Sei sulla pagina 1di 45

LEI 077/2006

INSTITUI O CDIGO DE OBRAS DO MUNICPIO DE SANTIAGO E D OUTRAS PROVIDNCIAS

O PREFEITO MUNICIPAL DE SANTIAGO, RS, no uso das atribuies que lhe so conferidas pelo Art. 68, III, da Lei Orgnica do Municpio, FAZ SABER que a Cmara Municipal de Vereadores aprovou e sancionada e promulgada a seguinte Lei: TTULO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1o - Este Cdigo tem como objetivo disciplinar os projetos e a execuo de obras no municpio de Santiago, com a finalidade de assegurar padres mnimos de segurana, salubridade e conforto das edificaes. Art. 2o - A execuo de toda e qualquer edificao, demolio, ampliao, reforma, implantao de equipamentos, execuo de servios e instalaes no Municpio est sujeita as disposies deste Cdigo, assim como Lei Municipal de Parcelamento do Solo Urbano, Cdigo de Posturas e demais Legislaes pertinentes matria. Art. 3o - As edificaes destinadas indstria, comrcio ou servios, que impliquem na manipulao ou comercializao de produtos alimentcios, farmacuticos ou qumicos; as destinadas assistncia mdico-hospitalar e hospedagem, bem como outras atividades no especificadas neste Cdigo, devero atender s normas que lhes forem aplicveis. Art. 4o - A Administrao Pblica Municipal fixar, por decreto, as taxas que sero cobradas pela aprovao ou revalidao de projetos, licenciamento de construo, prorrogao de prazos de execuo de obras, habite-se, bem como multas correspondentes ao no cumprimento das disposies deste Cdigo.

Art. 5o - Para efeitos deste cdigo sero adotadas as definies abaixo relacionadas: -Acesso sem obstculos - caminho destinado ao uso de enfermos e/ou deficientes fsicos, inclusive usurios de cadeiras de rodas, possuindo ao longo dele, rampas, elevadores, ou outros dispositivos onde houver diferenas de nvel entre pavimentos. -Acesso coberto - tipo de toldo dotado de apoios no solo, destinado a proteger a entrada de uma edificao. -Acrscimo ou aumento - ampliao de rea de edificao existente. Afastamento - Distncia mnima que a construo deve observar relativamente ao alinhamento da via pblica e/ou s divisas do lote. gua de telhado - cada uma das superfcies em plano inclinado da cobertura. Alicerce - fundao ou base de alvenaria enterrada, que sustenta a obra. Alinhamento - Linha legal que limita o terreno e o logradouro para o qual faz frente. Andaimes - estruturas necessrias execuo de trabalhos em lugares elevados, onde no possam ser executados em condies de segurana a partir do piso, sendo utilizados em servio de construo, reforme, demolio, pintura, limpeza e manuteno. rea coberta real medida da superfcie de quaisquer dependncias cobertas, ela includas as superfcies das projees de paredes, de pilares e demais elementos construtivos. rea descoberta real medida da superfcie de quaisquer dependncias descobertas que se destinam a outros fins que no apenas o de simples cobertura (terraos, playground,...) includas as superfcies das projees de paredes, de pilares e demais elementos construtivos. rea real soma das reas cobertas e descobertas. rea livre medida de superfcie do lote no ocupada pela edificao, considerada em sua projeo horizontal. Balano - avano, a partir de certa altura, de parte da fachada da edificao sobre logradouro pblico ou recuo regulamentar; por extenso, qualquer avano da edificao ou de parte dela sobre pavimentos inferiores. Beiral - prolongamento do telhado que sobressai das paredes externas da edificao. Bicicletrio - equipamento de uso coletivo para estacionamento de bicicletas. Bloco cermico - componente cermico para alvenaria macios ou vazados. Os blocos cermicos podem ser de vedao ou portantes.

Centro Comercial (shopping center) - conjunto de lojas individuais ou no, casas de espetculos, locais para refeies, etc, em um s conjunto arquitetnico. Circulao de uso comum - corredor ou passagem que d acesso sada de mais de um apartamento, unidade autnoma de qualquer natureza, quarto de hotel ou assemelhado. Corredor - local de circulao interna de uma edificao, confinado, que serve de comunicao horizontal entre dois ou mais compartimentos ou unidades autnomas. Corrimo - barra, cano ou pea similar, com superfcie lisa, arredondada e contnua, localizada junto s paredes ou guardas das escadas, rampas ou corredores para as pessoas nele se apoiarem ao subir, descer ou se deslocar. Cota - distncia vertical entre um ponto do terreno e um plano horizontal de referncia; nmero colocado sobre uma linha fina auxiliar traada em paredes com uma dimenso ou ngulo de um desenho tcnico, que indica o valor real de distncia ou abertura correspondente no mesmo representado. Degrau - cada um dos pisos onde se assenta o p ao subir ou descer uma escada. Dependncias de uso privativo - conjunto de dependncias de uma unidade autnoma, cuja utilizao reservada aos respectivos titulares de direito. Dependncias de uso comum - conjunto de dependncias da edificao que podero ser utilizadas em comum por todos ou por parte dos titulares de direito das unidades autnomas. Discriminaes tcnicas - documento escrito do projeto que, de forma precisa, completa e ordenada, descreve os materiais de construo a utilizar, indica os locais onde estes materiais sero aplicados e determina as tcnicas exigidas para seu emprego. Duto de ventilao - espao no interior da edificao que conduz ar puro, coletado ao nvel inferior da mesma, para compartimentos que, por disposio expressa deste Cdigo, possam ser ventiladas por tal dispositivo. Duto de tiragem - espao vertical, no interior da edificao, que recolhe, em qualquer pavimento, ar viciado para lan-los ao ar livre, acima da cobertura da edificao. Edificao de ocupao mista - edificao cuja ocupao diversificada, englobando mais de um uso. Embargo - ato administrativo que determina a paralisao de uma obra.

Entrepiso - conjunto de elementos de construo, com ou sem espaos vazios, compreendido entre a parte inferior do teto de um pavimento e a parte superior do piso do pavimento imediatamente superior. Escada - elemento de composio arquitetnica cuja funo propiciar a possibilidade de circulao vertical entre dois ou mais pisos de diferentes nveis, constituindo uma sucesso de, no mnimo, trs degraus. Escada de emergncia - escada integrante de uma sada de emergncia, conforme norma NB-208. Especificaes - tipo de norma (EB, NBR, etc.) destinada a fixar as caractersticas, condies ou requisitos exigveis para matrias primas, produtos semi-fabricados, elementos da construo, materiais ou produtos industriais semi-acabados. Forro - nome que se d ao material de acabamento dos tetos dos compartimentos. Forro falso - forro facilmente removvel, de material leve, geralmente suspenso de lajes de entrepiso ou de laje sob telhado. Galeria comercial - conjunto de lojas individuadas ou no, num mesmo edifcio, servido por uma circulao horizontal com ventilao permanente e dimensionada de forma a permitir o acesso e a ventilao de lojas e servios a ela dependentes. Garagem - ocupao ou uso de edificao onde so estacionados ou guardados veculos, com ou sem abastecimento de combustvel. Guarda-corpo - barreira protetora vertical, macia ou no, delimitando as faces laterais abertas de escadas, rampas, patamares, terraos, balces, mezaninos, etc, servindo como proteo contra eventuais quedas de um nvel para outro. Habitao coletiva - edificao usada para moradia de grupos sociais equivalentes famlia, tais como casas geritricas, pensionatos, conventos, etc. Habitao multifamiliar - edificao usada para moradia em unidades residenciais autnomas. Hotel - edificao usada para servios de hospedagem, cujos compartimentos destinados a alojamentos so exclusivamente das espcies apartamento (dormitrio com banheiro privativo) e sute. Incombustvel - material que atende os padres de mtodo de ensaio para a determinao de incombustibilidade.

Jirau - mezanino construdo de materiais removveis. Lano de escada - srie ininterrupta de mais de dois degraus. Lavanderia - dependncia perfeitamente definida e separada de outros compartimentos por paredes e esquadrias, destinada ao tratamento da roupa e outros servios da habitao, com ampla ventilao e iluminao direta para o exterior. Loja - tipo de edificao destinado, basicamente, ocupao comercial varejista e prestao de servios. Marquise - balano constitudo cobertura. Meio-fio ou cordo - bloco de cantaria ou concreto que separa o passeio da faixa de rolamento do logradouro. Mezanino - piso intermedirio entre o piso e o teto de uma dependncia ou pavimento de uma edificao. Ocupao - uso previsto de uma edificao ou de parte da mesma, para abrigo e desempenho de atividade de pessoas e/ ou proteo de animais e bens. Parede corta-fogo - elemento da construo que funciona como barreira contra a propagao do fogo, e que, sob a ao do mesmo, conserva suas caractersticas de resistncia mecnica, estanque propagao da chama e proporciona um isolamento trmico tal que a temperatura medida sobre a superfcie no exposta no ultrapassa 140o C durante um tempo especificado. Ptio interno - espao descoberto interno do lote, ou da edificao, contornado total ou parcialmente por partes desta ou de outra edificao, atravs do qual tais partes recebem luz, isolao e ventilao. Passagem - circulao coberta ou no, com pelo menos um de seus lados abertos. Passeio - parte do logradouro pblico destinado ao trnsito de pedestres. Patamar - piso situado entre dois lances sucessivos de uma mesmo escada. Pavimento - parte de uma edificao situada entre a parte superior de um piso acabado e a parte superior do piso seguinte, ou entre a parte superior de um piso acabado e o teto acima dele, se no houver outro piso acima; conjunto de dependncias situadas no mesmo nvel, compreendidas entre dois pisos consecutivos. Pavimento em pilotis - espao edificado de uso comum, total ou parcialmente aberto em seu permetro.

