Sei sulla pagina 1di 17

Os Relatos jornalsticos

Tobias Peucer
Traduo de Paulo da Rocha Dias*

Resumo

O texto traz a ntegra da primeira tese sobre jornalismo apresentada em uma universidade: De relationibus novellis, de Tobias Peucer, defendida em 1690 na Universidade de Leipzig, na Alemanha. A tese composta por 29 pargrafos que traam uma comparao entre o Jornalismo e a Histria. Analisa os tipos de relatos utilizados pela cultura ocidental desde a antiguidade, identificando o jornalismo com a perspectiva do singular. Discute a questo da autoria, da noticiabilidade , da verdade e da credibilidade; prope critrios de seleo e restries ao que deve ser publicado; discute a forma e o estilo dos peridicos. Na presente verso, a tese acompanhada por um prembulo do tradutor brasileiro Paulo da Rocha Dias.

This manuscript is a broad version of the first doctoral dissertation presented at college level: De relationibus novellis by Tobias Peucer defended in 1690 at Leipzig University, in Germany. It consists of 29 paragraphs that outline a comparison between Journalism and History. It analyzes types of accounts employed by Western culture since ancient times, identifying journalism from a singular perspective. Peucer discusses authorship, news values, truth and credibility. He offers criteria for news selection and restrictions, format and style. This version includes a foreword by the Brazilian translator Paulo da Rocha Dias.

Abstract

13

Palavras - chave
Relatos Jornalsticos , Tobias Peucer, Teoria do Jornalismo , Histria

Key Words:
Journalistic Accounts, Tobias Peucer, Journalism Theory, History

Prembulo do Tradutor
Tobias Peucer faz parte de um grupo que, na primeira metade do sculo XVII, comeara a pesquisar e a publicar os resultados de suas investigaes nas universidades alems. Este fato coloca a Alemanha no ponto inicial de uma rica tradio de pesquisa em jornalismo, continuada no presente sculo por pesquisadores insignes como Otto Groth e Max Weber. Confirma tambm a Periodistika como o primeiro e mais antigo ramo das Cincias da Comunicao e da Informao. na Alemanha, e justamente em Leipzig, que surgiu o primeiro dirio da histria da imprensa, a tuno publicar esta verso em Portugus, no s por ser um meio de conhecer diretamente o trabalho de Peucer, mas tambm pela atualidade perene desta investigao realizada h mais de trs sculos. Aqueles que tm familiaridade com a pesquisa em jornalismo, iro perceber que a maioria dos temas hoje sistematizados e aos quais se recorre permanentemente quando se faz pesquisa nesta rea, foram ento observados e investigados de forma cientfica por Tobias Peucer. O trabalho pioneiro desse alemo de Grlitz deu incio, em 1690, na cidade de Leipzig, ao conhecimento acumulado e sistemtico de uma cincia que hoje se encontra em fase de amadurecimento e autonomia. A leitura dessa tese leva-nos s origens das teorias de jornalismo hoje em voga nos centros de estudos avanados de Comunicao. Ler esses vinte e nove pargrafos ser uma busca das origens do pensamento moderno em Comunicao. Com a permisso benvola de Deus.
*Este trabalho foi originalmente publicado na revista Comunicao & Sociedade, do Programa de Ps-Graduao em Comunicao Social da Universidade Metodista de So Paulo n. 33, p. 199-216, 1o. sem. 2000. Sua reproduo em Estudos em Jornalismo e Mdia foi autorizada pelos editores e pelo tradutor. Fontes usadas para a traduo: original em latim PEUCER, Tobias. De relationibus novellis. In: KURTH, Karl (org.). Die ltesten Schriften fr und wider die Zeitung. Brnn: Rudolf M. Rohrer Verlag, 1944. p. 163-184; edio catal CASASS GURI, Josep Mara. Sobre els relats periodistics. Periodstica. Barcelona: Societat Catalana de Comunicaci, n. 3, p. 31-47, 1990.
1

14

Leipziger Zeitung. A verso em lngua portuguesa da tese de Peucer que ora apresentamos* tem como base a traduo para o Catalo feita por Josep Maria Casass, presidente da Societat Catalana de Comunicaci. Casass, por sua vez, fez uso do texto original em Latim e da verso do mesmo em alemo .
1

Cabe dizer aqui que esta traduo o resultado de um desafio lanado por Jos Marques de Melo. H muito que, ao se estudar a Zeitungswiessenschaft nos cursos de ps-graduao em Comu-nicao, faziase apenas referncias pesquisa de Tobias Peucer ou se passava a conhec-la por meio de fontes indiretas. , portanto, til e oporEstudos em Jornalismo e Mdia,
Vol. I N 2 - 2 Semestre de 2004

De relationibus novellis
I. Atesto que no h nada que satisfaa tanto a alma humana como a histria,

Paulo da Rocha Dias

seja qual for a maneira como tenha sido escrita. Pode ser que no oferecerei ao leitor uma obra ingrata se elaboro um comentrio sobre as publicaes de notcias (novellae) das quais h hoje uma grande abundncia. II. Quanto ao termo em si, sabido por todos que novellae tem a mesma acepo de Novos Peridicos (Neue Zeitungen); porm, este significado no se encontra entre os escritores latinos clssicos. Com efeito, Charles du Fresne, em seu Glossarium ad scriptores mediae et infimae latinitatis, observa que nas glosas manuscritas dos cdex dos Conclios, a palavra novellae, por si s, significa nova comunicao, cita a um exemplo do cdex que se encontra na biblioteca real: Eodem tempore, cum multi novellis gauderent quod Constantinus baptizatus a Silvestro Episcopo urbis Romae, emundatus fuisset a lepra etc.2 Depois, porm, os monges passaram a empregar o termo notcia. Isto se pode inferir do manuscrito, em verso, sobre
Ao mesmo tempo, muitos se alegravam com a nova comunicao de que Constantino, batizado por Silvestre, bispo da cidade de Roma, havia sido purificado da lepra etc.
2

