Sei sulla pagina 1di 26

DOSSI POLTICO 2010

Amazinino Mendes (o Nego para o povo, Mau-menino para os inimigos, Mazoca para os amigos e o Cardeal para os muito ntimos) Amazonino, sempre foi um caboclo esperto e virado, logo aprendeu que no Brasil o crime compensa aqui o que vale e roubar, mentir, enganar, trair, sonegar, corromper, dar bunda etc. E se algum descobrir s dizer com a maior cara de pau que no sabe de nada. Mazoca j teve sua fortuna calculada em R$ 200 milhes, mas o seu verdadeiro patrimnio ainda um mistrio, quando se candidata apresenta ao TRE uma declarao de bens igual de um operrio do distrito. Quase nada est em seu nome (manso, iate, jatinho, castelo), seu esquema sempre foi o mesmo: criar uma empresa, colocar no nome de algum e sonegar impostos at pedir a falncia, depois criar outra, com outro testa-de-ferro, e assim vai.

"No me lembro de ter cometido nenhum ato desabonador durante minha administrao" (Amazonino Mendes).

Amazonino um ser quase folclrico, um personagem que nem mesmo o mais criativo escritor da Academia Brasileira de Letras poderia conceber ele um misto de Odorico Paraguau com Justo Verssimo. Com mais de 20 anos na vida poltica ele j foi duas vezes governador, uma vez senador e agora exerce pela terceira vez o cargo de prefeito, em todos esses anos colecionou uma vasta lista de trapalhadas, vexames e escndalos que vamos rememorar neste flashback de sua melindrosa carreia.

Odorico Paraguau, Mau-menino e Justo Verssimo fico e realidade se misturam na Manaus-Sucupira, a pseudo metrpoles que nasceu de uma canetada, isolada do resto do Brasil por milhares de quilmetros de floresta, assolada por polticos com mania de grandeza e padecendo dos mesmos problemas que uma cidade do interior: falta de energia eltrica, de gua, transporte, educao, moradia, asfalto, saneamento, segurana e por ai vai.

by Alexandre Fleming Neves

Page 1

DOSSI POLTICO 2010

O incio Amazonino comeou a se entranhar na vida poltica quando ainda era estudante secundarista no inicio dos anos 60, atravs dos movimentos estudantis de esquerda, foi nessa poca que ele conheceu Gilberto Mestrinho (o boto navegador), de cara Gilberto viu que Mazoca tinha vocao para demagogia, Mestrinho sempre o recebia em audincia e atendia aos seus pedidos, em troca Mazoca ajudou a deixar o boto bem na fita com os estudantes, da surgiu o titulo de Professor Mestrinho, mesmo sem ele nunca ter formado uma turma e mandar a polcia tacar a porrada em estudantes e professores. Em 1964 os militares fizeram o que at hoje o Ministrio Pblico, Policia Federal, OAB, Tribunal de Justia tentam fazer, prender Amazonino. Aps ser solto por Gilberto e se formar na faculdade Mazoca comea a fazer seu nome no ramo da construo. Mau-menino convence o pedreiro Antnio Alves do Carmo, que ganhara uma bolada Loteria Esportiva, a se tornar seu scio na construtora Arca, juntos construram o Conjunto Iapu. Antnio era um pobre diabo deslumbrado com a grana que ganhar, bancava festas homricas, fechava os puterios para amigos, comprava um carro batia e trocava por outro zerado. Vendo que cedo ou tarde a esbrnia ia acabar com boa vida e o dinheiro de Antnio, Amazonino trama para tirar ele da jogada, depois de usar e abusar da grana do pedreiro ele se aproveita que o coitado no sabia ler nem escrever, e lhe entrega calhamao de documentos para assinar, entre eles estava uma alterao contratual, que transferia a parte de Antnio no negcio para o Amazonino. Para calar a boca do pedreiro Mau-menino o ameaou de morte, e mandou queimar sua casa, Antnio morreu na merda em 2009 num hospital pblico de cncer sem ter dinheiro nem pro caixo. o Governador Mestrinho nomeia Mazoca para o extinto Departamento de Estradas e Rodagem do Amazonas onde ele fez carreira e fortuna contratando suas empreiteiras para trabalharem em obras superfaturadas. Em 1982 com o retorno das eleies diretas Amazonino da uma mozinha a Gilberto Monstrinho que era candidato a governador e atua como delegado do PMDB na apurao dos votos. Mau-menino ajuda o Boto e alguns candidatos a virar muitas canoas que traziam as urnas para contagem na capital. _______________________________________________________________________________________________________ Prefeito de Manaus de 1983 a 1986 Para quem no sabe naquela poca o prefeito era indicado pelo governador, Gilberto Mestrinho indica seu apadrinhado Mazoca para Prefeitura de Manaus, sem imaginar que este o apunhalaria pelas costas no futuro. Para mostrar a que veio Nego resolve aumentar em 100% na tarifa do transporte coletivo dando inicio a mfia das empresas de nibus que at hoje exploram e castigam o povo de Manaus. Estudantes e opositores Page 2

Mestrinho dando posse a Amazonino e amaldioando o Amazonas a mais de 20 anos de misria e explorao.

by Alexandre Fleming Neves

DOSSI POLTICO 2010

no deixaram por menos e foram s ruas protestar e tomaram o maior cacete da PM. Logo de cara Amazonino se estranha com Manoel Ribeiro (Manoel Pracinha), que era vice de Gilberto, para ver quem o sucederia. O boto pem ordem no galinheiro e indica Manoel Ribeiro como candidato Prefeitura de Manaus deixando o caminho livre para que Amazonino se candidatasse ao governo. ______________________________________________________________________________________________________________ Governador do Amazonas de 1987 a 1990 Em seu primeiro mandato de governador Nego estava que nem pinto na merda, com gana de mandar em tudo e em todos, o prefeito Manoel Ribeiro no aceitou isso, ento Mazoca resolver intervir no municpio e arma uma denncia contra Pracinha no Tribunal de Contas dos Municpios (o famigerado TribuLins), Mau-menino cagueta o superfaturamento na construo do Edifcio Garagem (o famoso Garago), que at hoje no serve para p.n., a Assemblia Legislativa e o TCM aprovam a sacanagem e Amazonino nomeia Alfredo buchada de bode, seu secretrio, como interventor. Nego vai pessoalmente a Prefeitura de Manaus expulsar Manoel Ribeiro, que junto com um punhado de vereadores insistia em no sair do Pao da Liberdade, entre eles estava o ex-vereador Carrel Benevides, que tinha a delicadeza e simpatia de um cavalo, Carrel sacou um revlver da cintura e atirou na direo de Mau-menino, Nego precisou convocar um contingente da PM e entra na marra, ao invadir a prefeitura manda dar um tiro no quadro de Manoel Ribeiro. Manoel Pracinha consegue reverter situao na justia, mas s a tempo de passar a bola para Arthur Virglio nova prefeito eleito.

Grande festa da vitria de Amazonino em 87 na Av. Eduardo Ribeiro. A esquerda quadrilha reunida Manoel Ribeiro, Mestrinho, Amazonino, atrs Carlos Alberto DeCarli e tila Lins.

O cime, a inveja, as intrigas, as pernadas e rasteiras so marcas do secretariado de qualquer administrao de Amazonino. Das inmeras discusses e brigas protagonizadas por seus asseclas a mais lembrada foi a que envolveu o radialista Ronaldo Tiradentes, que era secretrio de comunicao, e Alfredo (Buchada) Nascimento, que era secretrio de fazenda e administrao, justamente por terem chegado s vias de fato. Tiradentes e Buchada disputavam ferozmente a ateno de Nego e o poder por ele proporcionado. O pice desta disputa se deu na casa da ex-vereadora Rosaline Pinheiro durante uma discursso Alfredo desferiu vrios tapas na cara Tiradentes. Recentemente Tiradentes e Alfredo voltaram a se confrontar no estacionamento do aeroporto Eduardo Gomes, Buchada com a ajuda de seu filho Gustavo by Alexandre Fleming Neves Page 3

DOSSI POLTICO 2010

Nascimento agridem o radialista e sua mulher, desta vez o motivo da peleja foram s cobranas das promessas de campanha de Alfredo, feitas por Tiradentes em seu programa de rdio. Como frouxo e ruim de briga Tiradentes se acovarda e se tranca em sua Hilux at que a PF conter o ministro porradeiro e seu filho, que tambm estavam sobre o efeito entorpecente da maldita. Para no classificarmos Tiradentes de coitadinho, faremos um rpido interldio de sua carreira, h 30 anos Tiradentes diz ser jornalista, mas nunca sentou num banco de uma faculdade de comunicao, para ser secretrio de comunicao falsificou o prprio diploma de jornalismo cometendo o crime de falsidade ideolgica, nesse perodo ele e seu irmo Robson Tiradentes andavam armados agredindo jornalistas e desafetos na base da coronhada, utilizavam at um trio-eltrico para intimidar seus inimigos, entre eles o extinto Jornal do Norte que denunciava as falcatruas de seu patro. Dentre as vitimas de Tiradentes esto o colunista Jos Ribamar Bessa Freire, que levou uma surra dos jagunos de Tiradentes em Niteri; o advogado e jornalista, Paulo Figueiredo, de mais de sessenta anos, de quem Tiradentes e sua galera no tiveram piedade e aplicaro uma violenta surra. Tiradentes, depois de muita mutretagem, conseguiu a concesso das rdios Tiradentes FM e a CBN Manaus, esta ltima ele utiliza para manipular notcias e perseguir seus desafetos, como os blogueiros Ismael Benigno, Raimundo Holanda, ameaados de morte por Ronaldo depois de revelar sua relao escusa com Adail Pinheiro; e a ex-secretria da SEMMAS Luciana Valente quem ele agrediu, caluniou e ofendeu por causa de uma rvore podre; e a mdica Bianca Abinader, organizadora de um movimento que divulgava aos manauaras os nomes dos vereadores que votaram no projeto da taxa do lixo, e por isso sofreu uma srdida campanha difamatria a pedido de Carij presidente da CMM. A CBN Manaus est disposio dos ricos e poderosos que tem guarita no jornalismo medocre e parcial de Ronaldo Tiradentes, foi assim quando Sabino Castelo Branco espancou sua mulher e correu ara a CBN Manaus se defender; quando o irmo de Omar Aziz invadiu a UFAM para espancar um professor e a CBN Manaus chamou Omar para se defender das acusaes de pedofilia enquanto o professor espancado nunca foi procurado; quando Carlos Souza foi acusado de comandar crime organizado de Manaus; quando a Polcia Federal derrubou a quadrilha do pedfilo Adail Pinheiro que roubou mais de R$ 70 milhes Coari; e mais recentemente a CBN abriu seus microfones para o ex-deputado vigarista Antnio Cordeiro que foi pego na Operao Albatroz por roubar R$ 500 milhes do Governo do Estado. A prevaricao de Ronaldo Tiradentes com os poderosos vai bem alm das entrevistas na rdio, Ronaldo foi um dos idealizadores do jornal Correio Amazonense, onde ostentou o cargo de diretor-presidente, at se desentender com seu desafeto Paulo Figueiredo, colunista e advogado pilantra de Mazoca, Tiradentes amigo intimo de Adail Pinheiro, com quem compartilha as mesmas perverses sexuais por cunhants recm desmamadas, sua empresa a AMZ Produes, que tem como laranja seu irmo Robson Tiradentes, recebeu R$ 4,3 milhes pelo aluguel de trio-eltricos a Prefeitura de Coari, Adail tambm nomeou a filha de Ronaldo Sanmya Tiradentes que s pisou em Coari duas vezes para assinar sua nomeao e outra a exonerao, em contrapartida a CBN Manaus estava disposio da quadrilha de Adail Pinheiro para se defender das acusaes de corrupo, assassinatos e pedofilia. Em 2009 a AMZ Produes recebeu da Prefeitura de Amazonino mais de R$ 3,5 milhes por servios de sonorizao e iluminao enquanto a CBN Manaus e a Tiradentes FM levaram juntas mais de R$ 700 mil da PMM, para veicular o Minuto da Prefeitura, a ttulo de curiosidade Tiradentes foi o idealizador da Abelinha smbolo que acompanhou Mazoca por muitos anos, tambm dizem por ai que ele era sodomizado por Nego. by Alexandre Fleming Neves Page 4

