Sei sulla pagina 1di 12

Comunidades

UNIDADE 6 COMUNIDADES
Nesta unidade abordaremos as principais caractersticas de uma comunidade, noes de sucesso ecolgica e diversidade. Voc poder entender que essas caractersticas so importantes para o reconhecimento da recomposio daqueles ecossistemas que sofreram algum tipo de impacto, seja natural ou humano. A diversidade pode ser um importante indicador de qualidade de um determinado ecossistema e uma ferramenta muito utilizada na pesquisa em Ecologia. 6.1 Objetivo de aprendizagem - Compreender o que so comunidades e suas principais caractersticas. 6.2 Comunidades e suas principais caractersticas Todo o lugar na Terra cada pradaria, cada lago, cada rochedo beira do mar compartilhado por muitos organismos que ali coexistem. Estas plantas, animais e microrganismos esto interconectados entre si por suas cadeias alimentares e outras interaes, formando um todo complexo comumente chamado de comunidade biolgica. As inter-relaes dentro da comunidade governam o fluxo de energia e o ciclo dos elementos dentro do ecossistema, como j vimos anteriormente. Estas inter-relaes tambm influenciam os processos populacionais, dessa forma determinando as abundncias relativas dos organismos. Finalmente, as inter-relaes dentro da comunidade selecionam os gentipos e por isso influenciam a evoluo das espcies coexistentes. Existem duas maneiras de conceituar comunidade, que tm suscitado discusses entre os cientistas: a) aqueles que defendem a idia de complexidade o conceito holstico em que a comunidade um superorganismo cujo funcionamento e organizao ns podemos apreciar somente quando considerarmos o seu papel na natureza como uma entidade completa; b) aqueles que sustentam que a estrutura e o funcionamento da comunidade simplesmente expressam as interaes entre cada espcie que forma a associao local e no refletem qualquer organizao, de propsito ou no, acima do nvel das espcies o conceito individualista. Independente da discusso, os cientistas tm se esforado para descrever as propriedades no nvel da comunidade. Sua medida mais simples o nmero de espcies que ela possui, o qual usualmente denominado riqueza de espcie ou diversidade.
Ecologia E Poluio 39 Lembre-se: uma comunidade reune diferentes populaes que podem ser animais, vegetais ou de microrganismos.

Comunidades
Estas medidas tm sido utilizadas na tentativa de comparao entre diferentes comunidades como importante ferramenta no monitoramento ambiental.

Comunidade o conjunto de populaes de vegetais e de animais que povoam uma determinada rea e cujos indivduos mantm, entre si, relaes de diversos nveis. Muitos autores preferem utilizar o termo biocenose (vida em comum), proposto por Karl Mobius em 1877, como sinnimo de comunidade, visando, com isso, salientar o sentido especfico deste conceito. Uma espcie chamada de dominante em uma comunidade quando representa o maior tamanho ou o maior nmero de indivduos e seu nome empregado para designar a comunidade. Assim, em um lago, fala-se em comunidade de aguap (Eichornia sp.), por exemplo, quando esta espcie est em maior nmero quando comparada a outras espcies de plantas aquticas. O conceito de comunidade bastante simples de ser entendido: no entanto, o seu reconhecimento na natureza uma tarefa difcil, principalmente em relao localizao de seus limites. Por exemplo: a salamandra completa seu estgio larval na gua e muda-se para a terra. O limite entre uma comunidade de campo e uma de mato, por exemplo, uma zona em que coabitam espcies de ambas as comunidades. Essa regio de transio denominada ectono e caracteriza-se por ser uma zona de tenso entre as comunidades, em consequncia da competio que se estabelece entre certas espcies representativas de cada comunidade. 6.3 Sucesso ecolgica As comunidades existem num estado de fluxo contnuo. OrganisPesquisando no site http://www. ib.usp.br/ecologia/sucessao_ ecologica_print.htm, voc encontra ilustraes detalhadas sobre a sucesso ecolgica.