Ns, por proporcionar mais clareza, empregaremos a palavra relatos (relationes). III. Porm, como consta nos critrios do meu projeto, em primeiro lugar gostaria de dizer algumas coisas sobre as diversas formas da histria. Uma dessas formas se ordena como um fio contnuo, conservando a sucesso precisa dos fatos histricos. Esta forma denominada universal, particular ou singular. Uma outra, em troca, discorre e resenha em uma determinada ordem os fatos ou as palavras escolhidas e dignas de serem contadas que se extraiu separadamente da narrao contnua dos fatos histricos. Isto se faz na medida em que cada coisa vai se apresentando. Parece pertencer a esta forma da histria as coisas esparsas (t sporden) de Aristgenes; igualmente as histrias sem ordem de Pescenni Fest, das quais relembra Lactncio, Livro I, De fals. relig., c. XXI e de outros. Segundo Voss, De art. hist., c. VII. Uma outra forma, finalmente, a confusa. Os gregos chamam-na miscelnea (symmictica), ou seja, histria variada ou multiforme (poikle radena pantodap histora): dado que no h tambm nesta forma ne-nhum critrio de ordem, chamada tambm de coisas desordenadas (tacta). Foi desta forma que escreveu Aristteles a sua obra, segundo o testemunho de Laercio, livro V, p. 317.

15

a vida de Saint Mur: Est pater in cella, cum nascitur ista novella.3 Da a palavra nouvelle de uso corrente entre os franceses. Antonius Augustinus nota que com esta palavra os imperadores designavam as disposies mais recentes.

O padre estava na cela quando surgiu aquela notcia.


3

IV. Esta ltima classe ou tipo de relationes so relatos periodsticos (Relationes novellae) que contm a no-tificao de coisas diversas acontecidas recentemente em qualquer lugar que seja. Estes relatos, com efeito, tm mais em conta a sucesso exata dos fatos que esto interrelacionados e suas causas, limitando-se somente a uma simples exposio, unicamente a bem do re-conhecimento dos fatos histricos mais importantes, ou at mesmo misturam coisas de temas diferentes, como acon-tece na vida diria ou como so propa-gadas pela voz pblica, para que o leitor curioso se sinta atrado pela variedade de carter

No que se refere origem desses relatos, no possvel assinalar um ano determinado e difcil afirmar quando, por primeira vez, surgiu esta maneira de escrever este tipo de notcias (...)

pelo contrrio, antes das Olimpadas, tudo restava desconhecido e envolto em faltas. Segundo Censori, De die natali, c.XXI. Tambm entre os romanos, nos primeiros sculos depois da fundao da cidade, a literatura foi muito rara. Tampouco aqui (na Alemanha) havia sequer pessoas que pusessem por escrito a memria dos acontecimentos. Pode ser exceo aquilo que era registrado nos comentrios dos pontfices e em outros documentos pblicos e privados (veja Livi, livro VI). Esta negligncia dos antigos foi compensada depois por escritores insignes, tanto gregos como latinos, que, de uma s vez, estabeleceram as bases dos comentrios da histria escrita. Entre os alemes, antes dos tempos de Carlos Magno, no creio que seja possvel demonstrar com nenhum tipo de documentos exatos que se tenha cultivado o estudo da histria. Porm, quando Carlos Magno estendeu seu poder sobre os afazeres da Alemanha, teve incio o ensino da histria, assim como as outras artes, sobretudo por parte dos monges, que, apesar das dificuldades da poca, deixaram por primeira vez uma relao dos fatos histricos em uma crnica. Do mesmo modo, quando no incio do sculo passado comeou a brilhar a luz da literatura, homens srios e doutos se aplicaram novamente com muita assiduidade tarefa de estabelecer as bases da histria. Com

16

ameno e preste ateno. V. Agora cabe expor mais exten-samente suas origens e as causas de sua composio, para que sejam mais ple-namente conhecidas sua estrutura e sua utilidade na vida literria e cvica. VI. No que se refere origem desses relatos, no possvel assinalar um ano determinado e difcil afirmar quando, por primeira vez, surgiu esta maneira de escrever este tipo de notcias e de relatos, digamos, precipitados. Antigamente, entre os gregos, antes da guerra de Tria, de acordo com o que diz Diodor de Siclia no incio de sua Bibliotheca historica, no era dada nenhuma ateno histria. Muito
Estudos em Jornalismo e Mdia,
Vol. I N 2 - 2 Semestre de 2004

isso a sua glria atingiu um tipo de ressurgimento de maneira que muitos se dedicaram a escrever histria. Depois, alguns no mais instrudos, querendo imit-los, recopilaram uns relatos grotescos sobre fatos acontecidos recentemente aqui e acol, obras precipitadas extradas dos escritos dos palcios, dos mercadores, ou da boato pblico de sorte que favoreciam a curiosidade do povo, geralmente inclinada, ao conhecimento das coisas novas. VII. Desde ento, os itlicos e os gauleses, e depois os belgas e os germnicos, devido s guerras que ento promoviam com sortes variveis, parece que afeioaram-se rapidamente a este gnero funcional de escrita. Em primeiro lugar porque de forma inesperada sero institudos os correios pblicos e postais, como so denominados, e assim se podia conhecer com facilidade o que sucedeu em lugares distantes. Os correios haviam sido institudos por Augusto pela primeira vez no imprio romano, segundo Suetnio, Augustus, c. 49. Os correios sero ordenados mais adequadamente no imprio por Carlos V. Na Glia, Luis XI ir instituir os correios a fim de saber com mais rapidez e conhecer mais facilmente o que se passava em qualquer que fosse das provncias de seu imprio. Limn. jur. Publ., livro II, c. IX, n. 135. Finalmen-

te, por obra de Gotard Arthusius, de Gdansk, no ano de 1609, apareceram os mercrios franco-belgas, que, apesar de anunciar fbulas falsas junto com histrias verdadeiras, conseguiram a graa da curiosa novidade encontrar credibilidade aos olhos de muitos de maneira in-discriminada. Porque, como diz Lucrcio, livro IV, toda a linhagem humana est ex-cessivamente vida de cativar os ouvidos. E, tal como disse Sneca no livro VII, c. 16 das Naturales questiones, alguns so crdulos, outros descuidados. Outros so enganados de boa f pela mentira. Outros se deixam seduzir por ela. Uns no a evitam, outros a procuram. Toda esta raa tem em comum o defeito de crer que a sua obra no se far aceitar nem se tornar popular se no for misturada com fbulas. VIII. Assim ento, as causas da apario