P-direito - distncia vertical medida entre o piso acabado e a parte inferior do teto de um compartimento, ou do forro falso se houver. Peitoril - nome da superfcie horizontal de fecho inferior de uma janela, ou paramento superior de uma mureta, parapeito ou guarda de alvenaria de terraos, balces e varandas; por extenso, medida vertical entre esta superfcie e o piso interno da dependncia onde se acha situada. Piso - plano ou superfcie de fechamento inferior de um pavimento. Prgola - construo destinada ou no a suportar vegetao, com elementos (vigas) horizontais ou inclinados superiores, distanciados regularmente, sem constituir cobertura. Platibanda - mureta ou balaustrada construda no coroamento de uma fachada para seu arremate e, ao mesmo tempo, para ocultar a vista do telhado ou constituir guarda de terrao; forma falsa de tico. Porta corta-fogo - conjunto de folha de porta, marco e acessrios, dotada de marca de conformidade da ABNT, que impede ou retarda a propagao do fogo, calor e gases de combusto de um ambiente para outro, e resiste ao fogo, sem sofrer colapso, por um tempo mnimo estabelecido. Rampa - rampa elemento de composio arquitetnica, cuja funo propiciar a possibilidade de circulao vertical entre desnveis, atravs de um plano inclinado. Reentrncia - espao aberto que fica recuado do plano da fachada onde se situa Reforma - alterao ou substituio de partes essenciais de uma edificao existente, com ou sem modificao de rea ou de uso. Reparos - execuo de servios em uma edificao com a finalidade de melhorar seu aspecto e/ ou sua vida til, ou de proceder sua adaptao implantao de atividades especficas, sem modificao de sua forma externa, no que diz respeito aos seus elementos essenciais, sem alterao de uso, sem aumento de rea e sem aumento de risco incndio. Resistncia ao fogo - avaliao do tempo que o material combustvel, quando exposto ao fogo, pode resistir, sem se inflamar ou expelir gases combustveis ou txicos, sem perder a coeso ou forma, nem deixar passar para a face oposta elevao de temperatura superior pr-fixada. Sacada ou balco - parte da edificao em balano em relao parede externa do prdio, tendo pelo menos uma face aberta para o espao livre exterior (logradouro ou ptio).

Saguo - compartimento de entrada em uma edificao onde se encontra ou d acesso escada; local de acesso aos elevadores, tanto no pavimento trreo como nos demais pavimentos. Sada de emergncia - caminho devidamente protegido, parte da rota de fuga, a ser percorrido pelo usurio de uma edificao em caso de incndio, at atingir a via pblica ou espao aberto protegido em comunicao com a mesma. Sada eventual - abertura destinada a uma sada extra nos pavimentos e/ ou unidades autnomas. Salincia - elemento arquitetnico da edificao, no constituindo balano, que se destaca em relao ao plano de uma fachada. Sobreloja - pavimento acima da loja e de uso exclusivo desta. Sto - espao situado sobre o ltimo pavimento, nos desvos do telhado. Subsolo - pavimento de uma edificao situado abaixo do nvel natural do terreno ou do nvel mdio do passeio. Sute - dormitrio, num prdio residencial, que tem anexo um banheiro exclusivo, podendo ainda possuir quarto de vestir, saleta ntima e/ ou rouparia; ou, em hotis e hospitais, acomodao constituda de dormitrio, banheiro e saleta. Tapume - vedao provisria usada durante a construo. Telheiro - edificao rudimentar fechada somente em uma face, ou, no caso de encostar nas divisas do lote, somente nestes locais, tendo, no mnimo, uma face completamente aberta, em qualquer caso. Terrao - local descoberto sobre uma edificao ou ao nvel de um de seus pavimentos, acima do primeiro, constituindo piso acessvel e utilizvel. Terreno natural - superfcie do terreno na situao em que se apresenta ou se apresentava na natureza ou na conformao dada por ocasio da execuo do loteamento. Teto - acabamento inferior dos entre-pisos, ou a vedao entre o ltimo pavimento e a cobertura do prdio. Tijolo macio - componente cermico para alvenaria que possui todas as faces plenas de material, podendo apresentar rebaixos de fabricao em uma das faces de maior rea. Toldo - elemento de proteo, constituindo cobertura de material leve e facilmente removvel, do tipo lona ou similar.

Unidade de passagem - largura mnima necessria para a passagem de pessoas. Unidade autnoma - parte da edificao vinculada a uma frao ideal de terreno, constituda de compartimentos e instalaes de uso privativo e de parcela de compartimentos de uso comum Da edificao, constituindo economia independente. Varanda - parte da edificao no em balano, limitada pela parede perimetral do edifcio, tendo pelo menos uma das faces abertas para via pblica ou ptio. Verga - pea superior do marco de uma esquadria, ou paramento inferior da parede que delimita superiormente o vo de uma porta ou janela; por extenso distncia vertical entre esta superfcie e o forro do compartimento considerado. Vistoria - diligncia efetuada pelo Poder Pblico tendo por fim verificar as condies tcnicas TTULO II DAS NORMAS ADMINISTRATIVAS CAPTULO I DA RESPONSABILIDADE TCNICA Art. 6o - As obras e os servios a que se refere o artigo 2o deste cdigo devero ser projetados e executados por tcnicos habilitados ao exerccio da profisso, devidamente cadastrados na Prefeitura Municipal e em dia com tributos municipais, que respondero pelo cumprimento do projeto aprovado. Art. 7o - A Prefeitura Municipal no assumir a responsabilidade por alteraes no projeto licenciado, que no estejam devidamente aprovadas pelo rgo municipal. Art. 8o - Quando o responsvel tcnico for substitudo, a alterao dever ser comunicada Prefeitura Municipal e ao CREA-RS, com uma descrio das etapas concludas e por concluir. Art. 9o - A dispensa de responsabilidade tcnica dever obedecer s disposies vigentes no CREA-RS. Pargrafo nico - A dispensa de responsabilidade tcnica no exime os interessados do cumprimento de outras exigncias legais ou regulamentares relativas obra.

CAPTULO II - DA APROVAO DO PROJETO E DO LICENCIAMENTO DA OBRA Art. 10 - A execuo de toda e qualquer obra ou servio ser precedida dos seguintes atos administrativos: I - pedido de informaes urbansticas - Declarao Municipal (DM) para edificaes e loteamentos. II - pedido de aprovao de projeto e licena para execuo. III - pedido de alinhamento. 1o - O interessado dever estar em dia com o pagamento dos tributos municipais para que a Prefeitura Municipal se manifeste a respeito dos atos administrativos mencionados no caput deste artigo. 2o - Nenhuma obra dever ser iniciada, sem o fornecimento do alinhamento. Art. 11 - A Declarao Municipal - DM dever ser preenchida em formulrio padro fornecido pela Prefeitura Municipal, mediante pagamento das taxas correspondentes. 1o - Junto ao pedido de informaes urbansticas, o requerente dever encaminhar cpia do ttulo de propriedade do terreno e carn e/ou nmero do IPTU. 2o - A Prefeitura Municipal, no prazo mximo de 07 dias teis, dever fornecer as seguintes informaes do imvel: I - padres urbansticos. II - infra-estrutura existente. III - reas non aedificandi; quando for o caso. IV - outras informaes pertinentes. 3o - O prazo de validade dessas informaes ser de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual perodo, caso no haja alteraes na legislao pertinente. Art. 12 - O pedido de aprovao de projeto e licena para execuo, dever ser feito atravs de requerimento padro, acompanhado dos seguintes documentos, em 03 vias, assinados pelo proprietrio e pelo responsvel tcnico: I - Projeto Arquitetnico, contendo no mnimo: a) planta de situao do terreno em relao quadra, com suas dimenses e a distncia da esquina mais prxima, apresentando ainda, o nome de todas as ruas que delimitam a quadra e indicao do norte magntico;

b) planta de localizao da edificao, indicando sua posio relativa s divisas do lote, da rea ocupada pela edificao, da rea livre do lote, da rea total edificada; c) planta baixa do pavimento trreo e demais pavimentos, quando houver, incluindo subsolo, determinando a destinao de cada compartimento, os nveis, as cotas, as reas, as dimenses de aberturas, tipo de piso e a indicao de norte magntico; d) corte transversal e longitudinal da edificao, em nmero que permita a total compreenso do projeto, com as dimenses verticais, perfil natural do terreno, nveis dos pisos, devendo representar a escada em caso de edificao com mais de 01 pavimento, devendo, obrigatoriamente, posicionar um corte passando pela escada(s), reservatrio(s), rebaixos de laje ou de forro, subsolo e garagem, quando houver e reas midas (cozinhas e banheiros); e) elevao das fachadas voltadas para via pblica; f) planta de cobertura com indicao do escoamento das guas pluviais; g) memorial descritivo da edificao e especificaes dos materiais. II - Projeto Hidrulico, contendo: a) planta baixa, indicando entrada dgua e ramais de ligao at os aparelhos; b) estereogramas, representando o reservatrio e todas as tubulaes contidas na planta baixa, com os respectivos dimetros, identificando-os. III - Projeto Sanitrio, contendo: a) planta baixa, indicando tubulaes, caixas receptoras e de passagem, com respectivos dimetros e dimenses; fossa sptica, contendo a capacidade e destino dos efluentes; b) sumidouro, quando no existir rede pblica de coleta de esgoto cloacal, indicando sua capacidade; c) tubulaes devero conter os dimensionamentos mnimos determinados pela NBR correspondente. IV - Os projetos hidrulico e sanitrio podero ser apresentados em uma nica planta baixa V Projeto Preveno de Incndio, aprovado pelos Bombeiros. VI - Para projetos digitalizados dever ser entregue uma cpia em CD, para acervo da Prefeitura Municipal. VII - Os projetos com fins comerciais e/ou pblicos devero estar de acordo com a NBR 9050/2004, que trata da acessibilidade para PNE. VIII - Anotao de Responsabilidade Tcnica - ART do projeto e execuo.

Pargrafo nico - Quando se tratar de edificaes industriais, as destinadas a comrcio ou servios que impliquem na manipulao ou comercializao de produtos alimentcios, farmacuticos ou qumicos, estabelecimentos de sade, pblicos e particulares, s sero analisados e licenciados aps prvia aprovao pelo rgo estadual ou federal competente, aplicando-se onde couber, as exigncias desta lei. Art. 13 - As escalas exigidas para os projetos sero: I - 1:1000 para as plantas de situao. II - 1:200 para as plantas de localizao. III - 1:50 para as plantas baixas, cortes, fachadas e cobertura. IV - 1:25 para os estereogramas. Pargrafo nico - Em casos especiais, a critrio da Prefeitura Municipal, podero ser aceitas outras escalas. Art. 14 - A Prefeitura Municipal examinar o projeto no prazo mximo de 30 dias. 1o - Caso sejam necessrias alteraes, a Prefeitura devolver ao interessado o projeto com as devidas alteraes e este dever ser entregue novamente com a cpia do projeto corrigido. 2o - Somente ter validade as vias de projeto que possurem o carimbo aprovado e rubrica do tcnico municipal responsvel pela aprovao de projetos. Art. 15 - A Prefeitura Municipal manter em seu arquivo 01 via do projeto aprovado, devolvendo as demais ao interessado, que dever manter 01 das vias no local da obra, juntamente com o Alvar de Licena para Edificaes disposio para vistoria e fiscalizao. Art. 16. - No sero permitidas emendas ou rasuras nos projetos salvo a correo de cotas que pode ser feita em tinta vermelha pelo profissional responsvel que a rubricar juntamente com a autoridade que tiver permitido a correo.