mos morrem e outros nascem de forma a tomar os seus lugares; a energia e os nutrientes transitam atravs da comunidade. E, contudo, a aparncia e a composio da maioria das comunidades no mudam com o passar do tempo. Mas, quando um habitat perturbado uma floresta derrubada, um campo queimado, um recife de corais destrudo a comunidade lentamente se reconstri. Espcies pioneiras que so adaptadas a habitats perturbados so sucessivamente substitudas por outras at que a comunidade atinja sua estrutura e composio original. A dinmica uma caracterstica fundamental dos ecossistemas. Numa determinada regio e sob as mesmas condies climticas gerais, uma comunidade se modifica lenta e progressivamente at tornar-se nitidamente diferente ou, em outras palavras, uma comunidade substitu-

40

caTarina da silva PEdrozo

Comunidades
da por outra e esta por outra terceira, e assim, sucessivamente, medida que o tempo passa. Esse fenmeno se denomina sucesso. Na sucesso, as comunidades vo se sucedendo at que por fim se estabelece um tipo de comunidade, que no pode ser substituda nas condies existentes, isto , capaz de perdurar indefinidamente enquanto perdurarem aquelas condies ambientais a comunidade clmax. A sucesso se processa de uma forma, em geral lenta, que pode variar de poucos anos at vrias dezenas de anos, dependendo da comunidade clmax que dever se instalar, do grau de perturbao que desencadeou e manteve o processo e do estgio atual da sucesso. Uma regio desabitada, como as dunas de areia, por exemplo, normalmente, apresenta condies pouco propcias para o estabelecimento dos primeiros seres vivos. Poucos organismos conseguem suportar condies de altas temperaturas e escassez de alimento e iniciar a colonizao das dunas. Entretanto, existem espcies que o fazem; so as espcies pioneiras que mudam as condies ambientais. Nessas condies, outras plantas e animais podem invadir essa rea; eles no conseguiriam viver nas condies iniciais, mas agora se adaptam a um ambiente mais ameno. As novas espcies que chegam competem com as pioneiras, vo substituindo-se gradualmente e passam a ocupar a rea, produzindo um solo mais profundo, com mais nutrientes e umidade, aumentando o sombreamento e retendo mais umidade no ar. Esta segunda comunidade ser, posteriormente, substituda por outras, que modificaro mais o ambiente at que se estabelea, nessa rea, uma comunidade bem adaptada que consegue se manter estvel, atravs das interaes entre suas espcies e dos recursos fornecidos pelo ambiente fsico. Assim, a sucesso termina em uma comunidade de clmax. Podemos encontrar sucesses ecolgicas, tambm, em reas que foram antigas plantaes feitas pelo homem e depois abandonadas. Neste caso, a comunidade clmax que se estabelece, geralmente similar a uma outra natural que esteja localizada nas proximidades, pois as plantas e os animais dessa comunidade natural sero os invasores e colonizadores. Quanto ao povoamento, reconhecida a existncia de dois tipos de sucesso: a) sucesso primria o estabelecimento e o desenvolvimento de comunidades de plantas em habitats recm formados que no tinham plantas previamente dunas de areia, leitos de lava, rochas expostas por eroso ou por uma geleira recuada; b) sucesso secundria a que se estabelece numa rea em que uma comunidade foi praticamente destruda. Pode ocorrer, por

