Sei sulla pagina 1di 4

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

VI - 025

O MANUAL DE GESTO AMBIENTAL - UM SISTEMA DE DOCUMENTAO COMPROVADO DA GESTO AMBIENTAL CONFORME A ISO 14000
Karin Schianetz(1) Engenheira de Tcnicas e Processamentos Ambientais. Auditora certificada do orgo alemo TV-CERT para sistemas de gesto de qualidade. Consultora ambiental nas reas de tratamento de efluentes industriais, gesto ambiental e gesto de qualidade. Atualmente coordenadora da (GWZ) como consultora na rea ambiental do SENAI no contexto do projeto Centro Nacional de Tecnologia Ambiental em Curitiba, Paran. Endereo(1): Rua Nossa Senhora da Cabea, 1371 - CIC - Curitiba - PR CEP: 81310-010 - Brasil - Tel: (041) 346-4500 - Fax: (091) 555-3333 - e-mail: cetsam@ciet.senai.br.

RESUMO Um sistema de documentao funcional considerado um elemento fundamental de um sistema de gesto ambiental (SGA) na empresa conforme a ISO 14000. O manual de gesto ambiental afirmou-se como sistema de documentao empresarial. Ele destina-se documentao da poltica ambiental da empresa, a introduzir normas de proteo ambiental e a fixar responsabilidades. Ele esclarece o trabalho em conjunto dos diversos elementos de um sistema de gesto ambiental (SGA) e descreve toda a diversidade de instrumentos de gesto ambiental e instrumentos de informao previstos na empresa. A elaborao de um manual de gesto ambiental no fixada atravs de normas. importante apenas que o manual atinja os objetivos e tarefas de modo compreensvel e praticvel. Na palestra que segue, a elaborao do manual baseia-se na prtica da garantia da qualidade e nas normas da ISO 9000: um procedimento comprovado inmeras vezes. As vantagens de um tal manual de gesto ambiental no esto s na sua flexibilidade e sistemtica, mas tambm na sua capacidade de integrao em sistemas j existentes de gesto, como a gesto de qualidade ou a gesto da segurana e sade do trabalho.

PALAVRAS -CHAVE: Manual Ambiental, Gesto Ambiental, Sistema de Documentao

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

2362

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

VI - 025

INTRODUO O conceito manual de gesto de tcnicas ambientais vem do ingls, da BS 7750 (Norma do Instituto de Normatizao Ingls) abrange todos aqueles documentos em que so explicados os processos de realizao de programas de proteo ambiental. Na prtica o conceito usado de maneira diversa, por exemplo para designar instrues de uso e manuteno de instalaes de tcnicas ambientais, planos de emerg ncia na empresa ou uma seleo de normas ambientais. O fator bsico comum a todos os manuais de gesto ambiental que eles servem para a organizao de documentos de proteo ambiental. Seu objetivo maior ajudar a empresa a reconhecer com bastante antecedncia as modificaes necessrias no que diz respeito rea de proteo ambiental. O manual de gesto ambiental pode assim assumir a funo de um instrumento de gesto ou de controle ambiental e representa essencialmente um elemento do SGA.

Estruturao de um Sistema de Documentao de Gesto Ambiental Ainda no existe uma norma nacional ou internacional sobre a estrutura, os contedos ou os captulos de um sistema de documentao da gesto ambiental. Na prtica afirmou-se um sistema de documentao que, analogamente ao sistema de docume ntao da garantia da qualidade, composto por um manual de gesto ambiental e outros documentos subordinados. O manual em si j compreendido por docume ntos e regulamentos que dizem respeito a toda a empresa e que esto sujeitos apenas poucas modificaes e atualizaes (p.ex. poltica ambiental, organizao, descrio dos elementos de controle ambiental na empresa), de outro lado, os documentos ambientais subordinados tratam de documentos relativos rea de trabalho, aos funcionrios, ao material, ao equipamento e local de trabalho (p.ex. instrues de trabalho, procedimentos, descrio de cargos e funes, fichas de segurana).

