Sei sulla pagina 1di 14

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JUIZ DE FORA

ROBERTO FELIPE LEAL DE SOUZA

O MITO DE GAIA E AQUISIO DA CONSCINCIA

Juiz de Fora 2011

ROBERTO FELIPE LEAL DE SOUZA

O MITO DE GAIA E AQUISIO DA CONSCINCIA

Trabalho de monografia apresentado ao Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, como requisito para a aprovao na disciplina TCC, ministrado pelo professor Paulo Bonfatti do Curso de Graduao em Psicologia.

Orientador : Paulo Bonfatti

Juiz de Fora 2011

AQUISIO DA CONSCINCIA

Neste captulo tem-se como objetivo apresentar uma analogia entre o processo de aquisio da conscincia e a expulso dos primeiros pais do paraso. A relao atravs da analogia foi escolhida, pois segundo Kant :

[...] em seus Prolegmenos a Toda Metafsica Futura, afirma muito cuidadosamente que todo o nosso pensamento sobre questes ltimas pode se dar apenas por meio de analogias. A expresso adequada para nosso modo falvel de conceber, declara ele, seria: que imaginemos o mundo como se seu ser e seu carter interno fossem derivados de um mente suprema(CAMPBELL, 2004a, p. 36)

Entretanto para ABBAGNANO (2000), o termo analogia possui dois significados fundamentais, um sendo o sentido prprio e restrito extrado do uso matemtico (equivalente a proporo) e o outro que nos interessa, que o sentido de extenso provvel do conhecimento mediante o uso de semelhanas genricas que se podem aduzir entre situaes diversas. Mas, e na psicologia analtica como poderemos usar tal relao de maneira cientfica e satisfatria? Erich Neumann a respeito desta questo, nos diz:

A psique, como o sonho, mistura; fia e tece, combinando cada coisa com outra coisa. O smbolo , por conseguinte, uma analogia; mais uma equivalncia do que uma equao; nisso reside a sua riqueza de significados, mas, da mesma maneira, o seu carter instvel. Apenas o grupo simblico, um compacto de analogias parcialmente contraditrias, pode fazer que algo desconhecido e incompreensvel para a conscincia se torne mais inteligvel e conscientizvel. (NEUMANN, 2008, p. 27)

Os nossos primeiros pais, ao se tornarem conhecedores do bem e do mal, no estariam mais sob a totalidade do paraso perfeito do inconsciente. Mesmo este, sendo esttico, eterno e sem histria, o repouso absoluto ao mesmo tempo lugar de origem e a clula semente da criatividade. Vivendo no ciclo de sua prpria vida.(NEUMANN, 2008).

Trata-se da existncia no paraso, no qual a psique tem a sua morada pr-mundo, poca anterior ao nascimento do ego, poca do envolvimento inconsciente, poca do flutuar no lago dos nonascidos. O tempo do princpio, anterior ao surgimento dos opostos, deve ser compreendido como a autodescrio daquele grande perodo em que no havia ainda conscincia. (NEUMANN, 2008, p. 29)

J a aquisio da conscincia possibilita o cultivo da reflexo e viso do mundo, como descrito no primeiro Livro Sagrado da Bblia, O Gnesis:

Ento o Senhor Deus disse: Eis que o homem tornou-se um de ns, capaz de conhecer o bem e o mal. No ponha ele agora a mo na rvore da vida, para dela comer e viver para sempre. E o Senhor Deus o expulsou do jardim do den, para que cultivasse o solo do

qual fosse tirado. (BBLIA SAGRADA, 2001, Cap. 3, v. 22-23, p. 1920)

Para NEUMANN (2008) a histria do princpio, na verdade a tentativa da conscincia pr-cientfica do homem, semelhante a da criana, de tentar dominar saberes que esto alm de sua percepo. Entretanto, segundo C.G.Jung sobre o que h de contextos psicolgicos neste evento bblico, ele nos diz que:

Eva, como Ado, comeu da rvore do conhecimento e desse modo irrompeu no espao das prerrogativas divinas eritis sicut dii, scientes bonum et malum (sereis iguais a deuses, conhecendo o bem e o mal) -, isto , ela descobriu inopinadamente a possibilidade de uma conscincia moral, que ento ainda estava fora do mbito da conscincia. Com isso se rasgou um caminho para uma situao de opostos cheia de conseqncias. Surge a separao do cu e da terra, o paraso primordial perdido, apaga-se o brilho do homem primordial luminoso,[...]. (JUNG, 2011d, p. 217)

