Sei sulla pagina 1di 6

Matria Filosofia - Esttica

1.Experincia Esttica.
O homem razo, mas tambm emoo. O meio envolvente despertam nele, emoes de agrado ou desagrado, de prazer ou de tristeza, de beleza ou fealdade. Mas o homem no se limita a contemplar, tambm cria, produz objectos onde procura no apenas procura expressar estas emoes, mas f-lo de forma que outros as possam igualmente experimentar quando os contemplam.

Atitude Esttica
As predisposies que o homem revela para produzir, mas tambm para valorizar em termos emotivos os objectos e as situaes, constituem o que designamos por atitude esttica. Esta atitude pois uma das condies necessrias para pudermos ter uma experincia esttica, caso contrrio os nossos sentidos estaro bloqueados. Para que exista ento uma experincia esttica necessrio: Contemplar as coisas de forma desinteressada e sem preconceitos. O que implica v-las como so em si mesmas, com distanciamento e desapego. Os nossos sentidos devem estar libertos e despertos para o diferente ou outras dimenses no familiares.

Sensibilidade Esttica
O modo como vivemos as diversas experincias estticas depende da nossa sensibilidade, a qual influenciada pela preparao que temos para poder usufruir uma dada experincia. Muitas formas de arte, como certas expresses da arte contempornea requerem uma iniciao prvia, nomeadamente para pudermos entender a linguagem usada pelos artistas.

Esttica
A Esttica (Sentimento, olhar com sentimento) uma disciplina filosfica que procura definir o Belo ou da Beleza em geral e as suas formas de representao nas artes e na natureza, assim como os seus efeitos sobre os receptores. No incio estes conceitos estavam intimante ligados ideia de Bem, mas tambm afirmao de poder dos grupos sociais dominantes. A contemplao esttica e o destino das produes artsticas foram assumidos como um dos seus privilgios.

Beleza Natural e Beleza Artstica


Os conceitos anteriores tanto podem ser usados quando nos referimos natureza ou a obras criadas por seres humanos. At praticamente ao sculo XVIII, no se fazia uma clara distino entre um e outro tipo de beleza, dado que os artistas procuravam sobretudo imitar a beleza natural. Com a criao da esttica como disciplina filosfica, no sculo XVIII, faz-se uma ntida distino entre os dois tipos de beleza. O conceito de esttica passa a ser reservado apreciao das obras criadas pelos homens. A definio do conceito de beleza continuou, todavia, a ser um problema central da esttica: a Beleza definvel? A beleza uma qualidade

que pertence s prprias coisas belas? Ou resulta de uma relao entre elas e a nossa mente? Ou ainda de uma dada predisposio (atitude) que adquirimos para as reconhecermos como belas?

Juzos Estticos
Um juzo a afirmao ou a negao de uma dada relao sobre algo (ex. O mar belo; o lixo feio). Um juzo esttico a apreciao ou valorizao que fazemos sobre algo, e que se traduz em afirmaes como "gosto" ou "No Gosto". Nem sempre estes juzos so baseados em critrios explcitos que permitam fundamentar as nossas afirmaes. Em termos gerais todos os juzos estticos baseiam-se nos seguintes pressupostos: a) Objectividade das apreciaes. Pressuposto que a Beleza eterna, sendo independente dos juzos individuais (subjectivos). A beleza no est nas nossas apreciaes, mas constitui uma propriedade dos prprios objectos estticos. Que propriedade ou propriedades so estas que tornam os objectos belos? Apesar de todas as tentativas para definir a Belo ou a Beleza, nunca se chegou a nenhum consenso. Alguns autores procuram contornar a situao, afirmando que para gnero artstico, ao longo dos tempos, tm vindo a ser apurados certos "cnones" especficos que nos permitem ajuizar do valor estticos das diversas obras. b) Subjectividade das apreciaes. Pressuposto que o valor esttico atribuido a um objecto no pode ser separado do contexto scio-cultural a que est ligado. O belo o que eu gosto ou aquilo que me agrada. A beleza funda-se assim numa relao subjectiva, sensorial, entre sujeito e o objecto. A arte ou o valor de cada obra sempre vista em funo de um dado contexto. A histria tem-nos mostrado que nem sempre existe um acordo entre os mritos de uma obra de arte e os juzos sobre a mesma produzidos na poca em que foi criada. Muitos artistas que foram considerados geniais no seu tempo so hoje considerados artistas menores, enquanto que outros que passaram despercebidos so agora valorizados.

