Sei sulla pagina 1di 16

!

e s iqu e f No i l i e - s to F dica Sin ao


SEPE - Sindicato Estadual dos Profissionais de Educao
Esta cartilha no tem como objetivo solucionar os problemas de violncia nas escolas. Trata-se to somente de propostas e orientaes para que as escolas se unam contra a poltica de abandono promovida pelos governos e a consequente situao solitria que ns profissionais nos encontramos.

QUE FAZER?
A situao tem sido insustentvel e a maior violncia de todas aquela implementada pelos governos que ano a ano vem destruindo um dos patrimnios mais caros classe trabalhadora: a EDUCAO PBLICA
Cartilha elaborada pela Direo da Regional III do Sepe em agosto de 2010-Gesto 2009/2012

AS CAUSAS DA VIOLNCIA NAS ESCOLAS


ESVAZIAMENTO DA ESCOLA
Reduo de investimentos Problemas sociais Falta de condies de trabalho

Falta de pessoal Desvalorizao profissional

Profissionais das escolas no so representantes do governo


O esvaziamento da escola desde a dcada de 90 trouxe uma reduo de cargos e de pessoal de cerca de 86%. Os 14% de profissionais que restaram nas escolas, naturalmente, no conseguem assistir e orientar a grande quantidade de alunos que existe hoje. Em resposta ao desmonte da escola pblica, comunidades e alunos, reagem de forma equivocada, com posturas agressivas junto aos profissionais. A insatisfao materializada atravs da violncia contra aqueles que exercem o contato mais direto com a comunidade ou aluno.

Fatores externos escola causam violncia e so tambm de responsabilidade do governo


Os problemas sociais, o desemprego, a fome e a misria cada vez maior em nossa populao, so elementos que influenciam e geram revolta contra as instituies governamentais e consequentemente, contra aqueles profissionais que as representam. Alm desses fatores, os problemas, tambm sociais, derivados da influncia do trfico de drogas nas comunidades e da marginalidade, muitas vezes, se refletem dentro da escola.

Privatizao, polticas de abandono e descaso com escolas, profissionais e alunos


O projeto do governo o de entregar nosso patrimnio pblico nas mos da iniciativa privada. Vem fazendo isso sorrateira e covardemente para que a populao no perceba. Dentro da escola, as funes que no conseguiram extinguir, terceirizaram. Veja como vem acontecendo a privatizaona Educao: pgina 2

Entrega de verba pblica iniciativa privada atravs de fundaes e suas empresas, Organizaes Sociais etc; Substituio de profissionais concursados por voluntrios e estagirios; Campanhas claras de desvalorizao profissional para justificar a privatizao; Desregulamentao da profisso atravs da substituio de profissionais, por leigos;
Retirada da autonomia e reduo do tempo de planejamento para tentar a padronizao de nossas aulas, atravs de proves, apostilas externas e projetos de empresas privadas.

Projeto de metas, desempenho e produtividade; Eliminao de funes atravs da terceirizao ou com o acmulo de funes.

Toda a poltica est a servio de acabar de vez com a qualidade do ensino. Este um mecanismo de desmonte da educao pblica, para justificar cada medida tomada para privatiz-la.

Resgatar a escola e suas relaes


No existe nenhum fenmeno de violncia em escola. O que h o desmantelamento da escola e de sua equipe escolar que, antes, atuava na orientao de alunos. Alm da reduo nos gastos com a educao. Precisamos de uma escola na qual o ambiente pedaggico e profissional seja resgatado. Uma escola que produza e construa o conhecimento de alunos e profissionais numa relao de troca amistosa. A populao precisa perceber qualidade na educao de seus filhos. importante que a escola no seja apenas o depsito de crianas ou que tenha a funo meramente de uma creche de luxo para que os pais possam trabalhar. A valorizao profissional de nossos trabalhadores da educao parte fundamental neste resgate. Os baixos salrios levam nosss profissionais a uma grande sobrecarga de trabalho.
que em 2009, dos 25% previstos por lei, para gastos em educao, Paes utilizou apenas 17% ? E que com essa verba poderia ter dado reajuste linear para todos ns de R$ 1 mil reais, mas deu apenas 6%? pgina 3