DOSSI POLTICO 2010


Ronaldo Tiradentes conhecido pela truculncia a agressividade com que lida com as opinies divergentes. Apadrinhado de Nego se elegeu Deputado Estadual, sua atuao na ALE foi medocre tanto que no conseguiu se reeleger, nesse mesmo perodo Ronaldo Tiradentes foi autuado por fraude no medidor de energia da Eletronorte (o famoso gato), pela energia consumida em sua modesta morada no Adrianpolis chegava a pagar irrisrios R$ 4,25. A Justia Federal tentou pedir autorizao da ALE para process-lo criminalmente por fraude de diploma de nvel superior, na poca o presidente da Comisso de Constituio e Justia da ALE, era o deputado Omar Aziz que empurrou o caso com a barriga e salvou o couro de Ronaldo.

Querendo ver a floresta no cho, Amazonino distribui 2.000 motosserras para os caboclos do interior do Estado que acabaram sendo vendidas a madeireiros a preo de banana. De olho no crime ambiental Mau-menino leva um puxo de orelha do IBAMA que o processa fazendo-o amarela e parar com a lezeira. A ditadura dos milicos j havia rodado h algum tempo, mas em Estados perifricos como o Amazonas ainda reinava a lei do co, prova disso era grupo de extermnio formado por policiais civis que tocava o terror no Estado. Esse esquadro da morte servia como aparelho de represso do Estado sua existncia era acobertada desde o governo de Gilberto Mestrinho. Coincidentemente no governo de Amazonino morreram em circunstncias escabrosas trs profissionais de comunicao: o jornalista Lus Otvio Monteiro reprter do Em Tempo, era jornalista policial conhecia a relao entre o grupo de extermnio e o governador e por isso foi covardemente silenciado com vrios tiros na cara; o radialista Zezito da Rdio Difusora que tambm combatia as aes do grupo e sumiu misteriosamente com mala e tudo ao pegar carona em um barco do governo do Estado que vinha de Maus a Manaus; e o fotgrafo Pedro Hiroshi que tambm sabia demais, sua ossada foi encontrada nas matas do Tarum. Aps 18 anos esses crimes continuam um mistrio. A presso foi grande para que Mazoca parasse de fazer vista grossa e fizesse algo, Nego toma uma atitude no mnimo absurda contra toda Polcia Civil do Amazonas.
Nego em um de seus famosos corpo a corpo com o povo, onde ele fazia de tudo: caminhava no meio do povo, beijava crianas, bebia gua no copo de requeijo, abraava os descamisados fedorentos etc. O que poucos sabem que escolhida a rua da caminhada seus assessores vo na frente para armar o circo e posicionar a gua mineral e os copos esterilizados onde ele vai beber, outros borrifam gua na camisa de Amazonino para dizer que ele andou vrios quilmetros no sol escaldante e outros escolhem as crianas menos remelentas para serem beijadas, ao final do cortejo Mazoca entra no carro tira a roupa suada e com cheiro do povo, como ele mesmo diz , passa lcool no corpo para desinfetar e manda jogar fora a roupa usada na caminhada.

Amazonino surta e pensa ser Presidente da Repblica e extingui a Polcia Civil do Amazonas, com a desculpa de que ela muito corrupta ( brincadeira). Os dignssimos deputados estaduais que aprovaram a maluquice esqueceram-se de avisar ao imperador que legislar sobre as polcias de competncia do Congresso Nacional. Delegados e policiais colocados em disponibilidade entram com uma porrada de aes judiciais contra o Estado, Amazonino obrigado a desfazer a cagada e pagar os vencimentos atrasados de todos os profissionais de Segurana Pblica. Comentava-se a boca pequena que Mau-menino tomou essa atitude para aparecer na mdia, pois queria ser vice de Fernando Collor.

by Alexandre Fleming Neves

Page 5

DOSSI POLTICO 2010

Mazoca desenvolve uma nova forma autopromoo utilizando o estacionamento do Vivaldo, tudo o que o Estado comprava viaturas de polcia, ambulncias, barcos, motosserras, motores de polpa, tratores etc. so colocados em exposio no estacionamento do estdio ao relento para apreciao de quem passar por l. Seguindo a tradio dos polticos populistas brasileiros de colocar o prprio nome em tudo que lugar, Mazoca durante a construo do bairro da cidade Nova, cria um conjunto e coloca o seu prprio nome Amazonino Mendes, popularmente conhecido como Mutiro. Mazoca inicia seu plano de favelizar Manaus, atraindo famlias oriundas de outros estados e do interior do Amazonas com promessas de rancho, emprego e casa prpria. A zona leste da cidade cresceu desordenadamente graas s invases de terras e se transformaram em verdadeiras favelas. Contam que Roseana Sarney quando governava o Maranho induzia os pobres de l a vir morar no Amazonas, dizendo que aqui no teriam problemas, pois o governador dava tudo, ela chegou fretar barcos para trazer os mulambos para c. Aproveitando que o Acre outra terra sem lei, Mazoca coloca suas empreiteiras: Kapa, Enpa e Econcel comandadas por seus laranjas: Otvio Raman, Lzaro Barbosa, Fernando Bonfim, respectivamente, para fazerem obras nas estradas do Acre. Em contrapartida a empresa Marmud Cameli seu muy amigo, scio e na poca governador do Acre Orleir Cameli fazia obras da BR-174 e construa portos no Amazonas.
O mega empresrio Otvio Raman Neves, proprietrio do jornal Amazonas em Tempo, da TV Manaus e um dos maiores testas-de-ferro de Amazonino. Otvio Raman tambm curte os mesmos prazeres proibidos que Adail Pinheiro por isso teve de se explicar na CPI da Pedofilia em 2009. A PF gravou uma conversa de Raman negociando um programa com uma menina de 14 anos por R$ 5 mil, com Fbio Marques, ex-scio da Agncia Mega Models, o mesmo que agenciava adolescentes para programas sexuais com Adail, Omar e outros polticos. As pilantragens de Otvio Raman no se limitam apenas aos seus negcios com Amazonino, em 2003 O ex-governador Eduardo Braga (o Boco) desapropriou um terreno que pertencia construtora Colmbia, localizado na Av. Torquato Tapajs, antes da desapropriao Otvio Raman adquiriu o terreno por meros R$ 400 mil, mas que acabou rendendo a ele uma indenizao de R$ 13,1 milhes, ou seja, o terreno teve uma milagrosa valorizao de 3.000%, a gambiarra no passou despercebida ao Ministrio Pblico Federal que enquadrou o ex-governador e Otvio Raman nos crimes de peculato, formao de quadrilha, crimes contra as licitaes e falsa percia. H seis anos Braga e Raman se esquivam da justia.

Amazonino chama seus colegas de partido (PFL na poca) para tramarem a campanha das eleies de 1990, quando ele seria eleito senador. Entre os presentes estava o ex-governador do Acre, Orleir Cameli, de quem Nego foi advogado e scio. Ficou acertado que Amazonino bancaria as campanhas de dois candidatos a governador do PFL com dinheiro do Governo do Estado do Amazonas, no Acre o candidato era Rubens Branquinho, em Rondnia Osvaldo Piana. Em troca, indicaria quais as empresas que fariam obras nos dois Estados. No Acre, seria a Marmud Cameli de seu scio Orleir Cameli, e em Rondnia, a Contrec, de seu testa-de-ferro Lzaro Barbosa. No Acre, Branquinho se lascou e perdeu a eleio. Em Rondnia, Piana ficara em terceiro lugar e no ia para segundo turno. Um dos finalistas, e o senador Olavo Pires, desafeto do governador Orleir Cameli e de Amazonino, por denunciar as falcatruas da administrao de Cameli na tribuna do Senado. Nego e Cameli tratam de encomendar a alma do senador que executado a rajadas de metralhadora quando saia de sua empresa, com o assassinato de Olavo Pires, Osvaldo Piana vai para o segundo turno e vence a disputa. Essa by Alexandre Fleming Neves Page 6

DOSSI POLTICO 2010

histria causou o maior rebulio, pois foi parar na CPI da Pistolagem do Senado, alguns acusados foram presos em Manaus, mas no fim Mazoca e Cameli se safaram, pois silenciaram todas as testemunhas do caso.

Local do assassinato sujo de sangue, Tmulo do Senador Olavo Pires, Carlos Leonor ( esq.) e Joo Ferreira Lima, assassinos do senador, acusaram Osvaldo Piana de ter encomendado o crime.

______________________________________________________________________________________________________________ Senador de 1991 a 1992 Mazoca se elege senador da repblica, mas sua verdadeira inteno nunca foi cumprir o mandato, isso no passava de um plano diablico de perpetuar seu grupo no poder por mais uma dcada. Mau-menino renuncia e quem assume seu suplente e amigo Gilberto Miranda que investiu R$ 4 milhes em sua campanha. Vale pena abrir um parntese e falar um pouco sobre Gilberto Miranda esse pseudo-empresrio paulista que j foi senador pelo Amazonas trs vezes sem receber um nico voto. Uma dos grandes trunfos de Gilberto Miranda conhecer as pessoas mais influentes no meio poltico: ACM, FHC, Maluf, Celso Pitta, Gilberto Mestrinho e claro Amazonino. Miranda veio para c no auge da Zona Franca, 30 anos atrs, e fez fortuna usando sua influncia, ajudava O ex-senador Gilberto Miranda rindo da sua cara de trouxa por ter conseguido empresas maquiadoras a obter licena para se instalarem no nas costas dos amazonenses: uma ilha PIM e ganhava em troca aes das companhias, que mais em Ilhabela (R$ 5 milhes), uma casa de campo (R$ 5 milhes), duas casas no tarde, revendia para as prprias empresas, tambm Jardim Europa (R$ 3,5 e R$ 2 milhes), contrabandeava mercadorias para serem vendidas na Zona um jatinho Lear Jet 36 (R$ 2 milhes), quatro fazendas em So Paulo (R$ ?), Franca. Nessa brincadeira ele acumulou um patrimnio oito carros importados (R$ 1 milho), e declarado de US$ 500 milhes, Amazonino e Miranda faturamento anual de R$ 600 milhes em cerca de 20 empresas. possuam sociedade em muitas empresas maquiadoras, sempre acobertados por Alfredo quando este era Superintendente da Zona Franca de Manaus. Em 1986, investiu R$ 2 milhes na campanha de Carlos Alberto De Carli ao senado e foi seu primeiro suplente, DeCarli se licenciou durante 120 dias para que Gilberto Miranda assumisse o senado pela primeira vez. Em 1998 despejou R$ 5 milhes na campanha de Gilberto Mestrinho ao Senado, essa grana foi fundamental para a derrota de Marcos Barros que tinha uma diferena de quase 100 mil votos do Boto. Miranda assume em 2005 a vaga de Gilberto Monstrinho que se licenciou do senado por j estar com o p quase na cova. Miranda foi articulador do esquema conhecido como Dossi Cayman, onde atravs de uma empresa fantasma realizava depsitos by Alexandre Fleming Neves Page 7

