Sei sulla pagina 1di 20

Catlogo Tcnico

Visando oferecer informaes e orientaes para o melhor aproveitamento das Placas Cimentcias Eterplac, a Eternit elaborou este catlogo tcnico. Nele voc encontrar orientaes para utilizar o produto da forma mais eciente, proporcionando timos resultados estticos, tcnicos e econmicos.

Consulte a Diviso Wall ou a lial mais prxima para vericar a disponibilidade do produto e a realao dos distribuidores e revendedores em sua regio. A Eternit coloca sua disposio uma equipe tcnica para mais informaes sobre o produto.
* Os dados constantes neste catlogo no devem ser considerados como normas para todas as construes. * Os desenhos nele contidos so meramente ilustrativos. Qualquer dvida, entrar em contato com a Eternit.

Eterplac. A placa cimentcia da Eternit.


Depois dela, tudo cou mais fcil.
Produzida com a tecnologia CRFS - Cimento Reforado com Fio Sinttico, ideal para projetos que exijam versatilidade, rapidez na montagem e um excelente acabamento. Em funo da tima performance tcnica: trabalhabilidade, durabilidade, estabilidade e resistncia a umidade, a ETERPLAC proporciona: Ampla versatilidade de uso: paredes internas e externas, reas secas e midas, fachadas, beirais e oites, shafts, mdulos construtivos, steel frame, entre outras; tima relao custo-benefcio: reduo dos custos com a mo-de-obra e o desperdcio de material, bem como dos prazos de entrega.

Especicaes Tcnicas
Caractersticas Gerais
Placa produzida com uma mistura homognea de cimento Portland e agregados naturais reforados com os sintticos, atravs da Tecnologia CRFS - Cimento Reforado com Fio Sinttico, atendendo NORMA ISO 8336 - classe A3 (resistncia a trao na exo do material); Incombustvel; Impermevel; No oxida; No apodrece; Resistente umidade; Resistente intempries; Aceita vrios acabamentos; Resistncia a impactos;

Caractersticas Fsicas
Densidades aproximadas: - Seca: 1,40 g/cm - Ambiente 1,70 g/cm Mdulo de elasticidade: Resistncia exo:

- 6 GPa (saturado)

- Saturada: 11 MPa - Ambiente 14 MPa

Variao dimensional (sat - seco estufa): Condutibilidade trmica: Combustibilidade: Tolerncias Dimensionais:

- Aprox. 2,0 mm/m

- 0,48 W/m.K

- Material Incombustvel (ISO 1182/90);

- Comprimento/ largura: 2mm/m - Espessura: - Placa 6mm: 0,6mm - Placa 8mm: 0,8mm - Placa 10mm: 1mm

TABELA PESO/DIMENSES:
ESPESSURA (mm) LARGURA (m) COMPRIMENTO (m) PESO (kg) REA (m2) PESO (kg/m2) APLICAES

2,00 6 1,20 2,40 3,00 2,00 8 1,20 2,40 3,00 2,00 10 1,20 2,40 3,00

24,4 29,4 36,7 32,6 39,2 49,0 40,8 49,0 61,2

2,40 2,88 3,60 2,40 2,88 3,60 2,40 2,88 3,60

10,2 10,2 10,2 13,6 13,6 13,6 17,0 17,0 17,0

Pequenos arremates, mveis, elementos decorativos, dutos de ar condicionado, divisrias leves

Paredes

internas

em

reas

secas e midas, shafts, paredes diafragma, aplicadas com ou sem revestimento

Utilizadas para reas secas e midas, internas e externas em sistema steel framing ou wood framing

Aplicaes
Graas tecnologia e facilidade de aplicao, a ETERPLAC satisfaz as exigncias tcnicas da construo moderna, oferecendo total versatilidade e permitindo as mais variadas aplicaes, tais como: Paredes curvas; Paredes diafragma; Paredes internas (reas secas e midas); Paredes externas sujeitas a intempries; Paredes steel frame; Sinalizaes / fundo para luminosos; Enclausuramento de estruturas (metlicas/concreto); Revestimentos; Divisrias sanitrias; Forros; Beirais e oites; Brises; Mdulos construtivos; Shafts; Fachadas; Prateleiras;