17

Devido s guerras, itlicos e gauleses afeioaram-se a esse gnero funcional de escrita. Logo surgiram os correios, e assim se podia conhecer com facilidade o que sucedia em lugares distantes.

dos peridicos impressos com tempestiva freqncia hoje em dia, so em parte a curiosidade humana e em parte a busca de lucro, tanto da parte dos que confeccionam os peridicos, como da parte daqueles que os comerciam, vendem. Assim se poderia demonstrar com exemplos bvios a cada passo, mas pareceria tedioso entreter-se exten-samente em uma coisa conhecida, e po-deria afinal ser enfadonho para alguns. IX. Cabe-nos ento avanar pri-meiramente s causas pelas quais se compem tais

relatos; em primeiro lugar cabe tratar dos autores (que na escola denominado causa eficiente). Se algum espera encontrar nestas umas notcias (novellae) verdadeiras e teis (empre-garemos por enquanto o termo novellae em sentido comum, vulgar), so ne-cessrias diversas coisas. Indicaremos as qualidades do bom historiador; em parte cabe relacion-las com o intelecto e em parte com a vontade. X. Cabe ao intelecto o conhecimento das coisas que sero registradas nos relatos pblicos. Estas so obtidas por inspeo prpria (autopsia) quando o sujeito espectador (autptes) dos acon-tecimentos, ou por transmisso, quando uns explicam aos outros os fatos que presenciaram. E nisso qualquer pessoa concordar sem nenhum problema que merecedor de mais credibilidade o tes-temunho presencial (autptes) que o receptor de uma transmisso de outro. Assim como nos julgamentos costuma-se dar mais crdito a um testemunho ocular que a um testemunho de ouvidos, assim tambm se d mais crdito ao narrador presencial (autptes) que a quem cuja narrativa foi extrada de outro. Pode ser tambm por esta causa que Verri Flac, no livro De verborum significatione, citado por Gelli, livro V, c. 18, pretende que a histria propriamente seja a narrao daquelas coisas de que o indivduo tenha sido espectaEstudos em Jornalismo e Mdia,
Vol. I N 2 - 2 Semestre de 2004

18

As causas da apario dos peridicos impressos (...) so em parte a curiosidade humana e em parte a busca de lucro, tanto da parte dos que confeccionam os peridicos, como da parte daqueles que os comerciam, vendem.

dor (autptes). Porm, Voss, De art. hist., c. 1, observa com acerto que assim a histria tomada em um sentido mais estrito. XI. Depois, na confeco deste tipo/classe de relatos, faz falta o juzo, a mais exmia qualidade do intelecto, para que, por meio dele, as coisas dignas de crdito sejam separadas dos rumores infundados que se fazem correr; as leves suspeitas e as coisas e aes dirias sejam separadas das coisas pblicas e daquelas que merecem ser contadas. Este juzo faltou em outros tempos sobretudo aos monges, assim como a muitos escritores, ou seja, aos autores das crnicas, e tambm falta freqentemente aos redatores de pe-ridicos quando procuram falar de ba-nalidades (microloga) e mincias (t lepta) e omitem o que seria til e fcil de ler, envernizam com documentos o que ouviram dizer por outros e, por fim, quando no tm coisas exatas, fazem passar por histria as suspeitas e conjecturas dos outros. Muitas coisas desse quilate chegam do estrangeiro. XII. Sobre este defeito, comum nos historiadores, advertiu em outros tempos Lcia na obra De hist. scrib.: h muitos que deixam de lado os fatos histricos maiores e mais dignos de ser contados, ou a eles se referem apenas super-ficialmente; isto acontece por falta de instruo ou de critrios e por ignorncia em relao ao que cabe dizer ou

silenciar, inquirem sobre as coisas mais insignificantes, detendo-se nelas de ma-neira extremamente prolixa e laboriosa. Como se um no visse nem ouvisse toda a beleza de Jpiter dOlmpia, que to grande e to excelsa, e no explica nada aos que a desconhecem, enquanto ad-miram em troca a retido e polidez do pedestal e a harmonia da sandlia (explica detalhadamente estas coisas com grande paixo). E depois ilustra esta sentena com um duplo sentido, um extrado dos jardins e outro dos convites. Diz-se que bem simples se um, deixando de lado a rosa, se aplica mais protamente a con-templar com acurcia os espinhos que surgissem perto da raiz ou se em um jantar muito suntuoso, algum achasse conveniente colocar juntos um peixe vulgar e um prato de carne. Quando se est mais pronto para no fazer nenhuma das duas coisas. XIII. Relaciono com a vontade do escritor de peridicos a credibilidade e o amor verdade: no seja o caso que, preso por um af partidrio, misture ali te-merariamente alguma coisa de falso ou escreva coisas insuficientemente explo-radas sobre temas de grande importncia. J que, quem ignora, diria Ccero, livro II De oratore, que a primeira lei da histria que no se ouse dizer nada de falso; depois, que no

lhe falte coragem para dizer o que seja verdade, que no tenha nenhuma suspeita de parcialidade nem averso alguma em escrever? manifesto que estes fundamentos so conhecidos de todos. E Estrab, no livro XII da sua Geogr. Considera uma inveno o que se explica sobre as Amazonas, acrescenta: A histria quer o que vero, seja antigo ou novo; E o que inslito, ou no se narra ou o faz muito raramente. Por isso, Polibi, um escritor muito rigoroso da antigidade, quando decidiu escrever sobre as gestas de Escipio da Espanha, foi at queles pases distantes para que nada de falso borrasse a sua hist-