DOSSI POLTICO 2010

em parasos fiscais para Srgio Motta, Mario Covas, na poca ministro Jos Serra e do presidente Fernando Henrique Cardoso. Hoje Gilberto Miranda mantm relaes suspeitas com a empreiteira Camargo Corra que realiza obras tanto para o Governo do Estado como para Prefeitura. _________________________________________________________________________________________________________ Prefeito de Manaus de 1993 a 1994 Mau-menino faz um rpido pitstop na Prefeitura de Manaus, para capitalizar sua campanha antes de se lanar candidato ao governo do Estado no ano seguinte, deixando seu vice Eduardo Braga (o paraense) no comando da capital. Antes de passar a bola para Dudu Braga Nego apronta mais uma contratando a empresa Vulcanizao Tarum S.A. de seu ex-pupilo Alfredo Buchada Nascimento, para recondicionar pneus antigos das empresas de transporte coletivo que tinham contrato de concesso com a PMM, a Vulcanizao Tarum S.A. tinha como testa-de-ferro a ex-esposa de Alfredo, Francisca Lenia do Nascimento (que aplicou uma bela galhada em buchada) e seu ex-cunhado Francisco Rodrigues de Morais. Suspeitando que o empresrio Samek Rosenski, dono da fbrica de relgios Cosmos, onde Amazonino era scio oculto, estava lhe passando a perna, Mazoca, e seu filhinho Armando (olha o nome da criana) resolvem apresent-lo a pedra do IML. Samek assassinado em So Paulo com um tiro na cabea, de to contente Armando Mendes comemorou a morte com uma garrafa de champanhe. Um exSamek Rosenski apresentado funcionrio de Samek foi parar na cadeia, acusado de ter contratado a morte depois de receber o os pistoleiros, mas jamais ficou claro quem foi o mandante do crime, balao na cabea. para despistar e tirar o seu da reta Mau-menino obriga a famlia do morto a redigir uma nota repudiando a suspeita sobre ele. S de sacanagem herdeiros do empresrio no lhe deram sua parte na sociedade e Amazonino teve um prejuzo de milhes. ______________________________________________________________________________________________________________ Governador do Amazonas de 1995 a 1998 A relao de Mazoca e Orleir Cameli vai muito alm das fraudes de licitao, em agosto de 1995 foi apreendido no aeroporto de Cumbica, em So Paulo, um boieng cheio de drogas, a aeronave do p estava no nome da construtora Marmud Cameli, segundo a PF existem varias ligaes entre Orleir e o Cartel de Cali. Nego utilizava suas empresas para lavar o dinheiro do narcotrfico, entre elas as Faculdades Objetivo hoje Uninorte, que teve uma ascenso meterica em poucos anos, comprando metade a Av. Joaquin Nabuco, e tem como testa-de-ferro Waldery Areosa Ferreira.

by Alexandre Fleming Neves

Page 8

DOSSI POLTICO 2010

Ex- governador e traficante Orleir Carmeli, assim como Amazonino, ele era abominado pelo PT, hoje so todos amiguinhos de Lula. Ao lado a fachada da Uninorte a universidade que veio do p (de coca).

Em 1996, o empresrio Orley Fonseca fundou a Editora Novo Tempo, no mesmo ano foi procurado por Waldery Areosa que queria comprar sua empresa, com a conversa de que precisava de uma grfica com a ficha limpa sem pendncias judiciais para disputar licitaes da Secretaria Estadual da Educao. Waldery disse que tinha um "scio secreto" (adivinhem quem ) que o ajudaria a ganhar todas as concorrncias. Fonseca fecha o negcio por R$ 100 mil e continua dirigindo a grfica. Dias depois, Waldery assina um contrato de R$ 12 milhes com o governo para imprimir 1,2 milho de apostilas. O inacreditvel que a grfica s tinha capacidade para realizar 1% do servio, para que pudesse cumprir o contrato, o governo pagou a encomenda adiantada. A Editora Novo Tempo cresceu de forma impressionante com a ajuda do "scio secreto", e j valia mais de R$ 30 milhes, mesmo assim, trs anos depois, Waldery vendeu-a por mdicos R$ 1,5 milho a Carlos Edson. Em 2004 com sada de Amazonino do governo, os contratos com a Secretaria de Educao foram encerrados. Orley Fonseca foi procurado pelo Ministrio Pblico para explicar essa faanha empresarial e afirmou aos Waldery Areosa, mais um conluiado de Amazonino procuradores que tanto Waldery nos esquemas de fraude de licitaes e lavagem de Areosa quanto Carlos Edson no dinheiro e seu ttere em um dos negcios mais lucrativos no Brasil, o ensino superior particular, a passam de testas-de-ferro e que o comercializao de diplomas cresceu em cima da verdadeiro dono do negcio desarticulao e sucateamento das universidades pblicas. A Uninorte surgiu das cinzas do antigo Amazonino. Nego com sua cara-deColgio Einstein onde a regra era papai pagou pau habitual negou que a editora passou, e se tornou uma mquina de lavar dinheiro, tanto que adquiriu vrios imveis no metro fora beneficiada durante sua gesto.
quadrado mais caro da cidade.

No Amazonas existe um esquema muito peculiar de superfaturamento de obras, consiste em deixar um logradouro pblico (uma praa, rua ou prdio) se deteriorando a ponto de necessitar de uma reforma total, que em alguns casos sai mais cara que a construo. Foi o caso da Praa da Saudade, Praa da Polcia, Bola da Suframa, Ponta Negra, Teatro Amazonas etc. em 1995 a bola da vez era o Estdio Vivaldo Lima, o famoso Vivaldo, o estdio estava uma lastima, desde sua inaugurao em 1970 ele no recebia nenhuma guaribada. Nego viu no Vivaldo mais uma oportunidade de encher sua conta bancria, claro que tal tarefa no poderia caber a qualquer empreiteirazinha, a escolhida foi a Econcel Empreendimentos de Construo Civil e Eltrica Ltda. A empresa era comandada pelo filho de Amazonino, Armando Mendes e por Fernando Franco de S Bonfim (que fora presidente da CEAM e era amigo de Nego h mais de trinta anos), na reforma foram usados recursos federais e estaduais, no montante de US$ 20 milhes, o que na poca era e ainda grana para caralho. A Polcia Federal achou estranho o repentino interesse de Mazoca pelo futebol amazonense, mesmo por que havia assuntos mais urgentes para o Estado como a falta de hospitais no interior e acrescente crise de energia, a PF chegou a abrir um inqurito que nunca deu em p.n. by Alexandre Fleming Neves Page 9

DOSSI POLTICO 2010

Amazonino convoca o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas dos Municpios (TribuLins) Klinger Costa para ser seu Secretrio de Segurana, Klinger era conhecido pela arrogncia, truculncia e tara que tinha pelas menininhas do Colgio Solon de Lucena. Klinger que j tinha ocupado o mesmo cargo no governo de Gilberto Monstrinho anos antes, quando montou sua prpria polcia particular, a PPK Polcia Particular do Klinger, que na verdade era um grupo formado por policiais corruptos e bandidos, que cometia todo tipo de atrocidades em Manaus. No auge de sua arrogncia Klinger chegou a dar uma tapa na cara do filho de um desembargador. Sua boalidade s foi contida quando mandou prender o general do exercito que caminhava pela Ponta Negra trajando uma camisa com a frase Tem um corno me olhando!, Klinger no aceitava uma peruca de touro que havia recebido de uma catirina e ordenou ao milico que retirasse a camisa, como no foi obedecido chamou sua PPK para recolh-lo por desacato, o que Klinger no sabia era que o tal cidado era um pica grande do exercito, de dentro da viatura o milico liga para o quartel e manda a tropas renderem Klinger no batalho. Mau-menino foi chamado s pressas para intervir, mas os militares no queriam nem saber, Mazoca teve de pedir ao Ministro das Foras Armadas para que libertassem Klinger, que ainda teve de pedir desculpas ao milico em frente s tropas na alvorada do dia, Mazoca muito constrangido com a histria cuidou para no sasse nenhuma linha sobre o assunto na imprensa. Klinger fez tantos inimigos na cidade que quando acabou seu mandato teve de ir embora de Manaus, voltou apenas para No Amazonas a Lei e nada a mesma coisa. Em 1958, no primeiro governo de Gilberto Mestrinho, morrer no hospital Santa Jlia Klinger Costa foi nomeado Chefe de Polcia no dia de seu aniversrio, data mesmo tendo apenas 18 anos e sem ao menos formado em Direito. Apesar da famosa que Satam havia lhe soprado truculncia com os pilantras Klinger era conivente no ouvido que viria buscar sua com a bandidagem do colarinho branco, de to ignorante chegou a afirmar que os paraenses alma.
eram responsveis pelos crimes no Amazonas.

Em 1997 o Amazonas viveu uma terrvel crise de energia eltrica. Manaus sofreu com o apago e o interior passou por constante racionamento, enquanto isso na Colmia Nego e seu comparsa Fernando Bonfim acertavam a comisso que seria cobrada do empresrio Juarez Barreto Filho pela compra superfaturada de geradores de energia sucateados para as Centrais Eltricas do Amazonas CEAM. Juarez deposita a bagatela de US$ 500 mil em uma conta secreta de Mazoca em Luxemburgo, paraso fiscal Em junho de 1997 Fernando Bonfim se arrepende de seus pecados e da Europa. Esse diablico esquema foi confessa ter feito carreira como investigado pelo Ministrio Pblico Federal testa-de-ferro de Amazonino, revelando a Polcia Federal que e foi noticia em todos os jornais do Pas, Nego o verdadeiro proprietrio enquanto o Brasil conhecia as armaes de da construtora Econcel e que ele est ligado ao assassinato do Amazonino e sua gangue, em Manaus empresrio Samek Rosenski. convenientemente faltava luz hora do Jornal Nacional. Mostrando como um cara desleal Mau-menino sacaneia a Policia Militar, que tanto o auxiliou espancando estudantes, servidores e desafetos que o importunavam. No fez concurso pblico para aumentar o efetivo de policiais, desprezou a experincia dos coronis mandando aposentlos na marra, gastou R$ 11 milhes na construo dos CIOP'S que nunca funcionou em seu governo. Comprou 120 manduquinhas importadas dos Estados Unidos, sucateadas e sem peas by Alexandre Fleming Neves Page 10

