Sei sulla pagina 1di 26

3 - Q197775 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Sexologia Forense; ) No estudo da Sexologia forense, marque

a nica alternativa incorreta. a) A presena de smen na vagina de mulher com hmen complacente elemento pericial suficiente para comprovar a conjuno carnal. b) Manter conjuno carnal com uma virgem de dezenove anos de idade, mediante a promessa de casamento, penalmente irrelevante. c) Ter relaes sexuais com portador de enfermidade ou deficincia mental considerado estupro de vulnervel. d) Praticar ato libidinoso com adolescente de quinze anos de idade, por meio de violncia ou grave ameaa, tipificado como crime de estupro. e) Chama-se de entalhes as reentrncias simtricas da borda livre do hmen, que avanam a pique e atingem sua borda de insero ATENO: Esta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.")

1 - Q197773 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Percia; ) Sobre o exame de corpo de delito e outras percias, correto afirmar que: a) o laudo pericial ser elaborado no prazo de 10 dias, podendo ser prorrogado no mximo para 30 dias, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos. b) sero realizados por dois peritos oficiais, portadores de diploma de curso superior, designados pela Autoridade competente. c) sero realizados por mais de um perito oficial em caso de percia complexa que abranja mais de uma rea de conhecimento especializado, com escusa de indicao de outro assistente tcnico pela parte d) o Ministrio Pblico, o assistente de acusao, o ofendido, o querelante e o acusado tero permisso para formular quesitos e indicar assistente tcnico. e) os assistentes tcnicos indicados pelas partes podero realizar pareceres em prazo fixado pelo juiz, mas no ser admitida sua inquirio em audincia do mesmo modo que os peritos. 2 - Q197774 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) Durante operao policial na favela do Barbante, em Campo Grande, foi encontrado um crnio humano incompleto que apresentava em anlise preliminar: 1- suturas cranianas bem visveis; 2- fronte verticalizada; 3- glabela curva; 4- margens supra-orbitrias finas; 5- orifcio em tronco de cone com o bisel voltado para a face externa do osso frontal; 6- processos mastideos pouco volumosos; 7- ausncia de crista na nuca; 8- cndilos occipitais curtos e largos. Assinale a opo que aponta o diagnstico pericial. a) Mulher jovem com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. b) Homem adulto com uma leso de entrada de projtil de arma de fogo no osso frontal. c) Mulher adulta com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. d) Homem jovem com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. e) Mulher idosa com uma leso de entrada de projtil de arma de fogo no osso frontal.

4 - Q197776 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) Com relao s granadas, artefatos blicos de arremesso, que atualmente vm sendo utilizadas pelos traficantes cariocas, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) ao lado de cada uma das afirmativas abaixo e determine qual a sequncia correta. ( ) Possuem trajetria retilnea, sua forma pode ser esfrica, cilndrica ou oval, so munidas de espoleta e dotadas de carga interior varivel segundo sua aplicao. ( ) Podem ser lanadas com a mo ou com o auxlio de uma arma de fogo e detonam por tempo ou percusso. ( ) As ofensivas atuam basicamente pelo estilhaamento ou fragmentao do invlucro.

( ) As defensivas agem principalmente pela onda explosiva, resultante da detonao da carga de arrebentamento. ( ) As especiais contm um agente qumico que produz um efeito txico ou irritante, cortinas de fumaa, aes incendirias e luminosas ou qualquer combinao das mesmas. ( ) Seus efeitos lesivos mecnicos dependem da sua carga e mecanismo de ao. a) V, F, V, V, V, F b) V, V, F, F, V, F. c) F, F, V, V, F, V d) F, V, F, F, V, V.

e) F, V, V, V, V, F

5 - Q197777 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Balstica; ) Diante das duas afirmaes: 1) A flecha com ponta metlica e haste de madeira tende a ter maior estabilidade em atingir o alvo do que um projtil de arma de fogo no-raiada e 2) O centro de presso prximo ponta e ao centro de massa junto base favorecem maior estabilidade do projtil na trajetria, responda: a) As duas afirmaes so falsas. b) As duas afirmaes so verdadeiras. c) A primeira verdadeira e a segunda falsa. d) A primeira verdadeira e a segunda justifica a primeir e) As duas afirmaes so verdadeiras, porm a segunda no justifica a primeira

No caso de encontro de cadver, o exame de perinecroscopia esclareceu a presena de uma ferida perfuro-contusa e transfixante do crnio, motivada por tiro encostado na regio temporal direita. Diante das assertivas abaixo, assinalar aquela que no deixa dvida quanto possibilidade de suicdio: a) O disparo ter sido efetuado com arma apoiada ou encostada. b) A observao da arma de fogo prxima do cadver. c) A existncia de gotas de sangue com aspecto radiado. d) A presena de gotculas de sangue de forma alongada na mo da vtima. e) A ausncia de leses de defesa e ocorrncia de um s disparo. 8 - Q197780 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Sexologia Forense; ) Uma mulher foi submetida a coito anal mediante violncia e, aps a feitura do registro de ocorrncia na Delegacia Policial, recebeu guia policial para realizao de exame pericial no IML. No que pertinente ao aludido exame est incorreta a assertiva: a) No exame efetuado a pericianda pode ser colocada em atitude genupeitoral ou em decbito lateral b) O exame positivo pode denotar equimose, rgade, escoriao, edema, sangue, esperma e exulcerao. c) Este coito reiterativo pode evidenciar leso cicatricial de forma triangular com base na margem do nus. d) No h diagnstico de coito anal pela fosfatase cida e glicoprotena P30 no suspeito vasectomizado. e) Dever ser recolhido material para comprovar a presena de espermatozide atravs de exame laboratorial.

6 - Q197778 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) As chamadas natural, herbal ou legal highs pertencem a uma nova gerao de drogas fabricadas em laboratrio a partir de substncias sintticas que reproduzem os efeitos de maconha, cocana, ecstasy e LSD, mas que no contm nenhum componente proibido pela legislao. Os seus usurios j compram e utilizam estas substncias psicoativas sem infringir a lei, uma vez que seus princpios ativos so substitudos por compostos sintticos lcitos e, posteriormente, misturados a ervas naturais. Sobre as toxicomanias e legislao atual sobre drogas, marque a alternativa correta. a) O usurio s poder ser apenado pelo cumprimento de medidas educativas, independentemente de recusa ou reincidncia. b) permitido ao usurio oferecer droga pessoa de seu relacionamento para juntos a consumirem, em carter eventual e sem objetivo de lucro. c) O mdico que prescreve ou ministra, culposamente, drogas ao seu paciente em doses excessivas ou em desacordo com norma legal ou regulamentar comete apenas infrao penal. d) O dependente qumico sempre ser considerado inimputvel se no momento do delito era inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse juzo. e) Assim como as legal highs, os solventes inalantes so substncias psicolpticas lcitas.

9 - Q197781 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) . Analise os itens abaixo e marque a opo correta: 1- A metalizao refere-se imantao de metais produzida pela corrente eltrica, que desaparece aps 24 horas. 2- A morte pela corrente eltrica de alta voltagem decorre do aumento da temperatura cerebral e parada respiratria central. 3- A morte tardia por eletroplesso ocorre por depresso do centro respiratrio e parada respiratria perifrica. 4- As leses da fulgurao so profundas e com destruio da derme, formando escaras secas. a) Todas as frases esto corretas.

7 - Q197779 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Traumatologia; )

b) Apenas as frases 1 e 3 esto corretas

c) Apenas a frase 4 est incorreta. d) Apenas a frase 2 est correta. e) Todas as afirmativas esto incorretas. 10 - Q197782 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / TANATOLOGIA; ) Em relao s exumaes administrativas e suas indicaes, correto afirmar que so realizadas para 1- verificar particularidades que possam elucidar circunstncias da morte. 2- o translado de ossos para o ossrio ou columbrio. 3- mudana de local de inumao. 4- verificao da causa de morte. 5- verificao de identidade de cadver. a) Todas as assertivas esto corretas. b) Apenas uma assertiva est correta. c) Apenas duas assertivas esto corretas d) Apenas trs assertivas esto corretas. e) Todas as assertivas esto incorretas.

e) os assistentes tcnicos indicados pelas partes podero realizar pareceres em prazo fixado pelo juiz, mas no ser admitida sua inquirio em audincia do mesmo modo que os peritos. 2 - Q197774 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) Durante operao policial na favela do Barbante, em Campo Grande, foi encontrado um crnio humano incompleto que apresentava em anlise preliminar: 1- suturas cranianas bem visveis; 2- fronte verticalizada; 3- glabela curva; 4- margens supra-orbitrias finas; 5- orifcio em tronco de cone com o bisel voltado para a face externa do osso frontal; 6- processos mastideos pouco volumosos; 7- ausncia de crista na nuca; 8- cndilos occipitais curtos e largos. Assinale a opo que aponta o diagnstico pericial. a) Mulher jovem com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. b) Homem adulto com uma leso de entrada de projtil de arma de fogo no osso frontal. c) Mulher adulta com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. d) Homem jovem com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. e) Mulher idosa com uma leso de entrada de projtil de arma de fogo no osso frontal.

GABARITOS: 1-D 2-A 3-E D 9 - D 10 - C 4-D 5-C 6-D 7-D 83 - Q197775 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Sexologia Forense; ) No estudo da Sexologia forense, marque a nica alternativa incorreta. a) A presena de smen na vagina de mulher com hmen complacente elemento pericial suficiente para comprovar a conjuno carnal. b) Manter conjuno carnal com uma virgem de dezenove anos de idade, mediante a promessa de casamento, penalmente irrelevante. c) Ter relaes sexuais com portador de enfermidade ou deficincia mental considerado estupro de vulnervel. d) Praticar ato libidinoso com adolescente de quinze anos de idade, por meio de violncia ou grave ameaa, tipificado como crime de estupro. e) Chama-se de entalhes as reentrncias simtricas da borda livre do hmen, que avanam a pique e atingem sua borda de insero

1 - Q197773 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Percia; ) Sobre o exame de corpo de delito e outras percias, correto afirmar que: a) o laudo pericial ser elaborado no prazo de 10 dias, podendo ser prorrogado no mximo para 30 dias, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos. b) sero realizados por dois peritos oficiais, portadores de diploma de curso superior, designados pela Autoridade competente. c) sero realizados por mais de um perito oficial em caso de percia complexa que abranja mais de uma rea de conhecimento especializado, com escusa de indicao de outro assistente tcnico pela parte d) o Ministrio Pblico, o assistente de acusao, o ofendido, o querelante e o acusado tero permisso para formular quesitos e indicar assistente tcnico.

ATENO: Esta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.")

6 - Q197778 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) As chamadas natural, herbal ou legal highs pertencem a uma nova gerao de drogas fabricadas em laboratrio a partir de substncias sintticas que reproduzem os efeitos de maconha, cocana, ecstasy e LSD, mas que no contm nenhum componente proibido pela legislao. Os seus usurios j compram e utilizam estas substncias psicoativas sem infringir a lei, uma vez que seus princpios ativos so substitudos por compostos sintticos lcitos e, posteriormente, misturados a ervas naturais. Sobre as toxicomanias e legislao atual sobre drogas, marque a alternativa correta. a) O usurio s poder ser apenado pelo cumprimento de medidas educativas, independentemente de recusa ou reincidncia. b) permitido ao usurio oferecer droga pessoa de seu relacionamento para juntos a consumirem, em carter eventual e sem objetivo de lucro. c) O mdico que prescreve ou ministra, culposamente, drogas ao seu paciente em doses excessivas ou em desacordo com norma legal ou regulamentar comete apenas infrao penal. d) O dependente qumico sempre ser considerado inimputvel se no momento do delito era inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse juzo. e) Assim como as legal highs, os solventes inalantes so substncias psicolpticas lcitas.