Relaciono com a vontade do escritor de peridicos a credibilidade e o amor verdade: no seja o caso que, preso por um af partidrio, misture ali (...) alguma coisa de falso ou escreva coisas insuficientemente exploradas sobre temas de grande importncia.

ria. Ccero, no livro I De Legibus, afirma que falta esta laboriosidade em Herdoto e em Teopomp. Quintiliano, no livro II, De institutione oratoria, c.11, parece negar a credibilidade aos gregos quando es-creveu que os gregos normalmente usam para a histria as mesmas licenas que usam para a potica. XIV. certo que sob este aspecto se pode pensar que os compiladores de notcias tm maior licena que os his-toriadores mais rigorosos, quando eles mesmos no intervm nos fatos nem podem obter facilmente documentos fide-dignos de pases distantes ou dos arqui-vos dos prncipes, e a maioria das coisas, muitas delas incertas, so recolhidas de cartas de amigos ou da voz pblica; E, enquanto isso alimentam a curiosidade huma-

19

na com alguns relatos. Da mesma forma, no se pode mentir nem dizer coisas falsas de sorte que o outro forme uma opinio falsa ou seja enganado, em tais casos, o autor trabalhar mais reta-mente, abstendo-se em transmitir coisas abertamente falsas ou se, em caso sejam incertas, ajunte a elas aquela precauo que Sneca ofereceu no livro IV das Naturales questiones: Caber confiar nos autores. Seguir uma opinio incerta e enganar os leitores em coisas de relativa importncia muito temerrio. O que ca-be atribuir aos rumores e fama pblica pode ser compreendido pelas palavras dirigidas por Alexandre

(...) Polibi, um escritor muito rigoroso da antigidade, quando decidiu escrever sobre as gestas de Escipio da Espanha, foi at queles pases distantes para que nada de falso borrasse a sua histria.

sas verdadeiras sem culpa sua. Com efeito, Flvio Vopisc, em seu Aurelianus no se ruboriza em confessar que ele mesmo havia dito Juni Tiberi que no havia historiador algum que, pelo que faz histria, no mentisse em alguma coisa; havia deixado claro afinal que alguns pontos eram refutados por testemunhos manifestos de Lvio, Salustiano, Cornlio Tcito e Trogus. XV. Feitas estas observaes, quanto ao autor, podemos nos ocupar agora da matria dos peridicos. Esta (como a da histria escrita), so as coisas singulares, fatos realizados ou por Deus atravs da natureza, ou pelos anjos, ou pelos ho-mens na sociedade civil ou na Igreja. Pois bem, como estes fatos so quase infinitos, cabe estabelecer uma seleo de modo que seja dado preferncia aos axiomnemneuta, ou seja, queles que merecem ser recordados ou conhecidos. So desta natureza, em primeiro lugar, os prodgios, as monstruosidades, as obras ou os feitos maravilhosos e inslitos da natureza ou da arte, as inundaes ou as tempestades horrendas, os terremotos, os fenmenos descobertos ou detectados ultimamente, fatos que tm sido mais abundantes que nunca neste sculo. Depois, as diferentes formas dos im-prios, as mudanas, os movimentos, os afazeres da guerra e da paz, as causas das guerras, os planos, as batalhas, as derrotas,

20

Magno aos soldados, no livro IX de Curci: No nenhuma novidade para vocs os exageros dos mentirosos. A fama jamais deixa alguma coisa ser transparente. Tudo o que ela nos traz maior que a verdade. A nossa prpria glria, slida como , ainda maior pelo nome que pelas nossas obras. E por isso preciso averiguar se quando um fato acontecido recentemente anunciado imediatamente em locais diversos, confirmado pelo testemunho de muitos. Quando estes no concordam, conferem uma credibilidade provvel s coisas narradas, de sorte que afinal ao mais srio, pode suceder-lhe que algumas vezes se lhe misture coisas falsas com coiEstudos em Jornalismo e Mdia,
Vol. I N 2 - 2 Semestre de 2004

as estratgias, as novas leis, os julgamentos, os cargos polticos, os digna-trios, os nascimentos e mortes dos prn-cipes, as sucesses em um reino, as inau-guraes e cerimnias pblicas que pa-recem se instituir novamente ou que pare-cem mudar ou que so abolidas, o bito de vares ilustres, o fim de pessoas mpias, e outras coisas. Finalmente os temas eclesisticos e literrios: como a origem desta ou daquela religio, seus autores, seus progressos, as novas seitas, os pre-ceitos doutrinais, os ritos, os cismas, a perseguio que sofrem, os snodos cele-brados por motivos religiosos, os decretos, os escritos mais notveis dos sbios e doutos, as disputas literrias, as obras novas dos homens eruditos, as instituies, as desgraas, as mortes e centenas de coisas mais que faam referncia histria natural, histria da sociedade, da Igreja ou da literatura: tudo isto costuma ser narrado de forma embaralhada nos peridicos, como uma histria confusa, para que a alma do leitor receba o impacto de uma amena variedade. XVI. Aqui, porm, ao escolher a matria digna dos novos relatos jornalsticos, cabe algumas precaues que a prudncia comum sugere. A primeira esta: que a no se ponha coisas de pouco peso ou as aes dirias dos homens; ou as desgraas