DOSSI POLTICO 2010

de reposio, todas importadas ilegalmente, rodavam sem placas, pois seu fantoche Rafael Siqueira diretor do DETRAN no conseguiu regularizar nenhuma delas no CONTRAN. As manduquinhas foram adquiridas de uma empresa controlada por uma holding que tinha como diretor Samuel Hannan (fiel escudeiros de Mazoca e arquiteto de seus mais escabrosos esquemas como veremos em breve). A Polcia Civil do Amazonas sempre foi um antro de bandidos e facnoras acobertados e comandados por governadores corruptos (leia-se Gilberto Mestrinho e suas crias) que se utilizavam do aparato policial para oprimir e perseguir seus desafetos e at elimin-los. Da surgiu nefasta organizao criminosa conhecida como A Firma formada por policiais civis que durante 15 anos cometeram mais de 50 assassinatos no Estado, faziam parte da Firma o empresrio Alberto Pazzuelo, que at hoje se esquiva da justia, e o delegado Eliseu Montarroyos, parceiro de Klinger Costa e ru em vrios processos envolvendo trfico, violncia e assassinato, o que para Nego no tem nenhuma importncia j que assinou o decreto o reintegrando no quadro da Polcia Civil. Amazonino como no podia deixar de ser, contribuiu ainda mais para avacalhar ainda mais a PC. Cedendo a presso dos policiais corruptos Mazoca rasga a constituio e nomeia os antigos Comissrios de Polcia como Delegados de Polcia (os hilrios Delegassrios) sem o devido concurso pblico, dentre os beneficiados pela malandragem estava o ex-delegado Jos Cavalcanti Filho (vulgo He-Man) que junto com outros 18 colegas policiais foram presos pela PF na Operao guia por extorso a postos de combustveis, clonagem de placas de carro, roubo de carro, prevaricao, peculato, trfico de entorpecentes e todo o resto do Cdigo Penal. Nego cria um bairro e um hospital para homenagear sua dignssima mezinha dona Francisca Mendes. Vale lembrar que durante seu mandato de governador Mau-menino no construiu um nico hospital ou maternidade no interior do Estado, no havia uma unidade neonatal no Amazonas, no pronto-socorro da criana, bebs eram mantidos na UTI com respirador manual manipulado pelas prprias mes que acompanhavam o sofrimento de seus filhos. Pacientes renais dormiam na fila da Central de Medicamentos e ainda voltavam para casa sem o bendito remdio, toda essa esculhambao foi matria no Jornal Nacional. Cansado de esperar na fila dos aeroportos Nego compra um avio Learjet, em seguida compra a Lder Taxi Areo, como o combustvel de avio muito caro impedindo-o de usufruir de seu jatinho, Amazonino resolve a questo de uma forma que nem Al Capone sonharia, alugando o prprio jato ao Governo do Amazonas. Assim ele tinha o seu brinquedinho a seu dispor e sua empresa ainda recebia US$ 230.000 por ms, mais despesas de hospedagem permanente dos trs tripulantes do avio no Hotel Tropical. Os professores estaduais tem a audcia de se manisfetar por melhores salrios. Amazonino arma uma cilada para eles e vai pessoalmente ao encontro dos professores acompanhado da nossa briosa Polcia Militar e l d a ordem para o pau cantar. A PM cumpriu risca a ordem e 25 professores foram parar no hospital todos quebrados e ainda foram presos. Amazonino e seu pupilo Eduardo Braga criam a tal Ao Conjunta, mais que um golpe publicitrio era a verdadeira mfia das obras superfaturadas, de fazer inveja a Don Corleone. by Alexandre Fleming Neves Page 11

DOSSI POLTICO 2010

Mazoca, Boco e seus comparsas deitavam e rolavam na grana, a ganncia e a falta de planejamento foram tantas que deixaram dezenas de obras inacabadas, apenas os esqueletos de construo abandonados. Nesse mesmo perodo empreiteira Econcel foi uma das que mais lucrou com obras pblicas no Estado, mais de R$ 50 milhes. A relao de Mau-menino com a empreiteira foi alvo de investigaes do Ministrio Pblico e PF, a populao e a imprensa pressionaram a Assemblia Legislativa do Amazonas para que criasse uma CPI para investig-lo, mas dos 24 deputados 17 estavam no bolso do governador. Tambm se cogitava uma CPI no Congresso Nacional, mas quanto a isso Fernando Henrique Cardoso (FHC) e sua equipe deram um jeito, afinal no podiam deixar que seu aliado no esquema da reeleio sofresse nenhum constrangimento.

Nego, Buchada e Boco o antes e o depois, uma eleio so aliados na outra inimigos, e assim confundem o eleitor que no possui outra escolha de voto. direita na inaugurao Complexo Virio Gilberto Mestrinho, o criador cuja carreira poltica foi enterrada por suas criaturas. Enquanto polticos pilantras como Mestrinho tem seu nome propagado em viadutos, colgios, conjuntos habitacionais, hospitais, ruas e avenidas, polticos srios e honestos so esquecidos ou como o falecido senador Jeferson Peres tem o nome posto em um ftido e desarborizado parque do PROSAMIM.

Defendendo seus prprios interesses, doido para se manter no comando do governo do Estado Mazoca da uma fora a emenda da reeleio de FHC e se torna o homem da mala preta em Braslia, o principal articulador da compra de votos para aprovao da emenda. Segundo os boatos, com a ajuda de Samuel Hannan seu secretrio de fazenda, teria distribudo cerca R$ 200 mil para deputados federais em troca da aprovao da emenda. Para garantir sua reeleio Mau-menino usou de todos os seus truques e artimanhas, fez os servidores pblicos de besta prometendo construir 50 mil casas populares e pagar bendita URV. Criou o programa Direito Vida, que deveria distribuir uma renda extra as famlias carentes, mas era utilizado por muitos de seus aliados que recebiam o beneficio mais de dez vezes. Coincidncia ou no o valor do carto Direito a Vida era o mesmo que Judas recebeu para trair Jesus Cristo, o programa acabou logo aps reeleio de Amazonino. Cria tambm Terceiro Ciclo, outro truque que serviu apenas de palanque eleitoral para enganar o povo tapado do interior. Na prtica desperdiou dinheiro pblico e no ajudou em p.n. o agricultor do interior, at pouco tempo atrs ainda se importava cheiro-verde do Par. Contam as ms lnguas que no dia do lanamento do projeto Terceiro Ciclo a imprensa um jornalista pergunta a Amazonino se poderia ler o projeto, Mazoca ironicamente aponta o dedo indicador para sua cabea e diz que no precisa por suas idias no papel, pois estava tudo l dentro.

by Alexandre Fleming Neves

Page 12

DOSSI POLTICO 2010

Governador do Amazonas reeleito 1999 a 2002 Depois de dar uma ajudinha a FHC, Mazoca se reelege governador, como havia dito a Alfredo que ele seria seu candidato ao governo do Estado, depois voltado atrs quando o esquema mudou, Alfredo fica de birra e no ajuda na campanha, resultado Amazonino ganha no interior, mas perde na capital, Nego fica magoado com Manaus e vai comemorar sua vitria em Manacapuru e tramar sua vingana maligna contra a capital. Furioso por ter perdido a eleio em Manaus, e com o prefeito Alfredo Nascimento que apoiou Serafim Corra, Amazonino assina um decreto de mudana no repasse do ICMS entre as cidades do interior, retirando de Manaus cerca de R$ 3 milhes por ms em arrecadao. Mas para isso ter validade era preciso que a Cmara Municipal aceitasse esse absurdo, em um exemplo de gesto moderna e democrtica, Nego manda a Polcia Militar sitiar o prdio da CMM, e intimidar os vereadores, s os oficiais entravam e saam, nem Alfredo conseguiu entrar, os vereadores s puderam sair depois que lei foi aprovada. O governo neoliberal de FHC estava promovendo uma onda de privatizaes no pas, Amazonino aproveita para aplicar mais uma pernada no povo do Amazonas, e privatiza a Companhia de Saneamento do Amazonas COSAMA (carinhosamente chamada de Colama, pela excelente qualidade nos servios prestados). A venda da COSAMA ao grupo francs Suez, dono da guas do Amazonas, foi o caso mais obscuro da histria poltica do Amazonas, o processo passou como um furaco pela Assemblia Legislativa e pela Cmara Municipal, at hoje no se sabe onde foi parar os mais de R$ 202 milhes da venda, o que se sabe e que nenhum centavo foi usado para comprar um simples cano para o sistema de gua na capital e interior do Estado. Os arquitetos desse nefasto esquema foram Samuel Assayag Hanan, vice de Amazonino, Frank Abrahim Lima, presidente da COSAMA e o empresrio baiano Carlos Seabra Suarez testa-de-ferro de Antnio Carlos Magalhes (ele mesmo Toinho Malvadeza) do PFL baiano, que era o partido de Amazonino. Reza a lenda que a empresa de Carlos Seabra a FB & A Construes Ltda. recebeu cerca de R$ 46 milhes para intermediar o pagamento de R$ 110 milhes do esquema da venda as empreiteiras Paranapanema (onde Samuel Hanan fazia parte do conselho administrativo), Mendes Jnior, da Andrade Gutierrez e ao Banco Factor. Sobrou para o povo do Amazonas o cruel destino de padecer sem gua tratada at hoje.
No Amazonas somente os maus so premiados, aps ajudar Mau-menino a sumir com toda a grana da privatizao da COSAMA, Frank Lima foi convidado por Eduardo Braga para gerenciar o PROSAMIM um dos elefantes brancos da administrao de Boco.

O maior beneficiado com a grana do ICMS surrupiada de Manaus foi cidade de Coari, comandada na poca por Adail (pedfilo) Pinheiro com quem Nego tinha relaes ntimas (no no sentido bblico, eu acho). Amazonino tinha um grande interesse no gs natural do municpio. Com o apoio de FHC, Amazonino e impediu a todo custo implantao do gasoduto, ele tinha a incrvel idia de transportar do gs atravs de balsas que
Depois de anos de pilantragens ao lado de Amazonino Samuel Hanan est podre de rico a ponto rejeitar o convite Amazonino para fazer parte de seu secretariado municipal. Sua empresa de consultoria atende grandes empresas do em todo pas, do governo de So Paulo ao Banco Central, com certeza ele est faturando muito mais como consultor do que um reles secretrio de uma prefeitura falida.

by Alexandre Fleming Neves

Page 13

DOSSI POLTICO 2010

muito mais oneroso e lento do que o gasoduto, o que muitos achavam ser sandice de Amazonino escondia mais uma tramia deste rei dos sortilgios, Nego j havia escolhido a empresa que ia fazer o transporte fluvial do gs. Como no consegui implantar seu plano com as balsas Mazoca novamente desconta suas frustraes no povo do Amazonas. Em um novo esquema macabro ele vende e entrega o controle e os lucros do gs natural, por 30 anos, a empreiteira OAS do picareta baiano Carlos Seabra Suarez baba-ovo de ACM, o Estado fica com apenas 13% do capital social. Ou seja, 87% dos lucros dos servios de gs canalizado, da ponta do gasoduto em Coari at as indstrias, casas e postos de combustvel em todo o Amazonas todo da empresa Cigs. uma caralhada de dinheiro que ningum sabe calcular quando d.
O Municpio de Coaria entrou no mapa quando se descobriu que l havia o ouro negro, governadores e deputados esto de olhos grandes nos royalties da Petrobrs. Adail Pinheiro foi pego junto com mais 40 pessoas, entre empresrios e funcionrios pblicos, pela Operao Vorax da Polcia Federal e agora responde pelos crimes de prostituio infantil e estupro presumido e outros 37 delitos. Seu esquema de corrupo atravessou o governo de Amazonino e chegou at o de Dudu Braga, que tentou abafar o escndalo com a ajuda de seu capacho Belo Lins, s que a pilantragem de Adail era muito escancarada seu amadorismo era tamanho que chegou a esconder enterrados vrios milhes em uma casa abandonada.