VO

SA

B IA

Qual a relao direta entre a falta de investimento na educao e a violncia na escola


Esvaziamento da escola desde a dcada de 90
Desde finais da dcada de 90, os governos implementam um brutal esvaziamento de profissionais das escolas. Muitos cargos e funes simplesmente foram extintos. Antes, a escola possua uma equipe de educadores. Desde o servente at a direo, todos eram envolvidos na educao de nossas alunos. Estes profissionais, juntos, formavam um A falta de construo de escolas e o consequente excesso de alunos em sala de aula, aliados a falta de concurso pblico que supra a carncia de profissionais, trazem para as escolas um amontoado de crianas e jovens, dispersos por todo o espao escolar. O professor, solitrio tem cada vez mais dificuldades em manequipe fixa na escola, que tinha compromisso e envolvimento. O terceirizado, por exemplo, no um elemento estvel na escola ou no emprego. No faz o mesmo trabalho que o profissional concursado fazia antes. No tem tempo de construir vnculo e nem de conhecer a comunidade, j que submetido a rodzio. (Veja
o quadro pgina 16 )

ter a disciplina com a quantidade excessiva de alunos . Nos corredores, ptios, escadas, quadras, a insuficincia de pessoal como inspetores para orientar alunos torna a situao mais difcil ainda.

Alunos com problemas de aprendizagem


Todo professor sabe bem que o aluno que no consegue acompanhar os contedos trabalhados em sala, na maioria das vezes, torna-se um aluno com problemas comportamentais. Muitas vezes o comportamento agressivo de alguns alunos, pode ser decorrente da sua revolta pela dificuldade em acompanhar o que o professor est ensinando. Precisamos de profissionais especializados que trabalhem junto aos alunos os problemas de aprendizagem e de comportamentos.
Que desde 1995, 86% dos cargos foram extintos das escolas? Que hoje temos apenas 14% destes cargos?Que hoje, faltam pelo menos 15 mil professores e 7 mil funcionrios em nossa rede? pgina 4

Desvalorizao do professor e do profissional de educao


feita na mdia, uma campanha de degradao da educao pblica e de seus profissionais. O foco da campanha a formao do professor, sua disposio em ensinar e sua responsabilidade no trabalho.

Veja o que os governos dizem na mdia, de forma direta ou indireta:


O profissional de educao simula doenas para entrar em licena mdica. A comunidade precisa fiscalizar a escola. (As verbas chegam mas no se pode confiar no profissional da escola.) Os projetos das empresas privadas so mais eficazes. (Ayrton Sena, Sangari, Globo etc) O professor no sabe ensinar e nem avaliar.(Os proves do governo tm que avaliar o aluno e o trabalho do profissional.) O professor tem m formao O terceirizado mais eficiente.(terceirizao de servente e merendeiras) Qualquer um pode ser professor ou profissional de educao. (Amigo da escola, voluntrio, estagirio)

O resultado do IDEB (ndice de Desenvolvimento do Ensino Bsico) de responsabilidade da escola.

O salrio tem que ser pago de acordo com o grau de esforo do profissional (Gratificao por desempenho)

Enfim, o que existe uma campanha de responsabilizao do profissional pelo fracasso da escola pblica. Tal campanha tem por objetivo esconder os verdadeiros viles do fracasso da educao pblica, para assim justificar a necessidade da privatizao.

Falta de tempo de planejamento de aulas


Quando o professor no consegue planejar aulas, a dificuldade com o manejo da classe aumenta. Manter 30, 40 ou 50 alunos atentos e paticipativos em aula, tarefa impossvel nas condies que temos. E ainda sem uma exposio planejada, sem tempo ou material didtico para que isso acontea, o professor acaba, tendo que limitar suas aulas a palestras e escrita rotineira no quadro. A reduo do tempo de planemjamento e o fim de algumas funes das escolas, como supervisor e orientador pedaggico, pioram ainda mais as condies para o planejamento. pgina 5

Falta de reunies com a comunidade


A impossibilidade imposta pelo governo de suspenso de aula, para reunies com a comunidade, traz um grande afastamento dela aos problemas vivenciados pelos profissionais. Reunies gerais so feitas, normalmente, pelas direes que acabam repassando a viso de que ns somos os representantes do governo nesta instituio que a escola. Precisamos da comunidade como parceira, traz-la para o nosso lado e demonstrar a responsabilidade do governo por todos os problemas pelos quais passam profissionais e alunos de nossas escolas. Sem essa cumplicidade, comunidade e alunos, muitas vezes, reagem atravs da violncia contra os profissionais.

