que vo permitir a representao do terreno a ser levantado topograficamente a partir do apoio topogrfico. Estas operaes podem conduzir, simultaneamente, obteno da planimetria e da altimetria, ou ento, separadamente, se as condies especiais do terreno ou exigncias do levantamento obrigarem separao. A representao topogrfica estar baseada em pontos levantados no terreno, para os quais so determinadas as coordenadas. No prximo captulo sero apresentadas algumas tcnicas de medio aplicadas ao levantamento planimtrico.

58

Figura 12.2 Monografia de ponto topogrfico. 59

12.2 - CLCULO DE COORDENADAS NA PLANIMETRIA Nesta fase, ser detalhado o desenvolvimento necessrio para a determinao das coordenadas planas, ou seja, as coordenadas x e y. A obteno da coordenada z ser discutida quando da apresentao do contedo referente altimetria. As projees planas so obtidas em funo da distncia entre os vrtices de um alinhamento e o azimute ou rumo, magntico ou geogrfico, deste mesmo alinhamento. De uma forma mais simples, pode-se dizer que a projeo em X a representao da distncia entre os dois vrtices do alinhamento sobre o eixo das abscissas e a projeo em Y a representao da mesma distncia no eixo das ordenadas (figura 12.3).

Figura 12.3 - Representao da projeo da distncia D em X (X) e em Y (Y). Considerando a figura 12.3 e utilizando os conceitos de Trigonometria plana, vistos anteriormente, possvel calcular as projees em X e Y da seguinte forma: X = D . sen Az Y = D . cos Az (12.1) (12.2)

Considerando a poligonal representada na figura 8.4, as coordenadas dos vrtices da mesma so obtidas atravs da soma algbrica das projees.

60

Figura 12.4 - Representao de uma poligonal e suas respectivas projees. Logo: Xi = Xi Yi = Yi

61

13 TCNICAS DE LEVANTAMENTO PLANIMTRICO A poligonao um dos mtodos mais empregados para a determinao de coordenadas de pontos em Topografia, principalmente para a definio de pontos de apoio planimtricos. Uma poligonal consiste em uma srie de linhas consecutivas onde so conhecidos os comprimentos e direes, obtidos atravs de medies em campo. O levantamento de uma poligonal realizado atravs do mtodo de caminhamento, percorrendo-se o contorno de um itinerrio definido por uma srie de pontos, medindo-se todos os ngulos, lados e uma orientao inicial (figura 9.1). A partir destes dados e de uma coordenada de partida, possvel calcular as coordenadas de todos os pontos que formam esta poligonal.

Figura 13.1 Levantamento de uma poligonal. Utilizando-se uma poligonal possvel definir uma srie de pontos de apoio ao levantamento topogrfico, a partir dos quais sero determinadas coordenadas de outros pontos, utilizando, por exemplo, o mtodo de irradiao a ser visto posteriormente. A NBR 13133 (ABNT, 1994) classifica as poligonais em principal, secundria e auxiliar: Poligonal principal: poligonal que determina os pontos de apoio topogrfico de primeira ordem;

Poligonal secundria: aquela que, apoiada nos vrtice da poligonal principal determina os pontos de apoio topogrfico de segunda ordem; Poligonal auxiliar: poligonal que, baseada nos pontos de apoio topogrfico planimtrico, tem seus vrtices distribudos na rea ou faixa a ser levantada, de tal forma que seja possvel coletar, direta ou indiretamente, por irradiao, interseo ou ordenadas sobre uma linha de base, os pontos de detalhes julgados importantes, que devem ser estabelecidos pela escala ou nvel de detalhamento do levantamento.

62

As poligonais levantadas em campo podero ser fechadas, enquadradas ou abertas. Poligonal fechada: parte de um ponto com coordenadas conhecidas e retorna ao mesmo ponto (figura 13.2). Sua principal vantagem permitir a verificao de erro de fechamento angular e linear.

Figura 13.2 Poligonal Fechada. Poligonal enquadrada: parte de dois pontos com coordenadas conhecidas e acaba em outros dois pontos com coordenadas conhecidas (figura 13.3). Permite a verificao do erro de fechamento angular e linear.

Figura 13.3 Poligonal Enquadrada. Poligonal aberta: parte de um ponto com coordenadas conhecidas e acaba em um ponto cujas coordenadas deseja-se determinar (figura 13.4). No possvel determinar erros de fechamento, portanto devem-se tomar todos os cuidados necessrios durante o levantamento de campo para evit-los.