CAPTULO III DA ALTERAO DE PROJETO APROVADO Art. 17 - As alteraes em projetos aprovados devero ser requeridas pelo interessado no setor competente da Prefeitura Municipal, em requerimento padro.

Art. 18. - Quando se tratar de construes destinadas a fabricao ou manipulao de gneros alimentcios, frigorficos e matadouros, bem como estabelecimentos hospitalares e congneres, dever ser levada em considerao a legislao especifica e aprovao junto Secretaria da Sade que emitir parecer, sendo este encaminhado junto com a aprovao do referido projeto. CAPTULO IV DAS REFORMAS E DAS DEMOLIES Art. 19 - Nas obras de reformas, reconstruo ou ampliao, devero ser efetuadas os mesmos procedimentos de aprovao de projetos novos, indicando-se nas plantas as reas a conservar, demolir ou construir, com a seguinte conveno de cores: amarelo para as partes a demolir e vermelho para as partes novas ou a reformar. Pargrafo nico - Considerar-se- reforma, reconstruo ou ampliao, a execuo de obra que implique modificaes estruturais, qualitativas ou quantitativas. Art. 20 - A demolio de qualquer edificao, somente poder ser executada mediante licena requerida ao setor competente da Prefeitura Municipal, assinada pelo proprietrio e pelo responsvel tcnico, e apresentao da ART de demolio. Pargrafo nico - Aps a demolio concluda, dever ser solicitada a certido de demolio. Art. 21 - Se o prdio a demolir estiver no alinhamento ou for encostado em outro prdio ou tiver 8 (oito) metros ou mais de altura, ser exigida a responsabilidade de um profissional habilitado. Art. 22 - Qualquer prdio que esteja, a juzo do departamento competente, ameaado de desabamento, ser obrigado a ser demolido, podendo a Prefeitura executar a demolio, cobrando do proprietrio as despesas com a mesma, mais uma taxa de 30 % (trinta por cento). Art. 23 - O requerimento em que for solicitada licena para demolio, dever ser assinado pelo profissional responsvel e pelo proprietrio. Art. 24 - Toda e qualquer edificao a ser construda ou demolida, situada no alinhamento predial ser obrigatoriamente protegida por tapumes que garantem a segurana de quem transita pelo logradouro.

Art. 25 - Os tapumes e andaimes no podero ocupar mais de 2/3 do passeio, deixando o outro tero inteiramente livre e desimpedido para os transeuntes. Art. 26 - Os tapumes para construo de edifcios de trs ou mais pavimentos devero ser protegidos externamente por tela de arame ou proteo similar, de maneira a evitar a queda de ferramentas ou materiais nos logradouros ou prdios vizinhos. CAPTULO V DA VALIDADE E DA REVALIDAO DA APROVAO E DA LICENA PARA EXECUO Art. 27 - A aprovao de projeto e licena para execuo, ter validade pelo prazo de 01 ano. Art. 28 - Terminado o prazo estabelecido no artigo anterior, sem que as obras tenham sido iniciadas, o interessado ou responsvel tcnico poder requerer a revalidao da aprovao do projeto e da licena para execuo, devendo seguir as disposies das leis vigentes e pagar as taxas correspondentes. CAPTULO VI DA ISENO DE PROJETOS E EXIGNCIA DE LICENA PARA EXECUO Art. 29 - Esto isentos de apresentao de projeto, devendo, entretanto requerer licena, os seguintes servios e obras: I - Construo de muros nas divisas do lote, desde que a altura no seja superior a 1,80m. Superiores a esta altura devero apresentar projeto e responsvel tcnico. II. Construo de muros no alinhamento do logradouro podero ter altura mxima de 1m, sendo permitido fechamento superior com elementos vazados. II - Rebaixamento do meio-fio III - Reparos que requeiram a execuo de tapumes e andaimes no alinhamento IV - Execuo de caladas CAPTULO VII DA CONCLUSO DA OBRA Art. 30- Concludas as obras, o interessado dever requerer Prefeitura Municipal vistoria para expedio do habite-se, certido de rea e nmero.

1o - Considerar-se- concluda a obra que estiver em condies de ser habitada. 2o - Nenhuma edificao poder ser ocupada sem que seja expedido o respectivo habite-se. 3o - Na expedio do habite-se/ e ou certido de rea, ser vistoriado a existncia de fossa sptica e sumidouro. 4o - O fornecimento do habite-se para condomnios por unidades autnomas, disciplinado pela Lei de Parcelamento do Solo Urbano do Municpio, fica condicionado concluso das obras de urbanizao exigidas. Art. 31 - O requerimento padro para o habite-se dever ser assinado pelo proprietrio ou pelo responsvel pela execuo da obra. Art. 32 - Poder ser concedido o habite-se parcial quando a edificao possuir partes que possam ser ocupadas e utilizadas independentemente uma das outras, constituindo cada uma delas, uma unidade definida. Art. 33 - A concesso do habite-se pela Prefeitura Municipal ser condicionada s ligaes de gua, energia eltrica e esgoto. Art. 34 - A Prefeitura Municipal fornecer o habite-se, certido de rea e nmero no prazo mximo de 15 dias. Art. 35 - Se, por ocasio da vistoria para o habite-se, for constatado que a edificao no foi construda de acordo com projeto aprovado, sero tomadas as seguintes medidas: I - O responsvel tcnico ser autuado conforme o que dispe este cdigo; II - O projeto dever ser regularizado, caso as alteraes possam ser aprovadas; III Sero ser feitas a demolio ou as modificaes necessrias regularizao da obra, caso as alteraes no possam ser aprovadas. Art. 36 - Se, 30 (trinta) dias aps a concluso da obra no for requerida a vistoria o proprietrio e o construtor sero multados de acordo com as disposies deste Cdigo e intimados a requer-la no prazo mximo de dez dias.

CAPTULO VIII DAS PENALIDADES SEO I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 37 - O no cumprimento das disposies deste cdigo, alm das penalidades previstas pela legislao especfica, acarretar ao infrator as seguintes penas: I - multas; II - embargos; III - interdies; IV - demolio. Art. 38 - Considerar-se- infrator, o proprietrio do imvel ou profissional responsvel pela execuo da obra. Art. 39 - O auto de infrao dever conter: I - a data e o local da infrao; II - razo da infrao; III - nome, endereo e assinatura do infrator; IV - nome, assinatura e categoria funcional do atuante. Art. 40 - O infrator ter o prazo de 05 dias para apresentar defesa escrita, que ser encaminhada ao rgo competente para deciso final. SEO II DAS MULTAS Art. 41 - Pela infrao de disposies do presente cdigo, sem prejuzo de outras providncias previstas nos artigos 32o, 33o e 34o, sero aplicadas as seguintes multas: I - Se as obras forem iniciadas sem projeto aprovado ou sem licena: 10 VRM; II - Se as obras estiverem sendo executadas sem responsabilidade de profissional legalmente habilitado: 10 VRM; III - Se as obras forem executadas em desacordo com projeto aprovado ou em desacordo com a licena concedida: 10 VRM; IV - Se prosseguirem obras embargadas: 05 VRM/ms;

SEO III DOS EMBARGOS Art. 42 - Sem prejuzo de outras penalidades, as obras em andamento podero ser embargadas quando incorrerem nos casos previstos nos incisos I, II e III do artigo 31o, ou sempre que estiver em risco a estabilidade da obra, com perigo para o pblico ou para os operrios que a executam. SEO IV DA INTERDIO Art. 43 - Sem prejuzo de outras penalidades, uma edificao completa ou parte de suas dependncias poder ser interditada quando oferecer riscos aos seus habitantes ou ao pblico em geral. SEO V DA DEMOLIO Art. 44 - A Prefeitura Municipal determinar a demolio total ou parcial de uma edificao, quando: I - Incorrer nos casos previstos nos incisos I, II e III do artigo 31o, e no for cumprido Auto de Embargo; II - For executada sem observncia de alinhamento ou nivelamento fornecidos pela Prefeitura Municipal, ou em desacordo com a Lei de Uso e Ocupao do Solo Urbano; III - For executada em desacordo com as normas tcnicas gerais e especficas deste Cdigo; IV - For considerada como risco eminente segurana pblica.

TTULO III DAS NORMAS TCNICAS ESPECFICAS CAPTULO I DOS PRDIOS DESTINADOS HABITAO Art. 45 - No dimensionamento dos compartimentos, em construes de alvenaria e/ou madeira de at 45,00m2, no sero exigidas dimenses mnimas de acordo com especificaes deste cdigo;

Art. 46 - Construes em madeira ou outros materiais no resistentes ao fogo, devero observar o afastamento mnimo de 2,00m de qualquer divisa do terreno, ou quando parte da construo estiver na divisa, esta dever ser obrigatoriamente em alvenaria. SEO I DA CLASSIFICAO DOS COMPARTIMENTOS Art. 47 - Os compartimentos das edificaes devero ser dimensionados e ter caractersticas compatveis com o fim ou uso a que se destinem. Art. 48 - Os compartimentos das edificaes so classificados em: I- Compartimentos de utilizao prolongada; II- Compartimentos de utilizao transitria; IIICompartimentos de utilizao especial; 1 - So considerados compartimentos de utilizao prolongada: dormitrios, alojamentos e enfermarias, salas de estar, de jantar, de recreao, salas de trabalho em geral, escritrios, consultrios, salas de aula, auditrios, refeitrios e cozinhas comerciais e industriais. 2 - So considerados compartimentos de utilizao transitria: cozinhas, copas, lavanderias de uso domstico, depsitos, despensas, sanitrios, salas de espera, de reunies, vestirios e garagens. 3 - So compartimentos de utilizao especial aqueles com destinao especfica tais como: adegas, armrios, rouparias, armrios-despensa, pores e outros que no enquadrados na classificao deste artigo. Art. 49 - Para os efeitos do presente Cdigo o destino dos compartimentos mencionados acima, no sero considerados apenas pela sua denominao em planta, mas tambm, pela sua finalidade lgica decorrente de sua disposio no projeto. SEO II DO DIMENSIONAMENTO DOS COMPARTIMENTOS Art. 50 - As salas de estar das unidades habitacionais devero ter:
III-

P-direito mnimo de 2,60 m Dimenso mnima de 2,50 m

III-

rea mnima de 10,00 m2

Art. 51 - Os dormitrios das unidades habitacionais devero ter:


III-

P-direito mnimo de 2,60 m Dimenso mnima de 2,50 m

Art. 52 - Se houver apenas um dormitrio, alm de obedecer os itens acima mencionados, dever ter rea mnima de 12,00 m2; Art. 53 - Se houver dois dormitrios, um deles dever obedecer ao disposto na letra a e o outro dever ter rea mnima de 9,00 m2; Art. 54 - Se houver trs ou mais dormitrios, dois deles devero obedecer ao disposto nas letras a e b, os outros podero ter rea mnima de 7,00 m 2 e dimenses mnimas de 2,50 m. Art. 55 - Os dormitrios de servio devero atender, no mnimo, aos seguintes requisitos:
IIIIII-

Ter p-direito mnimo de 2,60 m Dimenso mnima de 1,80 m Permitir, no mnimo, a disposio do seguinte mobilirio:

a) 01 cama de 0,90m x 2,00 m com acesso livre por toda a extenso de uma das laterais; b) 01 roupeiro de 1,00 m x 0,60 m, com acesso livre por toda a extenso da frente.