A Esttica como disciplina filosfica


As primeiras manifestaes artsticas so provavelmente to antigas como o prprio homem, mas o conceito de esttica relativamente recente. A palavra esttica s foi introduzida em 1750 no vocabulrio filosfico pelo alemo Alexander Gottlieb Baumgartem quando publicou uma obra (Esttica) onde procurava analisar a formao do gosto. A reflexo sistemtica na filosofia, sobre a beleza e a arte so, todavia, muito mais antiga e remonta pelo menos antiguidade clssica. Muitos autores preferem o termo filosofia da arte, entendendo-o como uma reflexo centrada nas obras de arte e nas suas relaes com o criador que as produziu. Esta denominao pretende excluir, por exemplo, o belo natural.

Histria da Esttica
O belo e a beleza, tm sido objecto de estudo ao longo de toda a histria da filosofia. A beleza est etimologicamente relacionada com "brilhar", "aparecer", "olhar". Na antiga Grcia a reflexo esttica estava centrada sobre as manifestaes do belo natural e o belo artstico. Para Pitgoras o belo consiste na combinao harmoniosa de elementos variados e discordantes. Plato afirma que a beleza de algo, no passa de uma cpia da verdadeira beleza

que no pertence a este mundo. Aristteles defende que o belo uma criao humana, e resulta de um perfeito equilbrio de uma srie de elementos. Na Idade Mdia identifica-se a beleza com Deus, sendo as coisas belas feitas sua imagem e por sua inspirao. Entre os sculo XVI e XVIII predomina uma esttica de inspirao aristtlica: a beleza associada perfeio conseguida por uma sbia aplicao das regras da criao artstica. As academias a partir do sculo XVII, garantiro a correcta aplicao dos cnones artsticos. Kant atribuir ao sentimento esttico as qualidades de desinteresse e de universalidade. Foi o primeiro a definir o conceito de belo e do sentimento que ele provoca. Hegel ver no belo uma encarnao da Ideia, expressa no num conceito, mas numa forma sensvel, adequada a esta criao do esprito.

A arte contempornea
A arte contempornea colocou problemas radicalmente novos esttica. Os artistas rompem com os conceitos e as convenes estabelecidas na arte e sobre a arte. O conceito de experincia esttica, por exemplo, passou a ocupar o lugar que antes tinha na Esttica o Belo ou a Beleza.

Filosofia da Arte
Esta disciplina filosfica tem um sentido muito mais restritivo que a esttica, pois s se aplica s chamadas "belas artes". Trata apenas das obras criadas pelos seres humanos. Entre outras aborda as seguintes questes: Em que consiste uma obra de arte? Que se cria numa obra de arte? Porqu e quando se considera bela uma obra artstica? a arte uma expresso de sentimentos? A arte imita a natureza? subjectiva ou objectiva a percepo esttica? Existe uma definio geral de arte? Que critrios nos permitem afirmar a qualidade artstica de uma obra de arte? Qual o valor da prpria arte?

Criao Artstica
A produo artstica um processo muito complexo, podendo ser realizada individual o colectivamente.

O que designamos por criaes artsticas, isto , as obras criadas por artistas nem sempre tiveram o mesmo sentido. Ao longo dos tempos tem sido muito diversas as concepes sobre o que uma obra de arte.