Vantagens
Como parede / fechamento, substitui o chapisco, emboo e reboco das paredes convencionais; Quando utilizada como cortina (parede diafragma) proporciona ao local uma melhor aerao das paredes midas, ocultando paredes deterioradas; timo comportamento umidade: fator preponderante para uso em reas molhadas ou externas; Possui grande durabilidade e resistncia a impactos; Possui uma superfcie que aceita diversos tipos de revestimentos, tais como: laminado melamnico, cermica, verniz acrlico e pintura e massa texturizada com base acrlica; A praticidade e rapidez da montagem dos sistemas proporcionam reduo da mo-de-obra e do desperdcio de materiais, agilizando os prazos de entrega da obra; As paredes / fechamentos permitem que seu interior possam receber diversos isolamentos termo-acsticos, tais como: l de rocha, l de vidro, EPS, PU, proporcionando conforto termoacstico ao ambiente.

Transporte e manuseio
As placas devem ser transportadas unitariamente, sempre na vertical por dois homens. A descarga normalmente feita pela lateral do caminho com os homens de cima deslizando a placa sobre 2 vigas encostadas pilha, para que os que esto embaixo a peguem, colocando-a sobre os suportes.

CERTO

ERRADO

Armazenamento
Para manter a boa aparncia das Placas Cimentcias, armazen-las em ambiente fechado, ou cobrir as pilhas com lona ou plstico;

O local deve ser plano, rme e de fcil acesso para descarga. A altura da pilha no deve ultrapassar o mximo de 40 cm, formando pilhas nas quantidades de: - 60 placas de 6 mm - 45 placas de 8 mm - 35 placas de 10 mm

As placas devem ser empilhadas e apoiadas sobre sarrafos de 7,5x7,5cm nivelados e distantes entre si no mximo 40cm e formando todos eles um mesmo plano ou em pranchas de madeira niveladas. Em ambos os casos, no dever haver a existncia de balanos livres nas laterais das placas.

ERRADO

CERTO

D D D D D D *D = MXIMO DE 0,40m D

Sistemas Construtivos com Eterplac


Light Steel Framing
A palavra Steel indica a matria-prima usada na estrutura, o ao. Na verdade so pers de baixo peso, formados a frio a partir de chapas de ao galvanizado com espessura reduzida.

Framing a palavra usada na lngua inglesa para denir um esqueleto estrutural composto por diversos elementos individuais ligados entre si, passando estes a funcionar em conjunto para dar forma e suportar o edifcio e o seu contedo. A palavra tambm se refere aos processos usados para interligar os referidos elementos estruturais, sejam em madeira, ferro ou ao galvanizado.

Light Steel Framing um sistema construtivo de concepo racional, que tem como principal caracterstica uma estrutura constituda por pers formados a frio de ao galvanizado que so utilizados para composio de painis estruturais e no-estruturais, vigas secundrias, vigas de piso, tesouras de telhado e demais componentes. Ao contrrio do que alguns pensam, a estrutura de um edifcio em Steel Framing no pr-fabricada. Tal como os tijolos, que so transportados para uma obra j prontos, os pers metlicos chegam obra da mesma forma, em peas inteiras, mas depois tm de ser cortados no local e posteriormente montados. Neste sistema, as paredes so construdas no solo e posteriormente erguidas e colocadas no local denitivo, sendo ento xadas na fundao atravs de buchas de ancoragem. As janelas e outras aberturas necessitam de processos prprios de montagem, uma vez que so providas de vigas de cabeceira. O telhado tambm totalmente construdo com elementos metlicos, sejam eles vigas ou tesouras. Concluda, a estrutura assemelha-se a uma enorme gaiola de peas metlicas interligadas atravs de parafusos auto-atarrachantes.