Art. 56 - As cozinhas das unidades habitacionais devero ter: P-direito mnimo de 2,40 m; Dimenso mnima de 2,00 m; rea mnima de 7,00 m; Ter piso pavimentado com material liso, lavvel, impermevel e resistente; VTer paredes revestidas com material liso, lavvel, impermevel e resistente, at a altura mnima de 1,50m; VIPermitir, no mnimo, a disposio dos seguintes equipamentos, localizados de modo a permitir o acesso livre em toda extenso de suas frentes:
IIIIIIIVa) b) c)

01 fogo de 60 x 60 cm. 01 refrigerador de 70 x 80 cm. 01 balco com pia de 1,20 x 0,55 m.

Art. 57 - As cozinhas das unidades comerciais devero ter: I P-direito mnimo de 3,00 m; II - Dimenso mnima de 1,70 m; III rea mnima de 10,00 m; IV - Ter piso pavimentado com material liso, lavvel, impermevel e resistente; V - Ter paredes revestidas com material liso, lavvel, impermevel e resistente, at a altura mnima de 2,00 m; Art. 58 - As reas de servio das unidades habitacionais devero ter: I p-direito mnimo de 2,40 m II - dimenso mnima de 1,50 m III rea mnima de 5,00 m IV - permitir, no mnimo, a disposio dos seguintes equipamentos:
a) b)

01 tanque de 60x50 cm, com acesso livre por toda a extenso da frente; 01 mquina de lavar roupa, com acesso livre por toda a extenso da

frente. Art. 59 - Nos apartamentos tipo conjugado, a sala-dormitrio dever ter:


III-

P-direito de 2,60 m rea mnima de 12,00 m2

Art. 60 - As unidades habitacionais devero conter, no mnimo, 01 compartimento sanitrio, obedecendo aos seguintes requisitos: P-direito de 2,40 m Incomunicabilidade direta com cozinhas, copas e despensas Largura mnima de 1,20 m rea mnima de 3,00 m Permitir a disposio de, no mnimo, 01 vaso sanitrio, 01 lavatrio e 01 chuveiro, com acesso livre pela frente. VI - Ter piso pavimentado com material liso, lavvel, impermevel e resistente. VII - Ter paredes revestidas com material liso, lavvel, impermevel e resistente, at a altura mnima de 1,50 m nas reas de banho e lavatrios. VIII Quando o compartimento sanitrio for subdividido, as paredes divisrias no podero exceder a altura de 2,10 m. IX Para box - chuveiro a rea mnima dever ser de 0,80 m e largura mnima de 0,80 m.
IIIIIIIVV-

X A passagem livre frente aos aparelhos sanitrios dever ser de 0,60 m. Art. 61 - Lavabos podero ter dimenses mnimas que acomodem aparelhos (vaso sanitrio e lavatrio) e permitam livre circulao, no sendo necessrio obedecer a largura mnima de 1,20 m. Art. 62 - Os sanitrios de servio das unidades habitacionais devero ter, no mnimo, 01 box 70x70 cm e 01 vaso sanitrio. Art. 63 - Para fins de dimensionamento dos sanitrios, em geral, dever ser observado o seguinte: Vaso sanitrio - 0,40x0, 60 m. Lavatrio - 0,55x0, 50 m. Local para chuveiro com, no mnimo, 80 cm de largura e rea mnima de 0,80 m2. IVAfastamento mnimo entre os aparelhos 15 cm. VAfastamento mnimo entre aparelho e parede 20 cm.
IIIIII-

Art.64 - As copas no podero ter menos de 5 m nem dimenso menor do que 2 metros. Art. 65 - No caso de dependncias com dimenses inferiores ao exigido no presente Cdigo, dever ser apresentado, como consulta, em anexo, planta mobiliada e cotada, com justificativa. SEO III DOS PRDIOS DE HABITAO COLETIVA Art. 66 - As edificaes destinadas habitao coletiva, alm de cumprir as demais disposies do presente Cdigo, que lhe forem aplicveis, devero ter: I - Vestbulo, contendo caixa receptora de correspondncia (na entrada principal permitindo acesso aos servios de correio). II - Lixeiras no interior do lote. CAPTULO II DOS PRDIOS DE COMRCIO E DE SERVIO Art. 67 - As edificaes destinadas a escritrios, consultrios, estdios profissionais e congneres, alm de cumprir as demais disposies do presente Cdigo,

devero conter compartimentos sanitrios, dimensionados conforme artigo 63o e atendendo as seguintes propores: I - Quando forem privativos de cada unidade: a) Para unidade com rea total at 100 m2, no mnimo 01 vaso e 01 lavatrio; b) Para unidade com rea total superior a 100 m2, sanitrios separados para cada sexo, na proporo de 01 vaso e 01 lavatrio para cada 200 m2 ou frao. II - Quando forem coletivos ter sanitrios separados para cada sexo, em cada pavimento, na proporo prevista no item b do inciso anterior. Pargrafo nico - Nos sanitrios masculinos podero ser substitudos 50% dos vasos sanitrios por mictrios. Art. 68 - As edificaes destinadas a estabelecimentos comerciais e de servios, alm de cumprir as demais disposies deste Cdigo, devero conter compartimentos sanitrios, dimensionados conforme artigo 63o e atendendo as seguintes propores: I - Quando forem privativos de cada unidade: Para estabelecimentos com at 100 m2 de rea destinada a vendas, no mnimo 01 vaso e 01 lavatrio; b) Para estabelecimentos com mais de 100 m2 de rea destinada a vendas, sanitrios separados para cada sexo, na proporo de 01 vaso e 01 lavatrio para cada 300 m2 ou frao.
a)

II - Quando forem coletivos ter sanitrios separados para cada sexo, em cada pavimento, na proporo prevista no item b do inciso anterior. Pargrafo nico - Nos sanitrios masculinos podero ser substitudos 50% dos vasos sanitrios por mictrios. Art. 69 - As edificaes destinadas a estabelecimentos comerciais e de servios, devero obedecer ao p-direito de, no mnimo: I - 3,00 m, quando a rea do compartimento no exceder a 50,00 m2. II - 3,50 m, quando a rea do compartimento for superior a 50,00 m2 e inferior a 100,00 m2. III - 4,00 m, quando a rea do compartimento exceder a 100,00 m2. Art. 70 As edificaes destinadas a escritrios, consultrios, estdios profissionais e congneres devero atender as seguintes condies: I Terem salas com rea mnima de 10,00 m..

II Terem largura mnima de 2,50 m. III Terem um compartimento sanitrio. CAPTULO III DAS GARAGENS E DOS ESTACIONAMENTOS Art. 71 - Garagens so os espaos destinados a estacionamento de veculos, c/ funo complementar a atividade principal da edificao. Art. 72 - Os espaos destinados a estacionamentos ou guarda de veculos, podem ser: I Privativos: quando se destinarem ao uso residencial ou comercial, estabelecimento ou condomnio, constituindo dependncia para uso exclusivo da edificao. II Comerciais: quando se destinarem a guarda de veculos, com explorao comercial. Art. 73 - A disposio das vagas para estacionamento, a distribuio dos pilares da estrutura e a circulao prevista devero permitir movimentao independente (entrada e sada) para cada veculo. Art. 74 - As reas das vagas para estacionamento sero computadas dentro da taxa de ocupao, excetuando-se vagas implantadas em subsolos. Art. 75 - obrigatrio a construo de garagens ou, previso equivalente de vagas para estacionamentos nos edifcios destinados ao uso residencial, uso residencial e comercial (misto) e uso comercial e demais edificaes, identificados no quadro abaixo: Padres para Estacionamento N. de Vagas para Automveis ou 1 vaga p/ cada unidade habitacional at 150m, acima 2 vagas por unidade habitacional 1 vaga p/ cada 5 unidades de alojamentos 1 vaga de nibus p/ cada 50 unidades de alojamento Motis e similares 1 vaga p/ cada unidade de alojamento 1 vaga p/ cada 300,00m de rea construda, e duas vagas, no mnimo Quadras para esportes, 1 vaga p/ cada 250,00m de rea utilizada p/ esportes estdios, ginsios cobertos e 1 vaga p/ cada 20,00m de arquibancada similares Sales de baile, boates, 1 vaga p/ cada100,00m de rea de salo boliches, salas de jogos Atividades Prdios residenciais conjuntos residenciais Hotis e similares