CONTEDO DE UM MANUAL DE GESTO AMBIENTAL Os principais contedos de um Manual de Gesto Ambiental so descries, ou seja, definies de: ? ? ? ? ? ? ? ? ? poltica ambiental tarefas da gerncia descrio de tipos de documentos e elaborao e controle dos documentos e dos dados diretrizes especficas das diversas reas e nveis da empresa para viabilizar as suas estratgias ambientais (p.ex. planejamento de desenvolvimento, critrios de aquisio) diretrizes para reduzir os efeitos ambientais (p.ex. resduos, eflue ntes, energia) regulamentos de inspees e controle execuo de auditoria ambiental na empresa regulamento para qualificao de pessoal e treinamento na rea ambiental sistema de informao ambiental da empresa (p.ex. banco de dados ambientais, ecobalano, rel trio ambiental, comunicao peridica) a 2363

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

VI - 025

Os diversos captulos do Manual de Gesto Ambiental podem ser estruturados da seguinte maneira (veja tambem exemplo, Figura 1): 1. Objetivo e campo de aplicao (do captulo, ou seja, das diretrizes) 2. Responsabilidades (na execuo das diversas tarefas ambientais) 3. Descrio (das tarefas ambientais) 4. Documentao (p.ex. registro de medies, relatrios de auditoria, relatrios de resultados) 5. Referncias cruzadas Um Manual de Gesto Ambiental tem utilidade na empresa somente se for constantemente atualizado. Para garantir isto, ou seja simplificar, ele deveria ser organizado como uma publicao peridica atualizvel atravs de folhas soltas. Alm disso o Manual de Gesto Ambiental deveria ser organizado de tal maneira a ser compreendido e aceito pelos funcionrios. O que s alcanado atravs de uma apresentao clara e compreensvel na sua totalidade. Figura 1: Folha de rosto de um capitulo do manual de gesto ambiental.
Manual de Gesto Ambiental Vlido a partir de:01.01.97 Rev. 4 Empresa XYZ Ltda. Pgina 1 de 11 _____________________________________________________________ Captulo ttulo 8 Residuos solidos ____________________________________________________________ _ 8.1 8.2 8.3 8.3.1 8.3.2 8.3.3 8.3.4 8.3.5 8.3.6 8.3.7 8.3.8 8.3.9 8.4 Objetivo e campo de aplicao Responsabilidades Descrio Levantamento dos residuos no local de acmulo Transporte at o desposito central Separao dos residuos Medidas necessrias para o controle e disposio Escolher e avisar a empresa de saneamento Introduzir e manter depsitos centrais Levantamento e encaminhamento de dados Controle e cumprimento de diretrizes Informao e aperfeiamento Documentao

8.5 Referncias Cruzadas ____________________________________________________________ Elaborado por: Assinatura: Data: 10.11.96 Revisado por: ____________ ____________ Aprovado por: _____________ _____________

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

2364

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

VI - 025

PROCEDIMENTO NA ELABORAO DE UM MANUAL DE GESTO AMBIENTAL Na elaborao de um Manual de Gesto Ambiental importante que a iniciativa do projeto parta da gerncia, pois esta a premissa bsica do SGA. Um representante da gerncia deve ser nomeado coordenador da elaborao do Manual de Gesto Ambiental. Os diversos contedos e temas do manual devem ser discutidos em workshops e grupos de trabalho, dos quais devem participar aqueles funcionrios da empresa que, por sua experincia ou responsabilidade, podem contribuir construtivamente. E, ao final, a gerncia ratifica o manual e este entra em vigor.

CONCLUSES A elaborao e introduo de um manual como descrito acima facilitar muito a sistematizao de um SGA. Alm disso ele formar a base para um bom e contnuo funcionamento de um SGA, j que as responsabilidades e os elementos de controle e correo esto regulamentadas. O mandamento mximo no emprego efetivo e conveniente do manual na empresa a aceitao do mesmo pelo corpo de pessoal, a sua atualidade e presena. Isto somente ser atingido se os funcionrios participarem da elaborao do manual e atravs de uma apresentao clara e compreensvel na sua totalidade.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. BUNDESUMWELTMINISTERIUM (sp.) Handbuch Umweltcontrolling. Mnchen, 1995. 2. DTTINGER, K. e al. Betriebliches Umweltmanagement - Grundlagen, Methoden, Praxisbeispiele. Berlin, 1996. 3. LFU/Umwelt -ministerium Baden-Wrttemberg Umweltmanagement in der metallverarbeitenden Industrie - Leitfaden zur EG-Umwelt-Audit-Verordnung. Karlsruhe, 1994. 4. Schianetz, K.: Umweltmanagement in der Textilindustrie. - Ein Leitfaden zur Einfhrung eines Umweltmanagementsystems fr kleine und mittlere Betriebe. Dresden, 1994.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

2365

Potrebbero piacerti anche