O que mais as escolas podem fazer...


Que postura a escola deve ter?
Antes de qualquer medida mais imediata sobre os problemas de violncia, precisamos cercar a escola de um clima de discusses na comunidade escolar. vital que tenhamos alunos e comunidade cientes de todas as dificuldades que temos hoje. Alm disso, mostrar que a nossa briga tem um inimigo comum e dele que devemos cobrar as medidas para que tenhamos condies de ensinar e aprender. Reunies peridicas com a comunidade e alunos denunciando a situao que o governo impe para a aprendizagem. As reunies com os responsveis ou alunos no podem servir apenas para a entrega do boletim ou provas bimestrais. Elas devem ser utilizadas para trazer a comunidade para o nosso lado. E para isso, temos que ser absolutamente honestos com ela e mostrar-lhe que ns trabalhadores em educao, alunos e comunidade, somos vtimas de uma poltica de descaso com a educao dos filhos dos trabalhadores e estamos do mesmo lado. Discutir e estabelecer um regimento escolar tambm fundamental para envolver nossa comunidade e alunos. Aqueles que so atingidos pela m qualidade da educao imposta pelo governo, precisam participar diretamente de nossas discusses; Chamar aluno e comunidade a lutar por seus direitos, junto com a escola. Fazer documentos discutidos em conjunto, a partir de levantamento das necessidades da escola. Documentos que cobrem da CRE (Coordenadorias Regionais de Educao) e da Secretaria Municipal de Educao, tudo aquilo que falta para a escola. Das necessidades fsicas s necessidades pedaggicas. Esta tambm uma forma de demostrar que trabalhadores e alunos pgina 6 devem se unir para exigir direitos.

Violncia nas escolas, denuncie!

Fazer um levantamento dos alunos com dificuldade de aprendizagem e comportamental e repassar a listagem Se sua escola ainda no tem um representante do sindicato, eleja uma representao e procure a sua regional do Sepe para repassar a ata de eleio. O

para a CRE, cobrando que estes alunos sejam avaliados e tenham acompanhamento especializado com psicolgico ou recuperao. representante pode chamar a direo do sindicato a qualquer momento que necessite, devendo sempre manter o sindicato informado sobre os problemas vividos na escola.

Diante da violncia, o que fazer?


Primeiro, no podemos perder de vista que a responsabilidade deve ser cobrada a quem de direito. O governo deve responder judicialmente por qualquer violncia ocorrida dentro da escola, j que ele quem tem que garantir a segurana para que os profissionais possam trabalhar e os alunos estudarem. No entanto, ao contrrio disEscola depredada por alunos, so, os governantes facilitam o clima inseguro das escolas. aps agresso diretora.

A unidade e a solidariedade so pontos fundamentais para que se proceda a cobrana no s ao governo, mas de direes que tambm tentem encobrir os casos. Por ser um problema comum nas O Registro em ata das situaes de violncia ocorridas deve ser feito ao primeiro sinal de violncia. Estes registros tm que ser repassados para as CRES, como forma de presso, alm de servirem para demonstrar que a

Propostas a serem discutidas pela comunidade escolar


escolas, no possvel que cada vez que um profissional seja agredido, os colegas considerem um problema individual. Nossas condies mostram que o problema pode atingir a qualquer um. CRE ou SME tem cincia dos problemas. O acmulo de registros escritos podero servir como elementos de provas junto justia ou Ministrio Pblico. Alm disso um instrumento para oficializar os problemas diante de responsveis. pgina 7

A agresso moral ou ameaa devem ser repudiadas com rigor. Afinal, o respeito deve ser o pilar de uma relao minimamente amistosa entre alunos e profissionais. Palavres, xingamentos devem ser encarados de forma sria e exigem medidas duras. Uma boa conversa com o responsvel seguida

de uma retratao pblica, s vezes pode evitar maiores problemas. Em situaes de agresso moral ou ameaa clara com o profissional de educao a delegacia policial mais prxima deve ser um dos caminhos. Precisamos ter claro que a distncia entre a agresso moral e a fsica h um caminho muito pequeno.
Vidro da janela de escola apedrejada por alunos em horrio de recreio