63

Figura 13.4 Poligonal aberta. 13.1 - LEVANTAMENTO E CLCULO DE POLIGONAIS FECHADAS Como visto anteriormente, a vantagem de utilizar uma poligonal fechada a possibilidade verificar os erros angular e linear cometidos no levantamento da mesma. 13.1.1 - LEVANTAMENTO DA POLIGONAL Um dos elementos necessrios para a definio de uma poligonal so os ngulos formados por seus lados. A medio destes ngulos pode ser feita utilizando tcnicas como pares conjugados, repetio ou outra forma de medio de ngulos. Normalmente so determinados os ngulos externos ou internos da poligonal (figura 13.5). Tambm, comum realizar a medida dos ngulos de deflexo dos lados da poligonal (figura 13.6).

Figura 13.5 ngulos externos e internos de uma poligonal fechada.

64

Figura 13.6 ngulos de deflexo de uma poligonal fechada-sentido horrio e anti-horrio No texto a seguir, o sentido de caminhamento para o levantamento da poligonal ser considerado como sendo o sentido horrio. Dois conceitos importantes a saber: estao r e estao vante. No sentido de caminhamento da poligonal, a estao anterior a estao ocupada denomina-se de estao R e a estao seguinte de VANTE (figura 13.7).

Figura 13.7 Estao R e Vante. Neste caso os ngulos determinados so chamados de ngulos horizontais horrios (externos) e so obtidos da seguinte forma: estaciona-se o equipamento na estao onde sero efetuadas as medies, faz-se a pontaria na estao r e depois faz-se a pontaria na estao vante. O ngulo horizontal externo ser dado por: 65

ngulo = leitura de vante leitura de r (13.1) A figura 13.8 ilustra a determinao deste ngulo. Deve-se tomar o cuidado de posicionar exatamente sobre o alvo o fio de retculo vertical, visto que este ser a referncia para a medida do ngulo horizontal. ngulo horizontal = 287 39 40 - 15 02 30 = 272 37 10

Figura 13.8 Medida do ngulo horizontal. Os comprimentos dos lados da poligonal so obtidos utilizando-se trena, taqueometria ou estao total, sendo este ltimo o mtodo mais empregado atualmente. No se deve esquecer que as distncias medidas devem ser reduzidas a distncias horizontais para que seja possvel efetuar o clculo das coordenadas. A orientao e as coordenadas de partida da poligonal sero obtidas conforme visto anteriormente. 13.1.2 - CLCULO DA POLIGONAL A partir dos dados medidos em campo (ngulos e distncias), orientao inicial e coordenadas do ponto de partida, possvel calcular as coordenadas de todos os pontos da poligonal. Inicia-se o clculo a partir do ponto de partida (costuma-se empregar a nomenclatura OPP para designar o ponto de partida). A figura a seguir ilustra o processo de clculo.

Figura 13.9 Clculo das coordenadas. 66

Onde: Az: Azimute da direo OPP-P1; d: distncia horizontal entre os pontos OPP e P1; Xo e Yo: Coordenadas do ponto OPP; X1 e Y1: Coordenadas do ponto P1. As coordenadas do ponto P1 sero dadas por (13.2) e (13.3). X1 = Xo + X (13.2) Y1= Yo + Y (13.3) Onde X e Y so calculados por: X = d . sen (Az) (13.4) Y = d . cos (Az) (13.5) A partir da coordenada do ponto P1 ser possvel calcular a coordenada do prximo ponto e assim por diante. 13.1.2.2 - CLCULO DOS AZIMUTES Como a orientao determinada apenas para uma direo da poligonal, necessrio efetuar o clculo dos azimutes para todas as demais direes da poligonal. Isto feito utilizando os ngulos horizontais medidos em campo. A figura 13.10 ilustra este clculo. A partir do azimute inicial da direo OPP-P1 e ngulo horizontal interno OPP-P1-P2 (aqui denominado de , medido no sentido horrio) possvel calcular o azimute da direo P1-P2 a partir da equao (13.6). AzP1-P2 = AzOPP-P1 + 180 (13.6)

67

Figura 13.10 Clculo do Azimute. Expresso genrica para o clculo do azimute: Sendo: Azi,i+1 = Azi-1,i + i 180 (13.7)