Ecologia E Poluio

41

Comunidades
exemplo, em reas cuja comunidade foi destruda pelo fogo ou por inundaes. 6.3.1 Caractersticas das sucesses: a) os ecossistemas prximos do clmax so mais organizados e mais complexos do que os prximos do estgio pioneiro; b) a biomassa aumenta medida que se aproxima do clmax. Em seguida, torna-se quase constante, pois a produtividade tende a zero; c) a diversidade em espcies aumenta ao longo das sucesses; ela se deve ao aumento da heterogeneidade do meio, passa por um mximo e, em geral, decresce mais ou menos no estgio clmax; d) as cadeias alimentares, inicialmente lineares e dominadas por herbvoros, tornam-se redes ramificadas e complexas, onde os detritvoros ocupam um espao cada vez maior; e) os nichos tornam-se cada vez mais especializados; f) no estgio de clmax a mobilidade das espcies tende a diminuir; g) as relaes interespecficas evoluem com a sucesso; h) a conservao dos elementos nutritivos no interior do ecossistema torna-se melhor; i) o clima instvel e imprevisvel nos estgios pioneiros e estvel e previsvel no clmax. 6.4 Organizao da comunidade cadeias trficas Lembre-se: os componentes biticos do ecossistema so identificados como produtores, consumidores e decompositores, como foi ressaltado anteriormente. Guildas trficas so grupos de espcies que exploram um recurso de modo semelhante. Exemplo: guildas de pastadores, guildas que comem nctar, etc. Nas guildas haver uma maior interao competitiva entre as espcies. Deve-se considerar uma comunidade como um conjunto de guildas, cada uma contendo uma ou muitas espcies. 6.5 A diversidade O aspecto fundamental para descrever e caracterizar a comunidaO Brasil considerado um dos pases megadiversos, pela grande riqueza de espcies que apresenta em todo o seu territrio.

de aquele que se refere sua diversidade, ou seja, s diferentes espcies que a compem.

42

caTarina da silva PEdrozo

Comunidades
Os fatores bsicos a serem pesquisados so o nmero das espcies dentro da comunidade e as suas respectivas abundncias relativas. Isso conhecido como riqueza, densidade ou variedade de espcies que designada pela letra S. Uma vez que a diversidade estimada a partir de uma amostra, a diversidade passa a ser funo do tamanho amostral. Se em uma amostra de 200 indivduos forem reconhecidas 10 espcies, cada uma com 20 representantes, haver maior ndice de diversidade do que se 160 indivduos fossem reconhecidos numa nica espcie e os outros 40 indivduos nas 9 espcies restantes. No primeiro caso diz-se que existe equabilidade ou uniformidade, ao passo que no segundo ocorre dominncia de uma espcie em relao s outras. A dominncia mais atingvel para organismos com maior valncia ecolgica, e, portanto, capazes de desenvolver uma gama mais ampla de tolerncias. A diversidade de espcies tende a aumentar com o tamanho da rea e das latitudes altas para o Equador. A diversidade tende a ser reduzida em comunidades biticas que sofrem estresse, porm tambm pode ser reduzida pela competio em comunidades antigas e ambientes fsicos estveis. Pode-se referir, tambm, a diversidade de habitats (ou de padres) e a diversidade gentica. So utilizadas duas abordagens para se analisar a diversidade de espcies em situaes diferentes: a) curvas de abundncia relativa do componente dominncia da diversidade salienta a riqueza e a abundncia da diversidade de espcies e tambm explica como o espao do nicho repartido, alm de ser usada para avaliar o efeito das perturbaes sobre a estrutura de espcies; b) ndices de diversidade os quais so propores ou outras expresses matemticas das relaes de importncia de espcies. Ningum conhece, ainda, o nmero total de espcies existentes na Terra. As estimativas de alguns anos atrs mencionavam a existncia de 5 a 30 milhes de espcies. Entretanto, estudos recentes efetuados nas florestas tropicais sugerem que pode haver 30 milhes de espcies apenas de insetos. Existem, atualmente, cerca de 1,4 milhes de espcies vivas que j foram catalogadas. Aproximadamente 750 mil so insetos, 265 mil so plantas e 41 mil so vertebrados. O restante inclui invertebrados, fungos, algas e microrganismos.
Saiba mais sobre a defesa da biodiversidade da Terra acessando o site: http:// www.greenpeace.org/brasil/ institucional/noticias/perguntase-respostas-sobre-a Lembre-se: as espcies com maior valncia ecolgica sero dominantes em um ecossistema.