Clinicas, ambulatrios, 1 vaga p/ cada 30,00m de rea construda laboratrios, postos de sade, hospitais Escolas em geral 1 vaga p/ cada 120,00m de rea construda 1 vaga p/ 60 alunos p/ desembarque Universidades e Faculdades 1 vaga p/ cada 70m de rea construda Teatros, salas de convenes, 1 vaga p/ cada 50,00m de rea de auditrio cinemas, auditrios Igrejas, templos 1 vaga p/ cada 50,00m de rea construda p/ uso comum Cemitrios 1 vaga p/ cada 2000,00m de terreno, 20 vagas no mnimo Shoppings center, galerias e 1 vaga p/ cada estabelecimento comercial centros comercias (restaurantes, cinemas, lojas ancora, supermercados e afins respeitaro legislao especfica) Indstrias com mais de 1 vaga de automvel p/ cada 10,00m de rea construda 200,00m destinada a refeio 1 vaga de caminho p/ cada 500,00m de rea construda Comrcio varejista em geral 1 vaga p/ cada 100,00m de rea til Comrcio atacadista e 1 vaga de automvel p/ cada 50,00m de rea construda depsitos destinada a refeio 1 vaga de caminho p/ cada 500,00m de rea construda Escritrios, consultrios em 1 vaga de automvel p/ cada 50,00m de rea til geral Bancos, administrao pblica 1 vaga de automvel p/ cada 50,00m de rea construda nos dois primeiros pavimentos e nos demais 1 vaga p/ cada 120,00m de rea construda Servios de manuteno 1 vaga p/ cada 150,00m de rea construda pesada e similares Oficinas e similares 1 vaga p/ cada 30,00m de rea construda Quadro 1 1 - O nmero de vagas para estacionamento dos usos e atividades no includos no quadro 1, sero calculados pela secretaria responsvel pelo Planejamento Urbano do Municpio, considerando sua similaridade com aqueles definidos nesta Lei. 2 - Quando o estabelecimento possuir conjunto de atividades, o clculo dever ter por base cada atividade individualmente. Art. 76 Na rea mnima exigida dever ser comprovado o no de vagas, atendendo os seguintes padres: I - p-direito mnimo de 2,20 m, abaixo da viga. II - os locais de estacionamento para cada carro, largura mnima de 2,50 m e comprimento mnimo de 5,00 m. III - ter vos de ventilao permanente de acordo com artigo 98, tolerando-se a ventilao por meio de poo de ventilao.

IV o corredor de circulao dever ter largura mnima de 3,00; 3,50; 4,00 ou 5,00m; quando os locais de estacionamento formarem em relao aos mesmos, ngulos de at 30o, 45o, 60o ou 90o, respectivamente. V ter piso revestido com material lavvel e impermevel. VI no possuir comunicao direta com dormitrios. VII - terem porta de entrada com largura mnima de 2,80 m devendo possuir duas portas quando tiverem capacidade para mais de 50 carros. VIII terem rampas com largura mnima de 2,80 m e declividade de 20%, se houver, que seja no totalmente no interior do lote. Pargrafo nico Nas garagens particulares individuais ou coletivas, no so permitidas instalaes para abastecimento de combustvel, lubrificao ou reparos. TTULO IV DAS NORMAS TCNICAS GERAIS CAPTULO I DOS TERRENOS E DAS FUNDAES Art. 77 - Somente ser expedido alvar de licena para construir, reconstruir ou ampliar edificaes em terrenos que atendam s seguintes condies: IPossuam testada para via pblica oficialmente reconhecida. IIPossuam matrcula individualizada no Cartrio de Registro de Imveis. IIIAps terem sido vistoriadas e aprovadas pela Prefeitura Municipal, as obras de infra-estrutura urbana, quando se tratar de terreno resultante de parcelamento do solo ou em unidades autnomas dos condomnios regidos pela Lei Federal n04. 591. Art. 78- No podero ser licenciadas construes localizadas em: I - Terrenos alagadios e sujeitos as inundaes, antes de tomadas as providncias para assegurar o escoamento das guas. II - Terrenos que tenham sido aterrados com material nocivo sade pblica, sem que sejam previamente saneados. III - Terrenos onde as condies geolgicas no aconselham edificaes. IV - reas de preservao ambiental. V - reas previstas como non aedificandi por legislao municipal, estadual ou federal. Art. 79 - As fundaes devero ser completamente independentes das edificaes vizinhas e devero ficar situadas inteiramente dentro dos limites do lote

Art. 80 - Toda a edificao dever ser executada sobre lote nico, devendo ser previamente unificados, quando em mais de um lote. CAPTULO II DAS CALADAS Art. 81 - Os terrenos, edificados ou no, situados em vias providas de pavimentao, devero ter suas caladas pavimentadas pelo proprietrio. Art. 82 - O rebaixamento do meio-fio para acesso garagem, dever ser feito preservando arborizao existente na calada. Art. 83 - O rebaixamento do meio-fio no poder ocupar largura superior a 0,50m da calada, nem avanar sobre o leito da via. Art. 84 - A rampa de acesso garagem, dever situar-se integralmente no interior do lote. Art. 85 - Porto de acesso garagem, dever situar-se integralmente no interior do lote, no sendo permitido abertura sobre o passeio. CAPTULO III DOS TAPUMES E ANDAIMES Art. 86 - Nenhuma obra no alinhamento poder ser executada sem que seja, obrigatoriamente, protegida por tapumes ou outros elementos que garantam a segurana dos lotes vizinhos e de quem transita pelo logradouro. Art. 87 - Os tapumes devero satisfazer as seguintes condies: I - no prejudicar a arborizao, iluminao pblica, visibilidade de placas, avisos e sinais de trnsito e outros equipamentos pblicos, tais como bocas de lobo e poos de inspeo; II - no ocupar mais do que 2/3(dois teros) da largura da calada, deixando 1/3 (um tero) do passeio livre e desimpedido para os transeuntes. Pargrafo nico - Em qualquer caso, a parte livre da calada no poder ser inferior a 1,00(um) metro.

Art. 88 - A altura do tapume no poder ser inferior a 2,20 m (dois metros e vinte centmetros). Art. 89 - Os andaimes devero satisfazer as seguintes condies: I - apresentar perfeitas condies de segurana e observar distncias mnimas em relao rede eltrica de acordo com as normas brasileiras, devendo quando necessrio, ser consultada a concessionria de energia eltrica para eventual desligamento ou isolamento temporrio da rede; II - ocupar no mximo a largura do passeio menos 0.50 m, quando com menos de 4.00 m de altura em relao a este; III - observar passagem livre de 2.50 m de altura; IV - ser dotada de proteo em todas as faces livres para impedir a queda de materiais; V - ser executado de forma tal a no prejudicar a arborizao ou iluminao pblica. CAPTULO IV DOS ENTREPISOS Art. 90 - Os entrepisos das edificaes devero ser incombustveis. Pargrafo nico - Ser tolerado o emprego de madeira ou similar nos entrepisos de edificaes de uma economia com at 02 pavimentos, exceto em locais de diverses, comrcios e reunies pblicas. CAPTULO V DAS PAREDES Art. 91 - As paredes que dividem unidades contguas/divisas, quando executadas em tijolos, devero ter espessura nominal mnima de 25 cm. Art. 92 - As paredes podero ter espessuras diferentes das estabelecidas neste captulo quando, em conseqncia do emprego de materiais distintos, apresentarem condies de condutibilidade calorfica e sonora, grau de higroscopicidade e resistncia equivalentes aos que so obtidos com parede construda em tijolo macio, mediante comprovao por laudo de ensaio procedido em laboratrio oficial, ou atendendo a Normas Tcnicas Especficas. Art. 93 - Na subdiviso de compartimentos ser admitida a utilizao de materiais sem comprovao das caractersticas mencionadas no artigo anterior.

Art. 94 - Parede de tijolos de vidro translcido poder ser levantada a menos de 1,50 m do prdio vizinho, conforme artigo 573 do Cdigo Civil, desde que no seja considerado como rea de iluminao. CAPTULO VI DOS JIRAUS E MEZANINOS Art. 95 - A construo de jiraus permitida desde que no sejam prejudicadas as condies de ventilao, iluminao e segurana, tanto dos compartimentos onde estas construes forem executadas, como do espao assim criado. Art. 96 - Os jiraus devero atender as seguintes condies: I - ter altura mnima de 2,20m e deixar com essa mesma altura, o espao que ficar sob sua projeo no piso do compartimento onde for construdo. II - terem escada de acesso de acordo com artigo 85 III - no cobrir rea superior a 1/3 da rea do compartimento Pargrafo nico Sero considerados mezaninos as reas que ocuparem at 50% do compartimento, desde que: a) deixe passagem livre por baixo com altura mnima de 2,60 m abaixo da viga. b) tenha o compartimento p-direito mnimo de 5,50 m. CAPTULO VII DAS MARQUISES Art. 97 - Prdios comerciais construdos no alinhamento devero possuir marquises. Art. 98 - As marquises da fachada das edificaes situadas no alinhamento obedecero as seguintes condies: I - sua projeo dever manter um afastamento mnimo de 0,50m em relao ao meio-fio. II - permitir passagem livre com altura igual ou superior a 2,20m. III ser providos de dispositivos que impeam a queda das guas, no sendo permitido o uso de calhas aparentes. IV ser impermeabilizadas. CAPTULO VIII

DOS BALANOS Art.99 - Nas fachadas construdas no alinhamento ou nas que ficarem dele afastadas em conseqncia de recuo para ajardinamento, somente podero ser feitas construes em balano, obedecendo as seguintes condies: I ter altura mnima de 2,20 m em relao ao nvel do passeio, quando a projeo do balano se situar sobre o logradouro. II - sua projeo dever manter um afastamento mnimo de 0,50 m em relao ao meio-fio. CAPTULO IX DOS REVESTIMENTOS Art. 100 - Os acessos e as circulaes de uso coletivo devero ser revestidos com piso antiderrapante, incombustvel, lavvel e impermevel. Art. 101 - Os demais compartimentos devero ser convenientemente revestidos com material adequado ao uso ou atividade a que se destinam na edificao. CAPTULO X DAS PORTAS Art. 102 - As portas devero ter altura mnima de 2,10 m e as seguintes larguras mnimas: IAcesso principal aos prdios de habitao coletiva - 1,20 m IIAcesso as unidades autnomas dos prdios destinados habitao e escritrios, bem como portas secundrias de uso comum - 0,90 m. IIIPortas de compartimentos sanitrios de unidades autnomas e cabines de sanitrios pblicos - 0,60 m. IVPortas internas de unidades autnomas e de acesso comum a sanitrios coletivos - 0,80m Art. 103 - Nos prdios destinados ao uso pblico, os vos de acesso no podero ter largura inferior a 1,20 m. Art. 104 - Nos cinemas, teatros, auditrios, ginsios de esporte e demais salas de espetculos e reunies, as portas devero abrir para o lado com largura no inferior a 1,20 m.