Agresso fsica ou destruio do patrimnio pblico so inadmissveis. Alguns alunos ou mesmo responsveis precisam de acompanhamentos especializado. O governo no fornece, hoje, condies para que as escolas possam fazer este trabalho, seja o acompanhamento psicolgico ou de assistncia social as nossas comunidades. Muitos de nossos alunos apresentam distores psqucas por uma infinidade de motivos.

Medidas propostas para casos de agresses fsicas:


O representante do Sepe, na escola, deve convocar a direo do sindicato imediatamente para a ajuda aos encaminhamentos necessrios. A escola neste dia precisa paralisar suas atividades para uma discusso interna dos encaminhamentos, fazer um documento narrando os fatos e cobrar do governo as medidas necessrias para sua segurana. A resposta agresso fsica tem que ser colocada nas mos do governo. A escola no pode permitir que o aluno agressor continue frequentando as aulas sem que tenha antes, um acompanhamento profissinal especfico fornecido pelo governo. necessria a suspenso do aluno, at que isso acontea, transferindo o problema para o governo. Procurar a delegacia policial e se necessrio ir corpo de delito. Este encaminhamento fundamental para qualquer procedimento judicial. Se o profissional no se sentir seguro para registrar a agresso na delegacia, o sindicato poder faz-lo na figura de um diretor. A denncia da agresso precisa ser pblica. O sindicato ter que procurar a imprensa pgina 8 e produzir material de denncia.

Convocar uma reunio com a comunidade escolar para discutir o que aconteceu e chamar esta comunidade a se mobilizar junto com a escola na luta por melhores condies. Abaixo assinado, ida SME, Secretaria, Ministrio Pblico, tudo precisa ser feito com a participao da comunidade.

Pedras recolhidas aps depredao de uma escola

Omisso e conivncia de direes


tomada. Este o clima perfeito para que a violncia siga crescendo. Nestes casos, quando h agresso fsica contra algum profissional, a nica providncia o afastamento do profissional agredido por orientao da CRE e a operao abafa entra em ao. A punio recai sobre a prpria vtima que alm de abalada fisica e moralmente, ainda tem o seu direito lotao suprimido sob a omisso e conivncia de seus colegas. Nestes casos, o grupo da escola tem que estar o mais unificado possvel e buscar imediatamente apoio do sindicato e da comunidade.A omisso s protege o governo. A omisso e conivncia, so passveis de ao na justia.

Algumas direes de escolas esto perdendo sua noo de classe e viraram meros interlocutores do governo. Na maioria das vezes no tm opinio sobre nada. Defendem a opinio do governo. Tencionadas, todo o tempo pelas CREs e SME que cobram de tudo, muitas seguem a linha do gerente de fbrica. Perderam sua sensibilidade para os problemas que vivemos. Encobrem maus tratos de alunos a profissionais, xingamentos, palavres, tudo para no ter que aborrecer a CRE, ou mesmo para evitar problemas com alunos ou comunidades. A preocupao central manter-se no cargo. Nestas escolas o aluno pode tudo. Nenhuma providncia

S em 2009, 600 milhes foram desviados da educao pblica carioca.

Estudos da Regional III comprovam a reduo nos investimentos da educao.

pgina 9

Violncia na escola acidente de trabalho


doenas comuns para quem viveu alguma situao grave de violncia em sua escola. Muitas vezes esta violncia tambm expressa pelo assdio moral de direes. Em ambos os casos, vtima pode ter garantido o seu direito ao NAT (Notificao por acidente de trabalho). Com ele voc tem o rendimento integral e uma srie de outras vantagens. Veja o que o acidente de trabalho e como fazer para garantir este direito.