Seguindo a cartilha neoliberal de privatizaes de FHC Mau-menino parte para cima do Porto de Manaus e do Banco do Estado do Amazonas - BEA. Novamente Samuel Hannan convocado para mais um nefasto esquema, no caso do Porto de Manaus ele teve uma fora do ex-senador Carlos Alberto DeCarli, que era presidente do extinto Conselho Superior de Navegao, Portos e Hidrovias, DeCarli mexeu os pauzinhos durante todo o processo de licitao e em 2001 um consrcio formado por empresas de sua famlia se tornou dono do porto. Carlos Alberto DeCarli mais um paulista espertinho, foi senador pelo Amazonas sem receber nenhum voto como suplente do finado Fbio Lucena, j foi condenado por estelionato e por sonegao de impostos, sucateou o Porto de Manaus e o usou para eleger o seu filho Paulo DeCarli, laranja de Amazonino. No caso do BEA Samuel Hannan contou com o apoio do expresidente do banco Silvestre Castro Filho, o BEA assim como outros bancos estaduais s servia para pegar pino de empresrios malandros e polticos safados que em poca de campanha faziam emprstimos absurdos e no pagavam. O BEA foi Carlos Alberto DeCarli foi Secretrio de Representao do Amazonas em Braslia no governo de Gilberto Mestrinho, Secretrio de Desenvolvimento comprado pelo BRADESCO por R$ e Secretrio de Assuntos Internacionais nos dois ltimos governos de 180 milhes sua venda atrapalhou a Amazonino. Participou de outras pilantragens como a desapropriao das Fazendas Unidas no Amazonas; extrao ilegal de madeira da rea da vida do povo do interior e deixou hidreltrica de Tucuru no Par; e a queima de um cartrio eleitoral no mais de 300 funcionrios na rua da interior. Quando assumiu o governo, Braga tentou anular o contrato de gesto do porto de Manaus, em represaria seu filho Paulo DeCarli criou o amargura. Mau-menino e seus Instituto Amazonense de Defesa da Cidadania (IADC), que se especializou comparsas nunca explicaram o que em denunciar as falcatruas da administrao Eduardo Boco. At hoje a famlia DeCarli mantm sua amizade com Nego e um representante na fizeram com o dinheiro.
prefeitura: Carlos Alberto DeCarli Jr. Secretrio Municipal de Tecnologia.

by Alexandre Fleming Neves

Page 14

DOSSI POLTICO 2010

A relao entre Amazonino e a imprensa sempre foi delicada, ou se est do lado dele ou no, como Mau-menino aprontou muito em seu terceiro mandato o choque com a imprensa era inevitvel. Foi o caso do jornalista Gerson Severo do jornal A Crtica que durante entrevista coletiva irritou Amazonino com suas perguntas, Nego roda a baiana e agride o jornalista com ofensas e palavres. Outro que se deu mal foi jornalista Miguel Mouro, diretor-proprietrio do semanal Maskate, que se intitulava o Inimigo do Rei e tocava a peia na administrao de Mazoca, pela sua audcia Mouro sofreu violenta agresso e terminou com a cara quebrada e vrias escoriaes pelo corpo. Bandidos entravam na redao do jornal para roubar e quebrar tudo, at mesmo os truculentos Em um Estado onde a imprensa parcial e policias da PM invadiram o prdio mancomunada com os poderosos; como o jornal do Maskate sem ordem judicial para Acrtica, criado por Humberto Calderaro Filho, especializado em abafar casos, vender matrias roubar os computadores, nesse dia favorveis a polticos e chantagear os mesmos com Amazonino acompanhou seguidas matrias depreciativas at abrirem a mo. Miguel Mouro ingenuamente acreditou que pessoalmente a PM para intimidar e poderia criticar os figures do Amazonas e quase mostrar a Mouro quem realmente pagou o preo final por sua gaiatice. mandava na parada. Os irmos metralha Carlos e Wallace Souza procuram o Nego para ver se ele dava uma fora com suas pretenses eleitorais, premeditando que podia lucrar com os dois no futuro, Maumenino sugere aos metralhas que mudem o perfil do seu programa de TV para um formato policial sensacionalista, Mazoca tambm disponibiliza alguns policiais militares para trabalhar com os irmos metralha, entre eles o bandido de farda Coronel-PM Felipe Arce, chefe do Departamento de Inteligncia da PM. O plano funciona como esperado o programa Canal Livre funcionou como trampolim eleitoral e em 2000 Carlos se elege vereador, em seguida Wallace deputado estadual e depois Carlos se torna deputado federal, e assim o crime passa administrar a j no to honesta Polcia do Amazonas, colocada disposio do trfico, da bandidagem e do programa Canal Livre. Enquanto isso Amazonino aguardava o dia que iria cobrar sua parte nesse pacto faustiano. Armando Mendes, o filho gay de Amazonino, promove a Ecosystem 1.0, uma rave em uma pedreira abandonada, regada a xtase e Redbull, foram quatro dias de putaria bancada pelo governo do Estado com R$ 3,6 milhes. At o viadinho do Gugu Liberato esteve l para conferir. Seguindo as orientaes do marketerio pilantra Egberto Batista, o mesmo que derrubou Lula em 1986, Mau-menino personaliza a marca do Estado com a inicial do seu nome e as cores de sua abelha africana azul, amarelo e vermelho, e ainda pagou R$ 1.200,00 em dirias para ele no Flat Tropical, para orient-lo durante as eleies de 2004, quem no se lembra do jingle fui eu que fiz!. Mesmo no sendo f da classe estudantil, que nunca foi com a sua cara, Mazoca cria na marra a Universidade Estadual do Amazonas UEA, como Nego no de dar ponto sem n a UEA tinha como propsito diminuir sua rejeio entre a classe universitria e dar um grau em sua imagem para a eleio de 2004. Amazonino desengaveta um antigo projeto de Gilberto Monstrinho de criar uma universidade estadual e o usa como esqueleto da UEA. Mau-menino nomeia como reitor seu cupixa Loureno Braga que foi Secretrio Estadual de Administrao no sue terceiro by Alexandre Fleming Neves Page 15

DOSSI POLTICO 2010

governo, como nenhum dos servidores e professores era concursado, no tardaram a aparecer os fantasmas, contratados atravs da Fundao Muraki. Mesmo aps quatro anos de criao, no havia sido feito nenhum concurso, Loureno Braga tocava o terror entre os funcionrios ningum podia falar mal do governador. Mal sabia Amazonino que um dia a UEA seria usada contra ele, quando Loureno e Eduardo Braga usaram parte dos R$ 98 milhes que desviaram dos recursos da universidade na campanha de 2006. Mazoca como todo poltico esperto gosta de ostentar sua riqueza sem se comprometer com a Receita Federal, por isso tudo que ele usufrui de propriedade de seus amigos do peito (traduzindo: laranjas), como nababesco iate Amistad (Amizade), que estava no nome de seu amigo Carlos Edson, que tocava o ramo grfico da Colmia, a Editora Novo Tempo. Em 2001 sua modesta manso de 2.500 metros quadrados no Tarum com paredes de vidro, heliporto, piscinas em cascata e dois lagos artificiais avaliada em mais de R$ 10 milhes, foi destaque em diversas manchetes de jornais e revistas do Brasil. Segundo Nego a propriedade pertence ao empreiteiro Otvio Raman, que todos sabem ser seu testa-de-ferro nas duas maiores empreiteiras do Estado a Capa e a Exata, Amazonino alega que paga por ela um camaradssimo aluguel de R$ 2.000,00.

Detalhe da humilde morada de Mazoca as margens do Tarum, um intrigante paradoxo imobilirio-jurdico-econmico por ao mesmo tempo pertencer e no pertencer a Nego, e apesar da suntuosidade do imvel ter um aluguel de bairro de classe mdia.

J no apagar das luzes do governo de Amazonino a Polcia Federal resolve acordar de seu bero esplendido e investigar os supostos casos de desvio de verbas, fraudes licitatrias no governo do Estado e estoura a Operao Albatroz, segundo a PF Alfredo Paes dos Santos Secretrio Estadual da Fazenda nos dois mandatos seguidos de Mazoca e do governo de Eduardo Braga o deputado estadual Antnio Cordeiro (PPS) comandavam uma quadrilha desviou cerca de R$ 500 milhes dos cofres pblicos do Estado. O esquema da quadrilha era simples e diablico, consistia em abrir empresas fantasmas que iriam participar e ganhar licitaes fraudulentas. Tambm faziam parte do golpe Bosco Saraiva Secretrio Estadual de Infra-estrutura e Superfaturamento, o deputado Ari Moutinho Filho, o deputado Chico Preto, Isper Abrahim que sucedeu Alfredo Paes na Secretaria de Fazendo no Governo Braga e Joo Gomes Vilela presidente da Comisso Geral de Licitao CGL. Dentre as empresas favorecidas na maracutaia esto a Pointer e a Tetoplan Construes Ltda, ambas pertencentes a Cordeiro e com participao velada de Amazonino. Cordeiro pretendia lanar seu filho Cordeirinho candidato a vereador, mas seu plano foi pelo ralo quando ele foi preso junto com seu cunhado e sua mulher Ednia de Alencar Ribeiro Cordeiro e mais 20 acusados, em seu apartamento de luxo do Edifcio by Alexandre Fleming Neves Page 16

DOSSI POLTICO 2010

Beethoven, na Ponta Negra, foram encontrados R$ 600 mil em dinheiro e um ttulo ao portador de R$ 1,5 milho. Cordeiro se tornou o primeiro deputado cassado no Amazonas, depois da merecida humilhao Cordeiro se arrependeu de seus pecados e virou evanglico. Novamente Amazonino escapa misteriosamente das garras da lei, como era candidato a prefeito no ano seguinte preferiu no comentar o caso.

A perigosa quadrilha que saqueou os cofres do Governo do Estado, no maior esquema de fraudes de licitaes j descoberto no Amazonas, alguns ainda querem seu voto novamente. da esquerda para a direita: Mau-menino Mendes, Alfredo Paes, Bosco Saraiva, Antnio Cordeiro, Chico Preto e Ari Moutinho, Isper Abrahim e por fim Eduardo Braga cria poltica de Amazonino e herdeiro de seus maiores esquemas de corrupo, como o de Cordeiro na ALE, o de Adail com os Royalties da Petrobrs e os desvios de verba da UEA.