4 - Q197776 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) Com relao s granadas, artefatos blicos de arremesso, que atualmente vm sendo utilizadas pelos traficantes cariocas, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) ao lado de cada uma das afirmativas abaixo e determine qual a sequncia correta. ( ) Possuem trajetria retilnea, sua forma pode ser esfrica, cilndrica ou oval, so munidas de espoleta e dotadas de carga interior varivel segundo sua aplicao. ( ) Podem ser lanadas com a mo ou com o auxlio de uma arma de fogo e detonam por tempo ou percusso. ( ) As ofensivas atuam basicamente pelo estilhaamento ou fragmentao do invlucro.

( ) As defensivas agem principalmente pela onda explosiva, resultante da detonao da carga de arrebentamento. ( ) As especiais contm um agente qumico que produz um efeito txico ou irritante, cortinas de fumaa, aes incendirias e luminosas ou qualquer combinao das mesmas. ( ) Seus efeitos lesivos mecnicos dependem da sua carga e mecanismo de ao. a) V, F, V, V, V, F b) V, V, F, F, V, F. c) F, F, V, V, F, V d) F, V, F, F, V, V. e) F, V, V, V, V, F

7 - Q197779 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Traumatologia; ) No caso de encontro de cadver, o exame de perinecroscopia esclareceu a presena de uma ferida perfuro-contusa e transfixante do crnio, motivada por tiro encostado na regio temporal direita. Diante das assertivas abaixo, assinalar aquela que no deixa dvida quanto possibilidade de suicdio: a) O disparo ter sido efetuado com arma apoiada ou encostada. b) A observao da arma de fogo prxima do cadver. c) A existncia de gotas de sangue com aspecto radiado. d) A presena de gotculas de sangue de forma alongada na mo da vtima. e) A ausncia de leses de defesa e ocorrncia de um s disparo. 8 - Q197780 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Sexologia Forense; ) Uma mulher foi submetida a coito anal mediante violncia e, aps a feitura do registro de ocorrncia na Delegacia Policial, recebeu guia policial para realizao de exame

5 - Q197777 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Balstica; ) Diante das duas afirmaes: 1) A flecha com ponta metlica e haste de madeira tende a ter maior estabilidade em atingir o alvo do que um projtil de arma de fogo no-raiada e 2) O centro de presso prximo ponta e ao centro de massa junto base favorecem maior estabilidade do projtil na trajetria, responda: a) As duas afirmaes so falsas. b) As duas afirmaes so verdadeiras. c) A primeira verdadeira e a segunda falsa. d) A primeira verdadeira e a segunda justifica a primeir e) As duas afirmaes so verdadeiras, porm a segunda no justifica a primeira

pericial no IML. No que pertinente ao aludido exame est incorreta a assertiva: a) No exame efetuado a pericianda pode ser colocada em atitude genupeitoral ou em decbito lateral b) O exame positivo pode denotar equimose, rgade, escoriao, edema, sangue, esperma e exulcerao. c) Este coito reiterativo pode evidenciar leso cicatricial de forma triangular com base na margem do nus. d) No h diagnstico de coito anal pela fosfatase cida e glicoprotena P30 no suspeito vasectomizado. e) Dever ser recolhido material para comprovar a presena de espermatozide atravs de exame laboratorial.

a) Todas as assertivas esto corretas. b) Apenas uma assertiva est correta. c) Apenas duas assertivas esto corretas d) Apenas trs assertivas esto corretas. e) Todas as assertivas esto incorretas.

GABARITOS: 1-D 2-A 3-E D 9 - D 10 - C 4-D 5-C 6-D 7-D 8-

9 - Q197781 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) . Analise os itens abaixo e marque a opo correta: 1- A metalizao refere-se imantao de metais produzida pela corrente eltrica, que desaparece aps 24 horas. 2- A morte pela corrente eltrica de alta voltagem decorre do aumento da temperatura cerebral e parada respiratria central. 3- A morte tardia por eletroplesso ocorre por depresso do centro respiratrio e parada respiratria perifrica. 4- As leses da fulgurao so profundas e com destruio da derme, formando escaras secas. a) Todas as frases esto corretas. b) Apenas as frases 1 e 3 esto corretas c) Apenas a frase 4 est incorreta. d) Apenas a frase 2 est correta. e) Todas as afirmativas esto incorretas. e) os assistentes tcnicos indicados pelas partes podero realizar pareceres em prazo fixado pelo juiz, mas no ser admitida sua inquirio em audincia do mesmo modo que os peritos. 2 - Q197774 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) Durante operao policial na favela do Barbante, em Campo Grande, foi encontrado um crnio humano incompleto que apresentava em anlise preliminar: 1- suturas cranianas bem visveis; 2- fronte verticalizada; 3- glabela curva; 4- margens supra-orbitrias finas; 5- orifcio em tronco de cone com o bisel voltado para a face externa do osso frontal; 6- processos mastideos pouco volumosos; 7- ausncia de crista na nuca; 8- cndilos occipitais curtos e largos. Assinale a opo que aponta o diagnstico pericial. 1 - Q197773 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Percia; ) Sobre o exame de corpo de delito e outras percias, correto afirmar que: a) o laudo pericial ser elaborado no prazo de 10 dias, podendo ser prorrogado no mximo para 30 dias, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos. b) sero realizados por dois peritos oficiais, portadores de diploma de curso superior, designados pela Autoridade competente. c) sero realizados por mais de um perito oficial em caso de percia complexa que abranja mais de uma rea de conhecimento especializado, com escusa de indicao de outro assistente tcnico pela parte d) o Ministrio Pblico, o assistente de acusao, o ofendido, o querelante e o acusado tero permisso para formular quesitos e indicar assistente tcnico.

10 - Q197782 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / TANATOLOGIA; ) Em relao s exumaes administrativas e suas indicaes, correto afirmar que so realizadas para 1- verificar particularidades que possam elucidar circunstncias da morte. 2- o translado de ossos para o ossrio ou columbrio. 3- mudana de local de inumao. 4- verificao da causa de morte. 5- verificao de identidade de cadver.

a) Mulher jovem com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. b) Homem adulto com uma leso de entrada de projtil de arma de fogo no osso frontal. c) Mulher adulta com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. d) Homem jovem com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. e) Mulher idosa com uma leso de entrada de projtil de arma de fogo no osso frontal.

resultante da detonao da carga de arrebentamento. ( ) As especiais contm um agente qumico que produz um efeito txico ou irritante, cortinas de fumaa, aes incendirias e luminosas ou qualquer combinao das mesmas. ( ) Seus efeitos lesivos mecnicos dependem da sua carga e mecanismo de ao. a) V, F, V, V, V, F b) V, V, F, F, V, F. c) F, F, V, V, F, V d) F, V, F, F, V, V.

3 - Q197775 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Sexologia Forense; ) No estudo da Sexologia forense, marque a nica alternativa incorreta. a) A presena de smen na vagina de mulher com hmen complacente elemento pericial suficiente para comprovar a conjuno carnal. b) Manter conjuno carnal com uma virgem de dezenove anos de idade, mediante a promessa de casamento, penalmente irrelevante. c) Ter relaes sexuais com portador de enfermidade ou deficincia mental considerado estupro de vulnervel. d) Praticar ato libidinoso com adolescente de quinze anos de idade, por meio de violncia ou grave ameaa, tipificado como crime de estupro. e) Chama-se de entalhes as reentrncias simtricas da borda livre do hmen, que avanam a pique e atingem sua borda de insero ATENO: Esta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.")

e) F, V, V, V, V, F

5 - Q197777 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Balstica; ) Diante das duas afirmaes: 1) A flecha com ponta metlica e haste de madeira tende a ter maior estabilidade em atingir o alvo do que um projtil de arma de fogo no-raiada e 2) O centro de presso prximo ponta e ao centro de massa junto base favorecem maior estabilidade do projtil na trajetria, responda: a) As duas afirmaes so falsas. b) As duas afirmaes so verdadeiras. c) A primeira verdadeira e a segunda falsa. d) A primeira verdadeira e a segunda justifica a primeir e) As duas afirmaes so verdadeiras, porm a segunda no justifica a primeira 6 - Q197778 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) As chamadas natural, herbal ou legal highs pertencem a uma nova gerao de drogas fabricadas em laboratrio a partir de substncias sintticas que reproduzem os efeitos de maconha, cocana, ecstasy e LSD, mas que no contm nenhum componente proibido pela legislao. Os seus usurios j compram e utilizam estas substncias psicoativas sem infringir a lei, uma vez que seus princpios ativos so substitudos por compostos sintticos lcitos e, posteriormente, misturados a ervas naturais. Sobre as toxicomanias e legislao atual sobre drogas, marque a alternativa correta. a) O usurio s poder ser apenado pelo cumprimento de medidas educativas, independentemente de recusa ou reincidncia. b) permitido ao usurio oferecer droga pessoa de seu relacionamento para juntos a consumirem, em carter eventual e sem objetivo de lucro.

4 - Q197776 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) Com relao s granadas, artefatos blicos de arremesso, que atualmente vm sendo utilizadas pelos traficantes cariocas, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) ao lado de cada uma das afirmativas abaixo e determine qual a sequncia correta. ( ) Possuem trajetria retilnea, sua forma pode ser esfrica, cilndrica ou oval, so munidas de espoleta e dotadas de carga interior varivel segundo sua aplicao. ( ) Podem ser lanadas com a mo ou com o auxlio de uma arma de fogo e detonam por tempo ou percusso. ( ) As ofensivas atuam basicamente pelo estilhaamento ou fragmentao do invlucro.

( ) As defensivas agem principalmente pela onda explosiva,

c) O mdico que prescreve ou ministra, culposamente, drogas ao seu paciente em doses excessivas ou em desacordo com norma legal ou regulamentar comete apenas infrao penal. d) O dependente qumico sempre ser considerado inimputvel se no momento do delito era inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse juzo. e) Assim como as legal highs, os solventes inalantes so substncias psicolpticas lcitas.

. Analise os itens abaixo e marque a opo correta: 1- A metalizao refere-se imantao de metais produzida pela corrente eltrica, que desaparece aps 24 horas. 2- A morte pela corrente eltrica de alta voltagem decorre do aumento da temperatura cerebral e parada respiratria central. 3- A morte tardia por eletroplesso ocorre por depresso do centro respiratrio e parada respiratria perifrica. 4- As leses da fulgurao so profundas e com destruio da derme, formando escaras secas. a) Todas as frases esto corretas.