1o - A largura mnima das portas ser aumentada nos casos previstos na norma NB-208(NBR 9077). CAPTULO XI DAS CIRCULAES SEO I DAS ESCADAS Art. 105 - As escadas devero permitir passagem livre com altura igual ou superior a 2,10 m e obedecero as seguintes larguras mnimas: IEscadas destinadas a uso eventual - 0,60 m. IIEscadas internas de uma mesma economia, em prdios de habitao unifamiliar, coletiva ou de escritrios - 1,00 m. IIIEscadas que atendam mais de uma economia, em prdios de habitao coletiva - 1,20 m. IVEscadas que atendam mais de uma economia em prdios de escritrios 1,50 m. Pargrafo nico As escadas devero manter a mesma largura em toda a sua extenso. Art. 106 - Os degraus das escadas devero ser dimensionados pela frmula: 2h + b = 0,63 m a 0,64 m, onde: h(altura) deve ter no mximo 19 cm e b(largura) no mnimo 25 cm. Pargrafo nico - Nas escadas em leque, ser obrigatria a largura mnima de 7 cm junto ao bordo interior do degrau. Art. 107 - Ser obrigatrio o uso de patamar intermedirio, com extenso mnima de 1,00 m, sempre que o nmero de degraus consecutivos for superior a 16; haver obrigatoriedade de patamares junto s portas. Art. 108 - Em qualquer edificao, as escadas principais, incluindo as externas, devero atender as seguintes condies: ISer construdas em material incombustvel, excetuando-se as habitaes unifamiliares at 02 pavimentos. IITer os pisos dos degraus e patamares, revestidos com materiais antiderrapantes. IIISer dotados, em ambos os lados, de corrimo com altura mnima de 85 cm.

Art. 109 - A existncia de elevador em uma edificao, no dispensa a construo de escada. Art. 110 - As edificaes que por suas caractersticas de ocupao, rea e altura requeiram SADA DE EMERGNCIA, devero atender as disposies da norma especfica. SEO II DAS RAMPAS Art. 111 - Ser obrigatria a construo de rampas para uso de pedestres/acesso de deficientes fsicos, em: IPrdios pblicos ou de uso pblico IINo acesso a prdios pblicos, dotados de elevador, quando a diferena entre o nvel de passeio e o nvel do piso que der acesso ao elevador, for superior a 19 cm. Art. 112 - As rampas destinadas ao uso de pedestres, devero ter: IPassagem com altura mnima de 2,10 m IILargura mnima de 1,00 m para edificao de uso residencial unifamiliar e 1,50 m para edificao de uso coletivo IIIDeclividade de acordo c/ prescries da NBR 9050 IVPiso antiderrapante VCorrimo em ambos os lados com altura de 85 cm VINo ser permitida a colocao de portas em rampas, devendo estas situar-se sempre em patamares planos. Art. 113 - As rampas destinadas a veculos, devero: IEstar situadas integralmente no interior do lote IIDeclividade mxima de 20% SEO III DOS CORREDORES Art. 114 - Os corredores devero ter: IP-direito livre mnimo de 2,40 m II - largura mnima de: a) 1,00 m para o interior de unidades autnomas b) 1,40 m para uso comum em prdios de habitao coletiva c) 1,80 m para uso comum em prdios comerciais e de servios

Art. 115 - Nas galerias e centros comerciais, os corredores devero atender s seguintes exigncias: ILargura mnima de 4,00 m. CAPTULO XII DAS REAS DE ILUMINAO E DE VENTILAO SEO I VOS Art. 116 - Salvo os casos expressos, todo compartimento dever ter vos para o exterior, satisfazendo as prescries deste cdigo: I - Os vos, quando dotados de esquadrias, devero permitir a renovao do ar, em pelo menos 50% da rea mnima exigida. II - Podero existir compartimentos de uso eventual (despensa, closet,...) sem iluminao e ventilao direta, cuja rea no seja superior a 5,00m2. Art. 117 - O total da rea dos vos para o exterior, em cada compartimento, no poder ser inferior a: a) 1/5 da superfcie do piso, tratando-se de compartimentos de permanncia prolongada (grupo A). b) 1/7 da superfcie de piso, tratando-se de compartimento de permanncia prolongada (grupo B). c) 1/12 da superfcie do piso, tratando-se de compartimento de utilizao transitria (grupo C e D). Art. 118 - Essas relaes sero de 1/4, 1/6 e 1/10 respectivamente, quando os vos abrirem para reas cobertas, alpendres, prticos ou varandas de largura mxima de 2,50m. Art. 119 - Sero considerados como inexistentes, para fins de iluminao e ventilao, os vos que estiverem sob marquises, alpendres, prticos, varandas, de mais de 2,00m de profundidade. Art. 120 - Qualquer edificao dever distar no mnimo 1,5m da divisa, quando possuir aberturas na face correspondente; Art. 121 - Sero considerados suficientemente ventilados e iluminados, os compartimentos cujos vos localizados em reentrncias vinculadas a uma rea aberta, desde que a largura da reentrncia seja igual ou superior a 1,5 vezes a sua profundidade. Art. 122 - Em cada compartimento, uma das vergas das aberturas distar do teto, no mximo 1/5 do p-direito desse compartimento.

Pargrafo nico - sero admitidas vergas com altura maior do que a estipulada no caput deste artigo, desde que apresentem dispositivo que garanta a renovao da camada de ar entre a verga e o forro. SEO II POOS INTERNOS E REENTRNCIAS DE ILUMINAO E VENTILAO Art. 123 - Entende-se por Poo interno o espao descoberto interno da edificao, limitado em todo o seu permetro por paredes ou linha de divisa do lote e por Reentrncia, os espaos descobertos internos edificao, cujo permetro seja aberto em pelo menos um dos lados. Art. 124 - As reas para ventilao e iluminao naturais dos compartimentos das edificaes so classificadas em: a) rea principal - quando destinada a ventilar e iluminar diretamente compartimentos de utilizao prolongada; b) rea secundria - quando destinada a ventilar e iluminar diretamente compartimentos de utilizao transitria; c) poo de ventilao - aceitvel para ventilao de compartimentos sanitrios, escadarias e garagens. Pargrafo nico Os compartimentos esto classificados conforme artigo 48. Art.125 - As REAS PRINCIPAIS devem satisfazer s seguintes condies: I - Edificaes de 1 (um) pavimento: a) Ser de 1,50 m (um metro e meio) o afastamento de qualquer vo ou esquadria, face da parede ou linha divisria do lote que fique oposta, afastamento este medido sobre a perpendicular, traada em plano horizontal, no meio do peitoril ou soleira do vo; b) Terem, no plano horizontal, rea mnima de 5,00 m (cinco metros quadrados); II Edificaes de mais de 1 (um) pavimento, devem permitir a inscrio no plano horizontal e a partir do primeiro pavimento servido pela rea, de um crculo com dimetro D, em metros: Frmula: D = H/10 + 2 (D igual a H sobre dez mais dois), onde H a altura, em metros, da edificao medida do nvel do piso do primeiro pavimento ao forro do ultimo pavimento servidos pela rea.

a) As reas de ventilao e iluminao devero ser dimensionadas, conforme quadro abaixo, considerando o sistema construtivo adotado: - Laje mais piso pronto = 15 cm (quinze centmetros); - P-direito = 2,60 m (dois metros e sessenta centmetros); Padres Mnimos Ventilao e Iluminao de Poos e Reentrncias (D = H/10 +2) N. de Pavimentos 2 3 4 5 6 7 8 Tabela 1 - Edificaes devem permitir a dimetro D. H 5,35 m 8,10 m 10,85 m 13,60 m 16,20 m 18,95 m 21,70 m D* 2,50 m 2,80 m 3,00 m 3,40 m 3,60 m 3,90 m 4,15 m

inscrio no plano horizontal de um crculo com

Pargrafo nico quando o sistema construtivo adotado utilizar lajes e pdireito diferenciados do exemplo acima devero ser recalculados os valores da tabela utilizando-se a formula D= H/10 + 2. Art.126 - As REAS SECUNDRIAS devem satisfazer as seguintes condies: I - Edificaes de 1 (um) pavimento: a) Ser de 1,50 m (um metro e cinqenta centmetros) o afastamento de qualquer vo ou esquadria, face da parede ou linha divisria do lote que fique oposta, afastamento este medido sobre a perpendicular, traada em plano horizontal, no meio do peitoril ou soleira do vo; b) Terem, no plano horizontal, rea mnima de 4,50 m (quatro vrgula cinqenta metros quadrados); II Edificaes de mais de 1 (um) pavimento, devem permitir a inscrio no plano horizontal e a partir do primeiro pavimento servido pela rea, de um crculo com dimetro D, em metros: Frmula: D = H/15 + 1,50 (D igual a H sobre dez mais dois), onde H a altura, em metros, da edificao medida do nvel do piso do primeiro pavimento ao forro do ultimo pavimento servidos pela rea.

a) As reas de ventilao e iluminao devero ser dimensionadas, conforme quadro abaixo, considerando o sistema construtivo adotado: - Laje mais piso pronto = 15 cm (quinze centmetros); - P-direito = 2,60 m (dois metros e sessenta centmetros); Padres Mnimos Ventilao e Iluminao de Poos e Reentrncias (D = H/15 +1,50) N. de Pavimentos 2 3 4 5 6 7 8 Tabela 2 H 5,35 m 8,10 m 10,85 m 13,60 m 16,20 m 18,95 m 21,70 m D* 1,85 m 2,00 m 2,20 m 2,40 m 2,60 m 2,75 m 2,95 m

Pargrafo nico quando o sistema construtivo adotado utilizar lajes e pdireito diferenciados do exemplo acima devero ser recalculados os valores da tabela utilizando-se a formula D= H/15 + 1,5. Art.127 - Os POOS DE VENTILAO (conforme item c do artigo 126) devem satisfazer s seguintes condies: a) Ser de 1,50 m (um metro e cinqenta centmetros) o afastamento de qualquer vo ou esquadria, face da parede ou linha divisria do lote que fique oposta, afastamento este medido sobre a perpendicular, traada em plano horizontal, no meio do peitoril ou soleira do vo; b) Terem, no plano horizontal, rea mnima de 1,50 m (um vrgula cinqenta metros quadrados); Art.128 -. As reas que se destinarem, simultaneamente, ventilao e iluminao naturais de compartimentos de utilizao prolongada e de utilizao transitria, sero dimensionadas atendendo aos requisitos estabelecidos p/ o compartimento de maior exigncia. 1 - O dimetro D, em metros, calculado, dever ser observado em toda a extenso da rea. 2 - No sero computados na altura H os pavimentos abaixo do piso do primeiro pavimento servido pela rea e que possam prescindir para ventilao e iluminao naturais.