________________________________________________________________________________________________________ Derrotado na eleio de 2004 A eleio da baixaria, Amazonino passa outra rasteira em Alfredo que havia renunciado ao cargo de prefeito para ser Ministro dos Transportes de Lulalau, Alfredo pretendia que Alosio Braga seu Secretrio de Economia e Finanas fosse escolhido para terminar seu mandato, porm Amazonino j havia se reunido secretamente com os vereadores e acertado a escolha Luis Alberto Carij como prefeito Nego e Sarafa protagonistas de uma das mais tampo. Com suporte financeiro para campanha, vergonhosas e ridculas eleies da historia da capital Nego achava que j estava com o jogo ganho. Nego amazonense, marcada pelo uso desavergonhado da mquina pblica e dos sucessivos escndalos por parte pretendia matar a parada no primeiro turno, mas da quadrilha de Amazonino. para sua surpresa Serafim Corra insistia em ficar a frente da peleja. Mazoca chama sua tropa de elite para tentar reverter situao, Carij era o caixa 2 da campanha e tirava dinheiro da prefeitura de onde podia; Bosco Saraiva, vice da chapa, era o homem da mala preta encarregado da compra de votos; Durango (Kid) Duarte forjava as pesquisas colocando Amazonino sempre em primeiro lugar; o vereador Sabino Castelo Branco e o marketeiro Egberto Batista deveriam armar um escndalo para desmoralizar Sarafa. Infelizmente para Mau-menino, sua trupe mete os ps pelas mos e lasca sua candidatura. As pesquisas de Durango Kid no enganam o povo; Carij endivida a prefeitura, mas no levanta a moral de seu patro; o golpe do filho bastardo armado por Sabino, Egberto e pela mdica anestesista Maria Soraia desmascarado; no dia da eleio Bosco Saraiva foi preso pela Polcia Federal fazendo boca-de-urna no bairro Petrpolis enquanto no Jorge Teixeira, Francisco Garcia e Sabino so enquadrados pela Polcia Federal fazendo carreata a favor de Amazonino em automveis adesivados; para piorar Amazonino pego com as calas curtas duas vezes em pleno debate na tv, a primeira quando o candidato Arthur Bisneto pergunta sobre como ele trataria a questo da incluso digital, e ele respondeu sobre impresso digital, a segunda quando Serafim dedurou que ele no pagava o IPTU de sua modesta casa no Tarum a mais de 5 anos. Resultado, Serafim derrota Nego em um resultado histrico onde a esperana vence o by Alexandre Fleming Neves Page 17

DOSSI POLTICO 2010

bonde da maldade, mas conforme visto tudo foi em vo, pois as moscas mudaram, mas a merda continuou a mesma.
Brao de ferro, punho de ao, o neo-evanglico Sabino Castelo Branco foi preso em 1990 em Rondnia carregando 10 quilos da pasta base e 60 gramas de p de cocana; Sabino entrou na poltica utilizando um programa de TV estilo mundo co onde aproveitava da desgraa alheia para se autopromover; quando era vereador cometeu o crime de improbidade administrativa, pois continuava recebendo da Secretaria de Segurana o salrio de R$ 2.246,00 como policial civil sem trabalhar; instigado por Egberto Batista e Amazonino tentou sabotar a eleio de 2004; espancou com uma mangueira de jardim, no meio da rua, sua ex-mulher Vera Lcia Castelo Branco; quando era candidato a deputado federal abriu um restaurante popular que fechou na semana seguinte a sua eleio; usou sua influncia para eleger vereador seu filho o alienado e maconheiro Renzo Castelo Branco; invadiu um posto mdico e arrombou uma escola municipal na comunidade de Novo Remanso, em Itacoatiara onde o prefeito era seu opositor e votou a favor da manuteno da CPMF o maldito imposto criado por FHC. Quando questionado sobre qualquer um desses assuntos Sabino tem a audcia de blasfemar parafraseando Nosso Senhor Jesus Cristo, "quem nunca pecou que atire a primeira pedra''.

Um ano aps o vexame eleitoral, em julho de 2005, Mau-menino, j de olho na eleio do ano seguinte, lana o peridico Correio Amazonense, capitaneado por seu testa-de-ferro Carlos Edson, que tambm proprietrio da Editora Novo Tempo que rodava o jornal, orientado por Ronaldo Tiradentes. Todas as tardes Mazoca (que tambm era membro do conselho editorial do jornal) passava na redao para tomar um cafzinho com Carlos Edson e planejar o editorial do jornal. Esse matutino do mal tinha dois objetivos, malhar a administrao de Ser(o)fim Corra e fazer a propaganda de Nego e alavanc-lo nas pesquisas eleitorais. Contudo novamente o tiro saiu pela culatra. ______________________________________________________________________________________________________________ Derrotado na eleio de 2006 Em 2006, Mazoca tenta pela quarta vez sentar na cadeira de governador do Amazonas, mas para sua surpresa seu pupilo Eduardo Braga (o boco) havia feito o seu dever de casa e j estava psgraduado e PHD em pilantropia. Braga j havia fechado seu esquema de reeleio com Alfredo e Lula, e contava com uma mala de R$ 8,94 milhes (isso s o arrecadado legalmente) para comprar o apoio de todos os prefeitos do interior. A campanha de Amazonino foi um fiasco sem dinheiro pblico para patrocinar, custou somente R$ 1,4 milho, e ele pega uma peia de Dudu no primeiro turno. Voltando ao caso do Correio Amazonense, com apenas um ano o jornal j acumulava uma dvida de R$ 3 milhes (algo certamente pagvel se Mazoca tivesse sido eleito), Mau-menino em mais um ato tresloucado decide fechar o jornal na calada da noite, todos os computadores foram retirados do local durante o final de semana, na segunda-feira quando os 42 jornalistas saram de casa para mais um dia de batalha foram barrados pelo porteiro que lhes deu o recado curto e grosso que o jornal fora fechado, e todos estavam no olho da rua e que no poderiam mais entrar no prdio. No bastando humilhao no caf-da-manh, os funcionrios s puderam entrar na redao, depois de muita briga, para recolher seus pertences acompanhados por seguranas armados da empresa, para garantir que no levariam mais nada. by Alexandre Fleming Neves Page 18

DOSSI POLTICO 2010

Prefeito eleito em 2008 Amazonino amargura cinco longos anos longe da carnia, seu destino parecia ser o ostracismo poltico, igual ao seu mestre Gilberto Monstrinho. Quando tudo parecia perdido eis que Nego renasce das cinzas, alavancado pela fraca e medocre administrao de Ser(o)fim Corra, que alimentou no povo humilde e sofrido o sentimento de retorno de seu grande heri. Carlos Souza e Amazonino depois de anos de patifaria e Verdade seja dita Mazoca no ganhou essa preparao conseguem tirar Serafim Corra da jogada e agora parada apenas com seus lindos olhos azuis, protagonizam uma da piores administraes que Manaus j teve, marcada pela incompetncia e ausncia do poder pblico ele foi resgatado do abismo do esquecimento na gerncia dos servios bsicos como: educao, saneamento, por Sabino Castelo Branco e Carlos Souza, infra-estrutura, transporte pblico e sade. Sem falar no escndalo internacional protagonizado pela quadrilha de enquanto seus antigos aliados o traficantes dos irmos Souza que chocou o Amazonas e o Brasil abandonaram, Sabino o chamou para o PTB pela audcia e brutalidade com que atuava. Colocando em xeque a pfia credibilidade de Nego. do mensaleiro Roberto Jeferson, e junto com Carlos Souza tocavam o pau em Serafim dia e noite na TV e no rdio. Como Francisco Garcia havia botado Sabino e Carlos Souza para correr da televiso, Maumenino meche seus pauzinhos e arranja um horrio para eles na TV Manaus pertencente ao Grupo Raman Neves de Comunicao de propriedade de Otvio Raman, que todos esto cansados de saber que seu testa-de-ferro em vrios negcios sujos.
Chiquinho Garcia o cara mais sortudo do Amazonas, somente ele e seu filho acertaram 43 vezes na loteria federal entre os anos de 1996 e 2000, mas nem s de sorte vive Garcia que juntou uma bolada fornecendo veculos ao Estado, por aquele preinho camarada atravs de sua concessionria Garcia Veculos; ele j foi vice-governador e deputado federal e h anos Garcia parasita silenciosamente o poder, fazendo conchavos e lanando candidatos com a ajuda de sua emissora a TV Rio Negro. Garcia foi responsvel pela ascenso dos irmos metralha Carlos e Wallace Souza, e com eles travou uma acirrada briga judicial pelo comando do PP-Am. Tambm tentou emplacar sua Filha, a gostosssima, Rebecca Garcia como vice de Nego, mas novamente foi passado para trs pelos irmos Souza.

Mostrando que no perdeu as velhas prticas Mau-menino capricha nas promessas desvairadas como: atendimentos mdicos e odontolgicos em carretas, construir 1.000 creches em todas as zonas da cidade, cyber cafs mveis, acabar com o turno da fome, no demitir os estagirios da prefeitura, criar o bolsa-famlia municipal, asfaltar toda a cidade em 120 dias, regularizar a situao dos mototaxistas e Kombeiros, reduzir a passagem de nibus e renovar 80% da frota, reajustar o salrio dos funcionrios da sade e educao, criar shoppings do entretenimento, fazer concurso pblico para prefeitura, reduzir os cargos comissionados, diminuir em 20% do IPTU e administrar a cidade dentro de um nibus. Mazoca teve sua candidatura duramente criticada pela OAB e o Ministrio Pblico do Estado do Amazonas, por ainda responder a processos de crimes da lei de licitaes, crimes contra o sistema financeiro nacional e crimes contra a ordem tributria. Como no consegue ficar longe dos escndalos, Mau-menino teve o registro de sua candidatura cassado pela juza do TRE Maria by Alexandre Fleming Neves Page 19

DOSSI POLTICO 2010

Eunice Torres depois que a PF o pegou com a boca na botija distribuindo 419 requisies de combustvel com a inscrio "Eleies 2008 - Amazonino Mendes", as requisies estavam com o gerente do posto 700 na Av. Djalma Batista onde tambm estavam sendo fixados adesivos de sua campanha nos carros. Seus advogados conseguiram garantir sua posse por meio mandado de segurana, mas a briga para cass-lo continuou.
O capa-preta desembargador Ari Moutinho de olha nas eleies de 2008 permaneceu irregularmente no comando do TRE-AM sua falta de carter e propenso a prevaricao com os poderosos foi decisiva para posse e permanncia de Nego na prefeitura e de quebra empurrou pela janela outro familiar seu no servio pblico. Ari Moutinho mais uma prova de que o Judicirio Amazonense um dos mais corruptos do Brasil onde a venda de sentenas regra.