Quanto aos direitos funcionais para quem atingido pela violncia, faremos aqui algumas consideraes e orientaes de cunho poltico, jurdico e administrativo:

A licena mdica do profissinal atingido pela violncia na escola, no pode ser considerada casual ou uma fatalidade. Ela ocorre em funo das ms condies de trabalho e da falta de pessoal. Muitos colegas acometidos dessa doenas, tiveram suas vidas pessoal e profissional destrudas por doenas psquicas. Sndrome de Burnout ou mesmo STEPT (Sndrome de Transtorno de Estresse ps Traumtico) so

O que o AT e quais as suas vantagens?


LEI N 94- Estatuto do Servidor Municipal do Rio de Janeiro-Acidente de trabalho

Art. 99. Em caso de acidente de trabalho ou de doena profissional, ser mantido integralmente, durante a licena, o vencimento do funcionrio, correndo ainda por conta do Municpio as despesas com o tratamento mdico e hospitalar do funcionrio, que ser realizado, sempre que possvel, em estabelecimento municipal de assistncia mdica. 1 Por acidente no trabalho, para os efeitos deste Estatuto, entende-se o evento que cause dano fsico ou mental ao funcionrio e tenha relao mediata ou imediata com o exerccio do cargo ou funo. 2 Equipara-se ao acidente no trabalho, a agresso, quando no provocada, sofrida pelo funcionrio no servio ou em razo dele e o ocorrido no deslocamento para o servio ou do servio. 3 Por doena profissional, entende-se a que resulta da natureza e das condies do trabalho. 4 Nos casos previstos nos 1, 2 e 3 deste artigo, o laudo resultante da inspeo mdica dever estabelecer rigorosamente a caracterizao do acidente no trabalho e da doena profissional.

Outras vantagens para quem tem sua licena por acidente de trabalho
A cada seis meses ininterruptos de licena mdica pelo art. 99, o servidor ter direito a um ms de vencimento a ttulo de auxlio doena (pargrafo nico do art. 144 da Lei n 94/79 - no necessrio trmite processual, uma vez que sua concesso automtica). O acidente de trabalho pode garantir a aposentadoria integral com qualquer tempo de servio se houver impossibilidade pgina 10 de retorno ao trabalho.

Como garantir o direito ao acidente de trabalho?


Toda agresso ou ameaa sofrida pelo profissional dever ser comunicada direo j que ela a sua chefia imediata. Faa isso na presena de pelo menos duas testemunhas. Adireo deve prestar o socorro imediato vtima, se houver algum dano fsico ou psicolgico liberando-a, para que procure assistncia mdica, se necessrio. Lembre-se que a omisso de socorro crime previsto no cdigo Penal. Exija que a direo faa constar em ata o ocorrido e avise ao mximo de colegas que puder. Exija a NAT de sua direo. Ela no pode se recusar a emitir este documento. Caso ela se negue a assinar como testemunha, pea a dois colegas que assinem o testemunho. Como em alguns casos a agresso acontece em sala de aula, possvel que ningum tenha visto, porm como testemunho serve o de pessoas que presenciaram o dano ao seu estado fsico ou mental ou prestaram algum socorro. Pea ao representante de sua escola para que se comunique, imediatamente com o sindicato para agilizar o seu acompanhamento tambm.

Veja as orientaes, segundo o manual da percia mdica do municpio, para encaminhar o NAT .
Que documento levar:
1. 2. 3. 4. 5.
MANUAL DE PERCIA MDICA DO MUNICPIO DO RJ

Como preenchida a NAT 1. Na notificao sero discriminadas todas as referncias que permitam atestar o nexo administrativo do acidente, isto , informaes sobre como, quando, onde e por que ocorreu o acidente, alm de dados sobre quem presenciou ou socorreu a vtima. 2. obrigatrio, na NAT, a assinatura da chefia imediata e de 2 (duas) testemunhas, constando seus nomes e matrculas de servidores municipais. que com o valor de R$ 600.000.000 desviado do oramento da educao em 2009, o prefeito poderia ter dado um aumento salarial, linear, de R$ 1.000,00 para cada um dos 50.000 profissionais? Ou ter contratado 5.000 mil profissionais com salrios iniciais de R$1.000,00? Ou ainda, ter construdo 1200 escolas e equip-las com o valor de 500 mil reais para cada? pgina 11

BIM em uma via, devidamente preenchido, assinado e carimbado pela chefia; documento de identidade original, expedido por rgo pblico, ou cpia reprogrfica autenticada e em bom estado, que permita a sua identificao fotogrfica; ltimo contracheque; Notificao de Acidente de Trabalho (NAT) em 2 (duas) vias, devidamente preenchidas, assinadas e carimbadas pela chefia e assinadas pelas testemunhas; Todos os documentos de que dispuser para comprovar seu atendimento mdico ou mesmo outros tipos de registros, como por exemplo, o Boletim de Ocorrncia Policial, para que se caracterize o nexo causal.