Ecologia E Poluio

43

Comunidades
Uma quantidade significativa dessas espcies est sendo sistematicamente destruda pela atividade humana, que causa a reduo da biodiversidade em todo o mundo. A poluio uma das grandes causadoras da perda da biodiversidade. Em um ambiente aqutico, por exemplo, h normalmente um grande nmero de espcies, cada uma delas com um nmero relativamente pequeno de indivduos. Quando este ambiente recebe descargas de efluentes orgnicos, as espcies mais sensveis so eliminadas, restando apenas espcies menos nobres, essas com grande nmero de indivduos, devido diminuio da competio como, por exemplo, seleo natural. importante destacar que a biodiversidade no deve ser considerada apenas sob o ponto de vista da conservao, uma vez que ela representa a fonte de recursos naturais mais importante da Terra. 6.6 Atividades de avaliao Observe em um ambiente natural, como em um parque de sua cidade, por exemplo, que em apenas 1m2 possvel identificar e quantificar a riqueza especfica de vegetais deste local. Escolha um local e, mesmo no conhecendo os nomes cientficos das espcies observadas, atribua uma letra para cada espcie encontrada. Conte o nmero de indivduos de cada espcie e identifique a mais abundante. Compartilhe com seus colegas suas observaes no frum. 6.7 Sntese Nesta unidade abordamos o conceito de comunidade, como pode ser recomposta depois de um evento catastrfico e o que representa a sua diversidade biolgica. At ento, voc pde compreender a Ecologia dos organismos, populaes e comunidades, como a energia e os nutrientes so utilizados, e a influncia do meio sobre eles. Agora, voc j est apto para entender o que significa o desenvolvimento sustentvel e as principais consequncias para a Terra, da explorao excessiva dos diferentes ecossistemas pelo homem.

44

caTarina da silva PEdrozo

UNIDADE 7 BASES DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL


7.1 Objetivos de aprendizagem
- Conhecer e correlacionar os diferentes modelos de desenvolvimento humano; - Entender a importncia do modelo de desenvolvimento sustentvel para a perpetuao da vida na Terra. 7.2 Desenvolvimento sustentvel Podemos admitir que o uso de recursos seja inesgotvel, j que o sol uma estrela que ainda poder fornecer energia Terra por 5 bilhes de anos. Quanto capacidade de absorver e reciclar matria ou resduos, a humanidade tem observado a existncia de limites no meio ambiente, e tem que conviver com nveis indesejveis e preocupantes de poluio do ar, da gua, do solo e com a consequente deteriorao da qualidade de vida, como veremos logo a seguir. O modelo de desenvolvimento escolhido pela sociedade humana at atingir seu atual estgio um sistema aberto, que depende de um suprimento contnuo e inesgotvel de matria e energia que, depois de utilizada, devolvida ao meio ambiente (jogada fora) como est representado na Figura 7.1.

Bases do Desenvolvimento Sustentvel

Figura 7.1 Modelo atual de desenvolvimento humano Fonte: Braga, et al., 2002.

Para que esse modelo possa ter sucesso de desenvolvimento, ou seja, para que os seres humanos garantam sua sobrevivncia, as seguintes premissas teriam que ser verdadeiras: a) suprimento inesgotvel de energia; b) suprimento inesgotvel de matria; c) capacidade infinita do meio de reciclar matria e absorver resduos.