7 - Q197779 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Traumatologia; ) No caso de encontro de cadver, o exame de perinecroscopia esclareceu a presena de uma ferida perfuro-contusa e transfixante do crnio, motivada por tiro encostado na regio temporal direita. Diante das assertivas abaixo, assinalar aquela que no deixa dvida quanto possibilidade de suicdio: a) O disparo ter sido efetuado com arma apoiada ou encostada. b) A observao da arma de fogo prxima do cadver. c) A existncia de gotas de sangue com aspecto radiado. d) A presena de gotculas de sangue de forma alongada na mo da vtima. e) A ausncia de leses de defesa e ocorrncia de um s disparo. 8 - Q197780 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Sexologia Forense; ) Uma mulher foi submetida a coito anal mediante violncia e, aps a feitura do registro de ocorrncia na Delegacia Policial, recebeu guia policial para realizao de exame pericial no IML. No que pertinente ao aludido exame est incorreta a assertiva: a) No exame efetuado a pericianda pode ser colocada em atitude genupeitoral ou em decbito lateral b) O exame positivo pode denotar equimose, rgade, escoriao, edema, sangue, esperma e exulcerao. c) Este coito reiterativo pode evidenciar leso cicatricial de forma triangular com base na margem do nus. d) No h diagnstico de coito anal pela fosfatase cida e glicoprotena P30 no suspeito vasectomizado. e) Dever ser recolhido material para comprovar a presena de espermatozide atravs de exame laboratorial.

b) Apenas as frases 1 e 3 esto corretas c) Apenas a frase 4 est incorreta. d) Apenas a frase 2 est correta. e) Todas as afirmativas esto incorretas. 10 - Q197782 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / TANATOLOGIA; ) Em relao s exumaes administrativas e suas indicaes, correto afirmar que so realizadas para 1- verificar particularidades que possam elucidar circunstncias da morte. 2- o translado de ossos para o ossrio ou columbrio. 3- mudana de local de inumao. 4- verificao da causa de morte. 5- verificao de identidade de cadver. a) Todas as assertivas esto corretas. b) Apenas uma assertiva est correta. c) Apenas duas assertivas esto corretas d) Apenas trs assertivas esto corretas. e) Todas as assertivas esto incorretas.

GABARITOS: 1-D 2-A 3-E D 9 - D 10 - C 4-D 5-C 6-D 7-D 8-

1 - Q197773 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Percia; ) 9 - Q197781 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal )

Sobre o exame de corpo de delito e outras percias, correto afirmar que: a) o laudo pericial ser elaborado no prazo de 10 dias, podendo ser prorrogado no mximo para 30 dias, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos. b) sero realizados por dois peritos oficiais, portadores de diploma de curso superior, designados pela Autoridade competente. c) sero realizados por mais de um perito oficial em caso de percia complexa que abranja mais de uma rea de conhecimento especializado, com escusa de indicao de outro assistente tcnico pela parte d) o Ministrio Pblico, o assistente de acusao, o ofendido, o querelante e o acusado tero permisso para formular quesitos e indicar assistente tcnico. e) os assistentes tcnicos indicados pelas partes podero realizar pareceres em prazo fixado pelo juiz, mas no ser admitida sua inquirio em audincia do mesmo modo que os peritos. 2 - Q197774 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) Durante operao policial na favela do Barbante, em Campo Grande, foi encontrado um crnio humano incompleto que apresentava em anlise preliminar: 1- suturas cranianas bem visveis; 2- fronte verticalizada; 3- glabela curva; 4- margens supra-orbitrias finas; 5- orifcio em tronco de cone com o bisel voltado para a face externa do osso frontal; 6- processos mastideos pouco volumosos; 7- ausncia de crista na nuca; 8- cndilos occipitais curtos e largos. Assinale a opo que aponta o diagnstico pericial. a) Mulher jovem com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. b) Homem adulto com uma leso de entrada de projtil de arma de fogo no osso frontal. c) Mulher adulta com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. d) Homem jovem com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. e) Mulher idosa com uma leso de entrada de projtil de arma de fogo no osso frontal.

a) A presena de smen na vagina de mulher com hmen complacente elemento pericial suficiente para comprovar a conjuno carnal. b) Manter conjuno carnal com uma virgem de dezenove anos de idade, mediante a promessa de casamento, penalmente irrelevante. c) Ter relaes sexuais com portador de enfermidade ou deficincia mental considerado estupro de vulnervel. d) Praticar ato libidinoso com adolescente de quinze anos de idade, por meio de violncia ou grave ameaa, tipificado como crime de estupro. e) Chama-se de entalhes as reentrncias simtricas da borda livre do hmen, que avanam a pique e atingem sua borda de insero ATENO: Esta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.")

4 - Q197776 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) Com relao s granadas, artefatos blicos de arremesso, que atualmente vm sendo utilizadas pelos traficantes cariocas, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) ao lado de cada uma das afirmativas abaixo e determine qual a sequncia correta. ( ) Possuem trajetria retilnea, sua forma pode ser esfrica, cilndrica ou oval, so munidas de espoleta e dotadas de carga interior varivel segundo sua aplicao. ( ) Podem ser lanadas com a mo ou com o auxlio de uma arma de fogo e detonam por tempo ou percusso. ( ) As ofensivas atuam basicamente pelo estilhaamento ou fragmentao do invlucro.

( ) As defensivas agem principalmente pela onda explosiva, resultante da detonao da carga de arrebentamento. ( ) As especiais contm um agente qumico que produz um efeito txico ou irritante, cortinas de fumaa, aes incendirias e luminosas ou qualquer combinao das mesmas. ( ) Seus efeitos lesivos mecnicos dependem da sua carga e mecanismo de ao. a) V, F, V, V, V, F b) V, V, F, F, V, F. c) F, F, V, V, F, V d) F, V, F, F, V, V.

3 - Q197775 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Sexologia Forense; ) No estudo da Sexologia forense, marque a nica alternativa incorreta.

e) F, V, V, V, V, F

5 - Q197777 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Balstica; )

Diante das duas afirmaes: 1) A flecha com ponta metlica e haste de madeira tende a ter maior estabilidade em atingir o alvo do que um projtil de arma de fogo no-raiada e 2) O centro de presso prximo ponta e ao centro de massa junto base favorecem maior estabilidade do projtil na trajetria, responda: a) As duas afirmaes so falsas. b) As duas afirmaes so verdadeiras. c) A primeira verdadeira e a segunda falsa. d) A primeira verdadeira e a segunda justifica a primeir e) As duas afirmaes so verdadeiras, porm a segunda no justifica a primeira 6 - Q197778 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) As chamadas natural, herbal ou legal highs pertencem a uma nova gerao de drogas fabricadas em laboratrio a partir de substncias sintticas que reproduzem os efeitos de maconha, cocana, ecstasy e LSD, mas que no contm nenhum componente proibido pela legislao. Os seus usurios j compram e utilizam estas substncias psicoativas sem infringir a lei, uma vez que seus princpios ativos so substitudos por compostos sintticos lcitos e, posteriormente, misturados a ervas naturais. Sobre as toxicomanias e legislao atual sobre drogas, marque a alternativa correta. a) O usurio s poder ser apenado pelo cumprimento de medidas educativas, independentemente de recusa ou reincidncia. b) permitido ao usurio oferecer droga pessoa de seu relacionamento para juntos a consumirem, em carter eventual e sem objetivo de lucro. c) O mdico que prescreve ou ministra, culposamente, drogas ao seu paciente em doses excessivas ou em desacordo com norma legal ou regulamentar comete apenas infrao penal. d) O dependente qumico sempre ser considerado inimputvel se no momento do delito era inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse juzo. e) Assim como as legal highs, os solventes inalantes so substncias psicolpticas lcitas.

a) O disparo ter sido efetuado com arma apoiada ou encostada. b) A observao da arma de fogo prxima do cadver. c) A existncia de gotas de sangue com aspecto radiado. d) A presena de gotculas de sangue de forma alongada na mo da vtima. e) A ausncia de leses de defesa e ocorrncia de um s disparo. 8 - Q197780 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Sexologia Forense; ) Uma mulher foi submetida a coito anal mediante violncia e, aps a feitura do registro de ocorrncia na Delegacia Policial, recebeu guia policial para realizao de exame pericial no IML. No que pertinente ao aludido exame est incorreta a assertiva: a) No exame efetuado a pericianda pode ser colocada em atitude genupeitoral ou em decbito lateral b) O exame positivo pode denotar equimose, rgade, escoriao, edema, sangue, esperma e exulcerao. c) Este coito reiterativo pode evidenciar leso cicatricial de forma triangular com base na margem do nus. d) No h diagnstico de coito anal pela fosfatase cida e glicoprotena P30 no suspeito vasectomizado. e) Dever ser recolhido material para comprovar a presena de espermatozide atravs de exame laboratorial.

9 - Q197781 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) . Analise os itens abaixo e marque a opo correta: 1- A metalizao refere-se imantao de metais produzida pela corrente eltrica, que desaparece aps 24 horas. 2- A morte pela corrente eltrica de alta voltagem decorre do aumento da temperatura cerebral e parada respiratria central. 3- A morte tardia por eletroplesso ocorre por depresso do centro respiratrio e parada respiratria perifrica. 4- As leses da fulgurao so profundas e com destruio da derme, formando escaras secas.

7 - Q197779 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Traumatologia; ) No caso de encontro de cadver, o exame de perinecroscopia esclareceu a presena de uma ferida perfuro-contusa e transfixante do crnio, motivada por tiro encostado na regio temporal direita. Diante das assertivas abaixo, assinalar aquela que no deixa dvida quanto possibilidade de suicdio:

a) Todas as frases esto corretas. b) Apenas as frases 1 e 3 esto corretas c) Apenas a frase 4 est incorreta. d) Apenas a frase 2 est correta. e) Todas as afirmativas esto incorretas.

10 - Q197782 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / TANATOLOGIA; ) Em relao s exumaes administrativas e suas indicaes, correto afirmar que so realizadas para 1- verificar particularidades que possam elucidar circunstncias da morte. 2- o translado de ossos para o ossrio ou columbrio. 3- mudana de local de inumao. 4- verificao da causa de morte. 5- verificao de identidade de cadver. a) Todas as assertivas esto corretas. b) Apenas uma assertiva est correta. c) Apenas duas assertivas esto corretas d) Apenas trs assertivas esto corretas. e) Todas as assertivas esto incorretas.

Durante operao policial na favela do Barbante, em Campo Grande, foi encontrado um crnio humano incompleto que apresentava em anlise preliminar: 1- suturas cranianas bem visveis; 2- fronte verticalizada; 3- glabela curva; 4- margens supra-orbitrias finas; 5- orifcio em tronco de cone com o bisel voltado para a face externa do osso frontal; 6- processos mastideos pouco volumosos; 7- ausncia de crista na nuca; 8- cndilos occipitais curtos e largos. Assinale a opo que aponta o diagnstico pericial. a) Mulher jovem com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. b) Homem adulto com uma leso de entrada de projtil de arma de fogo no osso frontal. c) Mulher adulta com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. d) Homem jovem com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. e) Mulher idosa com uma leso de entrada de projtil de arma de fogo no osso frontal.