Sistema
Pers Estruturais
Os montantes e vigas utilizados nas construes em Light Steel Framing so fabricados a partir de chapa de ao galvanizado que podem receber trs tipos de tratamentos: zincado por imerso a quente, zincado por eletrodeposio, e alumnio-zinco por imerso a quente. Depois de as bobinas de ao serem cortadas em tiras de menor largura, a chapa ento conformada a frio na forma desejada. Os formatos usados nas estruturas Steel Frame so obtidos por quinagem ou perlagem, sendo as formas bsicas o canal de abas simples e o de abas compostas. Estas peas variam tanto na seco como na espessura, de acordo com o m a que se destina o elemento estrutural. Para as paredes comum usarem-se espessuras entre 0,95 e 3,0 mm. A galvanizao permite garantir a durabilidade das peas metlicas durante centenas de anos. A engenharia empregada visa tornar a estrutura resistente quaisquer tipos de aes da natureza. As principais dimenses usuais dos pers de aos utilizados na montagem da estrutura so:
MONTANTE GUIA

DESIGNAO MONTANTE DIMENSES


Montante Montante Montante Montante Montante Guia Guia Guia Guia Guia 90 x 40 140 x 40 200 x 40 250 x 40 300 x 40 90 x 40 142 x 38 202 x 38 252 x 38 302 x 38

LARGURA DA ALMA (bw)


90 140 200 250 300 92 142 202 252 302

LARGURA DO LARGURA DA ENRIJECEDOR DE MESA (bf) GUIA BORDA (D)


40 40 40 40 40 38 38 38 38 38 12 12 12 12 12 *medidas em mm

Montagem/ Encaixe
As placas devem ser montadas preferencialmente do centro para as extremidades e de cima para baixo; Quando ambas as faces da estrutura da parede receberem Placas Cimentcias, as juntas das placas da face interna e da face externa no devem coincidir no mesmo montante, para garantir a rigidez do conjunto;

PERFIL

JUNTA

ETERPLAC

ETERPLAC

JUNTA

ERRADO

CERTO

PERFIL

JUNTA

ETERPLAC

ETERPLAC

JUNTA

As juntas verticais das chapas devem evitar a ocorrncia de quatro vrtices no mesmo ponto;
ETERPLAC ETERPLAC

CERTO

ERRADO

JUNTAS JUNTAS

GUIA
JUNTA

ETERPLAC

MONTANTES

VO PARA JANELA

VO PARA PORTA

MONTANTE DUPLO

Nos vos de portas e janelas, as juntas verticais junto aos batentes no devem seguir at o teto; Todas as juntas devem ser feitas sobre montantes ou guias.

Montagem/ Encaixe
Encontro entre dois painis em linha As juntas das placas nunca devem coincidir com as juntas dos painis.

QUADRO 1

QUADRO 2

CERTO

ENCONTRO DE PLACAS ENCONTRO DE PAINEIS

D UA

RO

D UA

RO

ERRADO

O ENCONTRO DE PLACAS ENCONTRO DE PAINEIS


ENCONTRO DE PLACAS

NO DEVE COINCIDIR COM O ENCONTRO DE PAINIS

PAINEL 1

PAINEL 1

PAINEL 2

Encontro de painis em L
PAINEL 3

Encontro de painis em T

PAINEL 1 PAINEL 2

Encontro de painis em cruz

PAINIS EM CRUZ

Fixao
A xao das paredes estruturais s fundaes efetuada atravs de buchas de ancoragem providas de porca de aperto. Paredes com funo no-estrutural podem ser ancoradas com nca-pino acionado plvora. Todas as peas metlicas da estrutura so interligadas atravs de parafusos de ao galvanizado, autoperfurantes e auto-atarrachantes, ou seja, os parafusos abrem o seu prprio orifcio e no necessitam de porca. Os materiais de revestimento da estrutura, tanto pelo interior, como pelo exterior, tambm so xados atravs de parafusos. Os parafusos diferem em comprimento e espessura, bem como no formato da cabea, formato da broca, conforme os locais em que so empregues. Cabe ao engenheiro projetista selecionar o tipo e a quantidade de parafusos a colocar em cada conexo.