A mais de um ano no comando da Prefeitura de Manaus, e Amazonino no mostrou a que veio, estava mais preocupado em salvar o seu mandato e se livra do seu vice-prefeito mafioso do que administrar a cidade, mostrando que ainda um cara sacana e arrogante que no divide os holofotes com ningum tratou de afastar os que ajudaram a eleg-lo, aproveitou-se da popularidade de Sabino e Carlos Souza depois cortou a curica dos dois. Durante a campanha disse que se reuniria com seus secretrios para cobrar servio todos os dias as 05:00 da manh, essa fanfarronice durou apenas uma semana, Nego voltou a despachar em casa, como fazia nos tempos de governador, a coisa mais difcil um secretrio ach-lo na prefeitura. Quanto s promessas, essas ficaram no esquecimento, a primeira coisa que Mazoca fez ao assumir foi demitir todos os estagirios da PMM, paralisando todos os setores da administrao. Na cara dura ele nomeia a irm Maryze Mendes para a Secretaria de Assistncia Social e Direitos Humanos do municpio, e a filha, Lvia Regina Mendes para a Secretaria de Cultura e Turismo, reajustou a remunerao dos secretrios municipais, dos subsecretrios e criou novos nveis de cargos comissionados com altssimos salrios de R$ 8.000 a R$ 10.000. Mau-menino pegou o municpio com 1.565 cargos de confiana e encerrou 2009 com 1.668, isso porque ele dizia que s precisava de 500. O projeto que levaria Internet de graa carretas mostrou-se invivel conforme avaliao dos tcnicos da prefeitura. Tambm no implantou as unidades mveis de sade. No asfaltou um nico bairro inteiramente. Ainda no comeou a construir uma creche sequer. Ainda no renovou a frota de nibus, mas autorizou o reajuste da tarifa de R$ 2,00 para R$ 2,25, em uma troca suja de favores com os vereadores diminui a quantidade de meias-passagens dos estudantes. Vai reduzir o IPTU em 2010 (no em 20% como prometido), mas pra compensar cria a taxa do lixo, copiando da internet o projeto fracassado de Martha Suplicy. Nos primeiros meses enfrentou a fria dos estudantes, mototaxistas e kombeiros e ordenou a guarda municipal comandada pelo Major-PM Audo Albuquerque (o matador de menores galerosos e amigo de Vanessa Lima produtora do Canal Livre e dos irmos Souza) que trocasse o cacete e metesse bala neles. A conversa de administrar a cidade dentro de um nibus era s migu, nunca mais se viu o prefeito na rua. Amazonino queixa-se que sua gesto est bisonha devido herana maldita de Serafim, mas as duas nicas grandes obras que ele inaugurou at agora, foram deixadas pelo portuga dedo-duro, que tambm viabilizou a criao do tal Bolsa Famlia Municipal ainda no primeiro ano de governo de Mazoca, enviando o projeto a Cmara Municipal e disponibilizando oramento necessrio, coincidentemente o Bolsa Famlia s foi implementado agora as vsperas by Alexandre Fleming Neves Page 20

DOSSI POLTICO 2010

da eleio. Vale salientar que ds de que assumiu a PMM Mau-menino no divulga os gastos da prefeitura. O filosofo Niccolo Maquiavel certa vez disse: O primeiro mtodo para estimar a inteligncia de um governante olhar para os homens que tem sua volta. Junto com Amazonino retornaram tambm seus bajuladores, comparsas, parasitas e algumas mmias do servio pblico que a muito no se via na PMM como o Chefe da Casa Civil Joo Braga (vulgo Braguinha) brao direito de Nego, articulador e comandante de todos os seus esquemas fora e dentro da PMM, tambm responsvel por deixar Mau-menino livre e sossegado para jogar seu dominozinho; na SEMINF o boal Americo Gorayeb que tem o sdico prazer de humilhar os servidores para mascarar sua incompetncia em tapar os buracos das ruas da cidade; no IMPLURB o pilantra Bosco Saraiva cmplice de Amazonino em vrios crimes contra a lei de licitaes e a ordem tributaria, tendo uma ficha corrida to grande quanto a de seu chefe, depois substitudo por Manoel Prainha Ribeiro a pedido do moribundo Gilberto Mestrinho, Prainha que no perdeu tempo em nomear seus parentes, nomeou sua esposa, seu cunhado Carlos Perasa e seus irmos Mrio Csar e Eduarda Ribeiro j ganhou a nova alcunha de Manoel Boquinha, e agora ele quer ressuscitar sua mais famosa obra o Garajo; na SEMED a embalsamada e arcaica Therezinha Ruiz que acabou com o processo de escolha dos diretores de escola via concurso para colocar cabos eleitorais de Mazoca e depois foi queimada pelos vereadores mando de Nego quando comeou a se rebelar, deixou a pasta com o puxa-saco Vicente Paulo Queiroz Nogueira que no esta nem ai para a situao das escolas, dos professores e dos alunos; na SEMSA o nepotista e mdico particular de Amazonino, Francisco Deodato que arranjou uma boquinha de R$ 5.000,00 para sua patroa Suzi Mary Azedo Guimares em sua secretaria e ainda conseguiu que ela fosse nomeada no gabinete do presidente da CMM Luis Alberto Carij; na SEMMAS o maleducado Marcelo Dutra que trata os funcionrios pior que cachorro e ainda manda os garis limparem o terreno de sua casa; na SEMGOV Jos Pacfico que odeia Braguinha e por causa disso e de sua arrogncia e incapacidade tcnica foi posto para correr da SEMPLAD; na SEMDEJ o bombadinho Fabrcio Lima que queria construir quadras de tnis em praas pblicas para seus amigos do conjunto Kssia e Dom Pedro, vale lembrar que quando Fabrcio Lima era estudante secundarista satanizava Amazonino; na Fundao Dr.Thomas a desconhecida Martha Moutinho cuja nica qualidade ser filha de Ari Moutinho presidente do TRE-AM responsvel por manter Amazonino no cargo; na MANAUSTUR o pederasta Orlando Cmara que gosta de aliciar estagirios sarados para depois com-los no banheiro do sambdromo durante o Boi Manaus, que agora vai ser substitudo pelo viadinho do boi Arinfo Jr; na Subsecretria de Ao Social do municpio a desequilibrada e inexperiente Marluce Souza irm e membro da quadrilha do vice-prefeito Carlos Souza; na SEMTRAB o semi-analfabeto Vital Mello indicao do oportunista Waldemir Santana que presidente do Sindicato dos Metalrgicos do Amazonas, e que antes apoiava Serafim Corra quando este era prefeito, Vital um laranja que nunca foi nada na vida, no deveria nem ocupar o cargo de secretrio, pois no tem o ensino mdio completo, se diz Pedagogo mas pura falsidade ideolgica basta ver o seu perfil em branco no site da prefeitura; Na SEMTEC o asponi Sidney Leite puxa-saco ferrenho de Nego, que em 2006 renunciou a prefeitura de Maus para ficar ao lado de Mazoca na disputa do governo do Estado, foi nomeado para uma secretaria que no existia, fisicamente e legalmente, antes de Amazonino enviar a reforma administrativa a CMM, de quebra garantiu que sua mulher Daniele by Alexandre Fleming Neves Page 21

DOSSI POLTICO 2010

Vasconcelos Leite fosse nomeada para a presidncia do Fundo nico de Previdncia do Municpio de Manaus; no IMTT o truculento e srdido Jos Rafael Siqueira que j mandou jornalista tomar no c e ainda ameaou de porrada, recebeu da PMM uma indenizao de R$ 13 milhes, que foi dividida entre ele e seu patro Mazoca, referente a um terreno que pertencia ao Estado e que Jos Rafael tomou posse na gambiarra; na SEMAF Carlos Alberto DeCarli Jr. membro da maldita famlia de mafiosos DeCarli para quem Mau-menino vendeu o Porto de Manaus, Carlos Alberto tem total liberdade para movimentar contas bancrias da PMM e ordenar despesas (olha o perigo); na SEMSIN o Capito-PM Otvio Queiroz que nomeou sua amante Gisele Vaz da Costa, maconheira, estelionatria e ex-reporter do Canal Livre que para no ir em cana junto com Vanessa Lima abriu o bico contra a quadrilha dos irmos metralhas e agora anda com o c na mo com medo de conhecer a pedra do IML; na SEMASDH o ex-vereador Sildomar Abtibol que junto com seu irmo picareta Wenceslau Abtibol, saquearam a antiga Manaus Energia atravs de vrias fraudes de licitao direcionando os contratos para empresas de seus comparsas, Sildomar quando vereador acobertou suas pilantragens com a ajuda de Leonel Feitosa (o morcego) quando este era presidente da CMM, juntos abafaram a CPI do Apago e da Manaus Energia; na SEMEF a neo-nazista Maria Helena (a Lady Kate do Zorra Total) que caiu de pra-quedas na secretaria quando tentava empurrar um software de R$ 18 milhes, inchou a folha de pagamento da SEMEF trazendo a tira colo mais de 30 pessoas l de Nova Iguau/RJ, entre elas a ex-cunhada e o sobrinho, que aguardaram pacientemente no Hotel Da Vinci com todas as despesas pagas pela PMM at serem nomeados. Lady Kate tentou desestabilizar o comando de Braguinha para tomar seu lugar, o que poucos sabem que ela no passa de um peo em um esquema muito maior, Maria Helena foi enviada a Manaus com o intuito de capitalizar a candidatura ao senado de Lindberg Farias do PT, ex-prefeito de Nova Iguau, ela deveria saquear os cofres da prefeitura, eleger Lindberg e depois se mandar com ele para o Senado. Como no gosta que ningum se faa nas suas costas Mau-menino novamente falta com sua palavra e despacha a loira belzebu de volta a Nova Iguau, mesmo ela tendo feito a sua parte e elevado a arrecadao do municpio, sem constrangimento algum Nego convoca seu capanga e ex-secretrio Alfredo Paes dos Santos articulador do esquema de fraudes derrubado pela PF na Operao Albatroz. E a dana das cadeiras continua todo o ms sai e entra um secretrio. Todo prefeito que se prese tem que ter do seu lado uma quadrilha de vereadores para acobertar suas maracutias, nesse quesito Mazoca esta tranquilo pois dos 38 vereadores de Manaus 30 esto em seu bolso. Dentre eles ninquem menos que o presidente da CMM Lus Alberto Carij, que diz ser Amazonino at morrer. Cocorij mais um bon vivant que veio de outro Estado se dar bem por aqui, gostou tanto do Amazonas e de suas caboclinhas que se casou com sua empregada, auditor fiscal de rendas da Secretaria de Finanas de Manaus, comandou a CMM na Lus Alberto Cocorij e seu patro Maupoca que Alfredo era prefeito, ajudou buchada a empurrar menino Mendes o verdadeiro Ali-Bab e os goela abaixo do povo da capital o famigerado EXPRESSO, trinta ladres, melhor impossvel. para levantar sua moral realizou concurso para CMM, que tanto ele quanto seus sucessores Chico Preto e Leonel Morcego Feitoza nunca fizeram questo convocar nenhum aprovado. Quando foi prefeito tampo criou os imprestveis GTES - Grupos by Alexandre Fleming Neves Page 22