GABARITOS: 1-D 2-A 3-E D 9 - D 10 - C 4-D 5-C 6-D 7-D 83 - Q197775 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Sexologia Forense; ) No estudo da Sexologia forense, marque a nica alternativa incorreta. a) A presena de smen na vagina de mulher com hmen complacente elemento pericial suficiente para comprovar a conjuno carnal. b) Manter conjuno carnal com uma virgem de dezenove anos de idade, mediante a promessa de casamento, penalmente irrelevante. c) Ter relaes sexuais com portador de enfermidade ou deficincia mental considerado estupro de vulnervel. d) Praticar ato libidinoso com adolescente de quinze anos de idade, por meio de violncia ou grave ameaa, tipificado como crime de estupro. e) Chama-se de entalhes as reentrncias simtricas da borda livre do hmen, que avanam a pique e atingem sua borda de insero ATENO: Esta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.")

1 - Q197773 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Percia; ) Sobre o exame de corpo de delito e outras percias, correto afirmar que: a) o laudo pericial ser elaborado no prazo de 10 dias, podendo ser prorrogado no mximo para 30 dias, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos. b) sero realizados por dois peritos oficiais, portadores de diploma de curso superior, designados pela Autoridade competente. c) sero realizados por mais de um perito oficial em caso de percia complexa que abranja mais de uma rea de conhecimento especializado, com escusa de indicao de outro assistente tcnico pela parte d) o Ministrio Pblico, o assistente de acusao, o ofendido, o querelante e o acusado tero permisso para formular quesitos e indicar assistente tcnico. e) os assistentes tcnicos indicados pelas partes podero realizar pareceres em prazo fixado pelo juiz, mas no ser admitida sua inquirio em audincia do mesmo modo que os peritos. 2 - Q197774 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal )

4 - Q197776 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) Com relao s granadas, artefatos blicos de arremesso, que atualmente vm sendo utilizadas pelos traficantes cariocas, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) ao lado de

cada uma das afirmativas abaixo e determine qual a sequncia correta. ( ) Possuem trajetria retilnea, sua forma pode ser esfrica, cilndrica ou oval, so munidas de espoleta e dotadas de carga interior varivel segundo sua aplicao. ( ) Podem ser lanadas com a mo ou com o auxlio de uma arma de fogo e detonam por tempo ou percusso. ( ) As ofensivas atuam basicamente pelo estilhaamento ou fragmentao do invlucro.

substitudos por compostos sintticos lcitos e, posteriormente, misturados a ervas naturais. Sobre as toxicomanias e legislao atual sobre drogas, marque a alternativa correta. a) O usurio s poder ser apenado pelo cumprimento de medidas educativas, independentemente de recusa ou reincidncia. b) permitido ao usurio oferecer droga pessoa de seu relacionamento para juntos a consumirem, em carter eventual e sem objetivo de lucro. c) O mdico que prescreve ou ministra, culposamente, drogas ao seu paciente em doses excessivas ou em desacordo com norma legal ou regulamentar comete apenas infrao penal. d) O dependente qumico sempre ser considerado inimputvel se no momento do delito era inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse juzo. e) Assim como as legal highs, os solventes inalantes so substncias psicolpticas lcitas.

( ) As defensivas agem principalmente pela onda explosiva, resultante da detonao da carga de arrebentamento. ( ) As especiais contm um agente qumico que produz um efeito txico ou irritante, cortinas de fumaa, aes incendirias e luminosas ou qualquer combinao das mesmas. ( ) Seus efeitos lesivos mecnicos dependem da sua carga e mecanismo de ao. a) V, F, V, V, V, F b) V, V, F, F, V, F. c) F, F, V, V, F, V d) F, V, F, F, V, V. e) F, V, V, V, V, F

7 - Q197779 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Traumatologia; ) No caso de encontro de cadver, o exame de perinecroscopia esclareceu a presena de uma ferida perfuro-contusa e transfixante do crnio, motivada por tiro encostado na regio temporal direita. Diante das assertivas abaixo, assinalar aquela que no deixa dvida quanto possibilidade de suicdio: a) O disparo ter sido efetuado com arma apoiada ou encostada. b) A observao da arma de fogo prxima do cadver. c) A existncia de gotas de sangue com aspecto radiado. d) A presena de gotculas de sangue de forma alongada na mo da vtima. e) A ausncia de leses de defesa e ocorrncia de um s disparo. 8 - Q197780 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Sexologia Forense; ) Uma mulher foi submetida a coito anal mediante violncia e, aps a feitura do registro de ocorrncia na Delegacia Policial, recebeu guia policial para realizao de exame pericial no IML. No que pertinente ao aludido exame est incorreta a assertiva: a) No exame efetuado a pericianda pode ser colocada em atitude genupeitoral ou em decbito lateral b) O exame positivo pode denotar equimose, rgade, escoriao, edema, sangue, esperma e exulcerao.

5 - Q197777 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Balstica; ) Diante das duas afirmaes: 1) A flecha com ponta metlica e haste de madeira tende a ter maior estabilidade em atingir o alvo do que um projtil de arma de fogo no-raiada e 2) O centro de presso prximo ponta e ao centro de massa junto base favorecem maior estabilidade do projtil na trajetria, responda: a) As duas afirmaes so falsas. b) As duas afirmaes so verdadeiras. c) A primeira verdadeira e a segunda falsa. d) A primeira verdadeira e a segunda justifica a primeir e) As duas afirmaes so verdadeiras, porm a segunda no justifica a primeira 6 - Q197778 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) As chamadas natural, herbal ou legal highs pertencem a uma nova gerao de drogas fabricadas em laboratrio a partir de substncias sintticas que reproduzem os efeitos de maconha, cocana, ecstasy e LSD, mas que no contm nenhum componente proibido pela legislao. Os seus usurios j compram e utilizam estas substncias psicoativas sem infringir a lei, uma vez que seus princpios ativos so

c) Este coito reiterativo pode evidenciar leso cicatricial de forma triangular com base na margem do nus. d) No h diagnstico de coito anal pela fosfatase cida e glicoprotena P30 no suspeito vasectomizado. e) Dever ser recolhido material para comprovar a presena de espermatozide atravs de exame laboratorial.

GABARITOS: 1-D 2-A 3-E D 9 - D 10 - C 4-D 5-C 6-D 7-D 8-

1 - Q197773 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Percia; ) 9 - Q197781 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) . Analise os itens abaixo e marque a opo correta: 1- A metalizao refere-se imantao de metais produzida pela corrente eltrica, que desaparece aps 24 horas. 2- A morte pela corrente eltrica de alta voltagem decorre do aumento da temperatura cerebral e parada respiratria central. 3- A morte tardia por eletroplesso ocorre por depresso do centro respiratrio e parada respiratria perifrica. 4- As leses da fulgurao so profundas e com destruio da derme, formando escaras secas. a) Todas as frases esto corretas. b) Apenas as frases 1 e 3 esto corretas c) Apenas a frase 4 est incorreta. d) Apenas a frase 2 est correta. e) Todas as afirmativas esto incorretas. 10 - Q197782 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / TANATOLOGIA; ) Em relao s exumaes administrativas e suas indicaes, correto afirmar que so realizadas para 1- verificar particularidades que possam elucidar circunstncias da morte. 2- o translado de ossos para o ossrio ou columbrio. 3- mudana de local de inumao. 4- verificao da causa de morte. 5- verificao de identidade de cadver. a) Todas as assertivas esto corretas. b) Apenas uma assertiva est correta. c) Apenas duas assertivas esto corretas d) Apenas trs assertivas esto corretas. e) Todas as assertivas esto incorretas. 2 - Q197774 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) Durante operao policial na favela do Barbante, em Campo Grande, foi encontrado um crnio humano incompleto que apresentava em anlise preliminar: 1- suturas cranianas bem visveis; 2- fronte verticalizada; 3- glabela curva; 4- margens supra-orbitrias finas; 5- orifcio em tronco de cone com o bisel voltado para a face externa do osso frontal; 6- processos mastideos pouco volumosos; 7- ausncia de crista na nuca; 8- cndilos occipitais curtos e largos. Assinale a opo que aponta o diagnstico pericial. a) Mulher jovem com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. b) Homem adulto com uma leso de entrada de projtil de arma de fogo no osso frontal. c) Mulher adulta com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. a) o laudo pericial ser elaborado no prazo de 10 dias, podendo ser prorrogado no mximo para 30 dias, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos. b) sero realizados por dois peritos oficiais, portadores de diploma de curso superior, designados pela Autoridade competente. c) sero realizados por mais de um perito oficial em caso de percia complexa que abranja mais de uma rea de conhecimento especializado, com escusa de indicao de outro assistente tcnico pela parte d) o Ministrio Pblico, o assistente de acusao, o ofendido, o querelante e o acusado tero permisso para formular quesitos e indicar assistente tcnico. e) os assistentes tcnicos indicados pelas partes podero realizar pareceres em prazo fixado pelo juiz, mas no ser admitida sua inquirio em audincia do mesmo modo que os peritos. Sobre o exame de corpo de delito e outras percias, correto afirmar que:

d) Homem jovem com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. e) Mulher idosa com uma leso de entrada de projtil de arma de fogo no osso frontal.

b) V, V, F, F, V, F. c) F, F, V, V, F, V d) F, V, F, F, V, V. e) F, V, V, V, V, F

3 - Q197775 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Sexologia Forense; ) No estudo da Sexologia forense, marque a nica alternativa incorreta. a) A presena de smen na vagina de mulher com hmen complacente elemento pericial suficiente para comprovar a conjuno carnal. b) Manter conjuno carnal com uma virgem de dezenove anos de idade, mediante a promessa de casamento, penalmente irrelevante. c) Ter relaes sexuais com portador de enfermidade ou deficincia mental considerado estupro de vulnervel. d) Praticar ato libidinoso com adolescente de quinze anos de idade, por meio de violncia ou grave ameaa, tipificado como crime de estupro. e) Chama-se de entalhes as reentrncias simtricas da borda livre do hmen, que avanam a pique e atingem sua borda de insero ATENO: Esta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.") 5 - Q197777 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Balstica; ) Diante das duas afirmaes: 1) A flecha com ponta metlica e haste de madeira tende a ter maior estabilidade em atingir o alvo do que um projtil de arma de fogo no-raiada e 2) O centro de presso prximo ponta e ao centro de massa junto base favorecem maior estabilidade do projtil na trajetria, responda: a) As duas afirmaes so falsas. b) As duas afirmaes so verdadeiras. c) A primeira verdadeira e a segunda falsa. d) A primeira verdadeira e a segunda justifica a primeir e) As duas afirmaes so verdadeiras, porm a segunda no justifica a primeira 6 - Q197778 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) As chamadas natural, herbal ou legal highs pertencem a uma nova gerao de drogas fabricadas em laboratrio a partir de substncias sintticas que reproduzem os efeitos de maconha, cocana, ecstasy e LSD, mas que no contm nenhum componente proibido pela legislao. Os seus usurios j compram e utilizam estas substncias psicoativas sem infringir a lei, uma vez que seus princpios ativos so substitudos por compostos sintticos lcitos e, posteriormente, misturados a ervas naturais. Sobre as toxicomanias e legislao atual sobre drogas, marque a alternativa correta. a) O usurio s poder ser apenado pelo cumprimento de medidas educativas, independentemente de recusa ou reincidncia. b) permitido ao usurio oferecer droga pessoa de seu relacionamento para juntos a consumirem, em carter eventual e sem objetivo de lucro. c) O mdico que prescreve ou ministra, culposamente, drogas ao seu paciente em doses excessivas ou em desacordo com norma legal ou regulamentar comete apenas infrao penal. d) O dependente qumico sempre ser considerado inimputvel se no momento do delito era inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse juzo. e) Assim como as legal highs, os solventes inalantes so substncias psicolpticas lcitas.