humanas, das quais h uma fecunda abundncia na vida comum. Tais podem ser as tempestades que acontecem regularmente de acordo com a diversidade de estaes e clima; os atos privados dos prncipes, como fazer uma caada, celebrar um banquete, assistir a uma comdia, fazer uma excurso a esta ou quela montanha, passar em revista alguns batalhes. Igualmente, o trato aos cidados, entre eles, os castigos dos malfeitores, as conjecturas sobre afazeres pblicos que ainda no so conhecidos e outras coisas desta natureza que so mais prprias de um dirio particular que de uma resenha pblica. Pode-se encontrar a cada passo muitos exemplos dessas coisas nas crnicas dos monges, e nas gravuras nos livros dos escritores. Esta mesma falta de capacidade de julga-mento foi enfatizada em outros tempos por Capitlio em sua Macrini vita, c. 1, a propsito do historiador Juni Cordus porque ele perseguia os mnimos detalhes: como se de Trajano, de Pius, de Marco ti-vesse que saber quantas vezes iriam sair, quando iriam mudar a dieta ali-mentar, e quantas vezes trocariam de roupas. O mesmo escritor, no livro Gordiani tres, c. XXI, censura este Cordus. Estas, dizia, so as coisas que acham dignas de recordar de Gordi, o jovem. Ns, com efeito, negamos a divulgar tudo aquilo que Juni Cordus ir escrever de

21

(...) como os fatos so quase infinitos, cabe estabelecer uma seleo de modo que seja dado preferncia aos axiomnemneuta, ou seja, queles que merecem ser recordados ou conhecidos.

maneira ridcula e estpida sobre as diverses domsticas e outras coisas mais baixas; Quem quiser saber sobre elas, que leia o prprio Cordus, que falou de cada impe-rador quantos escravos teria, quantos ami-gos, quantos capas, quantos clmides. No serviria nada a ningum saber tudo isto. XVII. Depois, a segunda precauo esta: que no se expliquem indis-criminadamente aquelas coisas dos prncipes que no querem que sejam divulgadas. Porque coisa perigosa es-crever sobre aquilo que pode lhe mandar ao degredo. Assim ento, as pessoas prudentes aconselham que cabe

22

esperar at que aqueles tenham desaparecido dentre os vivos ou que j no lhe possa causar danos. Assim advertiu Arri na histria de Alexandre descrita fielmente com base em Ptolomeu e em Arstbulo; Isto foi tambm observado por Cornlio Tcito, Annales I, 1. Raramente foram ditas coisas verdadeiras sobre os prncipes que ainda vivem dado que os escritores esperam por uma adulao crescente e, por isso, com o relato das coisas acontecidas, falta a verdade de muitos modos: primeiramente por desconhecimento do modo como uma coisa sucedeu, depois, pelo desejo de dar consentimento ou ainda, por dio aos que governam. Assim, entre inocentes
Estudos em Jornalismo e Mdia,
Vol. I N 2 - 2 Semestre de 2004

Ao escolher a matria digna dos novos relatos jorna-lsticos, cabe algumas precaues (...) A primeira esta: que a no se ponha coisas de pouco peso ou as aes dirias dos homens; ou as desgraas humanas, das quais h uma fecunda abundncia na vida comum.

e culpados, nenhum deles tem preocupao alguma com a posteridade. Segundo Tcito, Historiae, livro I, c.1. Por isso, num estado bem organizado no h de ser concedido a quem quer que seja difundir peridicos entre a multido. Segundo Besold, Thesaurus pract. Na expresso neue Zeitungen; e do clebre jurista Ahsver-Fritsch, o Discursum de novellarum hodierno usu et abusu, cap. III, publicado em Jena em 1676. XVIII. Eis a terceira precauo: que no se insira nos peridicos nada que prejudique os bons costumes ou a verdadeira religio, tais como coisas obscenas, crimes cometidos de modo perverso, expresses mpias dos homens que sejam graves para os ouvidos piedosos. Quando se explicam estas coisas, tal como disse Plnio, como se as estivesse ensinando. por isso que em algumas cidades se estabeleceu com uma prudente deciso que no seja permitido imprimir peridicos sem que estes tenham sido aprovados pela censura. D-se, com efeito, a honesta disciplina, para que os espritos inocentes no sejam ofendidos com esta espcie de pginas impuras espalhadas aqui e ali, ou que, por outro lado, os que so propensos ao mal, no venham a ser incitados por esse tipo de escritos. XIX. Por outro lado, no que diz respeito a coisas de pouca importncia, que constituem

a maior parte de alguns peridicos, os que os produzem podem ter mais licena que os historiadores, porque aqueles escrevem quase precipitadamente, no tanto para a posteridade, mas para satisfazer a curiosidade do povo, vido de coisas novas. Para satisfazer esta curi-osidade, faltam coisas de peso, e ocupam-se com coisas amenas, leves, e s vezes fteis. Por isso, fica bem fazer aqui de certa maneira alguma concesso aos costumes do sculo. Jlio Csar, De bello gallico, livro IV, c. 5, j em outros tempos deu constncia a esta curiosidade entre os gauleses: Os gauleses, disse Jlio Cesar, tm por costume aturar os viajantes para seu prprio desagrado, e lhes fazem per-guntas sobre tudo o que ouviram ou observaram das coisas que acontecem, e assim, rodeiam os viajantes e os fazem dizer de que terras vm e de que coisas esto informados; e ento, preocupados pelos rumores e pelo que ouviram dizer, normalmente tomam decises em afa-zeres dos mais graves, dos quais todos normalmente ho de se arrepender por ter se fiado demais e por ter falado de todo mundo posto que a maioria dos informadores lhes respondem com falsos elogios. Portanto, quando alguns narram coisas amenas, leves, pode suceder que estejam se acomodando ao desejo de coisas novas que tam-