- se Azi-1,i + i > 180 , SUBTRAI-SE 180; - se Azi-1,i + i < 180, SOMA-SE 180. Se o valor resultante da equao (13.7) for maior que 360 deve-se subtrair 360 do mesmo e se for negativo dever ser somado 360 ao resultado. 13.1.2.3 CLCULO DAS COORDENADAS PARCIAIS Aps todos os ngulos terem sido corrigidos e os azimutes calculados possvel iniciar o clculo das coordenadas parciais dos pontos, conforme as equaes a seguir.
Xi = Xi1 + di1,i sen Azi1,i

( ) Yi = Yi1 + di1,i cos(Azi1,i )

(13.8) (13.9)

13.1.2.4 VERIFICAO DO ERRO DE FECHAMENTO LINEAR A partir do ponto de partida (0PP), calculam-se as coordenadas dos demais pontos at retornar ao ponto de partida. A diferena entre as coordenadas calculadas e as fornecidas para este ponto resultar no chamado erro planimtrico ou erro linear cometido (figura 13.11). Como os ngulos foram ajustados, este erro ser decorrente de imprecises na medio das distncias. 68

Figura 13.11 Erro Planimtrico. O erro planimtrico pode ser decomposto em uma componente na direo X e outra na direo Y (figura 13.12).

Figura 13.12 Decomposio do erro planimtrico. Os valores de ex e ey podem ser calculados por: ex = XOPP ey = YOPP
Calculado

- XOPP - YOPP

(13.10) (13.11)

Calculado

O erro planimtrico ep ser dado por:

69

necessrio verificar se este erro est abaixo de uma determinada tolerncia linear. Normalmente esta dada em forma de escala, como por exemplo, 1:1000. O significado disto que, em uma poligonal com 1000 m o erro aceitvel seria de 1 m. Para calcular o erro planimtrico em forma de escala utilizam-se as seguintes frmulas:

onde d o permetro da poligonal (somatrio de todas as distncias da poligonal). EXERCCIO 13.1 Dados os valores de erro de fechamento linear e tolerncia linear, verificar o levantamento efetuado. So dados: d = 467,434 m ex = 0,085 m eY = -0,094 m tolerncia = 1:10000

70

13.1.2.5 CORREO DO ERRO LINEAR Se o erro cometido for menor que o permitido, parte-se ento para a distribuio do erro. As correes s coordenadas sero proporcionais s distncias medidas. Quanto maior for a distncia, maior ser a correo. Ser aplicada uma correo para as coordenadas X e outra para as coordenadas Y, conforme equaes abaixo:

Figura 13.13 Desenho de uma poligonal. 71

14 CLCULO DE REAS Equao empregada : 2 A = (yi xi +1) ( xi yi +1) (14.1)

O clculo da rea utilizando-se a equao (14.1) pode ser realizado facilmente montando-se uma tabela com as coordenadas dos pontos, com o cuidado de repetir a coordenada do primeiro ponto no final da tabela, e multiplicando-se de acordo com o ilustrado pela figura 14.1.

Figura 14.1 Forma de multiplicao dos valores.

72

EXERCCIO 10.2 - A partir dos dados fornecidos no exerccio 1, calcular a rea da poligonal empregando-se a equao (14.1). X(m) X(0) X(1) X(2) X(3) X(4) X(0) Y(m) Y(0) Y(1) Y(2) Y(3) Y(4) Y(0)

73

15- MEMORIAL DESCRITIVO O memorial descritivo de uma rea indispensvel para seu registro em Cartrio. Deve conter a descrio pormenorizada da propriedade, incluindo: a) nome da propriedade (se houver), nome do proprietrio e localizao; b) descrio do permetro citando distncias e ngulos entre os alinhamentos (azimutes, rumos, deflexes, ngulos internos ou ngulos externos); c) nome dos confrontantes em cada trecho; d) rea abrangida, data, assinatura, nome e registro do profissional responsvel pelo levantamento; M E M O R I A L D E S C R I T I V O (exemplo 1) O presente memorial descreve a rea rural, sem benfeitorias, na localidade de Flores, no municpio de Floresta, Estado do Paran, pertencente a herdeiros de Jos da Silva, com cadastro junto ao INCRA de nmero 9999999999-9. A estaca 0=PP situa-se na divisa das propriedades de Wilson de Oliveira e Nelson dos Santos. Partindo-se da estaca 0=PP em um azimute verdadeiro de 87 41,1 a 110,54 m chegase na estaca 1, limitando-se com a propriedade de Nelson dos Santos. Da estaca 1, em um azimute verdadeiro de 1340,5 a 97,62 m, limitando-se com a propriedade de Valdir de Melo, chega-se a estaca 2 . Da estaca 2, em um azimute verdadeiro de 274 04,2 a 162,30 m, limitando-se com a propriedade de Valdir de Melo, chega-se a estaca 3. Da estaca 3, a 114,40m, em um azimute verdadeiro de 165 38,9, limitando-se com a propriedade de Wilson de Oliveira, retorna-se a estaca 0=PP, totalizando para a rea desta propriedade 13 994,40 m .
2

