Sei sulla pagina 1di 10

Balanas Virtuais

A resoluo de equaes do 1. grau a uma incgnita e o seu uso na resoluo de problemas matemticos objecto de trabalho no 3. ciclo do Ensino Bsico. Os documentos ministeriais referem ser necessrio dar ateno s dificuldades dos alunos associadas aos conceitos bsicos referentes s equaes, s dificuldades que resultam da complexidade crescente das expresses envolvidas nos dois membros de uma equao e tambm s dificuldades que resultam de uma incompleta apreenso dos conceitos aritmticos. (Ponte, J. P.; Branco, N. e Matos, A., 2009, p.92). De acordo com os objectivos gerais do programa, no que concerne aprendizagem das equaes, os alunos do 3 ciclo devem: ser capazes de interpretar e representar situaes em contextos diversos, usando linguagem e procedimentos algbricos; [] ser capazes de resolver problemas, comunicar, raciocinar e modelar situaes recorrendo a conceitos e procedimentos algbricos. (Ponte, J.; Serrazina, L.; Guimares, H.; Brenda, A.; Guimares, F.; Sousa, H.; Menezes, L.; Martins, M.; Oliveira, P., 2007, p. 55)

Alm disso, o trabalho a realizar deve ainda contribuir para o desenvolvimento das capacidades transversais indicadas no programa, nomeadamente a capacidade de: resolver problemas em contextos matemticos e no matemticos, adaptando, concebendo e pondo em prtica estratgias variadas, discutindo as solues encontradas e os processos utilizados; raciocinar matematicamente, formulando e testando conjecturas e generalizaes, e desenvolvendo e avaliando argumentos matemticos incluindo cadeias dedutivas; comunicar oralmente e por escrito, recorrendo linguagem natural e linguagem matemtica, interpretando, expressando e discutindo resultados, processos e ideias matemticos. (Ponte, J.; et al, 2007, p. 29)

Nesta proposta de trabalho pretende-se estabelecer um paralelismo entre a noo de equao e a situao de balana em equilbrio.

Assumindo que o contacto com balanas de pratos poder no fazer parte das vivncias quotidianas dos nossos alunos, consideramos que seria muito produtivo manipularem estruturas que envolvam a noo de equilbrio, nomeadamente a balana de pratos construda com peas Lego que apresentamos:

Proposta de trabalho para o 7. ano

Para tal, o professor poder levantar questes do tipo: 1. Coloca a pea de Lego preta no prato do lado esquerdo da balana. O que observas? A que se deve esse facto? 2. Que peas poders colocar no prato do lado direito para que a balana fique equilibrada? 3. A partir de uma situao de equilbrio analisada na questo anterior, coloca em cada um dos pratos da balana uma pea vermelha. Que podes concluir? 4. Estando a balana vazia coloca em cada um dos pratos uma pea verde. Que concluis? 5. Que poders colocar na balana para a equilibrar? 6.

Para a explorao das duas situaes seguintes os alunos tero de utilizar computadores com acesso internet para utilizarem applets de balanas que traduzem situaes em equilbrio:

Situao 1: Applet Bags, Blocks, and Balance disponvel em: http://www.learner.org/courses/learningmath/algebra/session6/part_c/index.html Situao 2: Applet Algebra Balance Scales - Negatives disponvel em: http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_324_g_4_t_2.html?open=instructions&from=cate gory_g_4_t_2.html Ser conveniente que nesta proposta de trabalho seja utilizada uma metodologia de trabalho em grupo.

Proposta de trabalho para o 7. ano

Ao longo da resoluo da proposta dever ser sugerido aos alunos que justifiquem todas as suas estratgias por palavras, nmeros ou esquemas, sendo que na Situao 2 alguns alunos j podero ser capazes de utilizar equaes para fazer esse registo. Na Situao 1 pedido aos alunos que explorem vrias situaes que visam a compreenso de determinados aspectos relacionados com uma situao de equilbrio. Ao longo da explorao de uma ficha de trabalho1 sero exploradas situaes do tipo: Que acontece balana equilibrada quando colocada a mesma quantidade em ambos os pratos? Como poder ser reposto o equilbrio da balana numa situao de desequilbrio? Sabendo o peso de um dos itens que est a ser pesado, como calcular o peso do outro item? Escrever expresses algbricas que traduzam relaes de equilbrio numa balana de pratos.