VO C

SA BIA ?

Escolas em rea de risco


A misria crescente no Brasil vem excluindo cada vez mais trabalhadores de seus direitos bsicos e fundamentais. Direitos como moradia e emprego, so hoje privilgios de apenas uma parte da populao trabalhadora. Com o neoliberalismo e sua reestruturao produtiva, responsveis pelo corte de vrios postos de trabalho, a situao s se agravou. Nossos alunos so filhos deste setor de trabalhadores mais vitimados pelas polticas de excluso do governo. Boa parte deles mora em comunidades de favelas. Guetos, onde os conflitos, a violncia, e ausncia do Estado criam condies sub-humana para aqueles que no tem opo de moradia. Como exemplo da ausncia do estado, em matria divulgada pelo jornal O Dia (3/7/ 10), a jornalista Christina Nascimento denuncia que a prefeitura do Rio de Janeiro suspendera o tratamento de esgoto sanitrio em favelas, alegando que estas comunidades no arrecadam impostos. Uma questo de sade pblica, para a prefeitura, direito apenas daqueles que podem pagar por ela.

Polcia com armas e ttica de exrcito de guerrilha, julga e mata


Escolas localizadas nestas reas, so expostas a violncia local todo o tempo. As operaes policiais so aes comparadas a exrcitos de guerrilha. So operaes de extermnio onde o morador local tratado como traficante. L, um trabalhador com uma furadeira nas mos, pode ser igualado a um traficante armado, que sem nenhum direito justia, julgado e morto sumariamente. Essa realidade atinge diretamente nossos alunos e profissionais. Sob o fogo cruzado, muitas vezes, ficamos sem condies de realizar nosso trabalho. A secretria de educao, chegou a anunciar imprensa que faria cursos para preparar o profissional de educao a enfrentar os momentos de conflitos em escolas dessas reas. Uma tentativa fracassada para eximir o Estado de suas responsabilidades. Se este curso vigorasse, as prprias vtimas seriam responsabilizadas por serem atingidas por balas perdidas, por exemplo. Seria dito ento que houve erro dos profissionais da escola que no souberam se posicionar e seguir as orientaes repassadas nos treinamentos.
Veja o site da Regional III.As ltimas informaes sobre educao voc encontra no site:

regional3.sepe.tenhosite.com

pgina 12

Sepe Regional III abre crise entre Srgio Cabral e Paes


Blindagem de escolas
Tensionada pelas denncias feitas por profissionais e o Sepe Regional III sobre violncia, Cludia Costim desmoralizada mais uma vez por seu prefeito. Aps a revoltante morte de Wesley (aluno atingido por bala perdida no Ciep em Costa Barros), a direo da Regional III fez vrias declaraes imprensa, mostrando o dossi feito em 2009 e entregue ao MP, no qual o sindicato apontava como uma das medidas para garantir maior segurana, a blindagem de escolas em rea de risco. Costim veio a pblico e foi primeira pgina de O Dia, afirmando que faria a blindagem dessas escolas. Na tarde do mesmo dia, aps uma conversa, nada cordial, com Srgio Cabral, Paes desmente a medida, com o argumento de que confia na poltica de UPPs do governo do Estado e que acredita que os nveis de violncia nestas comunidades vem caindo.

O que fazer diante de momentos de conflitos na rea da escola?

Muitos colegas tm dvidas quando a rea onde est situada sua escola passa por uma situao de conflito e risco. Dvida em relao ao que fazer nessa hora. Suspenso das aulas? Vai ou no para a escola mesmo sabendo que existem muitos riscos? Tenta trabalhar da melhor forma que der? As presses sofridas so muito grandes.ACRE pressiona as direes para que a escola funcione como se nada houvesse e estas por sua vez, pressionam os profissionais. Porm o direito de decidir sobre expor ou no nossas vidas, cabe somente a ns.