Engenheiro Cartgrafo Fulano da Silva CREA PR Carteira 00000-D Registro 00000 Curitiba, 22 de abril de 2004.

74

M E M O R I A L D E S C R I T I V O (exemplo 2) Propriedade de: Odilon Viana e outros Lote: 16C3/C1A2A/C1A3-A/C-1-A-2 do Croqui 4687 da Planta Herdeiros de Loureno Viana. Indicao Fiscal: 5151515151-51 Lote de forma irregular, com 14,00 m (catorze metros) de frente para a Rua Marqus das Oliveiras. Do lado direito de quem da Rua Marqus das Oliveiras olha o lote, mede 61,30 m (sessenta e um metros e trinta centmetros), confrontando com os lotes ind. fiscais: 51-057-018.000 de Pedro Jos Viana e 51-057022.000 de Pedro Viana. Do lado esquerdo de quem da rua Marqus das Oliveiras olha o lote, mede em cinco segmentos, sendo o primeiro com 34,50 m (trinta e quatro metros e cinqenta centmetros). O segundo segmento deflete esquerda 90 (noventa graus) e mede 16,00 m (dezesseis metros), confrontando com o lote ind. fiscal 51-057016.000 de Joo Viana. O terceiro segmento deflete direita 90 (noventa graus) e mede 12,00 m (doze metros) de frente para a Rua Jos Matos. O quarto segmento deflete direita 90 medindo 16,00 m (dezesseis metros). O 5 segmento deflete esquerda 90 (noventa graus) e mede 14,30 m (catorze metros e trinta centmetros), confrontando com o lote ind. fiscal 51-057-030.000 de Danilo Viana. Na linha de fundo, mede 18,70 m (dezoito metros e setenta centmetros), confrontando com os lotes ind. fiscais 51-057-030.000 de Danilo Viana e 41-057-022.000 de Pedro Viana. 2 O lote murado em toda sua extenso e sua rea total 1.187,45 m (um mil cento e oitenta e sete metros quadrados e quarenta e cinco decmetros quadrados). No lote existem 4 (quatro) imveis, sendo que o imvel I, de madeira, com 2 rea de 120 m (cento e vinte metros quadrados) e forma irregular, localiza-se a 31,00 m (trinta e um metros) da frente do lote na rua Marqus das Oliveiras, possuindo 9,00 m (nove metros) de frente por 13,0 m (treze metros) no seu lado esquerdo. Na divisa do primeiro segmento do lado esquerdo de quem da rua Marqus das Oliveiras olha o lote, a 22,50 m (vinte e dois metros e cinqenta centmetros) desta, situa-se o imvel II, de alvenaria, medindo 3,50 m x 12,00 m 2 (trs metros e cinqenta centmetros por doze metros) com rea de 42,00 m (quarenta e dois metros quadrados). A 5 m (cinco metros) do terceiro segmento do lado esquerdo de quem da rua Marqus das Oliveiras olha o lote, de frente para a rua Jos Matos, situa-se o imvel III, de alvenaria, medindo 12,00 m x 8,75 m (doze metros por oito metros e setenta 2 e cinco centmetros), com rea de 105,00 m (cento e cinco metros quadrados). No quinto segmento do lado esquerdo de quem da rua Marqus das Oliveiras olha o lote, a 4,80 m (quatro metros e oitenta centmetros) localiza-se o imvel IV, de alvenaria, com 3,80 m x 9,50 m (trs metros e oitenta centmetros por nove metros e 2 cinqenta centmetros) e rea de 36,10 m (trinta e seis metros quadrados e dez decmetros quadrados). A largura da rua Marqus das Oliveiras 10,00 m (dez metros) e cada 75

calada nesta rua mede 5,50 (cinco metros e cinqenta centmetros). A largura da rua Jos Matos 10,00 m (dez metros) e cada calada nesta rua mede 4,50 m (quatro metros e cinqenta centmetros). Joo da Silva Engenheiro Cartgrafo CREA N. 00000 - D / PR Curitiba, 22 de abril de 2004