Ecologia E Poluio

45

Bases do Desenvolvimento Sustentvel

O crescimento populacional contnuo da espcie humana incompatvel com um ambiente finito, em que os recursos e a capacidade de absoro e reciclagem de resduos so limitados. Devemos acrescentar a esse quadro o aumento do consumo individual que se observa no desenvolvimento da sociedade humana, que torna a situao mais preocupante ainda. Portanto, se o modelo de desenvolvimento da sociedade no for alterado, estaremos caminhando a passos largos para o colapso do planeta, com perspectivas nefastas para a sobrevivncia do homem (BRAGA et al, 2002). Devemos rever o modelo anterior para que, com lucidez e conhecimento cientfico, seja possvel aumentar a probabilidade de sucesso de perpetuao da espcie humana. Os ensinamentos das leis fsicas e do funcionamento dos ecossistemas fornecem os ingredientes bsicos para a concepo do modelo que pode ser chamado de modelo de desenvolvimento sustentvel, como mostrado na Figura 7.2. Ele deve funcionar como um sistema fechado, que tem como base as seguintes premissas: a) dependncia do suprimento externo contnuo de energia (sol); b) uso racional da energia e da matria com nfase na conservao, em contraposio ao desperdcio; c) promoo da reciclagem e do reuso dos materiais; d) controle da poluio, gerando menos resduos para serem absorvidos pelo ambiente; e) controle do crescimento populacional em nveis aceitveis, com perspectivas de estabilizao da populao.

No site http://www.mma. gov.br/, voc pode pesquisar mais sobre o desenvolvimento sustentvel no Brasil.

Figura 7.2 Modelo de desenvolvimento sustentvel Fonte: Braga et al., 2002.

Um fato importante que diferencia este novo modelo daquele mostrado anteriormente a reciclagem e o reuso dos recursos aliados restaurao do meio ambiente. Devemos lembrar que mesmo com a estabilizao
46 caTarina da silva PEdrozo

da populao, com o controle da poluio e a reciclagem o aumento do consumo nos pases menos desenvolvidos (para os padres existentes em pases desenvolvidos) pode gerar desequilbrios no balano global de energia no planeta acarretando mudanas globais de consequncias imprevisveis. Para que a humanidade evolua para o modelo proposto, devem acontecer revises comportamentais em direo ao novo paradigma. A sociedade atual j despertou parcialmente para o problema, mas h muito para ser feito em termos de educao e cooperao entre os povos e em termos de meio ambiente. Nosso conhecimento sobre o funcionamento do planeta Terra ainda pequeno, mas suficiente para saber que precisamos aprender a habit-lo e usufruir dele de maneira consciente e responsvel, preparando-o para sustentar as geraes futuras. necessrio que a humanidade reconhea os servios prestados pelos ecossistemas. Estes so gerados por um complexo de ciclos naturais, dirigidos pela energia solar, que constitui os trabalhadores da biosfera a camada fina prxima da superfcie da terra que contm toda a vida conhecida. Esses servios incluem: a) purificao do ar e da gua; b) mitigao de enchentes e secas; c) detoxificao e decomposio de resduos; d) gerao e renovao do solo e fertilidade; e) polinizao de culturas e vegetao natural; f) controle de pragas da agricultura; g) disperso de sementes e transferncia de nutrientes; h) manuteno da biodiversidade; i) proteo do sol; j) estabilizao do clima; k) moderao dos extremos de temperatura; l) suporte diversidade de culturas humanas; m) provimento da beleza esttica e estimulao do esprito humano. 7.3 Atividades de avaliao Discuta com seus colegas no chat qual o atual modelo de desenvolvimento escolhido pela espcie humana e quais so as consequncias desta escolha para o planeta Terra. O que preciso fazer para mudar esta realidade? Resuma suas impresses e envie o texto para o seu professor via Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem.

Bases do Desenvolvimento Sustentvel

Reflita sobre o tema e compare os diferentes modelos de desenvolvimento. Qual modelo mais adequado para sua regio?

No site: http://educar.sc.usp. br/biologia/textos/m_a_txt2. html voc pode encontrar um material de apoio sobre o desenvolvimento sustentvel.

Ecologia E Poluio

47

Bases do Desenvolvimento Sustentvel

7.4 Sntese Nesta unidade e nos sites recomendados, voc compreendeu porque ns, humanos, exploramos os recursos de forma excessiva e como poderemos reverter este quadro, mudando nosso modelo de desenvolvimento. A escolha por este modelo tem levado a espcie humana a reconhecer as reais consequncias disto que so todos os tipos de poluio a que os ecossistemas esto e estaro sujeitos. Estas consequncias sero abordadas nas prximas unidades.