Teorias sobre Arte


Entre as teorias explicativas sobre a arte destacam-se as seguintes: a) Teoria da arte como imitao -A teoria mais antiga. A arte uma imitao ou representao da natureza, das ideias, da ordem ou harmonia csmica, etc. Na antiga Grcia, Plato afirmava que as obras de arte no eram mais do que cpias" mais ou menos perfeitas de modelos que a alma captara noutra dimenso da realidade. A criao artstica assim uma descoberta ou reencontro com a beleza que trazemos escondida dentro de ns. Na arte nada se cria de novo, mas apenas se d forma a modelos pr-existentes na mente dos artistas. Aristteles, introduz o conceito de "mimsis": as produes artsticas situam-se na fronteira entre o imaginrio e a imitao da realidade. A arte no imita portanto a natureza, mas corrige-a, exalta-a ou rebaixa-a, transfigurando-a naquilo que ela deveria ser. No Renascimento, ressurge o conceito do homem como criador, divulgando-se o conceito da arte como imitao da realidade. Concepo que ir preponderar at ao sculo XIX. No sculo XIX e princpios do sculo XX, face ao advento da fotografia e depois do cinema, assiste-se progressiva desvalorizada a dimenso imitativa da arte, em favor da sua dimenso expressiva (emotiva, formal, simblica, etc ). b) Teoria da arte como expresso - A arte a expresso das emoes, sentimentos dos artistas. Durante a Idade Mdia, os artistas encaram as suas produes artsticas como a expresso de um louvor a Deus, o nico e efectivo criador. A concepo programtica de arte como expresso emerge no sculo XIX valorizando a dimenso subjectividade da criao artstica, primeiro com o impressionismo e depois mais explicitamente depois com o expressionismo. O momento decisivo desta ruptura foi a exposio que abriu a 15 de Abril de 1874, no atelier do pioneiro de fotografia Nadar, com obras entre outros de Oscar-Claude Monet (1840-1926). c) Teoria da arte como forma - A arte vista como um vasto conjunto de tcnicas de expresso que cada artista faz uso consoante o meio especfico em que trabalha. Cada artista cria ou combina smbolos ou signos visuais, auditivos ou outros destinados a provocar nos receptores ideias e emoes. O pintor combina cores e figuras, o compositor sons e silncios, o coreografo movimentos e figuras, o arquitecto espaos e volumes, etc. d) Teoria institucional da arte. Aquilo que pode ser abrangido pelo conceito de arte, determinado em ltima instncia por uma comunidade de pessoas ligada sua produo, venda e difuso, e entre os quais podemos apontar os crticos, historiadores, galeristas, etc. O entendimento do que a arte, assim como do que deve ser considerado artstico remetido para comunidade que a produz, avalia, promove e difunde. Os critrios seguidos por esta comunidade so em geral muito distintos dos usados pelo pblico no especializado (Ver "Fim da Arte? "). Ao longo da histria podemos encontrar artistas ou mesmo poca que valorizaram

uma ou outra destas expresses estticas, mas foi somente a partir do sculo XIX que as mesmas deram origem a movimentos artsticos como um programa ideolgico.

Especificidades das linguagens artsticas.


Classificao das artes. A arte em geral pode ser entendida como uma forma de linguagem que os criadores utilizam para comunicar ideias, expressar sentimentos e naturalmente provocar sensaes ou reaces nas pessoas. Cada gnero artstico (pintura, escultura, cinema, msica, etc) tem a sua prpria linguagem. Para interpretarmos uma obra de arte, como veremos, devemos ter em conta a especificidades de cada uma destas linguagens.

A Interpretao da Obra de arte.


A linguagem artstica por natureza polissmica, isto , admite uma pluralidade de sentidos, apelando nossa capacidade para os descobrir. No existe pois uma nica forma de as interpretar, como no existe uma maneira de as sentir.

Atitudes perante a arte


A relao com a arte depende da perspectiva como a encaramos. Como espectadores - A nossa sensibilidade artstica adquirida atravs do contacto com as obras de arte, a educao do gosto, a compreenso das correntes estticas e formas de expresso artstica. Nas apreciaes que fazemos sobre estas obras, no deixa de se reflectir os gostos dominantes da sociedade, ou os padres correntes nos grupos sociais em que nos movemos.

Arte e Sociedade
As relaes entre a arte e a sociedade tm sido encaradas de mltiplas formas. Uns encaram os artistas como simples seres mais ou menos passivos que se limitam a expressar ou espelhar as ideias da sociedade e seus grupos dominantes, ou ainda a servirem os interesses do poder, nomeadamente em termos propangandsticos. Outros autonomizam a funo dos artistas e encaram-nos como interpretes das preocupaes ou dos valores de uma sociedade, muitas vezes antecipando-se mesmo sua prpria evoluo, revelando as consequncias de determinadas tendncias sociais. Neste sentido, a arte tem funcionado como um instrumento de crtica social. No podemos, como obvio, reduzir as criaes artsticas apenas ao tempo em que foram produzidas, a arte manifesta essa invulgar capacidade tambm de o superar. Para a compreenso da criao artstica, temos que levar em conta dois planos essenciais: 1.Sociedade onde decorrem as vivncias e as aprendizagens do artistas; 2. O imaginrio real ou fictcio que o artista materializa em cada obra. 3. O prprio artista que nunca deixa de "pr tudo aquilo que no mnimo que faz" (Fernando Pessoa).

Potrebbero piacerti anche