16- USO DO AUTO CAD EM TOPOGRAFIA

76

16.1

COORDENADAS

Quando precisamos construir um desenho com dimenses exatas no AutoCAD, necessitamos orientar esta construo fornecendo dados de sentido e valores pelo mouse ou digitado atravs do teclado. o que chamamos de entradas de coordenadas. Mesmo hoje com varias atualizaes do AutoCAD, com algumas outras funes de facilitao de entradas de dados, o entendimento das coordenadas crucial para o posicionamento e um bom desempenho na execuo dos desenhos. Estas coordenadas podem ser absolutas ou relativas. IMPORTANTE: - A virgula separa os pontos coordenados( X , Y) em qualquer situao dentro do AutoCAD e o ponto separa nmeros quebrados . (por uma condio america ) EX. 54.87 12.14 34.69 etc. - A orientao X sempre ser na horizontal lembramos que para direita valores positivos (+) e para esquerda valores negativos( -). - A orientao Y sempre ser na vertical lembramos que para cima valores positivos (+) e para baixo valores negativos( -). Os pares ordenados sempre X e o primeiro termo e Y sempre o segundo. (X,Y) 16.2 - Coordenadas Polares A coordenada relativa polar necessita do comprimento L (distncia) e a abertura angulo medido entre o eixo 0(zero) e a linha na qual pretende realizar.

77

EXEMPLO: Command : LINE From point: P1 (Ponto Qualquer )<ENTER> To point: @25 <0 <ENTER> To point:@10 <60 <ENTER> To point: @10<<120 <ENTER> To point: @25 <180 <ENTER> To point:@20 <135 <ENTER> To point:@20 <270 <ENTER> To point:@5 < 0 <ENTER> To point:@5,6 <270 <ENTER> To point:@5 <180 <ENTER> To point:@20<270 <ENTER> To point:@20<45 <ENTER> To point: <ENTER>finalizando OBTEMOS , ENTO:

78

17- NOES DE ALTIMETRIA 17.1 INTRODUO A determinao da cota/altitude de um ponto uma atividade fundamental em engenharia. Projetos de redes de esgoto, de estradas, planejamento urbano, entre outros, so exemplos de aplicaes que utilizam estas informaes. A determinao do valor da cota/altitude est baseada em mtodos que permitem obter o desnvel entre pontos. Conhecendo-se um valor de referncia inicial possvel calcular as demais cotas ou altitudes. Estes mtodos so denominados de nivelamento. Existem diferentes mtodos que permitem determinar os desnveis, com precises que variam de alguns centmetros at sub-milmetro. A aplicao de cada um deles depender da finalidade do trabalho. Os conceitos de cota e altitude podem ser assim definidos: Cota: a distncia medida ao longo da vertical de um ponto at um plano de referncia qualquer (figura17.1). Altitude ortomtrica: a distncia medida na vertical entre um ponto da superfcie fsica da Terra e a superfcie de referncia altimtrica (nvel mdio dos mares). A figura 12.1 ilustra este conceito.

Figura 17.1 Cota e Altitude. As altitudes no Brasil so determinadas a partir da Rede Altimtrica Brasileira, estabelecida e mantida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Esta um exemplo de rede vertical, que de acordo com GEMAEL (1987, p.9.1) pode ser definida como um conjunto de pontos materializados no terreno (referncias de nvel - RN) e identificados por uma coordenada, a altitude, determinada a partir de um ponto origem do datum vertical.

79

No Brasil o datum altimtrico o ponto associado com o nvel mdio do mar determinado pelo margrafo de Imbituba, Santa Catarina. 17.2 LEVANTAMENTO TOPOGRFICO ALTIMTRICO De acordo com a ABNT (1994, p3), o levantamento topogrfico altimtrico ou nivelamento definido por: levantamento que objetiva, exclusivamente, a determinao das alturas relativas a uma superfcie de referncia dos pontos de apoio e/ou dos pontos de detalhe, pressupondose o conhecimento de suas posies planimtricas, visando arepresentao altimtrica da superfcie levantada. Basicamente trs mtodos so empregados para a determinao dos desnveis: nivelamento geomtrico, trigonomtrico e taqueomtrico. Nivelamento geomtrico ou nivelamento direto: nivelamento que realiza a medida da diferena de nvel entre pontos no terreno por intermdio de leituras correspondentes a visadas horizontais, obtidas com um nvel, em miras colocadas verticalmente nos referidos pontos. ABNT(1994, p3).

