Sei sulla pagina 1di 3

OS EFEITOS DA RADIOATIVIDADE NO CORPO HUMANO Os efeitos da radioatividade no corpo humano

Em pequenas doses, a exposio radiao no oferece riscos sade: o corpo tem tempo suficiente para substituir as clulas que eventualmente tenham sido alteradas ou destrudas. Em doses extremas, fatal: o desastre nuclear de Chernobyl, na Ucrnia, em 1986, o mais grave da histria, matou 30 pessoas em apenas um ms e foi associado a 1.800 notificaes de cncer de tireoide. O Japo atravessa agora a pior crise nuclear desde o acidente na usina sovitica. O governo divulgou que pelo menos 20 pessoas foram expostas radiao que escapou da usina Fukushima, mas no detalhou as circunstncias ou a gravidade dos casos. Chamada ionizante, a radiao emitida pelo combustvel das usinas nucleares (em geral urnio ou plutnio) tem a propriedade de alterar a carga eltrica dos elementos das clulas humanas. A extenso dos danos sade depende da dose e do tempo de exposio e at da regio do corpo atingida. Os pulsos, por exemplo, so mais resistentes radiao. A medula ssea, ao contrrio, o rgo mais sensvel. Na literatura mdica, o cncer um dos problemas mais associados radiao. Isso porque a radioatividade pode alterar o 'relgio biolgico' das clulas, fazendo com que cresam desordenadamente, formando tumores. Os tumores induzidos pela radiao no aparecem antes de 10 anos a contar das doses recebidas. Em caso de leucemia, o intervalo cai para dois anos. Esse perodo entre a exposio e o aparecimento do cncer chamado 'perodo latente'. Os cientistas ainda no tm dados precisos para determinar o risco de cncer associado a uma dada exposio radiao. Mas existem estimativas. Sabe-se que baixas dosagens no esto relacionadas ao cncer, da por que so normalmente seguros exames mdicos como tomografia, raio-X e mamografia, segundo a Health Physics Society (HPS), uma organizao americana especializada nos efeitos da radiao no corpo humano. Mas a partir de uma certa dosagem, a associao entre radiao e cncer aparece. De acordo com estimativa da Sociedade Americana do Cncer, em um grupo de 100 pessoas, 42 iro desenvolver cncer ao longo da vida. Se o grupo for exposto a uma dose acumulada de 10 milisieverts, durante uma tomografia computadorizada, por exemplo, as mesmas 42 desenvolvero a doena. Mas, para uma dose acumulada de 50 milisieverts, 43 pessoas teriam cncer. A partir deste patamar, o risco aumenta 0,17% a cada 10 milisieverts de radiao.

NOTA: 1 - Radiao significa a propagao de qualquer tipo de energia, como o calor e a luz. Normalmente, o termo radiao se refere a um tipo que faz mal para os organismos biolgicos, chamado radiao ionizante. Assim como a luz, uma radiao eletromagntica, s que est alm do espectro visvel, acima da regio ultravioleta. Durante a fisso nuclear ela um dos tipos de radiao emitidos, alm do calor. A radiao ionizante capaz de alterar o nmero de cargas de um tomo, mudando a forma como ele interage com outros tomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutaes genticas e danos irreversveis s clulas. 2 - Sievert (Sv) uma unidade que mede os efeitos biolgicos da radiao - os efeitos fsicos so mensurados por outra unidade, chamada gray (Gy). A dose de radiao no tecido humano,

em Sv, encontrada pela multiplicao da dose medida em gray por outros fatores que dependem do tipo de radiao, parte do corpo atingida, tempo e intensidade de exposio.