A anlise de situaes de equilbrio na balana de pratos representa um bom caminho para a introduo do conceito de equao. Proveitosa ser tambm a escrita de equaes como expresses algbricas que traduzem essas relaes de equilbrio. Na PARTE I, da Situao 1, os alunos tero que explorar diferentes situaes na balana de pratos de forma a descobrirem estratgias de clculo do peso de um saco sabendo que um cubo pesa 1kg. Neste processo os alunos estaro a proceder a aces que posteriormente sero significativas para a resoluo de equaes, nomeadamente, o estabelecimento dos princpios de equivalncia. Na PARTE II, da mesma situao, pedido aos alunos que escrevam expresses algbricas que traduzam as situaes de equilbrio apresentadas na balana em cada um dos problemas. Estas expresses sero denominadas de equaes na parte da CONCLUSO. Ainda nesta parte so definidas algumas noes respeitantes s equaes: membros, termos, incgnita, soluo de uma equao e equaes equivalentes. As duas tarefas propostas na Situao 2 foram adaptadas2 por um dos grupos de Estgio da Escola do 2 e 3 Ciclos de So Roque do ano lectivo 2010/29113, e tem como principais objectivos: traduzir situaes problemticas para linguagem matemtica, usando equaes; utilizar a linguagem das equaes; explorar e aplicar os princpios de equivalncia para a resoluo de equaes; reconhecer e escrever equaes e equaes equivalentes; determinar a soluo de uma equao.
1

A ficha orientadora apresentada em anexo. Branco, N. C. V. (2008). O estudo de padres e regularidades no Desenvolvimento do pensamento algbrico. Tese de Mestrado em Educao rea de Especializao em Didctica da Matemtica Universidade de Lisboa. 251 pp. (http://ia.fc.ul.pt/textos/Neusa%20Branco%20(Tese%20mestrado%2008).pdf) (Acedido a 15 de Abril de 2010). 3 O Grupo de Estgio tem como orientadoras a Professora Doutora Elsa Fernandes e a Mestre Marlene Silva e estagirias: Clia Freitas, Ftima Andrade e Marta Jos.
2

Proposta de trabalho para o 7. ano

Aquando da explorao da Situao 2 os alunos j devem ser capazes de simplificar expresses algbricas; ter a noo de equao, termos e membros de uma equao; saber identificar a soluo de uma equao e equaes equivalentes, por isso dever ser implementada numa fase posterior Situao 1. Com recurso ao applet na Situao 2 pretendemos que os alunos, manuseando o equilbrio da balana, consigam conjecturar os princpios de equivalncia para a resoluo de equaes. Com a explorao das questes da PARTE I da Situao 2 pretende-se que os alunos concluam que se adicionarem ou subtrarem a mesma quantidade a ambos os membros (pratos da balana) de uma equao obtm uma equao equivalente e assim deduzam o princpio de equivalncia da adio. Aps os alunos resolverem, nos pequenos grupos, a PARTE I conveniente existir uma discusso no grande grupo, a fim de registarem o princpio de equivalncia da adio, antes de passar PARTE II. A metodologia utilizada para a explorao da PARTE II dever ser anloga adoptada para a PARTE I. Pretendemos que os alunos sejam capazes, no final da explorao da PARTE II, atravs da comparao da situao inicial com a situao final, de cada uma das situaes, de concluir que se multiplicarem ou dividirem ambos os membros de uma equao por um nmero diferente de zero, obtm uma equao equivalente e assim deduzam o princpio de equivalncia da multiplicao.

Referncias Bibliogrficas: Branco, N. C. V. (2008). O estudo de padres e regularidades no Desenvolvimento do pensamento algbrico. Tese de Mestrado em Educao rea de Especializao em Didctica da Matemtica Universidade de Lisboa. Direco Geral de Inovao e Desenvolvimento Curricular (DGIDC). (2009). Proposta de cadeia de tarefas para o 7. ano 3. Ciclo. Equaes. Ministrio da Educao -DGIDC Ponte, J.; Branco, N.; Matos, A. (2009). lgebra no Ensino Bsico. Ministrio da Educao-DGIDC Ponte, J.; Serrazina, L.; Guimares, H.; Brenda, A.; Guimares, F.; Sousa, H.; Menezes, L.; Martins, M.; Oliveira, P. (2007). Programa de Matemtica do Ensino Bsico. Ministrio da Educao DGIDC

Proposta de trabalho para o 7. ano

Balanas Virtuais Situao 1: Para iniciares o teu trabalho acede ao site: http://www.learner.org/courses/learningmath/algebra/session6/part_c/index.html PARTE I: Quando acedes ao site visualizas uma balana de pratos em equilbrio, como a que se mostra abaixo.