48

caTarina da silva PEdrozo

UNIDADE 8 INTRODUO CRISE AMBIENTAL


8.1 Objetivo de aprendizagem
- Compreender a crise ambiental, suas principais causas e consequncias. 8.2 Introduo Tendo em vista o progressivo aumento da populao humana, pode-se vislumbrar, a mdio e longo prazo, problemas srios para a sua manuteno: a) um dos princpios gerais da Ecologia o de que as transformaes fsicas e qumicas governam os sistemas biolgicos. Lembre-se da cadeia trfica e dos ciclos biogeoqumicos; b) todo e qualquer fenmeno que acontece na natureza necessita de energia para ocorrer; c) a vida, como a conhecemos, requer basicamente matria e energia. Esses dois conceitos so fundamentais no tratamento da maioria das questes ambientais; d) em qualquer sistema natural, matria e energia so conservadas, ou seja, no se criam nem se destroem matria e energia; As leis da Fsica esto atualmente sendo utilizadas para o entendimento dos sistemas ambientais.

Introduo Crise Ambiental

a) o uso de energia implica, pela 2a lei da termodinmica, na degradao da sua qualidade; b) como consequncia da lei da conservao da massa, os resduos energticos (principalmente na forma de calor), somados aos resduos de matria, alteram a qualidade do meio ambiente no interior do planeta; c) a tendncia natural de qualquer sistema, como um todo, de aumento de sua entropia (grau de desordem). Assim, a populao humana, utilizando-se da inesgotvel energia solar, processa, por meio de sua tecnologia e de seu metabolismo, os recursos naturais finitos, gerando, inexoravelmente, algum tipo de poluio.
O que pode ser feito para conter o aumento do grau de desordem?

Ecologia E Poluio

49

Introduo Crise Ambiental


Do equilbrio entre trs elementos populao, recursos naturais e poluio depender o nvel de qualidade de vida no planeta.

Se a populao humana continuar crescendo segundo as tendncias atuais, a explorao dos recursos naturais se tornar cada vez mais
Lembre-se das formas de crescimento das populaes.

intensificada, gerando mais e mais poluio. Portanto, as leis da Fsica so fundamentais para o entendimento dos problemas ambientais: a) a lei da conservao da massa mostra que nunca estaremos livres de algum tipo de poluio; b) uma consequncia da 2a lei da termodinmica o fato de ser impossvel obter energia de melhor qualidade do que aquela disponvel inicialmente, ou seja, no existe reciclagem completa de energia. Logo, a energia dispersada em qualquer transformao ser perdida para sempre; c) outra consequncia o aumento da entropia, o que implica maior desordem nos sistemas locais, regionais e globais. d) Assim, se no forem tomadas medidas de controle ambiental eficientes, a previso de que haver um aumento da poluio global. O fato de as leis existirem, sendo aplicveis e no haver como burl-las traz uma srie de problemas e enormes preocupaes sociedade de hoje. 8.3 Atividades de avaliao Utilize como texto de apoio o material do site: www.cebds.org. br/cebds/docnoticia/vivendo-alem-dos-nossos-meios.pdf e reflita sobre os principais servios prestados pelos ecossistemas. Como viveramos no planeta Terra, sem eles? Elabore suas impresses e encaminhe o texto para seu professor pelo Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem. 8.4 Sntese Nesta unidade voc pde perceber que nosso modelo de desenvolvimento no prev as consequncias malficas para a natureza. Tambm percebeu que, se a populao humana continuar crescendo rapidamente e consumindo os recursos naturais de uma forma no sustentvel certamente vai gerar aumento da poluio. Nas prximas unidades vamos conhecer estas reais consequncias.

50

caTarina da silva PEdrozo

Potrebbero piacerti anche