4 - Q197776 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) Com relao s granadas, artefatos blicos de arremesso, que atualmente vm sendo utilizadas pelos traficantes cariocas, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) ao lado de cada uma das afirmativas abaixo e determine qual a sequncia correta. ( ) Possuem trajetria retilnea, sua forma pode ser esfrica, cilndrica ou oval, so munidas de espoleta e dotadas de carga interior varivel segundo sua aplicao. ( ) Podem ser lanadas com a mo ou com o auxlio de uma arma de fogo e detonam por tempo ou percusso. ( ) As ofensivas atuam basicamente pelo estilhaamento ou fragmentao do invlucro.

( ) As defensivas agem principalmente pela onda explosiva, resultante da detonao da carga de arrebentamento. ( ) As especiais contm um agente qumico que produz um efeito txico ou irritante, cortinas de fumaa, aes incendirias e luminosas ou qualquer combinao das mesmas. ( ) Seus efeitos lesivos mecnicos dependem da sua carga e mecanismo de ao. a) V, F, V, V, V, F

4- As leses da fulgurao so profundas e com destruio da derme, formando escaras secas. 7 - Q197779 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Traumatologia; ) No caso de encontro de cadver, o exame de perinecroscopia esclareceu a presena de uma ferida perfuro-contusa e transfixante do crnio, motivada por tiro encostado na regio temporal direita. Diante das assertivas abaixo, assinalar aquela que no deixa dvida quanto possibilidade de suicdio: a) O disparo ter sido efetuado com arma apoiada ou encostada. b) A observao da arma de fogo prxima do cadver. c) A existncia de gotas de sangue com aspecto radiado. d) A presena de gotculas de sangue de forma alongada na mo da vtima. e) A ausncia de leses de defesa e ocorrncia de um s disparo. 8 - Q197780 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Sexologia Forense; ) Uma mulher foi submetida a coito anal mediante violncia e, aps a feitura do registro de ocorrncia na Delegacia Policial, recebeu guia policial para realizao de exame pericial no IML. No que pertinente ao aludido exame est incorreta a assertiva: a) No exame efetuado a pericianda pode ser colocada em atitude genupeitoral ou em decbito lateral b) O exame positivo pode denotar equimose, rgade, escoriao, edema, sangue, esperma e exulcerao. c) Este coito reiterativo pode evidenciar leso cicatricial de forma triangular com base na margem do nus. d) No h diagnstico de coito anal pela fosfatase cida e glicoprotena P30 no suspeito vasectomizado. GABARITOS: e) Dever ser recolhido material para comprovar a presena de espermatozide atravs de exame laboratorial. 1-D 2-A 3-E D 9 - D 10 - C 4-D 5-C 6-D 7-D 8a) Todas as frases esto corretas. b) Apenas as frases 1 e 3 esto corretas c) Apenas a frase 4 est incorreta. d) Apenas a frase 2 est correta. e) Todas as afirmativas esto incorretas. 10 - Q197782 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / TANATOLOGIA; ) Em relao s exumaes administrativas e suas indicaes, correto afirmar que so realizadas para 1- verificar particularidades que possam elucidar circunstncias da morte. 2- o translado de ossos para o ossrio ou columbrio. 3- mudana de local de inumao. 4- verificao da causa de morte. 5- verificao de identidade de cadver. a) Todas as assertivas esto corretas. b) Apenas uma assertiva est correta. c) Apenas duas assertivas esto corretas d) Apenas trs assertivas esto corretas. e) Todas as assertivas esto incorretas.

9 - Q197781 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) . Analise os itens abaixo e marque a opo correta: 1- A metalizao refere-se imantao de metais produzida pela corrente eltrica, que desaparece aps 24 horas. 2- A morte pela corrente eltrica de alta voltagem decorre do aumento da temperatura cerebral e parada respiratria central. 3- A morte tardia por eletroplesso ocorre por depresso do centro respiratrio e parada respiratria perifrica.

1 - Q197773 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Percia; ) Sobre o exame de corpo de delito e outras percias, correto afirmar que: a) o laudo pericial ser elaborado no prazo de 10 dias, podendo ser prorrogado no mximo para 30 dias, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos. b) sero realizados por dois peritos oficiais, portadores de diploma de curso superior, designados pela Autoridade competente. c) sero realizados por mais de um perito oficial em caso de percia complexa que abranja mais de uma rea de

conhecimento especializado, com escusa de indicao de outro assistente tcnico pela parte d) o Ministrio Pblico, o assistente de acusao, o ofendido, o querelante e o acusado tero permisso para formular quesitos e indicar assistente tcnico. e) os assistentes tcnicos indicados pelas partes podero realizar pareceres em prazo fixado pelo juiz, mas no ser admitida sua inquirio em audincia do mesmo modo que os peritos. 2 - Q197774 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) Durante operao policial na favela do Barbante, em Campo Grande, foi encontrado um crnio humano incompleto que apresentava em anlise preliminar: 1- suturas cranianas bem visveis; 2- fronte verticalizada; 3- glabela curva; 4- margens supra-orbitrias finas; 5- orifcio em tronco de cone com o bisel voltado para a face externa do osso frontal; 6- processos mastideos pouco volumosos; 7- ausncia de crista na nuca; 8- cndilos occipitais curtos e largos. Assinale a opo que aponta o diagnstico pericial. a) Mulher jovem com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. b) Homem adulto com uma leso de entrada de projtil de arma de fogo no osso frontal. c) Mulher adulta com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. d) Homem jovem com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. e) Mulher idosa com uma leso de entrada de projtil de arma de fogo no osso frontal.

d) Praticar ato libidinoso com adolescente de quinze anos de idade, por meio de violncia ou grave ameaa, tipificado como crime de estupro. e) Chama-se de entalhes as reentrncias simtricas da borda livre do hmen, que avanam a pique e atingem sua borda de insero ATENO: Esta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.")

4 - Q197776 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) Com relao s granadas, artefatos blicos de arremesso, que atualmente vm sendo utilizadas pelos traficantes cariocas, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) ao lado de cada uma das afirmativas abaixo e determine qual a sequncia correta. ( ) Possuem trajetria retilnea, sua forma pode ser esfrica, cilndrica ou oval, so munidas de espoleta e dotadas de carga interior varivel segundo sua aplicao. ( ) Podem ser lanadas com a mo ou com o auxlio de uma arma de fogo e detonam por tempo ou percusso. ( ) As ofensivas atuam basicamente pelo estilhaamento ou fragmentao do invlucro.

( ) As defensivas agem principalmente pela onda explosiva, resultante da detonao da carga de arrebentamento. ( ) As especiais contm um agente qumico que produz um efeito txico ou irritante, cortinas de fumaa, aes incendirias e luminosas ou qualquer combinao das mesmas. ( ) Seus efeitos lesivos mecnicos dependem da sua carga e mecanismo de ao. a) V, F, V, V, V, F b) V, V, F, F, V, F. c) F, F, V, V, F, V d) F, V, F, F, V, V. e) F, V, V, V, V, F

3 - Q197775 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Sexologia Forense; ) No estudo da Sexologia forense, marque a nica alternativa incorreta. a) A presena de smen na vagina de mulher com hmen complacente elemento pericial suficiente para comprovar a conjuno carnal. b) Manter conjuno carnal com uma virgem de dezenove anos de idade, mediante a promessa de casamento, penalmente irrelevante. c) Ter relaes sexuais com portador de enfermidade ou deficincia mental considerado estupro de vulnervel.

5 - Q197777 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Balstica; ) Diante das duas afirmaes: 1) A flecha com ponta metlica e haste de madeira tende a ter maior estabilidade em atingir o alvo do que um projtil de arma de fogo no-raiada e 2) O centro de presso prximo ponta e ao centro de massa junto base favorecem maior estabilidade do projtil na trajetria, responda: a) As duas afirmaes so falsas. b) As duas afirmaes so verdadeiras.

c) A primeira verdadeira e a segunda falsa. d) A primeira verdadeira e a segunda justifica a primeir e) As duas afirmaes so verdadeiras, porm a segunda no justifica a primeira 6 - Q197778 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) As chamadas natural, herbal ou legal highs pertencem a uma nova gerao de drogas fabricadas em laboratrio a partir de substncias sintticas que reproduzem os efeitos de maconha, cocana, ecstasy e LSD, mas que no contm nenhum componente proibido pela legislao. Os seus usurios j compram e utilizam estas substncias psicoativas sem infringir a lei, uma vez que seus princpios ativos so substitudos por compostos sintticos lcitos e, posteriormente, misturados a ervas naturais. Sobre as toxicomanias e legislao atual sobre drogas, marque a alternativa correta. a) O usurio s poder ser apenado pelo cumprimento de medidas educativas, independentemente de recusa ou reincidncia. b) permitido ao usurio oferecer droga pessoa de seu relacionamento para juntos a consumirem, em carter eventual e sem objetivo de lucro. c) O mdico que prescreve ou ministra, culposamente, drogas ao seu paciente em doses excessivas ou em desacordo com norma legal ou regulamentar comete apenas infrao penal. d) O dependente qumico sempre ser considerado inimputvel se no momento do delito era inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse juzo. e) Assim como as legal highs, os solventes inalantes so substncias psicolpticas lcitas. 9 - Q197781 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) . Analise os itens abaixo e marque a opo correta: 1- A metalizao refere-se imantao de metais produzida pela corrente eltrica, que desaparece aps 24 horas. 2- A morte pela corrente eltrica de alta voltagem decorre do aumento da temperatura cerebral e parada respiratria central. 3- A morte tardia por eletroplesso ocorre por depresso do centro respiratrio e parada respiratria perifrica. 4- As leses da fulgurao so profundas e com destruio da derme, formando escaras secas. 7 - Q197779 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Traumatologia; ) No caso de encontro de cadver, o exame de perinecroscopia esclareceu a presena de uma ferida perfuro-contusa e transfixante do crnio, motivada por tiro encostado na regio temporal direita. Diante das assertivas abaixo, assinalar aquela que no deixa dvida quanto possibilidade de suicdio: a) O disparo ter sido efetuado com arma apoiada ou encostada. b) A observao da arma de fogo prxima do cadver. c) A existncia de gotas de sangue com aspecto radiado. d) A presena de gotculas de sangue de forma alongada na mo da vtima. e) A ausncia de leses de defesa e ocorrncia de um s disparo. a) Todas as frases esto corretas. b) Apenas as frases 1 e 3 esto corretas c) Apenas a frase 4 est incorreta. d) Apenas a frase 2 est correta. e) Todas as afirmativas esto incorretas. 10 - Q197782 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / TANATOLOGIA; ) Em relao s exumaes administrativas e suas indicaes, correto afirmar que so realizadas para 1- verificar particularidades que possam elucidar circunstncias da morte. 2- o translado de ossos para o ossrio ou columbrio. 8 - Q197780 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Sexologia Forense; ) Uma mulher foi submetida a coito anal mediante violncia e, aps a feitura do registro de ocorrncia na Delegacia Policial, recebeu guia policial para realizao de exame pericial no IML. No que pertinente ao aludido exame est incorreta a assertiva: a) No exame efetuado a pericianda pode ser colocada em atitude genupeitoral ou em decbito lateral b) O exame positivo pode denotar equimose, rgade, escoriao, edema, sangue, esperma e exulcerao. c) Este coito reiterativo pode evidenciar leso cicatricial de forma triangular com base na margem do nus. d) No h diagnstico de coito anal pela fosfatase cida e glicoprotena P30 no suspeito vasectomizado. e) Dever ser recolhido material para comprovar a presena de espermatozide atravs de exame laboratorial.