Art. 129 - As reas e poos de ventilao, alm das exigncias para seu dimensionamento, devem satisfazer as seguintes condies: a)serem dotados de acesso que permita sua limpeza; b) terem as paredes revestidas; c) terem piso revestido com material resistente e impermevel, excluindo-se desta exigncia os ptios e jardins; d) terem ralo ou caixa coletora de guas pluviais ligados a rede de esgoto pluvial. Pargrafo nico - Poder ser dispensada a abertura de vos de iluminao e ventilao em cinemas, auditrios, teatros e compartimentos de utilizao especial, desde que sejam substitudos por projetos mecnicos cujos espaos devero estar previstos no projeto arquitetnico. SEO III DUTOS E CHAMINS DE TIRAGEM DE AR Art. 130 - Podero ser ventilados por dutos, naturais ou por processo mecnico, os seguintes compartimentos: I - sanitrios II - circulaes III - garagens IV - cozinhas de unidades comerciais Art. 131 - Os dutos devero ser dimensionados de acordo com normas especficas. Art. 132 - Os compartimentos sanitrios, quando no dotados de janela para o exterior, devem ter ventilao e iluminao nas seguintes condies: a) Ventilao atravs de duto para o exterior sobre o forro rebaixado de compartimento contguo ou atravs de chamin de tiragem de ar; Porta de acesso dotada de veneziana em, no mnimo, 1/3 (um tero) de sua Iluminao artificial com nvel de iluminamento de100 (cem) lux, no mnimo.

b) superfcie; c)

1 - Quando a ventilao se fizer atravs de duto para o exterior sobre o forro rebaixado de compartimento contguo, devem ser atendidas as seguintes condies: a) O rebaixo no poder ter altura inferior a 0,40 m (quarenta centmetros); b) Largura mnima de 1,00 m (um metro); c) Compartimento mximo de 5,00 m (cinco metros);

d) Dispor de sistema de tiragem forada de ar, quando o comprimento for superior a 5,00 m (cinco metros); e) Abertura para o exterior da edificao dotada de veneziana e tela milimtrica; f) Abertura interna dotada de veneziana mvel ou removvel para permitir limpeza; 2 - Quando a iluminao se fizer por meio de chamin de tiragem de ar, esta dever ter as seguintes caractersticas: a) Seco transversal no inferior a 0,40m (quarenta decmetros quadrados); b) Extremidade superior dotada de chapu protetor; c) Abertura, no compartimento, dotada de veneziana; CAPTULO XIII DOS POSTOS DE ABASTECIMENTO DE SERVIOS Art. 133 - So considerados postos de abastecimento e servios as edificaes construdas para atender, no mnimo, abastecimento de veculos automotores, podendo ainda existir lavagem, lubrificao e reparos. Pargrafo nico - Ser obrigatrio o servio de suprimento de ar nos postos de abastecimentos. Art.134- Todo posto de servio a ser construdo dever observar um afastamento mnimo de 80 m (oitenta metros) de qualquer escola ou hospital, ressalvados os direitos adquiridos por terceiros em permisses concedidas pelo Municpio. Art. 135 - As edificaes destinadas a postos de abastecimento e /ou servio, devero ter: I - instalao sanitria ao pblico, separada por sexo e com fcil acesso; II - Ter, no mnimo, um chuveiro para uso dos funcionrios; III quando os servios de lavagem e lubrificao estiverem localizados a menos de 4,00m das divisas, devero os mesmos estar em recintos cobertos e fechados; IV - muros de divisa com altura de 1,80m; V - ter rebaixamento de meio fio de passeio para acessos de veculos, extenso no superior a 7,00m em cada trecho rebaixado possuindo divisor fsico entre o passeio de pedestres e rea de manobra veculos, devendo a posio e o nmero de acessos a serem estabelecidos, para cada caso, pelo rgo tcnico do Municpio; VI - ser construdo de material incombustvel;

Art. 136 - Os equipamentos para abastecimento devero atender as seguintes condies: a) As colunas devero ficar recuadas, no mnimo, 6 metros dos alinhamentos e afastadas, no mnimo, 7 metros e 12 metros das divisas laterais e do fundo, respectivamente; b) Os reservatrios de combustveis sero subterrneos, metlicos, hermeticamente fechados e com capacidade mxima de 20.000 litros, devendo ainda distar, no mnimo, dois metros de quaisquer parede de edificao. Pargrafo nico - ser obrigatrio instalao de sistema de preveno contra incndio, conforme legislao especfica. CAPTULO XIV DOS EQUIPAMENTOS E DAS INSTALAES SEO I DOS ELEVADORES Art. 137 - As edificaes em geral, com mais de 04 pavimentos, ou com altura superior a 13,00m (treze metros) devero ser servidas por no mnimo 01(um) elevador. Art. 138 - As edificaes com mais de 7 (sete) pavimentos ou com altura superior a 22,00m (vinte e dois metros) devero ser servidas por no mnimo 2 (dois) elevadores. Pargrafo nico - No clculo do nmero de pavimentos, no ser computado o ltimo pavimento, quando este for de uso exclusivo do penltimo pavimento, ou destinado a dependncias de uso comum ou ao apartamento do zelador. Art. 139 - O dimensionamento e as caractersticas gerais de funcionamento dos elevadores devero obedecer a normas especficas. Art. 140 - Os elevadores no podero constituir o meio exclusivo de acesso aos diversos pavimentos de uma edificao. Art. 141 Nas edificaes de uso coletivo, o elevador dever ser dimensionado de modo a permitir acesso a deficientes fsicos, em cadeiras de rodas.

SEO II DAS INSTALAES ELTRICAS Art. 142 - As edificaes devero ter suas instalaes eltricas executadas de acordo com as prescries das normas brasileiras e do regulamento de instalaes consumidoras da concessionria de energia eltrica local. SEO III DAS INSTALAES SANITRIAS Art. 143 - As instalaes prediais de esgoto devero atender, alm do que dispem este Cdigo, as normas especficas. Art. 144 - As instalaes prediais de esgotos sanitrios devero ser ligadas aos coletores pblicos, quando houver sistema separador absoluto. Art. 145 - Nas edificaes situadas em vias no servidas por esgoto cloacal, devero ser instalados Fossa Sptica e Sumidouro, obedecendo as seguintes especificaes: a) b) c) Ser dimensionado de acordo com normas especficas; Estar situado no interior do lote e em rea no coberta; Ter tampa visvel e acesso permitido para limpeza.

Art. 146 - A Prefeitura Municipal, ao fornecer as informaes urbansticas (D.M.), especificar a destinao do efluente da fossa sptica. SEO IV DAS INSTALAES HIDRULICAS Art. 147 Todas as edificaes devero possuir um reservatrio dgua, quando: 1o Habitaes c/ rea inferior a 45,00m2, no ser exigido reservatrio, obedecendo a normas estabelecidas pela CORSAN; 2o Edificaes comerciais devero ter reservatrio independente.

Art. 148 - Nos edifcios residenciais, de escritrios ou consultrios devero ser observadas as seguintes prescries: a) As edificaes com 1 (um) ou 2 (dois) pavimentos podero ter abastecimento direto, indireto ou misto; b) Em qualquer caso, as lojas devero ter abastecimento independente do relativo ao restante da edificao; c) Nas edificaes com 3 (trs) ou 4 (quatro) pavimentos ser obrigatria a instalao de um reservatrio superior, a instalao de bombas de recalque dependendo das condies piezomtricas existentes no distribuidor pblico, a juzo do departamento competente. Sero previstos, no entanto, locais com acesso independente para reservatrio inferior e bombas de recalque, mesmo que no sejam de incio necessrios, a fim de fazer face a futuros abaixamentos de presso; d) Nas edificaes com mais de 4 (quatro) pavimentos sero, obrigatoriamente, instalados reservatrios superior e inferior e bombas de recalque; Art. 149 Os reservatrios dgua sero dimensionados pela estimativa de consumo mnimo dgua por edificao, conforme sua utilizao, e dever obedecer a tabela 3: PADRES PARA DIMENSIONAMENTO DO RESERVATRIO DE CONSUMO OCUPAO Residencial CONSUMO CLCULO DA POPULAO DIRIO 200 litros/ pessoa 2 pessoas/ dormit. at 12,00m 3 pessoas/ dormit. c/ mais de 12,00m 50 litros/ pessoa 1 pessoa/ cada 7,00m de rea de sala Conforme legislao especfica

Locais p/ prestao de servios profissionais ou conduo de negcios Demais ocupaes Tabela 3

Art. 150 Quando instalados reservatrios inferior e superior, o volume de cada um ser, respectivamente, de 60% a 40% do volume total calculado, sendo obrigatrio no clculo incluir a Reserva Tcnica de Incndio. Art. 151 - Nas edificaes destinadas a hotis, asilos e escolas devero ser observadas as seguintes prescries:

1 - Em qualquer caso, independentemente do nmero de pavimentos, s o pavimento trreo poder ter abastecimentos mistos, devendo os demais pavimentos ter abastecimento indireto, no sendo permitido, em hiptese alguma, o abastecimento direto; 2 - Nas edificaes com at 4 (quatro) pavimentos ser obrigatria a instalao de um reservatrio superior, da instalao de bombas de recalque dependendo das condies piezomtricas existentes no distribuidor pblico, a juzo do departamento competente. Sero previstos, no entanto, locais com acesso independente para reservatrio inferior e bombas de recalque, mesmo que no sejam de incio necessrios, a fim de fazer face a futuros abaixamentos de presso; 3 - Nas edificaes com mais de 4 (quatro) pavimentos sero, obrigatoriamente, instalados reservatrios superior e inferior e bombas de recalque; 4 - Na previso da capacidade dos reservatrios elevados sero obedecidas as seguintes normas: a) Para hotis ser adotada uma reserva mnima correspondente ao consumo de 1 (um) dia, estimado tal consumo em 300 (trezentos) litros por hspede; b) Para asilos ser adotada uma reserva mnima correspondente ao consumo de 1 (um) dia, sendo tal reserva calculada em litros, pela frmula R=1:000 + 150 A, sendo A, o nmero de asilados; c) Para escolas ser adotada uma reserva mnima correspondente ao consumo de um dia, sendo calculada tal reserva, em litros, pela frmula: R= 500 + 20 E + 150 I, sendo E o nmero de alunos externos e I nmero de alunos internos; 5 - O reservatrio superior quando a instalao do inferior for imediata ter, no mnimo, 40 % (quarenta por cento) do volume, devendo ter 100% (cem por cento) desse volume, quando a instalao do reservatrio inferior no for necessria ou imediata. 6 - O reservatrio inferior ter seu volume dependendo do regime de trabalho das bombas de recalque, no podendo ter, no entanto, um valor menor do que 60 % (sessenta por cento) da reserva total calculada. Art.152 - Nas edificaes destinadas a hospitais devero ser observadas as seguintes prescries: 1 - Em qualquer caso, independentemente do nmero de pavimentos, s o pavimento trreo poder ter abastecimento misto, devendo os demais pavimentos possuir abastecimento indireto, no sendo, em hiptese alguma, permitido o abastecimento direto. 2 - Nas edificaes com at 2 (dois) pavimentos ser obrigatria a instalao do reservatrio superior, dependendo a instalao de reservatrio inferior e de bombas de recalque piezomtricas reinantes no distribuidor pblico a juzo do Departamento competente.Sero previstos, no entanto, locais para reservatrio inferior e bombas de recalque, mesmo que no sejam de incio necessrias, a fim de fazer face a futuro abaixamento de presso;

3 - Nas edificaes com mais de 2 (dois) pavimentos sero obrigatoriamente instalados reservatrios superior e inferior e bombas de recalque; 4 - Ser adotada uma reserva mnima, correspondente ao consumo de 1 (um) dia, estimado tal consumo em 600 (seiscentos) litros por leito. 5 - O reservatrio superior, quando a instalao do inferior for imediata, ter no mnimo 25 % (vinte e cinco por cento) do volume, devendo ter 100 % (cem por cento) desse volume quando a instalao do reservatrio inferior no for necessria ou imediata; 6 - O reservatrio ter seu volume dependente do regime de trabalho das bombas de recalque, no podendo ter, no entanto, um valor menor do que 75 % (setenta e cinco por cento) da reserva total. Art. 153 - No caso de abastecimento misto, a reserva poder sofrer descontos proporcionais ao nmero de aparelhos sanitrios abastecidos diretamente. Art. 154 - Os reservatrios podero ser localizados em espaos cobertos ou descobertos do lote, de acordo, porm, com as prescries seguintes: 1 - A parte onde ficar a abertura para inspeo estar situada em espao no habitvel; 2 - A abertura de inspeo dever ficar pelo menos 0,10m (dez centmetros) acima da superfcie livre circundante; 3 - Serem munidos de ladres e expurgo. Art. 155 - As instalaes de recalque de gua nas edificaes sujeitar-se-o s seguintes normas: 1 - As bombas de recalque sero sempre em nmero de 2 (duas), cada uma com a capacidade total exigida para consumo da edificao; 2 - Quando se tratar do recinto fechado, a porta ser dotada de veneziana em sua parte inferior.

SEO V DAS INSTALAES E EQUIPAMENTOS DE PROTEO CONTRA INCNDIO Art. 156 - As edificaes devero ser providas de instalaes e equipamentos de proteo contra incndio, de acordo com legislao especfica.

SEO VI DOS TOLDOS E ACESSOS COBERTOS Art. 157 - A colocao de toldos ser permitido sobre o recuo de frente ou passeio, aos prdios comerciais, desde que atendidas as seguintes condies: I - ser engastado na edificao, no podendo haver colunas de apoio; II - estar 80cm recuada do meio fio; III - no possuir elementos abaixo de 2,50m em relao ao nvel do passeio; IV - no prejudicar a arborizao e a iluminao pblica e no ocultar placas de utilidade pblica. Art. 158 - A colocao de toldos, fora do recuo de jardim ou passeio, ser permitida desde que atenda as seguintes condies: I - Ter estrutura metlica ou equivalente II - ter afastamento mnimo de 1,50m das divisas, exceto quando haja muro com altura superior do toldo. Pargrafo nico - ser permitido o uso de toldos para abrigo de veculos, desde que seja respeitada a taxa de ocupao do imvel, prevista pelo plano diretor. Art. 159 - Quaisquer acessos cobertos s sero permitidos na parte frontal das entradas principais de hotis, hospitais, clubes, cinemas e teatros desde que atendidos as seguintes condies: I - ter estrutura metlica ou equivalente. II - observar passagem livre de altura no inferior a 2,50m. Art. 160 - Na execuo de acessos cobertos, com exceo de toldos, ser obrigatrio a apresentao da ART - Anotao de Responsabilidade Tcnica ao rgo competente da Prefeitura Municipal. SEO VII DOS LUMINOSOS Art. 161 - No podero ser fixados luminosos no passeio pblico. Art. 162 - Quando fixados na fachada, devero manter no mnimo, 0,50m de afastamento do meio-fio e passagem livre de 2,20m em relao ao passeio.

SEO VIII DAS EDIFICAES PARA DIVERSES PBLICAS E CONGNERES Art. 163 - Os estabelecimentos de diverses pblicas e as salas de espetculos, alm das demais disposies deste Regulamento que lhes so aplicveis, devem atender s seguintes condies: a) serem construdos de material incombustvel, tolerando-se o emprego de madeira na estrutura do telhado, nas esquadrias e no revestimento de pisos; b) serem as salas de espetculos localizadas no pavimento trreo ou no imediatamente superior ou inferior, desde que satisfaam s exigncias que garantam rpido escoamento dos espectadores, por meio de rampas com declividade mxima de 15% (quinze por cento) ou escadas, na forma deste Regulamento. c) serem as portas de sada das salas de espetculos, necessariamente, de abrir para o lado de fora e ter, na sua totalidade, a largura correspondente a 0,01 m (um centmetro) por pessoa prevista na lotao total, com o mnimo de 2,00m (dois metros). d) ser, nas salas de espetculo, a largura mnima das passagens longitudinais de 1,00 m (um metro) e das transversais de 1,70 m (um metro e setenta centmetros); quando o nmero de pessoas que por elas transitem for superior a 100 (cem), a largura aumentar razo de 0,008 m (oito milmetros) por pessoa excedente. Art. 164 - Nas salas de espetculo, as escadas tero a largura mnima de 1,50 m (um metro e cinqenta centmetros), e devem apresentar lances retos de 16 (dezesseis) degraus, no mximo, entre os quais se intercalaro patamares de 1,20 m (um metro e vinte centmetros) de extenso, no mnimo. 1 - Quando o nmero de pessoas que por elas transitem for superior a 100 (cem), a largura aumentar razo de 0,008 m (oito milmetros) por pessoa excedente. 2 - Quando a sala for localizada em pavimento superior ou inferior o nmero de escadas ser de 2 (duas), no mnimo, dirigidas para sadas autnomas. Art. 165 - As salas de espetculo sero dotadas de dispositivos mecnicos, que daro renovao constante de ar, com capacidade de 50,00 m3/hora (cinqenta metros cbicos por hora) por pessoa. Pargrafo nico - Quando instalado sistema de ar condicionado sero observadas as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). Art. 166 - As cabinas de projeo de cinemas devem satisfazer s seguintes condies: a) Terem rea mnima de 4,00 m2 (quatro metros quadrados);

b) c) d)

Terem porta de abrir para fora e construo de material incombustvel; Terem ventilao permanente ou mecnica; Terem instalao sanitria.

Art. 167 - Os camarins devem ter rea mnima de 4,00 m2 (quatro metros quadrados) e ser dotados de abertura para o exterior ou ventilao mecnica. Pargrafo nico - Os camarins individuais ou coletivos sero separados para cada sexo e dotados de latrinas, chuveiros e lavatrios. Art. 168 - O p direito mnimo das salas de espetculo ser de 6,00 m (seis metros) e o das frisas, camarotes e galerias no poder ser inferior a 2,50 m (dois metros e cinqenta centmetros). Art. 169 - Nos cinemas e teatros a disposio das poltronas ser feita em setores separados por passagens longitudinais e transversais; a lotao de cada um desses no poder ultrapassar a 250 (duzentos e cinqenta) poltronas, as quais sero dispostas em filas, preferivelmente formando arcos de crculos e observando o seguinte: a) cada fila no poder conter mais de 15 (quinze) poltronas; b) o espaamento mnimo entre filas, medido de encosto a encosto ser, no mnimo, de 0,90 m (noventa centmetros); c) ser de 5 (cinco) o nmero mximo de poltronas das sries que terminarem junto s paredes; d) as poltronas de sala de espetculo devero ser providas de brao. Art. 170 - A declividade do piso nos cinemas e teatros deve ser tal que assegure ampla visibilidade ao espectador sentado em qualquer ponto ou ngulo do salo. Art. 171 - Ser obrigatria a instalao de bebedouro automtico para uso dos espectadores. Art. 172 - Sobre as aberturas de sada da sala de espetculo propriamente dita obrigatria a instalao de sinalizao de emergncia, de cor vermelha, e ligada a circuito autnomo de eletricidade. Art. 173 - Os circos, parques de diverses e estabelecimentos congneres devem possuir instalao sanitria independente para cada sexo, na proporo mnima de uma latrina e um mictrio para cada 200 (duzentos) freqentadores. Art. 174 - Os parques de diverses e circos devero ter um afastamento mnimo de 80,00 (oitenta metros) de escolas, bibliotecas, hospitais, casas de sade, asilos e outras edificaes de utilizao semelhante.

1 - As licenas para instalao sero concedidas mediante requerimento acompanhado de indicao do local; 2 - Os parques de diverses e circos no podero ser franqueados ao pblico sem vistoria do departamento competente; 3 - Devero ser dotadas de instalaes preventivas contra incndio, segundo as normas da ABNT, aplicveis ao caso. TTULO IV DAS DISPOSIES FINAIS Art. 175 As construes sujeitam-se tambm a observncia de outras disposies legais especficas aplicveis a cada caso. GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL, SANTIAGO, 16 DE NOVEMBRO DE 2006.

Jos Francisco Gorski Prefeito Municipal

Registre-se e Publique-se Em 16 / 11 / 2006

Leandro Menezes Simes Secretrio de Administrao

Potrebbero piacerti anche