PAINEL 2

As principais dimenses usuais de parafusos so:

FIXAO ENTRE PERFIS METLICOS

PARAFUSO GALVANIZADO AUTOPERFURANTE, CABEA EXTRAPLANA E PONTA BROCA PARA PERFIS DIMENSES: 8 x 1. (4,2 x 13mm)

FIXAO ENTRE PLACAS E PERFIS

PARAFUSO ORGANO-METLICO PARA FIXAO EM PERFIS METLICOS, COM PONTA BROCA, CABEA AUTOESCARIANTE E ALETAS DE EXPANSO DIMENSES: 8 x 1. (4,2 x 32mm)

PARAFUSO GALVANIZADO PARA FIXAO EM MADEIRA DIMENSES: 8 x 1. (4,2 x 32mm)

Distanciamento das xaes


A xao correta da ETERPLAC deve obedecer aos seguintes distanciamentos: a. Distanciamento mximo entre xaes: - Horizontal: 300mm; - Vertical: 200mm; b. Distanciamento mnimo de 15mm das bordas; c. No colocar xadores nos vrtices das placas; d. As xaes verticais e horizontais nos vrtices devem distanciar mnimo de 100mm e 50mm das bordas respectivamente, evitando formar ngulos de 45; e. Distncia mnima entre as placas (juntas de dilatao): 3mm

LEGENDA A = 200mm
A

B = 300mm

B B B B B 3 B 50 50 100 15 15

Modulao
Para paredes internas e externas, devem ser utilizados montantes e guias metlicos de ao galvanizado de, no mnimo, 0,95mm; A distncia entre montantes dever ser dimensionada em funo das particularidades de cada obra, respeitandose os valores mximos conforme as tabelas abaixo:

ESPESSURA DA PLACA (mm)


6 8 10

DISTNCIA MXIMA ENTRE MONTANTES (mm)


300 400 400

Cortes e furaes
Para cortar as placas, utilize equipamento Serra Mrmore com disco diamantado; Perfuraes para colocao de tomadas, passagens de tubulao, entre outras, utilize furadeira eltrica com serra copo diamantada. Pode tambm utilizar broca para concreto, efetuando vrios furos sobre o permetro a ser removido e posterior acabamento com grosa ou lixa grossa.

Tratamento de juntas invisveis


Para obter melhor acabamento de juntas invisveis, recomendamos a utilizao de placas com rebaixo e com espessura mnima de 8mm.
PERFIL ETERPLAC TELA DE FIBRA DE VIDRO SELANTE-IMPERMEABILIZANTE ETERNIT

MASSA PARA TRATAMENTO DE JUNTA ETERNIT 3mm

FUNDO PREPARADOR PARA JUNTA ETERNIT

PERFIL ETERPLAC

Aps instalar a Eterplac de acordo com sua instalao de montagem: 1. Aplicar o Selante Impermeabilizante Eternit nas duas faces da placa seca (recomenda-se que se faa aps um dia de sol forte). O ideal que se faa em duas demos. Para aplicao da segunda demo a primeira deve estar seca ao toque. Para iniciar o tratamento de junta, devese aguardar 24 horas aps a ultima demo. O produto pode ser aplicado com um pincel, rolo ou spray. Consumo mdio: 250g 01 demo; 320g 02 demos;

2. Aplicar o Fundo Preparador Eternit com um pincel ou trincha para remover todo o p nas juntas, lavando as bordas com essa soluo. O tempo de secagem de aproximadamente 1 hora. Consumo mdio (utilizar um dos ndices de referncia): 10g/m placa 8g/ml - junta