Nivelamento trigonomtrico: nivelamento que realiza a medio da diferena de nvel entre pontos no terreno, indiretamente, a partir da determinao do ngulo vertical da direo que os une e da distncia entre estes, fundamentando-se na relao trigonomtrica entre o ngulo e a distncia medidos, levando em considerao a altura do centro do limbo vertical do teodolito ao terreno e a altura sobre o terreno do sinal visado. ABNT (1994, p.4). Nivelamento taqueomtrico: nivelamento trigonomtrico em que as distncias so obtidas taqueometricamente e a altura do sinal visado obtida pela visada do fio mdio do retculo da luneta do teodolito sobre uma mira colocada verticalmente no ponto cuja diferena de nvel em relao estao do teodolito objeto de determinao. ABNT (1994, p.4).

80

Independente do mtodo a ser empregado em campo, durante um levantamento altimtrico destinado a obteno de altitudes/cotas para representao do terreno, a escolha dos pontos fundamental para a melhor representao do mesmo. A figura 17.2 apresenta uma seqncia de amostragem de pontos para uma mesma rea, iniciando com a amostragem mais completa e finalizando em um caso onde somente os cantos da rea foram levantados. Os pontos levantados so representados pelas balizas. Apresenta-se tambm as respectivas curvas de nvel obtidas a partir de cada conjunto de amostras.

Figura 17.2 Amostragem de pontos altimtricos e representao do relevo. 17.2.1 NIVELAMENTO GEOMTRICO O nivelamento geomtrico a operao que visa a determinao do desnvel entre dois pontos a partir da leitura em miras (estdias ou em cdigo de barras) efetuadas com nveis pticos ou digitais. Este pode ser executado para fins geodsicos ou topogrficos. A diferena entre ambos est na preciso (maior no caso do nivelamento para fins geodsicos) e no instrumental utilizado.

81

17.2.1.1 NVEIS Os nveis so equipamentos que permitem definir com preciso um plano horizontal ortogonal vertical definida pelo eixo principal do equipamento. As principais partes de um nvel so: luneta; nvel de bolha; sistemas de compensao (para equipamentos automticos); dispositivos de calagem.

Quanto ao funcionamento, os equipamentos podem ser classificados em pticos e digitais, sendo que para este ltimo a leitura na mira efetuada automaticamente empregando miras em cdigo de barra. Os nveis pticos podem ser classificados em mecnicos e automticos. No primeiro caso, o nivelamento "fino ou calagem" do equipamento realizado com o auxlio de nveis de bolha bi-partida. Nos modelos automticos a linha de visada nivelada automaticamente, dentro de um certo limite, utilizando-se um sistema compensador (pendular). Os nveis digitais podem ser enquadrados nesta ltima categoria. So trs os eixos principais de um nvel: ZZ= eixo principal ou de rotao do nvel OO= eixo ptico/ linha de visada/ eixo de colimao HH= eixo do nvel tubular ou tangente central A figura 17.3 representa estes eixos.

Figura 17.3 Eixos do nvel.

82

As condies que os eixos devem satisfazer so as seguintes: o eixo ZZ deve estar na vertical, HH deve estar na horizontal e ortogonal ao eixo principal e o eixo OO deve ser paralelo ao eixo HH. Caso isso no ocorra os nveis devem ser retificados. A NBR 13133 classifica os nveis segundo o desvio-padro de 1 km de duplo nivelamento, conforme a tabela abaixo. Tabela 17.1 Classificao dos nveis. Classes de nveis Desvio-padro 1 preciso baixa > 10 mm/km 2 preciso mdia 10 mm/km 3 preciso alta 3 mm/km 4 preciso muito alta 1 mm/km Fonte: ANBT (1994, p.6). Existem no mercado diversos modelos de miras, as mais comuns so fabricadas em madeira, alumnio ou fiberglass. Estas podem ser dobrveis ou retrteis. A figura a seguir apresenta alguns exemplos.