3- mudana de local de inumao. 4- verificao da causa de morte. 5- verificao de identidade de cadver. a) Todas as assertivas esto corretas. b) Apenas uma assertiva est correta. c) Apenas duas assertivas esto corretas d) Apenas trs assertivas esto corretas. e) Todas as assertivas esto incorretas.

6- processos mastideos pouco volumosos; 7- ausncia de crista na nuca; 8- cndilos occipitais curtos e largos. Assinale a opo que aponta o diagnstico pericial. a) Mulher jovem com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. b) Homem adulto com uma leso de entrada de projtil de arma de fogo no osso frontal. c) Mulher adulta com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. d) Homem jovem com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. e) Mulher idosa com uma leso de entrada de projtil de arma de fogo no osso frontal.

GABARITOS: 1-D 2-A 3-E D 9 - D 10 - C 4-D 5-C 6-D 7-D 83 - Q197775 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Sexologia Forense; ) No estudo da Sexologia forense, marque a nica alternativa incorreta. a) A presena de smen na vagina de mulher com hmen complacente elemento pericial suficiente para comprovar a conjuno carnal. b) Manter conjuno carnal com uma virgem de dezenove anos de idade, mediante a promessa de casamento, penalmente irrelevante. c) Ter relaes sexuais com portador de enfermidade ou deficincia mental considerado estupro de vulnervel. d) Praticar ato libidinoso com adolescente de quinze anos de idade, por meio de violncia ou grave ameaa, tipificado como crime de estupro. e) Chama-se de entalhes as reentrncias simtricas da borda livre do hmen, que avanam a pique e atingem sua borda de insero ATENO: Esta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.")

1 - Q197773 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Percia; ) Sobre o exame de corpo de delito e outras percias, correto afirmar que: a) o laudo pericial ser elaborado no prazo de 10 dias, podendo ser prorrogado no mximo para 30 dias, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos. b) sero realizados por dois peritos oficiais, portadores de diploma de curso superior, designados pela Autoridade competente. c) sero realizados por mais de um perito oficial em caso de percia complexa que abranja mais de uma rea de conhecimento especializado, com escusa de indicao de outro assistente tcnico pela parte d) o Ministrio Pblico, o assistente de acusao, o ofendido, o querelante e o acusado tero permisso para formular quesitos e indicar assistente tcnico. e) os assistentes tcnicos indicados pelas partes podero realizar pareceres em prazo fixado pelo juiz, mas no ser admitida sua inquirio em audincia do mesmo modo que os peritos. 2 - Q197774 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) Durante operao policial na favela do Barbante, em Campo Grande, foi encontrado um crnio humano incompleto que apresentava em anlise preliminar: 1- suturas cranianas bem visveis; 2- fronte verticalizada; 3- glabela curva; 4- margens supra-orbitrias finas; 5- orifcio em tronco de cone com o bisel voltado para a face externa do osso frontal;

4 - Q197776 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) Com relao s granadas, artefatos blicos de arremesso, que atualmente vm sendo utilizadas pelos traficantes cariocas, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) ao lado de cada uma das afirmativas abaixo e determine qual a sequncia correta. ( ) Possuem trajetria retilnea, sua forma pode ser esfrica, cilndrica ou oval, so munidas de espoleta e dotadas de carga interior varivel segundo sua aplicao. ( ) Podem ser lanadas com a mo ou com o auxlio de uma arma de fogo e detonam por tempo ou percusso.

( ) As ofensivas atuam basicamente pelo estilhaamento ou fragmentao do invlucro.

b) permitido ao usurio oferecer droga pessoa de seu relacionamento para juntos a consumirem, em carter eventual e sem objetivo de lucro. c) O mdico que prescreve ou ministra, culposamente, drogas ao seu paciente em doses excessivas ou em desacordo com norma legal ou regulamentar comete apenas infrao penal. d) O dependente qumico sempre ser considerado inimputvel se no momento do delito era inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse juzo. e) Assim como as legal highs, os solventes inalantes so substncias psicolpticas lcitas.

( ) As defensivas agem principalmente pela onda explosiva, resultante da detonao da carga de arrebentamento. ( ) As especiais contm um agente qumico que produz um efeito txico ou irritante, cortinas de fumaa, aes incendirias e luminosas ou qualquer combinao das mesmas. ( ) Seus efeitos lesivos mecnicos dependem da sua carga e mecanismo de ao. a) V, F, V, V, V, F b) V, V, F, F, V, F. c) F, F, V, V, F, V d) F, V, F, F, V, V. e) F, V, V, V, V, F

7 - Q197779 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Traumatologia; ) No caso de encontro de cadver, o exame de perinecroscopia esclareceu a presena de uma ferida perfuro-contusa e transfixante do crnio, motivada por tiro encostado na regio temporal direita. Diante das assertivas abaixo, assinalar aquela que no deixa dvida quanto possibilidade de suicdio: a) O disparo ter sido efetuado com arma apoiada ou encostada. b) A observao da arma de fogo prxima do cadver. c) A existncia de gotas de sangue com aspecto radiado. d) A presena de gotculas de sangue de forma alongada na mo da vtima. e) A ausncia de leses de defesa e ocorrncia de um s disparo. 8 - Q197780 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Sexologia Forense; ) Uma mulher foi submetida a coito anal mediante violncia e, aps a feitura do registro de ocorrncia na Delegacia Policial, recebeu guia policial para realizao de exame pericial no IML. No que pertinente ao aludido exame est incorreta a assertiva: a) No exame efetuado a pericianda pode ser colocada em atitude genupeitoral ou em decbito lateral b) O exame positivo pode denotar equimose, rgade, escoriao, edema, sangue, esperma e exulcerao. c) Este coito reiterativo pode evidenciar leso cicatricial de forma triangular com base na margem do nus. d) No h diagnstico de coito anal pela fosfatase cida e glicoprotena P30 no suspeito vasectomizado. e) Dever ser recolhido material para comprovar a presena de espermatozide atravs de exame laboratorial.

5 - Q197777 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Balstica; ) Diante das duas afirmaes: 1) A flecha com ponta metlica e haste de madeira tende a ter maior estabilidade em atingir o alvo do que um projtil de arma de fogo no-raiada e 2) O centro de presso prximo ponta e ao centro de massa junto base favorecem maior estabilidade do projtil na trajetria, responda: a) As duas afirmaes so falsas. b) As duas afirmaes so verdadeiras. c) A primeira verdadeira e a segunda falsa. d) A primeira verdadeira e a segunda justifica a primeir e) As duas afirmaes so verdadeiras, porm a segunda no justifica a primeira 6 - Q197778 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) As chamadas natural, herbal ou legal highs pertencem a uma nova gerao de drogas fabricadas em laboratrio a partir de substncias sintticas que reproduzem os efeitos de maconha, cocana, ecstasy e LSD, mas que no contm nenhum componente proibido pela legislao. Os seus usurios j compram e utilizam estas substncias psicoativas sem infringir a lei, uma vez que seus princpios ativos so substitudos por compostos sintticos lcitos e, posteriormente, misturados a ervas naturais. Sobre as toxicomanias e legislao atual sobre drogas, marque a alternativa correta. a) O usurio s poder ser apenado pelo cumprimento de medidas educativas, independentemente de recusa ou reincidncia.

1 - Q197773 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Percia; ) 9 - Q197781 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) . Analise os itens abaixo e marque a opo correta: 1- A metalizao refere-se imantao de metais produzida pela corrente eltrica, que desaparece aps 24 horas. 2- A morte pela corrente eltrica de alta voltagem decorre do aumento da temperatura cerebral e parada respiratria central. 3- A morte tardia por eletroplesso ocorre por depresso do centro respiratrio e parada respiratria perifrica. 4- As leses da fulgurao so profundas e com destruio da derme, formando escaras secas. a) Todas as frases esto corretas. b) Apenas as frases 1 e 3 esto corretas c) Apenas a frase 4 est incorreta. d) Apenas a frase 2 est correta. e) Todas as afirmativas esto incorretas. 10 - Q197782 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / TANATOLOGIA; ) Em relao s exumaes administrativas e suas indicaes, correto afirmar que so realizadas para 1- verificar particularidades que possam elucidar circunstncias da morte. 2- o translado de ossos para o ossrio ou columbrio. 3- mudana de local de inumao. 4- verificao da causa de morte. 5- verificao de identidade de cadver. a) Todas as assertivas esto corretas. b) Apenas uma assertiva est correta. c) Apenas duas assertivas esto corretas d) Apenas trs assertivas esto corretas. e) Todas as assertivas esto incorretas. c) Mulher adulta com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. d) Homem jovem com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. e) Mulher idosa com uma leso de entrada de projtil de arma de fogo no osso frontal. 4-D 5-C 6-D 7-D 83 - Q197775 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Sexologia Forense; ) a) o laudo pericial ser elaborado no prazo de 10 dias, podendo ser prorrogado no mximo para 30 dias, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos. b) sero realizados por dois peritos oficiais, portadores de diploma de curso superior, designados pela Autoridade competente. c) sero realizados por mais de um perito oficial em caso de percia complexa que abranja mais de uma rea de conhecimento especializado, com escusa de indicao de outro assistente tcnico pela parte d) o Ministrio Pblico, o assistente de acusao, o ofendido, o querelante e o acusado tero permisso para formular quesitos e indicar assistente tcnico. e) os assistentes tcnicos indicados pelas partes podero realizar pareceres em prazo fixado pelo juiz, mas no ser admitida sua inquirio em audincia do mesmo modo que os peritos. 2 - Q197774 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) Durante operao policial na favela do Barbante, em Campo Grande, foi encontrado um crnio humano incompleto que apresentava em anlise preliminar: 1- suturas cranianas bem visveis; 2- fronte verticalizada; 3- glabela curva; 4- margens supra-orbitrias finas; 5- orifcio em tronco de cone com o bisel voltado para a face externa do osso frontal; 6- processos mastideos pouco volumosos; 7- ausncia de crista na nuca; 8- cndilos occipitais curtos e largos. Assinale a opo que aponta o diagnstico pericial. a) Mulher jovem com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. b) Homem adulto com uma leso de entrada de projtil de arma de fogo no osso frontal. Sobre o exame de corpo de delito e outras percias, correto afirmar que:

GABARITOS: 1-D 2-A 3-E D 9 - D 10 - C

No estudo da Sexologia forense, marque a nica alternativa incorreta. a) A presena de smen na vagina de mulher com hmen complacente elemento pericial suficiente para comprovar a conjuno carnal. b) Manter conjuno carnal com uma virgem de dezenove anos de idade, mediante a promessa de casamento, penalmente irrelevante. c) Ter relaes sexuais com portador de enfermidade ou deficincia mental considerado estupro de vulnervel. d) Praticar ato libidinoso com adolescente de quinze anos de idade, por meio de violncia ou grave ameaa, tipificado como crime de estupro. e) Chama-se de entalhes as reentrncias simtricas da borda livre do hmen, que avanam a pique e atingem sua borda de insero ATENO: Esta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.") 4 - Q197776 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) Com relao s granadas, artefatos blicos de arremesso, que atualmente vm sendo utilizadas pelos traficantes cariocas, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) ao lado de cada uma das afirmativas abaixo e determine qual a sequncia correta. ( ) Possuem trajetria retilnea, sua forma pode ser esfrica, cilndrica ou oval, so munidas de espoleta e dotadas de carga interior varivel segundo sua aplicao. ( ) Podem ser lanadas com a mo ou com o auxlio de uma arma de fogo e detonam por tempo ou percusso. ( ) As ofensivas atuam basicamente pelo estilhaamento ou fragmentao do invlucro.