bm j invadiu os nimos do povo, pode que estejam imitando Di Cassi, que, depois de rebaixar-se a resenhar umas mincias, logo em seguida apresentou um tipo de desculpa porque no percebeu que havia faltado por imprudncia ou por incapacidade. Dado que quem conhece a superficialidade humana pode pensar sem esforo o quanto fcil errar em todas estas coisas que ouve dos outros em uma conversa ou em um rumor incerto. Aquelas coisas que acontecem a cada dia, muitos, induzidos pelos sentimentos ou trados pela negligncia, explicam-nas de uma forma completamente diversa do que realmente aconteceu. Por isso, se se trata da veracidade de um fato, poder-se- fazer uso daquela frmula de precauo que se encontra em Curci, livro IX: Com efeito, transcrevi mais coisas que no acredito. Dado que no posso afirmar sobre aquilo de que duvido, nem posso ocultar o que ouvi. Agindo assim, o escritor de peridico salvaguardar a sua credibilidade, j que assim permite ao prudente leitor fazer o seu juzo. Por isso, o j mencionado Dr. Fritsch, no Discursum citado, c. IV, adverte que no se h de crer temerariamente nos peridicos. XX. A forma deste tipo de relatos, se que algum se pergunta sobre isto, vria. Porm, falando de modo geral, a forma baseada na economia (oikonoma) e na expresso (lxis); porque aquilo que constitui

23

Que no se insira nos peridicos nada que prejudique os bons costumes ou a verdadeira religio, tais como coisas obscenas, crimes cometidos de modo perverso, expresses mpias dos homens que sejam graves para os ouvidos piedosos.

o corpo da histria (t soma ts historas) freqentemente encontra-se em um outro lugar. A economia (oikonoma) se refere ordem e disposio do fato histrico; a expresso (lxis) indica a maneira de dizer e o estilo adequado aos fatos. Em continuao direi alguma coisa de cada uma destas partes. XXI. No que se refere economia (oikonoma) e disposio, parece claro que depende da natureza do tema de que se trata. Dado que ou se resenha diversas coisas de variada ndole, ou alguma coisa simples. Na recenso daquelas, a ordem arbitrria, atestando que no h nenhu-ma co-

Quem conhece a superficialidade humana pode pensar sem esforo o quanto fcil errar em todas estas coisas que ouve dos outros em uma conversa ou em um rumor incerto.

tos e do valor dos valentes heris que resplandeceu de maneira especial no stio e na ocupao da cidade. Assim, se algum quer preparar um relato que para ser impresso sobre a expedio Britnia por Guillerme, prncipe de Aurnia, agora rei da Gr-Bretanha, ter que ordenar o relato do mesmo modo e com a mesma ordem. Igualmente nas outras narraes caber ater-se quelas circunstncias j conhecidas que se costuma ter sempre em conta em uma ao tais como a pessoa, o objeto, a causa, o modo, o local, e o tempo. Segundo Franz Patricius, De hist. dialog., VII e VIII. Em outras coisas que no so da vida civil, o critrio , de certo modo, diferente. Porque nem todas as cir-cunstncias podem ser encaixadas sempre da mesma maneira quando no houver constncia suficiente da causa, ou do tempo, ou do local ou do modo pelo qual o fato foi realizado. Por enquanto suficiente anunciar os fatos de forma superficial, segundo os rumores, sem ordem alguma. Veja Plinius, Epist., livro IV, n. 11. XXII. A expresso (lxis) ou modo de dizer, ou estilo dos peridicos, no h de ser nem oratrio nem potico. Porque aquele distancia o leitor desejoso de novidade; e este lhe causa confuso alm de no expor as coisas com clareza suficiente. Em compensao, o narrador, se quer agradar, pre-

24

nexo entre coisas acontecidas em lugares diversos, em tempos diferentes e de maneira variada. Por isso, costume preservar a ordem com que os acon-tecimentos se apresentam. Em contra-partida, quando se trata de uma coisa simples e singular, a sim que cabe preservar/guardar uma ordem que enquadre ao tema. Por exemplo, se algum quer reconstituir o stio de Mogncia que aconteceu no ano passado e a sua conseqente conquista, este algum ter que dispor tudo de sorte que primeiro fale dos seus autores, depois do motivo, em seguida dos aparelhos e instrumentos, logo em seguida do local e da maneira de agir, finalmente da ao mesma e dos acontecimenEstudos em Jornalismo e Mdia,
Vol. I N 2 - 2 Semestre de 2004

cisa seguir antes o fato como ele sucedeu. Veja Cicero, livro II, De oratore. Pois bem, para este fim o narrador se faz servir uma linguagem por um lado pura, mas por outro, clara e concisa. Isto asseverado por Ccero no seu Brutus: No h nada, disse, que seja to agradvel na histria como a brevidade pura e clara. Por isso cabe evitar as palavras obscuras e a confuso na ordem sinttica. Assim tambm advertiu Lcia na obra De scrib. hist.: Que a sua palavra (a do escritor) tenha este nico objetivo: mostrar os fatos claramente e torn-los compreensveis da maneira mais difana, com palavras no obscuras e fora de uso, nem tampouco com palavras prprias dos mercados e dos botecos, de tal modo que a maioria as entenda e que os eruditos as respeitem . No cabe analisar aqui
5

se sentem fascinados por qualquer conhecimento nu das coisas, de modo que se deixam at mesmo levar por erros e fbulas. XXIII. A finalidade interna e prpria da histria a conservao do registro dos fatos acontecidos. Se no fosse pela histria, as coisas acontecidas antes dos nossos tempos esvaneceriam ou seriam todas apagadas. Porque as coisas singulares so praticamente infinitas e, se no fossem registradas pela histria ou nos anais, por displicncia ou por deficincia da memria humana seriam finalmente sepultadas pelo silncio ou no poderiam ser transmitidas integralmente posteridade. Que aos novos relatos jor-

A expresso ou modo de dizer, ou estilo dos peridicos, no h de ser nem oratrio nem potico. Porque aquele distancia o leitor desejoso de novidade; e este lhe causa confuso alm de no expor as coisas com clareza suficiente.