Ningum pode nos obrigar a trabalhar sob risco de vida


Nesses casos, o profissional no pode ter dvida. Se o clima de tenso, seja por ter havido tiroteio ou porque a comunidade tenha alertado para situao de confronto com a polcia ou entre faces rivais, a escola no pode ter um funcionamento normal. O direito vida previsto na Constituio Federal. Quem no garante o cumprimento da lei so os governantes. Alm disso, o artigo 132, do Cdigo Penal, prev que expor a vida ou a sade de outras pessoas, crime de perigo vida. Este artigo garante que no podemos ser punidos com faltas em dias em que houver risco em nossas comupgina 13 nidades.

O que diz o Cdigo Penal:


Art. 132 - Expor a vida ou a sade de outrem a perigo direto e iminente: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, se o fato no constitui crime mais grave. Pargrafo nico. Apena aumentada de um sexto a um tero se a exposio da vida ou da sade de outrem a perigo decorre do transporte de pessoas para a prestao de servios em estabelecimentos de qualquer natureza, em desacordo com as normas legais. (Par. nico acrescentado pela
L 9.777/98).

Vidro de escola perfurado por bala em dia de conflito

importante avaliar as condies que temos para o funcionamento normal de nossa escola, Sabemos que no que depender da CRE ou da SME a orientao ser sempre a mesma: funcionamento normal independente da conjuntura local.

Conselho escolar para definir o funcionamento da escola em momentos de riscos


Ao mesmo tempo, esta deciso no pode ficar somente nas mos da direo. O melhor que discutamos na escola, o nome de pessoas que auxiliaro na avaliao em momentos de conflitos na comunidade. Uma espcie de conselho escolar. Este pode ser formado por um responsvel, dois profissionais que morem nas redondezas ou na escola, mais a direo. Estas pessoas, sempre que necessrio, faro contatos entre si para juntas serem uma espcie de termmetro da situao local. Sabemos que as comunidades sofrem com a violncia permanentemente, porm isso no pode significar que tenhamos que nos sentir responsveis por isso e trabalhar normalmente, mesmo sem nenhuma condio de segurana. Afinal, a escola e seus profissionais no so responsveis pelos problemas sociais vividos ali. A escola uma instituio governamental na qual somos apenas trabalhadores e no representantes dos governos e como tal temos que ter proteo e segurana para poder realizar nosso trabalho.

Escola tem que ser um espao digno


A escola um lugar onde educamos crianas e adolescente. Para fazermos nosso trabalho, preciso que tenhamos um mnimo de dignidade para oferecer comunidade a quem atendemos. Escolas com estrutura fsica comprometida, muitas em estado quase de runas, no correspondem dignidade mnima de que todos precisamos. Quando o poder pblico se ausenta dessa escola, a partir do abandono de seu prdio, ou colocando poucos profissionais para atuarem nela, a leitura que aquele prdio no representa mais um espao do Estado.
pgina 14

A viso que tem nossa comunidade exatamente a do abandono a este patrimnio que pertence a ela. Se um espao abandonado pelo

Estado, qualquer um pode entrar e levar seus materiais e aparelhos. Assim, a marginalidade se aproveita para fazer dela um ponto, para guardar

armas ou ainda para fazer negcios. Nessas escolas, os assaltos podem ser constantes ou haver alguma influncia do trfico de drogas.

Por isso, no tenha dvida!


Em casos onde a escola tenha a presena de traficante, com ameaas, guarda de material blico ou qualquer outra situao de domnio sobre os profissionais, necessrio: 1) No comparecer mais neste prdio escolar at que haja condies para isso. 2) Ligar e comparecer ao sindicato para que juntos elaboremos formas e documentos para cobrar medidas ao governo.