5 - Q197777 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Balstica; ) Diante das duas afirmaes: 1) A flecha com ponta metlica e haste de madeira tende a ter maior estabilidade em atingir o alvo do que um projtil de arma de fogo no-raiada e 2) O centro de presso prximo ponta e ao centro de massa junto base favorecem maior estabilidade do projtil na trajetria, responda: a) As duas afirmaes so falsas. b) As duas afirmaes so verdadeiras. c) A primeira verdadeira e a segunda falsa. d) A primeira verdadeira e a segunda justifica a primeir e) As duas afirmaes so verdadeiras, porm a segunda no justifica a primeira 6 - Q197778 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) As chamadas natural, herbal ou legal highs pertencem a uma nova gerao de drogas fabricadas em laboratrio a partir de substncias sintticas que reproduzem os efeitos de maconha, cocana, ecstasy e LSD, mas que no contm nenhum componente proibido pela legislao. Os seus usurios j compram e utilizam estas substncias psicoativas sem infringir a lei, uma vez que seus princpios ativos so substitudos por compostos sintticos lcitos e, posteriormente, misturados a ervas naturais. Sobre as toxicomanias e legislao atual sobre drogas, marque a alternativa correta. a) O usurio s poder ser apenado pelo cumprimento de medidas educativas, independentemente de recusa ou reincidncia. b) permitido ao usurio oferecer droga pessoa de seu relacionamento para juntos a consumirem, em carter eventual e sem objetivo de lucro. c) O mdico que prescreve ou ministra, culposamente, drogas ao seu paciente em doses excessivas ou em desacordo com norma legal ou regulamentar comete apenas infrao penal. d) O dependente qumico sempre ser considerado inimputvel se no momento do delito era inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse juzo. e) Assim como as legal highs, os solventes inalantes so substncias psicolpticas lcitas.

( ) As defensivas agem principalmente pela onda explosiva, resultante da detonao da carga de arrebentamento. ( ) As especiais contm um agente qumico que produz um efeito txico ou irritante, cortinas de fumaa, aes incendirias e luminosas ou qualquer combinao das mesmas. ( ) Seus efeitos lesivos mecnicos dependem da sua carga e mecanismo de ao. a) V, F, V, V, V, F b) V, V, F, F, V, F. c) F, F, V, V, F, V d) F, V, F, F, V, V. e) F, V, V, V, V, F

7 - Q197779 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Traumatologia; ) No caso de encontro de cadver, o exame de perinecroscopia esclareceu a presena de uma ferida perfuro-contusa e transfixante do crnio, motivada por tiro encostado na regio temporal direita. Diante das assertivas

abaixo, assinalar aquela que no deixa dvida quanto possibilidade de suicdio: a) O disparo ter sido efetuado com arma apoiada ou encostada. b) A observao da arma de fogo prxima do cadver. c) A existncia de gotas de sangue com aspecto radiado. d) A presena de gotculas de sangue de forma alongada na mo da vtima. e) A ausncia de leses de defesa e ocorrncia de um s disparo. 8 - Q197780 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Sexologia Forense; ) Uma mulher foi submetida a coito anal mediante violncia e, aps a feitura do registro de ocorrncia na Delegacia Policial, recebeu guia policial para realizao de exame pericial no IML. No que pertinente ao aludido exame est incorreta a assertiva: a) No exame efetuado a pericianda pode ser colocada em atitude genupeitoral ou em decbito lateral b) O exame positivo pode denotar equimose, rgade, escoriao, edema, sangue, esperma e exulcerao. c) Este coito reiterativo pode evidenciar leso cicatricial de forma triangular com base na margem do nus.

d) Apenas a frase 2 est correta. e) Todas as afirmativas esto incorretas. 10 - Q197782 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / TANATOLOGIA; ) Em relao s exumaes administrativas e suas indicaes, correto afirmar que so realizadas para 1- verificar particularidades que possam elucidar circunstncias da morte. 2- o translado de ossos para o ossrio ou columbrio. 3- mudana de local de inumao. 4- verificao da causa de morte. 5- verificao de identidade de cadver. a) Todas as assertivas esto corretas. b) Apenas uma assertiva est correta. c) Apenas duas assertivas esto corretas d) Apenas trs assertivas esto corretas. e) Todas as assertivas esto incorretas.

GABARITOS: d) No h diagnstico de coito anal pela fosfatase cida e glicoprotena P30 no suspeito vasectomizado. e) Dever ser recolhido material para comprovar a presena de espermatozide atravs de exame laboratorial. 1 - Q197773 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Percia; ) 9 - Q197781 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) . Analise os itens abaixo e marque a opo correta: 1- A metalizao refere-se imantao de metais produzida pela corrente eltrica, que desaparece aps 24 horas. 2- A morte pela corrente eltrica de alta voltagem decorre do aumento da temperatura cerebral e parada respiratria central. 3- A morte tardia por eletroplesso ocorre por depresso do centro respiratrio e parada respiratria perifrica. 4- As leses da fulgurao so profundas e com destruio da derme, formando escaras secas. a) Todas as frases esto corretas. b) Apenas as frases 1 e 3 esto corretas c) Apenas a frase 4 est incorreta. Sobre o exame de corpo de delito e outras percias, correto afirmar que: a) o laudo pericial ser elaborado no prazo de 10 dias, podendo ser prorrogado no mximo para 30 dias, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos. b) sero realizados por dois peritos oficiais, portadores de diploma de curso superior, designados pela Autoridade competente. c) sero realizados por mais de um perito oficial em caso de percia complexa que abranja mais de uma rea de conhecimento especializado, com escusa de indicao de outro assistente tcnico pela parte d) o Ministrio Pblico, o assistente de acusao, o ofendido, o querelante e o acusado tero permisso para formular quesitos e indicar assistente tcnico. e) os assistentes tcnicos indicados pelas partes podero realizar pareceres em prazo fixado pelo juiz, mas no ser admitida sua inquirio em audincia do mesmo modo que os peritos. 1-D 2-A 3-E D 9 - D 10 - C 4-D 5-C 6-D 7-D 8-

2 - Q197774 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) Durante operao policial na favela do Barbante, em Campo Grande, foi encontrado um crnio humano incompleto que apresentava em anlise preliminar: 1- suturas cranianas bem visveis; 2- fronte verticalizada; 3- glabela curva; 4- margens supra-orbitrias finas; 5- orifcio em tronco de cone com o bisel voltado para a face externa do osso frontal; 6- processos mastideos pouco volumosos; 7- ausncia de crista na nuca; 8- cndilos occipitais curtos e largos. Assinale a opo que aponta o diagnstico pericial. a) Mulher jovem com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. b) Homem adulto com uma leso de entrada de projtil de arma de fogo no osso frontal. c) Mulher adulta com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. d) Homem jovem com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. e) Mulher idosa com uma leso de entrada de projtil de arma de fogo no osso frontal.

Com relao s granadas, artefatos blicos de arremesso, que atualmente vm sendo utilizadas pelos traficantes cariocas, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) ao lado de cada uma das afirmativas abaixo e determine qual a sequncia correta. ( ) Possuem trajetria retilnea, sua forma pode ser esfrica, cilndrica ou oval, so munidas de espoleta e dotadas de carga interior varivel segundo sua aplicao. ( ) Podem ser lanadas com a mo ou com o auxlio de uma arma de fogo e detonam por tempo ou percusso. ( ) As ofensivas atuam basicamente pelo estilhaamento ou fragmentao do invlucro.

( ) As defensivas agem principalmente pela onda explosiva, resultante da detonao da carga de arrebentamento. ( ) As especiais contm um agente qumico que produz um efeito txico ou irritante, cortinas de fumaa, aes incendirias e luminosas ou qualquer combinao das mesmas. ( ) Seus efeitos lesivos mecnicos dependem da sua carga e mecanismo de ao. a) V, F, V, V, V, F b) V, V, F, F, V, F. c) F, F, V, V, F, V d) F, V, F, F, V, V. e) F, V, V, V, V, F

3 - Q197775 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Sexologia Forense; ) No estudo da Sexologia forense, marque a nica alternativa incorreta. a) A presena de smen na vagina de mulher com hmen complacente elemento pericial suficiente para comprovar a conjuno carnal. b) Manter conjuno carnal com uma virgem de dezenove anos de idade, mediante a promessa de casamento, penalmente irrelevante. c) Ter relaes sexuais com portador de enfermidade ou deficincia mental considerado estupro de vulnervel. d) Praticar ato libidinoso com adolescente de quinze anos de idade, por meio de violncia ou grave ameaa, tipificado como crime de estupro. e) Chama-se de entalhes as reentrncias simtricas da borda livre do hmen, que avanam a pique e atingem sua borda de insero ATENO: Esta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.") 5 - Q197777 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Balstica; ) Diante das duas afirmaes: 1) A flecha com ponta metlica e haste de madeira tende a ter maior estabilidade em atingir o alvo do que um projtil de arma de fogo no-raiada e 2) O centro de presso prximo ponta e ao centro de massa junto base favorecem maior estabilidade do projtil na trajetria, responda: a) As duas afirmaes so falsas. b) As duas afirmaes so verdadeiras. c) A primeira verdadeira e a segunda falsa. d) A primeira verdadeira e a segunda justifica a primeir e) As duas afirmaes so verdadeiras, porm a segunda no justifica a primeira 6 - Q197778 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) As chamadas natural, herbal ou legal highs pertencem a uma nova gerao de drogas fabricadas em laboratrio a partir de substncias sintticas que reproduzem os efeitos de maconha, cocana, ecstasy e LSD, mas que no contm

4 - Q197776 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal )

nenhum componente proibido pela legislao. Os seus usurios j compram e utilizam estas substncias psicoativas sem infringir a lei, uma vez que seus princpios ativos so substitudos por compostos sintticos lcitos e, posteriormente, misturados a ervas naturais. Sobre as toxicomanias e legislao atual sobre drogas, marque a alternativa correta. a) O usurio s poder ser apenado pelo cumprimento de medidas educativas, independentemente de recusa ou reincidncia. b) permitido ao usurio oferecer droga pessoa de seu relacionamento para juntos a consumirem, em carter eventual e sem objetivo de lucro. c) O mdico que prescreve ou ministra, culposamente, drogas ao seu paciente em doses excessivas ou em desacordo com norma legal ou regulamentar comete apenas infrao penal. d) O dependente qumico sempre ser considerado inimputvel se no momento do delito era inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse juzo. e) Assim como as legal highs, os solventes inalantes so substncias psicolpticas lcitas.

b) O exame positivo pode denotar equimose, rgade, escoriao, edema, sangue, esperma e exulcerao. c) Este coito reiterativo pode evidenciar leso cicatricial de forma triangular com base na margem do nus. d) No h diagnstico de coito anal pela fosfatase cida e glicoprotena P30 no suspeito vasectomizado. e) Dever ser recolhido material para comprovar a presena de espermatozide atravs de exame laboratorial.