Podemos ainda no livro seguinte ao Gneses, trazer outro versculo que nos remete ao mesmo contedo, no Livro do xodos, [...] de noite, numa coluna de fogo para iluminar, a fim de que pudessem andar de dia e de noite. (BBLIA SAGRADA, 2001, Exdo. Cap. 13, v. 21, p. 89) . A noite se refere simbolicamente a escurido que remete a aspectos que nos lembram imagem do inconsciente e a coluna de fogo, que nos traz a imagem de luz guiando o povo terra prometida J para (CAMPBELL, 2004a), a alternncia diria entre luz e escurido outro fato inevitvel de experincia, do qual advm um considervel valor

dramtico, resultante do fato de que a noite o mundo dorme, os perigos espreitam e a mente mergulha no mundo dos sonhos, diferindo em sua lgica do mundo da luz. J segundo NEUMANN (2008) No tocante ao homem e ao seu ego, a criao da luz est relacionada com a separao dos pais do mundo e as suas consequncias positivas e negativas. Em seu Livro Histria da origem da conscincia relanado em 2008, Erich Neumann cita o filsofo judaico-alemo Ernst Cassier, e diz que Ernst Cassirer mostrou que, em todos os povos e religies, a criao aparece como a criao da luz. Da o advento da conscincia, manifesta como luz em contraste a treva do inconsciente, ser o verdadeiro objeto da mitologia da criao. (NEUMANN, 2008, p. 26). Pois segundo ele:

Trata-se da existncia no paraso, no qual a psique tem a morada pr-mundo, poca anterior ao nascimento do ego, poca do desenvolvimento inconsciente, poca do flutuar no lago dos nonascidos. O tempo do princpio, anterior ao surgimento dos opostos, deve ser compreendido como autodescrio daquele grande perodo em que no havia ainda conscincia. (NEUMANN, 2008, p. 30)

E continua afirmando que essa luz, smbolo da conscincia e da iluminao, o principal objeto das cosmogonias de todos os povos e que ela s possvel pelo processo de diferenciao como ele cita a seguir:

O homem estava envolvido nessa torrente circular que flua do inconsciente para o mundo e do mundo para o inconsciente, cujo empurrar e soltar alternados o lanavam para l e para c no ritmo pendular da vida, ao qual ele estava abandonado, sem disso perceber. S pela diferenciao do ego, pela separao dos pais primordiais e pelo desmembramento do drago primordial, o homem libertado como filho exposto luz, e s isso leva o nascimento como personalidade dotada de um ego estvel. (NEUMANN, 2008, p. 89)

Ou ainda na Bblia Sagrada, esta passagem de Jesus escrita pelo apstolo Marcos, Este lhe perguntou, Que queres que eu te faa? O cego respondeu: Rabni, meu Mestre, que eu veja. Nesta passagem, o ver representa os olhos, que eram considerados simbolicamente como janelas por onde a luz entrava na pessoa. (BBLIA SAGRADA, 2001, Marcos, Cap. 11, v. 51, p. 1134). Contudo, sobre os aspectos positivos ou negativos da aquisio da conscincia Joseph Campbell nos diz que:

A queda e expulso de Ado do Paraso no foi, portanto, em nenhum sentido, uma diviso metafsica da prpria substncia divina, mas um evento apenas na histria, ou pr-histria, do homem. E esse evento no mundo criado aparece ao longo da Bblia no registro dos sucessos e fracassos do homem na tentativa de religar-se a deus, sucessos e fracassos, mais uma vez, concebidos historicamente. (CAMPBELLl, 2004b, p.18)

Sobre os primeiros pais, NEUMANN (2008) fala que antes de se tornarem conhecedores do bem e do mal, Ado no estava em oposio natureza, estava assentado em si mesmo, o paraso o abrigava e o continha. E apresenta uma definio para o tempo da alvorada da humanidade, onde por analogia, ao inconsciente, sem luz e indiferenciado do paraso. Pois, a perfeio daquilo que repousa em si mesmo no contraria de forma alguma, a perfeio daquilo que circula em si mesmo. (NEUMANN, 2008, p. 27).

Um nada a fazer, um jazer inerte no inconsciente, um mero estar no inexaurvel mundo crepuscular, com todas as necessidades sendo supridas sem esforo pela grande nutridora eis o estado primevo, beatfico. A uroborus do mundo maternal vida e psique numa s coisa: fornece alimento e prazer, protege e aquece, conforta e perdoa. o refgio de todo sofrimento, alvo de todo desejo. Por que essa me sempre realizadora, doadora e auxiliadora. Essa imagem

vvida da Grande e Boa Me foi, em todos os momentos de aflio, o refgio da humanidade, e sempre o ser. (NEUMANN, 2008, p. 31)

Segundo (JUNG, 2011d), quando Ado e Eva comem do fruto do conhecimento inicia-se um processo de iluminao do mundo inconsciente, Ado foi escolhido como smbolo para prima matria, ou respectivamente para a substncia da transformao,

