Sei sulla pagina 1di 5

Ofcio de Nossa Senhora

Este Ofcio foi escrito na Itlia, no sculo XV, pelo franciscano Bernardino de Bustis, e aprovado pelo Papa Inocncio XI em 1678.

Matinas e Laudes (Manh e madrugada)


Deus vos salve Virgem, Filha de Deus Pai! Deus vos salve Virgem, Me de Deus Filho! Deus vos salve Virgem, Esposa do Divino Esprito Santo! Deus vos salve Virgem, Templo e Sacrrio da Santssima Trindade! Agora, lbios meus, dizei e anunciai os grandes louvores da Virgem Me de Deus. Sede em meu favor, Virgem soberana, livrai-me do inimigo com o vosso valor. Glria seja ao Pai, ao Filho e ao Amor tambm, que um s Deus em trs Pessoas, agora e para sempre, e sem fim. Amm.

1.1 Hino
Deus vos salve, Virgem, Senhora do mundo, Rainha dos cus e das virgens, Virgem. Estrela da manh, Deus vos salve, cheia de graa divina, formosa e lou.

Dai pressa Senhora, em favor do mundo, pois vos reconhece como defensora. Deus vos nomeou j desde toda a eternidade, para a Me do Verbo, com o qual criou, terra, mar e cus. E vos escolheu, quando Ado pecou, por esposa de Deus. Deus vos escolheu, e j muito dantes em seu tabernculo morada lhe deu. Ouvi, Me de Deus, minha orao. Toquem vosso peito os clamores meus.

2.1 Orao
Santa Maria, Rainha dos cus, Me de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais; ponde, Senhora, em mim os olhos de Vossa piedade e alcanai-me de Vosso amado Filho o perdo de todos os meus pecados, para que eu que agora venero com devoo a Vossa santa e Imaculada Conceio, merea na outra vida alcanar o prmio da bemaventurana, por merc do Vosso benditssimo Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que, com o Pai e o Esprito Santo, vive e reina para sempre. Amm.

Prima (6 horas da manh)


Sede em meu favor, etc. Glria seja ao Pai, etc.

3.1 Hino
Deus vos salve, mesa para Deus ornada, coluna sagrada, de grande firmeza; Casa dedicada a Deus sempiterno, sempre preservada Virgem do pecado. Antes que nascida, foste, Virgem, santa, no ventre ditoso de Ana concebida. Sois Me criadora dos mortais viventes. Sois dos Santos porta, dos Anjos Senhora. Sois forte esquadro contra o inimigo, estrela de Jac, refgio do cristo. A Virgem, a criou Deus no Esprito Santo, e todas as suas obras, com elas as ornou. Ouvi, Me de Deus, minha orao. Toque Vosso peito os clamores meus.

4.1 Orao
Santa Maria, Rainha dos cus, etc.

Tera (9 horas da manh)


Sede em meu favor, etc. Glria seja ao Pai, etc.

5.1 Hino

Deus Vos salve, trono do gro Salomo, arca de concerto, velo de Gedeo; ris do cu clara, sara de viso, favo de Sanso, florescente vara; a qual escolheu para ser Me sua, e de Vs nasceu o Filho de Deus. Assim Vos livrou da culpa original, nenhum pecado h em Vs sinal. Vs, que habitais l nessas alturas, e tendes Vosso Trono sobre as nuvens puras. Ouvi, Me de Deus, minha orao. Toque em Vossos peitos os clamores meus.

6.1 Orao
Santa Maria, Rainha dos cus, etc.

Sexta (meio-dia)
Sede em meu favor, etc. Glria seja ao Pai, etc.

7.1 Hino
Deus Vos salve, Virgem de trindade templo, alegria dos anjos, da pureza exemplo; que alegrais os tristes, com vossa clemncia, horto de deleite, palma da pacincia. Sois terra bendita e sacerdotal. Sois de castidade smbolo real. Cidade do Altssimo, porta oriental; sois a mesma graa, Virgem singular. Qual lrio cheiroso, entre espinhas duras, tal sois Vs, Senhora entre as criaturas. Ouvi, Me de Deus, minha orao. Toque em Vosso peito os clamores meus.

8.1 Orao
Santa Maria, Rainha dos cus, etc.

Nona (3 horas da tarde)


Sede em meu favor, etc. Glria seja ao Pai, etc.

9.1 Hino
Deus vos salve, cidade de torres guarnecida, de Davi, com armas bem fortalecida. De suma caridade sempre abrasada, do drago a fora foi por Vs prostrada. A mulher to forte! A invicta Judite! Que Vs alentastes o sumo Davi. Do Egito o curador, de Raquel nasceu: Do mundo o Salvador Maria no-Lo deu. Toda formosa minha companheira, nela no h mcula da culpa primeira. Ouvi, Me de Deus, minha orao, toquem o Vosso peito os clamores meus.

10.1 Orao
Santa Maria, Rainha dos cus, etc.

Vsperas (6 horas da tarde)


Sede em meu favor etc. Glria seja ao Pai etc.

11.1 Hino
Deus vos salve, relgio, que, andando atrasado, serviu de sinal ao Verbo Encarnado. Para que o homem suba s sumas alturas, desce Deus dos cus para as criaturas. Com os raios claros do Sol da Justia, resplandece a Virgem, dando ao sol cobia. Sois lrio formoso que cheiro respira entre os espinhos. Da serpente a ira Vs a quebrantais com o vosso poder. Os cegos errados Vs alumiais. Fizestes nascer Sol to fecundo, e como com nuvens cobristes o mundo. Ouvi, Me de Deus, minha orao. Toquem Vosso peito os clamores meus.

12.1 Orao
Santa Maria, Rainha dos cus, etc.

Completas (9 horas da noite)


Rogai a Deus, Vs, Virgem, nos converta, que a sua ira aparte de ns. Sede em meu favor etc. Glria seja ao Pai, etc.

13.1 Hino
Deus Vos salve, Virgem Imaculada, Rainha de clemncia, de estrelas coroada. Vs sobre os Anjos sois purificada; de Deus mo direita estais de ouro ornada. Por Vs, Me de graa, mereamos ver a Deus nas alturas, com todo prazer. Pois sois esperana dos pobres errantes, e seguro porto dos navegantes. Estrela do mar e sade certa, e porta que estais para o cu aberta. leo derramado, Virgem, Vosso nome, e os vossos servos vos ho sempre amado. Ouvi, Me de Deus, minha orao. Toquem Vosso peito os clamores meus.

14.1 Orao
Santa Maria, Rainha dos cus, etc.

15.1 Oferecimento
Humildes oferecemos a Vs, Virgem pia, estas oraes, porque, em Vossa guia, vades Vs adiante. E na agonia, Vs nos animeis, doce Virgem Maria. Amm

Potrebbero piacerti anche