DOSSI POLTICO 2010

de Trabalho Especiais, que de trabalho s tinham o nome, atravs dos GTES eram contratados irregularmente servidores para prefeitura, na maioria indicados por seus amigos vereadores. Cocorij para fazer mdia concedeu aumento aos seus amigos auditores fiscais, e teve a audcia de criar uma lei beneficiando a si mesmo e a quem ocupasse cargo de chefia em sua gesto, a farra era tanta que tinha neguinho que era nomeado por apenas um dia s para encorporrar o beneficio. Quando Serafim assumio a PMM temia que Cocorij retornasse ao cargo de auditor descobrisse todos os seus esquemas sujos e montasse um dossie para sacanea-lo, Sarafa licenciou Cocorij por 4 anos recebendo todos os vencimentos sem precisar aparecer para trabalhar, para no ficar s cossando Carij foi ser diretor-presidente da Editora e Grfica Novo Tempo S/A do testa-de ferro de Nego Carlos Edson onde ajudou a montar o jornal Correio Amazonense. Como presidente da CMM Carij muito generoso com os amigos, nomeou para seu gabinete Juracy Macedo de Souza, esposa do vice-prefeito mafioso Carlos Souza e Suzi Mary Azevedo Guimares, esposa de Francisco Deodato secretario de sade, ambas obviamente recebem sem nunca aparecer na CMM agora entende-se por que a verba de gabinete passou de R$ 18.000,00 para R$ 40.000,00. Mau-menino j teve o desparate de nomear mais de 60 pessoas ligadas aos vereadores de sua base aliada, a farra das nomeaes inclui parentes e cabos eleitorais dos vereadores, so pessoas sem qualificao que no trabalham e mesmo assim recebem seu salrio altssimos que chegam a R$ 6.000,00. Essa corja assegura a Amazonino a maioria em qualquer votao como a derrubou o direito a meia-passagem estudantil e a criao da taxa do lixo. Entre os que fazem parte do trem da alegria esto: lder do prefeito na CMM vereador Isaac Tayah que empregou o seu parente Nathan Salim Tayah; vereador Leonel Morceo Feitosa que adora puxar um ronco durante uma seo, principalmente na segundafeira quando est de ressaca, nomeou a patroa Rosana La Antony Feitosa; vereadora Gloria Carratte que nomeou a filha Mishelly Carratte; vereador Amauri Colares que nomeou quila Sena Colares; Vereadora Mirtes Sales, a bonequinha do prefeito, que nomeou a parenta do seu namorado Maria de Lourdes Marques Wakim; vereador Dr. Modesto nomeou Giselle Figueiredo Rodrigues; vereador Arlindo Jr. nomeou seu bofe Roberto Miranda Soares; vereador Paulo Nasser nomeou talo Antunes Lbo; vereador Wilton Lira, nomeou a esposa Ronelma Munhoz da Costa. A pilantragem de Amazonino no tem limites, logo que entrouna PMM contratou a empresa Perspectiva de seu amigo e comparsa Durango (Kid) Duarte pela bagatela de R$ 635 mil, para realizar pesquisas sabe-se l de qu e forjar um diagnstico sobre finanas e dvidas que mostrasse a falncia da Prefeitura, a inteno era sacanear Serafim Corra, o resultado foi uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado solicitada por Mau-menino, que concluiu que todo diagnstico de Durango era uma mentira. Depois fechou contrato milionrio com as empresas Emparsanco SA por R$ 69 milhes e WP Construtora por R$ 52 milhes, para asfaltar ruas de Manaus, ambas so suspeitas de favorecimento, fraudes e superfaturamentos em licitaes, Mau-menino desqualificou as denncias e alegou que a contratao das empresas foi dentro da lei e que no h irregularidades, contudo essas empresas recebem milhes desde agosto de 2009, mas ningum viu um nico bairro da cidade onde essas obras foram realizadas. Novamente Amazonino se alia a mfia do SINETRAM, enquanto ele brinca com o valor da passagem de nibus, os empresrios reduzem a frota de coletivos e colocam os cacarecos na rua. No satisfeito Mau-menino reduz o nmero de micro-nibus executivos e aumenta a passagem destes para R$ 3,40 essas medidas mais a reduo das meias-passagens alavancaram o lucro dos empresrios do transporte coletivo que continuam a prestar um servio podre com a conivncia do prefeito. Agora inventou o tal Choque de Ordem que na pratica s serve para perseguir os by Alexandre Fleming Neves Page 23

DOSSI POLTICO 2010

camels do Centro, vendedores de churrasco e vendedores de fruta da Manaus moderna, pois os grandes estabelecimentos como o Shopping So Jos, que tem como acionista seu amigo Otvio Raman, e o Shopping Manauara mesmo irregulares e onde j ocorreram acidentes de trabalho com mortes, continuam funcionando numa boa. A arrogncia e falta de considerao tomam conta de Mau-menino e ele demite 300 garis da prefeitura, enquanto ele tira o sustento de pais e mes de famlia que se viravam com um salrio mnimo, criou novas secretarias para empregar mais de seus amigos e apadrinhados. Contrata a Fundao ConeSul, que foi declarada inidnea pelo TRE de Pernambuco, para realizar o concurso da Prefeitura de Manaus, resultado o concurso foi um fracasso graas a desorganizao da ConeSul, mais de 51 mil escritos no conseguiram preencher 800 vagas. Amazonino direcionou o processo de licitao para que a empresa Consladel Construtora Laos Detentores e Eletrnica, que doou R$ 75 mil para sua campanha em 2008, fosse contratada pela pechincha de R$ 92 milhes, a Consladel j foi denunciada pela revista Veja por fraudar licitaes e pagar mensalo para os vereadores da Cmara de So Paulo. E aguardem que vem ai a reforma da Ponta Negra cujo projeto inicial custar R$ 50 milhes, mas nos bastidores dizem que no vai sair por menos de R$ 200 milhes.
Durango (Kid) Duarte, o homem dos nmeros, cujas pesquisas perniciosas de inteno de voto, so leiloadas e s favorecem a quem paga mais, aps a vitria de Mazoca Durango passou a atuar como consultor para assuntos aleatrios do prefeito, possuindo trnsito livre na prefeitura, Duarngo usou sua influncia com Nego para direcionar a licitao dos servios de publicidade da Prefeitura, para as empresas Kintaw Design e Publicidade e a Mene & Money Publicidades, as mesmas que criaram o slogan Eu tenho orgulho de ser amazonense, essas empresas receberam da PMM a mixaria de R$ 20 milhes menos a parte de Durango. Para disfarar e dar uma de Joo-sem-brao, Durango lana um boato na mdia de que brigou com Braguinha, o chefe da Casa Civil.

Mas uma vez Amazonino surpreende seus amigos e opositores, quando todos davam como certa sua candidatura ao Governo do Estado, Mazoca joga a toalha. Com a prefeitura falida e sua popularidade mais baixa que barriga de cobra, Mazoca no pode se dar ao luxo de largar esse osso conseguido a base de muita mentira e rasteiras, e se aventurar contra Alfredo Nascimento e Omar Azis que esto com a mala abarrotada at o talo. Alm disso, quem conheceu o Nego nos seus tempos ureos sabe que ele no mais o mesmo, foi-se o tempo que com um olhar carrancudo ele impunha respeito a seus subordinados e fazia tremer seus opositores, a diabetes junto com seu vicio de fumar como caipora, j levou boa parte do seu vigor. Mau-menino sentiu o peso da mortalidade quando viu o corpo de seu ex-mestre Gilberto Monstrinho duro e esticado no palet de madeira, e quase teve um mal sbito durante o velrio. Acuado e desprezado por seu ex-pupilo o ministro Alfredo Buchada Nascimento que preferiu se unir a seu arquiinimigo Serafim Corra, Mazoca corre para os braos de Omar Aziz para tentar salvar sua administrao reeditando a maldita Ao Conjunta, que est fazendo um servio podre de recapeamento das ruas dos bairros lascados de Manaus, mesmo sem moral Mazoca teve a petulncia de querer escolher o vice de Omar. Amazonino j pr-sente que este ser ultimo mandato, j estava passando da hora da velha raposa passar o basto e se dedicar apenas ao seu o jogo domin, independente do resultado desta eleio certo que ele levar o capote em 2012, afinal o que no faltam so candidatos pleiteando ser o prefeito da copa.

by Alexandre Fleming Neves

Page 24

DOSSI POLTICO 2010

(BOMBA) A verdadeira origem de Nego!!! Durante toda a histria da humanidade dinheiro, poder e sexo sempre andaram juntos foi assim com Clepatra e Marco Antnio, Jucelino Kubichek e Maria Lcia Pedroso, John F. Kennedy e Marilyn Monroe, Bill Clinton e Monica Lewinsky, Renan Calheiros e Monica Veloso e por ai vai. Dizem por ai que a poltica a arte do dando que se recebe, s que alguns levam o ditado ao p da letra e acabam dando mais do que devido. Quando o individuo adentra ao mundo poltico ele acredita estar em outro nvel de existncia, afinal agora ele uma Autoridade, e por isso est acima das leis, at mesmo as da natureza. Dinheiro, poder e mulheres acabam saturando e o velho feijo com arroz j no mais satisfaz, nesse momento que o individuo se abre a novas experincias, como a baitolagem, e isso mais comum do que se imagina, j acontecia h milhares de sculos atrs na antiga Grcia e Roma, por exemplo, o imperador Jlio Csar era conhecido como o homem de todas as mulheres, a mulher de todos os homens. Contudo aos olhos do cidado mais simples esse troca-troca no aceito, afinal como explicar que suas Autoridades, smbolos de poder, austeridade e virilidade sejam adeptas do agasalhamento de croquete. preciso o cuidado constante para velar a imagem e a honra de Sua Excelncia Autoridade. Apesar de todo o cuidado do mundo, questo de tempo at que todos se entreguem, e foi justamente durante a prtica da pederastia enrustida que Amazonino acabou tendo o seu dia de Chiquinho Scarpa. Todos j notaram que Amazonino sempre foi um cara estranho casado com Tarsila Prado de Negreiros Mendes, e com ela tem trs filhos Armando Mendes metido a empresrio, mas to patife quanto o pai, Lvia Regina Mendes que vs ou outra graas ao nepotismo ou influncia do pai consegue uma boquinha em uma secretaria e Cristina Mendes. Amazonino gosta mesmo morar sozinho, longe da mulher e dos filhos, nunca apareceu com a patroa em pblico a exemplo de outros governantes. Contam que Amazonino sempre foi um marido atencioso que sempre deu tudo do bom e do melhor para sua patroa, carros importados, roupas de grife, jias e principalmente viagens, sua esposa adorava viajar, infelizmente devido aos deveres de estado Amazonino no podia acompanh-la. Mal sabia Dona Tarsila que sua ausncia era pretexto para as mais perversas orgias no covil da abelha, rolava de tudo bebidas, drogas, e muita sodomia. Nessa hora Amazonino assumia uma nova alcunha de O Cardeal, quando a putaria estava no auge e Mazoca se encontrava alucinado de tanto p na cabea, chegava a travestir com roupas intimas feminina. Amazonino tinha uma preferncia por afro-descendentes bem dotados. Calhou que em uma de suas viagens a Europa Dona Tarsila, que j estava meio desconfiada das histrias que rolavam nos bastidores, resolveu voltar antes do combinado para fazer uma surpresa a seu marido, mas a surpresa foi toda dela ao flagrar seu adorado esposo Mazoca na posio em que Napoleo perdeu a guerra sendo literalmente arregaado pela jeba de um nego parrudo. A confuso tomou na colmia, Dona Tarsila queria a separao, mas um divrcio s confirmaria o que todos j desconfiavam a baitolagem de Amazonino. A soluo foi uma separao velada, by Alexandre Fleming Neves Page 25

DOSSI POLTICO 2010

legalmente Amazonino ainda casado, mas no vive mais com a mulher e ainda tem que bancar a boa vida dela. Como Manaus um ovo a historia no tardou a espalhar secretamente pela rdio cip, o semanrio Maskate tratou de popularizar o apelido Nego que na verdade uma referncia ao crioulo que enrabava Amazonino. No tendo outra escolha Amazonino teve de adotara a alcunha de Nego, pois o povo j tinha adotado esse apelido mesmo sem saber sua origem, provavelmente esse apelido tambm traga boas recordaes a ele.

http://dossiepolitico2010.blogspot.com/

by Alexandre Fleming Neves

Page 26

Potrebbero piacerti anche