Propostas do Dossi entregue pelo SEPE ao MP


impossvel fazer um trabalho com a qualidade esperada por todos ns, num clima de permanente tenso e sem a mnima segurana e proteo. Por isso, em 2009, o Sepe Regional III elaborou um dossi sobre violn* Reforma dos prdios localizados em comunidades e em rea de risco, com a construo de paredes reforadas e vidros blindados. Para isso torna-se necessrio, tambm, a colocao de ar condicionado em todas as nossas salas de aula, j que as janelas no podero ser abertas. claro que as verbas das escolas precisam aumentar, at para que possam manter o pagamento de suas contas de energia. * A garantia de autonomia para o no funcionamento das escolas em momentos de maior tenso nos locais de riscos. * Aluguel de prdios nas proximidades das escolas, para que possam funcionar nos momentos mais crticos de violncia. Nossas crian-

cia nas escolas. Tal documento foi entregue pelo Sepe ao Ministrio Pblico e a outros rgos. Nele exigimos providncias no sentido de minimizar os riscos a que nos submetemos em nosso trabalho.
as e jovens tem sido extremamente prejudicadas com as suspenses seguidas das aulas. * Gostaramos tambm de incorporar como parte das medidas que poderiam tornar nossas escolas mais seguras, a contratao de porteiro e agentes educadores para que tenhamos um controle maior dos locais externos s salas de aula. * Contratao de psiclogos e orientadores educacionais para trabalhar com os alunos com dificuldade em aprendizagem e com possvel envolvimento com drogas. * Que a polcia possa atuar com inteligncia e evite aes nos horrios escolares. * A contratao de tcnicos em segurana para pensar outras medidas para nossas escolas.

* Os estudos feitos pela Reginonal III tiveram como fonte os dados das pginas da prefeituraArmazns de dados, pginas do INEP e do Conselho Regional de Economia.

ELEJA O REPRESENTANTE DO SEPE NA SUA ESCOLA!

pgina 15

CAD OS PROFISSIONAIS DAS ESCOLAS?


Reduo no nmero de professores e aumento na relao aluno professor para 42 alunos/prof.
T EX IN TO Coordenador

Nmeros que provocam violncia nas escolas

O O de NT Inspetor de aluno NT TI TI Profesturno era o profis- EX e agente educa- EX sor subssional que organidor. Hoje so certitutozava as turmas e ca de500 segundo Substihorrios de cada informao da professor, coordeSME. Com 1065 tua o professor nando a movimentao escolas, algumas possu- em caso de falta dentro da escola.. em 1 e outras nenhum. ou licenas. O Orientador educacional T O Agente ServenteAgente de IN NT TO TI XT IN TO de mediava relaes entre EX T Terceirizado XTIN multimeios E EX E pessoal a Escola e a Famlia, propara a Profissional Responmovendo integrao e Comlurb. que auxiliava svel Era o prof. na con- viso globalizada da histria de pelo quadro servidor feco e orga- vida do aluno. Alunos com proestvel e fazia nizao dos materiais blemas de aprendizagem e com- funcional dos parte da equipe didticos a serem uti- portamento eram acompanha- profissionais das escolas. dos por eles. de educadores lizados NT OSupervisor Pe-

daggico Orientava e acompanhava o processo pedaggico, instrumentalizando o procedimento dos prof.


T EX O IN

TI EX

Agente de Portaria EX T EX de merenda Era o responResponsvel svel pelo pela organizao e porto da escocoordenao da mela, sada/entrarenda escolar. da de alunos e pessoas da comunidade.
TOEncarregado IN O NT TI
EM TI EX O N

EM

Equipe de direo - reduo do nmero de diretores das escolas. Antes este nmero podia chegar at 5 prof.
TI EX

O N

EM

merendeiros Terceirizado para a Comlurb. Tem vnculos com a escola e com a comunidade. servidor estvel e parte da equipe de educadores.

Pessoal de secretariaDados do governo mostram que existem hoje apenas cerca de 600 agentes administrativos. Muitas escolas no possuem mais este profissional.

86% de cargos e funes desaparecem da escola.

Educao: Prioridade? De quem?


A extino de cargos significou o acmulo de funes para os profissionais que sobraram. A sobrecarga de trabalho impede que os profissionais consigam por exemplo, planejar aulas pois nos poucos horrios de planejamentos tm que preencher papis. Hoje, a proporo aluno/professor de 42 alunos/prof.

Cartilha produzida pela Regional III do Sepe - Rua Dias da Cruz 28 sl 605 - Mier tel 3203 5344
Tiragem 5000 exemplares Grfica Sumauma Editora Grfica

Potrebbero piacerti anche