1. Partindo do pressuposto que cada cubo indicado no prato do lado esquerdo da balana pesa 1kg, quanto pesa o saco que est no lado direito?

Nas situaes que irs analisar posteriormente os cubos tero sempre o mesmo peso, ou seja, = 1kg. Para analisares outras situaes de equilbrio, numa balana de pratos, clica sobre o boto e selecciona o Problema C. Certamente, visualizas a situao seguinte:

2.

O que acontece balana quando retiras um saco do prato esquerdo? Apresenta uma justificativa para o sucedido e apresenta a sugesto de dois procedimentos para que a balana volte a estar em equilbrio.
5

Proposta de trabalho para o 7. ano

3.

Numa situao de equilbrio, o que acontece balana quando coloco um cubo em cada um dos pratos? Procura justificar esse facto. Aconteceria o mesmo se te fosse pedido que retirasses um saco de cada um dos pratos? Porqu? Partindo de uma situao de equilbrio, o que acontece se retirar um cubo do prato esquerdo e um saco do lado direito? Apresenta uma justificao para o sucedido. Qual ser o mais pesado: saco ou cubo? Procura justificar a tua resposta. Quanto pesa o saco? Como chegaste a esse valor?

4.

5.

6. 7.

PARTE II: Para continuares o teu trabalho: 1. Selecciona o problema B. 1.1. Escreve uma expresso algbrica que traduza a situao de equilbrio que te est a ser apresentada no Problema B. 1.2. Quanto pesa cada saco representado neste problema? Descreve a estratgia que utilizaste para descobrires o peso do saco.

2.

Selecciona o problema A. 2.1. Escreve uma expresso algbrica que traduza a situao de equilbrio apresentada no problema A. 2.2. Escreve uma expresso algbrica para uma outra situao de equilbrio neste problema. 2.3. Descobre o peso de cada saco no problema A. Descreve a estratgia que adoptaste na descoberta desse valor.

CONCLUSO: As expresses algbricas que escreveste nas questes 1.1. e 2.1. da PARTE II chamam-se equaes. As letras que utilizaste denominam-se de incgnitas.

Proposta de trabalho para o 7. ano

Uma equao uma igualdade entre duas expresses onde aparece pelo menos um valor desconhecido, incgnita. expresso correspondente ao prato do lado esquerdo da balana chamamos 1. membro da equao e a expresso relativa ao prato do lado direito da balana chamamos 2. membro da equao. Exemplo: Na equao 2 x x + 7 = x + 10 , temos: 1. membro: 2 x x + 7 2. membro: x + 10 Termos do 1. membro: 2 x x e 7 Termos do 2. membro: x e 10 Quando descobrimos o peso de cada saco estamos a resolver a equao que traduz a situao. O valor da incgnita representa a soluo da equao. As equaes que escreveste nas respostas s questes 2.1. e 2.2. da PARTE II, so equivalentes pois possuem a mesma soluo.

Situao 2: PARTE I: 1. O Rui foi com a sua me ngela ao mini-mercado comprar alguns produtos que estavam em falta. 1.1. O Rui pediu sua me que comprasse melancia para comerem como sobremesa ao jantar. Para pesar a melancia o Rui utilizou a balana de dois pratos como mostra a figura. Assim sendo, colocou a melancia num dos pratos e um peso de 4 Kg no outro prato da balana.

1.1.1. O que podes dizer acerca da melancia do Rui?

Proposta de trabalho para o 7. ano

1.1.2. De modo a tentar descobrir o peso da melancia o Rui decidiu colocar mais um peso na balana, tal como mostra a figura.

Escreve a equao que traduz a situao representada na balana.