Figura 17.4 Diferentes modelos de miras. Fonte: MYTOOLSTORE (2004). Durante a leitura em uma mira convencional devem ser lidos quatro algarismos, que correspondero aos valores do metro, decmetro, centmetro e milmetro, sendo que este ltimo obtido por uma estimativa e os demais por leitura direta dos valores indicados na mira.

83

A seguir apresentado um exemplo de leitura para um modelo de mira bastante empregado nos trabalhos de Topografia. A mira apresentada na figura 17.6 est graduada em centmetros (traos claros e escuros). A leitura do valor do metro obtida atravs dos algarismos em romano (I, II, III) e/ou da observao do smbolo acima dos nmeros que indicam o decmetro. A conveno utilizada para estes smbolos, no caso da mira em exemplo, apresentada na figura 17.5.

Figura 17.5 Conveno para a indicao do metro para a mira utilizada. Se o nmero que indica o decmetro no apresentar um destes smbolos acima da indicao do valor, significa que a leitura esta sendo efetuada abaixo de 1m.

Figura 17.6 Mira e leituras

84

A leitura do decmetro realizada atravs dos algarismos arbicos (1,2,3, etc.). A leitura do centmetro obtida atravs da graduao existente na mira. Traos escuros correspondem a centmetros mpares e claros a valores pares. Finalmente a leitura do milmetro estimada visualmente. Na figura 17.6 so apresentados diversos exemplos de leitura na mira. 17.2.2 MTODOS DE NIVELAMENTO GEOMTRICO. possvel dividir o nivelamento geomtrico em quatro mtodos: - visadas iguais - visadas extremas - visadas recprocas - visadas eqidistantes 17.2.2.1 - VISADAS IGUAIS o mtodo mais preciso e de larga aplicao em engenharia. Nele as duas miras so colocadas mesma distncia do nvel, sobre os pontos que deseja-se determinar o desnvel, sendo ento efetuadas as leituras (figura 17.7). um processo bastante simples, onde o desnvel ser determinado pela diferena entre a leitura de r e a de vante.

Figura 17.7 Nivelamento Geomtrico mtodo das visadas iguais. possvel observar que ao mudar a altura do nvel as leituras tambm se modificam, porm o desnvel calculado permanece o mesmo (figura 17.8).

85

Figura 17.8 Nvel em duas alturas diferentes. Alguns conceitos importantes para o nivelamento geomtrico: Visada: leitura efetuada sobre a mira. Lance: a medida direta do desnvel entre duas miras verticais (figura 17.9).

Figura 17.9 Lance. Seo: a medida do desnvel entre duas referncias de nvel e obtida pela soma algbrica dos desnveis dos lances (figura 17.10). 86

Figura 17.10 Seo. Linha de nivelamento: o conjunto das sees compreendidas entres duas RN chamadas principais (figura 17.12). Circuito de nivelamento: a poligonal fechada constituda de vrias linhas justapostas. Pontos nodais so as RN principais, s quais concorrem duas ou mais linhas de nivelamento (BRASIL, 1975). Rede de nivelamento: a malha formada por vrios circuitos justapostos (figura 17.12)

Figura 17.12 Rede, circuito e linha de nivelamento.

87

Ponto RN A B B C D

Visada R 1,523 1,621

Altura do Instrumento 11,523 11,523 11,523 11,620 11,620 11,620

Visada Vante

Cota (m) 10,000 9,998 9,999 9,999 10,098 10,1

1,525 1,524 1,522 1,520

Cota da RN = 10,00 m

Figura 17.13 Caderneta para nivelamento geomtrico mtodo das visadas extremas. Os dados deste exemplo podem ser representados esquematicamente, conforme apresentado a seguir, onde os valores indicados sobre as linhas de visada representam as leituras efetuados nos pontos, em metros (figura 17.14).

Figura 17.14 Representao esquemtica do nivelamento. A seguir apresentado o porqu de considerar a ltima leitura efetuada como sendo de mudana. Tome-se como exemplo o caso apresentado na figura (17.15), onde foram determinadas as cotas dos pontos de 1 a 7 atravs do nivelamento geomtrico por visadas extremas. Neste caso o nvel foi estacionado quatro vezes.

88

Figura 17.15 Determinao do desnvel entre os pontos 1 e 7.

89

Potrebbero piacerti anche