nalsticos no se pode designar igualmente esta finalidade, pode ser inferido do que j dissemos acima. Pelas causas acima comentadas fica claro que os relatos jornalsticos no costumam es-crever tendo em vista a posteridade seno tendo em vista a curiosidade humana. Da mesma forma, se acontece que a partir deles as coisas narradas passam tambm histria estritamente dita, h de se compreender que nem todos, mas somente de uns poucos, os que foram registrados com uma certa acurcia e aplicao que passam histria. Porm, a maior parte deles, por ter sido escrita de forma precipitada a partir de rumores e de cartas pouco certas, no chega a superar os anos. E bem

25

mais coisas sobre o estilo da histria, que convm empregar tambm nos peridicos, pois j foi falado sobre isto em um outro lugar. Veja Fabio Quintiliano, livro X, e o De art. hist. Do doutssimo Voss. Ainda que o estilo seja spero e brbaro, como nas crnicas antigas, da mesma forma, a amenidade da narrao pouco ressentida. Porque, segundo Plnio, Epistulae, livro V, n. 8, a histria deleita seja qual for a maneira como tenha sido escrita. Porque os homens so curiosos por natureza e eles

certo que no podem ser considerados entre os documentos con-fiveis e podem obscurecer a memria da posteridade. XXIV. Eu diria que a finalidade dos novos peridicos mais prpria para o conhecimento de coisas novas acompa-nhadas de um certa utilidade e atualidade. Foi por esta causa que comearam por primeiro lugar a serem escritos e divulgados os peridicos, como j insinuei acima, ao ocupar-me de suas origens. Com efeito, o af de saber coisas novas to grande que cada vez que os cidados se encontram em encruzilhadas e nas vias pblicas perguntam: o que h de novo? A fim de satisfazer esta curiosida-

lato jornalstico. XXVI. No afirmaria absolutamente que a utilidade dos peridicos seja to grande como a da histria escrita com bom senso, dado que os autores daqueles se encontram quase desprovidos daquilo que necessrio para estabelecer a histria estrita, com conhecimentos dos fatos, competncia, juzo elevado, documentos autnticos obtidos de arquivos no suspeitos e, finalmente, a linguagem e o estilo adequados histria. Da mesma forma, no se pode negar que haja neles alguma utilidade que afeta a vida tanto privada como pblica dos homens. A exposio de suas peculiaridades a empreendeu faz mais de treze anos um homem preclaro, Christian Weise, no seu Schediasma curiosum no qual, assim como cabe ressaltar a genialidade de um homem to famoso, assim mesmo acontece que o leitor curioso de peridicos preste absoluta ateno quelas aplicaes que ele assinala, sobretudo aquelas que fazem referncia ao conhecimento da geografia, da genealogia, da histria e da poltica. Mostra, com efeito, como a pessoa pouco versada no estudo da geografia, graas leitura de peridicos se sente como que atrada, ou, se j no um especialista, sente-se confirmada com um reclame perptuo. E o mesmo pode ser afirmado quanto genealogia. Quanto histria de nosso temO autor reproduz o texto de Lucia em grego, seguido da traduo em latim
5

26

de humana tem se imprimido de todo modo novos relatos jornalsticos em diversos idiomas. E os que os lem podem satisfazer assim a sede de novidades dos companheiros e dos grupos de amigos. XXV. A esta finalidade se ajuntam a utilidade e a amenidade que costuma acompanhar estes peridicos. J que, assim como Lcia, De scrib. hist. Estabelece como finalidade da histria a utilidade (t chrsimon) e de outras a amenidade (t terpnn), assim ns no erraramos se os colocssemos como efeito e conseqncia do fim j exposto. Dado que tanto uma coisa como a outra aparece nos nimos dos leitores quando algum tira uma notcia de um reEstudos em Jornalismo e Mdia,
Vol. I N 2 - 2 Semestre de 2004

po, no h necessidade de demonstrar que a leitura de peridicos a faz especialmente precipitada, se se levar em conta seu objetivo. Finalmente, quanto utilidade poltica, o insigne Weise defendeu que esta geralmente a mais importante nos peridicos por que nesta se pode conhecer os direitos entre os prncipes, discutidos por uma e outra parte, juntamente com as deliberaes, os artifcios e os costumes que so freqentes s cortes; da mesma forma, o leitor de bom senso ter que discernir a as coisas sem fundamentos das verdadeiras e slidas. Porque os que crem que ali podem ampliar um conhecimento acurado dos afazeres cvicos, estariam muito equivocados. Finalmente faz ver tambm outras utilidades para os letrados e para os iletrados, sobretudo para os comer-ciantes. Por tudo isso no h que acrescentar a seno que, para se extrair estas utilidades, requer-se um conhe-cimento da geografia, dos negcios civis e sobretudo das coisas de palcio. Dado que isto so poucos os que tem a sorte de conseguir, claro que estas utilidades no as pode explicar quem quer que seja. XXVII. A amenidade dos peridicos, assim como a de toda a histria, ningum que no seja obtuso no a negar. Segundo palavras de Ccero, livro V, Ep.12 ad famil., no h nada mais apto para o deleite que

as mutaes dos tempos e as vicissitudes da sorte, que, apesar de no poder escolh-las no momento de viv-las, do mesmo modo, sero agradveis de ler. O registro sem necessidade da dor passada um deleite; e para os que se escaparam sem nenhuma molstia pessoal vem os dramas dos outros sem nenhuma dor, pois tambm a compaixo em si mesma agradvel. De fato, a ordem mesma dos anais no que eles atraiam tanto, pelo que tm de simples enumerao cronolgica. Em troca, as situaes incertas e variadas de uma personagem muitas vezes destacada, contm admirao, expectativas, alegria, molstia, esperana, temor, e se terminam com um sucesso notvel, o esprito sacia-se do prazer de uma leitura altamente amena. Isso acontece sobretudo na histria recente dado que toca sempre o nimo do leitor curioso e o diverte. Como disse Plnio mais acima, os homens so curiosos por natureza e eles se deixam fascinar por qualquer conhecimento nu das coisas, de maneira que se deixam levar at erros e fbulas. Antnio, o Panormita, disse sobre o Rei Alfonso de Arago, em um livro sobre as suas gestas que sentiu tanto prazer em ler a histria de Curci que acabou sendo curado da doena que o afetava. dito que recuperou de uma vez a sade e disse. Tiau, tudo de bom para o Dr. Aviccenna, para Hipcrates,