Ado representa no somente a psique, mas tambm a totalidade dela; a seguir ele, sendo a totalidade psquica, tambm um smbolo do si-mesmo (Selbst), e desse modo uma evidenciao da atividade incontemplvel.( JUNG, 2011d, p. 176)

Para Neumann, a luta entre o que especfico do homem e o que universalmente natural constitui a histria do desenvolvimento consciente do homem e que a evoluo em direo conscincia o que h de no natural na natureza; exclusiva da espcie homem, tendo este denominado a si mesmo, a partir disso, e com toda razo, Homo sapiens.(NEUMANN, 2008, p. 32). Para ele a aquisio da conscincia tambm fruto da expulso do paraso, e cita:

Por intermdio da separao dos Pais do mundo, o cu e a terra se distinguem um do outro, criada a polaridade e liberta a luz. Trata-se de uma representao mitolgica do ego, posicionando a meio caminho entre o mundo inferior, feminino, a terra e do corpo, e o mundo superior, masculino, do cu e do esprito. No entanto, como a conscincia sempre se experimentam em si mesmos como masculinos, esse mundo terreno inferior considerado por eles o mundo da Grande Me, alheio ao ego, personificado, mais tarde como o Grande pai. (NEUMANN, 2008, p. 228)

Ainda sobre a conscincia individual do ego, tem de passar pelos mesmos estgios arquetpicos que se determinam a evoluo da conscincia na vida da humanidade, Na sua prpria vida, o indivduo tem que seguir a estrada percorrida antes dele pela humanidade, estrada na qual esta deixou marcas da sua jornada impressas na sequncia arquetpica das imagens mitolgicas [...].(NEUMANN, 2008, p. 14)

Alm de uma significao eterna, o arqutipo dotado tambm de um aspecto histrico de igual legitimidade. A conscincia do ego se desenvolve mediante a passagem por uma sria de imagens eternas, e o ego, transformado nessa passagem, experimenta constantemente uma nova relao com os arqutipos. A relao do ego com a natureza eterna das imagens arquetpicas um processo de sucesso temporal, isto , ocorre em estgios. (NEUMANN, 2008, p. 14)

Com a existncia do ego e da conscincia no apenas surge a solido, mas tambm o sofrimento, o trabalho, a penria, o mal, a doenas e a morte, na medida em que so percebidos pelo ego. (NEUMANN, 2008, p. 95). E continua dizendo que o ego que se sente solitrio e, descobre a si prprio, e percebe tambm o negativo .Estabelece uma conexo entre as duas situaes e interpreta o seu nascimento como culpa e o sofrimento, a doena e a morte como castigo.(NEUMANN, 2008). Sobre este tpico e suas especificidades, ele lembra da importncia sempre presente nos arqutipos, visto no captulo anterior, e diz:

O arqutipo primordial pertence a uma conscincia e um ego, ainda incapazes de diferenciao. Seus efeitos e suas manifestaes so ainda fortes e desconcertantes quanto maiores forem as contradies nele envolvidas. A natureza do arqutipo primordial paradoxal, indescritvel e irrepresentvel, uma vez, contendo em si uma grande quantidade de motivos e smbolos contraditrios, essa pluralidade se resume no um , ele prprio. (NEUMANN, 2008, p. 26)

Para Neumann, a emancipao do ego, por analogia, se iniciou no momento da expulso do paraso, onde:

[...]o desenvolvimento da conscincia, tudo estava ainda entre mesclado, assim como o fato de que, em cada estgio arquetpico de transformao, tal como a separao dos pais Primordiais, se revela quase como imediato um desdobramento e uma diferenciao dos mais diversos nveis de ao, efeitos e valores, complicam extremamente a tarefa da apresentao. A experincia de ser diferente, que o fato primrio da conscincia do ego e ocorre sob a luz crescente da alvorada da discriminao, divide o mundo nos opostos de sujeito e objeto; a orientao no tempo e no espao sucede a existncia vaga do homem na difusa nvoa da pr-histria, constituindo os primeiros momentos da histria. (NEUMANN, 2008, p. 91)

Para NEUMANN (2008), O mundo e a natureza, o inconsciente e o corpo, o grupo e a famlia so os diferentes sistemas de relacionamento que, como partes autnomas, separadas do ego uma das outras, exercem uma multiplicidade de efeitos e formam uma variedade de sistemas que operam com ego. E sobre este tema, C.G.Jung comentou a respeito da seguinte forma:

Tudo acontece como se o ego no tivesse sido produzido pela natureza para seguir ilimitadamente os seus prprios impulsos arbitrrios, e sim para ajudar a realizar, verdadeiramente, a totalidade da psique. o ego que ilumina o sistema inteiro, permitindo que ganhe conscincia e, portanto, que se torne realizado. (JUNG, 1964, p. 162)