3. Aps a secagem do Fundo Preparador Eternit, aplicar a Massa para Tratamento de Junta de Placa Cimentcia Eternit com uma esptula at o preenchimento total da junta, que dever ter no mnimo 3mm. Esperar a massa secar por 1 hora (observar que haver retrao da massa aps a secagem da primeira demo);

4. Reaplicar a Massa para Tratamento de Junta de Placa Cimentcia Eternit no rebaixo e sobre esta, aplicar ta telada de bra de vidro lcali resistente. Esperar a massa secar por 1 hora (observar que haver nova retrao da massa);

5. Sobre a tela passe uma camada de massa de acabamento, nivelando as placas: Se o acabamento for textura, aguarde 24 horas para a aplicao; Para acabamento liso (pintura com ltex), esperar 12 horas aps o item 4 e vericar se h necessidade de novo nivelamento, o que poder ser feito com uma na camada de Massa para Tratamento de Junta de Placa Cimentcia Eternit. Esperar 24 horas para lixar e fazer o acabamento nal com a pintura.

Juntas aparentes
Aplicar o Selante Impermeabilizante Eternit nas duas faces da placa seca (recomenda-se que se faa aps um dia de sol forte). O ideal que se faa em duas demos. Para aplicao da segunda demo a primeira deve estar seca ao toque. O produto pode ser aplicado com um pincel, rolo ou spray; Utilizar selante adesivo com propriedades elsticas para preenchimento da junta; A critrio do projetista, pode-se variar o espaamento das juntas, porm nunca inferior a 3 mm.

PERFIL
ETERPLAC SELANTE-IMPERMEABILIZANTE ETERNIT

SELANTE ADESIVO

SELANTE ADESIVO

3mm

Juntas de canto
Para juntas de canto, utilizar selante adesivo com propriedades elsticas mantendo-se o espaamento mnimo de 3 mm.

SELANTE ADESIVO

SELANTE ADESIVO

Revestimentos
Aplicaes
A ETERPLAC satisfaz as exigncias tcnicas da construo moderna, oferecendo total versatilidade e permitindo as mais variadas aplicaes, tais como: massas, texturas acrlicas, cermica, porcelanatos, azulejos, pastilhas, laminado melamnico, tambm podem ser utilizados. Maiores informaes de aplicao entrar em contato com o departamento de atendimento ao cliente Eternit ou pelo SAC (sac@eternit.com.br).

1. Para aplicar qualquer revestimento, recomendamos que a superfcie esteja limpa, livre de poeira, graxa, leo e partculas soltas;

2. Aplicar em toda a superfcie da placa o Selante e Impermeabilizante Eternit;

3. Paredes com junta invisvel, recomenda-se a utilizao de massas e tintas com propriedades elsticas;

So Paulo - SP Goinia - GO Braslia - DF Campinas - SP Rio de Janeiro - RJ Rua Dr. Fernandes Coelho, 85 - 8 andar - So Paulo - SP CEP: 05423-040 Tel.: 11 3038-3838 Fax: 11 3815-4674 Diviso Wall: 11 3817-1719 Fax: 11 3032-7295 www.eternit.com.br SAC: sac@eternit.com.br Curitiba - PR Porto Alegre - RS Salvador - BA

Tel. (11) 3038-3841 Tel. (62) 3545-5050 Tel. (61) 3233-2580 Tel. (19) 3241-6000 Tel. (21) 3107-0665 Tel. (41) 2109-6868 Tel. (51) 3268-3071 Tel. (71) 3296-8000

- Fax (11) 3032-7295 - Fax (62) 3545-5059 - Fax (61) 3233-4632 - Fax (19) 3243-3083 - Fax (21) 3106-9118 - Fax (41) 3666-6878 - Fax (51) 3024-4871 - Fax (71) 3296-8001

Jan/2007

Potrebbero piacerti anche