27

No afirmaria que a utilidade dos peridicos seja to grande como a da histria escrita (...) Da mesma forma, no se pode negar que haja neles alguma utilidade que afeta a vida tanto privada como pblica dos homens.

e aos outros mdicos. Viva Curci, pois foi ele o meu salvador. XXVIII. ainda maior o prazer encontrado na leitura dos peridicos pelos eruditos: aqueles que gozam do conhecimento da geografia, da genealogia e dos afazeres cvicos. Porque todo relato mais agradvel se se conhece o local, as pessoas notveis que foram autoras de um feito, ou as causas pelas quais se empenharam. Quem ignora que estas circunstncias dos fatos sejam tiradas das partes do conhecimento mencionadas? E os que isto ignoram se assemelham queles que em um dado quadro observam a face das pessoas sem fixar-

O registro sem necessidade da dor passada um deleite; e para os que se escaparam sem nenhuma molstia pessoal vem os dramas dos outros sem nenhuma dor, pois tambm a compaixo em si mesma agradvel.

sest pass de curieux etc. Outros se ocupam dos feitos cvicos como Histoire abreg de lEurope, ou Relation exacte de ce qui se passe de considerable dans les Estats, dans les Armes, etc., como os publicados em Amsterdam por Claudius Jordanus. Outros, por sua vez, se ocupam de coisas de diversos gneros tal como se apresentam a cada dia. Estes, impressos em diversos lo-cais, com periodicidade semanal, ou men-sal, ou at mesmo semestral, costumam ser divulgados em diversos idiomas. Entre es-tas publicaes peridicas merecem ser destacadas as de Leipzig, em alemo, at agora curiosamente reunidas, e as de Frankfurt, em latim, impressas com o apoio econmico dos herdeiros Latomici, porque tm uma certa seleo das coisas que se explicam, prescindindo de banalidades e de coisas que escampam aqui e ali por rumo-res incertos. Porm, falar mais extensa-mente com o fim de dar um juzo sobre cada um deles, poderia parecer tedioso, dado que o critrio da nossa investigao no permite assinalar aqui ningum com uma censura inoportuna. Ao contrrio, deixando o juzo em mos dos seus leitores assinantes, rezem a Deus que de agora em diante, para escrever peridicos, disponham somente de temas que sejam motivo de alegria para a Alemanha e para a nossa Ptria. Glria seja dada ao nome de Deus!

28

se na estatura e nas linhas do corpo e por fim abandonam tal quadro. XXIX. Porm, tendo j uma certa idia dos peridicos, cabe-nos agora falar de seus variados gneros. Dado que alguns peridicos especficos contm coisas literrias, sua natureza, seus temas certamente variados e sua publicao na Frana, Inglaterra, Blgica, Alemanha e Itlia so coisas bastante conhecidas, eis porque os havemos de expor aqui. Alguns prometem ao leitor coisas sobretudo singulares e elegantes estampando na frente algum ttulo certamente curioso, como so os que se escrevem em Paris e Amsterdam, Le nouveau Mercure Galant, contenant tout ce qui
Estudos em Jornalismo e Mdia,
Vol. I N 2 - 2 Semestre de 2004

Nota do Tradutor A capa da tese traz os seguintes dados: no alto, o ttulo, De relationibus novellis; na parte central, os dizeres: sob a orientao de L. Adam Rechenberg, professor pblico e magnfico reitor da Universidade de Leipzig, em 8 de maro de 1690, dissertar publicamente Tobias Peucer, de Grlitz (Lausitz); na base, a meno tipografia de Wittigau, acompanhada da exclamao Cristo Senhor seja bendito! No sumrio, o autor relaciona os seguintes tpicos: Atualidade do tema; Significado e uso do termo novellae; As diversas formas dos relatos histricos e as atribudas aos peridicos; Descrio dos peridicos; Exposio de suas origens e suas causas; Expe-se sobre a origem dos relatos histricos entre alguns povos, em especial entre os alemes: Os primeiros fundadores de peridicos e qual foi a ocasio para escrev-lo: Duas causas impulsoras: a curiosidade humana e o af do lucro; Causa eficiente dos peridicos; Seu primeiro requisito (sobre o intelecto) o conhecimento; O segundo requisito o juzo; O juzo geralmente falta aos narradores; Sobre a vontade exige-se credibilidade e amor verdade; O que s vezes se encontra em falta nos redatores de notcias; A matria dos peridicos: coisas singulares que so de diversos tipos

ou classes; A primeira precauo quanto seleo de matrias; A segunda; A terceira; A curiosidade humana desculpa de certa maneira as coisas fteis que contm; Em que se baseia a forma das reportagens; O seu primeiro aspecto a economia (oikonoma) ou disposio; O segundo aspecto a expresso (lxis), ou dico que assim determina; O ser humano se interroga sobre a finalidade dos peridicos; O que a notcia de coisas novas; Segue-se a utilidade e a atualidade; Afirmao das diversas utilidades; Explicao da atualidade; A sua delimitao; Faz-se a distino entre os peridicos e se pe fim dissertao.

29

ainda maior o prazer encontrado na leitura dos peridicos pelos eruditos: (...) Porque todo relato mais agradvel se se conhece o local, as pessoas notveis que foram autoras de um feito, ou as causas pelas quais se empenharam.

Paulo da Rocha Dias


O tradutor deste texto doutarando em Comunicao na Universidade Metodistade So Paulo.

Potrebbero piacerti anche