Segundo CAMPBELL (1990), em seu Livro O poder do Mito, ele questiona sobre a proibio ao conhecimento do bem e do mal, e afirma se Ado e Eva no tivessem comido do fruto, ns ainda seramos bebs no den. Lugar que nos remete a imagem do inconsciente, lugar sem tempo, sem nascimento, sem morte e sem vida. Para ele, existe uma importncia psicolgica que advm e Poder-se-ia reler o episdio do Paraso a partir de tal perspectiva para concluir-se que no a Deus, mas a Ado e Eva, que devemos o grande mundo das realidades da vida.(CAMPBELL, 2004c, p. 99). Ou seja, pelo fato da expulso que adquirimos a conscincia necessria para a vida, a vitria do princpio do livrearbtrio, juntamente com seu corolrio moral de responsabilidade individual [...] (CAMPBELL, 2004c, p. 30). Contudo, como o processo de desenvolvimento para a aquisio da conscincia? Conforme C.G.jung, ele descreveu tal dinmica da seguinte forma,

Este processo de separao e de reconhecimento, ou de atribuio de propriedades, uma atividade intelectual que, embora inicialmente se desenvolva de maneira inconsciente, passa gradativamente para a conscincia, medida que vai realizando. Deste modo, aquilo que, de incio, escandaliza a conscincia, integrado mais tarde com sua atividade prpria. (JUNG, 2011f, p. 66)

Ainda sobre esta dinmica (JUNG, 2011a), diz que na instncia do inconsciente existem caractersticas originais de atributos opostos que segundo

NEUMANN (2008) quanto a esta questo, da natureza dos opostos, ele nos fala que,

o inconsciente considerado predominantemente feminino e a conscincia, preponderantemente masculina. Porque o inconsciente, que d luz e faz surgir, do mesmo modo como devora e absorve, corresponde ao feminino. Mitologicamente, o feminino concebido na figura desse arqutipo e a uroboros, assim como a Grande Me, so dominantes femininos. Ao contrrio, o sistema da conscincia e do ego, oposto ao sistema do inconsciente, masculino. Com este ltimo esto associadas as qualidades da deciso e atividade, opostas a impulsividade de um estado pr-consciente e ainda sem ego. (NEUMANN, 2008, p. 101)

Nesta mesma via de pensamento, segundo CAMPBELL (1990), no existe outro tipo de pensamento que no seja em termos de opostos. a nossa natureza de experimentar a realidade. Diz ele, que o jardim do den uma metfora para inocncia que desconhece o tempo e os opostos, o incio a partir do qual a conscincia se d conta das mudanas. Para CAMPBELL (2004a), inevitvel, no sentido de um princpio que estruture o pensamento humano, a polaridade entre luz e trevas, acima abaixo, orientao e perda de orientao. Ele diz que todos ns humanos, conhecemos na esfera do pensamento esse sentimento de opostos e podemos encontrar estas evidncias em todas as partes do mundo E segundo C.G.Jung sobre este tema ele diz:

A unio psicolgica dos opostos um treino intuitivo, que abrange a fenomenologia deste processo. No constitui ele uma hiptese explicativa para algo que per definitionem (por definio) ultrapassa nossa capacidade de compreenso. Ao dizermos, pois, que consciente e inconsciente se unem, j exprimimos tambm que se trata de um processo inimaginvel. (JUNG ,2011d, p. 164)

Para C.G.Jung, nosso primeiro pai que chamado de Ado como se representasse uma totalidade ou um si mesmo do novo povo que viria a surgir fruto da aquisio da conscincia, como o homem interior, entretanto, corresponde ele totalidade do indivduo, isto , centralizao de todas as partes da alma, e em primeiro plano, portanto, do consciente e do inconsciente.(JUNG, 2011d, p. 210). E quanto ao tema em estudo, sobre a Me-terra e a relao com homem assim como a me est para o beb, Erich Neumann faz uma citao que cabe perfeitamente em nosso contexto e diz o seguinte:

Envolto e sustentado pela grande Me Natureza, embalado nos seus braos, ele entregue a ela para o bem ou para o mal. Ele nada ; tudo mundo. O mundo o abriga e alimenta, e ele mal tem vontade e age. Um nada a fazer, um jazer inerte no inconsciente, um mero estar no inexaurvel mundo crepuscular, com todas as necessidades sendo supridas sem esforo pela grande nutridora eis o estado primevo, beatfico. (NEUMANN, 2008, p. 31)

E continua dizendo que a,

A uroborus do mundo maternal vida e psique numa s coisa: fornece alimento e prazer, protege e aquece, conforta e perdoa. o refgio de todo sofrimento, alvo de todo desejo. Por que essa me sempre realizadora, doadora e auxiliadora. Essa imagem vvida da Grande e Boa Me foi, em todos os momentos de aflio, o refgio da humanidade, e sempre o ser.(NEUMANN, 2008, p. 31)

Potrebbero piacerti anche