9 - Q197781 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) . Analise os itens abaixo e marque a opo correta: 1- A metalizao refere-se imantao de metais produzida pela corrente eltrica, que desaparece aps 24 horas. 2- A morte pela corrente eltrica de alta voltagem decorre do aumento da temperatura cerebral e parada respiratria central. 3- A morte tardia por eletroplesso ocorre por depresso do centro respiratrio e parada respiratria perifrica. 4- As leses da fulgurao so profundas e com destruio da derme, formando escaras secas.

7 - Q197779 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Traumatologia; ) No caso de encontro de cadver, o exame de perinecroscopia esclareceu a presena de uma ferida perfuro-contusa e transfixante do crnio, motivada por tiro encostado na regio temporal direita. Diante das assertivas abaixo, assinalar aquela que no deixa dvida quanto possibilidade de suicdio: a) O disparo ter sido efetuado com arma apoiada ou encostada. b) A observao da arma de fogo prxima do cadver. c) A existncia de gotas de sangue com aspecto radiado. d) A presena de gotculas de sangue de forma alongada na mo da vtima. e) A ausncia de leses de defesa e ocorrncia de um s disparo. 8 - Q197780 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Sexologia Forense; ) Uma mulher foi submetida a coito anal mediante violncia e, aps a feitura do registro de ocorrncia na Delegacia Policial, recebeu guia policial para realizao de exame pericial no IML. No que pertinente ao aludido exame est incorreta a assertiva: a) No exame efetuado a pericianda pode ser colocada em atitude genupeitoral ou em decbito lateral

a) Todas as frases esto corretas. b) Apenas as frases 1 e 3 esto corretas c) Apenas a frase 4 est incorreta. d) Apenas a frase 2 est correta. e) Todas as afirmativas esto incorretas. 10 - Q197782 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / TANATOLOGIA; ) Em relao s exumaes administrativas e suas indicaes, correto afirmar que so realizadas para 1- verificar particularidades que possam elucidar circunstncias da morte. 2- o translado de ossos para o ossrio ou columbrio. 3- mudana de local de inumao. 4- verificao da causa de morte. 5- verificao de identidade de cadver. a) Todas as assertivas esto corretas. b) Apenas uma assertiva est correta. c) Apenas duas assertivas esto corretas d) Apenas trs assertivas esto corretas.

e) Todas as assertivas esto incorretas.

d) Homem jovem com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. e) Mulher idosa com uma leso de entrada de projtil de arma de fogo no osso frontal.

GABARITOS: 1-D 2-A 3-E D 9 - D 10 - C 4-D 5-C 6-D 7-D 8-

3 - Q197775 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Sexologia Forense; ) No estudo da Sexologia forense, marque a nica alternativa incorreta. a) A presena de smen na vagina de mulher com hmen complacente elemento pericial suficiente para comprovar a conjuno carnal. b) Manter conjuno carnal com uma virgem de dezenove anos de idade, mediante a promessa de casamento, penalmente irrelevante. c) Ter relaes sexuais com portador de enfermidade ou deficincia mental considerado estupro de vulnervel. d) Praticar ato libidinoso com adolescente de quinze anos de idade, por meio de violncia ou grave ameaa, tipificado como crime de estupro. e) Chama-se de entalhes as reentrncias simtricas da borda livre do hmen, que avanam a pique e atingem sua borda de insero ATENO: Esta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.") 4 - Q197776 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) Com relao s granadas, artefatos blicos de arremesso, que atualmente vm sendo utilizadas pelos traficantes cariocas, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) ao lado de cada uma das afirmativas abaixo e determine qual a sequncia correta. ( ) Possuem trajetria retilnea, sua forma pode ser esfrica, cilndrica ou oval, so munidas de espoleta e dotadas de carga interior varivel segundo sua aplicao. ( ) Podem ser lanadas com a mo ou com o auxlio de uma arma de fogo e detonam por tempo ou percusso. ( ) As ofensivas atuam basicamente pelo estilhaamento ou fragmentao do invlucro.

1 - Q197773 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Percia; ) Sobre o exame de corpo de delito e outras percias, correto afirmar que: a) o laudo pericial ser elaborado no prazo de 10 dias, podendo ser prorrogado no mximo para 30 dias, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos. b) sero realizados por dois peritos oficiais, portadores de diploma de curso superior, designados pela Autoridade competente. c) sero realizados por mais de um perito oficial em caso de percia complexa que abranja mais de uma rea de conhecimento especializado, com escusa de indicao de outro assistente tcnico pela parte d) o Ministrio Pblico, o assistente de acusao, o ofendido, o querelante e o acusado tero permisso para formular quesitos e indicar assistente tcnico. e) os assistentes tcnicos indicados pelas partes podero realizar pareceres em prazo fixado pelo juiz, mas no ser admitida sua inquirio em audincia do mesmo modo que os peritos. 2 - Q197774 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) Durante operao policial na favela do Barbante, em Campo Grande, foi encontrado um crnio humano incompleto que apresentava em anlise preliminar: 1- suturas cranianas bem visveis; 2- fronte verticalizada; 3- glabela curva; 4- margens supra-orbitrias finas; 5- orifcio em tronco de cone com o bisel voltado para a face externa do osso frontal; 6- processos mastideos pouco volumosos; 7- ausncia de crista na nuca; 8- cndilos occipitais curtos e largos. Assinale a opo que aponta o diagnstico pericial. a) Mulher jovem com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal. b) Homem adulto com uma leso de entrada de projtil de arma de fogo no osso frontal. c) Mulher adulta com uma leso de sada de projtil de arma de fogo no osso frontal.

( ) As defensivas agem principalmente pela onda explosiva, resultante da detonao da carga de arrebentamento. ( ) As especiais contm um agente qumico que produz um efeito txico ou irritante, cortinas de fumaa, aes incendirias e luminosas ou qualquer combinao das mesmas. ( ) Seus efeitos lesivos mecnicos dependem da sua carga e mecanismo de ao. a) V, F, V, V, V, F

b) V, V, F, F, V, F. c) F, F, V, V, F, V d) F, V, F, F, V, V. e) F, V, V, V, V, F 7 - Q197779 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Traumatologia; ) No caso de encontro de cadver, o exame de perinecroscopia esclareceu a presena de uma ferida perfuro-contusa e transfixante do crnio, motivada por tiro encostado na regio temporal direita. Diante das assertivas abaixo, assinalar aquela que no deixa dvida quanto possibilidade de suicdio: a) O disparo ter sido efetuado com arma apoiada ou encostada. b) A observao da arma de fogo prxima do cadver. c) A existncia de gotas de sangue com aspecto radiado. d) A presena de gotculas de sangue de forma alongada na mo da vtima. e) A ausncia de leses de defesa e ocorrncia de um s disparo. 8 - Q197780 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Sexologia Forense; ) Uma mulher foi submetida a coito anal mediante violncia e, aps a feitura do registro de ocorrncia na Delegacia Policial, recebeu guia policial para realizao de exame pericial no IML. No que pertinente ao aludido exame est incorreta a assertiva: a) No exame efetuado a pericianda pode ser colocada em atitude genupeitoral ou em decbito lateral b) O exame positivo pode denotar equimose, rgade, escoriao, edema, sangue, esperma e exulcerao. c) Este coito reiterativo pode evidenciar leso cicatricial de forma triangular com base na margem do nus. d) No h diagnstico de coito anal pela fosfatase cida e glicoprotena P30 no suspeito vasectomizado. e) Dever ser recolhido material para comprovar a presena de espermatozide atravs de exame laboratorial.

5 - Q197777 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / Balstica; ) Diante das duas afirmaes: 1) A flecha com ponta metlica e haste de madeira tende a ter maior estabilidade em atingir o alvo do que um projtil de arma de fogo no-raiada e 2) O centro de presso prximo ponta e ao centro de massa junto base favorecem maior estabilidade do projtil na trajetria, responda: a) As duas afirmaes so falsas. b) As duas afirmaes so verdadeiras. c) A primeira verdadeira e a segunda falsa. d) A primeira verdadeira e a segunda justifica a primeir e) As duas afirmaes so verdadeiras, porm a segunda no justifica a primeira 6 - Q197778 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) As chamadas natural, herbal ou legal highs pertencem a uma nova gerao de drogas fabricadas em laboratrio a partir de substncias sintticas que reproduzem os efeitos de maconha, cocana, ecstasy e LSD, mas que no contm nenhum componente proibido pela legislao. Os seus usurios j compram e utilizam estas substncias psicoativas sem infringir a lei, uma vez que seus princpios ativos so substitudos por compostos sintticos lcitos e, posteriormente, misturados a ervas naturais. Sobre as toxicomanias e legislao atual sobre drogas, marque a alternativa correta. a) O usurio s poder ser apenado pelo cumprimento de medidas educativas, independentemente de recusa ou reincidncia. b) permitido ao usurio oferecer droga pessoa de seu relacionamento para juntos a consumirem, em carter eventual e sem objetivo de lucro. c) O mdico que prescreve ou ministra, culposamente, drogas ao seu paciente em doses excessivas ou em desacordo com norma legal ou regulamentar comete apenas infrao penal. d) O dependente qumico sempre ser considerado inimputvel se no momento do delito era inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse juzo. e) Assim como as legal highs, os solventes inalantes so substncias psicolpticas lcitas.

9 - Q197781 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal ) . Analise os itens abaixo e marque a opo correta: 1- A metalizao refere-se imantao de metais produzida pela corrente eltrica, que desaparece aps 24 horas. 2- A morte pela corrente eltrica de alta voltagem decorre do aumento da temperatura cerebral e parada respiratria central. 3- A morte tardia por eletroplesso ocorre por depresso do centro respiratrio e parada respiratria perifrica.

4- As leses da fulgurao so profundas e com destruio da derme, formando escaras secas. a) Todas as frases esto corretas. b) Apenas as frases 1 e 3 esto corretas c) Apenas a frase 4 est incorreta. d) Apenas a frase 2 est correta. e) Todas as afirmativas esto incorretas. 10 - Q197782 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Medicina Legal / TANATOLOGIA; ) Em relao s exumaes administrativas e suas indicaes, correto afirmar que so realizadas para 1- verificar particularidades que possam elucidar circunstncias da morte. 2- o translado de ossos para o ossrio ou columbrio. 3- mudana de local de inumao. 4- verificao da causa de morte. 5- verificao de identidade de cadver. a) Todas as assertivas esto corretas. b) Apenas uma assertiva est correta. c) Apenas duas assertivas esto corretas d) Apenas trs assertivas esto corretas. e) Todas as assertivas esto incorretas. GABARITOS: 1-D 2-A 3-E D 9 - D 10 - C 4-D 5-C 6-D 7-D 8-

Potrebbero piacerti anche