Fonte: Revista VEJA e Health Physics Society, Malzyner, oncologista do hospital Albert Einstein

ANO INTERNACIONAL DA QUIMICA


A Qumica a base da vida. Toda matria encontrada no universo composta pelos elementos qumicos e sua combinao molecular, representada por desde gases vitais como o oxignio e a amnia, at estruturas de enorme complexidade como o DNA e as protenas. Sua diversidade tem esplendor na natureza e nas inmeras possibilidades de composio de materiais para as mais diversas aplicaes, a exemplo de medicamentos, alimentos, novos materiais, ligas metlicas e energia.

2011 foi escolhido pela Organizao das Naes Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Qumica, em homenagem ao centenrio do Prmio Nobel da cientista polonesa Marie Curie (1867-1934), pela descoberta dos elementos qumicos radioativos Rdio (Ra) e Polnio (Po). Este ano esto sendo planejadas vrias atividades de divulgao da cincia, especificamente da qumica, pelo Brasil inteiro, com o apoio doMinistrio de Cincia e Tecnologia (MCT) e do Ministrio de Educao (MEC). O calendrio de eventos e mais informaes sobre os acontecimentos de cada cidade voc pode encontrar no site oficial http://www.quimica2011.org.br. 365 dias de Qumica Uma das iniciativas interessantes do site do Ano Internacional da Qumica a editoria do projeto365 dias de Qumica, na qual todos os dias so postadas entrevistas com cientistas da rea e textos de divulgao sobre elementos qumicos, suas caractersticas e aplicaes. Este um material muito interessante que pode e deve ser aproveitado por professores e educadores como apoio nas salas de aula. Ajude a divulgar! Confira aqui a entrevista de hoje com Nelcy Della Santina Mohallem, professora de qumica da Universidade Federal de Minas gerais (UFMG) e aqui o texto sobre a Bupropiona, no qual voc pode interagir com um aplicativo que movimenta a molcula em trs dimenses. Alm das dicusses sobre a importncia da Qumica, do estudo de alternativas energticas que no causem impacto ao ambiente e tambm de despertar a curiosidade pela profisso entre jovens e crianas, uma das preocupaes do evento discutir a contribuio das mulheres para a cincia. Segundo a organizao, a mulher j est totalmente inserida no desenvolvimento cientfico e que, apesar de ainda estar em menor nmero no topo das premiaes, essa situao est se alterando rapidamente.

Marie Curie Nascida na Polnia em 1867, Marie Curie foi a primeira mulher a ocupar o cargo de professora de Fsica Geral na Faculdade de Cincias e Diretora do Laboratrio Curie do Instituto do Radium, da Universidade de Paris, em 1914. Marie recebeu dois prmios Nobel, um em Fsica e o outro em Qumica, mas nunca patenteou o processo de isolamento do rdio, o que permitiu a investigao das propriedades deste elemento por toda a comunidade cientfica. Radioatividade A radiotividade pode ser entendida como a propriedade de certos elementos que emitem luz invisvel capaz de atravessar materiais opacos e suas aplicaes so inmeras, como o uso daqumica nuclear na medicina e na indstria. Porm, a apreenso das propriedades radiotivas de alguns elementos pela Cincia foi umprocesso, isto , no envolveu apenas o trabalho de Marie Curie. O prprio conceito de radioatividade foi atribudo a Becquerel (estudo da radiao emitida pelo elemento Urnio), as propriedades radioativas foram estudadas por Rntgen , e a histria da Cincia afirma que as hipteses sobre teoria eletromagnticas de Henri Poncar foram o comeo desse caminho trilhado por Curie e outras cientistas para entender a radioatividade. A radioatividade pode ser natural ou espontnea, quando se manifesta nos elementos radioativos e nos istopos que se encontram na natureza e poluem o meio ambiente. Ou pode ser artificial ou induzida, quando provocada por transformaes nucleares artificiais, como noAcidente Radiolgico de Goinia (Csio 137), em 1987 no Brasil e, agora em 2011, estamos tristemente assintindo acontecer no Japo , quando aconteceu o vazamento nuclear da usina de Fukushima.

Potrebbero piacerti anche