1.1.3. Com a ajuda do applet Algebra Balance Scales Negatives tenta descobrir o peso da melancia do Rui. Em primeiro lugar coloca no Google Algebra Balance Scales Negatives e dirige-te ao endereo: http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_324_g _4_t_2.html?open=instructions&from=category_ g_4_t_2.html

Coloca a equao obtida no applet da seguinte forma: Clica em e aparecer:

De seguida, em cada um dos membros, coloca os termos independentes e dependentes correspondentes; Clica em obtiveste na alnea 1.1.2; e aparecer a equao que

Em seguida, utilizando o x e o 1 representa nos pratos da balana a situao apresentada pelo Rui; Por fim, utilizando a balana, tenta descobrir o peso da melancia do Rui.

Descreve como procedeste para descobrir o peso da melancia utilizando o applet. Poders faz-lo por palavras, nmeros ou esquemas.

Proposta de trabalho para o 7. ano

2. A D. ngela dirigiu-se prateleira do acar e encheu um saco, com vrios pacotes deste se artigo. Ao chegar caixa registadora pediu que fosse pesado o saco. A empregada colocou o saco na balana e mostrou o peso D. ngela. Esta disse-lhe: "Isso muito acar. Por favor lhe: retire 3 kg do saco". Sabendo que o peso final foi de 6kg, quantos quilos estavam inicialmente no saco? 2.1. Escreve a equao que traduz a situao da D. ngela. 2.2. Descreve como procedeste para descobrir quantos quilos estavam inicialmente no saco, quilos utilizando o applet. Poders faz lo por palavras, nmeros ou esquemas. . faz-lo 2.3. Traduz para linguagem matemtica o procedimento que efectuaste para determinar quantos quilos de acar estavam inicialmente no saco.

3. Como a D. ngela pretendia fazer po comprou farinha de trigo. Para determinar quanto pesa gela cada saco de farinha de trigo colocou os sacos e pesos sobre os pratos da balana, como mostra a figura. Sabendo que todas as embalagens de farinha tm o mesmo peso:

2 kg

6 kg

2 kg

3.1. Escreve a equao que traduz a situao representada na balana. 3.2. Utilizando o applet tenta descobrir o peso de cada saco de farinha. Descreve como procedeste para resolver o problema. 3.3. Traduz para linguagem matemtica o procedimento que efectuaste para determinar o peso de casa saco de farinha.

PARTE II: 1. A D. ngela comprou abboras, para fazer compota. No momento de pes pes-las colocou as abboras num dos pratos da balana e pesos no outro prato. Como a balana no ficou em equilbrio colocou mais um peso junto das abboras como mostra a figura.

3kg

5kg

4k g

Proposta de trabalho para o 7. ano

1.1. Traduz a situao da balana por meio de uma equao e tenta descobrir o peso de cada abbora, supondo que ambas tm o mesmo peso. Recorrendo ao applet, explica como chegaste soluo do problema. 1.2. Traduz para linguagem matemtica o procedimento que efectuaste para determinar o peso de cada abbora.

2. O Rui juntou s compras metade de um melo e pesou como est representado na balana seguinte:

1kg

1kg

2.1. Descobre o peso do melo inteiro e explica o teu raciocnio por palavras, nmeros ou esquemas. 2.2. Escreve a equao que traduz a situao representada na balana.

Referncias Bibliogrficas: Branco, N. C. V. (2008). O estudo de padres e regularidades no Desenvolvimento do pensamento algbrico. Tese de Mestrado em Educao rea de Especializao em Didctica da Matemtica Universidade de Lisboa. Direco Geral de Inovao e Desenvolvimento Curricular (DGIDC). (2009). Proposta de cadeia de tarefas para o 7. ano 3. Ciclo. Equaes. Ministrio da Educao -DGIDC Ponte, J.; Branco, N.; Matos, A. (2009). lgebra no Ensino Bsico. Ministrio da Educao-DGIDC Ponte, J.; Serrazina, L.; Guimares, H.; Brenda, A.; Guimares, F.; Sousa, H.; Menezes, L.; Martins, M.; Oliveira, P. (2007). Programa de Matemtica do Ensino Bsico. Ministrio da Educao DGIDC
Proposta de trabalho para o 7. ano 10

Potrebbero piacerti anche